Novo Começo na Austrália

“Todo novo começo vem do fim de algum outro começo”. Seneca

Há alguns meses uma amiga do Brasil me confessou que estava bastante decepcionada com o rumo que sua vida tomou. Estava com cerca de 30 anos, havia se formado em uma profissão que nunca exercera, trabalhava em algo que não gostava, não tinha casado, não tinha filhos e parece que absolutamente nada havia dado certo em sua vida.

Foi então que lhe dei um conselho: Por que você não se muda para a Austrália?

De fato, a mudança de país e ainda por cima para um país tão distante muitas vezes pode servir como um novo começo para a vida. Afinal você está mudando para um lugar onde tudo é novo. Nova língua, nova cultura, nova casa, nova rotina, novos desafios, novos amigos, novos aprendizados, novas comidas, ou seja, tudo novo.

Esta é uma excelente oportunidade para começar de novo.

Esta semana assisti um filme chamado “Entre Nós”. (Se não quiser ler os Spoilers pule 3 parágrafos). É um filme sobre uma familia colombiana que se muda para Nova York. Pouco tempo após chegarem aos EUA o pai abandona a família e some em Miami. A família é largada em NY e a mãe, uma mulher de cerca de 30 anos, se encontra sem dinheiro, sem saber falar inglês, com uma filha de 5 anos e um menino de 10 para criar.

Ela não tem dinheiro, não consegue trabalho e eles acabam virando mendigos, dormindo na rua e sem qualquer condição de ganhar dinheiro. Mas ela se recusa a desistir e vai prestando atenção em tudo o que acontece ao seu redor. É quando descobre a oportunidade de ganhar algum dinheiro catando latinhas na rua. Ela consegue um quarto para dormir em uma pensão, mas mesmo assim continua ralando que nem uma louca com os filhos e passando vários sufocos.

O filme termina com ela arrumando emprego em um trailer para vender comida e o filho de 10 anos indo pela primeira vez na escola.

Mas o mais surpreendente para mim aconteceu após o filme acabar. Ao final do filme eles colocam aquelas legendas explicando o que se aconteceu depois. O filme foi na verdade uma história real. A mãe depois de todas aquelas situações estudou bookeeping e se tornou contadora, o filho estudou visual arts e trabalha hoje com marketing, se casou e tem 3 filhos e a filha pequena estudou cinema e fez este filme em homenagem a mãe.

Fiquei imaginando se eles teriam a mesma oportunidade se o acaso não os tivesse levado mesmo contra suas vontades aos EUA, se a mãe não tivesse persistido e investido na sua educação e na dos filhos ou se mesmo eles não tivessem passado por todas as dificuldades.

Não importa qual dificuldade você esteja enfrentando hoje, você é quem decidirá se ela lhe ajudará a cair ou lhe impulsionará a ir além.

c17  Um Novo Começo na Austrália c17

Sempre conto aqui que já vi casos muito legais acontecerem aqui  na Austrália, como da mulher de 40 anos que chegou aqui para estudar inglês. Nunca fora casada, não tinha filhos, não tinha namorado e pessoalmente nem a achava bonita. Estudou inglês, trabalhou de cleaner e um dia através de uma amiga em comum conheceu um australiano super gente boa. Namoraram, casaram e hoje ela tem uma filha linda com ele. Ela nunca foi interesseira, mas até nisso ela teve uma sorte, pois o cara é bem rico.

Agora pense na transformação que a Austrália trouxe para a vida desta pessoa. Sem dúvida, como aconteceu com ela, a Austrália muda a vida de muita gente.

Conheci também um cara que morava em comunidade no Brasil, terminou o ensino médio e nunca mais estudou. Fez um empréstimo no banco e veio estudar inglês aqui. No começo tudo deu errado pra ele por conta de uma agência mal intencionada que prejudicou bastante a vida dele aqui. Ele ralou em todos os tipos de emprego, estudou, se esforçou e hoje não somente é formado em uma boa faculdade aqui, como se tornou residente australiano. Vive super bem com a esposa que também acabou depois de alguns anos conseguindo um emprego na área que atuava no Brasil.

Também conheci outro cara que saiu do Brasil com 35 anos com uma faculdade inacabada e sem nunca ter trabalhado em nada que pagasse um salário suficiente para que ele pudesse se sustentar. Tinha 35 anos, morava com a mãe e tinha uma lista de relacionamentos fracassados. Chegou aqui e lavava carros, um dos empregos mais difíceis que tem. Ralou pra caramba, arrumou um emprego numa academia limpando chão, equipamentos e banheiros e decidiu que iria ser personal trainer. Como já tinha sido nadador colocou um anúncio no jornal de aulas de natação a domicílio. Arrumou um cliente, que indicou para o outro, que indicou para o outro ao ponto dele não ter mais tempo livre. Cursou um curso de Personal Trainer, concluiu e acabou conhecendo uma australiana por quem se apaixonou. Casaram e hoje o cara é um personal super requisitado aqui.

Também já contei aqui a estória do economista brasileiro que limpava escritórios de um banco até o dia em que fuçando nos papeis em cima das mesas que limpava percebeu que ele era capaz de fazer tudo o que eles faziam ali. Na semana seguinte estava indo para uma entrevista de terno e gravata na mesma empresa que limpava na semana anterior. Pegou o emprego e hoje, muitos anos depois, é diretor de um banco de investimentos.

Acho que o principal é querer mudar a vida pra melhor, não apenas financeiramente, mas principalmente melhorar o caráter, as atitudes, trabalhar para dar certo, e aproveitar esta nova oportunidade para fazer tudo novo e principalmente não desistir. Todos estes casos que citei acima, em algum momento das suas vidas aqui na Austrália pensaram em jogar tudo para o alto e voltar para o Brasil. Todos sentiram que estava difícil, ficaram sem propósitos, quiseram largar tudo e se sentiram fracassados, mas todos persistiram e em algum momento no meio da confusão que era sair de casa de manhã e voltar apenas tarde da noite tiveram seu breakthrough e colheram os resultados de todo seu investimento.

Isso me faz lembrar da famosa história do inventor Thomas Edison. Ele tinha mais de 1.000 patentes e inventou três grandes indústrias: imagens em movimento (cinema e vídeo), gravador de som (fonográfica) e  é claro, a lâmpada elétrica (luz). Um de seus princípios fundamentais foi nunca desistir. Todos sabem que Thomas Edison inventou a lâmpada. O que muitos não sabem é que fez mais de 6.000 tentativas antes de encontrar a solução correta.

Porém o fato curioso sobre sua visão a respeito da vida foi quando o seu laboratório em New Jersey pegou fogo em 1914, destruindo todo o seu equipamento e suas pesquisas, Edison simplesmente pegou as cinzas de seu laboratório de tantos anos e disse a famosa frase: “Há um grande valor em um desastre. Todos os nossos erros são queimados e Graças a Deus, podemos começar de novo. “

Hoje mesmo enquanto escrevo este post lembro de diversos outros amigos na mesma situação. Amigos como esta que me contactou que chegaram a um ponto da vida em que a própria vida parece não ter mais sentido. Lembro também de gente que está aqui ralando sem saber o que esperar do futuro. Amigas que estão trabalhando de babás enquanto o marido faz MBA, amigos que estudam o dia inteiro e trabalham todas as noites para conseguir terminar um curso ou uma faculdade, amigos que todo dia pensam se o sacrifício que estão tendo valerá realmente a pena. O que não sabem ainda é que certamente valerá.

Por isso eu falo que por mais perdida que esteja sua vida, por mais que você tenha 45 anos e ache que fez escolhas erradas, por mais que você chegou em uma época de sua vida em que a coisa mais insana possa ser mudar de país ou por mais que você esteja insatisfeito com os rumos que sua vida tomou, a Austrália pode ser uma oportunidade ideal de formatar o disco e começar de novo.

Mas lembre-se que tudo o que você colher aqui dependerá das sementes que você plantar. Já conheci muita gente capacitada e cheia de oportunidades que não conseguiu nada e acabou voltando para o Brasil pior do que chegou. Assim como conheci gente que se deu “aparentemente” bem mas continuou com um caráter detestável. Por isso aproveite esta oportunidade para melhorar também como pessoa, se tornando uma pessoa mais compreensiva, amiga, menos julgadora, mais misericordiosa, grata a aqueles que o ajudaram e disposta a ajudar outros que chegarem depois de você.

Tenho certeza que este novo começo tornará você uma nova pessoa, muito melhor, mais otimista e cheia de sonhos. Arrisque-se a começar de novo.

“O nascer do sol é maneira de Deus dizer” Vamos começar de novo. “ – Todd Stocker,: retirado do livro “Dor Tranformada em propósito”.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleHistórias de Brasileiros da Austrália
Next articleMoradia na Austrália: Homestay ou Shared?
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

29 COMMENTS

  1. É bem isso mesmo que as pessoas procuram, dar um “up” em suas vidas, tentar encontrar um propósito maior longe de suas origens… penso que viver em um outro país vai além de se aprender um outro idioma…
    Lendo esse texto me fez lembrar do filme “Sob o Sol da Toscana”
    onde a personagem Frances Mayes (Diane Lane) se muda para Itália em busca de uma nova vida, um recomeço (vale a pena assistir)… e é tudo isso que me motiva a ir a Austrália, aprender Inglês, e obter um crescimento pessoal!

  2. Eu fazia trabalho social ensinando dança,canto e pintura para as crianças carentes e sendo um ombro amigo para os idolos em asilos.
    Três motivos q me motiva a fazer trabalho social: ajudar o próximo, adquirir conhecimento e tb conseguir enxergar q diante da realidade deles, meus problemas são somente um grão de areia no mar.
    Com faculdade, trabalho e curso de Inglês (minha atual realidade) acabei por deixar o trabalho social por falta de tempo…Estava meu p baixo esses tempos por problemas q tenho enfrentado e esse post me deu mais ânimo e levantou meu astral…obrigada pelo trabalho maravilhoso q vc tem feito…
    Algo q eu aprendi é q as vezes somos o intermediador de um milagre para alguém, e tenha certeza de q lê esse post foi meu milagre!

  3. Gostei demais de suas palavras. Chance todos tem, basta aproveitá-las!
    Parabéns pelo incentivo às pessoas que estão querendo um novo começo.
    Felicidades.

  4. Olá jerry, sou bem novo e quero ir para Australia quando me formar na escola, mas uma coisa que procuro saber desde já é quais são os empregos com grande demanda em Sidney pois não acho isso em lugar nenhum e queria muito saber.
    Acompanho todos os seus posts e sou muito grato pelas suas valiosas informações sobre este país.
    Obrigado.

  5. Olá jerry sou meio novo e quero morar na australia quando me formar na escola e queria muito saber quais são os empregos com alta demanda em SIDNEY.
    Acompanho todos os seus posts e acho muito legal isso que você faz para a comunidade brasileira.
    Obrigado.

  6. Boa noite Jerry,

    meus parabéns pelo post e pelo blog! Estou indo para Austrália em setembro, e um dos grandes motivos é este, dar uma mudada na vida, nas atitudes principalmente. Seu blog tem me ajudado bastante a entender melhor como as coisas realmente são. Se puder me mandar um e-mail para esclarecer mais umas dúvidas, serei grato.
    Parabéns mais uma vez pelo belo trabalho.

    Boa noite e abraços,
    Érico.

  7. Boa noite Jerry,

    parabéns pelo trabalho que vem fazendo e pelo belo post! Estou indo para Austrália em setembro e o blog vem me ajudando muito a esclarecer e entender melhor como são as coisas por ae. Me identifiquei muito com o post, pois realmente estou indo para ir, para mudar um pouco a vida e principalmente a maneira de ver as coisas!
    Gostaria de esclarecer mais algumas dúvidas, caso possa me mandar um e-mail ficarei grato.

    Um grande abraço e mais uma vez, parabéns pelo post e blog.

  8. Mais um post inspirador Jerry. Parabéns! Tudo isso eu entendo como sendo o Kairós (o tempo certo, o tempo de Deus) quando parece que estamos regredindo, estagnados, mas na verdade, Deus está “tecendo a colcha de retalhos” para que as coisas aconteçam da melhor forma possível àqueles que creem Nele. Forte abç, parceiro!

  9. Obrigada, Thiago Santos!

    Fiquei com esperança de poder concorrer ao 189 porque na página dizia que a profissão é elegível para Points Based Skilled Migration Visa. Portanto, achei que todos os tipos de visto da página eram possíveis. Que pena! É beeeem mais complicado conseguir oferta de trabalhando estando no Brasil.

    Enfim, obrigada pela atenção e ajuda.

    Abs!

    • OLa Natalia,

      Na verdade quase todo tipo de profissão é elegivel para points based skilled migration visa. A lista ANSRI tem muitas profissões que podem ser relacionadas com profissões no Brasil.
      Muitos empregadores podem oferecer uma vaga de patrocinio para quase todas as profissões, desde que ele apresente a documentação correta e claro se disponha a isso (leia aqui “parte burocratica”).
      Estar aqui pode não ajudar muito na hora de conseguir uma oferta também. Depende muito do quanto precisam de você.

      Abc.

  10. Obrigado pelo post, o link COMEÇAR DE NOVO foi um bálsamo na alma, foi um post muito pertinente. q Deus continue abençoando cada vez mais vc e a sua esposa

    Abraço

  11. Nossa que post irado 🙂 Caracas… Tenho duas coisas a dizer a respeito

    1 – ” Não importa o que fizeram com voce na sua infancia, o que importa é o que voce vai fazer com o que fizeram com voce.”

    2 – Não importa de onde voce veio, importa é para onde voce vai!

    As vezes não entendemos pq algumas coisas não estão dando certo! Mas talvez seja a forma que Deus tem de nos levar a lugares maiores, se tudo fosse perfeito estariamos para sempre no comodismo.

    Palavras animadoras, obrigada!

  12. Olá Jerry, parabéns pelo Blog ele esta cada vez mais me motivando a ir morar na Austrália. Tenho 24 anos e trabalho na Policia Militar do Espírito Santo, vou casar em Março do ano que vem, mais de um tempo pra ca eu e minha noiva estamos cansando de ficar no Brasil, e cada dia mais nos vem a cabeça de começarmos uma vida nova na Austrália. Queria saber se vale a pena em largar meu emprego de funcionário público para aqui para começar uma nova vida ai? é possivel me passar o passo a passo de como você fez para ir e como conseguiu o visto de redidencia? Abraço

  13. Oi. Sou Brasileira e estou precisando mudar minha vida urgentemente. Como faço para morar na Austrália? Não tenho passaporte e não falo inglês. Sou pedagoga pós graduada e gostaria de saber se tenho chances de conseguir um emprego e qual cidade é melhor para morar?
    Um abraço e fique com Deus.

  14. Olá Jerry! Sou muito agradecida por tudo o que escreve. Vc de fato está sendo um dos responsáveis por acreditar em meus sonhos!
    Acho simplesmente incrível como você consegue não esconder a verdade do que vive, mas ao mesmo tempo encantar a todos com suas palavras de otimismo. É isso que nos faz acreditar no que aqui estamos lendo.
    Eu e meu marido estamos a um passo de decidir mesmo em nos arriscarmos em viver na Austrália agora em Outubro próximo.
    Parabéns por tudo o que faz aqui, e parabéns por ser uma pessoa de fé, que menciona vez ou outra Deus em seus posts. Acho que isso resume também o sucesso que vc alcançou, sua fé em Deus!!
    Muuuito obrigada.
    Um abraço,
    Susana

  15. Oi Rogério eu já visitava seu site a muito tempo, e já li muita coisa interessante e muitas coisas que me ajudaram antes de eu chegar na Austrália e agora que estou aqui a 4 meses, fazia alguns dias não tinha entrado no site, e hoje quando li o texto me dei conta que você é você, que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente através da Michelle.
    Acho que este texto chegou pra mim na hora certa, muito obrigada!
    Parabéns pelo seu trabalho e sua dedicação em ajudar as pessoas, esta mensagem realmente tocou meu coração.

    Abraços
    Giliane

    • Oi Giliane

      Que legal. Foi um prazer conhecê-la aqui em casa e fiquei feliz em saber que já conhecia o site. Tenho certeza que tudo dará muito certo para vocês aqui e que muitas coisas boas ainda estão por vir.

      Obrigado pela mensagem e certamente vamos nos ver mais vezes. Precisamos conhecer seu noivo agora. : )

      Abraços

      Jerry

  16. Jerry vc realmente é cheio do holly spirit, eu sempre que entro no seu site nao consigo parar de ler seus textos, ja é quase 2hs da manha e eu nao consigo parar.
    Acredito que desde que eu acompanho seu site (já vai fazer 2 anos) vc tem me mudado muito. Em breve estarei na austrália e pretendo postar aqui uma serie de coisas que aprendi com vc.
    Eu sou grato a vc por dedicar seu tempo a este site e share suas experiências e aprendizados, até hoje eu tento lembrar como descobri seu site e nao consigo lembrar, acho que foi o próprio Deus mesmo que me guiou. Sempre escrevo coisas para motivar os colaboradores e sei bem como isso leva tempo, aqui no seu caso deve levar mais tempo ainda porque vc cita fontes e pra se citar fontes é preciso fazer pesquisa o que torna o trabalho ainda mais demorado. Uma vez eu sonhei que vc levava mais de um dia pra escrever um post e a Michelle ficava te chamando p sair kkkkkk.

  17. sensacional, Jerry! era o que eu precisava pra me empurrar de vez neste objetivo.
    fiquei com uma dúvida. vi que você falou que o cara de um dos casos pegou um empréstimo num banco aqui no brasil e foi estudar inglês. pessoalmente, o que acha disso? acha válido ou é melhor esperar e juntar mais dinheiro pra conseguir ir tranquilo?

  18. Oi Jerry, nao sou de comentar em blogs, mas so queria deixar registrado como eu estou apaixonada com seu blog!!! Eu e meu namorado decidimos mudar prai em Janeiro de 2015 pois eh quando ele se forma… ja fomos em uma agencia e vamos estudar, ja queremos ir com o IELTS, vamos entrar num curso preparatorio pra fazer a prova no meio do ano! Ele ja morou ai em 2007 durante um ano, e eu ja fui prai em 2001 de intercambio, estou AMANDO seu blog, nao consigo parar de ler, ele fica aberto no meu computador e todo dia leio alguns posts! Estou doida pra chegar logo o dia de mudar… quero muito essa qualidade de vida!

  19. Oi Jerry,
    Palavras maravilhosas escritas neste post, só tenho que te parabenizar pelo insentivo inteligente que você passa para seus leitores, realmente nos traz segurança em relação a futuras decisões, nada está totalmente perdido.
    Eu e meu namorado estamos pensando em começar nossas vidas juntos na Autrália! Seu blog esta sendo ótimo para nos preparamos pelo que vem pela frente.
    Parabéns novamento por esse belo trabalho em seu site.

  20. Fala Jerry, tudo bem? Cara você me encorajou demais em minha decisão em finalmente ir pra australia e tentar uma vida melhor, eu moro no Brasil e eu estou farto de muitas coisas aqui, mas pois bem não vim aqui para reclamar como dito em varios posts que reclamar também de nada vai adiantar, o que vale é que eu Resolvi que quero mudar de vida e quero uma vida melhor, cheio de alegria, amizades, novas conquistas, e a sua frase me moveu muito, que não importa a idade e as escolhadas erradas que fez, você ainda tem a chance de virar o disco.
    Tenho 25 anos, e ja fiz muita coisa, mas muita mesmo e não em dei bem em nada, fiz escolhadas erradas baseado em coisas erradas, mas eu ja morei sozinho 3 vezes e sei como é me virar sozinho, só que eu ainda preciso mutio crescer espiritualmente, no quesito em educaçao eu tenho é de sobra, pois nasci em uma familia que me levou a igreja desde pequeno então aprendi a diferenciar o certo do errado, só que hoje um pouco mais velho só preciso me alimentar mais espiritualmente..

    Enfim eu estarei indo pra Australia no dia 02/12/2014 se Deus quizer e se tudo ocorrer como ele planejou, infelizmente estou deixando algumas pessoas que amo aqui, mas é um sacrificio que temos que fazer para que algo de certo na nossa vida, eu passei 1 mes inteiro lendo e re-lendo seus Otimos posts e cada um que eu lia e re-lia me dava cada vez mais certezas de que eu queria ir prai.. eu ja tive muitas incertezas eu ja cheguei até a desistir e pedir o reembolso da escola, mas eu cancelei por conta de suas palavras, Sinta-se honrado cara e muito glorioso, uma pessoa que Deus abençou, pois mesmo com seu tempo curto, seu trabalho constante, voce se dedica um tempo nem que seja minimo para que faça outras pessoas felizes e pensar no seu Futuro.

    que Deus te abençoe muito cara, obrigado por todos os posts e por todas as palavras e eu Não vou desistir dos meus sonhos, eu sinceramente não sei ainda o que fazer, vou começar por baixo pelo meu ingles e ai a vida vai me mostrando que caminho devo percorrer… se nada deu certo aqui, porque não virar o disco ai né?

    Obrigado mas uma vez, espero que você leia este comentario.

    abração

  21. Muito inspirador os textos e o blog de vocês, pessoal! Já morei 1 ano na Austrália e concordo muito com essa publicação… Parabéns por pensarem diferente da maioria e inspirarem as pessoas! 🙂

  22. Muito bom esse texto Jerry, merece um segundo post no finalzinho do ano, quando a gente olha pra traz e vê o que deu certo e o que deu errado esse ano.
    Parabéns por inspirar tantas pessoas. Que Deus continue usando vc e a Michele. Grande abraço.

LEAVE A REPLY