Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Land Down Under

Vida na Austrália

Land Down Under

Pra quem não sabe a Austrália é conhecida mundialmente como the “Land Down Under” por causa de sua posição geográfica no mapa bem ao hemisfério sul abaixo de outros países no globo. Contudo, o termo só ficou mais conhecido depois da música da banda Australiana Men at Work “Down Under” que fez muito sucesso nos anos 80.

Colin Hay, o autor da música, não é australiano como muitos pensam, mas nasceu em Kilwinning, North Ayrshire, na Escócia, mas se mudou para a Austrália aos 14 anos de idade com sua família.

O refrão da música parece ter sido usado para mostrar bem o sotaque Australiano, bem reconhecido com palavras terminas em ER como under, thunder, plunder, dexter. Thunder por exemplo, nos EUA soa algo como “Tander”, já na Austrália seria algo como “Thandah”.

Sempre pensei esta ser uma música de exaltação a Austrália, pois de fato se tornou quase um hino do país, principalmente por que ela de fato se tornou um hino não oficial, quando a Austrália venceu a America’s Cup em 1983, um evento que os Estados Unidos nunca havia perdido. O então primeiro-ministro da Austrália, Bob Hawke, ficou tão encantado com a vitória da Austrália, ele deu todo o país o dia de folga e anunciou a notícia de que qualquer patrão que demitisse um funcionário por ter o dia de folga “seria um vagabundo!”

Porém, não é exatamente esta a Austrália que Colin Hay, o autor da canção e cantor do Men at Work queria exaltar. Essa música é muitas vezes interpretado como um hino patriótico. Diz Colin:. “É irônico para mim que muitas pessoas pensaram que era sobre uma coisa específica e que realmente não era a intenção por trás da canção Se você ouvir” Born In The USA, “é uma música semelhante em que há uma muitas nuances perdidas porque as pessoas gostam de beber cerveja e jogar os braços para cima com sentimento nacionalista ao ouvir a música, mas ela não trata exatamente disso. Down Under é basicamente uma canção sobre comemoração, mas é uma questão do que você escolhe para comemorar num país ou lugar. Povos brancos não estão na Austrália há tanto tempo, realmente a Austrália é um lugar incrível, mas uma das coisas mais interessantes e emocionantes sobre o país é o que existia antes da colonização. A verdadeira herança de um país muitas vezes fica perdida em nome do progresso e desenvolvimento “.

O fato é que a música fez a Austrália mais conhecida em todo mundo. É sem dúvida uma das minhas músicas favoritas, assim como outras do Men at Work.

Se você está pensando em vir para a Austrália não pode deixar de conhecer e aprender a cantar. Coloquei abaixo duas versões da música, uma acústica e solo pelo próprio Colin Hay e a outra o clip oficial da música. A versão acústica é legal, pois ele conta uma história interessante sobre quando eles fizeram uma turnê pela américa e um cara no elavador perguntou com que banda ele estava tocando. A sequência é muito engraçada.

Outras referências interessantes da música é o famoso Vegemite sandwich, o sotaque australiano (como mencionado acima) e a fried out combie, que nada mais é do que uma Kombi quebrada.

Agradecimentos: Song facts

Continue Reading
You may also like...
9 Comments

9 Comments

  1. Andy

    April 19, 2011 at 10:40 am

    Realmente a música é uma das minhas favoritas também. E o mais engraçado é que a tenho escutado direto nos últimos dias…pensando em tudo o que eu vou encontrar pela frente na chamada “Land Down Under”. Espero que muita coisa boa, de acordo com seus relatos…Valeu!!!

    Ah…olha só…no ultimo comentário enviei pelo e-mail errado…rsrsrs…agora vai pelo certo 😉

    Aguardo um retorno…Abraços

    • Jerry

      April 19, 2011 at 11:00 pm

      Oi Andy

      Eu tive um problema na minha conta de email, mas já está resolvido. Pode me escrever para a mesma conta. Me avise se tiver problemas de novo. Abs

      Abs,

      Jerry

  2. Vitor

    April 19, 2011 at 11:21 am

    muito bom o post Jerry……
    abraçosss

  3. Júnior

    April 23, 2011 at 7:05 pm

    As bandas australianas da chamada surf music são inesquecíveis. Bons anos 80!

  4. Giovane

    August 7, 2012 at 9:54 am

    Jerry, também há outra referência: zombie, que segundo o clipe é gíria para marijuana ai heuahehuea

    Nice blog mate, I met some people from australia and they are soo good vibe. Good humored and polite. And they really respect privacy, I felt so inappropriate asking about the job of one of them later… here we are so more “opened”, willing and happy to share about our life

    abraçãoo cara

    • Jerry

      August 7, 2012 at 6:24 pm

      Olá Giovane.

      Obrigado pela contribuição. Essa eu não sabia sobre a música do Men at Work.

      Thanks

      Abraços

  5. Pingback: PROJETO OCEANIA – 2º A « Escola João Papa Sobrinho

  6. Jonathan Mazzini

    April 19, 2017 at 6:26 pm

    “as mulheres brilham e os homens roubam”?????

  7. Kaio Lucas

    July 26, 2017 at 12:46 am

    Minha música preferida, o hino da minha vida!!! A trilha sonora dessa minha caminhada rumo a Land Down Under. Foi ela que me fez virar fã dessa esquecida banda de rock dos anos 80.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Vida na Austrália

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: