Sydney Australia

Brasileiros estudando, trabalhando ou vivendo no exterior são muitas vezes alvos fáceis para os mais diversos tipos de golpe. Estes golpes não se limitam à Austrália, mas acontecem com brasileiros que decidem morar em outros países como Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda.

Certa vez conversando com uma antropologa brasileira que é professora em uma renomada universidade aqui em Sydney, ela me contou que a maioria das pessoas que são exploradas no exterior são exploradas por pessoas de suas próprias culturas. Acredito que isso aconteça por que muitas vezes seus conterrâneos são pessoas com as quais você se identifica e muitas vezes são seu primeiro contato no exterior. Separei abaixo os golpes mais comuns para você saber como evitá-los e não perder muito dinheiro e as vezes estragar sua viagem.

1. Carro ou Negócio com Excelente Preço e Parcelado.

Screen Shot 2016-01-16 at 8.18.53 pm 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los Screen Shot 2016 01 16 at 8

Recentemente li um post no Facebook de um brasileiro que havia comprado um carro de um estrageiro por um excelente preço para ser pago em diversas parcelas, mas bastou passar alguns dias com o carro para ver que ele apresentava diversos problemas e vivia no mecânico.

Como o carro não saia do mecânico o brasileiro mandou um email para o ex-dono falando que não iria pagar o restante das parcelas enquanto ele não resolvesse o problema (mas mesmo assim o brasileiro acabou pagando a parcela, mas atrasado). Em alguns dias o ex-dono do carro usou uma chave reserva para pegar o carro de volta. Ao ver que o carro havia sido “roubado” pelo antigo proprietário, ele o contactou indagando por que ele havia pego o carro de volta e a resposta foi surpreendente.

Ele disse que no contrato de venda havia uma cláusula que se o pagamento de qualquer parcela não fosse feito ou fosse feito com atraso ele teria o direito de pegar o carro de volta.

Não sei que fim levou este caso, mas este é um golpe bastante comum e ele funciona da seguinte maneira:

  • Primeiro o estelionatário vende um produto com condições excelentes (de preço) com pagamento parcelado.
  • Propositalmente o produto é entregue com diversos defeitos ou não de acordo com as condições esperadas (nunca estipuladas em contrato)
  • Quando o produto começa a não funcionar ou causar-lhe muitos problemas e mesmo você contactando o vendedor você não obtém resposta, você interrompe o pagamento até que o problema seja solucionado.
  • No contrato havia uma cláusula estipulando que o pagamento não poderia ser atrasado, caso contrário o produto seria reempossado e a pessoa se usa desta cláusula para pegar o produto de volta.

Recentemente li uma notícia de outro brasileiro que caiu neste golpe, desta vez nos EUA com uma loja que ele havia comprado.

http://www.braziliantimes.com/noticia/12618,comunidade_brasileira,BRASILEIRO-VITIMA-DE-GOLPE-DO-VISTO-L-1-NA-FLORIDA

Como evitar cair neste golpe: Não compre produtos usados ou negócios de pessoas físicas sem a avaliação do contrato por um advogado contratado por você e que não possua qualquer vínculo com o vendedor.

2. Período de Experiência Antes da Contratação

Screen Shot 2016-01-16 at 8.20.44 pm 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los Screen Shot 2016 01 16 at 8

Outro golpe bastante comum que diversos estudantes caem aqui. Como funciona.

A empresa (um café, restaurante, etc) anuncia uma vaga por um bom salário.

Você aplica para vaga e eles lhe contactam pedindo para aparecer em um dia combinado para trabalhar.

No dia (as vezes antes) eles avisam que você precisa passar por um período de experiência (não pago) antes de ser contratado.

Eles te mantém no período de experiência por períodos que vão de um dia até várias semanas (ou até você notar que está sendo feito de escravo) e depois te avisam que você não passou na experiência

Por mais absurdo que isso pareça, existem empresas aqui que possuem quase todos funcionários neste “período de experiência”

Como evitar este problema:

Por lei a empresa só pode solicitar a experiência por até um período (a quantidade de horas de um shift regular).

Um período de experiência de trabalho é valido apenas quando:

  • Não envolva mais do que uma demonstração de habilidades da pessoa, onde eles são diretamente relevantes para um cargo em questão (ou seja, eles não podem pedir para você limpar privadas se o cargo é de garçom)
  • É apenas durante o tempo que necessário para demonstrar as habilidades necessárias para o trabalho. Este será dependente da natureza e complexidade do trabalho, mas pode variar de uma hora a um shift (período de trabalho, nunca mais que um dia)
  • A pessoa estárá sob supervisão direta do potencial empregador (ou outro indivíduo apropriado).

Para saber mais:

3. Aluguel de Apartamentos Por um Excelente Preço

Screen Shot 2016-01-16 at 8.21.36 pm 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los Screen Shot 2016 01 16 at 8

Este é um dos golpes mais comuns aqui. Eles anunciam um apartamento excelente (na maioria das vezes já mobiliado), em uma boa localização por um preço equivalente a um apartamento muito pior. Você, animado com a barganha que teve a incrível sorte de encontrar, entra em contato para alugar o apartamento.

Ao entrar em contato, o dono, uma pessoa muito educada e simpática, lhe retorna falando que o apartamento ainda está disponível (que sorte a sua heim!!!) só que ele está em outro país no momento e não vai poder encontrá-lo para a negociação, mas lhe propõe algo (por que ele gostou de você sem nunca tê-lo conhecido):

Você paga um depósito para segurar o apartamento e ele vai enviar a chave por correio ou vai pedir para um amigo lhe entregar para que você possa ver o apartamento. Se você gostar você fica no apartamento e vai pagando o aluguel, se não gostar, você manda a chave de volta e ele lhe retornará o depósito.

Você muito feliz faz o depósito (geralmente uma ou duas semanas de aluguel) e fica sentado aguardando a chave. A chave não aparece, você começa a ficar impaciente e quando vai ver o apartamento não existe, muito menos a tal da chave.

Como Evitar cair neste golpe.

De preferência alugue algo com uma imobiliária. No caso de uma shared accommodation, não existem imobiliárias, mas vá ver o apartamento antes de fazer qualquer pagamento e só faça o pagamento no dia que você vai se mudar para o local (de preferência diretamente no local). Vale lembrar que é normal ao alugar um apartamento pagar de 1 a 4 semanas antecipadas + o bond

4. Comprar Cursos na Austrália Através de “Amigos” ou Conhecidos

Screen Shot 2016-01-16 at 8.26.09 pm 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los Screen Shot 2016 01 16 at 8

Já cansei de receber emails de pessoas que querem contratar o curso por conta própria ao invés de usar uma agência. O que eu explico over and over para eles é que não usar uma agência de intercâmbio é simplesmente uma idiotice e vou explicar o porquê:

A Agência de intercâmbio não ganha absolutamente nada do aluno, eles ganham dinheiro da escola. Ou seja, quando você contrata um curso por uma ag6encia você paga absolutamente o mesmo preço que pagaria se contratasse diretamente com a escola. Por lei, as escolas não podem vender um curso mais barato do que as agências nem vender mais barato para uma agência específica.

Porém, a agência, por toda sua experiência, vai facilitar demais todo o processo de visto, acomodação, transferência do dinheiro, pagamento do curso, COE e todas as outras coisas extremamente chatas que você teria que fazer sozinho e sem economizar um único centavo caso quisesse dispensar a agência.

Mas tudo bem, não tem nenhum golpe nisso. Porém muitas pessoas muitas vezes acabam comprando cursos através de um amigo, conhecido e até mesmo estranhos que estão aqui e se oferecem para “dar uma mão”. Na maioria das vezes são aproveitadores que ou somem com seu dinheiro ou lhe oferecem um curso de fundo de quintal no fim do mundo.

Tenho um amigo aqui que levou um golpe deste e acabou tendo que gastar o dobro depois. A pessoa lhe vendeu um curso de Business. Ele chegou aqui, não tinha inglês e depois de 3 dias de aula a escola falou que ele não tinha condições de acompanhar o curso. Ele acabou tendo que gastar novamente para se matricular as pressas em um curso de ingl6es para não ter seu visto cancelado.

Como Evitar cair neste golpe.

Procure uma agência idônea e compre seu curso por eles sem dor de cabeça.

5. Trabalho Milagroso com Sponsorship

Screen Shot 2016-01-16 at 8.41.04 pm 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los Screen Shot 2016 01 16 at 8

Muitas empresas realmente oferecem o sponsorship, mas neste golpe em questão eles anunciam ou lhe contactam sobre uma oferta de trabalho e dizem que estão dispostos a oferecer o sponsorship.

“Alélúia!!! Que Maravilha!!! E eu nem precisei saber falar inglês direito!!!”

Ai vem o problema. Eles lhe oferecem a vaga, mas você tem que arcar com os custos do sponsorship. Eles falam que vai sair algo entre 2 e 5 mil dólares para cobrir os custos do advogado, visto, etc, e você, pulando mais que pipoca de alegria pelo novo emprego, abre o bolso e faz o pagamento.

Seu sponsorship não chega, de repente a pessoa começa a não atender suas ligações e quando percebe não existe nem trabalho, muito menos sponsorship.

6. Não Tem Problema, Você me Paga Depois.

suspect 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los suspect

Este é bastante comum. A pessoa lhe oferece algo muito bom. Um carro, um apartamento (para ficar uns dias), um computador, ou qualquer outra coisa sem lhe cobrar nada.

Vou dar um exemplo. Você está desesperado procurando um lugar pra morar e um amigo lhe diz que tem um quarto em uma casa e você pode ficar por lá um tempo. Quando você pergunta quanto é ele responde que você não precisa se preocupar com isso agora por que você está precisando de ajuda e ele está ali pra te ajudar.

Você aceita, fica no apartamento, uma, duas… três semanas e começa a pensar: ” Caramba, que cara legal, me deixou ficar aqui de graça”. Ai ele um dia aparece e pergunta se você gostou e quer continuar ali. Querendo ou não, ele vai falar que você ficou lá 3 semanas e o preço é $400 por semana.

Você tem um mini ataque do miocárdio com a notícia que está devendo $1,200 dólares por uma estadia que não valia nem $300 e ai ele começa a falar que o dono vai chamar a polícia, que vão te processar, que você usou e agora não quer pagar e você com medo de ser preso acaba pagando para evitar problema.

Como Evitar cair neste golpe.

A primeira regra da economia: “There ain’t no such thing as a free lunch”

7. Retenção Integral do Bond.

Screen Shot 2016-01-16 at 8.49.42 pm 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los 7 Golpes Aplicados em Brasileiros no Exterior e Como Evitá-los Screen Shot 2016 01 16 at 8

Bond é uma prática legal e comum no aluguel de um imóvel aqui na Austrália. Ele é equivalente a 4 ou 6 semanas de aluguel e é devolvido integralmente para você caso você devolva o apartamento nas mesmas condições que encontrou quando o alugou.

O problema é que ao você sair do apartamento, algumas imobiliárias não idôneas falam que você destruiu ou não cuidou do apartamento apropriadamente e tomam o valor do seu bond integralmente. Se seu aluguel é $500 dólares por semana, isso significa que eles vão tomar $2,000 dólares .

Como Evitar este Problema

Se você realmente não cuidou do apartamento é justo que retenham parte ou o total do valor. Eu sempre tive meus “bonds” devolvido integralmente, pois sempre cuidei do apartamento quando morava de aluguel e apenas uma vez me pediram $100,00 dólares (que achei bem barato) para reparar uma pequena lasca em um azulejo.

Porém, se você cuidou do imovél, a retenção do bond pode ser abusiva. para isso você precisa listar na folha de inspeção que você recebe na primeira semana todos os menores detalhes do apartamento. Há um risco de 1 cm na parede? Coloque na lista. Há uma pequena mancha no espelho? Também. Anote e fotografe todos os detalhes do apartamento para evitar ser cobrado por algo que você não fez.

Como Evitar Ser Enganado

Existem ainda outros golpes e a melhor maneira de evitar ser enganado é não querer levar vantagem em tudo. A maioria das pessoas caem em alguns destes golpes ou por inocência ou por acharem que estão tendo uma vantagem. Lembre-se da regra acima: “There ain’t no such thing as a free lunch” que você vai evitar cair na maioria deles.

Veja mais:

Foto: @lenaassink via IG | St.George OpenAir Cinema, Sydney.com

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleAstronauta tira fotos incríveis da Austrália do Espaço
Next articleComo é morar em Perth como Estudante
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

8 COMMENTS

  1. Jerry, boa tarde do Brasil! 🙂

    Muito obrigado, mais um post de muita valia.

    Abraço, Deus abençõe!

    Att.
    Edemilson

  2. Olá Jerry, comecei a acompanhar seus posts alguns meses atrás. Eu e meu marido pensamos em morar na Austrália já faz algum tempo, mas aqui no Brasil temos uma pequena empresa de construção e não tínhamos como nos transferir rapidamente, pois estávamos com algumas obras em andamento.
    Eu sou arquiteta formada aqui no Brasil em 2003, também com mestrado, e ele é italiano e engenheiro, formado na Itália em 2005.
    Li seu artigo intitulado ” Lista de carreiras e profissões em demanda na Austrália em 2015″ e encontrei muitas informações interessantes.
    Nós já havíamos pesquisado sobre alguns tipos de vistos, tanto nos sites oficiais, quanto em blogs Facebook etc (tanto em português, como em italiano). Também escrevemos para alguns “Emigration agent”.
    Nossa situação é que eu tenho 37 anos, meu inglês dá para me virar, mas com certeza deve ser aprimorado para qualquer “application”. Meu esposo, por sua vez, tem um inglês bem melhor do que o meu, porém fará 47 anos este ano.
    Como sabemos que a idade é importante para obter o visto gostaria de saber se, pelos casos que já conheceu seria conveniente ambos entrarem com o pedido ou só um?
    Sei que não é um agente de emigração, mas como, com o fim das obras que estávamos concluindo e o tempo que precisaremos para fechar a empresa, precisaremos do ano de 2016 para concluir tudo, nossa intenção é transferirmo-nos em 2017 e se tiver alguma informação que nos ajude será muito bem vinda.
    Outras dúvidas que surgiram lendo seu post foram:

    1. Você aconselharia um agente da região para onde a pessoa quer se transferir? (nossa escolha é arredores de Brisbane)
    2. Tem algum agente MARA que você indicaria?

    Gostaria de parabenizá-lo pelos posts feitos por você e sua esposa, ajudam bastante a quem pensa em morar ou estudar na Austrália, no nosso caso tem sido útil.
    Desde já agradeço.

    • Olá Laise. Muito Obrigada pelo elogio :).

      Olha, não podemos dar nenhuma dica sobre vistos e imigração, pq não somos agentes e não estamos tão atualizados com as constantes mudanças nas leis, mas pelo que eu sei não dá para aplicar separado quando se é casado. E se ambos conseguirem reconhecer a profissão ajuda na pontuação.

      Agora eu posso dar minha opinião pessoal sobre quem deve aplicar. Se ele tiver mais chances, aplica por ele imediatamente. Se não tiver como aplicar por ele foca totalmente na sua aplicação. E se vc não fez faculdade em tempo integral, já começaria a fazer um mestrado agora mesmo para conseguir a equivalência da sua profissão aqui.

      Não sei se Brisbane seria a melhor escolha para arquitetos. Se eu fosse você eu faria uma pesquisa mais avançada sobre isso. Eu posso te indicar um australiano que foi o nosso agente… Me contacta pelo FB.

      Espero que de tudo muito certo para vcs aqui.
      Abs,

      • Oi Michelle, a minha faculdade foi integral sim e eu já tenho mestrado. Obrigada pelas informações, vou te contatar pelo FB. Muito obrigada mesmo.

      • Oi Michelle, obrigada pela rapidez em responder. Minha faculdade foi sim integral e eu já tenho o mestrado. Vou te contatar pelo FB. Muito obrigada mesmo

  3. Galera, não vamos nem listar as formas de sermos enganados no Brasil se não teríamos que fazer um blog inteiro com posts diários só pra este fim!! Haha

    Pilantragem tem em todo lugar, fiquemos atentos sempre!

LEAVE A REPLY