evangelho

Por eu ser cristão e parte da Hillsong, muitas pessoas me escrevem dizendo que Deus tem um chamado para elas virem para a Austrália, que sentem que Deus tem um plano pra elas aqui e que querem fazer “a missão de Deus” por aqui.

Não se ofenda com o que eu vou dizer, mas isso é besteira e uma besteira na qual eu mesmo um dia acreditei. Nós, que vivemos na igreja dita “evangélica” nos acostumamos a acreditar naquilo que ouvimos ou que nos é dito muito mais do que aquilo que está na bíblia. Ouvimos muito a palavra proferida pelos pastores, mas pouco abrimos a bíblia para comprovar se aquilo que ouvimos é de fato verdade ou ao menos faz algum sentido.

Em primeiro lugar a Austrália não precisa de missões e se precisasse seria muito mais entre os aborigenes de Western Austrália (lugar este que ninguém quer ir ou morar) do que aqui em Sydney onde inclusive há uma das maiores e mais conhecidas igrejas evangélicas do mundo. Sydney, Melbourne, Gold Coast e outras áreas onde a maioria dos brasileiros “evangélicos ou não” escolhem como destino já possuem muitas igrejas e o povo que não “se converte” não  por falta de igreja ou missionários, mas sim por uma decisão pessoal. A Palavra está aqui todos os dias. Igrejas em todos os lugares, um excelente canal de tv exclusivamente gospel com músicas, programas e pregações de qualidade 24 horas por dia, além é  claro da internet, principalmente em um país de língua inglesa como a Austrália que pode acessar qalquer dos milhões de conteúdos em inglês de igreja e evangélicos na internet.

Pouca gente sabe, mas na bíblia quase não há pessoas com missões de Deus para irem para este ou aquele lugar pregarem o evangelho. Mesmo Abraão, quando ouviu de Deus “Sai da tua terra, da tua parentela, da casa de teu pai, para terra que eu te mostrarei” não sabia nem para onde estava indo.

Moisés, ao qual Deus usou para guiar o povo para terra prometida não chegou nem a pisar na terra e até Paulo, quando quis ir para Ásia pregar foi impedido por Deus.

Jonas, foi madado por Deus para Nínive, um lugar justamente em que elepreferia morrer do que passar perto.

Muitos enganosamente pegam o versículo ao qual se baseia o último mandamento de Jesus “Vão por todo mundo e preguem o evangelho a toda criatura” e usam isso como um pretexto de que Deus quer enviá-los para a Austrália, Havaí ou qualquer outro país desenvolvido com sol, praia e boa qualidade de vida.

Os “crentes” ignoram o sentido de Jesus para este versículo negligenciando a audiência para qual Jesus falara. Jesus estava falando para os judeus, um povo que acreditava ser (era e ainda é) povo de Deus. Para os judeus até então a mensagem deveria ser naturalmente pregada para o povo judeu e Jesus deixava claro que a salvação era para todos, por isso deveriam ir por todo mundo (todas as pessoas de qualquer parte do mundo) e pregar o evangelho.

Impressiona-me crentes qe não tem coragem de bater na porta do vizinho no Brasil (como eu inclusive) dizerem que tem uma missão para pregar o evangelo na Austrália. O cara não abre a bíbla nem com o mendigo da esquina, o que o faz pensar que aqui será diferente?

Países como o Brasil tem uma abertura muito maior para o evangelho do que a Austrália. Aqui uma boa parte da população vive muito bem e não está nem aí pra bíblia ou qualquer coisa que venha dela. O Brasil foi o país com maior crescimento evangélico do mundo nas últimas decadas. Há tantos países pelo mundo tão mais despesperados pelo evangelho que a Austrália e outros países desenvolvidos que se nossa intenção fosse mesmo apenas pregar o evangelho iríamos pra lá e não pra cá.

Como disse o reverendo Caio Fábio

“Pergunto isto porque desde menino na fé que abomino a tal frase evangélica “Deus tem um plano pra você”. Sim! Porque se Deus tem um plano, o plano é Dele, e não meu. E se Ele tem um plano, nunca me disse qual era. Não no sentido de mapa e guia de encontros; tipo “Par Perfeito”.

Se Deus tem um plano, saiba: não é um roteiro de cinema, nem uma corrente de eventos revelada à priori, nem um mapa a ser seguido, nem qualquer forma de determinismo.

Além disso, aos que Ele disse qualquer coisa, disse apenas coisas relacionadas à mensagem a ser anunciada, mas não deu detalhes sobre a vida de ninguém. Do contrário, o justo não viveria pela fé, mas pelo plano.

Esse tal “plano de Deus” dos crentes, não só é vício pagão, como é uma espécie de cartomancia gerencial histórica, disfarçada de fé. E nisso há tudo—insegurança, idiotice, infantilismo, ignorância, covardia, etc. — menos fé. “

A mensagem de Deus é simples. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Todo os mandamentos, segundo disse o próprio Jesus, se resumem nisso. O problema é que é muito mais fácil amar o distante, no caso o povo aqui da Austrália, do que amar nosso próximo no Brasil.

Acredito que Deus como um pai de grande amor sabe os desejos do nosso coração e muitas vezes nos abençoa conforme a sua graça para conosco. E desta fora, ele não dá pedra ao filho que pede pão e nem serpente aquele que pede peixe.

O único plano de Deus pra mim é que eu seja salvo, anuncie o evangelho e viva de acordo com o exemplo de Jesus. O resto, se eu faço isso na China ou na Noruega, não faz a menor diferença. Por sinal, eu vejo os ditos “crentes”vivendo uma vida muito mais longe de Deus aqui do que no Brasil, pois aqui tudo é mais fácil e ao mesmo tempo mais difícil. Aqui as oportunidades são maiores e não temos os olhos de nossos amigos da igreja e parentes em cima de nós. Aqui muitos crentes vão se tornando a Aninha do post que escrevi meses atrás e acabam se achando mais crentes ou especiais por que estão indo à igreja tal ou fazendo o curso de outra igreja.

Deus nunca buscou desempenho de nós, apenas fidelidade àquilo que nos foi confiado.

Durante muito tempo cri que o plano de Deus fosse que eu viesse para a Austrália para que eu pregasse o evangelho, hoje vejo que o plano de Deus pra mim é apenas que eu caminhe conforme a sua palavra, que use meus dons para aquilo que é bom e que aproveite as oprotunidades que ele me deu para honrá-lo. O fato de ter vindo para a Asutrália foi mais um presente de Deus realizando uma vontade que desde pequeno estava em meu coração, do que um plano Dele predestinado para minha vida.

Desde os 13 anos de idade sempre quis morarno exterior. Primeiro no Japão, depois EUA, então Canadá até que Austrália. E para isso Deus foi cooperando para meu bem, mas nunca foi fácil.

Lembro-me de um pastor muito qerido que tive no Brasil que imigrou para os EUA. Um dia durante uma reunião na igreja um dos membros levantou e disse que tinha sentido fortemente de Deus que Deus queria que ele fosse para os EUA com o pastor e este pastor deu uma sábia resposta. Ele disse:

“Claro, eu creio nisso, se Deus te falou isso então vá, tire a residência americana (green card), junte um dinheiro para se manter lá, arrume um emprego nos EUA, prepare toda a documentação necessária e quando estiver tudo certo estarei te esperando lá”

Muitas pessoas pensam que é simples. “Deus me falou que eu devo ir pregar o evangelho no Havaí agora isso precisa acontecer”. Deus não trabalha desta maneira, por sinal, eu não tenho a menor idéia de como Deus trabalha, Ele sempre estará ao nosso lado e sempre cooperará conosco para o nosso bem, mas o que passar disso é na maioria das vezes um desejo enorme do meu coração manifesto como “vontade de Deus”.

Deus nos honra e nos abençoa como um Pai que nos ama, mas para isso devemos confiar nele e viver por fé e não por profecias ou determinações. Onde quer que eu esteja, nos EUA, Austrália ou Afeganistão, se estiver cumprindo os porpósitos dele e vivendo no seu amor, estarei sempre onde Deus quer que eu esteja, pois o plano de Deus não é um lugar, o plano de Deus sou eu.

Muitas vezes peguei-me perguntando à Deus por que certas coiss aconteceram ou por que certas coisas acontecem. Muitas vezes não acharemos razão pra isso. Por que a menina tão fiel a Deus ainda não encontrou o homem da sua vida?, por que aquela pesoa tão dedicada a Deus não consegue um emprego? Por que aquela senhora da igreja que ajuda tanto as pessoas ficou gravemente doente. Não sabemos e nem podemos dizer que são planos de Deus, só podemos estar certos que em qualquer que seja a situação Ele estará sempre conosco. Este mundo jaz no maligno, mas Deus nos dá a confiança de que podemos passar pelo vale da sombra da morte (este mundo) sem temer mal algum, pois Ele sempre estará conosco.

O Apóstolo Paulo disse que quando ele era menino ele falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguara a ser homem, acabara com as coisas de menino.

Do mesmo modo, nós que cremos na palavra de Deus temos que crescer, deixar as coisas de menino para trás, coisas da nossa infatilidade cristã e amadurecer espiritualmente, senão caminharemos sempre em círculos como os israelitas no deserto.

Caso você queira muito vir pra Austrália, EUA, Inglaterra, Canadá ou qualquer outro lugar não faça disso um “Plano de Deus”, mas apresente este “SEU PLANO” para Deus. Seja sincero com Deus em suas ambições e atitudes. Não jogue a responsabilidade para Deus e o culpe caso aquilo que VOCÊ quer ainda não aconteceu.

Nesta transferência de responsabilidade para Deus muitos acabam perdendo sua fé. Conheço dezenas de pessoas que não creem em Deus, muitas vezes nunca nem pensaram em vir para a Austrália e hoje estão aqui, muitas vezes sem terem sequer mexido uma palha para isso e estão vivendo muito bem, e muitos outros que sempre sonharam em morar na Austrália, são fieis a Deus e ainda não tieram esta oportunidade. Como explicar algo assim? Não há explicação, Asafe, um homem dedicado a Deus que conhecemos no antigo testamento disse que ao ver a prosperidade dos ímpios e o fracasso de muitos homens de Deus seus pés quase vacilaram, mas depois ele termina o salmo dizendo que entendeu que issotudo não era importante, pois Deus conhecia o fim de todas as coisas.

Portanto, qualquer que seja a terra prometida que você tenha em seu coração (um país, um emprego, uma esposa..) saiba que Deus conhece nossos desejos antes mesmo de pedirmos e Ele sempre coopera para nosso bem e cooperar para nosso bem pode tambem significar não nos dar aquilo que queremos ou não nos dar o que queremos quando queremos, pois assim como ele não dá serpente a quem pede peixe, também não dá serpente à aquele que pede serpente, mesmo que esta serpente tenha cara de peixe.

É claro que acredito que Deus tem promessas maravilhosas para aqueles que o buscam e que bom que estas promessas não se resumem apenas a coisas materias. Creio que Deus é muito mas amor e graça do que qualquer outra coisa e inclusive creio em muitas profecias faladas por homens de Deus, só não tomo isso como direção para minha vida, mas sim a palavra de Deus.

No mais, entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e ele tudo fará e saiba um princípio bíbico que aprendi por experiência. A Terra Prometida de todo crente em Deus está sempre cheia de gigantes.

Hevenu Shalom Alechem

Jerry – Sydney/Austrália – 02/06/2009

Pergunto isto porque desde menino na fé que abomino a tal frase evangélica “Deus tem um plano pra você”. Sim! Porque se Deus tem um plano, o plano é Dele, e não meu. E se Ele tem um plano, nunca me disse qual era. Não no sentido de mapa e guia de encontros; tipo “Par Perfeito”.

Se Deus tem um plano, saiba: não é um roteiro de cinema, nem uma corrente de eventos revelada à priori, nem um mapa a ser seguido, nem qualquer forma de determinismo.

Além disso, aos que Ele disse qualquer coisa, disse apenas coisas relacionadas à mensagem a ser anunciada, mas não deu detalhes sobre a vida de ninguém. Do contrário, o justo não viveria pela fé, mas pelo plano.

Esse tal “plano de Deus” dos crentes, não só é vício pagão, como é uma espécie de cartomancia gerencial histórica, disfarçada de fé. E nisso há tudo—insegurança, idiotice, infantilismo, ignorância, covardia, etc. — menos fé.