Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Coisas que Fazem Falta na Austrália

Vida na Austrália

Coisas que Fazem Falta na Austrália

A Austrália é um excelente lugar para viver, mas sem dúvida não é tudo que se consegue achar por aqui e algumas particularidades do país fazem você ficar com saudades de coisas que tinha antes ou ao menos ansiando que algumas coisas fossem um pouco diferentes.

Visitar a Família

Ao meu ver esta é a grande vantagem de se morar nos EUA ao invés da Austrália. Com passagens aéreas caríssimas e viagens que chegam a levar 30 horas, a distância da Austrália para o Brasil torna a visita aos familiares sempre mais difícil. Conheço gente que chega a ir ao Brasil uma vez por ano, mas mesmos estes falam que já estão pensando e visitar com menos frequência. A razão disso é que precisam usar suas férias para visitar a família e como a viagem é longa não compensa passar apenas 7, ou 10 dias no país. Assim acabam gastando não apenas as férias toda no Brasil, mas todas as férias lá.

Amigos que moram nos EUA chegam ir até 3 vezes por ano para o Brasil. Tem gente que vai passar a páscoa apenas.

Cinema Estrangeiro

Ainda lembro algumas tardes de sábado em que eu e a Michelle saíamos a pé até o Reserva Cultural na aveniada Paulista, ou Espaço Unibanco na Augusta para assistir um bom filme argentino, chileno, ucraniâno ou de qualquer outro lugar do mundo que não estivesse em exibição nas grandes salas. Aqui em Sydney existe o Dendy, mas este mesmo está apenas com metade das exibições com filmes estranmgeiros, o resto são os enlatados de sempre. De vez em quando rolam uns festivais, mas geralmente os filmes estrangeiros chegam aqui muito depois de lançados no resto do planeta. Esta semana estava afim de assistir o novo filme argentino “Un Cuento Chino” (Chinese Takeway), mas procurei e não achei em nenhum lugar por aqui.

Até o Meia Noite em Paris do Woody Allen, que nem é considerado filme estrangeiro, que já lançou há um século nos EUA e no Brasil só vai chegar aqui em outubro.

Bons Restaurantes por um Bom Preço.

Aqui em Sydney é possível comer bem, mas se paga muito caro por isso. Em lugares como o Brasil ou EUA você consegue comer muito bem por um preço razoável. Além disso são tantas opções que se você quiser comer bem em um lugar diferente toda semana não terá problemas. Aqui na Austrália 70% dos restaurantes são orientais e de qualidade duvidosa. Um amigo que trabalhou na cozinha de um detes restaurantes falou que nunca mais comeu em restaurantes semelhantes. Já perdi as contas das vezes que fui comer em algum lugar e sai decepcionado. Semana passada foi no Charles Burger da city. Estava esperando ao menos um razoável hamburger e o que experimentei foi uma carne mole em um pão frio.

O problema é que por muito tempo aqui alguém abria qualquer porcaria e ganhava dinheiro com isso, deste modo foram poucos os que procuraram se especializar.

Ter um bom restaurante dá trabalho, mas não é difícil. Um exemplo é o St Louis em São Paulo. O dono viajou o mundo procurando descobrir o melhor hamburger do mundo. Voltou para o Brasil cheio de idéias, experiências e receitas e abriu sua lanchonete. Pequena, mas com um hamburger tão bom quanto o que você come nas melhores lanchonetes dos EUA como o Burger Joint ou P.J Clarke, que por sinal, também tem no Brasil.

Acho que estas grandes lanchonetes e restaurantes preferem ir ao Braisl, pois há um público bem maior que por aqui. Na P.J.Clarke de São Paulo  você espera pelo menos 30 minutos para conseguir uma mesa. Aqui não me lembro de alguma vez ter esperado para comer em algum restaurante.

Depois vou passar aqui uma lista de restaurantes bons para conhecer por aqui.

Suco Natural

Este não é um problema só da Austr’ália, como nos EUA é assim também. Acho que é mais um problema por ser brasileiro mesmo. No Brasil crescemos acostumados a tomar suco natural. Quando você vai ao restaurante e pede um suco de laranja, alguém lá na cozinha vai espremer o suco e trazer pra você. Aqui os sucos servidos nos restaurantes são sempre de caixinha. Uma vez tomei café da manhã em Manly, gastei 27 dólares para comer uma torrada com manteiga, um potinho com feijão em lata (e doce) e um copo de suco de caixinha.

Existem lojas como a Boost que vendem suco natural, mas só fazem isso e mesmo assim não é aquela maravilha, além de ser bastante caro. Os EUA tem o Jamba Juice que é sensacional, mas não são exatamente sucos como no Brasil, mas sim umas combinações de sucos, com sorbet.

Puxar Papo.

No Brasil não era raro eu sair pra comprar alguma coisa e terminar num papo de 1 hora com o balconista, vendedor, garçom ou quem quer que fosse. Para minha surpresa nos EUA foi igual, as pessoas simplesmente viham puxar papo com a gente e acabávamos conversando por um tempão. Aqui parece que todo mundo está um pouco com pressa. Às vezes até rola uma conversinha de 2 minutos com a caixa do supermercado, ou com o dono do açougue ou a mulher da padaria, mas não passa muito disso. A única vez que me lembro ter passado mais de 1 hora conversando com alguém em alguma loja foi com a vendedora da loja de lustres, mas ela era americana.

Que eu me lembre é só isso. A Austrália é um lugar sensacional para se viver e de modo algum nenhum destes fatores fazem com que a vida aqui seja pior ou mais chata. Tem tantas coisas legais por aqui que você nem se lembra direito disso.

Graças a Deus o inverno está acabando. Hoje abriu um sol aqui em Sydney e parece que esta primavera e verão prometem. Não existe lugar no mundo como Sydney no verão.

PS: A Michelle percebeu esta semana um fato curioso. Eu deixei de gostar de feijão. Como bom brasileiro sempre sentia falta de um bom feijão de vez em quando, mas ultimamente parece que deixei de gostar do grão e a Michelle diz que devo estra me tornando Austráliano. Não deixando de gostar de Açai, por mim o resto eu até não vou sentir tanta falta.

PS 2: Hoje vi que o Neurocirurgião que matou uma garota brasileira aqui na Austrália foi preso. O caso envolvendo a morte desta garota que era de família classe média alta no Brasil e estava aqui como estudante foi um choque. Depois volto com mais detalhes a respeito.

Continue Reading
Advertisement
You may also like...
3 Comments

3 Comments

  1. salvi

    September 18, 2011 at 11:53 pm

    fala Dr, como esta? semana passada estive em sydney e dei uma ligada, mas acredito que vc estava ocupado, como eu tambem estava em trabalhos, acabei nao tentando novamente, bom sobre a materia acima, cara tem muitas coisas que eu sinto falta porem nao consigo mensurar o que ou como, porem realmente acima tudo que vc falou eh verdade, a questao do feijao, eu nao estou tanto tempo assim por aqui, e ainda usamos semanalmente, bom, espero que estejam bem, e se quiser vir aqui pra Adelaide, temos um quarto que sera um prazer recebe-los.
    gde abs
    Marcelo

    • Jerry

      September 20, 2011 at 9:37 pm

      Oi Salvi

      Só vi sua mensagem agora.

      Quando você esteve por aqui? Passei um tempo em Thredbo, talvez eu estivesse lá.

      Meu mobile caiu na neve e apagou, fiquei sem telefone alguns dias, pode ter sido isso.

      Me ligue quano estover por aqui de novo pra gente marcar algo.

      Abs

      Jerry

  2. Ane Gimenes

    February 22, 2012 at 6:30 am

    Olá, queria dizer que gostei muito do blog! Eu e meu marido vivemos na Nova Zelandia por 4 anos, e agora retornamos ao Brasil, mas estamos descontentes. Acho que não conseguimos mais nos adaptar ãs coisas ruins daqui… Ja conhecemos a Australia e gostamos muito. E agora estamos pensando em aplicar para o processo de residencia (skilled migrant), ja sabemos que temos pontuação sufuciente. Vc sabe sobre esse processo? É muito dificil? Vc tem que tipo de visto?
    Nós tbm somos cristãos e fiquei muito feliz em ver que existem igrejas maravilhosas pra se frequentar por aí. Na NZ pelo menos pra nós estava dificil achar uma onde nos sentíssemos a vontade. Lindo testemunho a forma aberta e clara com que vc fala de Deus!

    Nós demos a volta ao mundo e temos um blog onde ainda estamos postando a respeito da viagem. Fica o link, pra quem quiser conhecer.
    rennereane.blogspot.com

    abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Vida na Austrália

Jerry Strazzeri no Youtube

Posts da Austrália




To Top