Australia x Brasil

A frase que provavelmente mais ouço de brasileiros, tanto aqui, como os que estão no Brasil, ao se referirem a Austrália é que a Austrália é o Brasil que deu certo. Fazem geralmente esta referência pelo fato da Austrália e o Brasil terem climas parecidos em algumas partes do país e muitas belezas naturais.

Contudo, ao comparar os dois países sempre fica a idéia que a Austrália foi um país que deu certo e o Brasil não e esta constatação é correta, afinal, como costumam dizer os brasileiros que aqui chegam, “as coisas na Austrália funcionam”. De fato, a Austrália é conhecida mundialmente como “The Lucky Country”(O país sortudo) e todos os anos milhões de pessoas de todo mundo fazem planos para imigrar para o país e viver por aqui para sempre. Mas por que a Austrália aparentemente evoluiu tanto enquanto o Brasil ficou para trás?

1 – Não Há Abismo Social na Austrália

Screen Shot 2015-07-15 at 9.18.49 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 9

Existem muitos poucos pobres na Austrália e há empregos para todos. Mas o que faz que não haja este abismo é o fato de que há pouca diferença salarial entre as profissões na Austrália. O salário de um profissional de TI junior, recém saído da faculdade geralmente não é diferente de o de um faxineiro, um garçom ou porteiro. Além disso, todas as profissões são valorizadas e muitas vezes um encanador, eletricista ou pedreiro registrados ganham mais do que um engenheiro ou um contador por exemplo. Desta forma o pedreiro, o encanador, o banqueiro e o dentista vão aos mesmos lugares, comem nos mesmos restaurantes e muitas vezes moram no mesmo prédio.

Screen Shot 2015-07-15 at 9.17.31 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 9

Aqui na Austrália todos são respeitados independente da condição social ou profissão. É normal você ver pessoas trabalhando de garçonetes por 3 anos e dois anos depois estar trabalhando como advogada em uma grande empresa. Aqui todo mundo trabalha e todo trabalho é valorizado.

No Brasil apenas certas classes sociais tem acesso a uma melhor qualidade de vida. Isso acontece por que o engenheiro ganha $15,000 por mês, mas paga apenas $1,000 para empregada. Aqui na Austrália quase não existe empregada em tempo integral (que trabalha todos os dias em uma casa), mas se houvesse e uma empregada trabalhasse na casa de uma gerente de marketing, a gerente ganharia aproximadamente $6,100 dólares por mês enquanto a empregada cerca de $3,700.00 (líquidos depois de descontados os impostos). Desta forma a empregada vai esquiar no inverno, vai para Fiji nas férias, mora em uma boa casa e pode sair para jantar em um restaurante mais caro de vez em quando assim como a gerente de Marketing. A Austrália não é um país apenas bom para os ricos, mas bom para todo mundo.

2 – Há Pouca Corrupção

Global Corruptiuon Index 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 9

De acordo com o índice de percepção de corrupção mundial, a Austrália está entre os 11 países menos corruptos do mundo, a frente da Alemanha, Japão e Reino Unido.

Sim, há corrupção na Austrália, mas numa quantidade absurdamente menor e envolvendo valores muito menores do que no Brasil. No Brasil a corrupção política geralmente se refere a algum político que desviou dezenas de milhões de dólares de uma obra pública. Aqui a corrupção geralmente é algum político que passou um ano comendo em um restaurante caro e colocando a conta no cartão de crédito do governo. A do Brasil custa dezenas de milhões por ocorrência, enquanto aqui é geralmente alguns milhares de dólares.

Ano passado um político foi afastado na Austrália por que descobriram que ele aceitou uma garrafa de vinho de presente de um empresário.  Para quem quiser ler mais a respeito estou colocando o link abaixo.

http://www.smh.com.au/nsw/barry-ofarrell-resigns-after-being-caught-out-over-bottle-of-wine-20140416-36qpg.html

3 – A Maioria do Povo (inclusive os políticos) é Honesto

Screen Shot 2015-07-15 at 9.29.55 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 9

Este fazendeiro Australiano vende abacaxis na estrada. O detalhe é que ele chega pela manha, coloca os abacaxis em uma caixa na estrada com o preço e vai embora só voltando a noite para recolher o dinheiro e os abacaxis restantes.

Pilantra e gente desonesta tem em qualquer lugar, mas aqui na Austrália eles são de longe a minoria. Isso faz com que o país não seja apenas mais seguro, como também mais agradável. Geralmente as pessoas desonestas aqui (que são poucas) tentam se aproveitar mais de estrangeiros que não conhecem as leis e não sabem direito como buscar os seus direitos, mas tirando esta minoria, a maioria da população da Austrália é bastante honesta e justa.

Não é o caso no Brasil. Não que no Brasil a maioria seja desonesta, mas digamos que uma “medioria”, pois tem muita gente desonesta que se acha o exemplo de integridade. Lembro que recentemente aqui na Austrália um brasileiro postou em uma comunidade no Facebook criticando a corrupção e a desonestidade no Brasil, 3 dias depois estava lá ele de novo, em outra comunidade sugerindo a outro brasileiro que não pagasse as multas que ele tinha aqui, pois como ele estava voltando para o Brasil não “pegava nada”.

Tem muito brasileiro honesto e estes são sem dúvida os que acabam se dando melhor aqui, mas esta “medioria”é que acaba estragando o país. Se o dinheiro público não fosse desviado o Brasil certamente teria uma condição semelhante a da Austrália.

4 – O Acesso a Saúde de Qualidade é para Todos

Screen Shot 2015-07-15 at 9.32.05 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 9

Hospital Público em Sydney.

No Brasil as classes sociais mais altas possuem plano de saúde privado e usam hospitais particulares enquanto as camadas mais baixas tem que que depender dos ineficientes, lotados e mal administrados hospitais públicos, onde médicos são mais raros que bilhete da loteria premiado. Aqui na Austrália, não importa se você ganha $10 dólares por mês, ou $200,000, você usará o hospital público para emergências e atendimentos imediatos. Não existe atendimento de emergência em hospitais privados. Hospitais privados são apenas para atendimento agendado. Se um político e um garçom sofrerem um acidente no mesmo dia ambos serão levados para serem atendidos em um hospital público. Desta forma a qualidade dos hospitais é na maioria das vezes excepcional.

Screen Shot 2015-07-15 at 9.35.47 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 9

Parte da sala de parto onde tivemos o bebê. Esta é a área da banheira. Ainda há a parte com a cama e área de descanso. Hospital público de Sydney.

Recentemente tivemos nossa filha em um hospital público e eu tenho certeza absoluta (baseado na experiência que tivemos e no que vi das pessoas que escolheram hospitais particulares) que tivemos um atendimento muito melhor em todos os aspectos que se tivessemos escolhido um hospital particular.  Tivemos 2 midwives nos acompanhando durante toda gravidez, chegando depois de um certo período a ter uma consulta por semana. O parto foi realizado em uma sala super moderna, inclusive com banheira caso a mãe quisesse ter o parto realizado na água e com área de TV e descanso para o pai no próprio quarto. Ficamos em um quarto privado com atendimento o dia inteiro e durante o parto chegou a ter 4 médicos 2 enfermeiras e 2 midwives na sala de parto.

5 – Acesso à Educação Pública de Qualidade para Todos

Screen Shot 2015-07-15 at 9.08.29 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 9

Por causa do sol forte, chapéu faz parte do uniforme dos estudantes na Austrália

Na Austrália a educação pública é excelente (muda um pouco dependendo do bairro) e se seu filho tiver um rendimento acima do normal ele pode ser transferido para escolas especiais para os alunos com melhor desempenho. Em North Sydney morei ao lado de uma destas escolas onde inclusive estudou a Nicole Kindman. Na faculdade, o governo paga pelo valor do seu curso e você só precisa pagar quando estiver trabalhando e ganhando um salário acima de um certo limite.

6 – A Vida Acontece Do lado De Fora

Screen Shot 2015-07-15 at 8.56.16 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 8

Não sei por que o Australiano gasta tanto comprando imóvel quando a vida aqui acontece fora de casa. Eu nasci e cresci em São Paulo e a vida lá (tirando quando eu era criança) era de casa pro clube, do clube pra escola, da escola pro shopping… Tudo no Brasil, principalmente por questões de segurança, acontece entre 4 paredes. A Vida na Austrália é outdoor. Tudo aqui acontece ao ar livre. Os restaurantes mais cheios são os com vista para o mar, as praias ficam lotadas aos finais de semana e de ciclismo a parapente o povo está sempre fazendo algo fora de casa.

Screen Shot 2015-07-15 at 8.57.57 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 8

7 – Você Absolutamente Não Se Preocupa com Segurança

Screen Shot 2015-07-15 at 8.53.22 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 8

Os caixas eletrônicos na Austrália ficam na rua (literalmente)

Não me lembro de nem apenas um dia em que me preocupei de qualquer forma com minha segurança aqui. Você saca dinheiro nos caixas eletrônicos a qualquer hora do dia e da noite, literalmente no meio da rua, sem se preocupar, você vai no trem trabalhando em um MacBook e ouvindo algo no iPhone sem ficar com medo de alguém lhe roubar e sequestro ou assalto a mão armada são palavras que você jamais irá ouvir aqui. Há uns anos publiquei aqui uma matéria que tinha saído na capa do Manly Daily, o principal jornal de Manly onde a matéria de capa era sobre um peru (sim, um peru, aqueles de natal só que vivo) tinha destruido o jardim de uma velhinha e ela estava cobrando providências. A não ser que você tenha medo de peru (no bom sentido) você não terá com que se preocupar por aqui (vale lembrar que alguns bairros são mais seguros que outros).

Screen Shot 2015-07-15 at 9.00.20 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 9

Garota usando o Macbook enquanto aguarda o ônibus chegar em Sydney, Austrália

8 – Cada um Lava sua Privada

Limpando Casa 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 8

Semana passada li um artigo muito bom do Gregorio Duvivier (aquele ator do Porta dos Fundos) em que ele falava que em países em que você lava sua própria privada ninguém mata por uma bicicleta. Concordo com ele e a Austrália é um grande exemplo disso. Muitas brasileiras me escrevem falando que é impossível viver sem empregada quando você tem filho pra cuidar. As mães Australianas então fazem o impossível, pois cuidam dos filhos, cuidam da casa, depois que os filhos tem 6 meses voltam ao mercado de trabalho e fazem tudo isso sem empregada, lavando suas próprias privadas, preparando suas próprias comidas e organizando a própria vida. Claro que se você perguntar para cada uma delas se elas gostariam de ter uma empregada em tempo integral eles provavelmente diriam que sim, mas para se ter uma empregada aqui nas mesmas condições de trabalho de uma empregada no Brasil, custaria cerca de $5,000 dólares por mês(contando impostos e demais direitos trabalhistas).

Crianças ajudando na limpeza da casa 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 8

As crianças também aprendem desde cedo a ajudar nas atividades da casa. As crianças ajudam a lavar louça, passar aspirador e arrumar a casa e nenhuma criança morreu por causa disso até hoje. : )

9 – Não Há Ambições por Status

Porsche Australia 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo porsche policia australia

Marca é tão insignificante na Austrália que até a polícia tem Porsches

Aqui na Austrália se você parar na porta do lugar mais caro (vamos dizer um restaurante) dirigindo um fusca 1979 caindo aos pedaços, ou um Porsche 911 0KM conversível, ninguém vai sequer virar o pescoço para prestar atenção. Aqui ninguém tem ambição por carro, coisas, marcas, etc. Aqui cada um se veste como quer, dirige o que quer, vai onde quer sem se preocupar com aparências ou com que os outros vão achar. Aqui todo mundo é tratado igual. Quando troquei de carro ano passado fui visitar algumas concessionárias e passei na concessionária de uma marca considerada de luxo no Brasil para conferir uma promoção(aqui geralmente você tem várias concessionárias de várias marcas na mesma rua). Cheguei lá de bermuda velha, camisa de pijama (literalmente) e chinelo. Ao entrar na concessionária comecei a abrir os carros, sentar e mexer em tudo, quando um dos vendedores veio pra mim e falou: “Boa tarde, você gostaria de um café?”.

Quais as chances disso acontecer no Brasil? No Brasil o cara já ia me pedir para não mexer nos carros, não tocar nisso ou naquilo. Aqui ninguém está nem ai pra você. Tenho amigos que não são ricos e tem carros caros não por que querem aparecer, mas por que simplesmente é o carro que eles gostam, como tenho amigos milionários que tem carros bem mais simples apenas por que eles não ligam pra carros. Aqui cada um vive como quer e do jeito que quiser.

10 – Há Desenvolvimento e Manutenção

Calçada em Sydney 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo calcada em sydney

Lembro que no Brasil algumas vezes construiam algo legal e 1 ano depois já estava caindo aos pedaços. Aqui tudo que é construído recebe manutenção. As calçadas são limpas, organizadas, sem buracos, não há buracos nas ruas, as ruas são limpas diariamente com máquinas especias. Acho que raramente vi aqui algo quebrado ou sujo. O mais interessante é que aqui eles cuidam não apenas da propriedade privada, mas pública.

11 – O Governo Provê Suporte para Famílias

House Comission 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo house australia

Apartamento que era parte do Housing Comission. Housing Comission são propriedades fornecidas pelo governo para famílias enfrentando dificuldades financeiras, idosos ou desempregados.

O governo Australiano está sempre pronto a ajudar quem necessita. Idosos, mães solteiras desempregadas, pessoas doentes ou com deficiência possuem todo apoio do governo seja para moradia, alimentação e até para outros gastos como remédios e atividades

12 – É Possível viver Bem Gastando Pouco

Piscina pública de North Sydney na Austrália 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo north sydney australia

Qualquer pessoa que trabalhe tem acesso a uma qualidade de vida considerada de rico no Brasil. Quando cheguei em Sydney morei em North Sydney e por $5,00 dólares podia frequentar a piscina pública de North Sydney, ao meu ver, a mais bonita da Austrália.

Honda Jazz 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo blue Jazz 360 panel01

Honda Jazz – Entrada de 10% + $69 por semana

Um Honda Fit (chama-se Jazz aqui) é um carro popular e um Honda Jazz completo (ar, direção, vidros e travas elétricas, bluetooth e todos os equipamentos que você imaginar) custa $2,000 dólares de entrada + parcelas de $69,00 dólares por semana. Um detalhe é que o carro mais completo no Brasil é o básico (entre level) aqui. Aqui existe um maior respeito pelo consumidor. Se oferecerem algo ruim ninguém compra.

Aqui ninguém te explora também. Seguro de carro, IPVA, IPTU e outras contas são razoáveis. Você não perde o sono por que chegou sua conta do seguro. Eu pago $900,00 dólares de seguro por ano enquanto um amigo meu no Brasil, com um carro semelhante paga 10 vezes mais. UM carro que custa $50,000 aqui chega a custar $150,000 no Brasil.

13 – Cada um Respeita seu Próximo

Screen Shot 2015-07-15 at 9.39.52 pm 11 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo 13 Motivos Por Que a Austrália é o Brasil que Deu Certo Screen Shot 2015 07 15 at 9

Australianos indo de bicicleta para o trabalho pela manhã

O povo Australiano é muito educado e cada um respeita o seu próximo (mais uma vez, claro que há exceções). Desta forma, voc6e pode ir de bicicleta para o trabalho sabendo que será respeitado no trânsito. A consequência disso? Muitas pessoas trocaram o carro ou o transporte público pela bicicleta para ir ao trabalho. Além disso o povo costuma se ajudar mais e quando há uma pessoa ou causa precisando de ajuda ela geralmente é rapidamente resolvida.

Alguns outros Fatos sobre a Austrália em comparação ao Brasil que Talvez você não saiba

  • Em média se vive 8.79 anos a mais quem vive na Austrália em comparação com o Brasil.
  • No Brasil você tem cerca de 25 vezes mais chances de ser assassinado do que na Austrália
  • O Australiano ganha em média 72% a mais que o brasileiro
  • A divisão de classes é 71.2% maior no Brasil
Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleComo é morar em Perth como Estudante
Next articleFesta de 10 Anos da WEST 1
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

173 COMMENTS

  1. *Muitos suspiros lendo esse post*.
    Como não amar esse país?
    É a mentalidade de coletividade à frente do egoísmo que impera em outros lugares. Que continue sempre assim 🙂

    • Você não vê a hora de sair dessa roça, para ir desfrutar do desenvolvimento que outros trabalharam para produzir, né? Típico vagabundo que se acha melhor que os outros. Vai logo seu podre.

      • Fica aqui então lutando pelos funkeiros, pelos traficantes, pelo trombadinha que rouba seu dinheiro no caixa eletronico quando você saca, fica aqui pelo tanto de filha da puta que destroi a própria vida e a vida da familia enchendo o rabo de cachaça, fica aqui pelos politicos que roubam e ficam impunes, vai la luta aqui, você vai gastar tua vida e mais umas 100 encarnações pra começar a ver mudança nessa merda chama Brasil (nem chamo isso aqui de roça porque na roça tem muita gente descente o problema do Brasil ta é nos centros urbanos mesmo).

      • Cadê o seu respeito pela opinião do cara? Eu não achei o que ele disse desrespeitoso, mas se você achou, o que o faz ser melhor que ele agindo (também) com desrespeito?

      • Quero ser honesto, trabalhar duro, construir e conquistar. Porem aqui só irei conseguir trabalhar duro. Ja tive a oportunidade e fui desonesto? porque? porque não tinha como pagar 300 reais para ver um show, entrei pela “porta dos fundos”. Queria muito ter a condição de ter pago pelo show, mas meio salario minimo era muito para minha pobre mãe. Então sim fui desonesto e seria novamente nesse pais. Porque infelizmente é isso que ele proporciona para nos… Não há condiçoes de trabalhar para conquistar. Ganhando mil reais, só da para ter um carro com 20 anos de idade caindo aos pedaços.

        Sim vou embora não porque não quero trabalhar, ou porque quero “abusar” de um sistema melhor. Vou embora não porque não quero fazer direito. O que mais queria na vida era um sistema justo e trabalhar duro, ser um cidadão do bem. Vou ir porque não aguento mais trabalhar para ganhar mil reais por mes e ter que pagar 40% em impostos, e não receber nenhuma infraestrutura, vou embora porque enquanto me mato para ganhar mil, milhões são roubados em brasilia, vou embora porque todo mundo tenta te passar a perna aqui, vou embora porque mesmo que eu tenha sucesso aqui nunca terei segurança, Quero ir porque não quero ter que entrar pela porta dos fundos do show que custa um salario minimo, porque não quero ter um carro velho, porque não quero estradas esburacadas estragando a suspenção do meu carro velho, porque não quero “sofrer” para comprar um carro de 30 mil, e ser assassinado se não aceitar o assaldo… e pelo principal motivo, porque não quero ter um filho em todas essas condições. Sim Vou Embora com muito orgulho, e sim terei vergonha em falar que sou brasileiro. Infelizmente nascemos nessa patria que hoje se direciona para o fundo do poço, e a vida é muito curta para “esperar a melhora”. Sim Vou Embora!

        • Perfeito teu comentário! Na real temos MUITOS motivos pra sair do Brasil. Se fossemos citar todos, vish, dava pra ficar o dia inteiro aqui falando. São tantos problemas nesse país que olha, qualquer país de primeiro mundo que você for (mesmo tendo seus problemas, porque nenhum lugar é perfeito) você vai estar no paraíso. E cada vez vejo que quanto mais cedo sair daqui, melhor. Não importa o quanto o seu começo de vida num país de primeiro mundo seja ruim. Você pode começar por baixo mesmo, trabalhando nos piores empregos, mesmo assim vai estar ganhando um salário minimo muito superior, fora toda a segurança, educação, saúde e milhares de outras coisas que um país de primeiro mundo te proporciona. Ou seja, você sofre, mas tudo compensa, diferente daqui do Brasil onde você sofre mas só tende a se frustar. Tem muita gente inteligente por aqui que estuda dos monte, gasta horrores fazendo uma faculdade, tudo pra no final das contas conseguir um estágio (ainda com muita dificuldade de conseguir uma vaga) pra ganhar uma merreca, fora que depois quando se forma ainda tende a continuar ganhando uma merreca. Os impostos só aumentam a cada ano, o salário minimo continua uma piada e retorno do governo em infraestrutura e todos os investimentos simplesmente não existe. É simplesmente revoltante!

      • Olha lá, o caviar que xinga quem quer se mandar do Brasil, mas a primeira coisa que faz é ir “desfrutar do desenvolvimento que outros trabalharam para produzir”.

        Nada de novo no front!

    • Que tal começar a fazer da roça um pais de verdade, eles não são assim do nada, pode começar a mudar a partir de suas decisões e atitudes, se cada um fizer sua parte, assim como eles fazem lá, seria muito melhor, mas aqui as pessoas ficam esperando a mudança a partir de outros do mesmo jeito q você está, é muito fácil largar o errado de lado e por a culpa nos outros se você nao faz nada a respeito pra mudar o seu próprio país.

  2. Tive uma boa amostra deste padrão de excelência durante minha curta estada em Sydney quando, após uma forte tempestade, uma arvore de grande porte tombou em frente ao studio que estava (com a queda esta arvore bloqueava parcialmente apenas a calçada). A tempestade ocorreu próximo das 17 horas e questionei minha esposa sobre quanto tempo demoraria para que a mesma fosse retirada. Para nossa surpresa, no outro dia pela manhã quando nos dirigíamos para a escola, isso por volta das 8 horas, a árvore tombada já estava cortada em 4 partes, já separadas e empilhadas não atrapalhando nada nem ninguém, apenas aguardando o carregamento. Eficiência simplesmente surreal e improvável de acontecer aqui no Brasil infelizmente.

    • Como improvável Thiago?

      Aqui no Brasil, ás 07hs da manhã a tal da arvore ja teria sido levada por assaltantes…. Isto se a Receita não confiscasse primeiro…

      Quanto a Australia, fiquei sobremaneira curioso em conhecer… Infelizmente, pela vivência neste Brasil, somente darei credibilidade a esta matéria quando ver com meus próprios olhos…

      Parabéns pelo Post!

    • uma vez uma arvore caiu perto do meu colégio, as 7 horas da manhã ela estava caída la, depois ao meio dia ela já estava cortada e não estava mais atrapalhando o fluxo

      • Gustavo, certamente no Brasil também tem muita gente trabalhando seriamente, enquanto preguiçosos como o sujeito acima querem tudo prontinho para eles. Países desenvolvidos só o são porque muita gente trabalhou duro para fazê-los assim. E os tópicos 1, 3 e 5 do texto são o que fazem toda a diferença!

    • Morei em Vancouver – BC – Canada por um ano entre 2010 e 2011 e um amigo meu morou numa cidade proximo Sidney (ele morou no Canadá antes e insistiu pra que eu passasse um tempo lá), quando ele voltou conversamos, chegamos a conclusão que o estilo de vida dos dois países é quase a mesma coisa, exceto pelo frio, e algumas coisas mais culturais, tipo musica esporte etc, cultura em geral, e ah, o frio (no canada) e o sotaque tanto canadense quanto australiano que de inicio soa estranho mas muito, muito legal!
      Sou apaixonado por lá, não faço questão nenhuma de ir pros eua.
      Recomendo fortemente qualquer um dos dois países.
      Se tiver oportunidade vá, existe inclusive no site da embaixada canadense lista de mão de obra que eles precisam, eles importam mão de obra. (canada é maior que o brasil e tem em toda a sua extensão uma população equivalente à do estado de são paulo). Eles precisam de medico a pedreiro. Não sei se a australia importa mas vale a pena procurar. Você consegue ate cidadania se conseguir passar pelo crivo do governo. te desejo sorte amigo espero que você vá, pretendo ir pra lá assim que terminar a faculdade.

    • Cuidado, pois a imigracao nao he facil.

      Voce precisa ter um mestrado em uma area de carencia da Australia e comecar o processo no Brasil. Precisa falar e escrever ingles.

      O erro que muito brasileiro comete eh de chegar la com visto, ficar ilegal e depois ter que passar a lavar pratos o resto da vida e torcer para nao descobrirem.

  3. Texto certíssimo, esse Brasil é realmente um lixo comparado com países desenvolvidos, mas como vou deixar o meu caldo de cana com pastel de queijo, meu açaí com banana, minhas refrescantes praias sem tubarões, minha cidade maravilhosa, minhas trilhas na mata atlântica, meu mamão papaia com granola, meus sucos de frutas pra viver down under longe de tudo!!! No way, mate!

  4. A Austrália com 23 milhões de habitantes é muito mais fácil de administrar, mas a diferença entre o Brasil e Austrália é um abismo do ponto de vista histórico, econômico e ético. O Brasil vive uma crise econômica, social, ética e moral, quase 200 milhões de pessoas com a “síndrome de Estocolmo”. No Brasil quem não é corrupto é corruptível, raras são as execuções.

    http://www.klimanaturali.org

    • Falou besteira.

      Australia foi povoada por criminais que a Inglaterra de barco e deixava la. Existia o povo nativo e foi usada escravidao tb.
      A historia dos dois paises eh muito parecida. A diferenca eu acredito ser da influencia asiatica na Australia e da influencia africana no Brasil.

        • COM CERTEZA FOI ISSO.. A INFLUENCIA INGLESA, COM CÓDIGOS DE LEIS , ALIÁS NA AUSTRALIA AS LEIS SÃO MAIS SEVERAS QUE NA INGLATERRA, MAS POSSUI UM CLIMA MUITO MAIS AGRADAVEL…O QUE ESTRAGOU O BRASIL FOI A COLONIZAÇÃO EXPLORATÓRIA E PREDATÓRIA DOS PORTUGUESES !!!

      • Acho que quem falou besteira foi você. A “cultura africana” nunca esteve no poder no Brasil – ao contrário, sempre foi marginalizada e discriminada.

        O “jeitinho” e a vontade de levar vantagem em tudo são características essencialmente LATINAS. Portugal roubou tudo o que pôde e o que não pôde do Brasil por mais de 300 anos, e não construiu NENHUMA universidade em solo Brasileiro (nos EUA, já havia universidades erguidas pelos ingleses desde o século XVII). Itália e Espanha estão entre os países mais corruptos da Europa. O individualismo impera. As republiquetas latinoamericanas nada mais são do que reflexos desse comportamento.

      • Lewis,vc tem razão. O Brasil foi conquistado por criminais portugueses ‘de nobreza’. A Australia era uma colônia penitenciária de criminisosos Ingleses na época. Chamados de ‘POMS’ ou ‘POMMIES’, sendo ‘Prisoners of Mother England’, segunda as letras. Prisioneiros(as) da Rainha.
        Eles e elas se desenvolveram e seus filhos construriam um dos países mais modernas e democráticos do mundo, alí do outro lado do globo. E o Brasil confuso e cheio de bagunça…Não tem nada a ver com influência Africana ou Asiatica – é o povo mesmo. Não querem saber de nada. Moro já 30 anos no Brasil (sou Belga) e nada muda. Também morei 12 anos na Africa. Nada muda lá. Será que Australia vai ser meu próximo destino para mim ter uma vida tranqüila como jornalista aposentado? Yes Mate, I Speak English. Good’Day Mate. Wadda u think?

      • Aonde eu moro não tem nada de influencia africana

        99% dos politicos aqui são brancos, e população da minha cidade deve ser 65% brancos, restante indios misturados com brancos, mulatos e negros

  5. lindo texto, realmente me convenceu que Austrália é um ótimo lugar para viver, mas o que me deixou triste é ver que o maior problema do Brasil é o brasileiro. Você fala muitas vocês que o australiano respeita o próximo, imagino que se o brasileiro fizesse o mesmo e se preocupasse em melhorar o país ao invés de ir morar em outro, já ajudaria bastante.

    • A austrália é capitalista, o problema daqui é o comunopetismo. As pessoas não vão embora porque as condições são difíceis. Vão embora porque as perspectivas são ainda piores.

  6. Sabe, eu achei muito bom seu texto, embora também ache que a Austrália é menor e por isso mais fácil de administrar. Isso é desculpa? Não mesmo, pelo contrário! Mas vamos lá, assim como os comentários acima (não os julgo) parece realmente ser mais fácil “sair dessa roça” do que tentar fazer sua parte. Eu adoro o Brasil e é só abrir o facebook pra ver que todo mundo é honesto, incorruptível e sempre ajuda o próximo (sqn). Vendo os comentários de todo mundo que só quer largar o barco, a gnt sabe que se essas pessoas mudassem de país dariam 110% a mais pra outro país que sua própria casa, mas lá na rede social só quer ver o menor morto, quando passa mulher na rua mexe sem nem pensar 2x, diz que político é tudo ladrão mas na primeira oportunidade de se dar “bem”, está lá! A maioria só quer viver no mar de rosas europeu, mas ninguém move uma palha. Nada contra, mas é difícil ver que uma juventude com tanto pra somar, só pensa em diminuir ao invés de pelo menos tentar.

    • Boa Amanda! Essa é a grande questão…
      Vestir a camisa do lugar de onde somos… Vários outros lugares do mundo são muito bons, mas estamos aqui! Então vamos dar o nosso melhor e fazer o que podemos aqui!
      Desistir não deveria ser uma opção! 🙂

      Eu acredito que se Deus me colocou aqui onde estou, tem um motivo para isso! Existe algo a ser feito; na verdade existe muito a fazer, mas poucas pessoas realmente dispostas…
      “Jesus tinha razão quando disse sobre os dispostos: E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita.”
      Lucas 10:2

      Sempre podemos ajudar de alguma forma, pelo menos no nosso ambiente de convívio!

      • Como brasileiro que morou na Australia, me sinto ofendido com esse texto.

        Primeiramente é sim uma realidade que no Brasil muitos comentam que a Austrália é o Brasil que deu certo, entretanto não significa que essas pessoas tem a minima noção do que estão falando.

        Para começar a Australia só foi começar a ser povoada mais de 250 anos após o Brasil. Por colonia de povoamento e não de exploração e foi um pais esquecido por seus colonizadores, o que foi uma benção.

        enquanto isso o Brasil sofria de uma colonia de exploração baseada em regime escravocrata onde toda a nossa produção era direcionada pra fora do pais, onde tinhamos, ao contrario da Australia com seus desertos, distancia e animais venenosos, todo o tipo de riqueza que interessava explorar, riquezas naturais como o pau-brasil, uma terra onde tudo crescia, mais tarde o ouro e obviamente muita agua.

        com isso o Brasil sempre ficou na mira dos colonizadores e do resto da europa, sendo que fomos invadidos por franceses e holandeses e que os ingleses criaram um dominio indireto em nosso pais atraves de pactos com Portugal.

        além disso a Australia é um pais um pouco menor q o Brasil, praticamente o mesmo tamanho, com uma população de um decimo da população brasileira…. pra quem não tem ideia a região metropolitana de São Paulo tem praticamente a mesma polulação da Australia. a primeira tendo pouco mais de 20 milhoes de habitantes e a segunda 23 milhoes. o brasil tem 200 milhoes de habitantes.

        mais ainda a Australia também lida com preconceito racial, socialm, de genero e sexualidade assim como nós aqui.

        os aborigenes sofrem horrendamente assim como nossos indigenas aqui. imigrantes refugiados do sul da asia tem sofrido ataques de odio. Mas num pais de maioria absoluta branca 90% aprox. é facil dizer q não há racismo.

        Agora realmente hoje a Australia é um melhor pais pra se viver que o Brasil em alguns pontos, mas isso não significa que ela é o brasil que deu certo pois nada relaciona os dois paises historicamente, e nem significa que o brsil não posse se tornar um bom pais…

        Falta um pouco de patriotismo, no bom sentido da palavra, por parte dos brasileiros… de querer mudar….
        de parar de olhar o quão bom os outro são e de fugir e de encarar os nossos problemas e botar a mão na massa

        sinto vergonha de ler um post desses de uma pessoa educada e viajada… sem o minimo de auto critica ou analise historica-social

          • Concordo Marcus!

            Famosa esquerda caviar… A culpa é dos portugueses, do Cabral, do FHC!

            Lamentável.

            A Austrália é sim o Brasil que deu certo, sorry mate!

          • Concordo com o Marcus

            E ele ainda sai falando de história sem nem conhecer. A Austrália inicialmente era um local para onde se enviavam os criminosos.

            O estado precisa parar de ficar atrapalhando a economia e cuidar da segurança pública. Todo o resto precisa ser privatizado. Aeroportos, rodovias, universidades, saneamento básico, etc. E tudo via bolsa de valores. Baixar os juros pra níveis ridiculamente baixos, obrigando os cidadãos a correr riscos investindo na bolsa de valores. Coisa que não se pode fazer porque o estado fica aumentando sua dívida pra brincar de gerir empresa.

            A história já demonstrou que esse caminho esquerdopata comunista que o país vem seguindo só multiplica miséria, corrupção e gera muitas mortes e sofrimento.

            Capitalismo não existe no Brasil, só pode existir sem burocracia (cria-se a dificuldade pra vender a facilidade, e f*** com o honesto que quer trabalhar), estado pequeno e com servidor público recebendo APENAS A MESMA MÉDIA SALARIAL DO RESTO DA POPULAÇÃO, incentivo para que as pessoas produzam algo ao invés de quererem ser servidores públicos, criem empresas, gerem riqueza e empregos…

            Se um dia pararem com essa fantasia e implantarem capitalismo no Brasil, aí em poucas décadas teremos o nível social que a austrália tem. Enquanto não se aprende isso, vamos continuar afundando cada vez mais.

        • Nicolas,
          Concordo com você. São muitas as diferenças históricas e culturais entre a Austrália e o Brasil. Não conheço (ainda) a Austrália, mas tive a oportunidade de morar 3 anos em Portugal, viajar um pouco e conhecer outras realidades.
          Não há lugar perfeito e provavelmente essa frase de ser “um Brasil que deu certo” seja realmente injusta em vários aspectos.
          Contudo, é verdade sim que o nosso maior problema somos nós, os brasileiros. É cultural e para isso ser modificado demanda além de tempo um grande e sério investimento em educação. Cenário que sabemos ser praticamente impossível aqui.
          Voltei por opção apenas pela família e amigos e terei que viver com essa escolha. Serei brasileira para o resto da vida e gostaria muito de que a realidade fosse outra para eu não dizer o que vou dizer agora: odeio morar aqui.
          Odeio não ir correr no parque num dia de sol por não ter encontrado companhia e saber ser muito perigoso ir sozinha. Odeio o fato de ter amiga que já sofreu sequestro relâmpago e ter um prejuízo de mil reais porque arrombaram o nosso carro semana passada. Odeio pagar absurdos num plano de saúde e quando precisar dele ainda ter que brigar. Odeio estar há quase um ano em busca de emprego mesmo tendo mestrado e experiência profissional.
          Se pudesse levar para outro lugar do mundo aqueles que me são caros, não voltaria nem de férias. Atenção que não é com alegria ou orgulho que afirmo isso! Muito pelo contrário.
          Ah,…nós podemos mudar o Brasil. Depende de nós! Sério? Tem certeza disso? Eu, você e mais meia dúzia sozinhos conseguiremos o que enquanto nosso dinheiro dos impostos é simplesmente evaporado?
          Para finalizar apenas digo que até onde sei eu só tenho essa vida para ser feliz e uma vez que você sai da “bolha” e vive outra realidade, aprendendo que as coisas podem ser feitas de forma diferente, a vida pode ser diferente…fica MT difícil amar isso aqui.
          Sorte para todos nós.

          • COLONIA DE CRIMINOSOS? OS CRIMINOSOS VINHAM DA INGLATERRA.. POR ROUBAREM GALINHAS …..É SÓ PESQUISAR… NA INGLATERRA OS CRIMINOSOS DE VERDADE ERAM ENFORCADOS NA PRÓPRIA INGLATERRA…NÃO MANDAVAM PARA A AUSTRALIA…MAL INFORMADOS !!

        • NIcholas,
          Faço parte das suas plavras as minhas!
          Acho sim que a Austrália deva ser um bom país pra se viver, mas não acho que o Brasil, não tenha dado certo….Fazemos parte do G20….como ser uma bosta?
          Temos sim muitos problemas sociais e culturais….Mas o Brasil é um bom país. …
          Precisei morar na Europa por 2 anos pra perceber isso, pois mtos problemas sociais que vive eram corriqueiros…mas o patriotismo sempre presente!
          Ressalvo ainda, que países colônia da Inglaterra possuem num geral mesmos hábitos, costumes, o que faz toda diferença….Ressalvo ainda que os fatos históricos contribuem mto para o Desenvolvimento de qualquer país. …o que está nos bastidores faz parte também do espetáculo!

          • Se o que está nos bastidores conta, então a Austrália deveria ser o pior país do mundo (e obviamente não o é), pois foi um país colónia penal de Inglaterra durante muito tempo.

            Na verdade cada País é o que cada geração faz dele em cada momento, e onde o contexto politico e macroeconómico tem também um papel importante. O povo (Brasileiro ou Português) tem que parar de procurar desculpas no passado e assumir o seu presente e futuro. Países completamente destruídos pela guerra por exemplo, com a Alemanha, são hoje superpotenciais economicas. Não é o passado que foi determinante, mas o que se faz com o presente.

            Há claramente uma questão muito importante a favor da Australia: sendo um País com 20 milhões de habitantes é na verdade muito rico em materiais primas para a construção (minério), e alimenta a maquina voraz de crescimento da vizinha China, que tem 1 bilião de habitantes! Esse contexto ajuda e muito os Australianos.

            Depois há a politica, aí estão mais próximos e são mais influenciados pelos EUA do que outro país do mundo. Não haja duvidas, é um País capitalista, com uma economia de mercado aberta, e não tem representação dos partidos marxistas. Também aí faz toda a diferença, pois está provado que a teoria marxista, talvez bonita no papel, não funciona no mundo real, bem pelo contrário, é fonte de perpetuação de improdutividade e corrupção.

        • Sente-se ofendido com esse texto que diz umas verdades… Eu acredito que muita gente mais se sente também… Há quem se ofenda sobremaneira com as verdades…

        • eu tinha ficado bem preocupado de ler o texto e ver como é feita a comparação expondo aspectos da Austrália e rebaixando o Brasil, utilizando de exemplos que aumentam alguns problemas daqui, mas fiquei ainda mais preocupado de ver que não havia UMA pessoa que ia contra a ideia de que o Brasil não deu, não dá, e (o que o texto deixa por entender) não dará certo, isso até estes comentários.
          Concordo com o que voces dizem nesses comentários, pq pra analisar os dois países temos que reparar suas diferenças já citadas acima, e também podemos exaltar problemas que são comuns à Australia e ao Brasil, ou até mais graves lá.
          Enfim, fico feliz de ver que alguém não somente engole td o que é dito no texto e fala: meu país é um lixo (sic) e eu vou pra lá que é perfeito (sic). Esses que falam isso seriam a tal minoria provavelmente que não compartilha das qualidades que os australianos possuem citadas no texto

        • Agora nao vais dizer que a culpa do brazil estar nessa maneira é de portugal.
          O brazil ja é independente a mais de 100 anos.
          Voçês è que sao os culpados da voça ruina e nao mais nimguem.

        • COLONIA DE CRIMINOSOS? OS CRIMINOSOS VINHAM DA INGLATERRA.. POR ROUBAREM GALINHAS …..É SÓ PESQUISAR… NA INGLATERRA OS CRIMINOSOS DE VERDADE ERAM ENFORCADOS NA PRÓPRIA INGLATERRA…NÃO MANDAVAM PARA A AUSTRALIA…MAL INFORMADOS !!

  7. Estou louco tbm para sair desse inferno chamado “Brasil” um país aonde o mês sobra dias e falta dinheiro, comprar algo aqui impossivel, salário então piorou, aqui no BR vc sobrevive fora desse lixo vc vive!!

  8. Engraçado que sempre falo para os meus amigos o seguinte: Austrália é os EUA só que mais avançado.
    hahahahaha
    Falo isso pelo fato deles terem sido colonizados pelos Ingleses mas que acabaram dando mais certo em questão de qualidade do que os Estados Unidos. Lógico que isso se deve aos fatos históricos etc etc. Mas enfim, meu sonho é morar na Austrália mas de alguma forma ajudar meu país, ainda penso em como farei isso, mas conseguirei hehehe.

  9. Boa noite, sou estudante de odontologia e gostaria de saber se é possível exercer a profissão na Austrália.

  10. Complicado eh ficar divulgando o que eh bom.
    Brasileiro eh um bicho complicado, sabe estragar qualquer coisa. na minha sinsera opiniao, quanto menos os brasileiros saberem sobre a australia, melhor p ela!

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKCHEGAKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKSEM COMENTÁRIOS.

  11. Entendi. Foi “O Brasil que deu certo” pq lá eles ‘fuderam’ com os nativos duma vez só.
    Não tem como falar que um país “deu certo” com a história que a Austrália tem. Mas brasileiro odeia história mesmo e não conhece nem a dele… então…

    • Isso só comprova que aqui sempre será pior : Também “fudemos” com os nativos, mas diferente de lá , nem para dar certo essa porra prestou….

  12. Por essas e outras coisas escolhemos a Austrália para vivermos nossa primeira experiência internacional. Viver aqui é tudo de bom. Tudo o que eu sonhei.

  13. vamos analisar. australia foi colonizada pelos ingleses. nao teve historicos de trafico negreiro , escravidao , foi colonizaçao de povoamento , MESMO TENDO SIDO COLONIA PENAL , mesmo assim povoamento pq mandavam para as prisoes, inventavam pretextos , para povoar a terra. depois os imigrantes europeus, italianos,. portugueses, gregos, servios , croatas , e depois chineses, indianos , malaios , indonesios. por isso deu certo ,mas estrutura germanica

    • Vamos analisar melhor?
      A colonização teve muito pouco de povoamento ao inicio. Foi sobretudo uma colónia penal e um território esquecido.

      Foi um País que dizimou os nativos sem exemplo para nenhum outra colónia.
      Até há muito pouco tempo, tinha politica discriminatória de imigração com base racial (ou seja só aceitavam brancos…)

      este blog resume de diversas fontes muita informação útil, se não quiserem pesquisar muito:
      http://nelsonfrancojobim.blogspot.pt/2014/06/australia-ex-colonia-penal-e-pais.html

      Para mim, para o que é hoje a Austrália (que não acha que seja um paraíso ou o único país do mundo com qualidade de vida, mas é claramente um dos top), foi fundamental duas coisas:

      1. a sua riqueza em minério – ferro et, usado na construção, tendo como cliente a vizinha china.

      2. a sua viragem para uma politica ligada ao estilo EUA a partir do século XX (mais do que o Reino Unido), praticando economia aberta, ultra-liberal, e focus no capitalismo.

      Isso fez a Australia do século XXI, muitos referem como um paraíso, e de facto tem um óptimo padrão de vida (mas terá os seus defeitos também), mas que é uma Austrália muito diferente da 1º metade do século XX e séc.s anteriores, onde era um país realmente atrasado.

      Portanto algo eles fizeram bem, diria muito bem mesmo, e aconteceu na 2ºmetade do século XX, e nos últimos 15 anos. Eu diria que foi o regime politico escolhido com as melhores praticas de mercado, que puderam aproveitar do optimo contexto que tinham à volta.

  14. Ao ler o texto, penso logo em arrumar minhas malas e ir para lá. No entanto, reflito: devo fugir do meu país ou me mobilizar para permitir que o meu país seja (um dia) até melhor que a Austrália? O pensamento de fuga e nossas próprias atitudes contribuem para vivermos num país onde vivemos. Se nos oferecem um carro de merda e caro, é pq tem gente que paga. Se temos problema de violência, é pq temos pouca educação e muita desigualdade social. Enfim… Meu sentimento primário é a vontade absurda de sair desse Brasil de merda, mas penso que essa seria uma atitude covarde e muito individualista/imediatista.

    • Aí é que está. Não se pode obrigar as pessoas a serem autruístas. Não funciona. Comunismo é isso, tentar impor uma mentalidade coletivista que simplesmente não existe.

      Os países que respeitam os INDIVÍDUOS, seus direitos (a vida, ir e vir, propriedade, segurança) atrarem as pessoas honestas, trabalhadoras, esforçadas.

      Sob pretexto de “bem estar social”, a esquerda inventa de querer administrar empresa petroleira, banco, rodovia, aeroporto, etc. ao invés de fazer a única coisa que devia e precisaria fazer – garantir segurança pública e direito a propriedade. Então as pessoas trabalham, fazem negócio, enriquecem, prosperam e até sobra dinheiro para o governo dar alguma assistência social. O desenvolvimento vem do simples pragmatismo de criar sistemas *que funcionam* (leia-se: liberais, libertários, capitalistas). Amparo social do governo, que foi citado no texto, é coisa que obviamente cria-se por último, quando a riqueza gerada pela livre iniciativa privada é tanta que é possível socializar parte dos ganhos.

      Os países como o Brasil, que tem governos de esquerda que tentam inverter a ordem das coisas e coagir os indivíduos, através de sobretaxas, controle do estado sob a cultura e a economia, criando uma cultura de corrupção, exportam pessoas honestas e competentes para países como a Austrália, Canadá, EUA, entre outros que respeitam as liberdades individuais e garantem segurança ao indivíduo e a propriedade, para que as pessoas, e não o estado, possam resolver seus próprios problemas.

  15. Sou australiano e moro no rio. Gosto do brasil muito. Brasil tem tudo mas tristamente esta cheia de pessoas q nao tem respeito. Por isso estraga tudo. As pessoas aqui(pelo menos no rio) sao bem superficial, tem muito inveja aqui. Muitas vezes a amistade entre as pessoas e falso e fraco. As pessoas raramente nao falam q pensam talvez pq tem medo q alguem vai voltar com uma arma. Por isso eu nao tenho muitos amigos aqui. O brasileiro esta cheia de sorrisos mas atras isso sao poucas pessoas com medo, raiva, ciúmes e sem respeito. Tem boas pessoas sim, mas generalmente niguem esta nem ai para o outro. Adoro brasil

    • Tbm sou australiano, tbm moro no Rio e adoro de verdade o Brasil, o Rio e sobretudo os brasileiros (não sei se isso foi irônico no seu texto acima; caso sim, acho feio da sua parte, rapaz). Tem problemas graves aqui sim, isso é inegável. Mas como muitos outros já comentaram, a Austrália teve grandes vantagens, sobretudo, uma história sem escravidão. Tem muita gente se esforçando para melhorar o Brasil, inclusive as pessoas que já se manifestaram por aqui dizendo que o país não vai melhorar sem elas e por isso não vão fugir. Quanto aos seus comentários sobre amizade, discordo 100%. Quando eu escrever a matéria “O que o Brasil tem para ensinar à Austrália”, a importância que os brasileiros dão às relações interpessoais com família e amigos será no topo da lista. Enfim, cada lugar tem os seus prós e contras. Vamos reconhecer o legal da Austrália sem menosprezar o legal do Brasil!! Beijos a todos!

      • Brasil foi uma colônia de exploração e depois de povoamento, INFELIZMENTE ficamos no meio do caminho.
        Mesmo com saída dos portugueses, os brasileiros politicos e latifundiarios preferiram trazer um pobre escravo da Africa pra trabalhar e morrer como animal do que trazer familias passando fome na Europa, como fizeram os EUA, Canadá, Australia, Nova Zelandia………

        Australia, Estados Unidos, Canadá…………colonias de povoamento

        Não precisa ir longe, temos países mais pobres que o nosso, aonde povo é mais educado com criminalidade baixissima

        Depois que vi um video, sobre um empresario montou uma fabrica pra ajudar população local em uma periferia de uma capital no Brasil, saiu falido porque proprios funcionarios o roubavam, e quando não eram eles, eram os vizinhos a noite…….

        Sujeito mora em uma periferia no BR e só pensa em bandidagem, não tem dinheiro pra arrumar propria casa mas tem dinheiro pro carro tunado ou moto nova, pinga, churrasco e drogas……se tem um vizinho que trabalha e tem uma casa melhor, arruma um jeito que roubar a mesma, detonam patrimonio público como postos de saúde, escolas, praças……..os politicos são apenas o retrato da nossa sociedade.

        Esse é o Brasil.

    • Daniel esse é o problema, é que o mundo julga o Brasil pelo Rio e por São paulo, como se fossem só os dois lugares que se houvesse pra morar no Brasil, sinto muito em dizer, mas voce escolheu um dos piores lugares do Brasil para morar, voce ja conheceu algum estado da reião sul do Brasil? se não entao procure conhecer, faça uma visita a Blumenau, Florianópolis, balneário camboriú.. tenho certeza que voce vai mudar de ideia a respeito do Brasil e vai decobrir que país bonito e que cultura maravilhosa essa região possui.

      • Concordo. Tenta conhecer a região sul do Paraná, passando por santa Catarina toda e todo o rio grande do sul, q é uma das parte menos ruim desse país. O país do futuro !

  16. Motivo 1 e único: Porque a base econômica, política e social que a Austrália foi construída não foi a escravidão negra.

  17. Certamente lá é melhor já começa da população que é nacionalista cuida de seu país, bem diferente do Brasil, mas também se lá tivesse 200 milhões de habitantes não seria essa beleza toda.. Não minha opinião se os brasileiros gastassem menos tempo admirando os outros países o Brasil já seria bem melhor.

  18. Tudo isso, porque o país investe em apenas uma coisa que reflete em tudo EDUCAÇÃO.
    O Brasil precisa evoluir e muuuuuito nisso, enquanto isso não houver aqui vai continuar sendo um #paísdemerda como a própria Tayla Ayala falou!!!!

  19. Eu li não me lembro onde que a Austrália no passado era pior que o brasil em termos de corrupção, mas as pessoas resolveram mudar o quadro e hj o país é o q é.

  20. E mesmo com tudo isso, um amigo paulista foi assaltado e apanhou pela primeira vez na vida saindo de um shopping na Austrália.

  21. Gostei do texto, mas acho que essas coisas são válidas para os cidadãos Australianos. Procurei me informar pois estava pensando em ir à Austrália e para o imigrante as coisas não estão fáceis e o desemprego está grande. Entrei nos sites oficiais e não tá nada fácil .

  22. Para quem acha que a diferença está no número de habitantes, vejam os EUA que possui 300 milhões da habitantes. Não tem desculpa.

    • Estados unidos é um Pais desigual vai fundo na pesquisa, a midia inventa oque não é verdade, olha o IDH da Australia.

  23. Mas a cultura brasileira ainda está impregnada em você: “Marca é tão insignificante na Austrália que até a polícia tem Porsches.”
    Como se fosse o cúmulo do absurdo a polícia ter os melhores equipamentos. Em LA, a aula de defesa pessoal para os policiais são com campeões mundiais de luta.
    Ps: é só um comentário, não leve a mal 🙂

  24. Quais as suas impressões em relação ao preconceito na Austrália? Tenho vontade de um dia morar em outro país, de preferencia com baixo índice de corrupção e criminalidade, porém tenho receio de não ser aceito, nasci com uma boa mistura, um pouco de negro, características indígenas e também sou obeso. Meu receio é em relação a aceitação das pessoas em relação aos imigrantes. O que tem a dizer sobre isso?

  25. Ok, curti as comparações, um sonho de lugar… Mas esqueceu de um único detalhe que me deixaria apavorada de ir na Austrália… Aranhas, cara… Aranhas.

    • Você pode ter certeza de uma coisa: quem não gosta de aranhas, não pode morar na Austrália, especialmente se o destino for Sydney ou qualquer cidade em Queensland.

  26. É já faz 7 anos que mudei pra cá e nunca nem fui de férias pro Brasa. Não dá… Não dá pra imaginar levar meus filhos de férias pra um lugar como o Brasil onde você não sabe se sua viagem de férias vai terminar em tragédia em qualquer esquina… Aqui eu paro o carro com o teto aberto, vou no mercado e volto e ninguém nem olhou pro carro ou se olhou ninguém nem chegou perto. Tem violência e problemas, claro que tem, é um país em desenvolvimento e expansão recebendo gente do mundo todo de várias culturas e níveis sociais, mas a desigualdade e os problemas são mínimos se comparados com o Brasil e outros países… Eu recomendo e ajudo quem quiser vir (no que for possível claro) e rezemos pra que um dia o Brasil seja um lugar melhor e nossos tatatatatataranetos possam voltar e se perguntar “ué, pq meu tatatatatataravô saiu desse paraíso!?” até lá, é ralar e procurar outro cantinho no mundo pra viver. Da Austrália eu não saio tão cedo não 🙂

  27. É importante saber os motivos que isso ocorre, essa análise foi quase ‘socialista’ e ignorou alguns fatores.

    1 a Austrália é uma monarquia parlamentar, esse sistema é quase q incorruptível.

    2 a Austrália é o terceiro país mais capitalista do mundo. Isso explica o por que todas as profissões são valorizadas e a pobreza foi erradicada.

    3 sendo um país com um índice alto de livre mercado (capitalismo) o Estado tem dinheiro pra financiar esses benefícios sociais.

    4 esses fatores tornam qualquer país em um país rico. Independente do tamanho ou da sua história.

    • Você está enganado.

      1. Os Emirados Árabes, o Kwuait, Qatar, Tailândia e Marrocos são também monarquias parlamentaristas e a corrupção é altíssima nestes lugares.

      2. Os EUA é um dos países mais capitalistas do mundo e muitas profissões que são valorizadas aqui não são nem um pouco valorizadas nos EUA. Nos EUA um garçom nõa tem nem salário, vive de gorjetas, assim como entregadores de pizza e outros profissionais e lá um colhedor de maçã ganha $5,00 dólares por hora de trabalho.

      3. Os EUA é um país de livre mercado e até pouco tempo os benefícios sociais eram escassos. Mudou bastante com o governo Obama.

      • 1- Quanto ao Emirados Árabes, o Kwuait, Qatar e Marrocos, estes são Monarquias Absolutas, não são Monarquias Parlamentares. Já a Tailândia é uma Monarquia que em tese é Parlamentar, mas na prática o sistema é quase presidencialista.

        2- Quanto ao fato de ser uma Monarquia Parlamentar, não haja dúvidas de que este fato foi um dos principais fatores que levou a Austrália a ser uma grande potência, uma vez que em um sistema em que o Chefe de Estado é contínuo, e o Chefe do Governo é eleito e transitório, as políticas públicas podem continuar, independente de quem foi eleito pelo povo para formar o governo.

        3- Isto pode ser comprovado observando-se o índice de IDH dos países em 2014, onde pode ser observado que dos 18 países mais bem colocados, 11 são Monarquias Parlamentares.

    • 1) O que tem a ver monarquia parlamentar com corrupção?

      2) O que quer dizer “terceiro mais capitalista do mundo”, e qual a relação do aprofundamento do conceito de capitalismo com valorização de profissões e erradicação da pobreza?

      3) alto índice de “livre mercado” sugere país com baixa carga tributária, o que prejudica a idéia de Estado garantidor de benefícios sociais. Sabemos que os impostos na Austrália tem uma dimensão generosa;

      4) Tais fatores são insuficientes para caracterizar um país como “rico”.

  28. Bom dia a todos,

    lendo os comentários do pessoal defendendo que o Brasileiro tem que ficar no Brasil para fazer a diferença, pensei em algo que ninguém comentou, uma maneira de enxergar diferente nossa situação.

    Não vou citar nossos problemas como já foi citado, apenas vou generalizar a forma de entender.

    Nossa cultura, respeito com o próximo e acima de tudo com sigo mesmo é pobre e infeliz por nossa culpa sim, mas acima de tudo pelo nosso governo, que se enxergarmos ele como nosso pai, iremos seguir os exemplos.

    Como foi dito acima por outro leitor, de que um brasileiro aqui critica o politico mas se ele tiver oportunidade de sonegar ou se aproveitar de alguma situação ele vai fazer, concordo com ele, mas digo que deve fazer, porque é o que aprendemos de la de cima.

    Pra esse país mudar a diferença tem que vir dos políticos, e isso vemos que está longe de acontecer, tanto que essa crise não era para estar acontecendo se não fosse a corrupção e a má administração do país.

    Més passado um ônibus municipal bateu em meu carro estacionado, levou o retrovisor e amassou a porta, fui fazer o BO, dentro da delegacia estava tranquilo, tinha uma rua no meio e 2 prédios entre a rua, mandaram esperar em um dos prédios, fiquei quase 10 minutos esperando, quando chegou a policial mulher, não queria fazer o BO, pois eu não podia fazer o BO por fazer, apenas por segurança, tinha que fazer se fosse apresentar para seguro ou coisas do tipo, como era o caso ela iniciou, depois de um tempo se levantou da cadeira e foi para outro prédio, nesse meio tempo chegou outra pessoa para fazer um BO, após cerca de 10 minutos vejo uma mulher do lado de fora tomando suco e conversando com outros policiais, perguntei para o rapaz que chegou se era a mesma pessoa pois não estava acreditando, ele confirmou que era, eu estava com pressa com muita coisa para resolver, após 5 minutos ela entra na sala e continua a fazer meu BO, e diz que não consegue fazer BO com fome, fiquei queto, após um tempo ela manda imprimir, mas a impressora esta no outro prédio, ela vai buscar a folha e demora mais 20 minutos, consegui ver ela no refeitório se alimentando, eu estava louco para pedir mais respeito e reclamar com ela, mas com certeza isso seria desacato a autoridade e eu seria preso, ela voltou finalizou e me deu o BO esperando que eu fala-se obrigado, como eu não podia dizer tudo que queria, também não agradeci e fui embora, algo que era para demorar no maximo 10 minutos fiquei quase 1 hora para resolver sendo que estava vazio.

    Um tempo atras me perguntaram se eu era patriota, adoro o Brasil, mas respondi que não, com a consciência limpa, pensando no exemplo de estourar uma guerra no Brasil com algum outro país, da idade que tenho ter que ir defender nosso país no exercito, com o perigo de morrer ou voltar com um trauma grande, com o pensando de “o que estou defendendo?? um país que não dá a minima para mim e para seu povo, que me quer dentro do sistema contribuinte para eles enriquecerem”.

    Queria dizer mais coisas mas acho que já disse muito, estou loco para sair deste país, onde eu possa trabalhar, pagar meus impostos e ser respeitado como ser humano, não como um lixo que devo pagar impostos altíssimos e não ter nenhum retorno.

    Vejo que o povo brasileiro assim como eu tem sua parcela de culpa, mas a diferença vem do nosso governo que é como o nosso pai, os filhos seguem os exemplos dos pais, aprender com eles, e esses pais que tivemos no Brasil a muitos anos só nos ensinam isto que vemos hoje em dia. TCHU TCHA TCHU TCHU TCHA TCHA.

  29. Vivo aqui em Melbourne com minha família fazem quase 2 anos. Estamos com o visto 457 e não temos direitos a saúde pública. Não há muitos hospitais públicos pelos subúrbios e quando meu filho caiu e abriu a cabeça o hospital privado que era o mais próximo com urgência queria que eu pagasse $587 para que ele fosse atendido. Temos saúde particular por exigência do visto, mas não é nenhuma maravilha.
    Concordei com a maioria dos itens aqui, apenas discordei dos hospitais. No Brasil é precária a saúde pública, mas te atendem em casos de emergência sem pedir pagamento primeiro.
    De qualquer maneira não é a primeira vez que emigramos para um país diferente e sempre é bem difícil no começo.

  30. Eu morei 3 meses no país vizinho.A Nova Zelândia.Qualidade de vida é igual a da Austrália e a renda também é bem distribuída.
    Só que o Australiano ganha mais proporcionalmente.
    Em termo de acesso a saúde,educação e etc.
    Tudo igual.

    • Entendi seu raciocínio, quanto mais gente trabalhando, pior sai o resultado né ? Por isso que os EUA são um país tão subdesenvolvido, afinal eles tem território maior e população maior.

      Aff…

  31. A diferença está numa coisa só.
    A América Latina foi colonizada pelo povo errado, espanhóis e portugueses são latifundiários enquanto que ingleses são mini fundiários. Isso se reflete até em fundações de cidades. Respeitando o continente colonizado, cada país se desenvolve melhor de acordo com seu colonizador. Ou seja: TODA a cultura é histórica. Acúmulo de riquezas em mãos de poucos cria tudo que pode ter de ruim numa nação.

  32. É inegável que a Austrália é um país que detém índices de desenvolvimento econômico e social muito maiores que o Brasil, por razões complexas e diversas que não cabe aqui listar, mas esse artigo sugere que a vida na Austrália é uma maravilha e que lá não há problemas ou defeitos. Trata-se sim, de uma sociedade dividida em classes, onde o bairro onde se mora, a escola onde se estudou e a ascendência familiar são bastante importantes (embora, como no Brasil, não determinantes) para a definição social de um cidadão perante essa sociedade. A questão da ascendência, em especial, torna-se um inferno para qualquer brasileiro, pois mesmo que se tenha feições, sotaque ou filiação européia, será visto como um latino-americano e terá que lidar com os preconceitos relacionados a isso. Nas grandes cidades, a vida é extremamente competitiva e conseguir um bom emprego, nos dias atuais, não é nada fácil para um australiano, e é de se supor que seja ainda mais difícil para um estrangeiro.

    Igualmente, não é um país livre da criminalidade. Embora seja um país seguro e de índices baixos de homicídios, o número de furtos à residencia e vandalismo aumentam a cada ano, especialmente em cidades como Sydney e Melbourne, e mesmo centros menores como Brisbane, Adelaide e Perth possuem seus quarteirões problemáticos onde a prostituição e o tráfico de drogas são notórios e contam com a conivência das respectivas forças de segurança regionais. Digno de nota, também, é a ameaça do terrorismo, algo que não conhecemos no Brasil, e que afeta diretamente a vida dos cidadãos e promove um clima de desconfiança generalizado, de tempos em tempos, em todos os lugares.

    Um recado aos caros brasileiros compatriotas: não se deixem levar pela revolta em relação a nossa realidade, aos nossos serviços públicos ou mesmo à violência que tanto nos atormenta aqui. Nasci em Newcastle/NSW e morei lá por 19 anos, conheço todos os estados do Commonwealth (com exceção do Território do Norte), e tenho base para afirmar que é um excelente país, rico e próspero, seguro e de gente honesta, mas não é melhor nem pior do que o Brasil, apenas tem problemas e desafios diferentes dos nossos. As vantagens de lá em comparação com as daqui, para a maioria das pessoas, não é suficiente para trazer uma satisfação e uma felicidade duradouras, ou pelo menos que se mantenha após a boa impressão do primeiro contato com uma nação economicamente mais avançada.

    • Orem Hartuing

      Obrigada por sua mensagem sóbria e equilibrada. Tenho trocado mensagens com alguns australianos…
      Por essas e outras razões é que estarei desembarcando ano que vem para conhecer e tirar minhas próprias conclusões. Quando estive na Irlanda, França e Holanda eu constatei, pelas minhas vivências com os gringos e não pelo que li na internet, que nem tudo são flores e que a síndrome de cachorro vira-lata está, cada vez mais, crescendo. Num cenário de crise mundial galopante e de influência midiática pesada sobre a cabeça e os sentimentos dos brasileiros é notável que alguns se sintam no pior lugar do mundo, mas, quando constatamos “in loco” a realidade é que podemos formar nossa própria opinião.
      Obrigada por todos os comentários porque eles nos mostram como estão as coisas por vários ângulos dentro e fora da Austrália.

  33. Boa tarde Jerry, tudo bem? Curto demais seu site! Gostaria de saber se você tem parceria com alguma escola aqui no Brasil? Já solicitei orçamento no seu site porem não tive um retorno.

    Aguardo contato.
    Abraços,

    Edson

  34. Olá Jerry, Parabéns pelo blog e obrigado pela iniciativa. Observei o versículo bíblico e o seu outro blog, Jesus hoje. Sou evangélico da Assembléia de Deus e gostaria de saber como é o cristianismo no país.

    Obrigado.

  35. Meu irmão mais velho foi morar na Austrália no início dos anos 2000 e disse que nunca mais volta. É muita diferença, realmente. Ele diz que há alguns pontos caríssimos, como casa própria, mas que nem assim vale a pena voltar ao Brasil…

  36. Esse texto e’ uma ilusão! Não quero ser critica, mas não podemos generalizar! Australia não e’ o Brasil que deu certo, esses dois países não podem ser comparados!
    A população do Brasil e’ 202.033,670 e da Australia, 24 milhões! O Brasil foi descoberto ha mais de 250 anos antes que a Australia, sem contar os descendentes! Como comparar? O Brasil esta fora de controle devido a sua super população, Australia e’ um pais novo, planejado!
    Existe desenvolvimento e manutenção devido ao numero de habitantes, as pessoas são mais honestas, pois ainda não precisam roubar para sobreviver. Educação de qualidade, descordo, sou professora de inglês e português e sei da dificuldade dos australianos, entre gramática, concentração e outros.
    Salarios sao bem variados, pelo menos aqui em Queensland, onde eu, com duas faculdades, recebo uma media de $40,00 dólares por hora, uma faxineira recebe $18, 00 e um ajudante de cozinha, $12,00.
    Empregada domestica e diarista não existem , devido ao desinteresse do australiano com a limpeza, ninguém lava sua própria privada! Por isso, existem empresas de limpeza pesada, que os australianos contratam quando realmente precisam! Eles se preocupam com outras coisas, como bronzeamento artificial, unhas postiças e cílios!
    Sim, existe diferença social sim, uns chegam na escola publica de Mercedes e outros de ônibus, uns tem lanche caro, outros não tem lanche!
    Eles respeitam o proximo, pois não vivem de novelas, vida alheia, fofocas!
    Status para australiano e’ viver, para brasileiro e’ ter!

  37. Diferença básica das básicas: A colonização da Austrália se deu com o objetivo de criar “depósitos de gente” rejeitada pela colonizadora, Inglaterra. Depois de sete anos de pena cumprida no exílio, os detentos eram libertos e era-lhes dada oportunidade de recomeçarem do zero, mas com um mínimo de infraestrutura, inclusive um terreno para chamarem de “seu”. Precisaram se unir para avançarem e se espalharem pelo Continente (que aliás ficou “vazio” – sem colonização – até esses mesmos ex-detentos e suas famílias chegarem lá). A colonização do Brasil se deu através de concessão, pela Coroa Portuguesa, de gigantescas fatias de terras a apenas 15 felizardos que, aliás, tiveram dificuldades igualmente gigantescas para tomarem posse delas e explorá-las. Enquanto não conseguiam isso, as terras se encheram de oportunistas que exportavam as riquezas brasileiras em contrabando. Os mais pobres, que não tinham cacife financeiro para aproveitar essa oportunidade de encher os próprios bolsos, não possuíam nenhuma perspectiva de mudança de vida pois TODA a terra já tinha sido fatiada. Cabia a cada um, então, encostar-se da melhor forma debaixo da mesa de algum rico para catar migalhas dessa riqueza, e assim ir vivendo… Preciso explicar alguma coisa?

  38. Bacana o post. Bom saber as coisas positivas mas vc teria uma lista negativa tb? O que não funciona, se é que algo não funciona, ou as dificuldades que um brasileiro encontra por aí? obrigado pelo site. abs

  39. Sobre lavar a própria privada, gostaria se saber sobre a participação dos homens nos trabalhos domésticos… Pergunto pois moro na Noruega e aqui eles dividem tudo, inclusive lavar a privada

  40. Quarto país no mundo com maior índice de liberdade econômica, o que resulta numa população livre pra empreender e pra que a qualidade fuja das “garras” dos burocratas.

    Um dia, quem sabe, poderei contemplar isso por aqui. Por enquanto, fica meus parabéns à Austrália.

  41. O que mais me motiva por um Brasil melhor é que nós brasileiros, 80%, da nossa sociedade tem conhecimento dos nossos problemas, vivemos em um país em que somos extremamente auto críticos, contudo, nossa democracia ainda é muito fraca, nosso povo ainda é muito inerte aos problemas que conhecemos desde sempre. Tenho fé e não posso deixar de acreditar, que eu e pessoas como os leitores deste site faremos nossa parte por um país melhor. Viajei para a europa no começo do ano e pude perceber como soluções baratas poderiam melhorar e muito nossa qualidade de vida, infelizmebte nossos governantes preferem gastar bilhões em obras colossais e esquecem de investir na manutenção e realização do básico. Parabéns pela postagem, conheci australianos e eles me pareceram o povo mais parecido com os brasileiros.

  42. Morei na Austrália por 1 ano e vivi tudo isso! Esxatamente como está descrito aqui… só voltei pro Brasil pq meu marido, francês, adora sol, calor… e como sou filho única, quero cuidar dos meus pais quando eles estiverem mais velhos. Mas espero poder sair daqui pra viver num país melhor e mais justo…

  43. Alguém podia me dizer se existe alguma Rua no Brasil que se chama por ” JOSÉ das COUVES “, ah tem sim nome de Rua Tupi, caiapós, são nomes indígenas, já é alguma coisa, tem nome tribo africana, sim ótimo, excelente homenagem, mas perguntei ” José das Couves”, sim o vendedor de couves que batia em porta em porta na cidade, ah esse é difícil!
    Por aí vemos o que nosso querido Brasil faz com o povo humilde, nome de Rua, Avenida,etc, tem que ter nome de PRESIDENTE, DEPUTADO, PREFEITO, GOVERNADOR, DOUTOR, PROFESSOR e Rua 24 de outubro, Rua seis, mas o JOSÉ DAS COUVES não pode.
    Sou brasileiro sim patriota, mas precisei morar quase 3 anos na Europa velha, o que vi lá em 2004 me chocou, CRISE BRAVA, não sei dizer de Holanda, Alemanha e Escandinávia, nem Austrália, tirando o frio ou calor desses países, creio que vale a pena incentivar QUEM NUNCA SAIU DO BRASIL A CONHECER OUTRAS CULTURAS e tirar suas conclusões.

    DEUS ABENÇOE A TODOS.

  44. A Austrália deu certo porque na Austrália não existem australianos, pois todos foram todos mortos pelos ingleses desumanamente. Isso não é coisa pela qual se deva sentir orgulho!

  45. Conheci as duas Irlandas, inclusive, meu filho mais velho ficou morando em Dublin, tirando o clima e a moeda (euro), lá também se respeita muito o cidadão, a educação do povo é exemplar o governo utiliza muito bem o dinheiro do cidadão (impostos), inclusive, como exemplo, lá não se paga pela água, o governo provê.

  46. A Austrália é tudo isso e mais um pouco para australianos, para quem é imigrante down under é um pouco diferente.

    • Pelo menos um post racional! Brasileiro acha que é só chegar e tá tudo certo… Fiz intercâmbio na Austrália e sei que morar lá tá longe de ser uma maravilha!

  47. Ainda não entendi a parte em que Austrália é o Brasil que deu certo.
    Só li “mi mi mi olha que país perfeito” Já deu de artigos assim, conta uma novidade!

  48. Pra essa galera que cita a história, a população, o tamanho e outras coisas como uma “desculpa” para a Austrália ter um padrão de vida melhor que o Brasil, mandem essas desculpas esfarrapadas pagarem minhas contas.

    Até quando o brasileiro ideológico vai crescer e parar de dar desculpas para a situação do Brasil. Não importa por qual razão nosso povo virou isso, o que importa é que agora estamos nessa barca. Ficar com um discurso patético (na minha opinião claro) com um ideologismo de araque, onde culpamos a história, o escravismo, a cultura, enfim, pelo fracasso que virou o Brasil como nação não vai mudar nada.

    Quando um bandido for te assaltar, um político te roubar, você se ferrar no hospital, dá uma aula de história e da injustiça que o Brasil sofreu, vamos ver se resolve o problema.

    É cansativo esse discurso esquerdista triste e caído, que é cheio de querer explicar mas nada de resolver.

    Eu vivo hoje, meus problemas acontecem hoje, o Brasil está a mil anos atrás da Austrália hoje, não importam as causas isso não vai mudar nada.

    Passei por vários países, e o que escutei de muitos gringos, inclusive que moram no Brasil é que brasileiro é um povo alegre, simpático, tudo que a gente gosta de mostrar como “dotes” do nosso povo. Mas que essa alegria para eles é sinal de falsidade, pois estamos sempre rindo por falta de coragem para falarmos a verdade, somos simpáticos como bobos alegres que aceitam tudo.

    Quer falar de problemas históricos, a Alemanha foi totalmente devastada, física e economicamente a 70 anos, e hoje voltou a ser uma das maiores potências do mundo e um país totalmente restruturado.

    Eles são melhores que a gente? Tem mais neurônios que nós? São uma raça alienígena superior que povoa a Terra?

    So existe uma coisa em comum que se começar a mudar drasticamente agora no Brasil vamos sentir daqui a umas duas ou três gerações: educação. Infelizmente temos um governo fracassado e com uma ideologia bizarra que preza pela falta de educação e escravidão mental, inclusive de uma classe que se diz intelectual.

    Se não fosse por razões pessoais nunca voltava pro Brasil, amo meu povo, mas prefiro ser feliz.

  49. “Cada um Respeita seu Próximo.” Esse motivo é a chave para todos os outros. Era para eu ter nascido lá., mas minha cegonha entrou num furacão que a trouxe até aqui.

  50. O texto, apesar de correto na sua essência, aponta as consequências mas não sua causa. A origem do sucesso australiano esta no binômio liberdade / responsabilidade. Não à toa o país é o 4º mais livre do mundo (capitalismo!!!!). O estado faz apenas as suas funções básicas (educação básica, saúde emergencial apenas e administração da justiça). Não é o paraíso mas é incrível como com apenas 200 anos, uma grande linha na sua maior parte seca, colonizada por detentos chegou onde chegou. Quanto à paridade de salários ela deu-se naturalmente em um ambiente livre de regulações. Eles não tem CLT, nao tem 13º, nao tem CPTS, nao tem imposto sindical obrigatório … e a negociação é livre entre empregado e empregador.

  51. Já morei na Austrália, em Sydney, por 9 meses, em um curto intercâmbio.
    Tudo que li aqui eu afirmo ser absolutamente verdadeiro.
    Vivi vários exemplos de civilidade neste país. Um vez o ponto de ônibus começou a encher de pessoas, no máximo umas 12 meses, na timetable tinha um horário e o ônibus não vinha. Houve um atraso de uns 10 minutos, quando o ônibus chegou e os passageiros entraram, o motorista pediu desculpas para todos os novos passageiros, informando que o atraso foi devido a um acidente na Glenayr Avenue em Bondi Beach. Ele fez isso em todas as paradas de ônibus até a estação de trem em Bondi Jucntion!

  52. Você paga $900 por ano no seguro e seu amigo no Brasil 10x mais? $9000? Que carro é esse cujo seguro custa R$ 27.000??

    • Eu tinha me perguntando exatamente isso…

      Nonsense total essa parte do texto.

      Na verdade, achei o valor de $900,00 bem caro para o seguro…

  53. Lembrando que a Austrálias é um dos países mais liberais do mundo. Isso quebra um mito que que a liberdade econômica não pode caminhar junto com uma política assistencialista. Pelo contrário, apenas com uma economia dinâmica é possível prover essa qualidade de vida sem quebrar o país. Parabéns a Austrália.

    • Esse mito nem existe… só na cabeça de brasileiros e alguns outros latinos, que vão desde a alfabetização até a faculdade sendo bombardeados pela doutrina comunista.

  54. Eu só penso que que houve uma troca aí na causa pela consequência: um país ser civilizado, ter segurança, cada um lavar sua privada, etc, não são causados pela “civilidade” ou “honestidade” do povo e dos políticos, são consequência de uma sociedade onde as instituições funcionam, e são essas instituições que causam isso. Elas tem mecanismos que dificultam a corrupção e as pessoas se darem bem em cima das outras. E de onde vem isso? Da forma que a sociedade foi formada. Já o ser humano é corrupto e egoísta em qualquer lugar, e quando tem a chance (leis e instituições frágeis) ele se usa disso para se dar bem, seja ele japonês, sueco, australiano ou brasileiro. Nesses países em que as pessoas não se dão bem em cima das outras não é por elas serem pessoas melhores, mas por as instituições, principalmente as leis e o judiciário, não permitirem isso.

  55. Tem um outro motivo, australianos tem uma base cultural, uma base étnico-racial, diferente do Brasil que é uma esculhambação nos citados aspectos. São majoritariamente descendentes de ingleses, assim como os canadenses, neo-zelandeses e estadunidenses, todos povos prósperos e com países desenvolvidos. E o Brasil é o que? Um país que se corrompeu de todas as formas possíveis, um país onde os colonizadores se destruíram na miscigenação desenfreada com os índios e depois com os escravos, um país de ‘vira-latas’. Estou sabendo que a Austrália está começando a se misturar e se “multiculturalizar” com asiáticos, africanos, latinos, muçulmanos e etc. Se continuarem nessa futuramente serão uma esculhambação. A Suécia há alguns anos decidiu que queria abrir fronteiras, não queria ser um país só de loirinhos, queria ser um país para todos, um país para asiáticos, africanos, hindus, mestiços. Resultado na Suécia hoje, criminalidade 700% maior e 900% a mais de estupros. Não, essas palavras não são preconceituosas, são apenas verdades ditas por uma pessoa que não é hipócrita e nem politicamente correta.

  56. Jerry

    Como já mencionei em outra rede Social, conheçi você através de uma palestra dada em um video no youtube.

    Desde então venho lendo os post aqui e tenho buscado me informar melhor e conhecer algumas situações para que se caso for realizar uma viagem, poder aproveitar melhor o lugar.

    Desde já agradeço
    Eduardo

    Keep up with the Good work.

  57. Eu iria tranquilamente pra Austrália, mas não posso né, já que aqui eu terei que trabalhar pelo menos uns 3 anos seguidos pra juntar uma boa grana pra pagar passagens e correr atrás de visto. Mas o voto é livre e o choro depois das merdas acontecerem também é. #trocaopovo

  58. Minha humilde opinião, de quem morou 1 ano (não é muito, eu sei, mas já dá para ter uma noção) em Sydney:

    1. Concordo em parte, pois há pobreza localizada sim, principalmente com relação aos imigrantes asiáticos e do oriente médio. E não dá para excluir a existência de australianos pobres, também. A diferença é que em países desenvolvidos a pobreza tem uma padrão de consumo muito maior.

    2. Concordo.

    3. Concordo em parte. Eu me considero um brasileiro honesto, que conhece vários brasileiros honestos. Acho que a maioria da população brasileira é formada de pessoas trabalhadoras e honestas (um conceito subjetivo, precisaríamos definir honestidade, primeiro). Como sempre, não dá para generalizar.

    4. Discordo. O acesso à saúde de qualidade na Austrália não é para “todos”, é preciso pagar por isso. Eu, particularmente, tenho plano se saúde privado no Brasil e nunca tive problemas, e acho que a qualidade é relativamente boa, tendo em vista o preço que se paga. Mas concordo que o sistema público lá tenha uma qualidade maior, até porque o acesso no Brasil é universal e temos muitas pessoas pobres totalmente dependentes do sistema.

    5. Concordo. Muito embora tenha que ressalvar que existem diversos colégios provados na Austrália, e caros, onde os ricos colocam os seus filhos.

    6. Concordo. Mas, no Brasil, existem realidades diferentes, a depender do lugar. Em São Paulo, por exemplo, a vida é totalmente “indoor”, enquanto que em Florianópolis, onde vivo, a situação não é tão desesperadora assim.

    7. Concordo. No arguments here.

    8. Concordo. No arguments here.

    9. Discordo. Generalização sem fundamento, a meu ver. Existem pessoas que se preocupam com status em todos os lugares do mundo.

    10. Concordo.

    11. Concordo. Mas, no Brasil, benefício sociais é o que não falta. O problema é que temos um número infinitamente maior de pessoas dependendo deles.

    12. Discordo. O custo de vida é bem elevado, principalmente em Sydney, a contrapartida é que os salários são altos. No Brasil, também é possível se viver relativamente bem sem gastar muito, dependendo do lugar onde se vive e da profissão. Eu moro perto do trabalho aqui no Brasil, vou e volto de bicicleta, não tenho um estilo de vida dispendioso e acho que tenho uma boa qualidade de vida.

    13. Concordo.

    Enfim, a Austrália é um ótimo país para se viver, mas já morei 6 meses na Espanha e visitei diversos países da Europa e, posso dizer, não vi grandes diferenças com relação à Austrália. Pode-se ter uma qualidade de vida alta, com segurança, em diversos países do mundo. O bom da Austrália são as praias, mas elas também existem em diversos outros países.

    Particularmente, se a minha profissão permitisse, me mudaria para um país mais desenvolvido, principalmente em função da questão da sensação de segurança (embora nunca tenha sido assaltado no Brasil) e da questão do desenvolvimento social. Entretanto, não tenho muito do que reclamar com relação ao Brasil, pois minha qualidade de vida aqui é relativamente boa. Eu acho que não podemos generalizar e devemos analisar cada caso individualmente. Mas, sim, é inegável que, de forma geral, a Austrália tem muito mais a oferecer aos seus cidadão do que o Brasil.

    Fica a dica para a correção daquele “nonsense” descrito no texto, relativo ao seguro do carro: como assim alguém paga $9000 dólares de seguro de carro por ano no Brasil? Eu pago R$2.500 por um honda fit, o que dá, mais ou menos, o mesmo valor que o autor do texto disse que paga na Austrália (confesso que achei o valor desse seguro australiano meio caro…)

  59. Realmente depois de ler um texto desse, ficamos empolgados em ir morar em um país assim, tenho um cunhado que fez intercâmbio na Austrália, ele realmente falou muito bem, e já passou em sua cabeça morar lá, principalmente para criar os filhos.
    Hoje com a globalização ficou tudo muito fácil, conhecer o país mesmo não ter ido nele, e mudar para outro país é igual a mudar apenas de cidade há alguns anos.
    Seria realmente incrível morar em um lugar assim, mas sabe o que mais pesa? Família.
    Mesmo com tanta qualidade de vida, será que vale a pena deixar todos para trás? Pais, irmãos, tios, primos, amigos, etc.
    Será que novas amizades e qualidade de vida compensará ficar longe de quem mais se ama?
    Talvez para quem não tem uma família sólida sim, mas isso seria o que mais pesaria em minha escolha.
    Quem sabe o Brasil ainda dê certo!
    Abraços.

  60. Voltarei aqui algum dia para verificar se alguém vai ter coragem de falar da situação dos aborígenes na Austrália…

    • Com certeza nao,o que importa eh o progresso,olha que pais perfeito !!! Quem liga para os aborigenes e a matanca de cangurus ? Na Australia a vida eh outdoor!! As calcadas sao limpas!! Isso eh demais!! Esquecam os aborigenes!!

      (sarcasmo)

  61. Vi este post compartilhado em uma rede social e ja que estava aguardando o metro de volta pra casa resolvi ler.

    O autor com certeza possui a síndrome de Vira Lata.Pela forma como fala do pais em que nasceu,uma vergonha.

    Meu caro,o Brasil tem sim inumeros problemas e a Australia tem sim inumeras vantagens mas voce critica tanto a ostentacao brasileira e mostra – se ser um deslumbrado.”Tenho amigos milionarios” Ok,cara ,ja entendemos que voce vive no paraiso da Terra.
    Generalizar que os Australianos nao se importam com status,eh bem limitado.Existem pessoas diferentes em qualquer lugar do mundo,o que voce fez ai foi generalizar e fazer vista grossa nos pontos negativos.

    Voce pode ter cidadania Australiana ( como fez QUESTAO de colocar na sua descricao) mas voce nasceu e sempre sera Brasileiro.Para a Australia voce sempre sera um imigrante,assim como eu,que tenho cidadania Americana,sempre serei uma imigrante.Sou brasileira e aceito isso numa boa,moro nos Estados Unidos pois me casei aqui,sou feliz com o frio.Mas jamais vou desmerecer meu pais de nascimento,onde eu aprendi os primeiros conceitos da vida humana.

    Voce critica tanto o Brasil como se fosse uma selva ( sabe-se la onde voce morava antes),porem eh com brasileiros que visitam seu site com frequencia que voce tem um lucro extra.

    Boa Sorte

    • Olá Catarina ou Cris.

      Seu IP é do Brasil mais precisamente do Rio Negrinho SC (onde não existe metro). No seu blog verdadeiro vc nunca demonstrou que tem a cidadania Americana, da próxima vez que comentar, pode falar a verdade e usar sua identidade verdadeira. Uma das grandes lições que a Jesus nos ensinou foi não se preocupar com o que as pessoas pensam. Agente não esta nem ai pros comentários e ataques do blog… Hehheheehe

      Não iríamos pensar menos de vc pq vc é do interior do Brasil. Nem vamos perder tempo tentando nos explicar pra estranhos, pode achar o que vc quiser da gente.

      Pode comentar a vontade, muito obrigada pelo seu comentário e visita ao site. Volte sempre.

  62. só clima e beleza natural parecida né… pq de resto não tem nada parecido pra ser o Brasil que deu certo hahahaha, só a frota de carro do estado de SP é maior que a população da australia hahaha…
    o Brasil tem 10 x mais hab que a australia, e faz fronteira com varios paises, o que ajuda a abastecer trafico e armamento, enquanto a australia é isolada .. e pra finalizar o territorio brasileiro é infinitamente maior que da australia …

  63. Vale lembrar que o governo aussie também investe e provê forças armadas de impor respeito na região. Sem poder político, institucional e militar, não se constrói um país sério. Mas não venda uma imagem tão bonita dos DownLand, eles adoram espancar brazuca…

  64. Gostei do comentário que Camila fez, eu não posso dizer nada de um nenhum outro pais , porque de fato não conheço, mas posso falar em relação ao que escuto ao que pesquiso, e etc. e posso falar do Brasil porque é o meu pais, e infelizmente é triste eu ter que falar isso do meu pais, mas eu não tenho orgulho nenhum de morar no brasil, eu não consigo nem se quer sonhar com o brasil melhor, porque sinceramente eu não vejo saída pra esse pais, vc viver em lugar onde não tem nenhuma qualidade de vida, é complicado, me sinto realmente triste por não ter nenhuma perspectiva de vida nesse lugar, pois a violência, a educação a saúde o desemprego e tantas outras coisas não deixa agente viver, vivemos aqui a mercê do bandidos e dos políticos , aqui o pobre no Brasil só trabalha pra pagar impostos , contas de luz , água, e outras coisas mas, não sobra dinheiro nem pra chupá um picolé como podemos ter uma qualidade de vida nesse pais, nesse momento falo indignada com tudo que tá acontecendo aqui no brasil, hoje eu ando na rua durante o dia, assustada com medo de me assaltarem ou fazer coisas piores comigo, isso é viver? isso é vegetar, eu nem sonho mas , não consigo enxergar nada de bom. eu sonho em viver em lugar tranquilo, onde eu possa trabalhar fazer minhas caminhadas , e voltar pra casa com segurança. quero viver em pais com mas igualdade, um dos tópicos que me chamou atenção na reportagem acima foi esse ( Mas o que faz que não haja este abismo é o fato de que há pouca diferença salarial entre as profissões na Austrália. O salário de um profissional de TI junior, recém saído da faculdade geralmente não é diferente de o de um faxineiro, um garçom ou porteiro. Além disso, todas as profissões são valorizadas e muitas vezes um encanador, eletricista ou pedreiro registrados ganham mais do que um engenheiro ou um contador por exemplo. Desta forma o pedreiro, o encanador, o banqueiro e o dentista vão aos mesmos lugares, comem nos mesmos restaurantes e muitas vezes moram no mesmo prédio.) isso me chamou bastante atenção, então é um lugar assim que desejo viver a minha vida, e sei que será difícil o Brasil chegar a esse ponto. ou seja nunca vai chegar, ao não ser que aconteça um milagre.

  65. ” A quarenta anos que eu escuto “M”, vários idiotas falando que o Brasil ainda é um país jovem, este jeitinho corrupto brasileiro do povinho não me manipula, não lava meu cérebro, sempre querem arrumar desculpa para tudo aqui no Brasil, que não tem controle de natalidade, o maioria gente sem responsabilidade sem respeito, educação e cultura, por isso que a podridão no poder esta cada vez mais crescendo, ai esta a prova oposta um país super civilizado de primeiro mundo que só tem 200 anos. “

  66. TEXTO MUITO ÚTIL E EXPLICATIVO! PARABÉNS! 

    OBS.: SE PUDER RESPONDER A ESTA MENSAGEM FALANDO SOBRE CORAGEM E SUPERAÇÃO DE MEDO EU FICARIA MUITO FELIZ, PORQUE ESTOU INDO COM MINHA MULHER E UM CASAL DE AMIGOS E ESSE CASAL TÁ COM MUITO MEDO DE NÃO CONSEGUIR EMPREGO, DE NÃO DAR CERTO, ETC. EXPLIQUEI QUE A MAIORIA DAS PESSOAS VÃO SEM INGLÊS MESMO, PORQUÊ O PRÓPOSITO É IR PRA APRENDER. E QUEM TEM FÉ, ACORDA CEDO E BUSCA O QUE QUER SEMPRE ACHA. O QUE MAIS TEM É GENTE QUE CHEGA SEM INGLÊS, CORRE ATRÁS E EM MENOS DE UM MÊS JÁ COMEÇA DESENROLAR DIÁLOGOS, JOBS DE CLEANER, ETC. 

    FALO TUDO ISSO PARA ELES, MAS NÃO TEM TANTO EFEITO QUANTO VINDO DE ALGUÉM QUE MORA AÍ. 

    SEI QUE VOCÊS TÊM TEXTOS QUE FALAM DE EMPREGO, MAS NÃO COM ESSE FOCO, TRATANDO O TEMA DESSA MANEIRA.

    É APENAS UM HUMILDE PEDIDO. CURTO E COMPARTILHO MUITO A PÁGINA E SEUS TEXTOS E SERIA MUITO IMPORTANTE PRA MIM SE PUDESSEM FAZER ISSO. NÃO SÓ PRA MIM, MAS PRA MILHARES DE PESSOAS QUE SEGUEM VOCÊS. 

    MUITÍSSIMO OBRIGADO!

    GRANDE ABRAÇO! 

    SUCESSO!

  67. Eu estive 3 meses em Brisbane e vou voltar daqui dois dias e concordo em partes… no que diz nas ruas vi sim alguns buracos, nada comparado com o Brasil mas vi . No mais é como foi dito mesmo, não posso falar dos hospitais porque graças a Deus não precisei ….. enfim gostei muito do site e achei interessante a riqueza de detalhes; Parabens.

  68. Legal que sempre gostam de denegrir a imagem do Brasil, o Brasil realmente não é o melhor país pra se vive e está longe de ser, mas fazer um post e colocar só os prós da austrália e só os contras do Brasil é pra avacalhar ne? por que não falou da tremenda desigualdade social que existe na Austrália? oque? isso mesmo, desigualdade social, como você disse, é um país bom para todos onde todos se respeitam… mas só entre os brancos descendentes de europeus, por que não falar do grande preconceito pelos aborígenes australianos? sim isso mesmo pouca gente sabe disto, mas na Austrália assim como no brasil, ja existiam nativos quando os imigrantes britanicos la chegaram, esses pobres coitados são rejeitados da sociedade, é negado emprego à eles, pessoas os tratam com despreso… ha muitos prós e contras na Austrália assim como no Brasil ha os contras mas tambem ha os prós, quando for falar sobre o assunto fale dos dois lados da moeda, a Austrália é tao bom assim então por que não é um país desenvolvido? ainda é um país subdesenvolvido assim como o Brasil. Quem quer tentar a vida em outro país pra melhorar a vida financeira não tenho nada contra, mas depois ficar despresando o país em que nasceu, isso não é nada legal.

    • Nós falamos mal da Austrália sim, leia os outros posts. Esse post não é um livro da Aus para colocar todas a informações históricas… Quando agente fala mal da Austrália ou do Brasil o povo reclama, quando fala bem da Austrália e do Brasil o povo reclama igual.

      Todo mundo que já estudou história sabe que os nativos americanos, Índios brasileiros e aborígenes foram dizimados. Em todos os países que os europeus entraram eles fizeram a mesma coisa. E todos eles sofrem preconceito até os dias atuais. É péssimo, sim concordo, nas essa é a realidade.

      Mas o que isso tem a haver quando uma pessoa vai falar bem do Brasil, Austrália ou Estados Unidos? Que regra é essa que vc inventou? Toda vez que tem que falar as vantagens vc tem que citar que os nativos foram dizimados? Me explique melhor para eu entender sua linha de pensamento?

  69. Muito Legal a Australia, mas eu quero fazer umas perguntas :
    Você mostra vários lados bons da Austrália, mas eu quero saber o que levou a austrália ser o que é
    Você mostrou os resultados ótimos que levou a australia ser o que é hoje, mas eu quero saber como isso foi feito ( não quero só o resultado, quero toda a equação )
    Na austrália como são as Leis , são lenientes como no brasil ? ou são rígidas ?
    Na austrália as politicas tem um viés marxista ( populista ) ou liberal ( pro mercado ) ?

  70. A análise que deve ser feita é em relação a matéria que nos mostra a comparação entre Austrália e o Brasil. Bom, não gostei da matéria pelo fato de não adiantar comparar país Desenvolvido com Subdesenvolvido. Sempre vai ser melhor em todos os aspectos.
    Ou seja, para que possamos transformar o país subdesenvolvido para desenvolvido, como é o caso do Brasil, primeiramente de tudo, precisamos mudar o pensamento da população. A grande mudança está na população, cade o respeito ao próximo? Infelizmente aqui no Brasil não existe respeito, cada um é sábio da sua vida, cada um vive sua vida, pensando em si mesmo, querendo ganhar vantagem em tudo. Infelizmente, no Brasil, a corrupção está longe de acabar. A individualidade do povo, dos políticos, das empresas privadas, de tudo mundo está elevada. Se a mudança não partir do povo, seremos sempre subdesenvolvidos, e teremos que aturar comparações de todos os países desenvolvidos, e a consequência é a frustração e a saída do pobre para o rico.

  71. Morei no Japão durante 4 anos, descrevo, para alguns amigos, as vantagens que o país me ofereceu (segurança, saúde, infraestruturas, remuneração etc.) e deixo claro que aqui me sinto uma verdadeira prisoneira (sem receber auxilio reclusão.. kkk).
    Ouço muito dos patriotas brasileiros: “O Japão é desenvolvido, porque é um país milenar, enquanto o Brasil só tem 500 anos e fomos uma colonia de exploração.”
    A minha resposta: “Acho que não é o tempo nem o tipo de colonização que torna o Brasil um país desonesto e perigosa, um exemplo disso é a Australia que só foi descoberto cem anos depois do Brasil, foi uma colônia penal e de exploração, “.

    Sempre me perguntam o motivo da minha volta, gosto tanto do Japão. Voltei para para tentar melhorar, pois acredito que ainda tem jeito, muitas vezes é frustante, não nego…. Ensinar para quem não que aprender, gerar emprego para quem não quer trabalhar, mas se pelo menos um entre mil aceitar a frustração vai embora.

    • Calma. Austrália foi uma colonia penal, porém somente ladrões de galinha, gente com pena pequena que em média com 7 anos ganhavam a liberdade e terras para explorar e cultivar. Cada caso é um caso. Japão é um país culturalmente muito superior sim, vários documentários mostram que a educação humana começa de pequenino, onde as crianças limpam a própria sala de aula e organizam, onde os mais velhos cuidam dos mais novinhos, inclusive ensinando sobre a escola e até mesmo fazendo o lanche desses mais novos, isso é simplesmente sensacional,acredito que isso não evite de acontecer bullyings, mas com certeza deve ser absurdamente menor, pois as crianças crescem cuidando e protegendo os menores e mais fracos.Porém aqui as pessoas estão tendendo a acreditar que educação humana é da família, que a escola deve se resguardar a apenas ensinar Português, Matemática….passar no vestibular e pronto, o que é bem perigoso, posso ser racista ou homofóbico, posso esta passando isso em casa para o meu filho. Um amigo que estudou em escola católica(não que esse tipo de escola tenha uma boa educação, so estou citando um exemplo), sempre me dizia, “sorte de vocês que estudaram em escola que preparava pra vestibular, hj sou um bobão que se importa de mais com outros, que valoriza a amizade e a honestidade, porém ninguém me disse que quando saísse da escola seria cada um por si, que iria ter gente tentando passar a perna em mim furando fila, que um amigo esconderia de mim uma seleção para estágio, pq tinha medo de concorrer comigo.”…veja bem, isso é um cara se questionando por que ele deveria continuar sendo bonzinho quando só se da bem quem é escroto.

  72. O problema que temos que enfrentar e não adianta ser altamente educados, honestos, bondosos e etc….
    Enquanto as nossas leis não parerem de fazer essas pessoas bondosas e amaveis se torbarem bandidos da pior espécies estaremos perdidos.
    Quero ver se na Australia o bandido é incentivado a cometer crimes como aqui no Brasil.
    Queria ver um politico Australiano roubar dinheiro público, torrar com as amantes quando acabar Seus milhões de desvios, roubar mais, ser descoberto e denunciado e o Australiano ir lá votar nele de novo.
    Queria ver se o Australiano estaria preparado para uma quadrilha no governo estourar as finanças de uma gigante estatal e acabar com a economia de seu país, deixando um monte de gente na mizeria e os australianos irem para as ruas protestarem contras o Golpe se deliciando com R$ 20,00 e pão com mortadela.

    Morram de inveja Australia, o Brasil é um país olímpico, ”imprantamos” o biodiesel e vivemos rodeados de Anjos que se deixar leva até sua cueca !

  73. aqui querem destruir o ensino público, valorizam o privado , tem prefeito sucateando hospital publico e desviando recursos para hospital particular da família.

  74. Medo de gente que não leu ou não entendeu o texto: A maioria dos fatos e medidas que levaram a estes seriam hoje considerados por aqui como progressistas e coletivistas.

LEAVE A REPLY