Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Super Seguro, mas Diferente

Notícias

Super Seguro, mas Diferente

Sydney é uma cidade extremamente segura, disso ninguém – ou quase ninguém – pode reclamar. Desde que cheguei aqui fiquei assustado com hábitos comuns como ler os emails no notebook no ônibus a caminho do trabalho, sacar dinheiro nso ATMs a noite no meio da rua e ainda sair contando o dinheiro e até parar em todos os semáforos às 3 da manhã.

Contudo desde que cheguei aqui, quase nunca via alguma notícia sobre crimes aqui na Austrália estampada na capa do site do principal jornal do país, o Sydney Morning Herald, mas parece que isso está mudando. Neste último ano, não há quase um dia em que eu abra o SMH e não veja uma, ou às vezes várias, notícias sobre crimes na Austrália que vão desde assassinatos, tiroteios diários em Western Sydney, até assaltos à motoristas a mão armada em semáforos (algo simplesmente surreal aqui na Austrália)

Crimes como roubos de casas eram bastante comuns por aqui. Con heci uma menina que morava em Baulkham Hills que disse que todas as casas de sua rua já haviam sido roubadas. Um casal de brasileiros que conheci aqui e que nunca havia sido roubado no Brasil tiveram notebooks e joias levadas de sua casa depois de sairem por algumas horas.

Agora, crimes como assassinatos, tiroteios, assaultos a mão armada, entre outros eram quase nulos por aqui. Decidi conferir as estatísticas de criminalidade em Sydney e os números ainda são bons comparados com a média mundial, mas fiquei impressionado com a quantidade de crimes que ainda acontece aqui, até nos melhores bairros. Em bairros mais afastados, o índice de criminalidade (acreditem ou não) é pior do que nos melhores bairros de São Paulo. Fiquei surpreso ao saber quem em Sydney havia um alto número de roubo de carros. O que alguém faz com um  carro roubado aqui? Leva pro Paraguai? Outro dia vi a notícia de um cara que foi assaltado e assassinado no trem. Eu nunca imaginei que isso pudesse sequer acontecer por aqui.

Porém, como já disse, isto não é algo que chega ao ponto de realmente preocupar, principalmente para nós brasileiros que crescemos já malandros e alertas contra qualquer tipo de crime. De qualquer forma é sempre bom ficar esperto com crimes mais comuns aqui, por isso, não é bom deixar crianças desacompanhadas em qualquer lugar que seja, e como sempre falo pras brasileiras recém chegadas, não ande sozinha tarde da noite por ruas escuras.

Antigamente andava até um pouco tranquilo demais, pois pensava que se fosse assaltado ia enfiar a porrada no ladrão, pois quase nunca ouvia falar de assaultos a mão armada por aqui, hoje, já pensaria um milhão de vezes antes de tomar tal atitude.

É fato que o policiamento aqui na Austrália é bastante escasso e a polícia passa a maior parte do tempo RBT, os famosos testes de bafômetro e aplicando multas. A polícia deveria focar mais em policiar as ruas e combater o crime e criar uma divisão de policiais de trânsito para cuidar destas coisas.

Conversei com um amigo policial semana passada que trabalha contra o crime organizado na Austrália (antes de pegar estes dados) e brinquei que eles não deveriam fazer muita coisa, pois não havia muito crime por aqui, mas ele disse que havia e que a máfia asiática era muito forte aqui.

De qualquer forma, apesar deste tipo de crime estar mais evidente na mídia, no geral Sydney é uma cidade segura, a propósito a Austrália foi considerada o pais com o segundo melhor IDH do mundo, que apesar de não levar em conta questões como segurança, leva em conta a qualidade de vida.

Outra dica, dê preferência por morar em apartamentos (não térreo) e evite áreas (para morar) como Western Sydney e Inner West. Nada de muito preocupante, apenas as estatísticas de criminalidade apontam um número mais elevado de crime nestas áreas.

Nova Crise na Austrália?

Estão esperando uma nova crise aqui na Austrália em breve. O Fundo Monetário Internacional falou sobre suas previsões econômicas para a Austrália, avisando sobre uma nova recessão global que atingiu os preços das commodities no mundo inteiro e pode levar milhões ao desemprego.  Horas antes de o fundo publicar a sua sombria atualização em Washington, o Banco Central da Austrália divulgou um comunicado expressando sua preocupação sobre as perspectivas globais e abrindo caminho para cortes nas taxas de juros se as coisas piorarem.

 

Continue Reading
Advertisement
You may also like...
19 Comments

19 Comments

  1. Vitor

    September 21, 2011 at 4:26 am

    hahahah fiquei aqui imaginando sair de são paulo e ser roubado aí, acho que seria muita ironia
    mas é bom ler esses posts porque a gente ouve tanto em segurança que as vezes acaba ficando muito tranquilo e até dando bobeira pro azar…
    abraços jerry

    • Jerry

      September 28, 2011 at 5:11 am

      Imagina…hehehe

      Pior que acontece, eu memso vi alguns brasileiros que enchiam a boca pra falar mal do Brasil e ficavam reclamando pra caramba por serem assaltados aqui.

      O que acontece é que por achar que todo lugar fora do Brasil é super seguro o povo dá muito mole.

      Em um dos bairros que morei, North Sydney, há 5 minutos da city e considerado um dos mais seguros de Sydney tiveram 2 assaltos a carro forte em um mês, os bandidos de metralhadora, balaclava e tudo que se vê nos filmes.

      Uma época era moda explodir caixa forte aqui para roubar o dinheiro. Acontecia toda semana.

  2. Vitor

    September 21, 2011 at 4:29 am

    Fiquei pensando como seria irônico sair de são paulo e ser roubado na australia, bom em certo ponto é muito bom ler sobre isso, porque as vezes acabamos lendo muito sobre segurança e dando bobeira pro azar..
    abraçosssss

  3. Emanoel

    September 21, 2011 at 4:53 am

    Hello mate!

    Como você está, grande Jerry?

    Gostaria que nos informasse sobre as novidades de uma possível nova crise na Australia.
    Para aqueles como eu, que irão viajar em breve, vai ajudar muito.

    Abraço

    • Jerry

      September 28, 2011 at 5:13 am

      Oi Emanoel

      Pode ficar tranquilo, pois a Austrália só entra em crise se a crise for muito feia no resto do mundo e principalmente se atingir a China.

      O dólar Australiano já está caindo e agora vale menos que o dólar americano, vale lembrar que ele chegou a valer 10 centavos a mais que o dólar americano.

      Também como comentei em outro post muitas lojas fecharam e eles estavam falando de uma crise no comércio.

      MAs no geral tudo parece estar bem e por enquanto emprego não falta

      Abs

  4. Thiago

    September 22, 2011 at 7:46 am

    Esses dias vi cartazes aqui na minha rua orientando as pessoas a não deixarem objetos à vista no carro para evitar roubos , fiquei pensando:”Será que aqui em Sydney tem tanto roubo de carro assim?”.

    • Jerry

      September 28, 2011 at 5:16 am

      Opa Thiago

      Aqui não dá pra dar mole com coisas no carro mesmo. Roubam bastante, principalmente viciados fazem isso.

      Esta semana roubaram meu guarda-chuva num restaurante super legal aqui de Sydney. Entrei pra comer alguma coisa e deixei o guarda chuva no Guarda-guarda chuvas que tinha na porta, de repente começou a chover e algum espertinho mão leve passou a mão no meu guarda-chuva e foi embora.

      Isso sem falar em Thredbo há pouco mais de 3 semanas onde eu peguei um cara tentando roubar meu snowboard. Depois eu comento mais sobre isso.

      Abs

  5. Ypuã

    September 22, 2011 at 6:27 pm

    olá … bom?
    como que está a crise ai na Australia? existe alguma por ai?!
    em fevereiro vou pra melbourne, mas com essa crise já começo a pensa se ir é uma boa ideia ! apesar que, não existe crises financeiras quando se está em Deus, mas saber a respeito nunca é demais, não?!

    Fica com Deus !
    abc

    • Jerry

      September 28, 2011 at 5:17 am

      Oi Ypuã

      Se fala muito em crise, mas tirando parte do comércio a Austrália vai de vento em popa. Fique tranquilo que está tudo bem.

      Um grande abraço

  6. ypuã

    September 22, 2011 at 8:03 pm

    olá..td bem?!
    estou escrevendo esse segundo comment pois não sei se o primeiro deu certo.
    Gostaria de saber como está a Australia com essa nova ameaca de crise mundial. Fevereiro estou indo pra melbourne, mas com essa crise já venho pensando se essa epoca é propricia a essa viajem. Apesar de q, quando se esta em Deus não existe crise, mas saber a respeito nunca é demais não!?

    abc

  7. Alexandre

    September 23, 2011 at 9:47 am

    Bom tópico! Vale como alerta para os que deixam a segurança servir como motivador da falta de cuidado. Muita gente acaba se descuidando por achar que não vai acontecer, o que acaba facilitando que aconteça. Eu mesmo fui assaltado em Perth, por dois aborígenes desarmados. Acabei correndo e vendo eles correndo de medo de mim.

    Agora, sobre as taxas de criminalidade, eu acho que tem um ponto importante. No Brasil apenas uma pequena parte dos crimes são de fato registrados, o que acaba distorcendo a taxa de criminalidade aqui. Se existem 100 roubos de celulares registrados em SP, pode ter certeza que aconteceram 150, 200, 300 ou 1000 roubos de fato. Na Austrália a tendência é que 100% dos crimes sejam registrados, o que acaba registrando a realidade. Por isto a comparação entre os número absolutos em si pode ser um pouco tendencioso.

    • Jerry

      September 28, 2011 at 5:18 am

      É verdade, tenhio certeza que aqui não deve ter uma pessoa que nõa faça o registro, no Brasil a gente sabe que tem muita gente que acaba não fazendo pra não perder tempo,

      Se bem que se envolver roubo de carro ou carteira todo mundo faz, pois é preciso o B.O para poder pegar o seguro ou justificar.

      Abs,

  8. KLaudiney

    September 23, 2011 at 5:49 pm

    Ola brother, essa crise global parecer ser apenas um pavil que se ascende e se apaga, mas sempre ficando mais curto, Que Deus possa cobrir os mais frageis e vulneraveis principalmente em paises mais fargeis cuja população vive basicamente pela fé, …o mundo esta sim passando por uma grande transformação, localizada no umbigo financeiro de burocratas gananciosos…

    Parabens pelo seu trabalho unico que nos coloca diante de uma real visão de se viver num páis estranho, encantador e de miragens tão hipnotizantes..

    Felicidades amigo!

    • Jerry

      September 28, 2011 at 5:19 am

      Grande Klaudiney

      Obrigado pelos elogios

      A gente ainda está te esperando por aqui.

      Um grande abraço

      Jerry

  9. Darlan

    September 25, 2011 at 9:34 am

    Olá Jerry td bem??

    Jerry eu tenho uma dúvida sobre a AUS.

    Eu queria saber sobre o racismo, como é tratada essa questão ai??
    Como as pessoas são em relação a isso??

    • Jerry

      September 28, 2011 at 5:22 am

      Oi Darlan

      Nunca sofri racismo aqui, mas a gente sabe que rola, principalmente com orientais, já vi muitas vezes comentários meio preconceituosos com orientais até entre os brasileiros que já estão aqui há bastante tempo.

      Também já vi gente que sofreu com xenofobia.

      Agora, na questõa de cor, quase não existem negros aqui, e os poucos que tem ou são adorados ou sofrem um certo racismo, pois tem muita gente que se encanta enquanto outros as vezes agem meio estranho.

      Acho muito chato quase não ter negro aqui… Espero que venham mais.

      Abs

  10. Fernanda

    September 27, 2011 at 3:59 pm

    Nunca fui furtada/roubada em Brasília, mas isso aconteceu comigo em Maroubra. Estávamos perto de nossas mochilas, mas descuidamos por pouquíssimo tempo, o que foi suficiente pra um carinha levar e ficarmos sem passaporte, cartões (o ladrão fez uma compra no nosso cartão), dinheiro, câmera fotográfica, chave de casa e do carro. Experiência horrível.

    • Jerry

      September 28, 2011 at 5:23 am

      Oi Fernanda

      Que sufoco.. Não consigo nem imaginar

      É como eu disse, não dá pra dar muito mole aqui mesmo.

      Valeu por compartilhar.

      Um grande abraço

      Jerry

  11. Pra. Fabiana (SP)

    October 19, 2011 at 11:11 am

    Oi Jerry, talvez eu fique num bairro chamado Petersham, com o pessoal da Assembly of God, você conhece? Sabe se é seguro? Aguardo a dica. =-]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Notícias

Jerry Strazzeri no Youtube

Posts da Austrália




To Top