Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Sou Advogado e Quero ir para a Austrália

Advogado na Australia

Trabalho na Austrália

Sou Advogado e Quero ir para a Austrália

Olá Jerry,

Estou terminando de fazer direito, mas tenho o sonho de morar na Australia como residente. O meu curso serve?? Eu li na lista “skilled ocupation list” que existem “solicitor” e “barrister” que parecem corresponder a “procurador” “advogado”, mas não queria me precipitar, indo direto à pergunta, você sabe como eu teria que fazer pra trabalhar com direito na Austrália?? Teria que fazer o curso de novo? Se você não souber (porque sei que você trabalha com TI) tem amizade com algum brasileiro que trabalha com direito aí pra eu tirar a dúvida com ele??? Muito obrigada, Jerry. Desejo só coisas boas p/ voce e sua esposa. Abs.

Isabela

Jerry Responde

Olá Isabela

Sua dúvida é bastante comum entre brasileiros que vem para a Austrália, afinal direito tem se tornado um curso cada vez mais popular no Brasil com cerca de 100 mil novos estudantes se formando em direito todos os anos.

Já trabalhei no maior escritório de direito aqui na Austrália, mas na área de TI e não posso lhe passar informações sobre todo processo de aplicação para a residência. Neste caso o ideal é contactar um agente de imigração registrado. Estarei passando o link com os detalhes ao final do post.

Contudo, sobre a profissão de advogado na Austrália ,tenho um amigo brasileiro que acabou de se tornar solicitor aqui e basicamente ele optou por fazer o curso inteiro em uma faculdade aqui na Austrália, pois ele achou mais fácil do que fazer todo outro processo de reconhecimento, que também (segundo ele) envolveria fazer diversas matérias, além de todo aspecto burocrático. Porém ele não era formado no Brasil, pois tinha parado o curso e vindo pra cá.

Como a legislação muda de país para país é necessário reconhecer sua profissão aqui. Você deve ter suas habilidades avaliadas pela autoridade nacional de avaliação para sua profissão. A autoridade de avaliação para a sua ocupação é a Autoridade admissão legal do estado ou território que deseja exercer sua profissão. Por exemplo em New South Wales você deve procurar o Legal Profession Admission Board.

Segundo as informações encontradas no site do Legal Profession Admission Board, na área de overseas Practioners , para ter sua profissão reconhecida em uma jurisdição australiana com base em qualificações obtidas fora da Austrália, você deve:

  • Ter completado um curso superior estando aprovado a prática jurídica no seu país, que é substancialmente equivalente a um curso de direito em tempo integral, que leva à admissão à profissão legal na Austrália, e
  • Precisa ter completado com sucesso, como parte desse curso ou não, matérias equivalentes às áreas de estudo que os candidatos australianos devem concluir com sucesso antes de ser admitido à profissão legal na Austrália.
  • Adquirir e demonstrar uma compreensão adequada  e competência em certas habilidades, áreas de atuação e valores, que são substancialmente equivalentes às áreas de competências, práticas e valores que os candidatos australianos devem adquirir e demonstrar uma compreensão e competência, antes de ser admitido à profissão legal na Austrália.
  • Fazer Inglês IELTS (Módulo Acadêmico) e obter pontuação mínima de 8,0 para writing, 7.5 speaking  e 7.0 reading e listening.

Além disso existem diversos outros passos que devem ser tomados. Você os encontra no site http://www.lpab.lawlink.nsw.gov.au/lpab/legalprofession_overseas_practitioners/legalprofession_overseas_practitioners_qualassess.html

Isto seria apenas para reconhecer a profissão e não para aplicar para a residência permanente.

Existe um post de um site de uma advogada brasileira que veio para a Austrália que explica melhor e pode lhe ajudar bastante

http://awaywego-rumoaaustralia.blogspot.com.au/2012/09/ser-advogada-na-australia.html

http://awaywego-rumoaaustralia.blogspot.com.au/2012/09/advogado-na-australia-barristers-x.html

Este amigo que mencionei se tornou solicitor, que segundo ele é o menos difícil. Para ser barister precisa estudar mais e fazer mais exames.

Não posso discutir assuntos relacionados à aplicação para a residência. O ideal no seu caso é contactar um agente de imigração, pois o reconhecimento da profissão é apenas um dos passos que você terá que fazer para aplicar para a residência. Existem muitos agentes no Brasil que estão qualificados a lhe orientar melhor sobre a aplicação para a residência. No site do Migration Agents Registration Authority você encontra mais informações a respeito.

Vale lembrar que a lista agora é atualizada anualmente e uma profissão que está na lista hoje pode não estar amanhã. O que quero dizer com isso é que você pode vir pra cá, fazer todo curso de direito e quando se formar sua profissão não estar mais na lista de carreiras em demanda.

Um grande abraço pra você.

Jerry

Continue Reading
You may also like...
6 Comments

6 Comments

  1. kyrianny

    October 28, 2012 at 7:33 am

    Como o sistema jurídico é diferente do Brasil, os serventuarios da justiça são contratados de que maneira? por concursos?e os juizes, promotores, procuradores? alias EU não sei ainda os nomes que correspondem a eles. é também por concurso púbico?

  2. Paulo Valadares

    November 18, 2012 at 7:34 am

    Olá Jerry, tudo bem???
    Tenho interesse em ir morar na Austrália.
    Tenho 45 anos e sou Engenheiro com mais de 15 anos de experiência em industrias.
    Qual sua sugestão sobre os procedimentos para essa empreitada??? Minha experiência poderá ser aplicada ai???

  3. junior oliveira

    November 22, 2012 at 3:56 am

    Prezado Sr.
    Estou precisando de apoio de um advogado na corte de divórcio em Sydney, preciso que atenda brasileiros. É possível me ajudar?

    • Alan

      September 24, 2014 at 2:20 am

      Olá, ví a sua mensagem de uns anos atrás. Você mora na Austrália? E trabalha por aí? Obrigado

  4. Alexandre

    August 7, 2015 at 3:46 am

    Olá Jerry meu nome é Alexandre tenho 42 anos sou formado em direito e tenho a intenção de imigrar com minha família para aí, sei que tentar alguma coisa na minha área por aí seria difícil pois nosso nível de fluência na língua seria o básico. Vi no site da imigração que a profissão de minha esposa consta da listagem, ela é professora no estado, e temos dois garotos de 10 e 7 anos. Como acho que o Brasil não tem mais jeito e por pensar no futuro dos meus filhos, qual seria a melhor opção que você me sugere?mesmo que eu tenha que estar indo antes deles, você conhece alguém de confiança para me orientar? Desde já agradeço.

  5. Margarete

    March 23, 2016 at 6:53 pm

    Olá sou Advogada no Brasil e quero morar na Austrália, alguém pode me orientar sobre esse assunto? obrigada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Trabalho na Austrália

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: