Hoje pela manhã enquanto estava em uma reunião no trabalho minha esposa me ligou 3 vezes seguidas. Como ela sempre manda mensagem antes de telefonar e já havia ligado 3 vezes, fiquei bastante preocupado e liguei de volta. Do outro lado ela preocupada falou: “Está tendo um Ataque Terrorista, vem pra casa”.

Antes de tomar qualquer decisão fui conferir na internet a notícia e avisei o pessoal do escritório. A maioria dos meus colegas de time não sabiam do ocorrido ainda, enquanto alguns já estavam conferindo nas TVs que se espalham pelo escritório.

Como em 2010 passei por uma situação semelhante em Nova Iorque (que acabou sendo um alarme falso, mas que ocasionou o fechamento de umas 8 quadras e fez as ruas ficarem tomadas pela polícia) fui conferir se não se tratava de uma brincadeira ou falso alarme. Não era. Pessoas estavam sendo mantidas reféns por um extremista islâmico em um dos meus cafés preferidos em Sydney.

Terror em Sydney  O Ataque Terrorista em Sydney, Austrália Screen Shot 2014 12 15 at 9

De fato o Lindt café do Martin Place é um dos lugares onde vou tomar café aos finais de semana depois da igreja. Em meu Instagram há algumas fotos das minhas visitas por lá. Como estou indo de carro para o trabalho e tenho café e outras coisas oferecidas de graça no meu trabalho, raramente vou ao Lindt café durante a semana, mas quando minha esposa ia me visitar no trabalho às vezes passávamos lá nem que fosse para comprar um chocolate.

Depois de dar a notícia aos meus colegas fiquei impressionado pela passividade. Todos conferiram a notícia, alguns no computador, outros pela TV e 2 minutos depois todos já estavam trabalhando novamente. Como assim minha gente? – Pensei eu. Está tendo um ataque terrorista há poucas quadras daqui e vocês nesta calma?

Suposto Terrorista na Austrália  O Ataque Terrorista em Sydney, Austrália Screen Shot 2014 12 15 at 9

Minha vontade era pegar a Mochila e ir pra casa. Como estava em um dos prédios da minha empresa em que meu escritório não tem segurança, peguei minhas coisas e segui para o outro prédio onde há diversos seguranças.

Durante o restante do dia as pessoas vez por outra paravam 1 minuto em frente à TV, mas todo mundo seguia seu dia normalmente. Tive mais 3 reuniões, um treinamento e em absolutamente nenhum momento alguém comentou sobre o ataque. Isso não tem a ver com a gravidade do ataque, mas sim com a personalidade passível do Australiano.

Hoje um especialista em terrorismo que estava sendo entrevistado na TV disse que a questão não é SE a Austrália vai sofrer um ataque terrorista, mas sim QUANDO isso vai acontecer.

Ao longo do dia fui recebendo mais informações, entre elas a que uma brasileira chamada Márcia estava entre os reféns.

Brasileira entre os Reféns na Austrália  O Ataque Terrorista em Sydney, Austrália IMG 1521

O ataque pode não parecer dos mais profissionais. Um terrorista, alguns reféns em um café que nem americano é (marcas americanas são geralmente os maiores alvos. Porém quem acompanha as notícias sobre o terrorismo na Austrália sabe duas coisas. A primeira é que a polícia tem estado em sinal de alertar há vários meses prevendo um possível ataque terrorista na Austrália e diversos jovens australianos de origem islâmica se juntaram a luta do estado islâmico na Síria. A segunda é que o estado islâmico convocou todos os jihadistas que estão na Austrália, EUA e outros países considerados inimigos à atacar quando puderem da maneira que puderem.

Por outro lado, a notícia boa que pode vir disso tudo, é que se tudo der certo e os reféns forem liberados, o governo Australiano estará muito mais alerta e preparada para prevenir possíveis ataques que podem acontecer no ano novo e em outros locais e datas onde há uma grande concentração de pessoas em pequenas áreas.

Ruas Evacuadas Sydney  O Ataque Terrorista em Sydney, Austrália Screen Shot 2014 12 15 at 9

Voltei pra casa por volta das 5 da tarde e a city estava completamente evacuada. Passei por uma Harbour Bridge sem trânsito e me questionei se eles haviam inspecionado a ponte contra possíveis explosivos terem sido colocados ali.

Se hoje tivesse havido um ataque terrorista mais sério não sei se a polícia Australiana estaria preparada. Muitos escritórios na city liberaram os funcionários mais cedo e alguns mantiveram as pessoas dentro até que fossem evacuadas pela polícia.

Quando passei de um prédio para o outro não havia absolutamente ninguém na rua, apenas eu que ia conversando com minha esposa no celular enquanto me dirigia ao escritório. Minha preocupação era que na maioria das vezes estes ataques não são isolados e se a polícia estava se concentrando em frente ao Lindt café, haveria policiais suficientes cobrindo as demais áreas.

Policiais na Austrália  O Ataque Terrorista em Sydney, Austrália Screen Shot 2014 12 15 at 9

No EUA, quando passei pelo falso alarme de ataque, evacuaram todos os prédios, fecharam um perímetro de 8 quadras e centenas de carros de polícia e caminhões de bombeiro cobriam as ruas.

No mundo inteiro, em todos os sites que acessei hoje nos EUA, na Inglaterra e até na China traziam em destaque na capa o ataque que acontecia na Austrália. O Brasil era o único país em que os sites tratavam o ataque como uma espécie de assalto. (Depois que o PT defendeu o estado islâmico eu não duvido mais de nada)

No momento eu sigo aqui orando pela Márcia, a brasileira que está sendo mantida refém e pelos outros hostages que estão sendo mantidos no local. Se Deus quiser vai dar tudo certo e isso será apenas um susto que vai entrar para a história da Austrália.

A Austrália Está Ficando Perigosa?

Obviamente não. Dizer que tem medo de ir para a Austrália por causa de ataques terroristas é um certo exagero, pois apesar deles poderem acontecer, há menos chances de acontecerem aqui do que nos EUA por exemplo. Isso não quer dizer que eles não possam acontecer em breve, mas é pouco provável que sejam de grande impacto e a probabilidade de estar presente em um local onde há um ataque é quase a mesma de ganhar na loteria.

Para aqueles que tem familiares aqui em Sydney, não se preocupem, pois está tudo mais tranquilo agora e a polícia está trabalhando para libertar os reféns.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous article10 Músicas Mais Tocadas na Austrália em 2014
Next articleQuais foram as palavras mais pesquisadas no Google Austrália em 2014?
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

9 COMMENTS

  1. Oi Jerry e Mi,

    Espero que estejam bem.
    Horrível o que está acontecendo, espero que loga se resolva.
    Concordo com vc e acredito que isso não torna a Austrália perigosa, é uma pena, pois me lembro que nunca senti tanta segurança, mesmo sem ver qq policial, ao andar pelas ruas de Sydney. Que isso não seja retirado dos Australianos e dos imigrantes que vivem aí.
    Continuemos em oração até que tudo se resolva!

    Abs

    • Vanessa muito Obrigada pelo suporte e carinho.
      Certamente o índice de criminalidade não vai aumentar, mas sempre vão existir esses extremistas tentando tirar a paz das pessoas de bem. A cidade inteira esta muito triste.
      Abs,

  2. Poxa que pena, logo agora que eu estava pensando em ir morar na Austrália… Não conheço a Austrália de perto mas pelo que todos dizem é realmente um país muito seguro, mas confesso que terrorismo é uma coisa que me assusta um pouco. Espero que tudo se resolva sem vítimas, estarei orando aqui no Brasil também para que tudo acabe bem.

    Fica com Deus.

    • Isso não vai fazer a criminalidade aumentar na Austrália. O país continua super seguro, pode vir sem neuras, a chance de isso acontecer de novo é quase nula, vide os EUA que é o maior alvo dos extremistas… A muito tempo não aocntece nada.

      Vc corre muuuuuito mais risco de sofrer com a violência em um dia em SP do que em um ano de Austrália.

  3. Oi, Jerry e Michelle!

    Venho acompanhando o site de vocês ha um tempo pois sonho em conhecer a Austrália.

    No momento em que vi esta notícia, procurei de imediato o site. Estou feliz que ambos estejam bem e, ao mesmo tempo, triste pelo ocorrido com as duas vítimas.

    Que Deus os proteja.

    Sou fã do site.

    Abraços

  4. O que acontece em um dia no Brasil de ruim não acontecerá nos próximos 500 anos na Austrália. Podendo vir venham.

  5. Olá Jerry e Michelle!

    Penso em imigrar para a Austrália. Poderia me dar informações de como fazer isso?
    Imigração familiar. Somente para mim e meu filho maior de idade. Eu tenho curso superior
    (Terapia ocupacional) e pós graduação em Saude Mental. Trabalho nessa área aqui na minha cidade. E meu filho é Técnico em Eletrônica e Edificações.
    Não temos o domínio do Ingles, e por isso poderemos fazer um trabalho mais simples ,e fazer curso de inglês.
    Somos Evangélicos, da igreja Sara Nossa Terra.
    Muito obrigada,
    um grande abraço
    Lúcia F. Schroeder

  6. BOA TARDE EU E MINHA FAMÍLIA ESTAMOS QUERENDO, MORAR AI NA AUSTRÁLIA, LOGO SURGI TANTAS DÚVIDAS, SERÁ QUE EMPREGO, E FÁCIL OU SÓ PARA QUEM TEM NÍVEL SUPERIOR, E PÓS GRADUAÇÃO? QUERÍAMOS O MELHOR A NOSSA FILHA. VOCÊS QUE ESTÃO AI HÁ ALGUM TEMPO PODE ME DIZER O PRIMEIRO PASSO A SER TOMADO? ALUGUEL MAS SIMPLES E MAS EM CONTA?

LEAVE A REPLY