“Um pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” – Winston Churchill

Semana passada conheci um estudante que está aqui há 3 semanas. Quando perguntei sobre o que ele estava achando da Austrália ele veio cheio de reclamações. Disse que está trabalhando servindo mesas, que achou que tem muito brasileiro aqui, que a família do homestay onde ele está não é australiana e que não entende o que o professor diz nas aulas. (será que alguém esqueceu de lhe contar que as aulas são em inglês?)

Screen Shot 2013-02-18 at 2.11.06 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 2

A Austrália é um lugar onde um simples caminhar no final da tarde já vira um evento

Na mesma semana conheci outro estudante, desta vez uma mulher que está na mesma escola, trabalhando também em um café e em uma homestay onde a família também não é Australiana. Quando perguntei o que ela estava achando da Austrália ela disse que estava amando o curso, que estava difícil, mas já tinha visto como seu inglês tinha melhorado em poucas semanas. Estava super feliz por ter arrumado um emprego em um café em tão pouco tempo e com um inglês tão básico, disse que estava ganhando mais no café do que ela ganhava trabalhando na sua área no Brasil, falou que a dona da homestay onde estava hospedada não era australiana, mas era a mulher mais simpática do mundo, porém ela iria se mudar em breve para outro lugar, falou que estava amando a Austrália e que era cedo para falar, mas que ela achava que nunca mais queria sair daqui.

Duas pessoas, vivendo as mesmas situações, mas com visões completamente diferentes.

Screen Shot 2013-02-18 at 2.11.23 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 2

Tamarama Beach. Se uma pessoa consegue acordar num lugar destes e reclamar de algo o problema já passa a ser pessoal

Tenho um casal de amigos do Brasil que chegou à Sydney há quase 2 meses. A vida que eles tem experimentado aqui é inigualável. Ele acorda e vai para o curso todas as manhãs, no almoço vai comer com os amigos que fez no curso num restaurante brasileiro da região. Está gostando tanto de estudar que já ganhou dois prêmios na escola. A tarde, passa em casa para pegar a esposa e vão jogar volei na praia com os amigos. Ficam ali por horas. Como ele mesmo me disse, quando não tem nenhum amigo para jogar, eles simplesmente perguntam para os australianos se podem entrar no time e são sempre bem recebidos. Depois do volei ele volta para casa, pega a vara de pescar e vai pegar alguns peixes na praia de Manly. Enquanto aguarda alguma fisgada locaias passam cumprimentando e puxando papo: E ai, já pegou algum peixe hoje? É o que ele mais ouve.

Screen Shot 2013-02-18 at 2.10.53 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 2

Manly possui quadras de volley de praia onde você pode jogar gratuitamente

Estão aproveitando a Austrália muito mais do que muitos residentes e australianos que eu conheço. No final de semana não param. Estão sempre em algum pic nic, festa, evento e mesmo se estiver chovendo eles conseguem arrumar algo para fazer. Independente deles ficarem aqui para sempre ou voltarem para o Brasil, vão guardar para sempre as lembranças inesquecíveis deste momento único na vida. Quando conversarem com seus filhos vão sempre falar daquela época extraordinária que tiveram na Austrália e mesmo que fiquem por aqui para sempre, vão ter apenas boas memórias deste começo de nova vida na Austrália.

Screen Shot 2013-02-18 at 1.45.09 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 1

Em que outro lugar do mundo você vê mães no parque às 9:30 da manhã fazendo exercício com seus bebês

Certamente eles também tiveram seus problemas, todo mundo tem independente da localização geográfica, mas preferiram tirar o foco dos problemas e não deixar que isso atrapalhasse esta oportunidade extraordinária de vida que tiveram.

Screen Shot 2013-02-18 at 2.06.37 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 2

Eu e a Mi em um picnic com amigos no final de semana

Eu também passei por alguns problemas por aqui. Lembro que eu trabalhava com o visto de sponsor em uma empresa e de um dia para o outro a empresa quebrou. Mandaram todos os funcionários embora e eu fui junto. Tinha 28 dias para arrumar outro emprego ou deixar o país. Fiquei preocupado, triste, abatido, mas naquela tarde ao voltar para casa e dar a notícia para minha esposa recusei-me ficar em casa reclamando. Orei, pedi direção a Deus e segui para Fairlight para curtir a natureza e depois fomos caminhar pela praia de Manly.

Screen Shot 2013-02-18 at 1.57.28 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 1

Uma quinta-feira qualquer no final de tarde em Northern beaches. As pessoas simplesmente esticam a toalha, abrem um queijo e um vinho e se divertem

Screen Shot 2013-02-18 at 2.24.17 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 2

Os estudantes dos cursos de inglês estão sempre se reunindo para fazer alguma coisa por aqui

Quando cheguei aqui, antes de conseguir um emprego na área, eu trabalhei por quase um mês no Dominos Pizza entregando pizzas. Sinceramente não gostava do emprego, além dele pagar mal em relação aos outros trabalhos semelhantes,. Mas toda noite quando ia trabalhar, pegava o carro da pizzaria, separava meus MP3 e seguia pelas ruas de North Sydney entregando pizzas enquanto ouvia alguma pregação em inglês que não só me motivava pessoalmente como foi fundamental para melhorar meu listening, colaborando para que eu conseguisse 8.5 de 9 no listening na prova do IELTS.

Screen Shot 2013-02-18 at 1.59.27 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 1

Comendo um excelente Thai por apenas 12 dólares

Problemas na Austrália todos tem. Você não os tem no Brasil também? Problemas fazem parte da vida, mas a maneira como decidimos encarar cada situação é fundamental para definir como será nossa vida.

Screen Shot 2013-02-18 at 2.01.13 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 2

A Austrália possui os melhores waffles e cafés do mundo. Este é o de Manly

Equanto o estudante que encontrei fica em casa reclamando da vida, a grande maioria dos outros estudantes está aproveitando cada segundo aqui. Porém para isso é preciso colocar as expectativas corretas. Por isso no blog vez por outra menciono alguns problemas e dificuldades que alguém pode encontrar por aqui, para que a pessoa venha preparada para obter o melhor deste país sabendo que a Austrália é uma maravilha de país, mas não é o País das Maravilhas.

Screen Shot 2013-02-18 at 2.01.42 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 2

Se teu negócio não é volei, que tal jogar tenis de mesa na praia de Dee Why

Hoje a noite, depois que terminar meu trabalho, eu e minha esposa vamos sair para correr com uns amigos da igreja. Vamos sair de North Sydeny, passando pela Harbour Bridge, Circular Quay até o Botanic Gardens e depois voltar até a Kirribilli. Entre alguns amigos que vão passar esta noite agradável correndo pela Harbour Bridge estão um engenheiro que hoje possui um alto cargo no governo Australiano, mas que nos primeiros anos aqui trabalhava dirigindo caminhão de entregas, um estudante de economia de uma das melhores faculdades australianas, que já se formou em enfermagem aqui na Austrália e se tornou residente australiano há 3 anos e que nos primeiros anos aqui trabalhava de garçom em eventos.

Screen Shot 2013-02-18 at 1.54.00 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 1
Local de onde inciamos a corrida

Poderia falar de mais um monte de gente que conheci aqui. Que definiram as prioridades, foram inteligentes, batalharam pelo que queriam e aproveitaram cada oportunidade que tiveram. Definiram as expectativas corretas e se recusaram a focar nas dificuldades, mas aproveitaram um pouco das milhares de oportunidades que este país incrível tem para oferecer.

Screen Shot 2013-02-18 at 2.05.56 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 2

Amigos. Fazem toda diferença na sua vida aqui. Estes são alguns estudantes da Hillsong

Quando vier para a Austrália tenha as expectativas corretas. Sem dúvida a Austrália é hoje o melhor lugar do mundo para se fazer intercâmbio. Já morei nos EUA, já viajei para muitos lugares e posso afirmar que a qualidade de vida que se tem na Austrália é incomparável, mas para aproveitar tudo isso é preciso vir com as expectativas certas, estar preparado para imprevistos, saber que problemas acontecem em todo lugar e estar disposto a mergulhar de cabeça em tudo de bom que a Austrália tem a oferecer.

             Screen Shot 2013-02-18 at 2.11.40 PM  Uma Questão de Perspectiva Screen Shot 2013 02 18 at 2

Tem sempre alguma praia paradisíaca deserta para você descobrir aqui.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleO Apartamento que Morei em North Sydney
Next articleLei e Segurança na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

16 COMMENTS

  1. Jerry, tenho uma dúvida que pode ser comum entre muitos visitantes do blog. Pretendo fazer um curso de Pós-Graduação na AUS em 2014, o curso dura 1 ano e meio e tem um custo de AUS $ 30 mil / ano. Fora este valor, quanto mais ou menos vero ter como segurança até arrumar um emprego (com o visto de estudante, 20h/semanais)?

  2. Eu particulante, nã estou gostando da Austrália, gosto da minha escola ,dos meus professores, mas dizer que Austrália é um país de oportunidades é mentir, e feio. Eu vivia na Europa e quando começo a comparar certas coisas, acho a Austrália até um país bastante atrasado. Tudo muito caro e bem díficil de encontar trabalho pra se manter. O bom é aproveitar pra aprender inglês, visitar o país e ir embora! E guardar a boas recordaçoes!!!
    Abraço!

    • Oi Laise

      É normal você não gostar do lugar. Nada contra isso. Também não acho que a Austrália é o paós das oportunidades, mas tanto na Austrália como no Brasil é possível achar oportunidades. Entendo quem não gosta ou está gostando da Austrália. É normal isso acontecer, só não entendo quem não gosta pelos motivos errados, por dizer que teve problemas ou nem tudo deu certo. A pessoa sai do Brasil reclamando que não tem oportunidade, vai para Austrália e diz a mesma coisa. Ai o problema é mais da pessoa do que do país.

      Ser imigrante não é fácil, mas se os imigrantes possuem uma vantagem é ver oportunidades onde ninguém mais vê.

      Torço para que você tenha um tempo muito bom aqui na Austrália e não fique chateada, na maioria das vezes é só uma fase, todos passamos por isso.

      Um grande abraço

  3. Jerry. Falou tudo. e por essas razoes que tu mencionaste ai que eu tenho evitado de andar com brasileiros, porque pelo menos os que eu conheco soh reclamam. O problema eh que eles nao reclamam soh da vida. Reclamam da Australia, e muitas vezes estao procurando chifre em cabeca de cavalo, qualquer calo na cabeca do cavalo ja falam que acharam o chifre. Mais ou menos por ai.

    • É Louie

      Eu entendo que muita gente passa por problemas, tanto aqui, como em qualquer lugar, mas acho que isso é muito culpa de colocar as expectativas erradas, achando que a Austrália é a Disneyland. Nenhum lugar é.

      Valeu Louie

  4. Boa Jerry,
    As vezes penso que as pessoas que reclamam muito são pessoas que geralmente tiveram tudo nas mãos, e consequentemente não valorizam as oportunidades.
    É o que você disse, problemas todos tem, a vida é essa, feita para resolver problemas também. Cabe a cada um decidir se quer viver de mal com ela ou aproveitar cada instante.

    • É verdade. O problema é que muita gente vem pra cá e continua igual e acha que o país iria mudá-lo.

      É como o brasileiro que apareceu no horário nobre da TV australiana ontem por que foi pego filmando mulheres no banheiro. O cara tem uma cabeça de azeitona. vem pra cá e faz estas besteiras absurdas que envergonham a comunidade brasileira, é preso e depois sai por ai reclamando que as leis australianas são muito rígidas,

      Valeu Gabriel

  5. Jerry, ótimo post.

    Eu olho para o mundo como um lugar de oportunidades, basta você acreditar e ir atrás que a porta estará aberta a você.
    Fiz um planejamento para vir para Australia. Antes da vinda reconheci minha profissão na ACS. Não vim esperando oportunidade na área, mas vim disposta a aprender, conhecer e me arriscar. Seis meses depois estava empregada em IT.
    Muitos podem dizer que foi sorte. Eu digo que foi fruto do meu desejo e empenho.

    Bjs e Abraços

  6. Waw adorei esse post, vc falou tudo… eu sou casada estou fazendo faculdade de fisioterapia e meu marido é formado em educação física, temos um filhinho que hoje tem 3 anos… estamos pensando e já guardando dinheiro para ir fazer pós… nós dois… e quero ir com esse pensamento, sei que naum vai ser facil pois temos uma filho já… e queremos ir pensando positivo… vlw.

  7. Olá! Muito bom o seu post, só me dá mais ânimo! Gostaria de fazer uma pergunta… Quero ir pra Sidney e vou ter 1800 dólares por mês pra me virar por lá, para todos os gastos. Gostaria de ir em baladas no fds e me divertir a noite em bares, mas claro, nao pretendo gastar uma fortuna nesses lugares. Você acha que esse dinheiro será suficiente? Abraço!

  8. Olá Jerry,
    Meu nome é Amanda, tenho 26 anos e sou formada em Secretariado Executivo Trilíngue. Trabalho na área, mas ainda não sou fluente em Inglês (o que faz diferença p/ eu conseguir empregos melhores no Brasil). Como eu já morei um mês em Londres fazendo intercâmbio (curso de Inglês), quero agora uma coisa mais sólida e estou com planos de estudar na MARTIN COLLEGE em Sydney, o curso é o que eles chamam de Diploma Of Business, trata-se de um curso de extensão de seis meses na área de Business, o que me custaria + ou – R$18.000,00 onde estaria incluído todo o curso, material didático e um mês de acomodação em casa de família.
    Minhas preocupação são as seguintes: Preciso trabalhar na Austrália para custear as minhas despesas como os outros cinco meses de acomodação, alimentação, transporte, possíveis compras e lazer. Meu Inglês é intermediário, será que em um mês eu consigo um emprego que me possibilite custear estas coisas com este nível de Inglês?

    Quanto à Martin College, está entre estas boas instituições de ensino que você citou? Você tem alguma referência?

    Quero deixar claro que, a pesar de formada, eu não tenho medo do trabalho. Sou de família humilde, fiz faculdade com bolsa de 100% e já trabalhei como vendedora de roupa, de curso de informática e como assistente administrativa antes de conseguir emprego na minha área.

    Mas não tenho como bancar financeiramente uma experiência de seis meses na Austrália, com curso, hospedagem, alimentação e transporte sem trabalhar aí para me manter. O que você acha, tenho chance de me dar bem?

    Muito obrigada pela sua ajuda!

  9. Boa noite Jerry! A-D-O-R-E-I seu blog, estou terminando o curso de Administração este ano aqui em Brasilia, meu inglês não é nada bom, mas sonho em morar fora, especificamente na Austrália.
    A vontade de viver novas experiências, conhecer outras pessoas, lugares e culturas é grande, mas em contrapartida o medo de dar errado também.
    Sabe se para a minha formação tem muitas oportunidades ai?
    E para conseguir moradia como faço?
    Qual é em média o custo para se viver bem ai?
    E os bons cursos de inglês, qual a média de preço?
    Desde já agradeço, pois com muita boa vontade você esclarece e incentiva muitas pessoas que assim como eu tem apenas um sonho mas ainda nenhum norte de o que e como fazer para realizá-lo.

LEAVE A REPLY