A Austrália é um lugar maravilhos, mas certamente não é exatamente a melhor escolha para quem possui qualquer fobia à insetos. De baratas a aranhas, de ratos a criaturas estranhíssimas, tudo o que você só costuma a ver no programa Man vs Wild muitas vezes está a porta da sua casa, senão dentro.

Eu moro em uma área bastante arborizada e com muitos parques, mas longe de ser a floresta que é por exemplo French Forest. Meu bairro é bastante residencial e urbano e apesar do meu prédio ser bastante novo ter apenas 6 meses de existência, não são raras as aparições destes bichos no meu “backyard”.Até então se restringia ao backyard.

Semana passada, por volta da meia noite, decidi tomar um chá (costume inglês que adquiri aqui) antes de dormir. Fui a cozinha, preparei o chá, peguei a caneca, fui ao banheiro, acendi a luz, enconstei-me na parede e alguns segundos depois, sentindo uma movimentação estranha, olho para parede e vejo nada menos que uma gigantesca aranha. Não, nada daquelas aranhas pequenas. Esta era maior que a palma da minha mão aberta e bastante rápida.

Corri para pegar o inseticida. Temi errar a chinelada e o inseticida parecia a melhor opção. Voltei correndo e despejei o pote inteiro em cima da aranha que parecia não se incomodar tanto, apenas descendo um tanto chapada pela sua teia já construida. ISso já era demais. Pedi para a Michelle trazer um tênis (temia que a aranha comesse o chinelo), mas enquanto ela o buscava decidi arriscar mata-la com minha havaianas azul.

Insetos na Austrália spider
Supresinha esperando alguém em casa. A que encontrei aqui não era tão grande, se fosse deste tamanho eu teria chamado a polícia.

Uma porrada não foi suficiente. Bati mais três vezes até garantir que este pequeno monstro estivesse totalmente morto.

De fato as aranhas estão aqui em todos os lugares. Nas ruas é comum ver até 10, 15 delas juntas em alguns cantos ou penduradas em árvores. Eu mesmo já tomei um mega susto enquanto dirigia por uma grande avenina e ao olhar pelo retrovisor ver uma aranha enorme (mas menor que a do banheiro) andando pelo lado de dentro do vidro traseiro.

Insetos na Austrália spider on car window
Parar o carro na rua por muito tempo (mais de 3 ou 4 dias) em uma área arborizada é certeza de problemas.

Parei para matá-la enquanto outras menores saiam pelo espelho. Havia deixado meu carro por 3 dias estacionado na rua embaixo de uma árvore, mas foi tempo suficiente para elas decidirem fazer moradia no meu carro. Da outra vez que fiz o mesmo desta vez foram baratas. Por sinal, aranhas dentro do carro é uma das maiores causas de acidentes aqui na Austrália.

Você, assim como eu, pode ficar enojado, mas aqui eles já estão acostumados, tanto é que nunca vi alguém aqui matar algum destes insetos. perdi as contas das vezes que estava na casa de alguém e ao avistar uma barata o máximo que eles faziam era tentar espantá-la para fora.

Insetos na Austrália spider australia
Duvido que alguém não ficaria preocupado com isso e tentaria apenas espantar com uma folha de papel, como vi fazendo várias vezes aqui.

Certa vez na casa do meu cunhado (australiano) ao ver uma barata levantei-me do sofá e errando os 3 primeiros pisões, percorri a casa a sua procura até finalmente matá-la. Todos ficaram em choque, não pela barata, mas pela minha atitude.

Eu procuro dedetizar a casa a cada 3 meses. Não curto insetos e este é o único meio de keep them out.

Outro dia conversando com um brasileiro que está em uma shared ele disse que no começo se assustava com as baratas e as aranhas dentro de casa. Hoje, apenas comenta com a namorada: “Olha uma barata ali”. Disse que nem se preocupa mais tanto em matar, pois certamente outras vão continuar aparecendo durante o dia. Uma menina que conheci aqui disse que encontrava baratas e aranhas até dentro da geladeira na shared onde ela morava.

Insetos na Austrália red back
A famosa e mortal Red Back.

MInha sobrinha, com apenas 6 anos já sabe reconhecer os tipos de aranhas por aqui. Outro dia voltou pra casa dizendo que tinha visto uma Red Back no quintal da casa de sua amiga. O fato é que apesar deles já estarem acostumados, muitas destas aranhas são muito venenosas e podem ser bastante perigosas. Desta forma não se sinta nunca muito a vontade perto delas. As crianças aqui aprendem como reagir e quais aranhas são perigosas já na escola.

Eu mesmo, chegando na casa da minha cunhada ano passado vi um blue tongue me esperando na entrada. Comentei com ela que havia uma cobra com pernas (um lagarto) na entrada. Ela apenas respondeu: Ah, é, ele mora por aqui.

Moscas na Austrália

Insetos na Austrália fly

Quando vai chegando o verão o problema maior são as moscas. Milhares, em todos os lugares, batendo no seu rosto o tempo todo enquanto você caminha pela rua. Até nas entrevistas na tv, feitas nas ruas, é comum ver a pessoa se auto-estapeando enquanto tenta falar algo. Isso quando não engolem uma.

Bem queu cunhado (desta vez o brasileiro) que morou aqui por 7 anos me disse quando eu estava me mudando para a Austrália que eu iria me sentir em uma floresta.

Shelly Beach

Insetos na Austrália 60377401 09a2ab7ab8 z

Semana passada tentando fazer algo romântico levei a Michelle a noite para ver colehos em Shelly Beach. Tudo parecia OK, se não fossem as dezenas de Bandicots, Morcegos e outras espécies que dividiam o local conosco. Um morcego passou a cerca de meio metro de nós e para Mi foi o suficiente para ir embora. Era como entrar em uma floresta no escuro. Mas de qualquer forma foi legal, mas nada como nos filmes re romance… : )

O lugar por sinal; estava cheio de gente fazendo pique nique ou apenas conversando. O parque ao lado tinha tanto barulho de animais que parecia que haviam macacos selvagens degladiando.

Shelly Beach é uma praia logo depois de Manly muito frequentada por gente que curte fazer snorkel. É uma das praias mais tranquilas e paradisíacas da região, mas a noite vira a floresta amazônica. Depois faço um post sobre o local. Por ficar aqui perto de casa eu e a Mi costumamos ir dar uma volta por ali de vez em quando. É um lugar tranquilo e muito bonito que muita gente escolhe por aparentemente ser mais sossegado, mas sempre que vou lá está cheio, na sua grande maioria de turistas.

Insetos na Austrália 47090163506564 6fecdf91ec z
Insetos na Austrália 2238524482 8b3346b3be z

Insetos na Austrália 4142104587 efb4cdd6cf z

Insetos na Austrália PicForNewsletterAustralia2005ManlyDadAtShellyBeach
De Shelly Beach da para se ver Manly e vice versa.
Insetos na Austrália picfornewsletterMarch72003ShellyBeach2

Insetos na Austrália shelly beach bbq
Muitas pessoas vão ali fazer churrascos, festas e pique niques.

Insetos na Austrália shelly beach hey

Insetos na Austrália Sydney   Shelly Beach Z180
Bandicot em Shelly Beach durante a noite

Pra terminar umas ilustrações interessantes que achei sobre as aranhas na Austrália feitas por um australiano

Insetos na Austrália australia spider big

Insetos na Austrália australia spider bird

Fica o aviso, vindo para a Austrália, não se esqueça do Baigon na bagagem.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleCalor na Austrália
Next articleEmprego para Estudantes na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

14 COMMENTS

  1. Oi Jerry, achei seu post fazendo uma pesquisa sobre a Austrália, que é um país liindo e pelo qual eu sou apaixonada! Pretendo fazer uma intercâmbio e a Austrália com certeza é a minha primeira opção…ou era…esse post das super aranhas me deixou realmente com medo!! mas espero superá-los, pois a vontade de fazer um intercâmbio aí é maior!! hahaha
    =)
    Gostei muito do blog, já adicionei aos favoritos!! Parabéns!

  2. MEU DEEEEEEEEEEEEUS!!! To indo pra Austrália em junho desse ano, mas agora to em pânico com essas aranhas, me deu até enjôo, juro!!! hahahaha…. Credooo.. se eu vejo uma criatura desse tamanho nem sei o que faço, se corro, choro, chamo a policia, ou paro pra trocar uma idéia, praticar o inglês…..pq esses bichos devem até falar!!! hahaha….
    Parabéns pelo blog, mto bom!

  3. Ai ai ai… se tem um bicho q não suporto é a aranha… tenho verdadeiro pânico… quando vi a primeira foto do post quase fechei a página!!!! ahahahaha
    Se fosse tudo perfeito aí na Australia, não teriam pessoas em outros países, estariam todos aí!!!
    Mas eu continuo firme e forte… moraria fácil na Australia (talvez não tão fácil por causa das aranhas, mas posso comprar um estoque de Baigon, ou mandar dedetizar a casa toda semana!!!)

  4. Olá Jerry! Tudo bem?

    Estou chegando na AU dia 03 de abril e o seu post me deixou em pânico, não sei se tenho mais medo de barata ou aranha, rs. Os acidentes com aranhas são muito frequentes?

    Um abraço,
    Sandra

  5. Olá.Estou fazendo um trabalho sobre a saúde da Austrália e queria saber se algum desses são transmissores de doenças?
    Obrigada.

LEAVE A REPLY