Home » Vivendo na Austrália » Por que Eu Fui pra Austrália

Por que Eu Fui pra Austrália

Por que Eu Fui pra Austrália

“A year from now you will wish you had started today.” -Karen Lamb
(daqui a um ano você desejará que tivesse começado hoje)

Em julho fará 7 anos desde que cheguei aqui na Austrália. No Brasil a vida ia muito bem obrigado. De fato, sempre tive a intenção de morar fora do país, mas achava que isso só aconteceria daqui a muitos anos. Se você me perguntasse 6 meses antes de eu chegar na Austrália se passava pela minha cabeça ir para lá em tão pouco tempo eu apenas daria risada.

Contudo, tudo aconteceu de uma forma inesperada e não planejada como eu esperava que fosse e hoje só posso olhar para trás e pensar: Quem bom que foi assim!

Vira e mexe recebo e-mails de pessoas que estão fazendo todo tipo de planejamento para ir para a Austrália. Uns dizem quem  querem ir para a Austrália em 2 anos, outros em 4, alguns ainda em 7. Não tenho como não olhar um e-mail destes e pensar em quanto tempo estas pessoas estão perdendo justamente por não terem a coragem suficiente de arriscar viverem seus sonhos.

Screen Shot 2013-04-02 at 3.31.53 PM  Por que Eu Fui pra Austrália Screen Shot 2013 04 02 at 3
Eu e a Michelle na faculdade no Brasil

Meses antes de chegar na Austrália tinha acabado de estabilizar minha start up (isso quando ainda nem se falavam em start ups) o que havia me dado condições de ir atrás de outros objetivos. Tinhamos acabado de sair da faculdade de Rádio e TV, A Start Up estava crescendo, muitos clientes, ao ponto de que decidi diminuir minha jornada de trabalho para poder voltar a fazer cursinho e estudar para tentar uma vaga em medicina (um desejo antigo) em alguma faculdade pública de São Paulo.

Todos os dias, eu e a Michelle chegávamos às 7 da manhã no cursinho e só saíamos de lá por volta das 7 da noite. Em casa continuávamos trabalhando até a hora que aguentássemos para no dia seguinte voltarmos a mesma rotina.

Screen Shot 2013-04-02 at 3.29.54 PM  Por que Eu Fui pra Austrália Screen Shot 2013 04 02 at 3
Livros do cursinho

Apesar do grande sacrifício eu estava adorando aquilo tudo. As aulas do cursinho eram espetaculares e o trabalho fluía muito bem. As aulas terminavam perto da uma da tarde e enquanto os outros alunos ficavam naquela sala abafada estudando até altas horas da noite, eu e a Michelle íamos para o prédio de uma recém inaugurada faculdade logo em frente estudar em uma sala de estudos climatizada, silenciosa, no topo do prédio com vista para toda cidade.

Entre um exercício de física e outro respondia uns e-mails, fazia umas ligações e definia alguns assuntos de trabalho. Aos sábados estudávamos pela manhã e tirávamos para ir ao Clube Pinheiros fazer algum exercício ou apenas correr no parque do Ibirapuera, enquanto a noite sempre marcávamos algo com nossos amigos.

 2  Por que Eu Fui pra Austrália 2

No Brasil

Tudo ia bem, muito bem por sinal. Os planos de mudar no exterior nem sequer passavam pela minha cabeça, até àquela tarde de estudos após as aulas.

Enquanto revisava a aula de matemática me veio um estalo. Por que preciso esperar tanto para viver o sonho de morar na Austrália se posso fazer isso agora? E antes que o pensamento fugisse de minha mente, interrompi os estudos da Michelle e a chamei para comer algo na lanchonete que ficava alguns andares abaixo.

Antes que ela pudesse dar a primeira mordida no croissant fiz-lhe a seguinte pergunta: “O que você acha da gente ir para a Austrália?”

Ela apenas sorriu e disse que seria muito legal um dia ir morar na Austrália e depois que eu entrasse e terminasse a faculdade de medicina certamente era algo que iríamos atrás.

Antes que ela continuasse a interrompi dizendo: “Não, você não entendeu: O que você acha da gente ir para a Austrália semana que vem?”

Como assim semana que vem?

De fato não havia lógica nenhuma na minha pergunta, afinal, como tantos planos poderiam ser interrompidos assim de repente?

Então sugeri que largássemos tudo, fossemos a uma agência de intercâmbio e começássemos a planejar nossa mudança para o outro lado do mundo.

Apesar de aparentemente absurdo, meu pretexto de que o tempo estava passando e a cada segundo que se passava estávamos deixando de viver um de nossos maiores sonhos estava se tornando convincente e long story short, em pouco tempo estávamos arrumando tudo para nossa viagem, que viria a acontecer exatamente 3 meses depois.

Neste meio tempo comentei com um amigo de infância sobre a viagem. Ele estava trabalhando na área de TI em uma empresa, vivendo bem, estava noivo e apesar de achar minha mudança um tanto repentina e não planejada, aos poucos foi se interessando pela ideia ao ponto de que acabou também largando tudo e embarcando uma semana antes de mim para a Austrália.

Screen Shot 2013-04-02 at 3.14.59 PM  Por que Eu Fui pra Austrália Screen Shot 2013 04 02 at 3

Eu no aeroporto de São Paulo em 2006 embarcando para a Austrália

Hoje vejo que esta pequena decisão, aparentemente sem qualquer estratégia ou planejamento acabou sendo uma das melhores decisões da minha vida. É incomparável como a vida que eu já considerava boa mudou para muito melhor uma vez aqui. Quase tudo que abri mão para vir pra cá em pouco tempo foi reconquistado e ainda melhor.

Screen Shot 2013-04-02 at 3.15.35 PM  Por que Eu Fui pra Austrália Screen Shot 2013 04 02 at 3

Eu e a Michelle em nossa conexão no Chile (foram 27 horas de viagem até a Austrália). São Paulo, Chile, Nova Zelândia e Austrália

O que nunca pode ser substituído foi a família e alguns amigos, que sempre serão insubstituíveis.

Contudo na Austrália em pouco tempo fizemos amigos extraordinários, e o número e a qualidade deles parece que só aumenta a cada ano. Confesso que os primeiros meses foram os mais difíceis, mas nem por isso deixaram de ser felizes. Ainda lembro com saudade daqueles dias na escola, dos programas legais que fazíamos aqui, dos rolos que nos metíamos e da novidade que era absolutamente tudo aqui, de pedir uma pizza a atravessar a rua.

Fico pensando o que seria minha vida hoje se tivesse esperado tantos tempo para viver algo que poderia viver imediatamente.

Screen Shot 2013-04-02 at 3.19.26 PM  Por que Eu Fui pra Austrália Screen Shot 2013 04 02 at 3

Primeiro lugar que moramos na Austrália

Em pouco tempo aqui estava trabalhando na área novamente, tinha feito vários e bons amigos, estávamos morando em nosso apartamento, em 4 meses o apartamento estava mobiliado, um ano depois tínhamos comprado um carro, na época um Toyota Corolla 0km que viríamos a trocar 3 anos depois. Hoje lembro daquela sala de estudos do prédio da Unip com um mix de boas lembranças e nenhuma saudade. Falta mesmo faz conversar com minha família, alguns amigos e certamente os restaurantes de São Paulo, no mais, hoje não trocaria a Austrália por nenhum lugar deste mundo e sou eternamente grato a Deus por esta maravilhosa oportunidade que foi vir pra cá.

Screen Shot 2013-04-02 at 3.19.50 PM  Por que Eu Fui pra Austrália Screen Shot 2013 04 02 at 3

Eu no curso de inglês

mi1  Por que Eu Fui pra Austrália mi1

Michelle no curso de inglês

Mas e se não tivesse dado tão certo? – Você pode me perguntar.

Hoje entendo que a Austrália só não dá certo para quem faz as escolhas erradas. Pra quem escolhe a desonestidade ao invés da sinceridade e cumprimento das regras, pra quem escolhe prejudicar os outros ao invés de oferecer uma mão, pra quem opta pela promiscuidade ao invés de buscar relacionamentos saudáveis, pra quem busca atalhos ao invés de tomar caminhos, pra quem olha apenas para seus próprios interesses, pra quem se contamina pelo que é ruim aqui e deixa de absorver tudo aquilo que é bom, pra quem fecha a porta para as oportunidades por causa da arrogância, pra quem quer sempre dar um jeitinho pra tudo e pra quem não quer pagar o preço de realizar seus sonhos. Para estes, independente de onde estejam a vida sempre será uma infelicidade disfarçada por umas fotos no Facebook.

1  Por que Eu Fui pra Austrália 1

Na Austrália

Para todos os outros, independente se ficam aqui ou voltam para o Brasil a Austrália sempre será uma das melhores escolhas da sua vida.

Nós optamos por ficar aqui, mas este amigo que veio conosco voltou para o Brasil e da última vez que estivemos juntos em 2012 ele me confessou que ter vindo para a Austrália foi uma das melhores decisões de sua vida que acabou por mudando positivamente cada aspecto da sua vida hoje.

carro-aus  Por que Eu Fui pra Austrália carro aus

Primeiro carro aqui na Austrália. Trocamos em 2010. Aqui na Austrália o transporte público é eficiente e carro não é tão necessário. tanto é que quando vendemos o carro e ele não tinha nem 20.000km.

Hoje ele está casado com uma menina muito legal, comprou um lindo apartamento há uns 3 anos, possui um alto cargo em uma multinacional e todo ano me escreve perguntando onde vamos passar as próximas férias, algo que tentamos passar juntos pelo menos uma vez por ano.

Por isso, o que eu sempre digo para quem me escreve com planos de vir para a Austrália depois daqui a 1 ano e meio, 2, 3, 4, 7 anos  é que não fiquem planejando cada mínimo detalhe da sua viagem e esperando o momento certo para realizar seu sonho. Vir para a Austrália é como fazer exercício, quanto mais cedo você tomar esta decisão melhor pra você.

Mesmo por que aqui quase sempre tudo muda pra todo mundo. Um dos meus melhores amigos aqui estudou TI no Brasil, largou a faculdade no último ano e o emprego em uma boa empresa, veio pra cá, ralou de garçom, estudou enfermagem, se formou, pegou a residência e hoje está novamente estudando economia em uma das melhores faculdades da Austrália. Tem gente que conheço aqui que com 40 anos decidiu abandonar a carreira e ir estudar engenharia de petróleo, outro largou o emprego em TI para dar aulas de surf. Aqui tudo muda, mas se você tiver as atitudes corretas certamente tudo mudará apenas para melhor.

Vire e mexe converso com alguém aqui que me diz: Se eu tivesse vindo para a Austrália antes certamente tudo seria bem mais fácil. E é verdade. Tudo muda. Hoje a Austrália tem uma boa politica de imigração, mas ela não é tão boa como já foi anos atrás e é bem melhor do que ela será daqui a alguns anos. Conheço gente que morava em comunidade no Brasil, ganhava $500,00 reais por mês e hoje está aqui, formado, residente permanente, com filhos e vivendo o sonho de muita gente que em condições muito melhores não se arrisca a realizar.

Por isso não espere 7 anos para acordar numa sexta-feira de sol, numa manhã de outono, com o vento de leste a 30km/h e seu cabelo estiver arrumado para vir para a Austrália. Muitas coisas mudam em 1 ano, em 2 anos, e assim por diante, por isso é no mínimo pretensão fazer um planejamento tão distante. Quem planeja demais acaba nunca fazendo nada. Tem um ditado chinês que diz: “O pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas.”

Por isso, pare de esperar o tempo mudar. Simplesmente ajuste as velas.

Te vejo na Austr@lia!

Tags :
Previous post link
Next post link
Jerry

About Jerry

Jerry e Michelle estão na Austrália desde 2006. Ambos trabalham em TI, são especializados em Online Marketing e Digital Media, são estudantes de graduação na Austrália e servem na Hillsong Church de Sydney. Foram responsáveis por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália."Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15

31 Comments

  1. Concerteza nos veremos na Australia. Ja estou ajustando as velas!!!! Vlw pela força no e-mail que me mandou!!!

  2. Excelente, Jerry. Vem cá, tem como você comentar o ‘post-study work visa’? Abraços!

  3. Realmente é tudo verdade. Tenho parente que foi há 7 anos também e não volta mais para esse Brasil tão complicado. Já visitei Sydney e arredores e me apaixonei, além da saudade de deixar familiares aí. Eu queria ir, mas já sou aposentada e acho que será muito difícil. É preciso mais grana para mudar quando se tem mais idade rsrsrs Mas esperança ainda tenho muita! Parabéns e muito sucesso!

  4. Depois que li, por duas vezes o seu texto, que foi ótimo! Eu coloquei mais vento nas minhas velas, vou este ano, pois o plano era só no ano que vem, bora arrumar as malas!!! Obrigada!

  5. Olá, Jerry!

    Muito legal como você aumentou a frequência do blog e ainda aumentou a qualidade das postagens. É bem bacana saber um pouco sobre como foi essa sua decisão de mudar de país (país como metonímia).

    See ya @ Austrália, m8!

  6. Muito bacana a trajetória de vcs meu filho está na Austrália a 1 ano e meio, ainda não engrenou, mas ele é muito determinado no que quer sei que vai conseguir alcançar os objetivos dele. Um abraço para vsc Leslie Menezes

  7. Bem, acho que não é questão de arriscar ou não, mas por exemplo tenho vontade e vou morar na Austrália, mas estou no último ano do curso de Engenharia Civil. Então é claro que devo esperar, a Austrália não vai sair do lugar, e leve o tempo que for mas vou morar na Austrália. Eu idolatro vocês quando leio isso, arriscar tudo, tudo mesmo para aventurar em terras estranhas. Mas nem se a loucura tomasse por todo a minha cabeça eu iria pra Austrália sem nenhum dinheiro como estou agora, então é uma questão de lógica esperar. Agora se já possui bens, ai, claro que nem pensaria duas vezes. Sigo e sou fã do site de vocês, sempre vendo atualizações. Abraços

  8. Ahhhh… Isso me dá um arrepio!!!! Mas largar a faculdade ou não? Hehehe!!! Nesse caso acho melhor esperar e viajar com um curso superior né? Mas minha vontade era abrir as velas hoje mesmo! Inspirador o texto! God bless you!

  9. Me diz uma coisa…sou analista de negocios aqui no Brasil ha 7 anos,porem meu ingles nao é dos melhores…é possivel conseguir emprego na area?? É facil??

  10. Fiz exatamente isso,em uma semana decidi e ja me matriculei na escola haha,agora é só esperar setembro para ir!

  11. Amei o novo post amigo. Fiquei lembrando da minha história. A Australia era um sonho de muitos anos (uns 9 pelo menos) e so tive coragem de largar tudo há dois anos, de supetão decidi arrumar as malas e vim. A vida estava passando e eu não tinha essa coragem. Foi ai que parei pra pensar e vi que já havia perdido muito tempo. Sem duvida a melhor decisão da minha vida! Minha amiga veio de ferias do Brasil e esta impressionadissima com qualidade de vida que tenho aqui. Ela até brinca que tenho vida de “playboy” (rs) sendo que vim de uma família muito humilde no Brasil. O único problema sempre será família e alguns amigos queridos. Ah, seria ótimo também meus cachorros aqui Que Deus continua a abençoar nossas vidas aqui

  12. Jerry, que bacana o seu texto, realmente inspirador. Eu moro aqui na Inglaterra há 13 anos, e vim pra cá quando estava no primeiro ano no curso de administraçao no Brasil, e um dia, indo trabalhar para uma empresa de logistica, e estudando à noite, me veio uma idéia na cabeça e que nao conseguia me deixar em paz. Depois de uma pesquisa intensa durante quatro meses vim para a Inglaterra, tirei o meu degree in Business, consegui um emprego de cargo bom em uma multinacional (depois de muitos outros empregos que trabalhei para pagar as contas), casei e agora estamos pensando em imigrar para a Australia. Sonhar é ótimo, mas realizar-los é melhor ainda. Abraços

  13. acho que o ale nao leu com atencao o texto… kkkkkkkkkkkkkk

  14. Ola Amigos. Antecipei minha vinda da Australia e sobraram 6mil dolares. Paguei aqui no Brasil antes de ir R$2,35. Na casa de cambio querem me pagar 1,95. Pra quem quer economizar vendo os meus por RS 2,15!!! Curitiba ou Londrina. Abraços e aproveitem esse maravilhoso país!

  15. Valeu Jerry… entro no seu site todos os dias.. Estou morando na Nova Zelandia e meu próximo passo depois daqui é morar na Australia permanentimente.. um sonho que sempre tive e que pretendo realizar.

  16. Nossa que emocionante e inspirador o teu texto! Sempre quis ir pra Austrália e os ventos e acontecimentos da minha vida estão todos conspirando a favor. Ótimo ler tudo isso e encontrar pessoas que pensam como eu, que apesar da distância teus familiares e bons amigos são insubstituíveis mas que o restante aaaah tudo pode ser conquistado! Todo sucesso do mundo pra ti! Adorei o blog!

  17. Cara…que TAPA NA CARA você me deu. Muito obrigada mesmo. Já acompanho seu blog a um tempo e sempre acabei tendo que adiar a ida e acabei de perceber que adiei por minha escolha…aff Enfim…valeu demais!!!!

  18. Muito bacana. Eu nunca pensei em morar no exterior, mas o idioma(inglês) está sendo imprescindível para escolha de melhores oportunidades de trabalho e então decidi largar meu emprego de 4 anos no ramo do petróleo/ química e me aventurar por 6 meses ~1 ano, com visto de estudante na austrália. estava com essa ideia há 1 mês e já estou fechando com a agência para viajar em setembro. Com certeza sei que vai valer muito a pena e vou amadurecer profissionalmente e como pessoa. O legal é que sempre tenho o apoio da família e dos amigos. Valeu Jerry

  19. Faz 4 dias que eu estou na australia,eu nasci aqui mas cresci no brasil,esta meio complicado tirar os documentos,mas eu estou amando ! Suas dicas foram demais pra me dar coragem pra vir !

  20. Hey, Jerry! Meu marido e eu adoraríamos nos mudar para a Austrália… mas temos filhos… é mais complicado, não? Que “dica” você nos daria? Um forte abraço…

  21. É exatamente isso que quero. Um lugar sério para recomeçar.

    Jerry conheci seu blog agora mas já virei fã e vou acompanhá-lo. Sou casado e tenho uma filhinha e quero um lugar melhor para criá-la, o Brasil está cada vez mais corrupto e desonesto, tenho medo que minha filha cresça com valores totalmente deturpados sobre o que é certo e o que é errado.

  22. Que post maravilhoso! Eu sou uma daquelas pessoas que ficaram anos planejando (mas o plano nunca saia do papel). Finalmente este ano dei um basta neste negócio de ficar adiando e vou mês que vem.

    É maravilhoso quando a gente para de planejar e coloca em prática aquilo que realmente quer fazer!

  23. ADOREI SEU SITE. TAMBÉM QUERO IR PARA A AUSTRÁLIA, MAS TEMOS 2 FILHOS 11 E 141 ANOS. O QUE VOCÊ NOS ACONSELHARIA ?? É MAIS DIFÍCIL CONSEGUIR VISTO DE PERMANÊNCIA COM FILHOS ? COMO FUNCIONA ??? SOU ARTESÃ E MEU MARIDO TAXISTA.

  24. Lucas Carlos Almeida da Silva

    Olá Jerry,

    Gostei do texto, bastante motivador, mas fica uma dúvida.

    Como fazer isso?

    Abraços.

  25. Olá Jerry. Gostei da sua historia, ha algum tempo estou pensando em conhecer a Australia Acredito que irei gostar, pode ser que eu não volte e fique para morar Onde posso obter mais informações de como obter documentação para me fixar na Australia

  26. Essa tua postagem me deixou intrigado, brother. Meu sonho é ir morar na Austrália, mas confesso que tenho medo de largar tudo aqui no Brasil. Mas eu vou, pode apostar que ainda vou criar essa coragem e “me jogar”..

    Abraço!

  27. Olá, Jerry. Esse seu post deve ter sido o tiro de misericórdia em mim (rs). Embarco no dia 25 de outubro. Espero poder conhecê-lo pessoalmente. Abs. Marcos Almeida

  28. Bom se pudesse eu iria hoje, dinheiro pra 3 meses eu tenho, mais oque me segura e a fase de quartel e como nao votei ano passado nao posso tirar o passaporte

  29. Olá Jerry, sou cristõ também e tenho muita vontade de morar na Austrália com minha namorada. Assim que possível, me escreva algo para que eu possa pegar algumas dicas com você. Ouço muito Hillsong e acho um ministério muito abençoado. Fica com Deus. Abraos

  30. Olá Jerry! Muito legal o seu post, mais como no meu caso o problema é o dinheiro… estamos( eu e meu noivo ) guardando uma quantia para poder viver esse nosso sonhos… por isso estendemos o tempo, pois se não fosse isso com certeza já estaríamos embarcando… rsrs

    Abraços

  31. Bom dia, gostaria do seu email para tirar mais algumas duvidas, quero ir para australia daqui 10 dias, um forte abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top