Escritório de TI na Austrália

Pelo fato de eu mesmo ser um profissional de TI e ter trabalhado em algumas empresas no setor desde o meu terceiro mês na Austrália, muitas pessoas me perguntam sobre o mercado de TI aqui. Está bom? Ruim? Salários? Facilidade de Empregos? Uma pessoa me comentou em um dos emails que soube por outro brasileiro que o mercado de TI não ia tão bem quanto antes por causa da tercerização do trabalho para Índia e outros países. Isso é verdade?

Como Está o Mercado de TI na Austrália em 2014

1401336_455494217893705_1129164958_o O Mercado de TI na Austrália Como Está a Área de TI na Austrália? 1401336 455494217893705 1129164958 o

Palestra que dei recentemente aqui em Sydney sobre o Mercado de TI na Austrália promovida pela Hillsong

Coloquei 2014, pois como qualquer mercado, a área de TI também sofre mudança ao longo dos anos. Porém hoje o mercado de TI está muito bom, na verdade nunca esteve mal. Mesmo na crise de 2008 havia uma boa quantidade de empregos e apesar de uma pequena parcela ter sido mandada embora na época, esta mesma parcela não teve dificuldades de encontrar emprego novamente. Em 2009, no ápice da crise na Austrália eu consegui um dos melhores empregos (em termos de salário) que já tive aqui. Portanto se em 2009 o mercado não estava tão ruim, naturalmente hoje não estaria pior.

O mercado de IT aqui passa por ciclos e estes ciclos geralmente seguem uma demanda do mercado. Atualmente o mercado está estável, com altos salários, com uma boa oferta de empregos, mas por outro lado com uma boa oferta de mão de obra.  Em 2006 quando cheguei aqui havia uma grande demanda por profissionais de TI e uma escassez de profissionais capacitados. Hoje a demanda continua, mas também subiu bastante o número de profissionais.

Isso se deve também ao contínuo aumento na imigração. Muitos profissionais de TI chegam ao país todos os anos, a maioria deles já residentes permanentes e prontos para aplicar para qualquer emprego.

Mas a Austrália Não Está Enviando Trabalho de TI para Outros Países?

Screen Shot 2014-05-05 at 1.20.15 pm O Mercado de TI na Austrália Como Está a Área de TI na Austrália? Screen Shot 2014 05 05 at 1

Este é um mito que existe desde que coloquei os pés aqui. De fato isso aconteceu entre 2004 e 2008, porém em pouco tempo as empresas aqui começaram a perceber que o barato estava começando a sair caro, e muito caro. Eu trabalhei em dois projetos em que tercerizamos o trabalho para empresas na Índia. Nos dois a experiência foi terrível. Os serviços eram feitos com um enorme atraso, displicência ou eram tão mal feitos que precisavam ser refeitos. Lembro em uma ocasião que enviei um serviço para ser feito por 1 dos 3 programadores que tínhamos fora da Austrália. O cara me pediu 1 semana para conclusão. Como não era especialista naquilo aceitei e fiquei aguardando. 1 semana depois ele me pediu mais uma semana. Concordei, mas no dia seguinte tive uma idéia: Vou tentar fazer eu mesmo para ver quanto tempo gasto. O resultado? 30 minutos. Eu, em 30 minutos, fiz um trabalho que me foi pedido duas semanas para ser concluído.

Por toda a Austrália, sempre que você fala com alguém que enviou algum serviço pra outro país, em 90% dos casos a experiência é a mesma. Trabalhos atrasados ou mal feitos. Desta forma hoje na maioria dos casos só é enviado para estes países serviços como data entry, telemarketing, suporte ou algo que não possa prejudicar projetos importantes.

Um artigo interessante sobre o assunto foi publicado há pouco tempo no principal jornal da Austrália sobre a experiência que o autor teve contratando um assistente na Índia. I outsourced my everyday drudgery – and it was a disaster

Como é o Trabalho em TI na Austrália

Screen Shot 2014-05-05 at 12.56.50 pm O Mercado de TI na Austrália Como Está a Área de TI na Austrália? Screen Shot 2014 05 05 at 12

Escritório de TI na Austrália

Extremamente sério. Muitas pessoas do Brasil me falam: Trabalhar na Austrália é uma moleza, você chega as 9 da manhã e sai às 5:30 da tarde. Eu no Brasil fico no escritório até as 8 da noite. Porém no Brasil você tira uma hora de almoço, depois desce pra tomar um café com os colegas, depois vai bater um papo com o cara da mesa ao lado, depois vai dar uma esticadinha para mais um café. Aqui isso pega muito mal. Você chega as 9 e sai as 5:30, mas a maioria das pessoas está apenas trabalhando nestes horários. Não tem tantas pausas ou momentos sem fazer nada.

google O Mercado de TI na Austrália Como Está a Área de TI na Austrália? google

Durante treinamento no Google

As empresas aqui na Austrália oferecem muitas coisas. Em todas as empresas onde trabalhei havia biscoitos, doces, cafés, refrigerantes, salgadinhos e tudo o que você imaginar de graça para os funcionários, além de salas de jogos e descanso. Mas ninguém fica ali o dia inteiro comendo ou jogando video game o dia inteiro. A maior parte do tempo o povo está trabalhando.

1454603_450142185095575_1962015921_n O Mercado de TI na Austrália Como Está a Área de TI na Austrália? 1454603 450142185095575 1962015921 n1

Área só para café da manhã e lanches rápidos do Google Sydney

Eu trabalhei em uma empresa de Games para PS, XBOX, PC, etc. Só por isso já dá para ter uma idéia de como era o escritório. Apesar disso ninguém passava o dia ali jogando Guitar Hero. Eu mesmo raramente parava o trabalho para descansar, jogar ou fazer algo do tipo. Só parava alguns minutos para pegar um café, um suco ou algo do tipo.

A Questão do Visto

Screen Shot 2014-05-05 at 1.22.09 pm O Mercado de TI na Austrália Como Está a Área de TI na Austrália? Screen Shot 2014 05 05 at 1

Conheço uma boa parcela de estudantes que conseguiram o sponsor ou um emprego na área aqui. Isso por si só mostra que o mercado vai bem obrigado, pois as empresas naturalmente preferem contratar alguém que não precise ser “sponsorado” para poder trabalhar. O fato de que eles contratam alguém no visto de estudante e que não seja nativo de língua inglesa já mostra que o mercado ainda tem uma boa demanda por profissionais de IT.

Contudo, naturalmente é mais fácil conseguir um emprego sendo residente ou cidadão Australiano.

Qual o Profissional que tem Mais Chances de Conseguir Emprego?

O especialista. Uma vez um amigo me pediu uma ajuda para conseguir trabalho. Quando perguntei qual era sua especialidade ele respondeu: Tudo. Como tudo? Perguntei meio indignado. Tudo, eu sei tudo, me disse ele.

Na Austrália eles valorizam mais quem é especialista e bom em uma coisa e uma coisa apenas. Se você é Web Designer eles vão querer que você saiba HTML, CSS, Photoshop, Javascript e no máximo tenha conhecimento de algumas linguagens, mas eles não querem nem saber da sua experiência montando redes, servidores ou algorítmico. Quanto mais coisa fora do que estiver especificado na vaga, menores serão suas chances.

Como Fazer um Currículo

Screen Shot 2014-05-05 at 1.18.46 pm O Mercado de TI na Austrália Como Está a Área de TI na Austrália? Screen Shot 2014 05 05 at 1

Poderia escrever um livro aqui sobre o assunto, mas vou ser o mais direto possível para lhe ajudar. Pegue a vaga para a qual você está aplicando e adapte seu currículo para vaga. Tire do seu currículo tudo que a vaga não pede e enfatize tudo que a vaga pede. Simples assim.  Veja abaixo alguns modelos de currículo.

Currículo de Developer

Currículo de Suporte

Currículo de Data Analyst

Exemplo de Currículo

Como Proceder na Entrevista

Screen Shot 2014-05-05 at 1.17.19 pm O Mercado de TI na Austrália Como Está a Área de TI na Austrália? Screen Shot 2014 05 05 at 1

Também simples e direito. Vista-se bem (por mais que você seja programador não vá pra lá de bermuda, tênis e sua camiseta do Star Wars), cheguei 5 minutos antes, nunca, nunca, nunca atrase nem um segundo, fale somente quando solicitado, prepare-se para as perguntas e testes e ao final faça pelo menos duas perguntas sobre o trabalho. Não mostre desespero nem diga que é o emprego dos seus sonhos. Faça com que eles queiram contrata-los e não você ser contratado. E por último seja educado e jamais informal, mesmo que sejam informais com você.

Salários de TI na Austrália

Isso também varia bastante, mas coloco abaixo a tabela fornecida pelo site MyCareer, um dos principais sites de emprego na Austrália

Salários TI Austrália O Mercado de TI na Austrália Como Está a Área de TI na Austrália? salarios ti australia

 

 

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleComo Levar Dinheiro para a Austrália
Next articleQual a Cidade Ideal para Você na Austrália?
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

18 COMMENTS

  1. Jerry, sei que você trabalha na área e por isso a facilidade em falar sobre o assunto.. Mas você teria noção de mercado de trabalho na Austrália em outras áreas, como publicidade, fotografia, etc?

  2. Fala, Jerry! Muito bom o texto como sempre.

    Voce ja comentou em outros textos que ja trabalhou com SEO. Trabalhei com SEM (foco em Adwords e Facebook Ads) nos ultimos 3 anos e meio e queria saber como faco pra ter contato com essa area aqui em Sydney (estou aqui estudando ingles por 6 meses). Pelo que vi essa area esta com bastante oferta de emprego.

    Ja mandei email para algumas empresas mas nem obtive retorno. Sera que posso visitar as empresas? Qual sera o melhor caminho pra conseguir ser “visto” por essas empresas? Acha que este tipo de agencia normalmente concede sponsorships?

    Valeu!

  3. Oi Jerry! Minha dúvida é parecida com a do Rodrigo. Gostaria de saber sua opinião no que devemos fazer para ser visto no mercado de trabalho da Australia, pela sua experiencia trabalhando no mercado há anos. No meu caso sou Arquiteta e moro aqui há 1 ano e meio, estou no segundo semestre do master de project management (ainda tenho mais um ano e pouquinho de visto pela frente). Desde o começo do ano venho aplicando para vagas de todos os tipos (td part time por causa do visto), relacionados a arquitetura e umas nem tanto, como recepcionista e auxiliar de escritório, só que quase não recebo replies das minhas aplicações (com cover letter e td mais), o negócio é que estou cansada da vida de hospitality aqui e daria qlq coisa pra voltar para um escritório, tanto que nem me importaria de começar na recepção e tal, enfim. Acha que é uma boa ligar nas empresas tbm, ou msm aparecer por lá? Ou alguma outra dica valiosa?
    Obrigada! Adoro seu site, ajuda mt a todos, parabéns pelo trabalho! (Leio desde que estava no Brasil curiosa sobre as coisa daqui, rs).

  4. Ótima postagem, abordando questões altamente pertinentes, como de costume. Obrigado, Jerry!

    Sobre a questão do horário de almoço, no geral as pessoas levam marmita e comem em meia-hora, sem nem sair da empresa, é isso?

  5. Jerry,

    Pelo que eu pesquisei para conseguir o visto que permite trabalhar fulltime, um dos caminhos é ter a profissão na “SOL” e aplicar para skilled visa.

    Vc sabe dizer quais são os valores solicitados para settlement por pessoa?

    Outra coisa, no caso do sponsorship visa sabe dizer se o settlement também é soliticado?

    Sei que nao trabalha com imigração, mas como passou pelo processo, talvez tenha alguma informaçao mesmo que nao seja oficial.

    Obrigado.

  6. Muito bom Jerry.
    Parabens.

    Sou de TI e minha namorada é da área da saude (enfermeira pediátrica).

    Sabe como anda o mercado para profissionais da saúde por ai?

    Obrigado!

  7. Olá Jerry,

    Sou do mercado SAP e gostaria de passar 01 ano estudando inglês na Austrália. Como tenho mais de 10 anos de experiência com SAP BW, você acha que seria possível arranjar uma espécie de estágio na minha área na Austrália?

    Agradeço desde já.

    Saudações

  8. Olá, Jerry! Vim justamente perguntar sobre o mercado de SAP. Sou funcional SRM e meu namorado funcional MM. Estamos iniciando o processo para aplicar para o visto Skilled independent mas gostaria de saber se o mercado para SAP é bom em Sydney ou outras cidades.
    Obrigada e amei o blog!! Parabéns!

  9. @Danielle
    Bom dia, essa eu sei responder.

    Andei pesquisando vagas de TI semana passada no seek.au e o que eu mais via era vaga para SAP.
    Se conseguirem o visto para trabalhar, sem emprego voces nao ficam.

  10. Jerry, como anda o mercado para Desenvolvedores .NET ? (asp.net MVC, c#, TFS, Entity framework..).

    Desde já agradeço.

  11. Bom dia …..

    Gostaria de Saber sobre o mercado DBA Oracle,,,, vocês tem algum site que possa olhar ?

    desde já obrigado
    vlw

  12. Ei Jerry, olá!
    Excelente artigo – mas fiquei com uma duvida:
    A industria de jogos é tradicionalmente fechada para “curiosos” e costuma prender-se no catch-22 de exigir experiência prévia. Nesse contexto, trabalhei durante 3 anos em um estudio de games aqui no Rio de Janeiro onde tive a chance de lidar com todo tipo de plataforma e tecnologia. Fizemos outsourcing para algumas marcas internacionais e interessantes.
    Esse tipo de experiencia é valida para eles?

    Em tempos de engines 3D “everything-and-the-kitchen-sink”, ainda tem espaço para quem se dedicou ao mais baixo nível?(gosto de pensar que me especializei em visibilidade de malhas – mas provavelmente preciso dar um tapa nos meus conhecimentos).

  13. Ótimo artigo. Mas fiquei com uma dúvida. Já trabalhei como desenvolvedor, analista de negócios e requisitos e como gerente de projetos. Se estiver buscando uma vaga como desenvolvedor, por exemplo, devo retirar do meu currículo as outras experiências profissionais? Pois, desta forma, parecerá que fiquei desempregado durante muitos anos. Ou devo me focar nas pequenas atividades relacionadas a desenvolvimento que executei durante minhas outras experiências? Obrigado.

  14. Olá,

    Cara não sou ainda um especialista Java, mas estou estudando pra isso, você sabe dizer se profissionais de veterinária tem chance na Austrália?? E você é da Hilsong Church??

  15. Olá Jerry, saberia me informar se eu sendo consultaror SAP Basis junior e indo para a Austrália como estudante poderia conseguir uma vaga por ai ou este mercado está ruim? Sei que não é exatamente a sua área mas se puder me ajudar.

    Obrigado

  16. tenho muitoooo interesse em me mudar para australia e trabalhar em minha area T.I,sou formado na area e trabalho na empresa DUPONT A 14 anos me interesso em mudar com tda familia para sidney onde ja reside meu cunhado ha seis anos com a familia dele e agora um primo tbm esta na australia na area de odonto enfim agradeço a atençao .

  17. Olá Jerry!
    O mercado aqui no BR está complicado, tenho mensado em migrar e vim pesquisar sobre vagas na Austrália, assim encontrei seu site, obrigado por compartilhar essas dicas valiosas conosco! Poderia dizer como é o mercado de TI pra quem trabalha com infra estrutura? é possível conseguir sem falar inglês fluentemente? Obrigado desde já! Deus abençõe você e sua família!

LEAVE A REPLY