Malandro

Oi Jerry

Descobri seu blog depois de chegar aqui na Aussie (Austrália). Cara, vou contar minha história e queria saber sua opinião. Quando estava no Brasil comecei a pesquisar sobre me mudar para a Austrália e fui em algumas agências da minha cidade fazer orçamentos. Gostei muito das agências, mas pesquisando na internet conheci uma mulher que dizia que tinha uma empresa na Austrália e trazia estudantes pra cá. Achei que poderia ser uma opção mais em conta e fomos trocando e-mail, conversando por skype, até que acabei fechando o curso com ela.

Quando cheguei na Austrália e comecei a estudar foi uma decepção. A escola de inglês é muito ruim e fui morar lá na ***. Levo duas horas de ônibus por dia para chegar a escola. Além disso a escola só tem apenas gente do ***, ***, ***. Só eu e outra pessoa somos do Brasil e nós dois viemos por esta mesma pessoa. Tentei pegar o meu dinheiro de volta com a escola, mas ela falou que não dava. Tentei falar com a *** mulher que me trouxe pra cá, mas ela não quer mais me ajudar. Ainda tenho mais 4 meses de curso. Queria saber se você tem alguma dica pra me ajudar, pois já estou pensando até em largar esta ***.

Abraço e socorro.

Beto

Jerry Responde  Jerry Responde: Cai numa Furada! E Agora? jerry responde 1

Olá Beto

Seu caso não é o único, mas sinto em lhe dizer que você faz parte de uma minoria. Por que isso? Primeiro pelo fato de você ter tentado dar um jeitinho de conseguir um esquema melhor, mais barato ou mais rápido de vir pra cá e isso simplesmente não existe.

Quando cheguei aqui em 2006, vim com um amigo que foi estudar inglês comigo. Viemos por uma agência de intercâmbio de São Paulo e deu tudo certo. Não tivemos problema, a não ser é claro o fato da agência não dar nenhum suporte depois que você está aqui, mas até ai tudo bem. Quando o curso do meu amigo estava para vencer ele voltou à agência para fechar um curso VET, mas no dia seguinte ficou sabendo de um brasileiro que estava aqui há mais de 15 anos e conseguia um desconto em cursos de inglês e curso VET.

Ele marcou uma reunião com o cara e eu fui junto só para saber como era. O cara veio a casa dele. O cara em questão que vendia este curso tinha outro trabalho e tentava ganhar uma grana vendendo cursos para estudantes aqui. Realmente ele tinha um preço um pouco mais em conta, mas mesmo assim não senti segurança e falei pro meu amigo que era melhor ele fechar o curso com a agência onde ele teria mais garantias.

Ele assim o fez e acabou não retornando mais para o cara. 1 mês depois fiquei sabendo que a escola onde este cara vendia os cursos tinha descoberto um esquema em que alguém de dentro da escola vendia o curso sem dar baixa. Não lembro direito como funcionava, pois isso já faz quase 7 anos, só lembro que este esquema causou um bom problema para muitos alunos que tinham fechado um curso com este cara.

Por isso minha dica é que sempre tomem cuidado com estes esquemas de alguém aqui que vende os cursos por Skype, que trata com você apenas por e-mail e que lhe promete um monte de coisas. Pode ser realmente alguém bem intencionado, mas se não for a quem você vai recorrer?

Se você fecha o curso com uma empresa no Brasil que possui CNPJ, uma agência com escritório em local fixo e um lugar onde você pode bater na porta é muito mais difícil de algo errado acontecer, pois as agência sérias possuem regulamentações que devem seguir e responsabilidades que devem assumir antes de começar a vender cursos na Austrália. Sempre feche com agências que possuem escritórios no Brasil. Não precisa ter uma agência exatamente na sua cidade, mas precisa ter uma agência física no Brasil.

Quanto ao seu curso de inglês, nem adianta reclamar, pois você não tem mesmo direito a reembolso a não ser que algo muito sério tenha acontecido, mas uma vez que você assina o contrato e começa a estudar não tem mais como voltar atrás, por isso é muito importante escolher bem a escola e a agência de intercâmbio, só que quase nenhuma agência fala isso pra você na hora que você está fechando seu curso.

Quanto à escola, não gostar da escola é relativo. Tem escolas muito boas aqui que já ouvi gente reclamando, por isso muitas vezes pode ser apenas uma questão de expectativa, mas de acordo com algumas informações que você postou aqui e que eu preferi não publicar, acho que realmente sua escola deva ser das piores, principalmente levando em conta o valor que você pagou.

No seu caso o melhor que você tem a fazer é deixar pra lá e tentar aproveitar as aulas que você já pagou. Outra opção se você tiver dinheiro é se matricular em outro curso. Para isso o ideal é procurar alguma agência (nada de fechar com uma pessoa que você conheceu pela internet).

Tenho um grupo de amigos (sim, não apenas um, mas um grupo) que veio pra cá em 2006 no mesmo esquema que você. Compraram todo o curso, fizeram visto e fecharam acomodação com uma pessoa que estava aqui (não uma agência). O cara tinha até recomendações. Long story short, quando eles chegaram aqui tiveram diversos problemas. Primeiro que o cara tinha vendido para eles um curso de Business sem um curso de inglês antes. Quando eles foram se matricular no curso os responsáveis da escola perceberam que eles não tinham inglês suficiente para acompanhar as aulas e tiveram suas matrículas canceladas sem direito a reembolso, depois que a casa que eles ficaram era literalmente nos limites de Sydney. Eles tiveram tantos problemas que dormiram a primeira noite na estação de trem.

Por isso, para quem vem pra cá eu apenas reafirmo o que escrevi em outro post escrito há quase 2 anos – Agência de Intercâmbio Vale a Pena? Que o ideal é fechar todo seu curso, acomodação, visto e tudo mais para vir para a Austrália com uma agência de intercâmbio no Brasil. Eles irão prover todo suporte que você precisar e cuidarão de todos os detalhes, sem custar nada a mais por isso.

Algumas dicas para quem está pensando em vir para a Austrália

Selecione bem a escola antes de vir. Cuidado com aquelas escolas que dizem ser muito boas, mas custam muito menos.

Cuidado com informações colhidas em fóruns e comunidades na internet. Muitos dos usuários destes fóruns são funcionários de agências de intercâmbio vendendo seu peixe e falando um monte de mentiras.

Procure agências de intercâmbio idôneas. Existem algumas agências de intercâmbio idôneas no Brasil e que vão lhe oferecer bons pacotes de intercâmbio.

Cuidado com as promessas. Lembre-se que algumas agências prometem demais para vender seu peixe. Tome cuidado. prefira agências que lhe falem a verdade àquelas que ficam pintando tudo cor de rosa.

A Agência não lhe dá nenhum suporte aqui. Não caia na história de que a agência irá lhe dar suporte na Austrália. Isso é mentira.Eles falam isso sempre antes de você fechar o pacote. O máximo que eles podem fazer é lhe ajudar a abrir uma conta em banco, mas se você não for capaz de abrir sua própria conta em um banco acho que não deve nem se dar ao trabalho de vir para a Austrália.

Cuidado com agências ou pessoas que sugerem que você faça algo fora da lei. Como eu disse a lei aqui na Austrália é muito sério, portanto se a agência disser que todo mundo aqui passa no sinal vermelho e você passar e for pego e multado, a agência não irá pagar sua conta.  Digo isso, pois conheci um casal muito legal que veio pra cá recentemente e eles eram leitores do blog há muitos anos.

Durante uma daquelas palestras na agência no Brasil a palestrante da agência disse que trabalhava o dia inteiro aqui na Austrália e com isso juntou muito dinheiro, foi viajar, comprou carro, e fez várias coisas enquanto estudava.

O cara, que não era bobo, então perguntou: Mas como você juntou tanto dinheiro sendo que legalmente só se pode trabalhar 20 horas por semana?

A menina ficou muda e desconversou dizendo que todo mundo trabalhava mais que isso.

O que quero dizer com isso é para tomar cuidado com agências que sugerem que você faça algo fora da lei. Se eles fazem isso com algo tão ‘serio, imagina o que vão fazer com você. Não são poucas.

Pegar uma agência decente irá lhe facilitar demais a vida aqui. Ela vai te escolher uma boa escola, vai cuidar de sua documentação e aplicação para o visto com cuidado e atenção e não vai lhe prometer nada além do que for possível, mas mesmo assim você pode estar certo de que ela fara todo possível para que você obtenha o melhor pelo seu dinheiro. Acreditem ou não já recebi e-mails enfurecidos de agências e pessoas pedindo para que eu parasse de falar a verdade no blog, pois estava prejudicando os esquemas deles. Se a agência ou a pessoa chega a este ponto, imagina o nível do serviço prestado. O problema é que a maioria das pessoas no Brasil se acha esperta, mas quase sempre cai neste bla bla blá.

Várias agências me procuram todos os meses para anunciar no blog e eu jamais anunciei algo aqui que não confie 100%. Até hoje só uma que vi recentemente parece estra fazendo um trabalho muito bom e decente. Para quem acha que estou exagerando, deem uma olhada neste post.

http://www.opesodeseterasas.blogspot.com.br/2012/12/australia-sem-photoshop-ii.html

No mais, lembre-se que mesmo que você pegue uma boa agência é preciso colocar as expectativas corretas. Tem um curso de inglês aqui em Sydney que é muito bom, um dos mais populares e conheço um monte de brasileiros que reclama de uma coisa ou outra ali. O que quero dizer é que mesmo as escolas muito boas tem seus problemas, por isso é preciso ter as expectativas corretas. Nenhuma escola em nenhum lugar do mundo é perfeita, mas existem escolas muito boas.

Depois falo mais sobre o assunto. Abraços

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleO que Eu Me Acostumei (ou Não) na Austrália
Next articleAustrália Possui o 2° Melhor IDH do Mundo
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

6 COMMENTS

  1. Tarde!

    É, realmente, esse negócio de agência parece ser uma coisa muito séria.
    Eu estou pensando em estudar no TAFE NSW por conta própria; juntar os documentos e fazer matrícula, depois juntar os documentos e aplicar para estudante.
    Acha essa ideia muito absurda?

    Abraços e boa sorte ao cara do post.

    • Faz por uma agência séria. A aplicação de um curso e de um visto é bastante séria e a agência tem bastante experiência nisso. Você vai ter bem menos dor de cabeça sem gastar nada a mais por isso

  2. hum? Não entendi o “sem gastar nada a mais por isso”.
    A agência não vai colocar nenhum lucro sobre o auxílio com o curso?
    Você deve ter pensado “putz, TAFE…” kkkk, sei que você não é nem um pouco fã disso, porem é o que percebi como mais viável, na minha situação.

    • Olá Paulo

      De fato o valor dos cursos que a agências vendem são mais baratos do que os mesmos cursos se você for comprar direto na escola. O que a agência ganha é uma pequena comissão das escolas pelas vendas. A comissão vem da escola e não do preço cobrado ao estudante.

      No final não só a agência não cobra nada ao estudante, como o preço que eles vendem os cursos são mais baratos do que se o estudante comprar por si só.

      Abraços

LEAVE A REPLY