Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Verdades e Mentiras Sobre a Austrália

Dicas

Verdades e Mentiras Sobre a Austrália

Muito se houve falar sobre a Austrália. Qualquer brasileiro que já pensou em vir pra cá certamente já tem alguns conceitos sobre o novo país já definidos em sua mente. Contudo muitas das idéias que se tem sobre a Austrália não são necessária mente corretas. Veja algumas:

A Austrália possui bem mais homens do que mulheres.

Mentira. De fato a Austrália possui mais mulheres do que homens segundo o último senso. Pelas ruas a sensação de que este país possui bem mais mulheres do que homens é ainda maior.

O inglês Australiano é muito difícil de se entender.

Em parte é verdade. Desde que comecei a trabalhar em uma empresa americana e tive que passar algum tempo nos EUA, ficou bastante claro que o inglês americano é muito mais fácil de entender e falar que o Austráliano. Após 1 mês nos EUA senti meu inglês fluindo com muito mais clareza e naturalidade do que por aqui.

Mulher Brasileira faz Sucesso na Austrália.

Este comentário sempre vem com a idéia de que a mulher faz sucesso por causa da beleza. O fato é que mulher bonita, não importa a nacionalidade, será considerada bonita em qualquer lugar. O mesmo vale para o contrário. Esta história de que mulher brasileira faz sucesso é papo de gente que gosta e faz “tudo” para fazer aquilo que consideram sucesso.

A Pizza brasileira é a melhor do mundo.

Aposto que você já ouviu esta declaração alguma vez na vida. Seu amigo foi pra Disney com a excursão da tia augusta e voltou dizendo que comeu pizza nos parques e odiou e que a pizza brasileira é a melhor do mundo. Isso não é verdade. O fato é que a pizza brasileira é a melhor do mundo para os brasileiros. Conversei com vários australianos e alguns americanos que comeram uma boa pizza brasileira e todos disseram que não gostaram muito. Um deles era inclusive descendente de italianos.

Como disse meu cunhado (que por sinal é australiano), você gosta da pizza que você cresceu comendo. Aqui na Austrália eles sempre irão preferir uma boa Dominos Pizza de $5,00 dólares do que as caríssimas pizzas de $50,00 reais do 1900 em São Paulo.

É muito fácil fazer amigos australianos.

Não é verdade, e isso Não é culpa deles, nem nossa, mas sim da diferença cultural. Aqui na Austrália a pessoa geralmente nasce e cresce no mesmo bairro até o dia em que vai pra faculdade e decide sair de casa. Em alguns casos mesmo depois disso eles continuam a vida inteira no mesmo bairro.

Hoje conversando com o dono do açougue ele me disse que nasceu em Dee Why, cresceu em Dee Why e vie aqui até hoje. Desta forma as amizades formadas logo cedo acompanham a pessoa por quase a vida inteira. Meu cunhado que é australiano até hoje é amigo de seus amigos de infância, que por sinal ainda são seus melhores amigos.

É claro que com o tempo convivendo pode nascer boas e longas amizades, mas não é a regra.

Pessoalmente tenho alguns amigos australianos que vejo com menos regularidade do que meus amigos brasileiros. Mas a melhor amiga da minha cunhada (brasileira) é uma australiana.

Na Austrália as pessoas bebem mais que no Brasil.

Verdade. Não sei como está o Brasil hoje, mas aqui na Austrália absolutamente todo mundo bebe. Acho que nunca conheci alguém aqui que não bebesse. Beber faz parte da cultura por aqui. Mesmo quando saímos com os amigos da igreja é comum eles beberem vinho e cerveja. Só os pastores da Hillsong não bebem.

A Hillsong é muito querida pelos Australianos.

Infelizmente não. E pelo tempo aqui posso dizer que sem fundamento. Os australianos tem uma visão um pouco atrasada em relação ao cristianismo, particularmente em relação à Hillsong.

Contudo simplesmente não há  que falar contra a Hillsong. Tanto no estilo da igreja, como na integridade com que a igreja é administrada, a Hillsong é um grande exemplo. Isso sem contar o trabalho sensacional que a Hillsong faz na comunidade.

Sempre que lançam uma matéria “bombástica” sobre a Hillsong na tv, o que se vê são 10 minutos de absolutamente nada. Entrevistam uma pessoa que foi membro da igreja e diz que não gostava disso e daquilo e só.

Contudo, esta semana saiu uma excelente matéria no principal jornal da Austrália falando muito bem da Hillsong. Pouco a pouco os preconceitos vão caindo. A Hillsong é sem dúvida uma igreja fantástica que todo mundo deveria conhecer.

A maioria da população Australiana é cristã.

Sim, mas a enorme maioria apenas nominal. A religião que mais cresce na Austrália é o budismo.

Existe um pássaro na Austrália que ataca cilcistas.

Que mentira!!! Pensei eu quando me disseram isso uma vez há cerca de 3 anos, até que mudei de idéia no dia em que fui atacado com uma bicada na cabeça pelo tal pássaro.

Na Austrália se come carne de canguru.

Sim. Eu mesmo já experimentei e a carne de canguru é uma das mais magras e saudáveis entre as carnes vermelhas. O problema é que ela fica pulando na sua barriga (que sem graça ).

Os Australianos são bastante abertos à novos imigrantes.

Não. No momento parece que eles estão meio cheios disso. Segundo um estudo recente mostrou os australianos querem limitar o número de imigrantes no país e a grande maioria considera o país racista. Para quem pretende aplicar para a residência na Austrália as notícias não tem sido muito boas, pois a partir do próximo ano, com as mudanças nas regras de imigração, o governo que irá escolher quem eles convidarão ou não para aplicar para residência.

De qualquer forma isso não é incomum em países de imigração recente. Pela minha experiência nos EUA posso dizer que é muito maior a aceitação à imigração e aos imigrantes (pelo menos nas cidades onde passei) por lá.

Contudo, não posso reclamar, pois sempre fui tratado com muito respeito e carinho aqui.

Ninguém gosta de futebol na Austrália.

Até gostam, mas futebol como conhecemos no Brasil não é muito popular por aqui. Aqui o Rugby, AFL e Cricket são os esportes mais populares.

Se alguém tiver mais alguma pergunta, me envie nos comentários que se eu souber procurarei responder.

Continue Reading
Advertisement
You may also like...
38 Comments

38 Comments

  1. Alexandre Couto

    July 7, 2011 at 7:23 am

    Bom post!

    Eu só tenho uma coisa a acrescentar no que diz respeito a facilidade de fazer amigos Australianos’

    Em quanto nós estamos na Austrália, estamos buscando um ambiente descompromissado de amizades. Conhecemos pessoas, vivemos aquela experiência de curto prazo juntos e partimos. Claro que choramos e sentimos um aperto no coração, mas é uma experiência única nas nossas vidas.

    O Australiano de forma geral vive isto a vida toda. Todos os meses eles conhecem milhares de emigrantes novos que chegaram e se despedem de milhares que estão voltando para casa. Não é um processo temporário, mais contínuo na vida deles. Daí surge um senso de auto-proteção para evitar fazer amizades de curto prazo de validade, já que todos vão partir em um, dois ou seis meses.

    Quando nós recebemos um estrangeiro aqui no Brasil é algo novo e desafiador, oferecemos o nosso melhor e queremos fazer o maior laço possível. Talvez porque não seja algo da nossa rotina.

    Acho que é isso!

    Abraços!

    • Jerry

      July 11, 2011 at 6:30 am

      Excelente Comentário Alexandre. Concordo com o que você falou,a crescentou bastante para o post. Valeu mesmo

      Abs

  2. Marcelo

    July 7, 2011 at 9:38 am

    Boa Jerry! Tenho uma pergunta sobre um tema que escuto constantemente. É verdade que o homem brasileiro faz sucesso com a mulherada ai? Dizem que gringo é meio bobão não tem muita pegada (Sem generalizar) e é claro que esta pergunta serve pra aqueles brasileiros que não são tão bobões quanto os gringos rsrs

    • Jerry

      July 11, 2011 at 6:30 am

      Oi Marcelo

      Mais um menos. Devia até colocar esta informação lá em cima no post, mas esqueci. Bom… O que acontece é que claro, homens bonitos acabam fazendo sucesso assim como as mulheres, em qualquer lugar.

      Agora existem 3 tipos de brasileiros. O primeiro é aquele brasileiro que não é considerado nem feio nem bonito no Brasil, é o cara que é mais comum, tem um padrão legal, se arruma, mas não é alguém que chama muita atenção. Este cara geralmente não faz sucesso aqui, principalmente se for mais branco, cabelos mais claros, etc.

      Depois tem o cara que é bonito ou mais excêntrico no Brasil, ou mais forte, etc. Este cara geralmente faz bastante sucesso.

      Agora, tem um tipo que é surpreendente. Tem um caras que são horríveis de feios no Brasil, mas são excêntricos pra ca, estes por alguma razão que desconheço acabam algumas vezes fazendo sucesso aqui.

      Eu conheci uma vez um cara horrível de feio que namorava uma australiana muito bonita. Depois ele terminou com ela por que já estava cheio e começou a namorar uma australiana mais bonita ainda. Só que se você perguntar para qualquer brasileira elas vão achar o cara horrível, mas aqui ele por algum milagre é lindo.

      Tem também o lance que você falou do brasileiro ser mais romântico, cuidadoso com a mulher, sedutor, etc. Isso acaba contando muitos pontos aqui, pois o povo aqui não é assim. Eu lembro que na minha primeira semana de curso de inglês um dos exercícios era baseado numa carta que uma menian escreveu pro jornal dizendo que estava namorando com um latino e estava perdidamente encantada pelo jeito dele.

      Já ouvi muita mulher brasileira aqui reclamar que sente falta quando namora com gringos desta coisa do brasileiro de seduzir, falar umas coisas, ou seja, a famosa pegada.

      Um abraço

  3. Willian

    July 7, 2011 at 9:47 am

    Cara vc tem um tino pra escrever neste blog que eu vou te falar! Dificilmente eu leio um post seu q eu falo affff nd ver o cara escrever isso…

    Muito legal seu blog! Continuo acompanhando!

    • Jerry

      July 11, 2011 at 6:31 am

      Olá Willian

      Valeu pelo comentário. Agradeço

      Um grande abraço

  4. yuri

    July 7, 2011 at 8:03 pm

    Gostei gostei, está sendo um dos melhores blogs que acesso temporariamente, muito obrigado.

    • Jerry

      July 11, 2011 at 6:32 am

      Valeu Yuri

      Continue acessando sempre.

      Um grande abraço

  5. Jackely

    July 8, 2011 at 10:47 am

    Estou gostando muito do seu blog, faz pouco tempo que conheci e estou achando bem legal. Estive em Sydney ano passado, e passei 3 meses estudando inglês. Adorei a Australia e quero voltar. E achei interessante o que vc disse sobre a Hillsong. Eu já sabia da hillsong antes de ir a Australia, e tinha uma curiosidade muito grande de conhecer, mas quando perguntei a minha host mother sobre a hillsong ela meio que fez “uma cara feia”, mas não entendia o porque. Agora com o que vc falou eu entendi qual era o problema.

    abraço, Jackely

    • Jerry

      July 11, 2011 at 6:33 am

      Oi Jackely

      É bem isso mesmo. Isso que você passou Não é incomum aqui. Mas a maioria destas pessoas nem conhece a Hillsong, nunca foram lá, mas se baseiam num preconceito que surgiu contra a igreja nos anos 90.

      Hoje eles estão começando a reconhecer a Hillsong, mas ainda tem muita ente com esta cabeça.

      Eles sõa bem fechados em relação a religião em geral também.

      Valeu por contar sua experiência

      Abs

      Jerry

  6. andre de azevedo

    July 11, 2011 at 1:28 am

    Sobre a criminalidade na Austrália!
    Como são os índices? è um lugar seguro?

    • Jerry

      July 11, 2011 at 6:22 am

      Oi André

      A criminalidade aqui é baixa, pelo menos nos melhores bairros. Os crimes acontecem geralmente mais no west e em inner west.

      Contudo, pela criminalidade ser baixa o povo acaba andando sossegado demais e alguns crimes acontecem com uma certa frequencia, como violência contra a mulher (sexual) que acontece muito quando a mulher sai dos pubs um pouco alcoolizada e anda sozinha por ruas escuras. Se você procurar no SMH vai ver que isso acontece aqui.

      Também existem as gangues de bikers, mas estes atuam mais no west também, se bem que eles já mataram uma pessoa em pleno aeroporto internacional de Sydney, na frente dos seguranças e ninguém fez nada.

      Mas não dá pra falar disso como um problema, mas sim caso isolado.

      De qualquer forma, como eu disse, não morando no west não tem com o que se preocupar, você sai do caixa eletrônico contando o dinheiro sem problemas.

      Abs

  7. Nadia

    July 12, 2011 at 10:54 pm

    Ola, Jerry!
    eu moro em Perth mais ou menos uns 5 anos e concordo com as coisas que voce escreveu sobre a Australia.
    Mas ae o passaro que ataca, a tal da magpie, existe hehehe nunca me atacou mas tbm nao dou mole, ne?hehehhe
    Que legal que voce frequenta a hillsong eu frequento a Riverview church aqui em Perth. Ja ouviu falar?
    🙂

  8. Carolina

    July 20, 2011 at 4:02 pm

    Oi Jerry gostaria de saber mais sobre a Hillsong, tenho planos de fazer intercâmbio e escolhi a Austrália porque é um sonho conhecer a hillsong chuch!!!
    Bjs

    • Jerry

      July 26, 2011 at 9:03 pm

      Oi Carolina

      Estou preparando um post sobre a Hillsong que vou publicar em breve. Acredito que até o final desta semana coloco ele online

      Abs

      Jerry

  9. vinicius

    July 24, 2011 at 8:41 pm

    Adoro teu blog! mas cara, fala mais sobre essas mudanças na imigração, o que mais voce sabe sobre isso? qual será a maior diferença?

    Obrigado

    viniciuz@mail.com

  10. Luciana Muratori

    July 26, 2011 at 3:56 am

    Eu fui atacada por um outro passaro, alias passarinho, pois é um dos pequenos tipo um pardal. Fez um ninho acima do varal do meu predio e atacava todos os moradores que tentavam colocar roupas no varal. Eu cheguei ao ponto de usar o capacete de skate do meu filho para conseguir colocar as roupas (sempre vitima de rasantes) e para pega-las de volta somente a noite, quando o peste dormia. Isso durou 1 mes!!!

  11. Betão

    August 22, 2011 at 11:35 am

    Oi, Jerry.

    Realmente, seu blog é muito legal. Que hitória é essa que as coisas vão mudar na Austrália no próximo com relação a imigração?
    Estou pensando em ir no 2º semestre de 2012 para Brisbane ou Gold Coast estudar inglês e ficar o tempo que eu conseguir.
    Será que consigo algum trabalho na minha área de atuação profissional. Sou advogado aqui no Brasil.

    Parabéns.

    Abraço

  12. Fabiana

    September 23, 2011 at 7:48 pm

    Conheci o Blog hoje, por isso estarei meio atrasada nos assuntos. Mas gostei muito desse post, esclareceu bastante coisa… eu era da turma que achava que todos os Australianos amavam a Hillsong…rs… mas tudo bem, vou visitar a igreja assim mesmo, se Deus quiser. Estou embarcando em Novembro… a ansiedade é grande, mas orando e confiando no Senhor a gente chega lá. Deixa eu ler mais… =-)

  13. Pra. Fabiana (SP)

    September 29, 2011 at 10:22 am

    Para contribuir com o blog, segue um link muito legal para treinar o Inglês da Austrália: http://www.nma.gov.au/kidz/aussie_english_for_the_beginner/

  14. jorge simão

    October 4, 2011 at 9:05 pm

    eu gostaria de fazer um intercambio mas não quero ser vitima de racismo por ser de outro país e os australianos não sabem o que é bom HILLSONG na minha igreja todo culto são as versões em portugues que louvamos a DEUS meu sonho e tira uma foto com joel histon, JD e a darlene
    eles são acessíveis ??e como estou aprendendo ingles sempre esculto as musicas com legendas em ingles do hillsong.O Brasil tem defeitos mas tem muitas virtudes

  15. isaabella

    August 21, 2012 at 6:47 am

    olá,estou noiva de um rapaz australiano e as vezes sinto medo de seus pais não gosarem de mim até porque sou mais velha que ele,mas nos amamos muito.e também as vezes penso que algumas pessoas latinas não são bem vistar por lá.os amigos dele não gostam de mim porque dizem que euquero apenas ter o visto e tal e isso não é verdade,mas isso me aborrece muito.o que faço para conquistar essas pessoas eles(os amigos do meu noivo) tem uma idéia errada sobre brasileiros.obrigada

    • Jerry

      August 21, 2012 at 6:51 am

      Oi Isabella. Nao se preocupe. Tenho certeza que eles vao gostar muito de voce. Nao ligue para as beeteiras que os amigos dele dizem… Inveja ‘e um problema serio em qualquer lugar. O importante ‘e que vcs se gostam e o resto sao detalhes.

      Nao ha preconceito contra latinos aqui geralmente. Fique tranquila e invista no amor de voces

      Desejo tudo de bom pra voces

  16. sam

    August 26, 2012 at 11:44 pm

    moro na australia desde 1989 e o povo aqui nao é racista por assim dizer…mas sao egocentricos, frios, distantes, nao acostumados a dividir as coisas como nós brasileiros no geral. antes de ser uma diferença cultural é uma questao de classe economica…o rios ai no Brasil se comportam da mesma forma no geral !

  17. sam

    August 26, 2012 at 11:50 pm

    ESSE COMENTARIO É PRA ISAABELA !! ISABELLA NAOÉ Q OS AMIGOS DE SEU NOIVO NAO GOSTAM DE VOCE..ELES TEM INVEJA DE VOCE QUERIDA! HAHAHAH NUNCA VAO CONSEGUI SER UM POVO COMO NOS BRASILEIROS !!!! ALEGRES, COMUNICATIVOS E HOSPITALEIROS !!

  18. Gabriel

    November 13, 2012 at 7:33 pm

    Jerry, pretendo fazer intercambio em Sunshine Coast, já esteve por lá? Como é? Me recomenda uma cidade melhor? Abraços!

  19. Felipe

    November 16, 2012 at 9:59 am

    Jerry,ano que vem estou indo para Goondiwindi,trabalhar com um produtor de algodão.Sei q a cidade é pequena,fica em Qld ,e mais nada,gostaria de saber de vc,se tem alguma informação ou dica para passar? Obrigado ai,e Parabéns pelo blog.

  20. Kimberly

    April 2, 2013 at 2:19 pm

    Muito bom o seu post.Eu amo a Austrália,gostaria de um dia ir pra lá ou até morar lá.

  21. Patricia Pàscoa

    April 30, 2013 at 5:00 pm

    Parabéns pelo blog , muito esclarecedor para quem tem intenções de ir trabalhar, estudar ou visitar a Austrália, que é meu caso num futuro breve . Sucesso !!! Continuarei acompanhando …Obrigado ! ABRAÇOS !!

  22. Jéssica

    June 14, 2013 at 4:39 pm

    Oi Isaabella concordo com Jerry… 🙂 eu namoro com um Austrália e ele é lindo, perfeito pra mim parece um príncipe …. Muitos falam mesmo que a gente so fica com eles por interesse por causa do visto, pra pegar residência por que eles nao tem pegada e tal… Principalmente Brasileiros que gosta de dar palpite em nossa vida. Mas isso nao é verdade, meu namorado é romântico , me trata bem me leva pra jantar me manda mensagens de carinho me leva pra sair, pra beber, pra dançar ate pra jogar. No começo a família vai ficar cabreira com vc os amigos para ver qual a sua intenção mas se o amor for verdadeiro querida … Deixem que falem a vontade uma hora passa e voce vai ver que tudo isso so foi apenas uma provação , espero que voce seje muito Feliz…. Bjuss

  23. Luiz

    December 30, 2013 at 3:48 pm

    Austrália lá e eu aqui…

  24. Beatriz

    February 23, 2014 at 1:32 pm

    Uma perguntinha, tem muita diferenca entre generos na australia?

  25. Marcus Vinícius Castro

    February 27, 2014 at 11:27 am

    E aí Jerry, como é que tá ?

    Cara, vi que você e sua esposa trabalham na área de TI. Eu estou indo ano que vem para a Austrália com objetivo de estudar inglês e procurar empregos na área. Sou desenvolvedor SharePoint com um nível pleno e possuo certificação Microsoft. Quais cidades você acredita que são melhores para nossa área ? Apenas Sydney ?

    Foi muito difícil conseguir emprego na área ? Como está a demanda no mercado Australiano ?

    Desde já, obrigado pela ajuda !

    Abraço !!!

  26. paulinho

    July 2, 2014 at 11:04 pm

    oi Jerry, qual cidade você indicaria que não tenha um verão tao quente e nem um inverno tão rigoroso?abraços

  27. amanda coutinho

    August 18, 2015 at 8:04 pm

    ola; eu gostaria de saber o custo de vida ai mas alto ou mas baixo que o do brasil??estou muito interessada!!!!

  28. Sara Brandão

    September 16, 2017 at 4:01 am

    Olá Jerry, meu nome é Sara e penso em morar na Austrália, começando a estudar por aí. Com tudo ainda tenho algumas dúvidas e gostaria que vc me esclarecesse algumas.

  29. matheus

    November 22, 2017 at 8:02 pm

    Tem alguma possibilidade de ganhar alguns benefícios no esporte , por exemplo bolsa pra faculdade jogando por algum time de faculdade ou até profissional ou amador ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Dicas

Jerry Strazzeri no Youtube

Posts da Austrália




To Top