Semana passada minha esposa me preparou uma surpresa. Sabendo que eu sou um grande fã do Ayrton Senna (o que virou motivo até de piadas entre meus amigos), ela me presenteou com um par de ingressos para assistir o filme Senna no State Theater na city.

O filme faz parte do festival de cinema de Sydney, o mais importante evento cinematográfico do país, e ficou em cartaz por apenas um dia, ou melhor, apenas uma sessão neste prestigiado cinema da cidade.

De fato, há muito tempo queríamos conhecer o State Theater. Só de passar a frente do local você fica impressionado com tamanha beleza. Para minha surpresa, a sala era ainda mais bonita por dentro e foi sem dúvida, sem concorrência, o cinema mais bonito que já estive em minha vida.

O Dia em que um Brasileiro foi Aplaudido na Austrália state2theatre
State Theatre na City

O Dia em que um Brasileiro foi Aplaudido na Austrália w5io5bfgw2n img 0764
Dentro da Sala de cinema

Logo na entrada a recepcionista nos alertou: Não deixe gaps (não sente deixando espaços entre você e a pessoa do lado), pois todos os lugares foram vendidos.

Que surpresa. Um filme sobre um brasileiro, ainda mais sobre fórmula 1, lotado deste jeito. Mas esta viria a ser a menor das surpresas.

Chegamos cedo, pegamos um bom lugar, mas logo vimos que o lugar ficara completamente lotado. Eu, que gosto muito de cinema, porcuro ir pelo menos uma vez a cada 15 dias assistir um filme na grande tela, e nunca, nem nos dias mais cheios ou de pré-estréia, vi um cinema aqui com metade da ocupação preenchida. Assim, um cinema como o State, que deveria ter pelo menos uns 1000 a 1500 lugares ficar lotado era de se admirar.

O filme começou e mais uma vez fui surpreendido. Aqui, onde todos assistem a filmes absurdamente quietos, a interação do público durante o filme era admirável. “Go Senna”, “Bravo”, palmas, assobios, e gente torcendo comos e estivesse assistindo uma corrida ao vivo era constante no local.

O público que lotava o local, a grande maioria australianos, torcia, ria, vibrava, gritava e aplaudia a cada ultrapassagem, disputa ou até situações engraçadas que aconteciam no filme.

Eu, que assisti em Interlagos, na reta principal, a vitória do Senna no Brasil em 1991 (brilhantemente retratada no filme) não imaginava que veria novamente um público torcendo tanto pela lenda brasileira, ainda mais na Austrália.

O filme era impressionante, te deixava grudado na cadeira e foi feito com um brilhantismo tão absurdo que minha vontade ao sair do cinema era procurar outro lugar onde o filme estivesse passando para assistir novamente.

Ao final do fime mais uma surpresa. A multidão que ali estava se levanta e aplaudem o maior ídolo do automobilismo mundial. Foi uma cena emocionante. Após os aplausos finais ninguém deixa o local e todos ainda aguardam para ver as cenas que apareciam junto aos créditos finais.

Algo que impressionoume grandemente no filme foi como eles retrataram extraordinariamente bem a fé que Senna tinha em Deus e suas experiências com Deus. Era notável que poucos ali conheciam este lado do piloto e muitos foram tocados.

Pra nós brasileiros, a experiência é ainda mais intensa, pois o filme nos leva de volta àquelas manhãs de domingo em que você, mesmo tendo 8, 9 anos de idade, se reunia com a família em volta daquela tv de 18 polegadas para assistir um show de automobilismo e ver a bandeira verde amarela percorrendo a pista a bordo da Maclaren nas mãos do maior piloto que já existiu.

Senna foi sem dúvida o melhor filme que já assisti na Austrália e certamente o melhor documentário que já assisti na vida. Eu, que fui tõa presenteado por Deus este ano através da minha esposa, não tenho como agradecê-la por mais este incrível presente que se tornou uma das mais inesquecíveis experiencias que tive na Austrália e que vou guardar pra sempre comigo. Pode parecer até simplista falar isso, mas há tanto tempo não senti tanto orgulho de ser brasileiro como ao sair do cinema.

Repetindo a faixa que meu pai criou para a última corrida do Senna que fomos juntos assistir em Interlagos, só tenho a dizer: Senna, Obrigado por tudo.

Só tenho a agradecer a Deus por esta experiência maravilhosa, por ter uma esposa tão especial e por ter tido a oportunidade de mais uma vez assistir ao Senna como naquelas inesquecíveis manhãs de domingo

 

 

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleRestaurantes Brasileiros na Austrália
Next articleA Semana na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

11 COMMENTS

    • Oi André

      Não acompanho muito o judo por aqui, mas eles curtem lutas sim, não tanto como no Brasil, mas tem várias academias, inclusive o jiu jitsu tem crescido aqui.

      Mas nada como no Brasil. O forte aqui é natação e os esportes locais que são mais populares aqui e em países como Africa do Sul, Nova Zelândia, etc, como Rugbi e o Cricket.

      Valeu

      ABs

  1. puts jerry verdade…….as manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas….
    tenho muita saudade dessa época, acordar cedo no domingo pra assistir F1

  2. Jerry, quando eu assisti o filme eu saí da sala de cinema completamente arrazado, por alguns minutos eu tinha esperança que ele estava vivo, é essa a sensação de assistir o filme, você fica torcendo pra ele ganhar. Até que chega o momento do acidente e acontece aquela fatalidade parece que eu sofri a morte dele de novo foi terrível. As imagens dos créditos finais servem pra quebrar esse gelo, mas não foi o suficiente pra mim.

    Abraços

    Ricardo de Oliveira da Rosa.

    • Ë…quem acompanhou a carreira do Senna não consegue se sentir diferente. Foi um grande vazio que ele deixou, mas ao mesmo tempo um grande exemplo.

      Vc assistiu no Brasil ou aqui na Austrália? Queria saber como foi a reação do público no Braisl.

      Valeu

      Abs

    • Oi Eduardo

      Valeu pelos links. Tinha visto esta matéria já no Top gear que um amigo me enviou, mas foi bem legal ver de novo. Esta matéria foi sensacional.

      Valeu

      Abs

  3. Eu assisti no Brasil e a reação aqui foi de tristeza eu e minha namorada saimos arrasados do filme, como a grande maioria dos que estavam presente na sala de cinema, parece que vivemos a morte dele de novo, é meio estranho!!!

  4. OLá, esse site da melhor e mais bonito do que o anterior, parabéns. Bom saber que você e MIli voltaram para a Australia.
    A gente se sente orgulhoso de ser brasileiro numa hora dessas.

  5. Jerry…..imagino a sua emoção ao ver o filme…..este final de semana presentei meus filhos que são adolescentes e ouviam muitas histórias do Ayrton Senna,através do meu esposo que é FÃ de carteirinha , com um DVD deste filme que vc assisitiu aí na Australia….comprei na Livraria Cultura aqui em Brasilia…acredito que vc consiga acessando o site da Cultura ou pela Amazon…daí vc pode assistir sempre que quiser….o titulo é:Senna.o brasileiro ,o herói o campeão,pela Universal …..Abçs!

  6. e ai Dr, como esta a vida?
    fazia muito tempo q nao entrava no seu site, parabens sempre otimo?
    estou te esperando aqui em Adelaide!!!
    mas sobre o filme do Senna eu posso te falar que emociona toca bem fundo , e nao tem como nao chorar, eh uma pena que ele se foi, porem suas obras continuam, grande abraco,
    Marcelo Salviati

LEAVE A REPLY