Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Intercâmbio na Austrália

Estudar

Intercâmbio na Austrália

Depois que você decide fazer um intercâmbio para a Austrália surge a dúvida: E agora. Quais são os próximos passos? De fato recebo centenas de emails todas as semanas com basicamente as mesmas dúvidas de brasileiros que decidiram fazer um intercâmbio na Austrália e estudar inglês, curso técnico ou até fazer uma faculdade aqui. Separei as principais dúvidas de quem decide vir estudar por aqui, seja em Sydney, Perth, Melbourne, Gold Coast, Adelaide ou qualquer outro lugar na Austrália com uma escola e responder a cada uma delas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão na hora de vir estudar na Austrália.

Veja as dicas abaixo para que você possa obter o melhor da sua viagem para a Austrália e não ter surpresas.

Intercâmbio na Austrália

Decidir estudar na Austrália é um grande passo que envolve coragem, determinação e bastante paciência, afinal você não está apenas indo estudar em outro país, mas literalmente do outro lado do planeta. Veja abaixo as principais dúvidas de quem decide fazer um intercâmbio na Austrália e resolva suas próprias dúvidas.

Visto de Estudante

Como faço para tirar o visto de estudante?

O processo para o visto de estudante atualmente é bastante simples. Basicamente você precisa:

  1. Comprovar renda de $1500,00 dólares para cada mês que você estiver estudando aqui. Se você for estudar 6 meses precisa comprovar que possui $9000,00 dólares em conta ou que seu patrocinador (pai, amigo, tio…) possui este valor em conta para te sustentar. A comprovação é feita através de extrato bancário e precisa ter este valor em conta nos últimos 3 meses.
  2. Passaporte válido – Veja aqui onde tirar o passaporte e como tirar o passaporte
  3. Curso – Você precisa estar matriculado em um curso por pelo menos 3 meses aqui na Austrália que esteja registrado na imigração.
  4. COE – COE significa Confirmation of Enrolment. É uma carta do curso comprovando que você está matriculado
  5. Fotos
  6. Formulário Preenchido – Baixe aqui o formulário para o visto de estudante . O formulário varia dependendo do curso.
  7. Documentos extras – Você precisa enviar alguns documentos que comprovam seu vínculo com o Brasil.

Apesar de ser possível fazer a solicitação é recomendado que você utilize uma agência de intercâmbio. Eles estão mais preparados para lidar com este processo e evitar que você tenha qualquer problema na aplicação. Veja mais em “Agência de Intercâmbio Vale a Pena?

Posso Trabalhar na Austrália?

Sim e não. Fazendo intercâmbio para a Austrália você pode trabalhar até 20 horas por semana durante seu tempo como estudante aqui. Se você trabalhar um período acima de 20 horas por semana e for descoberto corre o risco de ser deportado não podendo retornar à Austrália pelos próximos 3 anos.

Posso me Manter Trabalhando enquanto Estudo?

Novamente isso é bastante relativo. vai depender do seu custo de vida e do trabalho que conseguir. Em média trabalhos como garçom, cleaner, entregador de pizza pagam entre $12 e $18 dólares por semana. Trabalhando 20 horas por semana a um salário de $15 dólares a hora você conseguirá ganhar cerca de $300,00 dólares por semana. Algumas pessoas conseguem se manter com este salário enquanto para outras não é suficiente.

Qual o Custo de Vida de quem Faz Intercâmbio na Austrália.

Mais uma vez o custo de vida varia de acordo com diversos fatores sendo o maior deles a moradia. Quanto mais perto da praia ou do centro comercial você morar mais cara será sua moradia. Um quarto para dividir com mais 3 estudantes em Pyrmont (um bairro próximo da city e perto da maioria das escolas) custa em média $220,00 dólares por semana. Geralmente moram 4 estudantes por quarto totalizando 8 estudantes por apartamento. Neste valor de $220,00 dólares por semana estão incluidas despesas como água, luz e internet, mas não estão incluídos alimentação ou quaisquer gastos extras.

Outros custos de vida mais comuns são alimentação e transporte. Em média você gastará por semana

  • Alimentação: $140,00 dólares por semana
  • Transporte: $35,00 dólares por semana
  • Celular: $30,00 dólares por mês

 É Fácil Conseguir um Emprego na Austrália

Depende primeiramente do seu nível de inglês. Depois depende de seus contatos. Quanto mais pessoas você conhecer por aqui mais fácil será saber das oportunidades de emprego. Este é um dos motivos pelo qual eu incentivo quem vem como intercambista para cá a estar sempre em contato com a comunidade brasileira. A comunidade brasileira está sempre ajudando recém-chegados em questões como emprego.

O primeiro emprego leva em média de 45 a 90 dias para ser conseguido, mas isso varia. Algumas pessoas já chegam aqui empregadas uma vez que possuem amigos aqui que estão trabalhando e lhe arrumam um emprego no mesmo trabalho antes mesmo da pessoa sair do Brasil. Outros pela dificuldade com a língua e outros fatores acabam demorando um pouco mais, mas é muito difícil para quem está tentando realmente não conseguir nada em até 3 meses.

 Vale a Pena Levar meu Notebook?

Caso você possua programas e informações que precise no seu notebook e ele lhe seja útil e novo vale a pena. Caso contrário vale mais a pena comprar um notebook aqui uma vez que os preços são mais em conta do que no Brasil.

Estudar a Noite ou de Manhã?

Muitos estudantes resolvem se matricular em cursos de inglês noturno para assim poder trabalhar durante o dia. Se o seu foco for aprender inglês, não faça isso, os cursos noturnos são geralmente bem mais fracos e desorganizados que os cursos matutinos. Isso por que quem estuda a noite trabalhou o dia inteiro e está cansado para poder estudar. O mesmo vale para os professores. Você corre o sério risco de fazer 6 meses de curso e aprender o mesmo que seu amigo que está há um mês aqui estudando pela manhã. Prefira cursos pela manhã.

É Verdade que a Mulher/Homem Brasileira(o) faz Sucesso na Austrália?

Não. Homem ou mulher bonita existe em qualquer lugar do mundo e sempre chamará a atenção. Esta idéia de que brasileira(o) faz sucesso é uma ilusão que se cria na cabeça do brasileiro devido à brasileiros com baixos padrões morais que moraram no exterior no passado. O que acontece é que por alguns brasileiros terem um comportamento mais ousado do que pessoas de algumas outras nacionalidades se confundiu isso com “Fazer Sucesso”.

Contudo, algumas vezes o padrão de beleza muda muito de pessoa para pessoa, principalmente aqui onde há tantas culturas diferentes. Sendo assim uma pessoa que às vezes pode não ser considerada tão atraente para os padrões brasileiros pode ser para o padrão de algumas outras nacionalidades que estão aqui.

Estudando na Austrália Posso Conseguir a Residência

Talvez. O processo de residência não é tão simples assim. Em alguns casos, estudando em alguns cursos específicos e de nível superior pode facilitar o processo de aplicação para o visto de residência, mas não é um processo simples ou fácil e pode levar muitos anos através deste método. O ideal para quem pretende aplicar para a residência é contactar um agente de imigração.

Como Estudante Posso Conseguir um Emprego em Minha área?

Sim, mas não é tão fácil. Isso por que no visto de estudante você pode legalmente trabalhar apenas 20 horas por semana e para lhe contratar a empresa precisaria lhe dar o visto de sponsor 457. Não são todas as empresas que estão dispostas a conceder este tipo de visto. A maioria das empresas não cogita contratar estudantes, mas em alguns casos isso é possível, mas esta não é a regra.

Existem pessoas que estudando aqui conseguiram o sponsor de uma empresa para que pudessem trabalhar, mas a proporção é muito menor do que aqueles que tentaram sem sucesso.

 Como Estudante Posso Levar Minha Esposa/Marido Comigo?

Sim. Como um estudante você pode trazer seu parceiro como dependente do seu visto. Ele não precisará estudar e terá os mesmos direitos do seu visto. Ele pode inclusive estudar em cursos curtos de menos de 3 meses se quiser sem precisar aplicar para um visto de estudante. Poderá inclusive trabalhar 20 horas por semana.

Estas são as principais dúvidas de quem vem estudar ou fazer um intercâmbio na Austrália. Caso tenha mais alguma dúvida use os comentários abaixo para enviar sua pergunta

Quanto Dinheiro Preciso Levar?

Também Relativo, mas para não ter problemas e já contando com qualquer imprevisto o ideal é trazer dinheiro suficiente para 6 meses. Ou seja, se suas despesas básicas aqui forem $1200,00 dólares por mês, o ideal é que você traga uns $7000,00 dólares. A probabilidade de você arrumar um emprego logo e não precisar usar este dinheiro é grande, como eu disse, com muito esforço e dedicação é praticamente impossível não arrumar qualquer emprego em até 3 meses, mas como podem acontecer imprevistos como você ficar doente ou alguma coisa sair diferente do esperado sempre é bom garantir ou ao menos ter alguma forma de se manter caso você não consiga um emprego tão rapidamente.

Mas como eu disse esta é a pior das hipóteses, pois é bastante provável que você arrume um emprego logo no segundo ou terceiro mês. Outro detalhe importante é não chegar aqui desesperado por um emprego, mas com dinheiro suficiente para curtir o primeiro mês com o pessoal que você vai conhecer na escola e depois disso somente começar a procurar um emprego.

Continue Reading
36 Comments

36 Comments

  1. Antonio Nunes Carval

    April 3, 2012 at 7:32 am

    Desculpa mas 35 dolares por semana com transporte?
    Acho que é mais viu….
    Essa parada de estimar custos é complicado porque depende muito de pessoa pra pessoa!
    A gente só descobre quando está morando aí….

  2. Felipe

    April 3, 2012 at 1:16 pm

    Muito bom o post jerry, como sempre hehe…
    Aproveitando,tirar uma duvida, caso eu faca intercambio para a australia, neste meio tempo eu consigo aplicar residencia?é demorado o processo e tal?
    Na verdade ainda to pesquisando, ja que sou da area de saude, eu sei que tem algumas provas para fazer, so tenho que ver melhor como é esse processo todo hehe

    Abracos

    • Jerry

      April 3, 2012 at 4:07 pm

      Olá Felipe

      O processo fica mais complicado a partir de julho deste ano quando mudam as regras.

      É um processo demorado e não é simples, mas depende muito da área e profissão. Primeiro a profissão tem que estar na lista de demanda, depois precisa juntar os documentos necessários para aplicar, reconhecer a profissão que pode envolver ter que fazer provas ou até fazer faculdade novamente aqui (dependendo da profissão), fazer a prova do IELTS e obter nota acima de 7 e depois se estiver tudo em ordem aplicar para a residência.

      Porém a partir de março a decisão passará a ser arbitrária baseada em um ranking, ou seja, dependendo de sua pontuação você terá uma posição no ranking, as pessoas com notas mais altas no ranking terão prioridade, mas mesmo assim o DIAC poderá negar a residência independentemente da pessoa ter os pontos necessários.

      O ideal é procurar um agente de imigração no Brasil que vai poder lhe orientar melhor no seu caso.

      Um grande abraço

  3. Felipe

    April 3, 2012 at 4:28 pm

    Voce conhece algum site que mostre essa pontuacao jerry?
    Medico provavelmente continuara na lista de demanda, mas vou fazer isso que voce falou mesmo…

  4. Felipe

    April 3, 2012 at 4:55 pm

    Ah deixa te prguntar jerry, voce sabe se na area medica, se a pessoa depois de formado nao tiver trabalhado no brasil, se isso dificulta a aplicacao pra residente na australia?
    Pq eu pensei em ja aplicar 6 meses depois de formado, mas com isso nao vou ter tido nenhum trabalho no brasil ainda

    • Jerry

      April 3, 2012 at 7:42 pm

      Eu Não tenho muitas informações à respeito, o que eu sei, por ter amigos que trabalham na área de saúde aqui é que aplicar para qualquer profissão da área de saúde é sempre mais complicado. É possível, mas existem muitas restrições e geralmente leva-se muito tempo.

      Em alguns casos é preciso fazer alguns anos de faculdade aqui. Por exemplo, tenho uma amiga formada em enfermagem e que era enfermeira na Tailândia. Ela chegou aqui e teve que fazer mais 2 anos de faculdade de enfermagem para depois poder aplicar para residência.

      O ideal é conversar com algum agente de imigração licenciado no Brasil para que ele possa lhe explicar melhor baseado no seu caso.

      Abs

  5. Fernando Baldacini

    April 3, 2012 at 5:12 pm

    Olá Jerry,

    Tenho 2 duvidas:

    1°: Como voce disse o visto permite que seu conjuge também possa ir para australia tendo os mesmo direitos e obrigaçoes. Para que isso ocorra o valor do visto fica mais caro, hoje o visto de estudante estpa R$1007,00. Para incluir esposa tem algum custo extra??? e precisa ser casado no cartorio aqui no brasil ou comprovando tempo junto já é possivel…

    2°: Trabalho no ramo de informatica, só quem com Hardware, manutenção e garantia…Existe ai em Sydney grandes lojas ou distribuidores de produtos de informatica para que eu possa tentar algo nesta area que já trabalho a 6 anos???

    Aguardo seu retorno Jerry,

    Que Deus lhe abençoe..

    • Jerry

      April 3, 2012 at 7:45 pm

      Olá Fernando,

      Eu acredito que não fiquemais caro, o único encarecimento a mais serão os exames médicos, etc, mas eu Não tenho certeza.

      Não é preciso ser casado no cartório, só precisa provar que vocês estão em um relacionamento estável há mais de dois anos. Isso é comprovado copm contas em conjunto, comprovantes de mesmo endereço, fotos e uma declaração de ambos.

      Existe algumas lojas de hardware, mas não sei como é o mercado de trabalho nesta área infelizmente. As lojas de hardware são geralmente poucas, mas são bem grandes. Existem algumas menores na city. O ideal é digitar sua profissão no http://www.seek.com.au e ver as vagas abertas.

      Um grande abraço.

  6. Michelle

    April 3, 2012 at 10:24 pm

    Fernando se vc tiver a certidão de casamento ela é totalmente válida pra aplicar pro visto.

  7. Fernanda

    April 4, 2012 at 4:09 pm

    Com relação ao marido ou esposa acompanhando estudante, se for curso “Master”, pode trabalhar integral.
    O programa Ciência sem Fronteiras inclui a Austrália, com isso, vários procedimentos pelo programa também são simplificados (EUA fez até multirão na Embaixada para atender os pedidos de visto do programs).

  8. Daniel

    April 5, 2012 at 7:36 pm

    To chegando ae dia 28, só alegria !!!!

    valeu pelas dicas ! 🙂

  9. Daniel

    April 5, 2012 at 7:37 pm

    TO chegando ae dia 28, só alegria !!

    valeu pelas dicas 🙂

  10. Igor

    April 8, 2012 at 9:50 am

    Fernanda, apenas complementando – “com relação ao marido ou esposa acompanhando estudante, se for curso “Master”, pode trabalhar integral” – However….. precisa ser Master By Research/Thesis.

    Sou casado e fiz o chamado Master by Coursework em uma Universidade, o qual não qualifica a dependente ao trabalho integral. Isso é apenas um detalhe que vale a pena ser ressaltado ao meu ver.

    🙂

    Keep it real

    Hey Jerry just out my curiosity… why u deleted some of ur posts buddy? They were interesting.

    • Jerry

      April 15, 2012 at 8:13 am

      Valeu pela dica.

      Qual o post em questão?

      Um grande abraço

      Jerry

  11. maria

    April 11, 2012 at 8:00 pm

    Voce poderi falar mais sobre essa comunidade brasileira?

  12. Pingback: O Que as Agências Não Querem que Você Saiba

  13. Alisson Pokryviecki Bechel

    August 25, 2012 at 7:27 am

    Olá Jerry…

    Muito bom o seu post. Eu tenho muito interesse em viajar para a Austrália para estudar na Hillsong College e estou planejando isso pra daqui a uns 3 anos mais ou menos e realmente preciso ver os valores e tal, além que o prospectus do College já dão alguma informação. Mas vamos ver, né. Se o Senhor quiser estarei aí para estudar, e me preparar para servi-Lo.

    Valeu pelo post. Deus abençoe.
    Abraços,
    Alisson.

  14. Aquiles

    September 17, 2012 at 2:08 pm

    Jerry, você que trabalha dentro da área da TI, sabe me dizer se nas Austrália é normal para as empresas contratarem estrangeiros por sponsor 457 nesta área? Pois venho acompanhando e vejo que há bastante mercado.
    Obrigado.

  15. THIAGO

    September 21, 2012 at 10:26 am

    Óla Jarry,se eu for para um intercambio na Australia e depois conseguir renovar o visto,posso levar minha companheira junto?Mas não terei que comprovar uma renda maior,para os dois?

  16. Pingback: 51º Domingão de Twittadas | Austrália | Diário de Mochileiro

  17. Pingback: Austrália | 155 dicas de turismo pelo Blog Mikix no Mundo | Domingão de Twittadas

  18. Bruno

    December 31, 2012 at 9:38 am

    Gostaria d pergunta se eh mto dificil para conseguir um visto para que eu possa estar levando minha esposa junto?
    Gostaria de saber qual é o valor que irei que comprovar para consegui o visto?

    Obrigado

  19. Allan

    February 14, 2013 at 7:23 am

    Jerry, parabéns pelo post eim…

    Estou querendo pegar um visto para trabalhar na minha área aí e possívelmente morar também, acha que é difícil?

    Poderia me ajudar nessa caminhada?

    Abraços!!

  20. Alan Oliveira

    May 10, 2013 at 11:16 am

    No tópico, Visto de Estudante, você diz:

    Comprovar renda de $1500,00 dólares para cada mês que você estiver estudando aqui. Se você for estudar 6 meses precisa comprovar que possui $9000,00 dólares em conta ou que seu patrocinador (pai, amigo, tio…) possui este valor em conta para te sustentar. A comprovação é feita através de extrato bancário e precisa ter este valor em conta nos últimos 3 meses.

    É realmente necessário comprovar esta quantia em dinheiro?

    Pois no tópico, Quanto Dinheiro Levar, você diz:

    Ou seja, se suas despesas básicas aqui forem $1200,00 dólares por mês, o ideal é que você traga uns $7000,00 dólares.

    • Jerry

      May 11, 2013 at 5:57 pm

      Sim , precisa comprovar. Tem que ter este valor depositado em conta por pelo menos 3 meses e são 1550,00 dólares por cada mês de validade do seu visto. OU seja, se você for estudar inglês por 6 meses precisa comprovar 7 x 1550,00 (6 meses de curso + 1 de férias)

  21. Camila Amaral

    March 27, 2014 at 7:23 am

    Olá, Jerry.
    Meu esposo esta indo para a Austrália, e quer me levar junto, preciso comprovar renda igual o requisitos obrigatórios para ele? ou só taxas, passagem, exames e etc?
    Valew, Bjos

  22. Guilherme

    June 11, 2014 at 12:43 am

    Boa noite, Jerry.
    Eu e minha namorada estamos pensando em ir juntos para a Austrália, podemos ir em dose dubla ?
    Abraço

  23. Pingback: Dicas para planejar o seu Intercâmbio à Austrália - Diário Radical

  24. Giovana

    October 1, 2014 at 6:09 pm

    Olá Jerry, tudo bem? Tenho lido suas dicas e seu blog tem me ajudado muito. Gostaria de tirar uma dúvida, se puder me ajudar serei muito grata! Estou indo com meu marido para estudar e vou solicitar o visto de estudante apenas para mim. Caso nós tenhamos interesse em estender nossa estadia com ele se matriculando em algum curso e eu me tornando dependente dele é possível? Vi que não é possível mudar o visto de turista para estudante estando aí, mas e no caso de mudar do visto de dependente para o de estudante? Não encontro esta informação em nenhum lugar, se puder me indicar onde posso achar também seria uma grande ajuda. Obrigada, abraço.

  25. Icaro

    December 17, 2014 at 2:51 pm

    Olá, Jerry.
    Pretendo ir para a Austrália na próxima chamada do Ciência sem Fronteiras fazer graduação sanduíche em Sydney na UNSW. Como eu faria para levar minha namorada junto? Moramos juntos há quase um ano.

    • Michelle

      December 17, 2014 at 11:47 pm

      Olá Icaro.

      Te respondo com uma outra pergunta, vcs tem um relacionamento adulto juntos? (com conta conjunta, pagando contas e dividindo responsabilidades) Ou vcs tem um namorico adolescente (morando com os pais e sem compromisso nenhum juntos)?
      Se vcs tiverem conta em conjunta e fotos comprovando um ano juntos vc consegue incluí-la no seu visto, senão ela vai ter que vir com um visto independente do seu pagando um curso de inglês pra vir pra cá.
      🙂

  26. Mariana

    January 31, 2015 at 1:55 am

    Olá Jerry,
    Gostaria de saber se consiguiria ficar em uma casa de família indo estudar “por conta própria”, sem a transferência de uma universidade do Brasil.
    Obrigada

  27. Thais

    January 14, 2016 at 1:38 pm

    Oi Jerry
    Gostaria de saber se alem dó meu marido posso levar também meu filho bebe de 2 anos ?
    Pois gostaria de levar os 2

  28. Talita Briet DIas

    May 10, 2016 at 2:14 pm

    É comum brasileiros, cozinhar para outros brasileiros? Tipo vender marmita!
    Se meu inglês for fraco? consigo emprego tbm?
    Qual cidade é mais facil para arrumar emprego?
    Em caso de visto de cônjuge somente casados? Depois ele pode dar entrada no visto de estudante e eu ficar como acompanhante?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Estudar

Jerry Strazzeri no Youtube

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: