Quando cheguei à Austrália, back in 2006, ficava surpreso com quase tudo. Apesar da cultura australiana não ser absurdamente diferente da brasileira, ainda assim por várias vezes tive algum tipo de choque cultural que ia da comida ao trânsito. Hoje já me acostumei com quase tudo e criei esta lista de hábitos que criei aqui na Austrália

Kettle.

Kettle  Hábitos que Criei na Austrália Screen Shot 2014 05 13 at 7

Pode parecer caipira, mas não me lembro de ver ou usar uma kettle no Brasil. Sempre que precisava ferver água colocava um conteiner no microondas ou uma panela no fogo. Aqui toda casa, literalmente todas, tem um kettle na cozinha. Depois de muito tempo aqui comprei o meu e hoje uso quase que diariamente.

Chá da Tarde.

Hábitos que Criei na Austrália Baby Card and Arvo tea 005

O Chá da tarde é uma tradição inglesa que continua viva aqui na Austrália. De fato, muitos dos costumes australianos vem da terra da rainha, só não entendo ainda como um país com tão forte influência inglesa pode não gostar de futebol. No verão aposentei temporariamente o chá, mas no inverno ele é a bebida preferida da tarde.

Dirigir feito gente.

A primeira vez que dirigi aqui na Austrália foi um choque. Sentia que todos estavam errados e eu certo. Buzinavam para mim a quase toda semana (e aqui ninguém buzina)  e literalmente cheguei a me irritar umas 3 vezes por confusões no trânsito. Com o tempo fui percebendo que o errado era eu e hoje fico em choque quando tenho que dirigir no Brasil.

Dormir Cedo.

No Brasil dificilmente ia pra cama antes da uma da manhã. Aqui na Austrália se você ligar para alguém às 10 da noite certamente esta pessoa estará dormindo. Não vou pra cama tão cedo, mas aqui depois das 11 da noite raramente se vê alguma luz acesa. As crianças vão pra cama no máximo às 8 da noite. Outro dia conversei com uma amiga Australiana de uns 23, 24 anos que disse que as 9:30 da noite pontualmente todos os dias ela já está dormindo. A Michelle tem uma amiga que às 9 da noite já está na cama. Não consigo dormir tão cedo, mas tenho evitado dormir tão tarde como fazia no Brasil.

Levar a Sério

Acho que ainda não me adaptei a tudo neste sentido, mas aqui na Austrália eles levam absolutamente tudo a sério. Por exemplo. Se no Brasil você combina com um amigo de andar de bicileta ele simplesmente aparece na sua casa e vocês saem. Aqui o cara vai comprar a melhor bicileta, vai comprar todas as roupinhas de ciclista, vai comprar todos os equipamentos, velocímetro, e todas as parnafenalhas que você imaginar e ai sim vai aparecer na sua casa.

Ser Pontual.

Isso hoje me irrita demais entre os brasileiros. Aqui todo mundo é pontual e eu rapidamente peguei o mesmo hábito. Ontem marcamos de encontrar uma pessoa e eu cheguei 40 minutos atrasado. Sinceramente fiquei desesperado, pensei que o cara fosse me xingar e achei que ele nem fosse me atender mais quando eu chegasse a casa dele. Aqui se você marca algo às 8 da noite, não é 7:55, não é 8:10. É as 8 em ponto. Os brasileiros aqui ainda sofrem com isso. Conheci brasileiros que perderam o emprego aqui por chegarem todo dia 10, 15 minutos atrasados. Aqui não existe esta regalia, a não ser que seu trabalho seja flexível, geralmente como acontece para quem trabalh em alguns escritórios, 15 minutos de atraso pode significar que você não é comprometido o suficiente com seu trabalho.

No Worries Mate.

Algo que aprendi, ams às vezes esqueço. Mais que um jargão, o No Worries Mate é um estilo de vida. Pra que se preocupar tanto com a vida se ela passa tão depressa.

Snowboarding

Hábitos que Criei na Austrália snowboarding saalbach 2

Não praticava snowboarding no Brasil, apesar de uma das melhores estações ficar no Chile e Bariloche na Argentina também ter outra boa estação. Aqui comecei a praticar snowboarding e virou um vício, tanto que sempre que posso viajo para lugares onde tem neve para fazer snow.

Trabalhando pra Viver.

Aqui, principalmente entre os australianos e não com os estrangeiros, o povo trabalha para viver e não vive para trabalhar, apesar de que isso tem mudado bastante nos últimos anos. O trabalho é apenas uma parte da vida das pessoas, mas não é a vida toda de quase ninguém. A grande oferta de empregos fez até que por um tempo o povo fosse um pouco relapso. Se eles não gostavam do trabalho simplesmente pediam as contas e iam embora.

Tudo isso vai depender muito da empresa onde você trabalhar, nem todas as empresas são assim, quanto maior o salário, ou dependendo da profissão, maiores as cobranças. Mas no geral o Australiano curte mais a vida do que trabalha. Quem trabalha são os estrangeiros que vem com aquela mentalidade infeliz de que precisam trabalhar para ganhar o máximo de dinheiro possível e serem bem sucedidos. Nunca vi um deles ser, mas tudo bem.

Outra coisa que vai depender é se você se sentirá satisfeito ganhando um pouco menos. Digo isso, pois quem quer crescer profissionalmente e ter melhores salários, aqui, como em qualquer lugar no mundo, vai ter que ralar muito, trabalhar até tarde, finais de semana, etc. Agora se você quer trabalhar menos e ter uma vida mais tranquila é possível, mas tudo tem seu preço.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleQuando Fiz Meu IELTS Test
Next articleA Crise na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

18 COMMENTS

  1. Olá! Eu preciso fazer essa pergunta, parece estranha, um pequeno detalhe, mas… vamos lá!
    Estou indo morar na Austrália como visto de residência temporária (4 anos).
    Já viajei para alguns países (Suécia, Polônia, USA, França, Austrália, Chile, etc) e eu nenhum deles eu vi, na hora do almoço, aquela movimentação que existe no Brasil para escovar os dentes e/ou passar o fio dental… Na verdade, fora do Brasil, não me lembro de ter visto isso acontecer, rsrsrs…
    Quero saber se, após o almoço eu for para o banheiro e escovar os dentes e passar o fio dental, eu serei considerado um verdadeiro ET?!?!
    Fazer a higiene bucal em um banheiro coletivo é algo que eu não deveria fazer na Austrália?
    Pergunta simples, né?

    • Carlos

      Excelente pergunta.

      De fato pensei em comentar isso aqui uma vez, mas acabei esquecendo.

      Bom, primeiro falando no geral, aqui o povo pouco escova os dentes, no máximo 2 vezes por dia, mas conversei com alguns amigos que me disseram que só escovavam a noite, ou seja uma vez por dia.

      Nas próprias pastas de dentes aqui diz para escovar os dentes 2 vezes por dia e não após cada refeição como acontece no Brasil.

      Porém, se você pegar algumas culturas, que prefiro não citar para não parecer preconceituoso, os caras raramente escovam os dentes. Quem me disse foi um cara parte destas culturas. Ele me disse que as pessoas da cultura dele escovavam o dente uma vez por semana, se muito.

      Nos escritórios aqui eu sempre levava fio dental e pasta para escovar os dentes depois do almoço ou depois do café da manhã e todo mundo achava a coisa mais estranha do mundo, um verdadeiro ET como você mesmo citou.

      Agora o povo aqui acha estranho mesmo você escovar os dentes na frente dos outros. Contudo, como bom brasileiro não abri mão dos nossos hábitos de escovar os dentes após cada refeição.
      Eu já ouvi de uma amiga da minha esposa que achavam estranho escovar os dentes no banheiro do escritório. Mas não me importo, eu escovo. Tem gente que já vi aqui com os dentes literalmente verdes. Deve ser por isso que dentista aqui é milionário…rs

      Se o problema fosse só escovar os dentes estava bom, o pior são alguns funcionários estrangeiros que não tomam banho e passam umas ervas no corpo. Simplesmente não dá pra ficar perto muito tempo.

      VAleu

      Abs

      • Jerry…

        Dito e feito, o povo aqui não escova os dentes depois do almoço… me parece que algums dentes não são escovados nunca… rsrsrs..

        Trabalho em um escritório com aproximadamente 50 pessoas…
        … adivinha de onde vem o ET que escova os dentes depois do almoço?

        Da nave Brasil.

        Valeu!

  2. Caraca, me identifiquei totalmente com esse post. Esse lance de dormir cedo…foi um choque pra mim. Nao dormia antes das 2 da manha no Brasil. Na casa dos meus pais, 10 da noite ainda e como se fosse 6 aqui, todo mundo muito bem acordado. rs
    Sobre o transito, tambem foi um choque. Achava que todos estavam errados, nao sabiam dirigir, etc. Acho que a gente tem muito vicio no transito do Brasil.
    Pontualidade e algo que eles levam mega a serio tambem e acho issio fantastico. Abs!

  3. Cara, eu amo esse blog. É como se pudesse matar um pouquinho da saudade da Austrália.
    Eu ganhei um pacote do English Breakfest e trouxe para o Brasil, preparei em casa… e… que decepção, não é a mesma coisa.
    Toda tarde ou de noitinha, depois da escola ou do jantar, a minha Mother na Austrália me chamava para tomar o chá com leite. Fiquei viciada… não só pelo gostinho bom (sem açucar), mas porque era um momento de relaxar, contar experiências, e depois… às 8 ou no máximo 9 da noite, ir dormir… Que vida boa !!!

  4. Boa Noite (hora de brasilia) rs.

    Jerry, você adquiriu bons habitos, no qual resumo em qualidade de vida.

    Algum tempo estive no Rio Grande do Sul em Porto Alegre, ele mantem uma tradição de tomar chá todas as tarde, habito no qual eu não imaginava no Brasil, achei aquilo barbaro, e acabei adquirindo este hábito também pois eu trabalho em um restaurante que me proporciona, uma boa alimentação.

    Como eu faço para acompanhar a cotação do dolar australiano para intercambio, como posso obter informações diárias??.

    Evandro

  5. Adorei o blog, vou acompanhar. Tenho planos de visitar a Australia no Final do ano que vem, quero fazer uma pergunta? Realmente tem muitos brasileiros aí? Tenho um inglês muito ruim, acha que se fizer 1 ano intensivo de inglês consigo me virar bem?

    Alias e como é o custo de vida na Australia? Por ex para ficar um mês quanto gastaria em média?

    • Priscilla…

      Posso te dar 2 dicas?

      (1) Se prepare no Brasil com um inglês de alto nível, se matricule em uma boa escola e estude bastante, pq assim aqui vc vai poder conversar com as pessoas, aperfeiçoar o seu inglês e melhorar seu vocabulário…

      (2) Moro em Brisbane, e posso te adiantr que a Austrália é um país caro, gasta-se fácil uns R$ 80 só de trem em 1 semana… uma pasta de dente custa R$ 7… uma comida baratinha e ruim em um fast food? R$ 20…

      O melhor é vc juntar um bom $$$ aí no Brasil, tirar um cartão de crédito internacional e não converter nada… nada de fazer a conta, qto isso custa em R$??? Senão vc não sai de casa…

      Valeu!

  6. Acabo de conhecer seu site e estou adorando… mas nesse post você fala sobre a pontualidade e em outro eu li:

    Aqui na Austrália o povo é geralmente mais tranquilo mesmo em relação ao trabalho. Em empresas onde trabalhei aqui não era incomum ver gerentes saindo do trabalho às 2 da tarde e não voltar mais. Geralmente eles marcavam uma reunIão em algum lugar às 2:30, a reunião acabava às 3 e eles iam pra casa.

    Queria entender… em assuntos pessoais são mais comprometidos que no trabalho? É uma curiosidade besta… obrigada e um abraço.

  7. Também acostumei com a kettle (trouxe a minha da Austrália, mas agora já vende fácil no Brasil) e com o chazinho nos dias frios. Nós somos uma mistura das experiências que acumulamos!

  8. Hey Jerry!! How are you?? Rs

    Cara simplesmente demais esse post!!! Me identifiquei com a Kettle!! Esse eh meu primeiro mes aqui em Oz e nao sei viver sem essa Electric Jug mais nao…rsrs

    To adorando esse lugar e cada vez mais acompanhando seu blog…parabens!!!

  9. Querido! Seu blog continua maravilhoso, informativo e me deixa com água na boca. Mal posso esperar pra ir praí! Saudade de vc e da Mi! Bjos meus e do Fê

  10. Olá tudo bem?
    Bom, sou uma estudante de design e estou em um projeto de criação de embalagens, nosso tema é “chá” e decidimos pegar os chás que cada pais mais toma para fazer um design em cima disso, como no seu post vc disse que a Austrália é um país que tbm tem essa cultura de tomar muito chá, poderia me dizer qual o sabor que é mais tradicional entre eles?
    Obrigada desde já e desculpa qualquer coisa =D

LEAVE A REPLY