Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Sydney é o Novo Destino para uma Nova Geração de Brasileiros

Notícias

Sydney é o Novo Destino para uma Nova Geração de Brasileiros

O Site Bussiness Insider acabou de divulgar uma matéria muito interessante sobre o número de brasileiros viajando para a Austrália que não para de crescer.

Os vistos temporários para  a Austrália bateram o recorde com 48.100 nos últimos 12 meses. Um crescimento de 181% ou 31.000 pessoas a mais, se comparado com o ano de 2007.

A população de brasileiros residentes na Austrália chegou aos 26,750, sendo 12,670 homens e 14,070 mulheres. Além das atrações turísticas os jovens imigrantes brasileiros são atraídos pelo estilo de vida Australiano.

Por que Sydney é o Novo Destino para uma Nova Geração de Brasileiros

A imigração brasileira para a Austrália tem uma história recente. De acordo com registros do governo, houve alguma migração precoce do Brasil durante o século 19, quando os navios ingleses pararam no Rio de Janeiro em rota para a Austrália.

Mas só no final da década de 1960 e início de 1970 que a migração em grande escala da América Latina começou sob o governo australiano do Programa de Migração Assistida. Na década de 1980, com o fim da ditadura militar brasileira, números significativos migraram para a Austrália no âmbito de um Programa Humanitário.

Desde o início dos anos 2000, a maioria dos recém-chegados são bem-educados e com alto nível socio-econômico, com muitos chegando como estudantes ou viajantes.

As estatísticas do Censo de 2011 sugerem que os 79% que trabalharam aqui, a maioria eram empregados como uma ocupação qualificada, gerencial ou comercial (44,8%).

De acordo com o relatório anual do Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras, 1.141 brasileiros receberam a cidadania australiana em 2015-16.

Um número pequeno comparado ao Reino Unido ou Índia, com mais de 20.000 pessoas reconhecendo a cidadania, mas atingiu uma taxa semelhante ao Canadá, Fiji e Alemanha.

A Tourism Australia juntou-se à rede de televisão Globo para produzir os episódios na novela Totalmente Demais – ajudando a aumentar o crescente desejo dos brasileiros por férias na Austrália.

Perguntamos a Turismo Austrália se houve um foco no Brasil que poderia explicar o boom repentino em imigrantes.

“Nossa estratégia sempre foi direcionada para os mercados internacionais onde vemos maiores oportunidades de crescimento,  isso certamente significa ficar de olho no Brasil”, disse um porta-voz à Business Insider.

“Nós descobrimos que o consumidor brasileiro ama natureza, animais selvagens, nossas praias e experiências no litoral. A Austrália também é particularmente popular entre os viajantes de luxo do país, tanto que identificamos o Brasil como “top três” do mercado de luxo.

“O foco principal de nosso marketing no momento é construir relacionamentos fortes com os principais parceiros comerciais de viagens no Brasil e na América Latina”.

Carlos Ferri, CEO da empresa de logística ZAPALA Group, chegou à Austrália há oito anos, carregando duas malas e falando inglês muito limitado. “A principal razão pela qual eu vim, foi porque eu precisava aprender inglês, a fim de ter melhores oportunidades profissionais ao volta para casa”, disse ele.

“Eu cheguei aqui como um estudante internacional que não conseguia se comunicar muito bem. Nas primeiras semanas, foi um grande choque: um novo lugar, pessoas diferentes, fusos horários … um modo de vida completamente diferente.”

Mas apesar do “desafio” se estabelecer no período, ele agora considera Sydney sua casa. “Depois de seis meses eu decidi ficar um pouco mais, pois meu Inglês não era bom para ocupar um cargo executivo. Eu decidi estudar Tecnologia da Informação além das aulas de inglês. “Depois de um ano eu estava me sentindo realizado e tão bem-vindo que eu decidi ficar permanentemente.

“O governo australiano está interessado em trabalhadores qualificados e eu tinha todas os requisitos necessárias, então eu apliquei para o programa de imigração. “Eu também notei que havia muitas oportunidades então eu comecei minha primeira empresa e depois de muito trabalho duro e as coisas começaram a acontecer. ”

Um lugar bonito para aprender Inglês

De acordo com Maucir Nascimento, o presidente do Conselho da Comunidade Brasileira da Austrália, e também um imigrante brasileiro, a experiência de Ferri é uma tendência comum entre os expatriados brasileiros na Austrália.

“Quando chegamos ficamos muito surpresos com a Austrália. Eu diria que 9 em cada 10 pessoas dizem que querem ficar aqui pelo resto da vida”, disse ele, acrescentando que muitos acabam se casando com australianos/as.

“O perfil das pessoas que vêm para a Austrália mudou nos últimos 20 anos. Primeiro eram famílias, agora são adultos jovens, principalmente classe média alta … com curso universitário.”

Mas para aqueles que não ficam, isso se resume a algumas questões, diz ele.

“À medida que o tempo passa, algumas coisas pesam. Há uma enorme diferença na cultura. Os costumes dos países da Commonwealth são diferentes “, disse ele. “Mesmo com australianos calorosos e amigáveis, não é como esperamos, pois somos um povo amigável e aberto. Os limites são muito mais definidos aqui. ”

Ele explicou que muitos dos jovens brasileiros que viajam para a Austrália logo percebem que não podem se dar ao luxo de manter o mesmo estilo de vida que desfrutaram no Brasil e voltam para casa. “Essas pessoas fazem parte de uma classe onde nunca tiveram que lavar suas próprias roupas”, disse ele. “Temos pessoas para fazer tudo por nós. Os jovens acham que isso é normal. ”

Para Ferri, foi o estilo de vida “sem julgamento” na Austrália o seduziu a ficar.

“Uma das minhas coisas favoritas sobre a Austrália é que você pode escolher viver sua vida da maneira que quiser, sem julgamentos”, disse ele. “Ele também lhe dá todas as oportunidades e vai recompensá-lo se você levá-la a sério e trabalhar duro o suficiente.”

Nascimento estima que existam 60 mil brasileiros morando na Austrália, dos quais metade estão apenas em NSW – um número significativamente maior do que o representado pelos números do governo.

“Há uma enorme comunidade silenciosa no oeste e nas praias do norte”, diz ele, “… e uma população crescente de comunidade LGBT”.

Ele diz que com os temores crescentes sobre o terrorismo nos EUA, a situação de crise européia e seu clima frio, a mídia faz com que Sydney pareça um local ideal. “Sydney está em toda parte. É uma das melhores cidades do mundo “, disse ele.

Ferri concordou, dizendo que o Brasil estava passando por um momento político e econômico difícil no Brasil e que está levando as pessoas a se mudar para o exterior, mesmo que seja por um curto período.

“Pode ser por três meses ou por um par de anos, mas depois que essas pessoas vão voltar para casa com habilidades diferentes e experiências de mudança de vida, por isso será mais fácil se destacar e obter melhores oportunidades”, disse ele.

Andrew, o gerente de Cafecito Sydney, um autêntico restaurante brasileiro localizado no centro da CBD de Sydney, compartilhou suas perspectivas. “90% estão vindo aqui para estudar”, disse, “Desse total, mais de metade está escapando da situação econômica no Brasil.

“Eles são principalmente pessoas mais jovens … e tentar encontrar uma maneira de ficar aqui.”

Nos oito anos em que Cafecito está operando, Andrew disse que tem brasileiros que vêm todos os dias pedindo trabalho.

“Somos muito bem conhecidos. Nós somos o principal restaurante para esse tipo de comida “, disse ele, acrescentando que, ao contrário dos churrascos, popularizados pela cultura ocidental, Cafecito serve cozinha tradicional brasileira, e é por isso que é um local privilegiado para os brasileiros em Sydney.

2 Comments

2 Comments

  1. Juliane

    May 22, 2017 at 5:48 pm

    Olá Michelle e Jerry! Estou passando por aqui somente pra agradecer por todo o trabalho informativo que vocês fazem. Eu e meu marido estamos nos mudando na semana que vem para Melbourne com visto permanente e vocês fazem parte desse processo. Durante esses oito meses até a chegada do visto, navegamos em todo o site buscando informações e posso dizer que o trabalho de vocês é mais que de “utilidade pública!”. Todas as informações que vocês colocaram no site são muito legais e lidam perfeitamente com a realidade para quem procura informação de verdade. Nessa vida é importante agradecer e reconhecer, então fica aqui o nosso muito obrigada por tudo! Parabéns aos dois por toda essa contribuição e continuem ajudando a todos que desejam fazer essa mudança. Desejamos muito sucesso! Grande abraço!

    • Jerry Strazzeri

      May 23, 2017 at 4:41 am

      Olá Juliane,
      Muito obrigado pelas boas palavras, certamente contribuem para que agente continue a nossa caminhada.
      Desejo muito sucesso nessa nova etapa da sua vida.
      Abs da família Strazzeri

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Notícias

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: