Moradia na Austrália

Para a maioria das pessoas que vem estudar na Austrália e não possuem um amigo morando aqui onde possam se hospedar por algum tempo, existe sempre a necessidade de alugar uma acomodação para ficar pelo menos no primeiro mês. E ai você revira a internet atrás de depoimentos, informações e acaba acreditando no papo de alguém e ai chega à Austrália e vai descobrir a furada em que se meteu.

Por isso decidi criar este post para explicar as vantagens e desvantagens de cada tipo de acomodação e como seu sucesso em conseguir um bom lugar para morar vai depender não apenas das informações que você levantar, mas também de sorte.

Homestay

Screen Shot 2013-07-10 at 2.05.48 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 2

Homestay é o tipo de acomodação mais comum para quem vem estudar na Austrália. As homestays aqui na Austrália são controladas por duas grandes empresas que possuem responsabilidades e deveres na hora de prover acomodação para estudantes. As homestays são a opção mais segura de que você não vai chegar aqui e passar os primeiros dias dormindo na rua, pois eles possuem obrigações e contratos que precisam cumprir e respondem às autoridades na Austrália.

Porém, o que nenhuma agência (quase nenhuma) lhe fala é que a Homestay jamais será garantia de que você irá ficar em uma casa legal, com uma família gente boa e perto da sua escola. Às vezes acontece exatamente o oposto disso.

Primeiro você precisa entender que quem oferece a casa como acomodação para estudantes sei la da onde o faz por que precisa de dinheiro. Ou você colocaria um estudante do Paquistão, Azerbaijão ou Suriname que você nunca viu na vida para morar debaixo do mesmo teto que você e suas filhas por que você é simpático? Desta forma o dono da casa está mais preocupado com o dinheiro do que qualquer outra coisa. Mas isso não é errado, são negócios. Errado é acreditar que é a vovó da embalagem da Dona Benta que faz isso por caridade.

Screen Shot 2013-07-10 at 1.48.23 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 1

Exemplo de um quarto de homestay padrão

Dito isso, agora você precisa entender como acontece a seleção das casas e qual o papel da agência nisso. As casas são selecionadas pela empresa de Homestay aqui na Austrália. Elas precisam prover confortos mínimos para o estudante como um quarto, banheiro, escrivaninha e dependendo da opção fornecer alimentação ou não.

Porém a logística para que isso dê certo precisa ser muito bem feita. E assim quando você fecha um curso e contrata a Homestay pode ser que você fique em uma casa legal, de uma família australiana da propaganda de margarina, próximo a escola, ou caia numa família Norte Coreana, há 40 minutos de trem da escola em que a janta todos os dias é arroz com Quiabo.

Screen Shot 2013-07-10 at 2.14.27 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 2

Muitas vezes você não será o único estudante da casa.

O que eu quero dizer é que por mais que sua agência prometa as maiores maravilhas do mundo pra você, elas não tem como garantir onde você vai ficar. Nenhuma agência pode fazer isso, por mais que eles digam o contrário. Desta forma, você terá que também contar com um pouco de sorte.

Eu fiquei uma semana em uma Homestay com um amigo meu quando cheguei e peguei um lugar muito legal. Era uma casa enorme porém antiga em Surry Hills onde eu tinha toda a liberdade. A casa ficava há 25 minutos de caminhada da escola, a dona era super gente boa e lá moravam ela, a filha e na época estavam eu, meu amigo e mais 3 coreanos.

A Homestay é a opção mais segura de que você realmente terá um lugar para ficar quando chegar aqui, porém é preciso tomar cuidado, pois algumas agências alugam apartamentos aqui e falam que é homestay e isso não é verdade.

Vantagens:

  • Você tem a segurança que certamente terá um lugar para ficar aqui
  • Uma empresa australiana registrada controla as homestays o que dá mais segurança sobre seu dinheiro
  • Você pode ter a sorte de cair em uma família legal e perto da escola
  • Você tem uma convivência com pessoas que estarão falando inglês

Desvantagens

  • Pode pegar algo longe da escola (até o máximo de 40 minutos de transporte público)
  • Pode pegar uma família antipática

Shared Accomodation

Screen Shot 2013-07-10 at 2.12.20 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 2

Pode ser uma boa ou má opção, vai depender de uma série de fatores, mas para quem vem do Brasil com a Shared comprada antes de chegar aqui precisa confiar demais na agência.

No caso da shared você também precisa contar um pouco com a sorte. Pois você pode ver a foto dos apartamentos, achar lindo, bem localizado e sua companheira de quarto ser uma porca que não toma banho ou não respeita as regras da casa.

Screen Shot 2013-07-10 at 1.51.01 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 1

Exemplo de uma shared accomodation padrão. 4 camas por quarto, mas bem organizada

Tenho um casal de amigos que veio pra cá, ficaram o primeiro mês em homestay e depois aqui mudaram para uma shared. A chinesa que alugou a shared para eles disse que eles teriam um quarto só para eles e na casa moravam 5 pessoas. Eles, ela e mais dois. Quando se mudaram para lá descobriram que haviam sete pessoas morando na casa, duas delas na sala.

Eles saíram da casa, pediram o dinheiro do bond de volta e a mulher não devolveu e no final acabou devolvendo só uma parte. Eles levaram um mega prejuízo e não tinham a quem recorrer. A agência que os trouxe disse que como eles não tinham fechado a acomodação pela agência eles não iriam nem ajudar.

Screen Shot 2013-07-10 at 1.50.26 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 1

Exemplo de uma shared accomodation boa: Limpa, organizada, máximo de 4 camas + com bastante espaço

Ai entra outro ponto que eu sempre falo. A pessoa acaba escolhendo a agência por que eles foram simpáticos e deram um desconto de $50,00 dólares, mas ai aqui quando precisam veem que a agência não está nem ai para você e só querem mesmo é saber da sua grana. Certamente a agência não tinha obrigação de ajudar ou de resolver o problema, pois não foram eles quem venderam a acomodação, mas poderiam fazer isso como prova de que se importam com o seu cliente.

Eu acabei ajudando os caras como pude, contatei um advogado amigo meu para dar saber como proceder, mas eles se decepcionaram tanto com tudo que acabaram voltando para o Brasil. A culpa disso é em grande parte da agência que não oferece nenhum suporte além de abrir conta em banco e renovar seu visto e do cliente que acaba pegando qualquer agência.

Screen Shot 2013-07-10 at 1.52.39 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 1

Exemplo de uma homestay ruim. Quarto pequeno em que as camas ficam entulhadas. Esta é limpa, mas geralmente são bastante sujas

shared  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? shared

Exemplo de uma péssima shared accomodation.

   Screen Shot 2013-07-10 at 1.50.51 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 1

Vantagens

  • Um pouco mais barato as vezes que a Homestay (cerca de 10 a 20 dólares por semana)
  • Pode ser perto da escola

Desvantagens

  • Você pode dividir o apartamento com mais 15 pessoas desorganizadas e sem higiene
  • Precisa pagar o bond
  • Pode nunca mais ver o dinheiro do bond de volta
  • Pode morar com pessoas que você não gosta e não possui qualquer afinidade.

BOND

Ai eu entro em outra questão que é a questão do Bond. As acomodações shared são geralmente um pouco mais baratas que a Homestay, porém elas não tem nenhuma regulamentação. Ou seja, se acontecer algum problema você não tem a quem recorrer. Outro ponto é em qualquer lugar que você alugar você precisa pagar o bond. O bond é um valor equivalente a 2 ou 4 semanas de aluguel que fica retido com o dono da shared. Caso você quebre algo ou cause algum dano ele desconta deste valor.

flatmates dos sonhos

Até ai nada mais justo. A injustiça vem quando eles inventam os maiores absurdos para não te devolver o dinheiro do bond. Ai o barato acaba saindo caro, pois para a maioria das shared o bond será pelo menos $400,00 dólares.

Este programa é o Kenny vs Spenny, um programa muito engraçado sobre dois flatmates que passava aqui na Austrália.

Aluguel

Screen Shot 2013-07-10 at 2.53.09 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 2

Exemplo de um studio para alugar em Manly, mobiliado por $430,00 por semana

Eu optei por alugar um apartamento aqui após meu primeiro mês e esta é uma boa opção para quem vem com a esposa, marido, namorado ou amigo. No meu caso aluguei um apartamento em North Sydney sem mobília e mobiliei eu mesmo aos poucos depois. Se você optar por alugar uma casa ou apartamento aqui para dividir com seu marido, esposa, namorada ou amigo você precisa primeiro entender o processo de aluguel aqui na Austrália. O processo é bem menos burocrático que no Brasil, mas ao mesmo tempo bastante exigente.

Basicamente você pesquisa apartamentos nos sites, no dia marcado (geralmente sábado) vai fazer a inspeção. No dia da inspeção estará você e mais um monte de gente inspecionando o mesmo apartamento. Se você gostar pega uma ficha de aplicação, preenche, prove os documentos necessários e faz a aplicação. Existe uma lista de solicitações que valem pontos. por exemplo, por exemplo, ter um documento australiano, 30 pontos, extrato bancário provando dinheiro em conta, 20 pontos, referências de residentes australianos, 25 pontos, e assim por diante. Algumas imobiliárias nem aceitam sua aplicação se você tiver menos que 160 pontos.

O dono do apartamento irá receber do corretor sua aplicação e possivelmente mais algumas de outros interessados. Caso ele goste da sua, ou mesmo que não tenha concorrência, ele aprove a sua ( oque pode não acontecer também) você será informado que sua aplicação foi aprovada, você precisa pagar o Bond e o primeiro mês de aluguel adiantado. O Bond é equivalente a 4 semanas de aluguel. Então digamos que o apartamento custe $400 dólares por semana, de cara você precisará pagar $3200,00 equivalentes ao primeiro mês e ao Bond.

O bond neste caso (ao contrário das shared) será depositado em uma conta do governo australiano e será devolvido para você integral ou parcialmente dependendo do estado em que você deixar o apartamento. Quando aluguei meu primeiro apartamento aqui, quando sai depois de 3 anos e meio tinha feito uma lasca no chão da entrada. Eles vieram fazer a inspeção e depois me avisaram que iriam descontar $100 dólares do bond para arrumar o estrago. Concordei e achei bastante justo e assim foi.

Vantagens

  • Terá um lugar só pra você
  • Terá controle sobre o que acontece na sua casa
  • Privacidade, privacidade, privacidade

Desvantagens

  • O bond inicial é bastante alto
  • Precisa pagar contas de luz, telefone, internet
  • Pagará por qualquer dano ocorrido no apartamento
  • Terá que estar de acordo e cumprir todas as leis de aluguel aqui, inclusive do contrato de pelo menos 6 meses. Ou seja, se sair do apartamento antes do final do contrato terá que pagar uma multa + o aluguel até eles alugarem novamente + o custo do anúncio do apartamento. 

    Sites: www.domain.com.au e www.realestate.com.au

Flatmate

Screen Shot 2013-07-10 at 2.02.05 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 2

Você pode ainda quando estiver aqui procurar pessoas que estão alugando um quarto. Neste caso são pessoas que já possuem ou alugam um apartamento e estão procurando por um flatmate. Neste caso pode lhe custar um pouco mais, mas você terá privacidade e provavelmente um quarto só pra você

O maior risco é morar com algum doido. Conheci uma menina que pegou um apartamento legal, mas o cara era mais que bizarro. Ela ficou desesperada para ir embora, mas já tinha pago dois meses adiantado e teve que aguentar até lá. Mas também há casos de sucesso.

10698706-aussie-surf-culture-at-city-beach  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? 10698706 aussie surf culture at city beach1

Como você espera que seus flatmates sejam. Sei que estes são os roommates dos seus sonhos, mas pode ter certeza que não vai rolar. A série Friends é basicamente uma ficção. Você precisa parar de assistir Jersey Shore

Screen Shot 2013-07-10 at 2.37.17 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 2

Como eles realmente são

O que você precisa entender é que morar com alguém que você nunca viu na vida é sempre complicado. Nem todo mundo pode ter os mesmos padrões de higiene, organização e os mesmos horários que você. Por isso independente da opção que você escolher você SEMPRE terá pelo menos alguns probleminhas.

Contudo em todas as opções acima você também pode ser dar bem e morar com pessoas legais em um ambiente agradável.

Qual a Melhor Opção

Screen Shot 2013-07-10 at 2.10.05 PM  Moradia na Austrália: Homestay ou Shared? Screen Shot 2013 07 10 at 2

O mais legal nas opções de Homestay, shared ou flatmate é conviver com pessoas de diferentes países.

Não tem, mas se eu viesse para a Austrália hoje pegaria uma homestay para o primeiro mês e depois do primeiro mês aqui iria atrás de algum outro lugar para morar. Nunca pegue a homestay por mais de um mês, pois você pode odiar o local e ter que ficar preso lá por causa do seu contrato por mais tempo.

No caso da shared tem que ter muita confiança. Eu tenho um amigo que tem shared muito boas aqui, mas ele está com todas lotadas até dezembro. Assim que ele tiver mais disponíveis eu aviso aqui.

É importante pegar uma agência de confiança que vai lhe dar todo suporte caso você tenha um problema aqui e pelo menos irá lhe orientar no que for possível caso algum problema aconteça. Agora você precisa entender que o fato de uma HOMESTAY ser boa ou não não depende ou é culpa da agência, pois ela não tem controle algum sobre isso. Isso depende muito mais de sorte.

Também tome cuidado com agências que GARANTEM que você vai ficar num lugar legal e perto da escola. Isso é uma mentira e algo que foge totalmente do controle das agências. Se eles tentam te enganar em algo assim irão te enganar em todo resto.

Outra coisa importante é entender que para um bom convívio você também tem que ser parte da solução e não parte do problema. Ajudar a manter a casa limpa, evitar quebrar qualquer coisa, ficar no máximo 10 minutos no banho, respeitar os outros moradores e procurar não fazer barulho.

Você tem que entender que você estará convivendo com outras pessoas e se você gastar uma hora no banho certamente prejudicará os outros moradores. Se chegar fazendo barulho poderá atrapalhar o sono de alguém precisará acordar cedo no dia seguinte e assim por diante. Para ser respeitado você também precisa respeitar os demais.

 

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleUm Novo Começo na Austrália
Next articlePodcast: Escolas e Estudos na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

37 COMMENTS

  1. Uow! Eh muito caro a moradia na Australia.. Aqui na Irlanda todo mundo fica em shared ou flatmate…. eh coisa de € 200 por mes.. um studio eh € 400 mes.. ;/

    • Oi Gabriel

      Os contratos de aluguel são por 6 meses ou um ano, a exceção é para homestays ou shared e também para alugueis para temporada, mas neste caso são mais caros.

      Abraços

  2. Olá Jerry, depois me passa o contato do seu amigo que tem share ai. Estou indo para Sydney em fevereiro com meu namorado e ainda não fechamos acomodação. Não conhecemos as empresas que as agências nos passaram e cada hora que pesquisamos achamos coisas boas e ruins, então estamos um pouco receosos. Muito obrigada e adoro seu blog.

  3. Gosto de ler seu blog, cada vez aprendo mais, não sou estudante, nem petendo morar nesses lugares, se um dia for morar na minha amada Austrália (já passei férias em Sydney).
    Vou sempre repassando seu blog para todos que precisam de informações.
    Saúde e sorte!

  4. Olá Jerry!
    Muito legal e informativo o planejo ir para Australia em maio do ano que vem irei permanecer nos meus primeiros meses na casa de uma prima que mora ai faz 12 anos.
    Depois irei alugar um local como vc fez.
    Você acha uma boa escolha?

  5. Ótimo post Jarry!

    Estou indo em setembro, e com o primeiro mês em homestay.

    Pelo que li, gostei bastante da flatmate, achei um bom tipo de acomodação, porém não deve ser muito fácil de arrumar ne?

    Abraços.

    • Oi Rosana

      Pode ser, mas vai sair bem mais caro que Homestay ou Shared. Um hostel bem localizado vai sair uns $40 a $70 dólares por dia.

      • Obrigada Jerry! Pensei que isso seria o mais cômodo e com valor semelhante, mas esse já é um motivo suficiente para mudar de planos 😉

        abraços

  6. Jerry,

    Sabe se alguma escola oferece a opção alojamento? Se sim, vale a pena?

    Aproveito para parabenizar seu blog, pretendo ir no inicio do ano que vem para Sydney ou Brisbane e seu blog está ajudando muito.

  7. Hey Jerry,

    O que você aconselha para quem não quer utilizar agências para alugar homestays? É possível eu chegar em Sydney, e eu mesmo através de websites negociar diretamente com os donos das homestays? (Estava pensando em ficar uns 2 dias em hotel assim que chegar e na sequência fazer essa negociação). O que você sugere?

    Att,

    Vinicius

  8. Jerry,

    Ja tinha comentado uma vez, mas não apareceu no quadro, não sei se passa por analise mas efim…
    Tem alguma escola ai que oferece alojamento? E os backpackers vale a pena para o primeiro mes?

    Queria aproveitar e parabenizar o blog, esta sendo de grande ajuda pretendo ir para Sydney ou Brisbane no inicio do ano que vem.
    []’s

  9. Minha primeira share era um chiqueiro. Rs. A localizacao era otima mas ainda um chiqueiro. Morava com 4 meninas de diferentes países da Europa. Elas eram muito porcas e era festa todo dia. Graças a Deus foi por pouco tempo.
    Muito bacana esse post, eh bem isso mesmo. Pra quem ta vindo acho que eh legal procurar gente pra dividir aqui, mais segurança e privacidade. Caso contrario, tentar se enturmar e ser paciente. Abs!

  10. Olá Jerry,
    E as student houses? Vou para Asutrália em novembro e vou estudar na Langports de GC, eles têm esta opção, as casas ficam próximas da escolha, achei uma boa. O que você acha?

    • Obrigado pelo elogio aos posts, mas assim como outros de seus comentários você está equivocado.

      Minha comparação não foi xenófoba, mas sim cultural.

      Sim, pois qualquer brasileiro que conviveu com as mais diversas culturas presentes aqui na Austrália sabe que as diferenças culturais muitas vezes chegam a ser chocantes e de difícil adaptação para Westerns.

      Dai vem a facilidade de brasileiros em conviver com australianos, uma vez que nossa cultura raramente entra em choque com a deles e ao mesmo tempo há uma dificuldade em conviver com culturas muito diferentes da nossa. E quando digo convivência me refiro à convivência mencionada neste post de você efetivamente morar com alguém de uma destas culturas, assim como poderia ser chocante para eles morar com pessoas da cultura brasileira.

      Conheço profissionais aqui que se recusam a trabalhar para brasileiros pela falta de pontualidade e isso não é preconceito, mas apenas a pessoa dizendo que não está disposta a trazer este aspecto cultural que não é dele para rotina dele.

      O mesmo vale quando mencionei no post para brasileiros evitarem trabalhar em lojas e restaurantes de pessoas de culturas onde a mulher ou o empregado não é respeitado.

      Por isso, apesar das exceções, conviver diariamente com alguns aspectos culturais que não são os que você está acostumado pode ser bastante complicado. Só quem vive e trabalha aqui entende as diferenças, pois não é por que a cultura do cara diz que a mulher é tratada como um ser abaixo do homem que eu vou aceitar este aspecto da sua cultura.

      Acho a contribuição cultural de qualquer cultura válida e necessária desde que ela não seja imposta, mas assimilada, sempre respeitando e obedecendo as leis e cultura local. Se isso Não fosse uma preocupação a Austrália não precisaria escrever uma cartilha inteira sobre isso como parte do Citizenship Test.

  11. Olá Jerry! é a minha primeira participação aqui,mas venho acompanhando já faz algum tempo.Vou lhe dizer qual é o meu plano e você me dá as dicas que acha que poderão me ajudar, pode se? então vamos lá: Planejo ir estudar um mês na Austrália em agosto de 2015 e pretendo levar minha mulher e meu filho que então estará com 5 anos,eu estudaria em um turno e no outro ficaria com eles conhecendo os arredores, neste caso qual a melhor e mais em conta acomodação, considerando que fiquemos em Sidney?qual a melhor escola para um general english? por enquanto é isso, obrigado.

  12. Ola Jerry!! Estou querendo ir para Australia em Fevereiro, nao tenho muito dinheiro, na verdade pensei em trabalhar e ir melhorando minha moradia depois que estiver ai.
    Pode me indicar quais os sites ou agencias que consigo fechar uma Homestay,ou outra moradia de baixo custo.

    Obrigada!

    bjokas

  13. Olá Jerry.

    Tudo bem?

    Minha filha vai para a Austrália e ficará em Sunshine Coast, será que você pode me indicar uma shared legal que ela poedria ficar.

    O primeiro mês ela ficará numa homestay (escola).

    Obrigada

    • Esqueci de informar, ela ficará 7 meses de 23 de junho de 2014 até 04 de janeiro de 2.015.

      E parabéns pelo blog é muito útil para quem quer viajar para a Austrália.

  14. Ola Jerry,
    Meu filho está em Brisbane num aptò da escola..vocé poderia me indicar algum shared legal ou apt pra alugar para ele morar sozinho?
    Ele foi à Hillsong Church no domingo e amou! Eu gostaria muito que ele se envolvesse em algum ministerio na igreja , você poderia me indicar alguem com quem ele pudesse falar ?
    Att
    Denise

    Parabéns pelo blog….tem me ajudado muito!

  15. Hello Jerry,

    I’ve been following your blog for months now, it have been very helpful.
    I’m planning to come around July/2015 to sidney. Could you give me you contact for shared accomodation.
    Also I’m willing to serve at hilsong’s Church.

    Thanks.

  16. Oi Jerry,
    gostaria de saber qual curso de marketing online e digital media você fez?
    Sabe algum bom curso de Marketing Analytics ou Big Data na Australia? Pode ser qualquer lugar.
    Obrigada,
    Mila

  17. Jerry, parabéns pelo site. Muito bom mesmo.
    Poderia fornecer os sites para pesquisar os apartamentos para aluguéis?
    Obrigada!

  18. Muito interessante, tenho gostado bastante do seus postes!

    O seu amigo tem shared em Melbourne? Pretendo ir pra lá em Março/2017.

LEAVE A REPLY