Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

O Mercado de Trabalho em TI na Austrália

Escritório de TI na Austrália

Trabalho na Austrália

O Mercado de Trabalho em TI na Austrália

Quem acompanha o blog há um tempo sabe que tanto eu como minha esposa somos da área de TI. Ambos trabalhamos há mais de 10 anos nesta área e quando cheguei aqui na Austrália em pouco menos de 3 meses consegui meu emprego na área de TI, ou como se diz aqui, IT.

Deste modo estou sempre acompanhando com o que acontece no setor, participando de eventos, acompanhando o mercado de trabalho na área de tecnologia e inclusive orientando muitos brasileiros que assim como eu, chegam aqui com uma grande experiência, mas sem saber como conseguir um emprego.

Google Sydney
Chegando no Google Sydney pela manhã. Pausa para o café da manhã

Semana passada eu e minha esposa tivemos uns treinamentos no Google e vejo que TI tem a vantagem de ser uma carreira que está sempre mudando e com isso criando a cada dia mais e mais oportunidades. Como já trabalhei em TI tanto no Brasil, como nos EUA e na Austrália percebo que em TI tudo acontece primeiro nos EUA, cerca de 1 ano a 2 acontece aqui e de 3 a 4 anos no Brasil. Parece uma eternidade e é, mas assim que é. Eu por exemplo hoje sou especializado em uma área de TI que já é antiga nos EUA, deu seus primeiros passos na Austrália há uns 2 anos e ainda é praticamente inexistente no Brasil.

Google Pyrmont
Durante o treinamento no Google e sala de descanso e jogos

No nosso treinamento no Google vi que algumas coisas que estão sendo implementadas na Austrália agora já são senso comum nos EUA e ainda caminham a passos muito curtos no Brasil. Isso acontece por uma série de fatores, mas sem dúvida a língua é um deles, seguido pela burocracia em qualquer setor no Brasil que impede o progresso e as limitações de infra-estrutura presentes no país. Um exemplo rápido, aqui minha velocidade de conexão real (testada regularmente) no celular 4G é de cerca de 50Mb/s, enquanto no Brasil, quando estive lá ano passado, eu raramente conseguia uma conexão boa o suficiente para enviar um email ou uma foto para o Instagram.

Restaurante Google Sydney
Pausa para o almoço. O restaurante do Google é incrível. Além do restaurante eles possuem um café, um stand de sucos naturais, além da área com refrigerantes, sucos, chocolates e outras coisas, tudo de graça.

Desta forma não é de se surpreender que alguns profissionais de TI do Brasil que chegam aqui na Austrália já cheguem um pouco atrasados. Pessoalmente aprendi muito nos meus primeiros anos aqui em coisas que mal se ouvia falar no Brasil e se eram conhecidas eram pouco implementadas.

O Brasil possui ao meu ver excelentes profissionais de TI, tanto é que uma porção considerável dos brasileiros que vem pra cá e arrumam emprego no setor acabam se destacando pela eficiência e rapidez. Isso acontece por que a rotina de trabalho no Brasil é muito mais exigente que na Austrália. Enquanto vejo amigos no Brasil até às 8 da noite no escritório trabalhando, aqui, geralmente por volta das 5:20 da tarde todas as mesas já estão vazias e os funcionários estão nos pubs, bares ou curtindo o final do dia na praia com a família.

Outro ponto é que os brasileiros em geral são bastante profissionais e valorizam o trabalho, pois conhecem a dificuldade de conseguir um emprego no Brasil e quando chegam aqui fazem o máximo para se destacar em seus empregos.

Mas ai você me faz a mesma pergunta que recebo todas as semanas aqui: Como faço para conseguir um emprego em TI na Austrália?

Não existe solução mágica, mas existem algumas estratégias e adaptações necessárias que podem lhe ajudar muito na hora de batalhar por um emprego aqui.

Assim, este sábado fui convidado para dar uma palestra para brasileiros que estão tentando um emprego na área na Austrália. Na palestra estarão também o engenheiro Marco Argolo comentando sobre a área de Engenharia e eu e a Michelle sobre a área de TI, além do agente de imigração Walson Mathew. Veja mais detalhes abaixo:

Bate papo sobre Profissões e Imigração Gratuito

Com a presença do Agente imigratório: Walson Mathew
Engenheiro: Marco Argolo
Profissionais de IT: Jerry e Michele Strazzeri.

Tópicos: Como trabalhar na sua área? Como fazer para ter o reconhecimento do seu curso na Austrália? Como é o mercado de trabalho aqui? Como se preparar pra entrevistas? Quais são as diferentes maneiras de conseguir o visto de residência?

Quando: Próximo Sábado (23 de novembro) – 3:30PM
Local: Hillsong Church Doody Street. (Alexandria)
Unit 2/196 Bourke Rd, Alexandria NSW 2015 (Esquina com a Doody St)
Veja o endereço no Mapa: http://goo.gl/sBfupK


View Larger Map

Trabalhar em IT na Austrália

O que eu mais gostei sobre trabalhar em IT aqui na Austrália foi a maioria dos escritórios onde trabalhei. Com apenas uma exceção, todos os outros tinham uma excelente estrutura, com comida, refrigerantes, café, chá e tudo o que você imaginar gratuitos para os funcionários. Tinha também uma sala de games com video games, mesa de pimbolim, sinuca, TVs, etc. O mais legal deles foi quando trabalhei como Project Manager em uma empresa de games.

Os Brasileiros em TI na Austrália

Algo que me impressionou bastante aqui na Austrália foi o fato de muitos brasileiros bastante capacitados chegarem aqui, ralarem bastante e não conseguirem um emprego na área enquanto outros, muito menos capacitados conseguirem.

Eu mesmo no meu primeiro emprego aqui apliquei para uma área que não trabalhava efetivamente há uns 2, 3 anos. No Brasil eu era Project Manager e aqui apliquei para uma vaga de web developer. Na palestra vou explicar os motivos desta minha escolha, mas o fato é que não é apenas sua capacidade, experiência ou nível de inglês que irá lhe ajudar a conseguir uma vaga de emprego aqui, mas também você traçar e seguir uma estratégia correta para isso.

Seus contatos aqui também serão importantes para isso. Outro fator importante é saber quem consultar, pois muitas pessoas podem lhe passar informações erradas ou que apenas beneficiem seus próprios interesses e quem acompanha o blog há algum tempo sabe que o meu principal objetivo aqui é passar informações corretas e idôneas que irão lhe ajudar a atingir seus objetivos aqui.

Se der publicarei um podcast da palestra aqui no blog, mas incentivo todos a participarem até mesmo para fazer contatos no dia. A palestra é inteiramente gratuita.

Te vejo lá!

Continue Reading
You may also like...
30 Comments

30 Comments

  1. Lucas Carlos Almeida da Silva

    November 20, 2013 at 3:48 am

    Obrigado Jerry, acredito que esta tua palestra vai ser de grande ajuda.

  2. Bob

    November 20, 2013 at 4:15 am

    Jerry, você sabe dizer se há mercado de SEO (Search Engine Optimization) por aí?
    E qual você pensa ser a mais acessível porta de entrada no mercado? Seria programação asp.net?

    Para conseguir trabalho em IT é obrigatório que se tenha inglês fluente? Ou você consegue alguma vaga com visto de estudante, mesmo se for bem básica?

    Obrigado desde já!

  3. Leandro Prado

    November 20, 2013 at 5:38 am

    Jerry, esse evento será transmitido via internet?

    Grande abraço,
    Leandro Prado

  4. Cassius Pacheco

    November 20, 2013 at 6:03 am

    Muito legal o post!

    Sou da área de IT também, mas ainda estou no Brasil, gostaria muito de ouvir tua palestra, se tu conseguir colocar em forma de podcast aqui no site seria perfeito!

    Abraço e sucesso!

  5. Denis

    November 20, 2013 at 7:10 am

    Jerry,
    Acompanho o seu blog faz pouco tempo, cerca de 2 meses, estou gostando muito dos assuntos aos quais tem abordado.
    Eu quero tirar uma duvida com você, pois, quero ir para Austrália com um certo nível de conhecimento em TI, mas ainda não decidi qual a melhor área para eu aprofundar melhor. Estou entre Redes e Programação, saberia me dizer algo a respeito das duas na Austrália e a demanda das mesmas?
    Aqui no Brasil Redes é legal, mas já existem muitas grandes, médias e pequenas empresas nessa área, na parte de programação o salário começou a cair, devido ao fato de muitos profissionais não valorizarem a profissão e acabarem entrando em empresas por um salário bem abaixo da realidade.

    Fico no aguardo. Att.

  6. Vanessa Horacio

    November 20, 2013 at 7:11 am

    Que bacana vcs compartilharem a experiência, quem me dera poder participar, mas se puderem publicar o vídeo da palestra ajudará bastante 🙂

    Parabéns vcs merecem!

    Abs e que Deus continue abençoando vcs!

  7. Odair Jose Schirmer

    November 20, 2013 at 7:18 am

    Jerry, muito legal esse artigo, estou iniciando os preparativos para tirar visto de moradia e pretendo trabalhar na area de IT.
    Gostaria muito de poder participar dessa palestra, porem não estou por ai, ainda.
    Seria otimo se voce conseguir gravar o audio e disponibilizar, pois acredito que será muito util a muitos que estão pretendendo ir e possuam uma certa insegurança quanto ao mercado de trabalho.
    Parabens pelo artigo e boa palestra.
    Odair Jose Schirmer

  8. Jackson

    November 20, 2013 at 8:04 am

    Parabéns Jerry, se puder fazer o podcast eu agradeço, sou da área de TI. Não vou poder ver a palestra, vou chegar em Sydney dia 29.

    Valewww

  9. Walquíria

    November 20, 2013 at 11:02 am

    Ia ser legal se desse pra transmitir via LiveStream. Assim, já fica salvo para quem quiser assistir depois.

  10. Ederson

    November 20, 2013 at 12:29 pm

    Boa tarde Jerry Paz do senhor tudo bem ?

    Jerry também trabalho com T.I aqui no Brasil e tenho uma vontade muito grande ir estudar e trabalhar na Austrália.

    Jerry por favor poderia me dar uma orientação de como ter visto de trabalho para Austrália ?

    Desde já muito obrigado e fica na PAZ do Senhor !!!

  11. Ricardo Cordeiro

    November 22, 2013 at 6:39 am

    Ainda estou no Brasil (me envolvi em um projeto grande no trabalho e por isso fico aqui mais uns 12 meses rs). Enfim, sou engenheiro e gostaria muito de ouvir a sua palestra e a do Marco. Se puder, tente transmitir via web, mesmo que só o audio.

    Um abraço!

  12. Fernando

    November 25, 2013 at 4:55 am

    Oi Jerry, muito legal essas informações!

    Teria como você disponibilizar o vídeo ou o áudio da palestra?

    Ainda estou no Brasil, mas buscando intensamente ir para Austrália trabalhar com TI.

  13. Mizael Filho

    November 25, 2013 at 6:07 am

    rapaz… só vi agora essa sua palestra.. ela foi gravada?

  14. Noah

    November 25, 2013 at 8:40 am

    Olá Jerry,

    tudo bom? Trabalho procurando site interessantes, como o seu, para possíveis parcerias com outras empresas e gostaria de saber se estaria interessado. Peço desculpas em deixar uma mensagem aqui neste comentário, mas não vi outra alternativa.

    Obrigado, Noah.

  15. douglas manicka

    November 25, 2013 at 4:14 pm

    Seria show de bola um podcast da palestra pra quem não conseguirá ir!!abraços e parabéns pelo post,ficou show!!

  16. douglas manicka

    November 25, 2013 at 4:21 pm

    Uma dúvida que tenho é sobre mercado Rails, por acaso você sabe ou tem ouvido falar a quantas anda o mercado de desenvolvedores Ruby on Rails na austrália??
    obrigado
    abraços
    Douglas

  17. Diego

    November 26, 2013 at 2:42 pm

    Uma pena não estar ai para ver essa palestra !!

    🙁

    Mas tenta gravar a palestra awe Jerry !!!!

    Nos aqui do Brasil agradecemos !!!

    =p

  18. Denner

    December 14, 2013 at 4:20 pm

    Jerry, estou indo proximo final de ano para Austrália e também sou da área de TI.
    Qual caminho devo seguir? Ir em um programa de ESTUDO + TRABALHO ? Ou ir em um programa de TREINEE, por exemplo?

    Tenho muitas dúvidas a serem sanadas..

  19. Whisley Santos

    December 16, 2013 at 4:27 am

    Oi Jerry, valiosas essas suas informações 😀
    Estou indo pra Sydney no máximo até Março do ano que vem, é um intercambio de 5 meses, vou ralar pra conseguir qualquer coisa e estender o visto.
    Trabalho a 4 anos na área e na mesma empresa, hoje estou com analista de suporte, nesses 4 anos fiz de tudo, desde consertar impressora, PABX IP, gerenciar gastos excessivos com telefonia móvel, auxiliar em servidores com AD, DNS, DHCP, Squid, firewall até sistema robotizado de backup, as famosas autoloader da Dell que são uns monstros.
    Sou formado em Bacharel em Ciência da Computação, tenho o curso 6425 da Microsoft e o ITILv3 Foundation, meu inglês não é dos melhores, mas não passo fome, estou estudando.
    Estou ciente de que vou ralar igual um loko, trampo desde os meus 11 anos, isso pra mim não é nenhum problema, se possível, gostaria de ouvir algumas poucas palavras de alguém com experiencia, sobre o que vamos enfrentar já que como você mesmo disse “estamos atrasados”, qual o melhor caminho a seguir, bem superficial mesmo, só pra mim ter uma direção.
    Desculpe pelo texto grande e desde já, muito obrigado.

  20. Guiherme

    February 13, 2014 at 4:12 am

    Olá amigo parabéns pela conquista e pelo post.
    Gostaria de saber se é difícil pegar o primeiro emprego de ti na austrália. Estou vivendo aqui a 4 meses com visto de estudante. Sou programador php a 6 anos verificado pela zend. Tu me indica algo pra conseguir o primeiro emprego como web developer?
    Obrigado e parabéns

    • Valéria S.

      March 5, 2017 at 11:14 pm

      Olá Guilherme.. Você conseguiu emprego na área de TI quando estava com o visto de estudante? Pode compartilhar um pouco da sua experiência? Obrigada.

  21. Rute

    June 20, 2014 at 12:58 pm

    Bom dia, meu esposo é da área de TI, que queremos muito sair do Brasil, ele fala fluente inglês, e tem experiencia. Estamos no Brasil estudando qual melhor pais para imigramos da forma correta (com emprego e visto), Austrália é uma das nossas opções, você tem a palestra gravada para podemos assistir? Questões de emprego, site para onde ele possa estar enviando currículos? Algumas dicas importante. No Aguardo…Muito Obrigada…Deus abençoe vocês!!! =)

  22. Claudio

    June 20, 2014 at 8:30 pm

    Jerry, boa noite. Sabe como é o mercado ai na Austrália para quem trabalha com Oracle (PL/SQL, Forms, Reports e OBIEE) ?
    Pretendo ir no começo de 2015. A princípio estava pensando em ir como estudante, mas se pintar uma oportunidade antes, tentarei entrar com visto de trabalho. O que sugere?

  23. Madureira

    July 2, 2014 at 6:56 pm

    Boa tarde Jerry !

    Conheci o seu site hoje e achei legal os assuntos que você falou.
    Estou pensando seriamente em fazer um intercâmbio na Austrália, mas por volta de seis meses para estudar o inglês, e futuramente se for possível trabalhar.
    Fiz uma pesquisa, e foi o lugar que mais me encantou. Mas preciso melhorar o meu inglês e juntar um pouco mais de grana.
    Bom, gostaria de tirar umas dúvidas sobre trabalho e estudo.
    Trabalho na área de TI também, e queria saber se são bons os cursos de informática ai, e se há empregos para esse ramo.
    E outra dúvida, tenho problemas de audição, perda parcial. O mercado de trabalho para deficientes é como aqui, que é por cota nas empresas ?
    Há algum preconceito por parte das empresas na contratação de deficientes ?
    Aguardo uma resposta sua.

    Obrigado.

  24. Fabio Ono

    July 10, 2014 at 3:43 pm

    Opa tudo bom Jerry,

    Parabéns pelo site: muito informativo e está ajudando bastante com as informações.

    Trabalho com desenvolvimento de sistemas web a mais de uma década, e com C# a 6 anos. Gostaria saber se é usual as pessoas concorrerem a vagas aqui do Brasil mesmo, para tentar já ir com emprego garantido aí para Austrália.

  25. rodrigo

    August 4, 2014 at 4:41 pm

    Ola.
    sei que faz tempo que este post foi publicado, mas como o assunto é de meu interesse e eu ainda estou no brasil. voces gravaram o podcast? poderia me enviar ou disponibilizar um link para ele?

  26. Marlos

    February 3, 2015 at 10:54 am

    Olá, Jerry! Tenho uma empresa aqui no Brasil que trabalha com suporte técnico, representação de serviços em TI e EDI (Eletronic Data Interchange). Termino meu curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2017. Sou casado e tenho 3 filhos. Além de estar chateado com a atual situação política brasileira, sonho em dar melhores condições de estudos para meus filhos, além de uma melhor qualidade de vida. O que acha que posso fazer, trancar minha faculdade aqui e encarar a Austrália tentando entrar na faculdade aí e conseguir um emprego, ou esperar? Sei que preciso no mínimo ter fluência no inglês, e acho que um emprego me auxiliaria… pelo menos no meu ponto de vista. O que acha?
    Outra coisa, sou cristão evangélico. Não pretendo deixar de congregar. Consigo aí?

  27. Andrea Freitas

    April 12, 2015 at 8:57 pm

    Olá, Jerry! Parabéns pelo site! Eu e meu marido somos muito experientes na área de TI e temos interesse em aplicar para trabalho ai na Austrália. Voce pode nos indicar qual o melhor caminho, aplicar para vaga de trabalho por sites na Internet ou aplicar demonstrando interesse no site do governo? Agradeço sua ajuda. Abraços

  28. Centro-Armonia

    April 17, 2015 at 6:52 am

    Muy Interesante

  29. Ale

    July 17, 2015 at 2:28 am

    Boa noite! Sou cristã tmbm, faço site tmbm endereço www. smartdesigner.com.br, faço faculdade de análise desenvolvimento de sistema, só que moro no interior de SC, me desanima um pouco, parece que não vou conseguir um emprego bom, tenho um filho e quero. Melhor p ele….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Trabalho na Austrália

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: