Snowboard Australia

Publiquei este post em minha primeira viagem a Thredbo com amigos em julho de 2009. Thredbo é uma das áreas mais legais da Austrália para curtir o inverno.  Já estou contando os dias para a temporada de Snow deste ano e com bastante antecedência já combinamos com amigos a viagem para neve este ano. Desta forma, resolvi republicar este post sobre Thredbo para quem pretende curtir este inverno na Austrália esquiando ou fazendo snowboarding com algumas informações extras      que adquiri ao longo dos anos.

Neva na Austrália?

Screen Shot 2013-02-07 at 3.41.35 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

Esta é a pergunta que sempre ouço quando falo que viajei para fazer snowboarding. Ninguém imagina que um país tão famoso pelas suas praias e pelo sol, possa ter neve. Mas tem e esta neve faz a diversão de apaixonados por esporte na neve como eu.

Há quem diga que os meses de julho e agosto são os piores para se passar na Austrália. Mais do que o frio, os fortes ventos fazem que uma temperatura de 10 graus pareça -5. Ir a praia mesmo para andar ou correr no calçadão após um dia duro de trabalho faz o mais agasalhado e prevenido corredor congelar e muitos dos programas comuns ao cotidiano Australiano como ir aos parques, pegar uma piscina na North Sydney Swimming Pool contemplando a Harbour Bridge ao fundo ou apenas dar uma volta pelo Circular Quay, podem ser tornar menos agradáveis.

thredbo4  Snowboarding e Muita Neve na Australia thredbo4

Contudo, gosto do frio Australiano. Uma das coisas que mais me agrada em Sydney é que geralmente as estações são muito bem definidas. No inverno esfria no verão esquenta. Simples e prático como todo lugar deveria ser.

Mas se no verão parece óbvio ir à praia, aos parques ou apenas curtir um pouco mais o calor australiano, o que fazer no inverno além de se encolher em uma das poltronas do Max Brenner e tomar 10 chocolates quente?

Sem dúvida no inverno não há programa melhor, mais legal, divertido, atlético e radical que ir para Threbo fazer Snowboard.

Indo para Thredbo (Pit stop em Camberra)

Screen Shot 2013-02-07 at 3.56.02 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

Em 2009, quando fui pela primeira vez, Eu, a Michelle e mais dois casais de amigos saímos de Sydney quinta a noite em direção a Camberra onde passaríamos a noite para no dia seguinte seguir para Thredbo.

thredbo2  Snowboarding e Muita Neve na Australia thredbo2

Eu que saí de Sydney trajando bermuda e camiseta, quase congelei ao descer do carro ao chegar ao hotel em Camberra. Os 0° marcados no termômetro do carro davam uma ideia do que seria o tempo em Thredbo. Como a viagem para Thredbo é um tanto longa paramos na capital australiana (não, não é Sydney, é Camberra) para um rápido pit stop. Na verdade não tão rápido, dormimos no Hotel Formule 1 para na manhã seguinte chegarmos em Thredbo a tempo de fazer um snow na montanha.

O Dia em que Congelei

Screen Shot 2013-02-07 at 4.31.15 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 4
Eu congelando mesmo com roupa específica para neve e com nível de proteção alto.

Nas vezes seguintes que fomos seguimos direto pra Thredbo e não aprendi a lição dos anos anteriores. No último ano, ainda de bermuda e camiseta, desci em Jyndabyne e para minha surpresa, ao tirar o tênis para colocar a bota de snow, meu dedo do pé estava congelado. Não sentia nada e por mais que tentasse ressuscitá-lo ele não voltava. Nem um boca a boca trazia meu dedo já azul de volta. Então falei da minha situação para um casal de amigos enfermeiros que estavam na viagem conosco e para meu desespero eles apenas riram.

Comecei a aquecer, correndo de um lado para o outro e depois de uns 15 minutos correndo no estacionamento meu dedo voltou. Aleluia!

Freezing!!!

Screen Shot 2013-02-07 at 4.33.27 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 4

Logo pela manhã pudemos ver como é viver dentro do freezer. Com o carro todo congelado, precisei de uma espátula emprestada por um amigo mais preparado e experiente em viagens pra neve, para remover o gelo que congelara meu vidro dianteiro.

Poucos minutos antes tive a inteligentíssima idéia de jogar água e ligar o impador de para brisas, o que só fez a camada de gelo se tornar mais espessa e difícil de remover.

Jindabyne

Screen Shot 2013-02-07 at 5.12.22 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 5

Ficamos em jindabyne, uma cidade há cerca de 25 minutos de Thredbo. Jyndabyne é uma daquelas cidades que praticamente não existiria se sua vizinha não ficasse coberta de neve no inverno.

Todo mundo com quem eu falava não morava ali e tinha vindo para cidade apenas para trabalhar durante a estação e depois voltariam para suas cidades. A cidade é legalzinha, típico interior. Um shopping onde ficam todas as lojas da cidade, alguns hotéis em volta, meia duzia de casas, um lago e nada mais. Geralmente se opta por ficar em Jyndabyne, pois os hotéis são mais em conta.

Quanto Custa ir para Thredbo

Thredbo é uma viagem que pode ser de média para cara ou muito cara, dependendo do luxo e regalias que você queira ter.

A viagem completa para esquiar ou fazer snowboarding por 2 ou 3 dias não sai por menos de $700 dólares por pessoa e inclui Lift, hotel, refeições e aluguel do equipamento se necessário. Não inclui gasolina.  É necessário alugar roupas especiais, comprar acessórios como luvas, óculos e roupa térmica, alugar o hotel, além do caríssimo lift ($100 dólares por pessoa por dia), a entrada do parque e alimentação. Se você gostar muito vale a pena comprar todo equipamento como fiz há alguns anos. Para os interessados abaixo vou dar a dica de onde encontrar equipamentos mais baratos.

Screen Shot 2013-02-07 at 3.36.13 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

O lift é o conhecido “teleférico” que te leva para o alto da montanha. Impossível esquiar e não pagar. No primeiro dia, quem nunca esquiou ou fez snowboarding vai para na pista mais curta que “teoricamente” poderia se subir andando, mas que na primeira vez me fez perder quase dois quilos e quase não conseguir levantar da cama no dia seguinte. Subir uma pista ingrime, na neve, num dia frio, mais de 10 vezes num dia, faz você achar os $110 dólares do lift uma pechincha.

Pistas em Thredbo

Screen Shot 2013-02-07 at 3.36.27 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

Fazer snowboarding não é difícil. Cansa, você cai muito, fica irritado, mas depois de um tempo, já está seguro e descendo tranquilo e após alguns anos já começa a fazer algumas manobras, pular nas rampas, e tentar algumas regalias.

A grande dificuldade do snowboard não é ficar em pé e descer, o que eu fiz já logo na primeira descida enquanto o Sandro, meu amigo mais experiente em snow apavorado gritava para eu não descer direto, o maior problema é frear e controlar o snow, o que percebi um pouco mais abaixo quando capotei que um um fusca velho na ribanceira.

Screen Shot 2013-02-07 at 3.41.53 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

Nas horas seguintes, você vai queimar mais calorias que um queniano numa maratona só levantando dos tombos, um deles que me fez ficar com as costas doendo até quase 3 semanas depois. Porém, com mais calma e paciência, seguindo as dicas de gente mais experiente e pode até fazer uma aula para pegar a manha.

Screen Shot 2013-02-07 at 3.48.29 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

Por incrivel que pareça – depois é claro de pegar alguma experiência na pista menor – as pistas do alto da montanha são mais fáceis além de muito mais divertidas. A neve é muito mais fofa o que faz os tombos quase tão legais quanto descer a montanha. Além disso, a neve mais macia Torna muito mais fácil controlar o snow.

Screen Shot 2013-02-07 at 3.42.18 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

Snowboard se tornou rapidamente um dos meus esportes preferidos, logo atrás de jiu jitsu, kart e vale tudo. A vista, a sensação e principalmente a velocidade fazem deste esporte um dos mais legais e viciantes que existem e me fazem sempre que viajo para algum lugar com neve, colocar meu gear e procurar alguma montanha.

O Famoso Boneco de Neve

Screen Shot 2013-02-07 at 4.21.13 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 4

Ir pra neve é como viver num filme. Você desce a montanha, depois vai pro restaurante (também na montanha) comer muito bem enquanto curte a paisagem e a companhia, toma um chocolate quente com os amigos, tira fotos, curte o dia com a namorada, faz boneco de neve e tudo aquilo comum aos filmes de natal americanos. Muito legal e e tranquilo.

Screen Shot 2013-02-07 at 4.08.30 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 4

Como não podia faltar fizemos nosso boneco de neve, com direito a nariz, óculos e até pés, algo raro nos outros bonecos que vimos ao redor. Já a guerra de neve não é tão divertida como nos filmes, cansa demais e como não podia deixar de ser, acertei uma bola gigante de neve sem querer na cara de um homem que estava tirando fotos com a família. Graças a Deus ele levou muito na esportiva e ainda me tacou uma boa de volta.

A Noite em Thredbo

noite thredbo  Snowboarding e Muita Neve na Australia noite thredbo

No primeiro dia quisemos sair a noite pra conhecer mais a cidade e comer, mas de fato é que tirando a neve, o snow e as montanhas, não há muito o que se conhecer. Tudo do mais legal fica ali na montanha mesmo. Além do mais, você está morto e só que chegar no hotel e dormir.

Fomos a uma pizzaria muito boa (a fome contribuiu para a qualidade da pizza) e não tão cara. Gastamos cerca de $70 dólares para 6 pessoas e comemos muito.

No dia seguinte preferimos comprar algo e comer no hotel mesmo. O Hotel por sinal foi bom. Nada fenomenal, mas suficiente, afinal, numa viagem destas o que você menos quer é passar tempo no hotel.

Let it Snow

Screen Shot 2013-02-07 at 3.48.56 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

A única coisa que estava fazendo falta era ver neve caindo do céu. Ela estava por todos os lugares, mas ainda não tinhamos visto nevar realmente. Porém, na volta pra Sydney, saindo de Thredbo, Deus nos presenteou com cerca de 15 minutos de neve que fez que outros turistas como nós, saíssem dos carros e ficassem curtindo mais esta obra de Deus. Contudo, depois disso várias vezes já peguei neve caindo e posso dizer que para fazer snowboarding, quando você está descendo a montanha e começa a nevar muito diminui a visibilidade, além de molhar bastante.

Screen Shot 2013-02-07 at 3.56.33 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

Uma das coisas mais legais das estações de esqui aqui na Austrália é o clima tranquilo. Como comentei durante a viagem, se o Brasil tivesse uma estação de esqui o lugar iria estar lotado, cheio de baladas por todos os cantos, a Globo ia fazer o especial Inverno na Neve da Globo na cidade, a Band ia levar a Ivete Sangalo pra fazer um show a noite, todos os famosos globais estariam ali, e você desceria a montanha com um doido exibido ao seu lado que desceria sem se importar com os outros atropelando o que passasse pela frente enquanto uma mulher de 40 anos ia ficar esbarrando em você a cada 10 metros e umas 300 crianças de 5 anos iam estar chorando perdidas na neve.

thredbo1  Snowboarding e Muita Neve na Australia thredbo1

Em Thredbo é tudo calmo, tem muita gente, mas é tranquilo, você consegue fazer tudo sem se estressar. Tudo é muito organizado. Crianças de 5 anos descem a toda velocidade sem atrapalhar ninguém, por sinal, você no começo se sente o pior dos snowboarders ao ver crianças ainda com fralda descendo a montanha (menor) com o estilo e velocidade de um profissional.

A Volta de Thredbo para Sydney

thredbo5  Snowboarding e Muita Neve na Australia thredbo5

A volta pra casa é o mais chato de toda viagem. Além das mais de 6 horas de viagem, a vontade de continuar em Thredbo faz qualquer outra coisa parecer boring. Na volta, quando fomos devolver as correntes alugadas para o pneu do carro, algo exigido por lei, perguntei para um atendente onde tinha um McDonalds ao qual ele me respondeu: CUMA? Perguntei novamente e recebi a mesma reposta: CUMA? Depois de pensar que ele fosse um parente muito distante do Didi Mocó e também tivesse o estranho habito de perguntar: CUMA???. Percebi que Cooma era a cidade no caminho para Sydney onde havia um McDonalds.

Screen Shot 2013-02-07 at 11.49.44 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 11

Paramos em COOMA para comer, a única cidade nestes 600 km que separam Sydney de Thredbo onde há um banco e uma lanchonete conhecida. Em Cooma tudo acontece a 5 km por hora. Eles conseguiram bater todos os records de espera num McDonalds quando me fizeram esperar 20 minutos por um sanduíche além da atendente levar 10 minutos para calcular o troco do meu amigo.

thredbo3  Snowboarding e Muita Neve na Australia thredbo3

Se você vem ou está em Sydney não pode deixar de ir para Thredbo. É uma experiência muito boa e certamente você corre o sério risco de se tornar um apaixonado por snowboard.

Mais que uma estação de Ski Thredbo é um lugar fantástico. Dá próxima vez que vier pra Sydney, considere planejar suas férias para o inverno e quem sabe você consiga aproveitar mais do que aproveitaria num verão. Se você está em Vitória também há algumas montanhas e estações de Ski na região. Aqui em NSW também há Perisher, que fica há poucos minutos de Thredbo

Onde Comprar Equipamento Barato

Screen Shot 2013-02-07 at 4.27.40 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 4
Eu montando os bindings na noite anterior

Como já disse você pode alugar o equipamento na montanha, mas se gostar muito pode comprar o seu. Isso lhe poupa uma boa grana das vezes seguintes. A melhor época para comprar roupa de neve é por volta de setembro, outubro, quando já acabou a temporada e o lugar mais barato para comprar é uma loja online da Nova Zelândia chamada Torpedo 7. Contudo lembre-se que você tem um limite de $1000,00 dólares para comprar produtos de fora da Austrália sem imposto.

Screen Shot 2013-02-07 at 5.05.23 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 5

Você vai precisar de :

  • Snowboard
  • Luvas
  • Calça de Neve
  • Jaqueta de Neve
  • Terma
  • Bota de Snowboarding
  • Bindings (Que prende sua bota no Snowboard)
  • Óculos

Depois que fui fazer snowboarding nos EUA no ano passado e cai de cabeça no gelo ao saltar uma rampa, recomendo também um capacete.

Paga que Eu te Ensino

Screen Shot 2013-02-07 at 3.51.20 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

Não caia nessa. Tem muito brasileiro malandro que pega outros brasileiros que estão por aqui e falam que se você pagar pela viagem deles, eles te ensinam como fazer snowboarding. Nem perca seu tempo. Alguém vai te passar algumas dicas sem te cobrar nada e você vai aprender rapidinho, se não tão rápido, pelo menos depois de alguns dias vai sair de lá caindo menos.

Cuidados a Serem Tomados

Screen Shot 2013-02-07 at 3.50.17 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

Primeiro tome cuidado com quem está na pista. Busque descer com cautela para não atropelar ninguém. Depois tome cuidado para não ser atropelado. Um amigo foi atropelado em 2009 e quebrou o braço. Saiu da montanha de maca. Depois tome cuidado para não roubarem seu equipamento. O Snowboard fica solto num suporte junto de outras centenas quando você para para comer ou ir ao banheiro. Numa destas ano passado peguei um cara saindo com o meu debaixo do braço. Ele pediu mil desculpas, disse que confundiu, etc, mas se meu amigo não vê a tempo eu ia tomar um prejuízo e estragar o resto da viagem, por isso tome cuidado.

Veredito.

Screen Shot 2013-02-07 at 3.41.45 PM  Snowboarding e Muita Neve na Australia Screen Shot 2013 02 07 at 3

Thredbo é muito legal, mas se você teve a oportunidade de ir fazer snow em outros lugares como Aspen, Lake Tahoe, Bariloche, etc, vai achar o lugar uma boa opção para quem está por aqui, mas longe de ser uma das melhores pistas de Ski ou lugares para curtir o inverno e a neve. Estive Lake Tahoe na Califórnia e achei muito legal e com uma estrutura muito melhor, assim como na Pensilvânia, mas de qualquer forma Thredbo é um lugar que vale a pena conhecer. Eu, se Deus quiser, volto pra lá neste inverno.

Saiba mais em: thredbo.com.au

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleComo Ir ao Médico na Austrália
Next articleO Apartamento que Morei em North Sydney
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

13 COMMENTS

  1. Gostei muito do novo layout, parabéns!
    Com certeza na minha próxima viagem a Sydney vou dar uma passada lá. Um grande abraço e obrigado por responder um email que lhe enviei mês passado.

  2. Olá, Gostei muito do blog novo.
    Comecei a frequentar este blog a pouco tempo e não pude ler todas as mensagens antigas.
    È possivel colocar um link para as mensagens antigas?

    Muito Obrigada

    Abs

    Patricia

  3. Aiiiiii que demais.. vou para Sidney em Junho vou ficar 1 ano aii… não sabia ter certeza de que nevava na Australia… mais simm concerteza vou ter que dar um jeito de visitarr

LEAVE A REPLY