Policiais na Austrália

A Austrália é sem dúvida um dos países mais seguros do mundo. Aqui você pode tranquilamente pegar um ônibus acessando a internet em seu iPad, descer na rua mais movimentada do centro e sacar $500 dólares do caixa eletrônico que fica literalmente no meio da rua às 11 da noite e sair andando sem sequer precisar olhar para trás.

Mas você já se perguntou por que será que a Austrália oferece toda esta segurança? Eu vou lhe dar uma ideia.

Ontem saímos para correr com uns amigos da igreja pela Harbour Bridge até o Botanic Gardens. No caminho passei para pegar uns amigos que iriam conosco e 5 minutos depois, após sair da casa deles me lembrei que havia esquecido minha carteira em casa.

Sem problemas, você poderia pensar. No máximo iria pedir algumas moedas emprestadas se precisasse pagar o estacionamento. Engano seu. Imediatamente parei o carro e pedi para meu amigo dirigir o restante do caminho e na volta. Fiz isso por apenas um motivo. As leis aqui na Austrália são muito sérias e são cumpridas. A chance de eu ser parado pela polícia voltando de casa a noite são enormes e se for pego sem carteira, além da multa teria que passar por uma grande confusão, ter o carro rebocado, pagar para retirar o carro e uma dor de cabeça que levaria a semana toda e muito dinheiro para resolver, fora a bronca do guarda e muitos pontos na carteira.

Outro dia um amigo foi parado e levou 3 multas por que os passageiros do banco traseiro não estavam usando cinto de segurança. Uma multa por passageiro sem cinto.

Screen Shot 2013-02-19 at 1.00.26 PM  Lei e Segurança na Austrália Screen Shot 2013 02 19 at 1

Por causa do cumprimento das leis e do ostensivo policiamento, as leis são cumpridas aqui. Já contei aqui que um dia saindo para o trabalho, caminhado por North Sydney a caminho do escritório vi um carro de polícia parado em frente a um prédio de alto padrão. Eram um daqueles carros estilo camburão com a jaulinha atrás. De repente vejo sair do prédio um cara de cerca de 30 anos, vestindo camisa social, calça, sapato, óculos escuros e andando como se estivesse indo à sorveteria. Ele se apresentou aos policiais, entregou a carteira, o relógio, foi algemado e colocado sentado no camburão. Provavelmente ele estava sendo preso por um crime do qual foi previamente condenado em corte.

Mas por que estou falando tudo isso?

Por muitos motivos, o principal deles é a quantidade de brasileiros que vejo vivendo uma vida totalmente sem regras aqui, fazendo as maiores besteiras e depois acabando presos, deportados ou condenados por coisas que julgariam comuns no Brasil. A quantidade proporcionalmente não é grande. Diria que menos de 10% dos brasileiros se metem em algum problema e confusão, mas esta pequena porcentagem que o faz inevitavelmente acaba se dando mal.

Ontem saiu uma matéria de 10 minutos em horário nobre, no principal canal de TV aqui da Austrália, em um dos programas mais assistidos, o Current Affair, sobre um brasileiro de Gold Coast que foi pego filmando mulheres por baixo da porta dos banheiros. Pegaram o cara enquanto ele trabalhava em um restaurante (também brasileir0) servindo mesas. Tinham centenas de provas e vídeos do cara que foram denunciados pelo seu flatmate. Mas o pior disso tudo não é só o crime que ele cometeu e será julgado. O pior é que ele já foi preso anteriormente pelo mesmo crime e por uma imensa sorte retiraram as queixas contra ele. Mesmo assim o cara continuou praticando este crime.

O cara não só mancha a imagem da comunidade brasileira no país, como comete um crime disgusting and disturbing, como eles costumam dizer aqui.

Como estes, não são poucas as vezes que ouço, vejo ou recebo algum e-mail pedindo ajuda para algum brasileiro metido em alguma confusão que vão desde serem pego com drogas, terem cometido alguma infração de trânsito ou faltado às aulas  até os maiores absurdos que você pode imaginar. Pensam que no máximo vão levar uma advertência, mas inevitavelmente acabam no mínimo sendo deportados sem chances de voltar à Austrália. Tem brasileiro aqui há anos na cadeia por infrações que você consideraria não tão graves no Brasil.

Screen Shot 2013-02-19 at 1.15.23 PM  Lei e Segurança na Austrália Screen Shot 2013 02 19 at 1

Atravessou fora da faixa de pedestres? Brincadeira…rs

Contudo, que bom que seja assim, que a lei seja cumprida a risca. Como disse um amigo meu, a lei só é ruim para quem não está disposto a cumpri-la. Para os outros milhares de brasileiros honestos e com bom senso, a lei faz apenas com que se sintam mais seguros no que quer que façam por aqui.

É importante que você ajude a preservar a boa imagem que a comunidade brasileira ainda tem aqui.

Como Se Comportar na Austrália

Muita gente, principalmente pessoas mais novas muitas vezes não tem muita noção do que esperar da Austrália e como se comportar aqui, por isso ai vão algumas dicas.

Leia o código de trânsito e obedeça as suas regras – Não saber as leis de trânsito da Austrália não serve como desculpa caso você cometa uma infração. Mesmo que você dirija com a tradução da sia carteira ou sua carteira internacional, não esqueça de ler o manual do RTA e obedecer as regras.

Nunca beba e dirija. Você será pego, perderá seu direito de dirigir na Austrália, irá para corte e poderá ser deportado ou preso.

Não chegue atrasado e não falte às aulas. Com presença inferior à 80% você será reportado à imigração e será deportado. As escolas de ingl6es aqui são muito sérias e não vão perder sua licença apenas por sua causa.

Obedeça as regras do seu shared ou homestay – Nao importa onde você ficar, certamente há regras de convivência. Obedeça todas elas.

Não tende dar um jeitinho para nada – Aqui não existe o famoso jeitinho brasileiro. Isso só vai fazer você se complicar ainda mais. Uma vez eu vi um brasileiro querendo recorrer de uma multa de $600 dólares sendo que ele tinha estacionado na vaga para deficientes. O mínimo que iria acontecer com ele se recorresse era pagar a multa mais as despesas da corte.

Não ande com quem está mal intencionado – Pilantra tem em todo lugar e andar com gente que arruma problemas só trará ainda mais problemas para você.

Mude de Vida – Caso você tenha vivido até hoje uma vida sem muitos limites aproveite esta oportunidade para mudar de vida e fazer as coisas da maneira correta.

Não use drogas – Nem a mais leve delas. Aqui há uma grande repreensão contra drogas e se você for pego terá sua vida toda investigada e pode ser preso ou deportado.

Pague pelo transporte público – Aqui algumas pessoas consideram fácil burlar o pagamento do transporte público. Nunca faça isso. Conheci um inglês que estudou 3 anos aqui para aplicar para residência e teve seu pedido de residência permanente negado por ter andando de trem sem pagar uma vez. Qualquer infração sua ficará por muito tempo marcada nos seus registros.

Ande com gente decente – Complementa um dos pontos anteriores. Tem muita gente decente, legal e que quer algo bom da vida aqui. A grande maioria consegue. Procure andar com estas pessoas, pois elas vão mesmo que indiretamente te incentivar a conquistar seus objetivos e andar corretamente.

Participe de algum grupo religioso sério ou se envolva com trabalho voluntário – Estou há 6 anos e meio na igreja aqui e nunca ouvi um caso de um brasileiro sério na igreja que teve algum problema. Isso por que a maioria convive com gente legal, inteligente e que busca obter o melhor do país. Estão muito ocupados se preocupando em crescer e conquistar seus sonhos aqui.

Faça Esportes – Vá correr na praia, se matricule na academia, jogue vôlei de praia, vá nadar nas piscinas públicas e ocupe sua mente com algo produtivo e bom pra você.

Não fique na rua até alta madrugada – A maioria dos problemas aqui acontecem de madrugada em áreas com muitas casas noturnas como Kings Cross. Aqui muitas baladas começam muito cedo e acabam também cedo. Baladas famosas como o Greenwood começam às 4 da tarde de domingo e acabam por volta das 10 da noite.

Beba com Moderação – O consumo de álcool é alto na Austrália. Não se adapte a este modelo, mas seja a boa exceção à má regra. A maioria dos problemas aqui na Austrália envolvem alguém que estava no lugar errado ou bebeu demais.

Siga as Regras das praias e parques – Aqui todos os locais públicos tem regras específicas. Algumas praias não permitem que se entre com bebidas, alimentos, cachorro, alguns parques não permitem bicicletas, skate. Sempre há placas informando as regras do local.

Regras para bicicletas – Aqui existem regras específicas para quem anda de bicileta. Você deve sempre usar capacete, não andar na calçada a não ser em locais onde há ciclovias e usar luzes dianteira e traseira a noite. As biciletas também são proibidas de trafegar em alguns lugares.

No mais, respeite sempre outras pessoas e não permita ser desrespeitado. Procure saber seus deveres e obrigações e não abra mão dos seus direitos. Assim, sem dúvida tudo dará sempre muito certo pra você aqui.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleUma Questão de Perspectiva
Next articleÉ Possível Conseguir um Emprego na Área na Austrália?
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

10 COMMENTS

  1. Muito bom Jerry, pontos muito bem colocados. Nós ficamos surpresos com as penalidades rígidas de tanto estarmos acostumados com a impunidade aqui no Brasil. Acho que todas estas referências que você mencionou não são nenhum exagero. É desta forma que a coisa tem de ser. Duvido que a Australia se classificaria como um dos melhores do mundo para se morar se as leis fossem levadas nem tão a sério como no Brasil.
    Continue postando informações assim, muito legal! Abços.

  2. Jerry, super legal teu blog. Embarco para Sydney agora em abril, (eu e meu namorado), e ele que me incentivou a visitar teu blog. Da pra tirar várias dúvidase aprender muitas coisas (que por sinal são bem diferentes aqui no Brasil), bem bacana mesmo. Continua escrevendo que a gente quer notícias 🙂

  3. Jerry,

    O seu blog é o blog sobre a Austrália mais completo que eu já vi! Os tópicos são uns mais úteis e interessantes que o outro. Obrigada pelas informações e parabéns pelo seu trabalho!

  4. Ola Jerry
    E se alguem for embora da Australia sem pagar uma conta (telefone, luz) por exemplo? A dívida caduca como no Brasil? Isso afetaria alguém no futuro? Abraço

  5. Olá Jery, tudo bom!? Li o seu blog e achei o máximo. Estou com planos para sair do Brasil e gostaria muito de morar na Austrália. Coincidentemente também sou cristão e amo a Deus. Será que você poderia me passar algumas dicas de como migrar para esse país? Desde já muito obrigado. Um abraço, Ramiro

  6. Jerry!

    Muito obrigado por essas informações, continue a postar.

    Incrivel como pode ser destuante o cumprimento da lei, ou seja existe uma legislação que é fielmente executada pelas equipes operacionais de Segurança.

  7. OI estou com uma dúvida …. Se eu tiver levado alguns pontos da carteira isso vai me atrapalhar na hora de renovar o visto ??

    • Não. Ah não ser que vc não tenha pago as multas, mas nesse caso, somente para o visto de residência.

LEAVE A REPLY