Quando cheguei aqui existia (e ainda existe) um restaurante brasileiro, modesto, mas com uma boa comida, chamado Casa Brasil. O restaurante, apesar de bom, não oferecia nada além daquele arroz com feijão e bifree que você come em casa pelo menos uma vez por semana no Brasil, mas pra quem está aqui na Austrália isso era um prato cheio.

Com o tempo foram abrindo outros restaurantes brasileiros, o primeiro que me lembro foi um outro em Petersham, na época fomos lá e apesar de bem caro, gostamos muito. Depois veio o Brazuka, com clima de bar da esquina foi conquistando a brasileirada de Manly com coxinha, guaraná e tudo aqui que você tinha saudade de comer depois de algumas semanas aqui. Ficava no fundo de uma portinha em frente ao ferry e mais tarde mudou para frente da praia. Terrível engano. Perdeu o clima e o preço de bar e acabou fechando as portas recentemente.

Depois vieram muitos outros e hoje tem mais restaurante brasileiro aqui do que brasileiro com saudade da comida de casa. Eu pessoalmente espero nunca mais pisar num restaurante brasileiro aqui em Sydney, ainda mais rodízio. Recentemente devido à aniversários, reuniões ou simples convites de amigos tenho ido quase todo final de semana em um diferente e toda vez saio de lá sentindo que atirei uma fortuna no lixo.

Sim, os restaurantes brasileiros aqui ficaram extremamente caros e os preços são inversamente proporcionais a qualidade da comida. Antigamente convidava meus amigos australianos para comer um churrasco em um bom restaurante brasileiro. Hoje tenho vergonha. O último australiano com quem fui a um rodízio me disse na hora da conta: Tão caro assim pra comer isso? SInto-me como um libanês levando um amigo pra comer um kebab de má qualidade por $50 dólares. Fora o cara ter que aguentar um monte de gente doida pulando que nem doido ao som de axé numa tv ao fundo.

O último aniversário de um amigo brasileiro que tive em um restaurante brasileiro quase chorei. $100 dólares por casal pra comer uns fiapos de carne que passavam de meia em meia hora. Hora assada demais hora mal passada. Na semana seguinte tivemos o aniversário de 21 anos de uma amiga australiana no Outback de Sydney e percebi a enorme diferença. Gastei $40 dólares por pessoa para comer uma carne enorme e maravilhosamente preparada, cebola frita até não aguentar mais, pães, salada, batata frita, refrigerante a vontade e pra finalizar sobremesa. Valeu cada centavo.

Lista dos Restaurantes Brasileiros em Sydney

Wildfire

  •     Overseas Passenger Terminal
  •     Ground floor
  •     Circular Qy
  •     Sydney 2000 NSW

Churras

  •     219 Oxford St
  •     Darlinghurst 2010 NSW

Churrasco

  • 240 Coogee Bay Rd
  • Coogee 2034 NSW
  •     60-70 William St (Cnr Riley St)
  •     Woolloomooloo 2011 NSW

Braza Churrascaria

  •     313 Barrenjoey Rd
  •     Newport 2106 NSW

Favela

  •     1 Kellett Wy
  •     Potts Point 2011 NSW

Fiesta on Oxford

  •     306 Oxford St
  •     Bondi Junction 2022 NSW

Amazon Steakhouse

  •     357 King St
  •     Newtown 2042 NSW

Brazuca Bar

  •     49 Sydney Rd
  •     Manly 2095 NSW

Semana passada fomos novamente a um restaurante brasileiro que já tinha ido poucas semanas antes com outros amigos (com um nome nada criativo) aqui em Sydney e mais uma vez me senti assaltado. A conta: $97,00 dólares por casal para comer mal, pouco e demorar tanto para passar um pedaço de carne na mesa que eu ficava até com saudade do garçom. Pelos mesmo $97 dólares você consegue comer muito bem no Rockpool, uma espécie de Fasano aqui de Sydney. O Rockpool inclusive figura na lista da revista francesa Restaurant como o segundo melhor restaurante da Austrália e top 40 do mundo.

Restaurantes Brasileiros na Austrália image 05 of 16
Rockpool, um dos melhores restaurantes da Austrália

Restaurantes Brasileiros na Austrália 07078ecp0281
Entrada do Rockpool

Restaurantes Brasileiros na Austrália rockpool sydney

Pratos sofisticados

Por $45,00 dólares por pessoa você come no Wildfire, um restaurante muito bom e tradicional aqui de Sydney, na boca do principal ponto turístico de Sydney, vendo o Ópera House ao fundo (mas muito perto) num ambiente muito legal.

Isso pra falar dos restaurantes tops. Tem outros muito bons, bem melhores que os magros churrascos brasileiros pela metade do preço.

Restaurantes Brasileiros na Austrália 22265
Wildfire. Comida excelente e vista para o Ópera House

Restaurantes Brasileiros na Austrália wildfire
Vista a partir da mesa do Wildfire

O problema é que quando a primeira churrascaria brasileira  abriu aqui em Sydney a comida era muito boa, farta, se comia bem, carnes de qualidade, atendimento bom e você nem ficava chateado em morrer em $50 dólares para comer lá. Com o tempo eles querem ganhar mais e gastar menos. O preço aumenta, a qualidade cai e você pensa 700 vezes antes de topar ir comer em um restaurante brasileiro.  Ai, devido a fama do primeiro, foram abrindo vários outros e cada um parece querer piorar ainda mais o que o anterior vinha fazendo.

Não é a toa que hoje a maioria destes restaurantes vive cheio apenas de brasileiros, pois nenhum australiano com bom senso vai gastar uma fortuna pra comer mal.

Este final de semana saímos com amigos pra comer e apesar de sempre aceitar sugestões rapidamente sugeri um Outback pra não correr o risco de alguém estar com saudade da comida brasileira.

Daqui pra frente, comida brasileira pra mim. só mesmo quando eu estiver em férias no Brasil ou no próximo aniversário de algum brasileiro saudoso.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleComida na Austrália
Next articleO Dia em que um Brasileiro foi Aplaudido na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

14 COMMENTS

  1. Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar pelo blog, que já sigo ha um tempo, mas por não ter viagem nem perspectiva próximade ir a Austrália, me atenho sempre a lê-los e suspirar.

    Gostaria de saber se o Outback de sidney é o mesmo aqui do Brasil, onde amo comer de paixão (mesmo sendo caro levar esposa e dois filhos). Se for, é uma boa notícia para um futuro longínquo o qual pretendo um dia visitar (ou morar) na AUS.

  2. Fala Jerry, beleza?

    Cara, pra você estar reclamando tanto assim dos restaurantes brasileiros, provavelmente está faltando você ir no Braza, em Leichardt.

    Como bom gaúcho, percorri todas as “so called” churrascarias de Sydney e sem sombra de dúvida o Braza é a melhor delas aqui em Sydney. Ok, não é baratinho, $45 por pessoa pelo rodízio (bem farto) de carnes, e side dishes ilimitados (polenta, aipim frito, arroz, feijão preto, banana a milaneza, salada, farofa, vinagrete). E lá você come até dizer chega, realmente me senti numa churrascaria de Porto Alegre, onde você mal respira e já tem outra carne chegando.

    Fui essa semana lá e fiquei muito satisfeito, especialmente ao descobrir que eles tem Skol e Bohemia 🙂

    Fica a dica.

    Abraço,
    Wagner.

    • Oi Wagner

      Já comi algumas vezes no Braza, mas hoje acho a qualidade muito inferior ao começo, quando eles abriram o primeiro em Leichardt.

      Da última vez que fomos lá meu amigo teve que ir buscar o garçom que simplesmente havia esquecido da nossa mesa.

      Fui também no de Newport duas vezes e foi pior ainda.

      Valeu

      Abs,

      Jerry

      • Pois é cara que estranho isso… normalmente, quando converso sobre isso com o pessoal que tá aqui há mais tempo, em geral a galera prefere a Braza em relação às outras, com exceção de um ou outro que gosta da Churrasco de Coogee…

        Acho que tem a ver principalmente com o dia da semana: já fui na Braza num sábado a noite e estava insuportável de tão cheio, porém mesmo assim o serviço foi razoável (considerando o movimento)…

        Minha dica é ir numa quarta por exemplo, onde o movimento é bem menor e tu és tratado como rei heheheh

        Abraço

  3. É, pelo visto a coisa ta feia por ai, rs.

    Ms aqui no ainda bem que aqui no Brasil não é assim,
    senão iria ter gente xingando tudo.
    God bLess you !

  4. O post não podia retratar melhor o que eu sinto quando vou em restaurantes brasileiros em Sydney.

    O único que ainda se salva, por não ter o preço tão salgado, é o Coco Mar em Dee Why.

    Quando o assunto é churrascaria, ai sim o preço vs. qualidade é ainda maior.
    Até a Braza, que o Wagner comentou acima, eu achei muito caro pra baixa qualidade das carnes. Lá a diversidade dos pratos e das carnes é boa, mas a qualidade é questionável.
    Sem falar nos $43,00 por um litro de caipirinha.
    Abs.

    • Oi Franklin

      Você mencionou bem. O único que salva é o Coco Mar pela qualidade e pelo custo benefício. POor $17.50 você copme muito bem lá.

      Eu concordo também em relação ao Braza. Quando ele abriu eu fui lá e era bom, hoje caiu bastante em todos os aspectos. Hoje sou mais comprar 1 quilo de picanha no açougue aqui perto de casa por $12,00 dólares e fazer na churrasqueira aqui do prédio. Dá pra 3 pessoas fácil.

      Valeu

      Abs

      Jerry

    • Hahahah mas só tu e o Chico mesmo pra pagar essa fortuna numa jarrinha de capirinha… E não sei pq tu tá reclamando aí, da última vez tu comeu bem faceiro né hehehe…

      Ok, concordo que o preço é salgadinho, mas eu não achei a carne ruim não… Como tu mesmo falou, a variedade tava show de bola e a qualidade até que tava bem boa, se comparada com as outras daqui…

      IMHO, a melhor relação custo/benefício ainda é no Cafecito — bom ponto, fácil acesso, preço honesto (melhoraram as quantidades das últimas 2 vezes q fomos lá).

      Aliás, Jerry, por acaso tu chegaste a ir uma chamada Pau Brasil, lá na Parramatta Rd (acho que alí é Burwood)? Nossa, aquela sim foi a mais horrorosa de todas… E ainda tentaram nos empurrar a “famosíssima” cerveja brasileira Palma Louca (?) por simbólicos $7…

      Abraço

  5. Eu estive no Brasil ano passado e comi em uma churrascaria considerada bem barata pra São Paulo, o Baby Beef do Extra da Marginal. Paguei acho que $36,00 reais por pessoa e comi absurdamente bem. Um gigantesco buffet de saladas, sushi e sashimi a vontade, macarrão preparado na hora e a vontade com uma enorme variedade de molhos também preparados na hora, além das carnes, muitas e passando o tempo todo e com uma ótima qualidade.

    Claro que não dá pra comparar, mas de qualquer forma as piores churrascarias brasileiras são bem melhores que as daqui.

    Ainda falta muito para as churrascarias brasileiras na Austrália oferecerem algo perto das churrascarias no Brasil.

    O probema que não é uma questõa de gosto ou ser pick, pois até os australianos que vão reclamam e acham caro.

    Foi bom no começo, hoje está decadente

    • Ah com certeza, a mais chiela das churrascarias do Brasil dá de 10 nas daqui… Em Porto Alegre temos um tipo de churrascaria rodízio que chama “espeto corrido” e “mini-espeto”, que basicamente são versões reduzidas do rodízio normal e tem apenas coraçãozinho, costela, maminha, vazio (fraldinha pros paulistas), cupim (não sei como vcs chamam essa), galeto (galinha assada) e salsichão. Em geral se paga uns R$ 15 e todas tem os sides (polenta, aipim frito, saladas, arroz e feijão).

  6. […] 9. @degalhoemgalho | é a cara da austrália – comidas típicas | LINK 10. @mikix10 | já experimentou vegemite? | LINK 11. @brazilaustralia | receita de scones – da australia para seu café da tarde | LINK 12. @drimiller | sydney: bares e restaurantes | LINK 13. @pablonacer | guia de vinho 2011 | LINK 14. @brazilaustralia | comidas você precisa experimentar na austrália | LINK 15. @brazilaustralia | a comida e restaurantes na austrália | LINK 16. @brazilaustralia | o melhor hot dog de sydney. | LINK 17. @brazilaustralia | restaurantes brasileiros na austrália | LINK […]

LEAVE A REPLY