Antes de iniciar o post deixe-me primeiro explicar que este post tem um público específico: Pessoas que estão insatisfeitas com o Brasil e estão considerando mudar de país. Se você quer ficar no Brasil, não pensa em viver outro lugar, se acha que o Brasil ainda pode dar certo e pretende fazer parte desta mudança, excelente. Respeito suas convicções e cada um sabe onde é feliz. Agora, se este não é o caso e assim como milhares (talvez milhões) de outras pessoas você está se sentindo infeliz no Brasil e perdeu todas as esperanças que o Brasil pode e vai melhorar, então este post pode lhe ajudar bastante.

Australia 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 11227936 10153552634520909 4513202040251023758 o

Um dia qualquer em Hamilton Island in the Great Barrier Reef,  Photo by: TWS Visuals

O Brasil possui muitas coisas legais, mas geralmente estas “coisas legais”e importantes estão mais no âmbito pessoal do que na experiência que se tem no país em geral. Muita gente não quer deixar o Brasil por causa da família, amigos, por saber que não vai se acostumar em outro lugar ou até é possível que você já tenha morado em outros países e tenha chegado a conclusão que o Brasil é seu lugar. Provavelmente você já conheceu alguém que morou fora e fala que preferiu voltar ao Brasil, mas neste caso é importante segmentar bem quem faz esta declaração. Sim, pois enquanto algumas pessoas tiveram a oportunidade de morar fora pra sempre, a grande maioria queria ficar, mas acabou voltando para o Brasil por que não viu esta possibilidade ou achou que não valia ou o risco de tentar se estabelecer em outro país era muito grande. Eu mesmo recebo diversas mensagens de brasileiros que queriam ter ficado aqui, mas acabaram voltando para o Brasil.

maravilhas da Australia 35 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália maravilhas da Australia 35

Independente das possibilidades, este próximo ano pode ser crucial para os brasileiros que pretendem morar no exterior, especificamente na Austrália e vou explicar em mais detalhes o porquê.

1 – O Brasil está para Enfrentar uma das Maiores Crises da sua História

Screen Shot 2015-09-07 at 5.33.48 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 5

Não vejo isso sendo muito noticiado pela grande mídia no Brasil, mas o mundo inteiro já sabe que o Brasil vai atravessar uma das piores crises da sua história. O Brasil já mergulhou oficialmente em uma recessão, a economia contraiu 1,9 por cento no segundo trimestre, contudo, isto é apenas o começo do que analistas e economistas preveem que será mais longa recessão econômica do Brasil nos últimos 80 ANOS (isso mesmo, últimos 80 anos).

Em uma matéria que saiu hoje, a revista americana Forbes afirma que o Brasil está no caminho de se tornar a Grécia da América Latina. Pra quem não sabe, a Grécia é o país que devido a alta incompetência de seus governantes foi pra um buraco tão fundo, mas tão fundo, que nunca mais conseguiu sair de lá e toda hora está tentando se escorar em algum parente rico e disciplinado da Europa para conseguir mais algum fôlego antes de submergir.

Economistas internacionais são unânimes em afirmar que o Brasil dificilmente terá qualquer crescimento até 2018. O real está em queda livre, o desemprego está aumentando, o seu mercado de ações está 20% mais baixo que um ano atrás e a Dilma Rousseff tem um índice de aprovação de 8%, (menor que o Collor quando foi presidente, congelou as aplicações e foi afastado). Este cenário só pode significar uma coisa: Desastre.

A nota de crédito do Standard & Poors do Brasil caiu para BBB- , o mesmo de países como Azerbajão, um dia depois desta matéria ser publicada o Brasil caiu mais ainda e foi pra BB+ que significa que o país apresenta alto risco de investimento e é mal pagador, o que faz com que os investidores tirem dinheiro do país, já a Austrália tem AAA em todos os índices.

Sei que muitos patriotas vão dizer que tem gente abandonando o barco quando este está afundando, mas a verdade é que o Brasil sempre esteve mais pra submarino do que pra barco, oscilando entre a superfície e o fundo do mar (ou melhor, do poço). Muito nobre a atitude de quem quer ficar e tentar reconstruir o país, mas ao mesmo tempo não dá pra cobrar que alguém seja patriota em um país com uma alta taxa de criminalidade, desemprego, baixa estrutura, hospitais públicos sucateados e uma inflação crescente.

Para saber Mais:

Mais Dois Anos de Recessão para o Brasil

The Crash of a Titan

2 -Você Merece Viver em um País Seguro

Screen Shot 2015-09-07 at 5.37.36 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 5

Já falei diversas vezes aqui sobre a segurança que se tem na Austrália, mas o que percebi é que segurança não deve ser um luxo, mas algo disponível a todos. Só notei o quanto a Austrália é segura quando voltei em férias para o Brasil. Depois de um tempo aqui você vai se acostumando tanto com a segurança de abrir um Macbook no ônibus ao caminho para o trabalho, tirar um iPhone do bolso no centro da cidade sem ter qualquer tipo de preocupação, andar de carro às 2 da manhã de janela aberta e ainda parar em frente a praia para curtir a paisagem que você acaba nem dando valor.

Screen Shot 2015-09-07 at 5.41.16 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 5

Aqui na Austrália não se pensa em segurança, ninguém se preocupa com isso simplesmente por que o país é muito seguro. Claro que existem regiões menos seguras, mas nem se comparam com as mais seguras do Brasil.

3 – Dominar a Língua Inglesa Vai definir o Futuro dos Profissionais de Qualquer Área

Screen Shot 2015-09-07 at 5.44.11 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 5

Atualmente dominar a língua inglesa está se tornando fundamental para qualquer profissão. Tenho um amigo que veio comigo para  a Austrália e está de volta para o Brasil e ele disse que o fato dele falar inglês fluentemente lhe garante sempre os melhores clientes e as promoções. Claro que ele é dedicado e um excelente profissional, mas ele diz que é notável a diferença que o inglês fez na carreira dele.

Hoje, sem falar inglês é impossível ascender bastante profissionalmente. Diversas empresas multinacionais estão no Brasil e somente quem domina a língua inglesa consegue transferências para o exterior por exemplo. Não dá para comparar o inglês que se aprende em cursos no Brasil com o inglês que se aprende morando no exterior.

4 – A sua Qualidade de Vida Pode Aumentar Significantemente na Austrália

Screen Shot 2015-09-07 at 5.12.20 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 5

Dee Why, um dos bairros com maior concentração de brasileiros em Sydney pelo baixo custo dos imóveis (comparado com outros bairros semelhantes) e excelente qualidade de vida

O que quem nunca morou na Austrália não tem como entender é o quanto a qualidade de vida melhora aqui, não apenas pela questão da segurança, mas em todos os aspectos. Isso acontece por causa dos altos salários. O custo de vida na Austrália é alto, mas a diferença salarial não é astronômica como no Brasil e enquanto uma pessoa que trabalha como assistente de marketing em um escritório pode ganhar $25,00 dólares por hora, o faxineiro no mesmo escritório pode ganhar o mesmo.

Além disso aqui é muito comum dividir apartamento. Desta forma, quem é solteiro (e muitas vezes casados também) nunca moram sozinho , mas acabam dividindo um apartamento legal e assim reduzindo muito os custos. Você olha um apartamento legal em Collaroy, de frente para o mar e pensa: Jamais poderia morar ai, afinal só o aluguel custa $800,00 dólares por semana. Mas se você dividir com mais 3 amigos o mesmo apartamento vai lhe custar apenas $200,00 por semana, fora as contas. Além disso, quando você aluga um apartamento aqui você só paga o aluguel e as contas de gás, luz e internet. Condomínio, IPTU, água e outros gastos são pagos pelo dono.

Outra coisa interessante é que não fica cara viajar dentro da Austrália ou para países próximos como Fiji, Tailândia ou Nova Zelândia. Também não é tão caro viajar para as montanhas durante o inverno para esquiar. No Brasil você precisaria ser rico para ir para o Chile todo inverno esquiar, aqui todo mundo vai.

Aqui em casa na Australia me sinto as vezes numa floresta

A video posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Este é um dos apartamentos que morei na Austrália. Este é o som com que eu acordava quase todos os dias. Screen Shot 2015-09-07 at 4.43.10 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 4 Manly Beach in Sydney Screen Shot 2015-09-07 at 4.43.03 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 4 Café em Balmoral Beach, perto de Mosman, considerado um dos bairros mais elegantes de Sydney

Happy hour with @milipi in Balmoral beach   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Poderia falar de vários outros pontos, como o transporte público é muito mais confortável, rápido e eficiente, como você compra um Honda Fit 0KM pagando $80,00 dólares por semana, como comprar um MacBook não é um absurdo de caro ou das dezenas de lindas praias e parques onde você pode ir tranquilamente passar o dia, mas isso seria ainda apenas um detalhe do que é a qualidade de vida aqui.

Screen Shot 2015-09-07 at 4.22.44 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 4 Iphone 6 na Austrália – Iphone 6 + $500 dólares de crédito por mês + 4 GB de data . Ninguém mata ninguém por um celular na Austrália, qualquer pessoa pode ter um.

Screen Shot 2015-09-07 at 4.26.01 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 4   Screen Shot 2015-09-07 at 4.28.51 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 4   Aqui na Austrália existe um esquema de car share. Você paga um depósito inicial (que você recebe de volta depois) e pode usar qualquer carro da empresa. Eles ficam disponíveis em praticamente todos os bairros e voc6e paga um preço bem em conta e só paga as horas que você usa. Basicamente você vai até o carro com seu cartão da GoGet, pega o carro e depois devolve.Entre os carros disponíveis tem o Audi A1, Alfa Romeo Giulietta e o Mini Cooper   Screen Shot 2015-09-07 at 4.48.06 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 4 A Bicicleta está se tornando o veículo oficial da Austrália e a cada dia novas ciclovias estão sendo construídas e cada vez mais pessoas estão indo de bicicleta para o trabalho.

Screen Shot 2015-09-07 at 4.48.27 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 4 As ciclovias são bem sinalizadas e construídas para evitar acidentes.

Screen Shot 2015-09-07 at 4.51.51 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 4   Até a Harbour Bridge possui uma ciclovia que muitas pessoas usam na ida e volta para o trabalho

There’s no bad day in Manly #manly #awesomeday australia A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

It looks like a summer day. #coogee #manly #sushitrain #northhead #sydney   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Darling harbour A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Beautiful day in Sydney   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Spending the day in Balmoral @mdcbastos @milipi A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

  Última descida do dia. Nao da pra ver um palmo. Fog   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

 

5 – Estudar no Exterior Pode se Tornar Muito Mais Difícil daqui a um Tempo

Screen Shot 2015-09-07 at 5.46.05 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 5

O Real está se desvalorizando semanalmente. Acabou-se aquela história de passar as férias em Miami, fazer compras e depois voltar para o Brasil cheio de histórias e bugigangas. O Real está atualmente com seu pior valor desde 2003, isso mesmo, há 12 anos que a moeda brasileira não atingia um valor tão baixo. Enquanto isso é bom para as exportações é péssimo para quem pretende viajar, fazer intercâmbio ou morar fora do Brasil. Tenho um amigo estudando nos EUA e ele tem cerca de $4,000 dólares por mês de despesa (acomodação, alimentação, gasolina, seguros, etc).

Semana passada seus pais mandaram ele voltar para o Brasil sem concluir a faculdade por que não conseguem mais manter o custo de vida dele, que apesar de básico nos EUA, custa mais que $16,000 reais por mês no Brasil. Além disso não conseguem mais pagar a semestralidade da faculdade. Com a desvalorização da moeda brasileira, daqui a algum tempo você terá que ser milionário para fazer um curso qualquer fora do país. Contudo, o real ainda possui uma cotação razoável em relação a moeda Australiana (que caiu bastante também), mas não quer dizer que esta diferença continuará assim por muito tempo. Tenho um amigo que me disse que o sogro sacou $100,00 dólares aqui na Austrália e foi cobrado $310.00 reais no cartão no Brasil. Para saber Mais: Brazil’s Real Falls Most Since May as Fiscal Concern Prevails

6 – A Austrália Está Começando a Atender a Demanda por Imigrantes

Screen Shot 2015-09-07 at 5.47.53 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 5

Quando alguém do Brasil me fala que está vindo para a Austrália por que é fácil conseguir um trabalho na área por que sua profissão está em demanda digo que a pessoa está atrasada uns 10 anos. Quando cheguei aqui em 2006 a demanda era muito maior e não haviam tantos profissionais qualificados. Hoje a demanda continua boa, mas há tantos profissionais que algumas vagas recebem mais de 400 aplicações e currículos. Falei com um Mobile Developer que saiu da empresa onde eu trabalho recentemente e perguntei se foi difícil conseguir um um outro emprego.

Ele tem uma grande experiência na área, é formado aqui na Austrália, sempre trabalhou em grandes empresas e disse que o que ajudou foi a indicação de um amigo que trabalha na empresa para onde ele foi. Quando uma empresa recebe mais de 100 currículos para uma vaga, ela não vai se dar ao trabalho de ler um por um e certamente aqueles que se destacam acabam tendo prioridade. O Linkedin mostra a quantidade de aplicações feitas somente pelo Linkedin para algumas posições anunciadas. Tem muitas vagas ali com mais de 100 aplicações e você tem que contar que eles só contam aplicações concluídas via Linkedin, fora as aplicações feitas de outros sites, diretamente pelo site da empresa ou por recrutadores.

Screen Shot 2015-09-07 at 9.57.26 am 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 9

Cargo de Brand Manager na Fox Sports. Mais de 181 aplicantes só pelo Linkedin   Outro ponto é que a Austrália está recebendo todos os anos milhares de imigrantes qualificados, e não só isso, muitos australianos mais velhos (acima dos 30 anos) que trabalhavam em outras áreas estão voltando a estudar para se tornarem engenheiros, arquitetos, programadores, advogados, etc. Um exemplo disso é a profissão de dentista, que até ano passado estava na lista de profissões em demanda e hoje não está mais. Amanhã pode ser sua profissão, desta forma é importante imigrar enquanto ainda é tempo e enquanto ainda há uma boa demanda na Austrália para várias profissões.   Ainda existem muitos empregos na Austrália para as mais diversas áreas e com determinação, paciência e esforço é possível conseguir um bom emprego ainda, mas naturalmente, ano após ano, está ficando um pouquinho mais difícil.

7 – Muitas Pessoas Estão Saindo do Brasil Sem Falar Nada (E Muitos que Voltaram Estão Arrependidos)

Screen Shot 2015-09-07 at 5.56.13 pm 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália Screen Shot 2015 09 07 at 5

Não tenho nada contra morar no Brasil. De fato, tirando a segurança, eu voltaria para o Brasil por um tempo, mas sei que minha visão é de quem vai pra lá hoje só para passar férias e não de quem vive o dia a dia. Como a mudança de país é uma decisão com muitas barreiras até que se concretize, muitas pessoas acabam só informando que estão se mudando quando já estão indo e ai um dia você pergunta para a vizinha por que tantas malas e eles avisam que estão embarcando pra Austrália.

Desta forma saiba que neste exato momento algumas pessoas que você conhece estão indo ou planejando se mudar do Brasil. A saída de brasileiros está aumentando bastante nos últimos meses e eu mesmo nunca recebi tantos emails no blog de brasileiros com família e estabilizados que não aguentam mais e querem ir embora. De um outro lado, depois da breve ascenção economica que o Brasil experimentou nos anos anteriores, muitos brasileiros acabaram deixando seus países e voltando definitivamente para o Brasil. O que eles não sabiam é que a situação ia piorar tanto tão rapidamente. Por isso saiba que se você está pensando em sair do Brasil você não é o único. Uma amiga disse ter visitado uma feira de intercâmbio em São Paulo recentemente e haviam mais filas do que em shows de bandas famosas.

Veja mais: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-nova-rota-dos-brasileiros-no-exterior/

http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/3854206/brasileiros-estao-invadindo-miami-por-causa-dilma-diz-wsj

8 – Na Austrália Você não Vive uma Surpresa a cada Ano

4 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 9 Razões Por Que Agora é a Hora de Deixar o Brasil e vir para a Austrália 4

Uma coisa que até a matéria da Forbes concordou comigo foi: “But Brazil being Brazil, there is always room for surprises.” Sim, uma das piores coisas do Brasil é que você nunca sabe o que esperar e isso traz uma preocupação enorme. Lembre-se que estamos falando do país em que o presidente tomou o dinheiro da aplicação de todo mundo da noite pro dia.

A Austrália também tem vivido algumas dificuldades econômicas, mas a diferença é que a Austrália tem tomado diversas medidas a muito tempo para lidar melhor com a eminente crise. Mas não só isso. No Brasil, se você é engenheiro, ganha $10,000.00 reais por mês e perde o emprego, você precisa urgentemente arrumar outro emprego ou não conseguirá sobreviver e numa época de recessão pode ser muito difícil e demorado conseguir um outro emprego. Na Austrália, se você é engenheiro e ganha $8,000.00 dólares por mês, por pior que seja a crise, você pode ir trabalhar nos empregos disponíveis como em cafés, supermercados, etc e ainda assim conseguirá pelo menos sobreviver com uns $4,000.00 por mês. No Brasil isso jamais aconteceria, pois há um abismo salarial entre as profissões. No caso de estudantes, quem persiste sempre acaba conseguindo um emprego. Não é fácil, pode levar um tempo, mas pela minha experiência, quanto maior o desespero, mais rápido as pessoas arrumam emprego por aqui.

9 – Por que a Vida Pode Ser Melhor

Curly. Love that place   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

A vida na Austrália não é melhor para todo mundo. Isso tem a ver com a personalidade, características e até história de cada um. Quem é mais ligado com a família no Brasil pode acabar sofrendo muito aqui pela saudade, quem nunca passou muito sufoco pode também se cansar rápido, pois o início aqui é sempre difícil, principalmente o primeiro ano, mas para quem vem com o objetivo de se estabelecer aqui, não possui muitas barreiras para isso e está acostumado a levar umas pancadas da vida de vez em quando, pode acabar passando a fase de adaptação inicial e colher os frutos. A vida pode ser melhor na Austrália. O lugar onde você vive tem um enorme poder de impactar sua qualidade de vida. O importante é fazer tudo com honestidade e a consciência tranquila, assim ficando por aqui pra sempre, ou voltando para o Brasil, tudo acabará sempre dando certo pra você.

I love Dee Why A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Feeding the kangaroo in Basin A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleApp do Brazil Australia
Next articleLugares Especiais em Sydney – Balmoral Beach
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

55 COMMENTS

  1. Otimo texto,Jerry! Eu to aqui na Australia há 5 meses. Quero ficar aqui e to estudando mais pra isso(sou desenvolvedor java). To em busca de trabalho e de um sponsor. Depois de gozar das facilidades desse maravilhoso país, quero é mais é ficar! Emprego tem, só sei que depende de mim agora!

    Obrigado por compartilhar sua experiencia conosco,

    Cheers!

  2. Pois é, sou mais uma das que está com planos de ir para Sydney. Essa semana estou separando todos papéis para enviar para a agência de intercâmbio e começar o processo do visto. É só o q falta. Embarco em novembro. Meu maior medo é por causa dessa crise aqui no Brasil o meu visto ser negado. Você acha isso possível Jerry?

    Obrigada

    • Boa tarde Tainara!

      Como esse post foi de 2015 gostaria de aber se afinal você migou ou não. Estou pensando em ir sozinha mas não sei muito por onde começar! Então deixo meu contato para trocar informações.

  3. Morei na Australia com minha familia por incríveis quase 5 anos. Para mim é muito difícil falar sobre morar na Austrália, uma vez que hoje estou no Brasil com minha esposa e com dois filhos.

    O Brasil sem sombra de dúvida vive um momento muito delicado, tipo ou vai ou racha, mas racha mesmo. Acho que tudo pode acontecer, desde uma falência total na econômia até uma crise étinica muito grave entre grupos políticos e religiosos.

    Depois que minha filha nasceu em Sydney em 2008, tudo mudou, novas perspectivas e desafios estavam sempre batendo em nosso porta. Hoje, muita gente me pergunta. “Porque raios vocês voltaram?” Sinceramente, posso dar uma dezena de respostas, mas não saberei dizer qual delas me convence mais. Acho que a única razão, talvez aquela que mais me deixa com um nó na garganta, seja o fato que estávamos longe de nossa família.

    Esqueça as comparações, tipo, clima parecido com o do Brasil, similaridades e comparações entre o povo Australiano e Brasileiro, sinceramente isso é uma enorme besteira, um delírio de brasileiro cansado do seu próprio país e do seu próprio povo.

    Outra grande bobagem que brasileiro adora falar, para vender o peixe do sonho australiano, talvez para algum familiar que ele mesmo sente falta. “Aqui faz lembrar muito o Brasil, a gente até encontra pão de queijo, guaraná, açaí, brigadeiro, leite condensado, PICANHA a menos de 15 dólares!

    Mas a coisa muda de figura, quando temos que entrar na rotina “aussie” e literalmente tudo que não faziamos em casa no Brasil, temos que fazer, como lavar a nossa privada, nossa louça, roupa diariamente. Quero saber quem fazia isso diariamente no Brasil? Austrália não têm diarista não, pelo menos para o meu bolso e sei que de muita gente.

    Infelizmente, não é tão fácil como parece.

    Espero um dia voltar e poder passar para os meus filhos o que “chamo de lição de casa Australiana”, espero estarmos preparados quando isso acontecer e se acontecer.

    Meu respeito aos brasileiros que se adaptaram a esse país maravilhoso e que fazem as coisas acontecerem de modo honesto, sem passar por cima de ninguém e que estão evoluíndo como cidadãos, agregando valores; áqueles que encaram a vida e as dificuldades da melhor forma possível e sem deixar de lado o coração verde e amarelo, (coração verde e amarelo, para mim, não significa futebol, mas sim família).

    Cheers,

    Rick Worth

    • O cara voltou pro Brasil pq achava mto complicado limpar a própria privada. Hahahaha pqp. Aaahhh… Classe média tupiniquim.

      • Olha pensei a mesma coisa!!!!
        Se todo o problema fosse lavar privada, eu lavaria mil, para dar uma vida melhor para minha família.

      • Eu tb pensei isso kkkk lavo roupas todos os dias, faço meu almoço para o dia seguinte emeu marido lava o banheiro (combinado é esse) e ainda cuido de um bebê e uma filha adolescente, se isso é dificuldade pra ele eu não sei o que seria pra mim!

    • Filhão… em 1 ano morando sozinho só precisamos de 1 vez de diarista… e mesmo assim me senti mal em ter que pagar pra outra pessoa limpar a minha casa… Não sou pobre nem milionário, mas esse mimimi foi de matar… Só me resta dar risada… 🙂

    • Adorei seu texto. Bem maduro. Acabei de deixar minha contribuição aqui no site. Acho que é um pouco alinhada com a sua. Abs.

    • Nossa seu comentario foi muito positivo, realista …

      Eu moro aqui ha 2 anos e sinto tudo isso que vc escreveu.
      Muitas vezez as pessoas que vivem aqui buscam constantemente razoes para justificar o sentimento de nao pertencer a um lugar onde nao nasceu.
      Por mais que vc tenha cidadania vc nunca sera um australiano de cor e alma e esse sentimento ao longo do tempo pesa.
      Eh como os velhos imigrantes dizem…
      A primeira geracao eh que sofre isso pois os filhos ja nascem la e nao rola essa sensacao da duvida de optar por uma vida que pretere os familiares em funcao de qualidade vida..seguranca. ..melhor atmosfera..etc…
      Mas mesmo assim motivo a todos a vir e ver com os proprios olhos, ter suas proprias conclusoes e oportunidades pois vale a pena !!!

  4. Fala serio?! Esse artigo ultra coxinha nao tem nada a ver!
    Quer viver num pais seguro faça o BRASIL ASSIM contribuindo para a distribuição de renda e para a manutenção da democracia.
    Lá você nao quer pagar um salário justo para empregada , mas na Australia acha bonitinho ser cleaner e ganhar bem por isso?
    Dois pesos duas medidas!

  5. Conheci a Austrália, meu filho já fez um ano de engenharia lá é realmente o país é fantástico. Porém há que se alertar para grandes diferenças culturais, já que não se vive em uma ilha ou apenas com brasileiros. Se você for uma pessoa de mente aberta, sem preconceitos, sem apego à família, disposta a viver em um país com mais asiáticos que australianos e não se importar que sua memórias são diferentes das de seus colegas, vá em frente. Mas imigrar não pode ser uma escolha como mudar de bairro e acho que o post simplifica demais a questão. De resto, vá em frente porque a Austrália também é o país dos meus sonhos.

  6. Jerry, Fico feliz pelo seu avanço, você é o “cara”. Lutadores, e familia todos juntos. Por mim, já teria indo embora.. apesar que minha praia é Dallas.. quero montar uma ONG lá.
    O transporte de material da Australia para são paulo é complicado? Pois, quem sabe vc e eu montarmos uma ONG ai para recolher doações de equipamentos? que tal?
    abs
    Valle

  7. Sou aposentado tenho 62 anos divorciado e desejo migrar para Australia para estudar a lingua inglesa. Sou formado em Contabilidade.

  8. Eu chorei com esse post.
    Preciso ir pra AU urgente!!!!
    Oh My GOD!
    Sério. Adiantei meus planos em pelo menos 6 meses, e ainda vou tentar correr para adiantar mais!
    Solicitei um orçamento de vocês e estou aguardando. Obrigada por toda a contribuição de vocês põe meio do Blog.
    Que o Senhor continue abençoando vocês.

  9. Moro a 11 anos na Australia e país melhor não ha. Agora se pretendem migrar, abandonem tidos os mal habitos que conhecemos dos brasileiros, aqui nao se aceita nem metade do que se faz por aí. Boa sorte e boa viagem

    • Que lugar maravilhosoooo!!!! Tenho muita vontade de morar fora do pais. Sou de BH e vim morar em SP devido a uma oportunidade de trabalho na empresa que estava. Vim morar sozinha em SP e ver a diferença entra cidades, e a correria de SP… Não sei se morar fora do Pais, me provocaria um impacto tão grande perante a minha familia. Já que eu ja sai de BH pensando no meu profissional. Tenho vontade de mudar mais uma vez, mas me gera insegurança e um pouco de medo… Pq também não tenho domínio na língua.. Mas me vem outra coisa na cabeça, se eu não tentar, como vou saber se vou conseguir???? Preciso focar em juntar dinheiro e ter uma meta de um ano pra ir embora… tomara que consigo essa meta…

  10. Tenho interesse, mas não tenho domínio da língua…ops! Nada seria a melhor definição! Por isso, tenho muito medo de largar tudo.

  11. Jerry, tenho uma visão de ir para Australia e montar um negócio para mim.
    A burocracia, economia e etc…
    É mais simples?
    O governo ajuda e incentiva o empreendedor que está indo para Australia?
    Preciso já ter a cidadania Australiana para empreender?

    Obrigado e ótimo blog!

  12. Boa noite .
    Gostei do artigo, agregou boas noções .
    Agora, achei um tanto exagerado a noção econômica heim ? Do jeito que li, a impressão é que o Brasil é a Alemanha derrotada na guerra devendo pros Aliados , um pouco menos né

  13. Hoje em dias as pessoas falam mto sobre morar dora do Brasil pelas dificuldades que o país apresenta hj e blablabla. Sou post é mto interessante. Ja faz 1 ano que estudo em NY, voltarei em dezembro para o BR e já penso em como poderei fazer para sair do país novamente pela qualidade de vida (principamente segurança) que tenho aqui. Como falei anteriormente, mtas pessoas falam sobre isso, mas não se encontra mtas pessoas falando sobre a parte de conseguir emprego num país estrangeiro, parte burocrática e até mesmo como as empresas veem a possibilidade de ter um empregado estrangeiro. Até pq pelo pouco que sei conseguir um visto de trabalho num país estrangeiro não é tão fàcil assim como se pensa. Se vc souber e puder falar um pouco sobre isso sera util! Obrigada

    • Olá Fernanda, aqui no site tem todas as respostas pras suas perguntas. Fácil não é, mas não é impossível também. Exige muita dedicação e foco, como tudo o que vale a pena na vida…

  14. Otimo Texto.

    Espero que todos o brasileiros que cheguem aqui para viajar, estudar e morar continuam a zelar esse maravilhoso pais que é a Australia.
    Pois muitos veem com a intençao de tirar proveito da situacao e fazer o jeitinho brasileiro. Entao se essa é sua idéia por favor continue no Brasil, mas se voce vier para oportunidades de crescimento =) e procura de uma melhor qualidade de vida que infelizmente nao encontramos na nossa Patria amada. Aqui com muito esforço e um coraçao aberto voce vai longe! Otimo texto. As oportunidades aqui sao infinitas e tenho muitos amigos brasileiros que abriram seu proprio negocio e estao batalhando a cada dia para um pais que realmente faz por merecer .

  15. Olá Jerry
    Adorei o seu post, Parabéns.
    Estou a dois anos me aplicando no estudo da lingua inglesa, pois tenho o desejo de viver no exterior por um tempo. Aperfeiçoar o ingles, estudar, aprender sobre uma nova cultura, sem ter a ambição de ficar rico. Muito mais para ter uma experiência a mais de vida. O mundo não se resume a apenas um lugar. Gostaria se você tiver um tempo a dedicar e me dar dicas ensinando-me o caminho das pedras para realizar esse desejo.
    Tenho uma formação em Psicologia, sou professor, corretor de imóveis, com 3 pós graduações e um mestrado na espanha. Inúmeras outras habilidades técnicas desde Marcineiro, motorista, eletricista…….
    Ficaria muito feliz se puder contar com sua ajuda.
    Obrigado
    Fernando Paz

  16. Essa matéria da Forbes contém um erro gravíssimo sobre o Joaquim Levi. A matéria afirma que ele foi indicado pelo Lula, era tesoureiro do PT e que a Dilma não aprovou sua indicação. Isso não é verdade. Levy foi indicado por Dilma sob recomendação do Bradesco, ele é formado Phd nos EUA, nunca foi tesoureiro do PT ou foi indicado pelo Lula. Era diretor da Bradesco Asset Management e tem experiência na área de economia no setor privado. Mandei um e-mail pra Forbes solicitando a correção. Acho que todos deveriam fazer o mesmo.

  17. Impressionante !!!
    Estava conversando com a minha esposa ontem sobre isso, se ela tinha coragem de imigrar para a Austrália. Coincidência, sei lá ?!?!
    O Brasil deveria ser o pais do futuro, más é o país da corrupção, feudalismo corporativo, insegurança, ( você perde a vida por causa de um celular ou tênis), não consegue estudar, (chega a ser ridículo), não tem sistema de saúde decente.
    Ou seja, a maioria das pessoas sobrevivem em vez de viverem uma vida plena e sastifatória.
    Vou pensar mais sériamente sobre esta possibilidade, pode ter certeza.

    Grato sobre a material, e que Deus te abençoe!

  18. É serio esse post ? Com o dólar mais caro dos últimos 20 anos?
    E o Brasil em crise! Você só pode estar brincando. Só milionário vem agora.

  19. Muito legal. Eu senti exatamente tudooo q foi dito. Morei 3 anos em Melbourne, e segurança é algo q dinheiro nenhum no mundo compra… Mesmo com crise, com transporte ineficiente, com diferença salarial, se houvesse segurança aqui no Brasil como temos na Austrália eu não estaria me preparando para voltar. Saber q não temos seguranças e q a impunidade impera aqui me faz ter cada dia mais certeza de que minha casa é Melbourne e pra lá q eu desejo voltar as soon as possible! =)

  20. Obrigado pelo post, Jerry! Eu sempre tive esse objetivo de viver em outro país, ainda mais com o agravamento da crise, mas sempre me faltou coragem para mergulhar nessa ideia, principalmente pelo medo de fracassar ou de não me dar bem no novo país. Queria fazer tantas perguntas… mas em geral, como foi a experiência de vocês nessa mudança para a Austrália? Que conselho você e a Michelle dariam para pessoas inseguras como eu, de tomar essa decisão de mudar de país? O que vocês precisaram fazer para essa experiência valer a pena? Abraços.

  21. Tenho intercâmbio marcado para fim de novembro/15 pra Sidney.
    Estou no processo burocrático, espero que dê tudo certo e meu visto seja aprovado.

    No mais tenho interesse em imigrar pra Austrália, nunca morei no exterior, tenho 27 anos e sou contador. Possuo ex-colegas de trabalho que estão trabalhando na área em Sidney. Espero que também consiga.

    Porém apesar de entender todas essas comparações (de novo, nunca morei no exterior) acho um pouco injusta essa comparação. O Brasil é o nosso país, fomos criados aqui, temos a cultura daqui.
    Na cultura daqui não me refiro a malandragem ou que nem o cara lá de cima que diz que não limpa banheiro (só se ele é ricão, porque eu limpo minha casa uma vez por semana, de vez em quando contrato uma senhora pra me ajudar, mas já fiquei mais de ano sem contratar e vivo bem…)

    Acho que a diferença mais significativa é a segurança. O restante tem prós e contras no Brasil e os prós não se resumem apenas a família, mas toda a cultura que temos aqui. Somos um país latino, nossa maior influência são portugueses, espanhóis e italianos. Apesar de termos colonização japonesa e alemã em grande número não são tão significativas na nossa cultura. Sem contar a imensa influência africana. Isso faz toda a diferença, a influência asiática e inglesa na austrália é que mais faz diferença na cultura deles.

    E não é fácil de se envolver nesse tipo de cultura.

    O que de fato mais me incomoda é a segurança e a falta de esperança de melhora, pois vejo que boa parte dos estudiosos, intelectuais e políticos brasileiros possuem pensamentos com um grande viés ideológico, para ambos os lados. Ou para um esquerdismo ou direitismo extremo. Ou para defender estuprador/assassino ou para mandar pra pena de morte pivetes/crianças que bateram carteira.
    Não há uma análise social, econômica e penal dos problemas da segurança. Não se utiliza exemplos que deram certo, como os EUA que já tiveram índices de criminalidade na década de 70/80 parecidos com os atuais do Brasil e que efetuaram ajustes nessas 3 áreas e hoje são um país seguro.

    Prefiro imigrar por esse receio de perder minha mulher/filha(o) assassinados ou minha mulher/filha estupradas. E o pior é saber depois que o estuprador/assassino está solto (depois de ser preso). Pois essa é a notícia que mais vemos no dia a dia aqui.

    • Desculpa o textão!

      Mas é parte um desabafo contra essa síndrome de vira lata que temos. Pois o Brasil é um país muito bom e o brasileiro também é um povo sensacional.

      Mas também um desabafo sobre a situação do país e a falta de esperança que acomete a todos nós.

  22. Meu sonho é morar na Austrália, mas por enquanto isso é impossível pois ainda tenho apenas 15 anos 🙁
    Se eu fosse um pouquinho mais velha daria um jeito de ir já que estou terminando o ensino médio esse ano, mas infelizmente…

  23. Concordo plenamente com tuas colocações! Também estou cansado deste país que premia a injustiça e a corrupção e maltrata seu povo sofrido cada vez mais!! Aqui não vale a pena ser honesto… como não quero deixar de ser honesto, pretendo sair do Brasil… mas sou casado, 43 anos, com esposa e dois filhos e sem curso superior… acha que teríamos alguma chance aí na Austrália?? Já trabalhei com manutenção de computadores mas nada muito específico, apenas manutenção em pequenas empresas e usuários residenciais e minha esposa é professora e poderia trabalhar com crianças em alguma escola ou mesmo como baby sitter… estou disposto a trabalhar em qualquer emprego digno e até mesmo voltar a estudar!! Estou iniciando o processo de cidadania portuguesa para minha família e estou divulgando meu blog… lá conto como está sendo cada parte do processo. Obrigado!
    http://www.mudardobrasil.wordpress.com.br

  24. Olá, Jerry.
    Me apliquei para estudar na Bond, mas devido a demora e a preocupação de não me aceitarem estou me aplicando na Southern Cross.
    Sei que as duas não são as melhores universidades da Australia, no entanto devido aos custos são as melhores opçoes. Mas você saberia me dizer qual é a melhor, qual tem um nome mais conceituado?
    Abraços

  25. Boa tarde… gostaria de pedir ajuda de voces …..

    Tenho 20 anos moro em São Paulo e pretendo ter uma qualidade de vida e poder proporcionar isso a minha familia ( pai e mae ) sou solteiro nao tenho filhos e gosto de encarar desafios….

    Como vi ai um companheiro falou que voltou ao Brasil por lavar uma privada ou algo do tipo, isso nao seria problema para mim em lavar a minha propria privada até porque nao cago na tampa.

    Enfim… servi ao exercito aqui no Brasil entao trabalho nao seria problema, tenho uma mente bem aberta como vi em outros posts ai parece ser um pais bem liberal nao tenho preconceitos, resumindo me encaixo perfeitamente no perfil de alguem que pode se dar bem indo morar fora do pais….

    A questao é que, nao falo quase nada ou simplesmente nada de ingles, sei apenas algumas palavras, pretendo estudar sistemas mas nao queria perder mais tempo ainda aqui…. Tenho apenas um carro popular que custa cerca de 20mil, o que da hoje em dia 5mil dolares.

    Com esse dinheiro conseguiria visto passagem e um tempo ate conseguir algum tipo de emprego na Australia ? Qual o melhor lugar para se morar arrumar emprego e se adaptar? consigo aprender o ingles mesmo sem saber nada partindo do 0? é melhor fazer um curso primeiro aqui no Brasil ?

    O que voces me indicariam ?

    Desde já muito obrigado !!!!!!

  26. Excelente post. Tenho pensado seriamente em sair do Brasil basicamente por ter perdido a esperança. Os motivos, você expôs vários ! Quero viver em um lugar onde as liberdades individuais são respeitadas, o governo faça o dever de casa sem desvios e os meus impostos sejam convertidos em benefícios reais.
    Sou veterinário, tenho 43 anos e estou concluindo mestrado em zootecnia. Gostaria de saber se há demanda para a minha profissão e quais caminhos trilhar.
    Sou casado, minha esposa é fonoaudióloga e tenho duas filhas adolescentes. Eu gostaria de dar às minhas filhas a oportunidade de estudar em boas escolas ter um futuro com mais qualidade de vida.

  27. Então… sou médico veterinário, 35 anos, solteiro e domino o inglês (sei me virar muito bem). Estou muito afim de tentar migrar para AUS ou CAN, mas como vc mesmo disse: antes era mais fácil… agora já tem muita gente qualificada e sobram profissionais em algumas áreas… dizem que custo de vida é alto, ganha-se bem, e que visto de trabalho não é mole tirar não.. pois é… e aí ficamos, ficamos e vamos ficando.. rsrsrs

  28. Neste momento o Brasil precisa das pessoas honestas para reagir e reconstruir a ética e moral do nosso país. Acho que ficar e lutar é ato de coragem. Sair fugindo de uma situação que podemos enfrentar com coragem é muito triste.

    • Quando saímos do Brasil, nem existia crise política o país estava indo bem.
      Saímos porque era um sonho e pq adoramos desafios! 🙂

LEAVE A REPLY