Não seria bom poder voltar no tempo e corrigir aqueles erros que nos causaram tanto arrependimento? Voltar no passado realmente é impossível, mas você pode aprender com os erros de outros brasileiros que viveram ou ainda vivem no exterior para evitar armadilhas e aproveitar ao máximo seu tempo de intercâmbio sem grandes arrependimentos.

O Brazil Austrália entrevistou diversos brasileiros que já passaram pela Austrália ou ainda estão por aqui, além de outros brasileiros que fizeram intercâmbio nos EUA, Canadá e Irlanda e fez a seguinte pergunta: Qual foram os seus maiores erros ou Arrependimentos durante seu tempo na Austrália? Listamos as respostas mais comuns abaixo.

7 – Tentar Fazer Tudo sem Ajuda

tumblr_m9i645wDoe1qeyb9ho1_500 Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio tumblr m9i645wDoe1qeyb9ho1 500

Muitos brasileiros tentam resolver problemas complexos sem ajuda de outras pessoas ou profissionais por dois motivos: 1 – Acham que estão economizando? 2 – Acham que já sabem de tudo. Isso vai desde a aplicação para o visto de residência até a preparação de um currículo ou emprego. Serviços aqui na Austrália são caros, mas em muitos casos o barato pode acabar saindo ainda mais caro.

struggling-pug Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio struggling pug

Eu não tive grandes problemas com isso, mas lembro que em 2009 resolvi fazer minha mudança sozinho (com a ajuda de um amigo) por que achei que contratar uma empresa de mudança sairia muito caro. No final das contas acabei gastando ao todo (aluguel do caminhão, gasolina + 7 horas de um ajudante) $450,00 dólares. 1 ano mais tarde quando mudei novamente resolvi contratar uma empresa e pra minha surpresa gastei apenas $100,00 dólares a mais e sem precisar fazer qualquer esforço.

6 – Não ter Planos ou Ter Planos Irreais

6344345764ffc56a55f522ac12595439 Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio 6344345764ffc56a55f522ac12595439

Não traçar planos e objetivos é um dos arrependimentos recorrentes entre os brasileiros entrevistados. Na Austrália a vida passa muito rápido devido a intensa rotina de trabalho e estudos. Se você não traçar planos pode se ver 4 anos depois na mesma situação que estava quando chegou por aqui.

De outro lado há pessoas que traçam metas irreais e acabam se desmotivando depois de um tempo.

5 – Não Terminar o Curso

deskclean Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio deskclean

Muitos brasileiros começam cursos técnicos após a conclusão do curso de inglês, mas não terminam estes cursos. Por causa de trabalho ou por não quererem estudar muito acabam mudando muito de curso nunca terminando completamente o curso que iniciaram.

4 – Não Ter Feito um Curso que me Desse mais chances de Emprego

giphy (1) Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio giphy 1

90% dos brasileiros escolhem cursos técnicos baseados no preço e na pouca quantidade de aulas. Geralmente escolhem os cursos mais fáceis apenas para manter o visto de estudante enquanto estão aqui. Assim, muitos brasileiros muitas vezes acabam fazendo até 3 cursos durante 7, 8 anos que acabam não servindo para absolutamente nada.

É importante traçar objetivos e escolher cursos que irão lhe capacitar para atingir seus objetivos aqui na Austrália.

3 – Curtir Demais e não se Preocupar com meu Futuro na no Novo País

ihjgk7lRugjVn Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio ihjgk7lRugjVn

Não imaginava que isso seria uma reclamação, afinal, brasileiros adoram uma festa, mas este ítem apareceu entre os três primeiros na lista.

A vida na Austrália pode ser muito legal, mas se sua vida se resume a trabalhar de manhã em um emprego que você não quer seguir pelo resto da sua vida, estudar em um curso que não vai lhe levar a nada e passar as noites na balada, os finais de semana na praia e as férias viajando, você certamente (a não ser que tenha pais ricos) vai acabar depois de muitos anos sem dinheiro, sem uma profissão e apenas com algumas boas histórias para contar do tempo que você era jovem e curtia a vida em Sydney.

Procure ter um balanço entre sua diversão e objetivos. Sonhos sem sem planos são apenas vontades, Planos sem dedicação e sacrifício são apenas sonhos.

2 – Não Estudar Inglês

me-fail-english-thats-unpossible_605 Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio me fail english thats unpossible 605

Está ai um arrependimento que eu mesmo tenho. Você pode viver na Austrália por quase 10 anos como eu, pode trabalhar em inglês por todos estes anos, ter amigos Australianos, participar de eventos em inglês, ouvir inglês 24 horas por dia, mas jamais irá aprender tanto como no tempo em que estava na escola de inglês estudando.

Eu tive que interromper meu curso de inglês na metade, pois tinha conseguido um trabalho na área, mas até hoje me arrependo de não ter estudado mais inglês. Apesar de me comunicar de forma eficiente, ter feito faculdade aqui na Austrália e trabalhar em uma empresa Australiana, existem nuances do idioma que só se pega com estudo e muito estudo.

Não jogue fora seu tempo e dinheiro quando estiver estudando inglês. Lembre-se que você está gastando quase $1000,00 reais por semana para aprender inglês e não para se divertir no curso e fazer amigos. Diversão e amigos são consequência, mas o mais importante é se dedicar aos estudos em classe e inclusive depois das aulas.

1 – Ter Voltado para o Brasil

1316108016_jackinthebox_scares_baby Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio Os 7 Maiores Arrependimentos de Quem Faz Intercâmbio 1316108016 jackinthebox scares baby

Depois de algum meses no Brasil a surpresa da real life

Este é o arrependimento número 1 dos brasileiros entrevistados que estão hoje no Brasil. A maioria voltou, pois estavam achando a vida no novo país muito difícil ou não estavam vendo possibilidades, mas hoje percebem que deveriam ter insistido um pouco mais e que se a vida na Austrália ou no país onde foram fazer intercâmbio não era fácil, a vida no Brasil também apresenta seus desafios.

Eles falaram que se pudessem voltar atrás não teriam voltado para o Brasil e teriam persistido por mais tempo.

Estas são as dicas para que você aproveite o melhor do seu tempo por aqui sem arrependimentos.

Não se esqueça de clicar no link abaixo para solicitar seu orçamento de intercâmbio com promoções exclusivas para a Austrália.

Estude na Austrália a partir de AUD$160,00 por semana

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleEntrevista: Minha Experiência fazendo Universidade em Melbourne
Next article8 Melhores Praias Para Surfar na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

8 COMMENTS

  1. Olá, Seria interessante falar sobre o intercâmbio em família. Vejo vários posts de pessoas, estudantes sozinhos. E quem quer viajar com os filhos? Como fazer? Quem já foi e para onde?

    Fica a dica.

    atenciosamente,

    Marcelo

  2. Jerry, tem um email para contato? Gostaria de saber se há oportunidades no mercado de trabalho de gestão e marketing esportivo.

  3. Jerry, por favor, me dá uma orientação por email? Gostaria de tirar algumas dúvidas com você sobre trabalhar na área de food science na Austrália! Obrigado!! Abraço

LEAVE A REPLY