São quatro os principais supermercados aqui de Sydney. Woolworths e Coles, os dois maiores, Franklins, uma pequena rede e ALDI o supermercado dos produtos desconhecidos. Apesar de o Aldi ser um supermercado estranho, esta semana fiquei sabendo que seu dono é a décima segunda pessoa mais rica do mundo.

Quando cheguei aqui ia ao supermercado fazer as compras do mês, hoje não faço mais isso e vamos ao supermercado sempre que preciso, ou seja, uma vez a cada dois dias em média. Australiano não faz compras do mês, eles geralmente vão todo dia ao supermercado e compram o que vão comer naquele dia. Eu compro mais o que está em promoção em uma quantidade maior e o resto acabo fazendo como os australianos.

Supermercados na Austrália 800px Westfield Whitford City Woolworths Lenards
Assim que chegam, os brasileiros ficam assustados aqui com o preço dos produtos no supermercado. $12.00 dólares um pacte de papel higiênico, $6.00 dólares uma caixa de suco, $10.00 dólares meio quilo de carne e por ai vai. Na verdade, depois de voltar desta última viagem ao Brasil, depois de 3 anos e meio fora, vi que os preços do supermercado aqui na Austrália não estão tão assustadores se comparados aos preços do Brasil, mas quando cheguei aqui, back in 2006, a diferença era absurdamente assustadora. Todo estudante que chega aqui tenta economizar ao máximo no supermercado e faz isso comprando Home Brand. Home Brand como o próprio nomejá diz é a marca da casa. É tipo aquele feijão que você compra no extra que vem no saco coom o logo do supermercado. A maioria dos produtos Home Brand é horrível, porém são bem mais baratos. Você pode encontrar de tudo Home Brand. Pão de alho, esponja, sucrilhos, coca-cola, yogurt, macarrão, molho, temperos e qualquer outro produto que voc6e imaginar haverá um similar Home Brand.

Supermercados na Austrália 00193972
No começo comprava mais Home Brand e fica ofendido quando falavam que era coisa de estudante pobre, hoje já não compro mais, não por que fiquei rico, mas por que é ruim mesmo e depois de um tempo aqui, você vê que não vale a pena economizar tanto na alimentação. Às vezes até compro coisas que não fazem muita diferença da Home Brand, tipo papel alumínio, pão de alho, etc. Além disso, australiano tem vergonha de comprar Home Brand, é sinônimo de pobre por aqui, você só vê estudante estrangeiro comprando. Australiano morre de vergonha de desfilar pelo supermercado carregando um Home Brand. Eu compraria se fosse bom, mas 99% das vezes é muito ruim mesmo e como vim de família italiana prefiro gastar um pouco mais e comer bem do que comer mal. Uma vez comprei um sabonete líquido da Home Brand do Coles que me deixou me coçando por uma semana.

Supermercados na Austrália kangaroo

Quando cgeuei aqui gastava em média $400,00 dólares por mês com supermercado, hoje gasto quase o dobro, mas não economizo, quem economiza ou vai pro Home Brand consegue gastar muito menos. Não estou gastando mais por estar comendo melhor, mas por que em 4 anos e pouco o preço de tudo aqui subiu bastante. Antigamente eu pagava $1.70 num pacote de Tim tam e hoje não encontro por menos de $2.50.  Um casal de amigos meus que passaram 5 meses aqui em 2006 decidiram economizar pra valer e eles gastavam $100.00 dólares por mês com supermercado (não é possível, não sei como eles faziam), compravam tudo Home Brand, do macarrão ao papel higiênico e não compravam nenhum tipo de carne, isso que o cara era chefe de cozinha. Você até consegue viver assim, mas vai certamente morrer intoxicado depois de um tempo. Com $500 dólares por mês um casal que faz pelo menos uma das refeições do dia em casa consegue se virar na boa, sem enconomizar, sem viver de home brand, mas também sem regalias.

Woolworths  Supermercados na Austrália Woolworths   Chadstone Shopping Centre
Woolworths, uma das maiores redes de supermercados da Austrália

Outro meio de economizar por aqui é comprar no ALDI, um supermercado de uma rede alemã. A primeira vez que entrei no Aldi fiquei assustado, não havia nenhum produto conhecido. Nada, nem Coca-Cola, Pepsi, Arnotts, Lindt, nada que eu já tivesse visto ou ouvido falar havia ali. Eles vendem somente produtos alternativos, marcas que não são fortes no mercado, por isso são bem mais baratas. Já comprei algumas coisas ali, pois ficava bem perto do meu trabalho e posso dizer que tem muita coisa ruim também, mas nem tudo é de se jogar fora. O Aldi economiza com tudo, sempre há no máximo 2 caixas trabalhando, não há quase funcionários e eles não fornecem nem sacolas de plástico para carregar seus produtos depois da compra. Não há prateleiras e os produtos ficam meio que empilhados. Se não quiser sair por ai equilibrando suas compras vai precisar gastra $0.20 por sacola. É bom pra comprar frutas e legumes, mas mesmo estes estão quase o mesmo preço que nos demias supermercados.

Supermercados na Austrália 399975 coles

O maior problema dos supermercados aqui na Austrália é a carne. A carne daqui parece não ser tão fresca como a do Brasil e além disso eles vendem o produto até o dia da validade. Como já fiz muitas compras por aqui preparei umas dicas pra quem vai ao supermercado.

1 – GASTAR MENOS

Principalmente no Coles de Manly e no Woolworths em geral eles sempe dão um bom desconto em produtos que estão perto do prazo de validade. No Coles de Manly isso acontece todos os dias por volta das 6 da tarde. O problema é que só vale pra comprar algo que voc6e comerá realmente naquele dia, pois geralmente os produtos vencem no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte. Não compre uma garrafa de 3 litros de leite que vai estragar amanhã, pois mesmo que esteja custando $1.00 você não vai conseguir tomar 3 litros de leite em um dia só.

Carne já é mais perigoso, geralmente elas não estão cheirando bem quando estão com a validade expirando. não vale a pena. Não arrisque.

Nem tudo do Home Brand é realmente muito mais barato, não encha seu carrinho de Home Brand sem antes pesquisar o preço de outras marcas.

2 – COMPRANDO CARNE

Fazendo compra ontem descobri uma estratégia para comprar carnes em geral. Sempre que comprava carne via que ela estava pra vencer em 2 dias. Achava estranho. Será que eles não teriam uma carne mais fresca? Porém, ontem, comprei uma bandeja de bife por $11.00 que venceria dia 6 de junho depois. Então, enfiei minha mão no fundo da prateleira e peguei a ultima bandeja do fundo e advinhem? Vencia dia 11 de junho. Ou seja, eles empurram pra frente os produtos que estão pra vencer pra se livrarem deles logo. Sempre pegue a carne do fundo. MAs o melhor mesmo é comprar carnes diretamente nos açougues.

3 – PROMOÇÃO

Dê preferência para produtos em promoção. Muitos produtos só valem a pena quando estão em promoção. Se por exemplo você vai comprar algo que não precisa extamente naquele dia não há por que pagar mais caro por isso. Eu compro muita Pepsi Max por aqui. Pago em média $11.00 por uma caixa de 24 latas, mas fora da promoção o preço sobe pra $18.00, quase o dobro. Como não tomo uma caixa de Pepsi por dia, sempre espero um ou dois dias que eles sempre colocam de volta o produto em promoção. Muitos produtos entram em promoção constantemente.

4 – PREFIRA COMER EM CASA

Comer em casa é mais barato e mais saudável. Você pode colocar um litro de óleo pra fritar 2 quilos de torresmo de porco que ainda assim será mais saudável que comer no McDonalds ou KFC mais barato. Pra comer em qualque Fast Food se gasta em média $7.00 e em casa vocêconsegue comer bem com $4.00 e uma comida muito mais saudável. Eu gosto muito do KFC, mas depois que descobri que o frango vem com pele não consigo mais comer lá.

5 – CHOCOLATE

Chocolate aqui na Austrália tem um preço bom. Você consegue comprar uma barrra de Lindt por $3.50 enquanto no Brasil custa 15 reais. Mas nada comparado aos EUA onde chegava a pagar $1.50 pela mesma barra. Tem muito chocolates bons aqui por um preço bom, o problema é que engorda.

Bom, mais algumas fotos de supermarkets daqui, mais alguns Home Brands e alguns produtos que costumo comprar.

Supermercados na Austrália coles wideweb   0
Supermercados na Austrália Aldi
Supermercados na Austrália Soft drink shelf
Supermercados na Austrália woolworths wideweb   0
Supermercados na Austrália 00027756
Supermercados na Austrália shopping14

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleManly Beach
Next articleHillsong Mega Prayer Night
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

11 COMMENTS

  1. Olá Jerry!

    Legal esse post, boas dicas, como sempre!

    Quando fiquei no hostel comprei algumas coisas no mercado para o café da manhã, dentre elas uma manteiga home brand do Woolworths, era um barrão e tanto, parecia uma pedra de sabão, mas vou confessar que era muito boa rs
    O Café solúvel era delicioso, até trouxe pro Brasil e minha mãe amou, mas esse não era home brand, se nao me engano o nome era Mocoona Medium, uma pena que não tenha aqui rs

    Abs

  2. Eae Jerry!

    Muito maneiro o post!

    É uma pena que ai não tenha Miojo, isso salva a gente na hora do aperto!
    hehehehe

    Em Dez/2011 estarei ai,

    Capoeira For life!

    abraço

    • Oi Ricardo

      Aqui tem miojo sim…achoque o que mais tem aqui são variedades de Miojo… Pode ficar sossegado…rs

      Abs

      Jerry

  3. Oi Jerry.
    Eu, minha esposa e minha filha estamos indo daqui onde moramos, nos EUA, p/ passar uma semana aih na regiao de Sydney. Vamos p/ dar a 1a entrada na Australia, pois conseguimos nosso visto Skilled Migration Visa no ultimo mes de Janeiro desse ano, mas como temos obrigacoes contratuais aqui nos EUA ateh o final do ano, teremos que ir agora p/ ficar somente uma semana (a do 4 de Julho). Assim, gostaria de te fazer algumas perguntas: (a) Vc teria uma sugestao de pontos turisticos p/ conhecer em um semana (detalhe: minha filha ainda eh de colo)? (b) Minha esposa sofre de celiac Disease: Vc conhece algum restaurante e/ou supermercado onde possamos comprar produtos Gluten Free? E pra fechar (c), vc teria alguma sugestao de consultoria ou agencia de recolocacao aih na Australia (Nas regioes de Sydney ou, preferencialmente, Melbourne). Sou engenheiro mecanico, e confesso que tenho encontrado dificuldades p/ conseguir agendar entrevista por aih (bem diferente do que acontece c/ aqui e/ou UK, por exemplo). Valeu pela ajuda! Abrz!

  4. Sobre a carne, dá pra comprar Picanha por $12/kilo em Petersham(bairro português) ou no butchery do Chinatown, em frente ao Padys Market.
    Ambos tem coração de galinha também.
    Hoje só como picanha e pago mais barato que o kilo da banana.

  5. Agora no Brasil, ou pelo menos nas capitais, a sacola plástica também custa .20 cents… O negócio é diminuir o consumo de plástico e levar sacolas reutilizáveis 😉

  6. Olá Jerry, estou indo para Austrália em busca de trabalho na área de TI que sei que paga muito bem. Acredito que minha caminhada será longa, pois não tenho inglês, porem sou formado na área e até lá estarei pos graduado. Meu objetivo é conseguir um visto de Residente para conseguir entrar com mais facilidade em boas oportunidades e poder trabalhar na área. Sei que vou precisar depois do inglês passar na tal prova do IEALTS, que dizem ser muito dificil, e depois tentar procurar oportunidades em TI. Caso não consiga meu plano B seria fazer uma faculdade, e fazer o pedido de residencia. Meu plano será este no melhor dos mundos. Porem gostaria de saber como foi sua caminhada para conseguir uma oportunidade de TI, vc tem residente?
    Se puder me ajudar, pois o que consegui até agora é dessa forma, como vc conseguiu ou oq mudaria nesta caminhada, pela sua experiencia. Obrigado meu amigo, um abraço.

LEAVE A REPLY