Não importa quantos anos você tem, de onde você é ou o que você faz para ganhar a vida, que todos nós compartilhamos algo em comum: o desejo de ser bem sucedido. Porém sucesso é um conceito subjetivo e cada pessoa vê sucesso de uma maneira diferente, no entanto, não importa qual seja sua definição de sucesso, se você está pensando, sonhando ou já planejando em vir para a Austrália, você tem a intenção de que esta viagem seja bem sucedida e você consiga conquistar seus sonhos e objetivos.

Independentemente de sua definição de sucesso, todo mundo que vem para a Austrália planeja alcançar liberdade financeira, conseguir um bom emprego, falar inglês fluentemente, arrumar amigos e quem sabe até uma namorada ou namorado. O sucesso aqui na Austrália pode ser alcançado, mas ele não é fácil. Porém, ao contrário dos outros posts sobre como ser bem sucedido na Austrália, este post vai lhe dar dicas práticas e objetivas que certamente irão lhe ajudar a atingir suas metas na Austrália. São conselhos que eu gostaria de ter recebido antes de vir pra cá e que certamente teriam facilitado muito minha vida e tenho certeza que irá facilitar a sua.

Estude Inglês com um Nativo de Língua Inglesa

maxresdefault Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália maxresdefault

Quando cheguei à Austrália em 2006 vim pra cá sem nunca ter estudado inglês na vida. Pelo menos não formalmente. Acabei estudando um pouco por conta própria por causa do trabalho e tinha um inglês considerado bom no Brasil e ruim na Austrália. Conseguia conversar em inglês de forma a pelo menos ser compreendido. Quando cheguei aqui fiz a prova de início do curso e cai no nível Upper Intermediate, um nível acima do intermediário. Mas o mais interessante é que na minha classe havia outro brasileiro de quem fiquei amigo, que estava no mesmo nível que eu e havia estudado 8 anos na Cultura Inglesa. Lembro que ele deu uma entrevista para uma revista no Brasil e a frase que ele usou para descrever sua experiência na Austrália foi exatamente:

“Eu estudei inglês por 8 anos no Brasil e chegando aqui mal conseguia pedir um hamburger”.

Sim, pode parecer exagero, mas é verdade. Isso acontece por que no Brasil se dá uma ênfase muito grande na gramática e pouco em conversação. Além disso quando você estuda conversação no Brasil você o faz conversando com outro brasileiro que nunca morou fora do páis (pelo menos por mais de 3, 4 anos), que fala com sotaque, pausado e vai te entender mesmo que você fale errado. Aqui isso não acontece. Aqui ou você fala exatamente como eles ou não será entendido e não se consegue isso estudando inglês no Brasil.

Hoje existe um site chamado Verbling onde você pode fazer aulas particulares de inglês com professores nativos e com os quais você conseguirá em 3 meses uma fluência que não conseguiu em 10 anos estudando inglês no Brasil. Eu mesmo ainda estudo inglês pelo Verbling e tenho amigos e amigas brasileiros que são casados com Australianos, moram aqui há muitos anos e ainda estudam inglês online, seja pelo Skype, pelo Verbling ou outro método.

Screen Shot 2015-04-21 at 11.01.30 am Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália Screen Shot 2015 04 21 at 11

O Daniel é um excelente professor e possui um dos melhores valores no site, além de ser um dos mais bem avaliados.

As aulas de inglês online lhe ajudarão a se preparar e não chegar aqui perdido no idioma. Isso irá lhe dar mais confiança ao se comunicar ao chegar aqui e certamente poderá abrir portas de emprego, pois muitas pessoas não conseguem emprego pelos primeiros 3 meses justamente por que não conseguem se comunicar direito. Caso use o Verbling eu recomendo o professor Daniel, ele é um americano super especializado em ensino e possui um dos melhores preços entre os professores. Contratando seu curso pelo link abaixo você ganha imediatamente $5 dólares de crédito.

verbling1 Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália verbling1

Prepare-se Para Procurar Empregos na Área

Screen Shot 2015-04-21 at 11.07.47 am Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália Screen Shot 2015 04 21 at 11

Se você trabalha em uma área em demanda como TI e pretende procurar empregos na área quando estiver por aqui, além da vantagem que terá em estudar inglês antes de vir para cá, você também terá uma vantagem competitiva se começar a pesquisar o mercado de trabalho na Austrália, os modelos de currículo e como se faz para aplicar para empregos aqui. Os posts abaixo vão lhe ajudar.

Escolha Morar Perto da Escola

Screen Shot 2015-04-21 at 11.34.00 am Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália Screen Shot 2015 04 21 at 11

Narrabeen. Um lindo lugar para se morar em Sydney, se você estiver disposto a passar 3 horas do seu dia num ônibus

A maioria das escolas fica no centro da cidade, mas mesmo assim muitos brasileiros muitas vezes escolhem morar perto de alguma praia há 20km da escola. A não ser que você escolha estudar em uma escola também perto da praia, procure morar bem próximo a sua escola. Isso vai lhe salvar até 3 horas por dia. 3 horas que você poderá usar para trabalhar, estudar, sem contar a economia que você fará com transporte público.

Screen Shot 2015-04-21 at 11.41.47 am Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália Screen Shot 2015 04 21 at 11

Centro de Sydney

Por exemplo, muitos brasileiros escolhem morar em Dee Why, bairro este que eu morei até pouco tempo. A praia de Dee Why é linda, o ambiente agradável, mas pela manhã você leva quase 1 hora para chegar de ônibus ao centro da cidade, sem contar a fila que pega no ponto de ônibus, sem contar a imensa fila que pegará para voltar, sem contar os $9,00 dólares extras por dia que gastará com transporte. No final das contas você estará perdendo 60 horas e $180,00 dólares por mês para morar perto de uma praia que você sinceramente só irá ver aos finais de semana se muito. Isso por que você provavelmente estará trabalhando aos finais de semana e não mal irá à praia.

Quando cheguei aqui morei uma época perto da escola e enquanto eu saia de casa às 8:45 da manhã para ir para as aulas, eu estudava com brasileiros que tinha que sair de casa às 7 para poder chegar a tempo.

Escolha uma Boa Agência de Intercâmbio

Confesso que não pesquisei muito quando escolhi minha agência de intercâmbio para vir para a Austrália, mas acabei aceitando a recomendação do meu cunhado que conhecia a agência. A escolha não poderia ter sido melhor. O que eu mais gostei da WEST1 na época foi o fato de que eles foram bastante sinceros comigo sobre tudo desde o começo. Eles não tentaram me empurrar qualquer coisa que queriam vender, mas se importaram em me oferecer o que acreditavam que seria o melhor pra mim.

Screen Shot 2015-04-21 at 1.05.02 am Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália Screen Shot 2015 04 21 at 1

Quando eles me ofereceram uma escola mais em conta foram completamente honestos em me explicar em detalhes os motivos por aquela escola ser mais barata. No final acabei escolhendo uma outra escola que eles sugeriram e foi a melhor decisão que eu poderia ter feito.  Aqui na Austrália eles sempre foram bastante pacientes conosco e ofereceram um serviço de muita qualidade.

11174993_798621090187249_9059531147414009770_n Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália 11174993 798621090187249 9059531147414009770 n

Essa é a foto do Workshop da WEST1: Working in Australia as a Babysitter com a Fernanda Horacio da Mummybee!

Assim como eles existem outras agências de qualidade, mas vale a pena incluir a WESt1 na sua pesquisa, tenho certeza que você será muito bem assessorado tanto no Brasil como durante seu tempo aqui na Austrália.

Leia os seguintes posts:

Prepare-se para Conseguir um Emprego

Screen Shot 2015-04-21 at 11.15.37 am Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália Screen Shot 2015 04 21 at 11

Enquanto você não consegue um emprego na área você precisa se sustentar por aqui. Por isso é importante se preparar para conseguir uma vaga por aqui. Por exemplo, 90% dos brasileiros que aplicam para vagas de garçonete são dispensados na entrevista, pois não sabem exercer tarefas básicas de uma garçonete durante a entrevista. Você sabia que existe uma maneira padrão de servir os clientes, retirar a mesa, ou servir bebidas? Felizmente o Youtube está repleto de vídeos detalhados sobre como exercer cada posição na área de hospitality como garçonete, atendente, e muitos outros.

Outro detalhe importante para conseguir um emprego é fazer os cursos necessários para obter as certificações necessárias para exercer a atividade para qual você pretende ser contratado. Por exemplo, quase nenhum restaurante contrata alguém sem o certificado do RSA. O RSA é um certificado que lhe permite servir bebidas alcólicas. É um documento legal e que é exigido caso você vá trabalhar em restaurantes que servem bebidas alcólicas ou pubs. O mesmo vale para outras certificações se você pretende trabalhar na construção civíl, ou outras áreas.

Os links abaixo irão lhe ajudar.

Como servir mesas

Seja Ousado

Screen Shot 2015-04-21 at 11.44.12 am Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália Screen Shot 2015 04 21 at 11

Um amigo que veio comigo aplicou uma vez para um bom emprego para o qual ele tinha poucas qualificações para exercer. O emprego era de gerente de um bom hotel na city. Quando perguntei por que ele havia aplicado para o emprego ele me disse: “Jerry, se eu for lá e aplicar eu tenho uma chance, ainda que mínima de conseguir o emprego, se eu ficar aqui e não aplicar minhas chances são zero. O NÃO eu já tenho, agora eu vou lá convencer eles a me darem o sim.”

Screen Shot 2015-04-21 at 11.54.32 am Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália Screen Shot 2015 04 21 at 11

Este amigo acabou não conseguindo o emprego, mas passou por duas entrevistas e mais tarde acabou conseguindo um outro emprego na sua área de atuação.

Seja ousado e vá atrás daquilo que você quer.

Aprenda a lidar com a Rejeição

Screen Shot 2015-04-21 at 11.45.52 am Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália Screen Shot 2015 04 21 at 11

Não saber lidar com rejeição é um dos piores defeitos que você pode ter aqui. Recentemente li a entrevista de um empresário que possui uma empresa de 1 bilhão de dólares e começou a carreira vendendo produtos de porta em porta. Ele atribui ao que ele aprendeu vendendo de porta em porta o sucesso de sua carreira. Ele disse que ele aprendeu a levar 15 nãos e ir visitar o cliente 16 com um sorriso no rosto e com a mesma determinação que ele tinha quando visitou o primeiro.

Aqui você tem grandes chances de levar um enorme número de NÃOs até receber o seu sim. Não desanime, vá em frente e lembre-se que não é nada pessoal. São negócios.

Para Ler:

Da Noite Para o Dia

Começar de Novo

Peça Ajuda

Screen Shot 2015-04-21 at 11.52.26 am Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Objetivos na Austrália Screen Shot 2015 04 21 at 11

Não tenha medo de pedir ajuda, você pode esbarrar em alguém disposto a ajudar. Eu conheci um brasileiro aqui que ficou sem dinheiro e não sabia o que fazer, então pediu ajuda para um amigo e contou o que estava acontecendo. O amigo contou o caso dele para um amigo australiano da igreja e acabou sendo meio que adotado por uma família Australiana que o hospedou de graça, deu comida e são amigos até hoje.

São dicas práticas, mas que se você decidir seguir, poderão lhe ajudar mais a conquistar seus objetivos aqui.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articlePassaporte Australiano está entre os Mais Poderosos do Mundo
Next articleMinha Gravidez na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

10 COMMENTS

  1. Jerry,

    Obrigada por compartilhar dicas tão preciosas!
    Muito legal esse verbling. Há algum tempo atrás usei o buddyschool.com um site onde fazia aulas de conversação pelo skype com o professor austrliano MIke4Fun por $17, ele é um excelente professor, super indico! Deixei de fazer essas aulas porque precisava de conteúdo também, por isso comecei a fazer aulas de inglês pelo Englishtown no plano private, superou minhas expectativas e tenho tudo o que preciso para avançar no inglês em todas as áreas, as lições tem writing, reading, listening e speaking com reconhecimento de voz. Além de correção de redações a cada lição por assunto comentada por professores, tenho aulas particulares de conversação com professores nativos que fazem um mega relatório no final. Foi a melhor opção que encontrei para adequar no meu ritmo e tbm no preço.

    Deus continue abençoando vcs!
    Abs

  2. Muito bom o post, parabéns. A Austrália já está nos meus planos e sonhos, mas ainda tenho 17 anos começo a faculdade (se Deus quiser) esse ano, então é melhor me esforçar para conseguir chegar aí um dia. Jerry, qual curso superior (se fez) para trabalhar na área que você trabalha aí hoje? Eu ainda não decidi qual eu vou fazer e fiquei interessado pelo jeito que você descreve seu trabalho, o estilo de vida que ele proporciona e também etá ligado a área de TI que é a que eu quero seguir. Obrigado desde já e que Deus abençoe vocês.

  3. Oi, Jerry! Conheci seu blog há poucos dias e estou adorando! Me dá mais vontade ainda de me mudar para Australia! Sabemos que talvez não tenhamos muitas chances, pq ele tem 36anos, eu, com 37 e 3 filhas (de 3 anos e gemeas de 8 meses), mas com o Brasil do jeito que está, sempre oro a Deus para nos levar a um lugar com mais segurança e educação para nossas meninas. Ele é da área de TI, é gerente de projetos em e-commerce (eu sou dermatologista) Gostaria de saber sua opinião: vc acha que é mais fácil tentarmos imigrar através do skilled program ou ele aplicando para um emprego e ver se consegue um convite ou indo estudar (mas, nesse caso, será que tem chances de conseguirmos visto p toda a família e chances de conseguir trabalhar enqto estuda) um MBA? Estamos meio perdidos e gostaríamos de ouvir a opinião de alguém que já mora aí e já conhece o mercado. Muito obrigada!

  4. Agradeço pelas boas e indispensáveis dicas. Sou graduado em Direito e pós-graduado em Direito Processual Civil. Tenho 47 anos. O inglês é básico. Se possível, você pode me dar algumas informações na área de Direito? Tenho uma amiga que mora há mais de 15 anos em Sidney, é bem sucedida e a cada ano, me convida para morar na Austrália.

  5. Boa noit jerry !! Comecei a ler seu blog pq estou querendo ir pra austrália… To querendo dicas de negócios …. Vc pode me ajudar ?

  6. Ola, Jerry e Michele!

    Como é o mercado de produtos brasileiros na Austrália, mais precisamente o pão de queijo??Meu cunhado possui uma empresa de produtos congelados aqui no Brasil e hoje é uma das maiores do país e está exportando para Dubai e E.U.A. Gostaria de saber também, se por acaso esse mercado está crescendo por ai, se eu for como estudante eu consigo ser um representante dele por aí, junto a brasileiros que possuem lojas de produtos brasileiros ou até mesmo com os estrangeiros;

    Atenciosamente,

  7. Essa é de longe a melhor fonte de informações sobre a Austrália. Parabéns pelo excelente trabalho de vocês!
    Recebo uma injeção de ânimo toda vez que leio os textos e vejo as fotos deste blog, em conjunto com os vídeos do canal do YouTube Let’s go Fábio.
    Admiro acima de tudo, a honestidade com que passam as informações e acredito que tudo é possível, desde que sempre exista a confiança em Deus e empenho.
    Obrigada pelas dicas valiosas e parabéns pela chegada da Felicity!

LEAVE A REPLY