Durante estes 8 anos vivendo na Austrália, vi estudantes, residentes e trabalhadores brasileiros chegando e saindo da Austrália. Alguns conseguem atingir seus objetivos aqui enquanto outros voltam para o Brasil ou ficam por aqui, sem alcançar o que planejaram. Porém muitos cometem erros bobos que com o tempo facilmente vão tornando o Sonho Austrália muito mais longe da realidade. Veja os mais comuns e saiba como evitá-los para alcançar seus objetivos.

1 – Colocar Expectativas Muito Altas

Expectativas Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália high

Nada na vida é perfeito e a Austrália também não. O maior erro que vejo em brasileiros que se decepcionam com a Austrália é colocar as expectativas em um nível que não existe nem se você morar na Disney World. As pessoas olham as praias, o lifestyle, a qualidade de vida e se esquecem que aqui, como em qualquer outro lugar do planeta, as pessoas trabalham, tem problemas, vão ao dentista, arrumam chefes chatos, o pneu do carro fura e a própria escola de inglês tem professores legais e professores chatos. Soma-se a isso a dificuldade inicial de adaptação e domínio do idioma. Se a pessoa não estiver preparada a enfrentar os problemas e dificuldades pode acabar se decepcionando bastante.

2 – Viver em Férias na Austrália

Screen Shot 2014-09-01 at 1.50.00 pm Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Screen Shot 2014 09 01 at 1

Algumas pessoas não passam por esta frustração, pois vivem praticamente em férias durante o período que estão por aqui. Estudam, arrumam um emprego aqui, outro ali, mas querem mesmo é curtir e aproveitar tudo de bom que a pessoa tem para oferecer. Isso é perfeito, se seu objetivo não é ficar aqui pra sempre. Este estilo de vida traz dois problemas. O primeiro é que você nunca encara a realidade do dia a dia de qualquer pessoa aqui na Austrália e desta forma tudo vai ser sempre maravilhoso, o segundo é que você não se sacrifica o suficiente para investir em algo que torne sua permanência na Austrália duradoura.

Em meus primeiros 3 anos aqui eu morei em North Sydney, um excelente bairro, considerado um dos melhores de Sydney, mas longe da praia (a mais próxima era Balmoral que ficava há uns 6 km). Adoraria morar perto da praia (como faço hoje), mas precisava ficar perto do meu trabalho. Além disso durante aqueles anos meu foco era quase que exclusivamente crescer profissionalmente e aplicar para a residência.

Desta forma minha vida foi muito boa, mas longe de ser um período de férias. Eu ia pra praia uma vez por mês, mas a maior parte do meu tempo eu estava trabalhando ou fazendo cursos na UNSW. Seria muito melhor e mais fácil pra mim curtir a Austrália, mas provavelmente eu não estaria aqui hoje. Quem vem pra cá muitas vezes acaba se comportando como uma criança na Disney. Quer aproveitar ao máximo achando que vai acabar logo, mas se você aproveitar com equilíbrio e principalmente se não for residente permanente, se sacrificar pelos primeiros anos até conseguir se estabilizar aqui, tudo pode se tornar pouco a pouco, muito melhor pra você.

3 – Só Trabalhar e Esquecer o Resto

Screen Shot 2014-09-01 at 1.47.41 pm Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Screen Shot 2014 09 01 at 1

Uma imensa parcela dos brasileiros cai nesta armadilha aqui. Como os salários são altos a pessoa decide trabalhar o máximo possível para juntar dinheiro. Porém a armadilha é que se você acaba se dedicando muito ao trabalho certamente acaba tendo pouco tempo pra se dedicar a todo resto. Tem gente que fica aqui 5 anos e mal fala inglês, pois está trabalhando 10 horas por dia de segunda à sábado e quando não está trabalhando está acabado pra fazer qualquer atividade. Outro fator é que a pessoa acaba se acomodando no trabalho por estar ganhando bem e não se dedica a outras coisas que podem lhe ajudar a conseguir um emprego melhor. Eu tenho conhecidos que faziam $1500,00 dólares por semana trabalhando o dia inteiro aqui, mas depois de 1, 2 anos a pessoa acaba cansando, não vendo muitas expectativas e voltando pro Brasil, pois realmente cansa.

4 –  Não Ter Objetivos

Screen Shot 2014-09-01 at 1.53.41 pm Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Screen Shot 2014 09 01 at 1

Este é o mais comum. A pessoa vai vivendo um dia após o outro. Trabalha um pouco aqui, estuda um pouco aqui, monta um negócio aqui, mas não fé efetivo em nada. É que nem o pato, que anda, nada e voa, mas não faz nenhum dos 3 direito. Para ser bem sucedido na Austrália é preciso traçar objetivos concretos e não criar muita flexibilidade. Há algumas semanas eu comecei ser coaching de um profissional de TI. Toda semana nos reunimos para que eu possa avaliar a performance da semana anterior e definir a estratégia para a semana seguinte.

A principal linha do treinamento é disciplina. Fazer algo constantemente até que se torne um hábito. Existe toda uma estratégia para isso e procedimentos que seguimos, mas o mais interessante é que as primeiras semanas são sempre as mais fáceis, as semanas seguintes as mais difíceis e depois de 5 semanas tudo volta a ficar fácil novamente, pois já se desenvolveu o hábito. Sem objetivos reais, atingíveis e bem planejados, fica impossível conseguir qualquer coisa duradoura aqui ou em qualquer lugar do mundo. Se você não sabe o que quer, as circunstâncias vão ditar seus sonhos. Se você não toma o controle da sua vida alguém fará isso por você.

5 – Criar Planejamentos Fracassados

Dreams Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália 74833a64dfa2b1ed2ec12967d638d8eb

Lembro que antes de eu vir para a Austrália coloquei alguns planos em mente, mas não estudei muito sobre como era a vida aqui. Bastou um mês na Austrália para todos meus planos caírem por terra e eu ter que me adaptar a nova realidade. Presto serviço de consultoria para Start Ups digitais e semana passada estava em reunião online com um grupo de 3 engenheiros que estão montando uma Start Up no Brasil.

Entre os problemas de planejamento que identifiquei inicialmente, o maior deles era o fato de que eles queriam desenvolver a Start Up enquanto trabalhavam em seus empregos. Basicamente todos iriam trabalhar de segunda a sexta das 8 da manhã às 6 da tarde na empresas onde eram funcionários e depois disso iriam passar a noite trabalhando na Start Up até que ela começasse a dar dinheiro suficiente para que pudessem largar seus empregos.

Falei que era um excelente plano se eles vivessem por 200 anos e pudessem esperar 30 anos até a Start Up dar certo. Isso acontecia no começo da internet, mas hoje, a não ser em casos extremamente raros, não há mais espaço para isso dar certo. Qualquer projeto para ser bem sucedido em curto a médio prazo (2 a 4 anos) exige dedicação total das 8 da manhã às 11 da noite. O mercado digital atual é muito dinâmico e tem muita gente trabalhando pesado around de clock em seus projetos. Não há mais espaço para amadores. Da mesma forma muitos brasileiros criam planos em sua mente que não condizem com a realidade da vida aqui. Vão estudar inglês, vão trabalhar, vão juntar dinheiro, vão fazer uma faculdade, vão pegar a residência e assim por diante. Mas que horas? Com que dinheiro? Com qual visto? Não que tudo isso seja impossível, mas é preciso colocar os planos em uma ordem de funcionalidade para que sejam bem sucedidos.

6 – Conviver com Pessimistas

4053c93c4d7b730ec297ab5a4f5b4796 Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália 4053c93c4d7b730ec297ab5a4f5b4796 “If you expect the worst, you’ll never be disappointed.” ― Sarah Dessen, Lock and Key

Conheci um cara que chegou aqui e ao caminho para o trabalho de entregador de pizzas, ao passar por um escritório e ver as pessoas trabalhando de terno e gravata num prédio elegante de Sydney se fez uma pergunta: Por que não Eu? Ele me disse que ao olhar para aquelas pessoas ele viu que era possível estar ali também, mas se perguntou o que o estava impedindo de alcançar seus sonhos. Trabalhou no seu inglês, em seu currículo e em seus skills e em pouco mais de 1 ano estava trabalhando em algo que queria. Como o dele poderia contar sem exagero uma dúzia de casos. Pessoas que me procuraram ao longo dos anos aqui pedindo dicas e que hoje atingiram seus objetivos podem vir aqui para testemunhar.

Não importa qual seja seu sonho ou objetivo, por mais difícil que ele pareça, você já parou para pensar que existe alguém fazendo exatamente aquilo que você sonha hoje?  Porém os pessimistas sempre vão te dizer que é impossível. Arrumar emprego na sua área na Austrália? Impossível. Trabalhar no Google? Impossível, apenas pessoas especiais conseguem emprego lá! Virar campeão de Jiu Jitsu? Impossível, apenas pessoas com talento conseguem. Conseguir seu PR na Austrália? Muito difícil! São estas pessoas que acabam desmotivando e influenciando negativamente milhares de pessoas que estão tentando algo. São geralmente pessoas que nunca fizeram nada para alcançar seus objetivos e tentam agora prejudicar a vida de quem tem algum potencial. success-quotes-photos-for-facebook-10-68a7f7e5 Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália success quotes photos for facebook 10 68a7f7e5 Pergunte para o Bill Gates, Warren Buffet, Vitor Belfort (que já teve 2 títulos em 2 diferentes categorias do UFC e agora está indo disputar o 3° cinturão com quase 40 anos), Oprah Winfrey, Caron Butler (jogador da NBA que era pobre, vivia em meio a traficantes e foi preso mais de 15 vezes até os 15 anos de idade quando descobriu sua paixão pelo basquete), Arnold Schwarzenegger ou qualquer pessoa que atingiu o inimaginável nesta vida se existe algo impossível para eles.

O que eles vão dizer é que não é fácil, que exige tempo, paciência, determinação, dedicação, mas que certamente, qualquer coisa que você se determinar a fazer você pode conseguir. Uma história interessante  sobre isso aconteceu em 1954. Até então o recorde de tempo de corrida de uma milha há por mais de 10 anos ainda era era 04:01. Médicos, especialistas e importantes publicações médicas afirmavam que era impossível correr 1 milha em menos de 4 minutos. Não adiantava tentar, não era uma questão de persistência, era simplesmente fisicamente impossível. Sessenta anos atrás, no entanto, Roger Bannister, um estudante de medicina britânico provou que estavam errados correndo o percurso em 3:59.4.

Ele foi até condecorado pela Rainha Elizabeth II. Não importa seu sonho ou objetivo, saiba que existem pessoas hoje, muitas vezes saindo de condições piores que a sua, que conquistaram e estão conquistando o que você almeja. Não ande com pessimistas, não fique perto deles e sinceramente não tenha nada a ver com eles, eles vão apenas lhe impedir de prosseguir e lhe desanimar até o ponto em que você irá desistir. Cerque-se de pessoas que vão trabalhar e contribuir para seu bem e para quem você pode fazer uma diferença positiva.

“The optimist proclaims that we live in the best of all possible worlds; and the pessimist fears this is true.” ― James Branch Cabell, The Silver Stallion

[fve]http://youtu.be/w2QrFJqMbcI[/fve]

7 – Tentar o jeito Mais Fácil

6f501e4c519468ac46aff6f8c29b9740 Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália 6f501e4c519468ac46aff6f8c29b9740

Entenda que absolutamente tudo nesta vida da trabalho. Aprender inglês dá trabalho, arrumar emprego da trabalho, estudar dá trabalho, juntar dinheiro dá trabalho, ter um corpo em ordem dá trabalho e até arrumar uma namorada dá trabalho. Uma vez conversando com um pastor que também é um empresário bastante conhecido aqui na Austrália sobre a luta que eu vinha enfrentando por causa da enorme quantidade de coisas que eu estava tendo que fazer ele me disse: Você tem duas escolhas, ou diminui os seus sonhos ou aumenta seu esforço e para de reclamar.

Assim é a vida. Tudo que é bom exige esforço. Se você é uma pessoa dedicada você pode ajudar a influenciar pessoas preguiçosas que querem uma mudança a atingirem seus objetivos, mas se existe qualquer tendência a preguiça em você procure andar com pessoas que lhe motivem a levantar da cadeira e ir a luta.

“You can’t get much done in life if you only work on the days when you feel good.” – Jerry West

[fve]http://youtu.be/05s7a4tpxzI[/fve]

BONUS – Don’t Be a Hater

8f08e77c301c4d4a54eafb59cb9b3306 Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália Os 7 Maiores Erros de Quem Vem pra Austrália 8f08e77c301c4d4a54eafb59cb9b3306

Como haters são chatos. Sinceramente acho que eu mesmo já fui um hater quando tinha uns 18 anos, mas graças a Deus esta fase passou muito rápido. Pro hater toda pessoa bem sucedida é pilantra, todo mundo quer te enganar, eles vivem pra provar que são os únicos certos (assim como aqueles que pensam exatamente como eles) e gastam um tempo enorme nisso. Um lutador falou algo interessante semana passada. Ele diz que a pessoa vira um hater quando confrontada com a pessoa que ela poderia ser.

Uma vez (na minha curta fase hater) quando era mais novo estava conversando com um pastor americano sobre alguns problemas que eu via e que achava que ele deveria denunciar. Foi então que ele me disse algo que mudou minha vida. Ele falou: “Existem muitas coisas erradas no mundo, mas eu não vou gastar meu tempo alimentando nenhuma delas, eu luto pelo que eu sou a favor, eu não gasto meu tempo com aquilo que sou contra”

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleComo comprar um apartamento na Austrália
Next article10 Coisas que Você Precisa Saber se Quiser Morar na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

10 COMMENTS

  1. Olá Jerry.

    Ótimo post, às vezes necessitamos que um amigo nos dê uma chacoalhada pra vida e é exatamente isso que o seu post me fez sentir.
    Principalmente sobre pessoas pessimistas, nunca mudam sua filosofia “haters are gonna hate” e disso ninguém precisa.

    Abraço

  2. Como e ruim conviver com pessimistas! Realmente e muito desagradavel
    isso me faz lembrar de uma chefe que eu tinha que era assim, Vou compartilhar
    2 incidentes que sevem de exemplo:
    Uma vez ela disse que jamais eu iria ser promovido porque eu nao tinha
    o perfil desejado pela empresa, eu era bons em algumas coisas mas
    trabalhar em um loja grande com muitos colaboradores nao era pra mim,
    nessa epoca eu e ela trabalhavamos numa loja com 3 funcionarios
    (eu, ela e mais uma pessoa) e como o arnold falou, algumas pessoas
    nao teem forcas p lutar pelos proprios sonhos e quer que vc faca
    companhia a elas. Eu sou muito positivo porque acredito que as energias
    positivas emanam Dele, nunca vi ele dizer NAO, ou qualquer outra
    palavra negativa.
    Encarei a critica de forma positiva e passei e me dedicar ainda mais,
    6 meses depois eu estava na loja mais importante do brasil, com
    o maior faturamento por metro quadrado e com 15 colaboradores. Assim
    como o arnold, se alguem falar que existe algo impossivel pra mim,
    simplesmente vou sorrir e mudar de assunto, vou economizar minhas energias
    com outras coisas ao invez de tentar corrigir ou mudar as pessoas.

  3. O mais incrivel que eu percebia nessa pessoa era que alem de ser extremamente negativa eu a irritava falando o que falo sempre “vai dar tudo certo”, como pode alguem se irritar com palavras positivas?
    DETALHE: 1 ano depois ela saiu da empresa.

  4. Olá Jerry!!!

    Entrei por acaso nos seus posts para ler algumas curiosidades sobre a Austrália, e ler o que você escreveu nesse e em outros posts me fez muito bem!
    Eu não pretendo ir morar na Austrália, quero somente visitá-la, mas os seus posts me ajudaram em outras áreas de minha vida!
    Obrigado pelos textos e que Deus continue abençoando você e sua família!
    Um abraço!!!

  5. E ai Jerry!

    Muito interessante este e muitos outros posts que você postou, não vejo em nenhum outro lugar comentários sobre questões tão importantes para pessoas que planejam morar ou passar ou tempo na Austrália.

    Eu tenho interesse em entrar na construção civil. Você sabe se é possível para um estrangeiro sem experiência entrar na área..

LEAVE A REPLY