“Quietly endure, silently suffer and patiently wait.” ― Martin Luther King Jr.

Quando cheguei à Austrália há praticamente 8 anos conheci muitas pessoas legais, tanto brasileiros como australianos e outros estrangeiros que saíram de sua zona de conforto para nos ajudar ou apenas nos dar uma palavra de incentivo. Porém, uma quantidade muito menor, mas presente, de brasileiros me davam a impressão que temiam que qualquer brasileiro se desse bem por aqui. Sempre diziam que era impossível ou muito difícil e tentavam passar a vida na Austrália como um total horror, apesar deles mesmos morarem aqui há muitos anos, não quererem voltar para o Brasil em em muitos aspectos terem sido bem sucedidos aqui.

Neste ponto a Hillsong Church me ajudou bastante e ver a vida aqui na Austrália por uma lente muito mais clara e positiva e a lutar e esperar pelas coisas boas que estavam por vir. As palavras de incentivo e esperança que recebia por Deus semanalmente através da igreja me ajudaram muito a persistir e saber que The best was yet to come.

Há dois dias fui com minha esposa cuidar dos meus sobrinhos e pela primeira vez em muitos anos, passei de carro na Dominos Pizza para apanhar 3 pizzas para nosso jantar. Como a Dominos fica perto de casa sempre vou para lá a pé, mas desta vez, como estava na casa da minha cunhada acabei indo de carro.

DSC03428  Everything is Gonna Be Alright DSC03428

Carro da Dominos que eu usava para entregar pizzas nas primeiras semanas aqui.

Ao apanhar as pizzas e coloca-las no banco do passageiro todas as minhas primeiras semanas na Austrália passaram como um flashback. Eu, dirigindo o carro da Dominos Pizza, com pizzas no banco do passageiro fazendo entregas em North Sydney sem saber o que esperar ou temendo que este seria meu futuro na Austrália.

Mas tudo mudou e apesar de ir mudando aos poucos foi sempre mudando para melhor. E há dois dias eu estava no meu carro apanhando pizzas para a família numa situação que jamais imaginei nas minhas primeiras semanas aqui.

Mas o mais interessante é que após o jantar passei no Coles, um dos principais supermercados de Sydney e enquanto procurava por sucos e chocolate, pude notar os repositores arrumando as prateleiras. Já era 10 da noite, horário em que geralmente os repositores começam seu trabalho. No mesmo instante lembrei do Sérgio, meu amigo de infância que veio para a Austrália conosco e das vezes que o encontrava no supermercado do meu bairro arrumando prateleiras. Lembrei da vez que ele me ligou desesperado dizendo que não aguentava mais isso e que para ele era um enorme sacrifício ter deixado um escritório no Brasil para repor prateleiras de supermercado durante a madrugada. Apesar do excelente salário tudo o que ele queria era sentar novamente em uma mesa de escritório em frente a um computador.

De fato, isso aconteceu quase um ano depois quando ele foi contratado para trabalhar na área de gerenciamento de um site aqui em Sydney. Hoje ele esta de volta ao Brasil em um excelente cargo em uma multi-nacional.

Mas Por Que Estou Dizendo Isso?

Estou dizendo isso para que você entenda que nada de bom aqui acontece apenas para pessoas especiais, que deram sorte, ricas, ou que possuem uma excelente formação ou skills. As oportunidades aqui são as mesmas para todos. Aqui e os EUA são os únicos lugares em que vi uma pessoa tirando lixo e limpando escritórios num dia e gerenciando projetos no outro (apesar de já ter lido diversas vezes sobre casos seelhantes em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil). Para quem persiste e aguarda, tudo pode mudar, mas não só isso.

Aqui também é o único lugar em que o lixeiro não é em nenhum aspecto considerado menos digno do que um médico. Todo trabalho é trabalho. Tenho um conhecido que era gerente de contas e que largou tudo para arrumar um trabalho menos demanding. Aqui trabalhei com um diretor super importante na NewsCorp que inclusive era palestrante da ONU e largou tudo para cuidar dos filhos. Há um mês o encontrei de bermuda e chinelo sentado com os filhos na mesa de uma pizzaria em Dee Why.

Outro dia conversando com um amigo perguntei por que ele recusara uma oferta de emprego para ganhar 40% a mais do que seu trabalho atual e com muito mais vantagens. Ele me disse: Jerry, se fossem só vantagens eu toparia, mas tem também as responsabilidades. Terei que trabalhar mais, me estressar mais, perder mais tempo longe dos meus filhos e fazer menos as coisas que gosto. Minha vida esta boa do jeito que está.

Eu há 1 ano e pouco recebi uma boa oferta também para trabalhar em uma empresa num cargo muito bom que entre outras vantagens (por causa da área da empresa) eu teria 50% de desconto em hotéis e passagens para qualquer lugar do mundo. Em contra partida teria que estar constantemente viajando para todos os países onde a empresa possuia filial, teria que passar 10 dias por mês fora de Sydney, teria uma responsabilidade que jamais tive em minha vida trabalhando em um site com 20 vezes mais tráfego do que qualquer site com que já trabalhei. Na época pensei por 1 semana e cheguei a conclusão que não era aquilo que eu queria naquele momento. Quem sabe mais pra frente, mas não por enquanto.

A Austrália lhe da a oportunidade de você ser e fazer o que bem quer. Conheço um cara que estudou engenharia da computação por pressão da esposa (brasileira). Ele mesmo disse que estava muito bem trabalhando como trader, ao ar livre, tomando uma cervejinha com os colegas as 4 da tarde depois do expediente. Também trabalhei com um vendedor da área de TI que era eletricista. O cara estava odiando trabalhar de camisa em um escritório. Estava fazendo por que havia tido um acidente como eletricista e não podia mais trabalhar na área.

[one_half]“Keep doing the right. God is building character in you, and you are passing that test. Remember, the greater the struggle, the greater the reward.” ― Joel OsteenYour Best Life Now: 7 Steps to Living at Your Full Potential[/one_half]

Por isso, saiba que independente do que você escolher ou da situação em que você estiver agora, independente dos rótulos que lhe colocaram ou que você mesmo aceitou, você tem hoje a chance de começar novamente e começar muito bem. Uma vez o humorista Sérgio Malandro disse algo tão brega como importante, ele disse: “Na roda gigante da vida, nunca cuspa em quem está embaixo quando você está por cima, por que ela está sempre girando.”

E é isso que eu mais vejo por aqui. Você conhece a menina limpando chão do McDonalds, sem muitos amigos, considerada sem muita beleza ou sem um corpo padrão para os outros e 3 anos depois ela está trabalhando em uma grande empresa, casada com um australiano gente boa, rica, dirigindo uma Mercedes SUV e com a mesma humildade do tempo que limpava chão do McDonalds.

Por isso, não se limite pelos rótulos que tentam lhe impor nem pela situação que você está vivendo no momento, em poucos segundos, dias, meses ou anos, tudo pode mudar para muito melhor.

“Have courage for the great sorrows of life and patience for the small ones; and when you have laboriously accomplished your daily task, go to sleep in peace. God is awake.” ― Victor Hugo

Quando meu amigo que fazia reposição em supermercados me ligou uma vez chorando após ter passado o dia limpando chão na Fox Studios aos 30 anos de idade, eu lhe disse que ele não deveria se desesperar que aquilo era apenas uma fase e que em breve iria passar. Hoje, alguns anos depois, ele está casado, trabalhando em um alto cargo, já comprou seu apartamento e me ligou semana passada dizendo que está estudando a possibilidade de voltar para a Austrália, desta vez, trabalhando na sua área de atuação.

Mas o mais importante é passar por tudo isso sem perder a alma, mas se tornando uma pessoa a cada dia melhor, pois não importa se você está com um aspirador nas costas limpando banheiros, ou se está em um escritório no alto de um prédio em Sydney tomando decisões, o mais importante é se você está feliz e o quanto isso está lhe melhorando como pessoa.

No mais, o importante é saber que em um momento tudo pode mudar, e invariavelmente muda, para melhor para aqueles com bom coração que buscam se melhorar como pessoas e ajudar quem precisa de uma mão. E infelizmente para pior, para quem toma o caminho contrário, independente da posição de cada um.

Torço para que tudo caminhe sempre para o melhor na vida de cada um de vocês que leem o blog e saibam que a paciência, persistência e determinação, quando vindas de um coração íntegro e sincero, não tem limites para o que podem alcançar.

Seja sempre positivo, espere o melhor, junte-se a pessoas que querem o seu bem e saiba que você não precisa se preocupar, por que At the End, Everything is gonna be alright!

Para Guardar

1 – Nem todo mundo vai torcer por você, por isso é importante identificar as pessoas que estão dispostas a lhe ajudar a atingir seus objetivos e se juntar a elas e se afastar de quem faz o oposto. – “Surround yourself with only people who are going to lift you higher.” -Oprah Winfrey 

2 – Seja sempre grato a quem lhe ajuda e lhe dá a mão. Tem um ditado chinês que diz: “Ao beber a água, não se esqueça de agradecer a fonte”

3 – Ande com pessoas positivas. Quem só vê problemas e dificuldades em tudo apenas irá tornar sua caminhada mais difícil.

4 – Entenda os momentos difíceis como uma etapa e não como algo permanente em sua vida.

5 – Não importa sua aparência, classe social, educação, passado ou fracassos. Se você está disposto a conquistar algo você pode se surpreender o quão longe você pode chegar.

6 – Não desista quando estiver mais difícil: Em 1952, Florence May Chadwick tentou nadar os 26 milhas entre Catalina Island e a costa da Califórnia. Durante o trajeto ela ficou muito cansada e pensou em desistir várias vezes. De repente baixou uma forte neblina e ela não mais conseguia ver para onde estava indo. Já cansada ela desistiu e voltou para o barco. Quando a neblina baixou ela viu que faltava menos de 1 milha para ela completar o trajeto.

Quando estamos mais cansados é geralmente quando estamos próximos de alcançar a vitória. Não desista mesmo quando tudo lhe disser para desistir.

7 – Escolha aquilo que é bom. Desde pequeno nós sabemos que devemos comer legumes, estudar e fazer exercícios. Hoje, já adulto, você sabe o que é bom para sua vida, o problema é que muitas vezes tentamos atalhos ou escolhemos aquilo que sabemos que é pior ainda que esperando que aquilo vai nos fazer melhor. Jesus uma vez perguntou: Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Da mesma forma nós sabemos o resultado daquilo que vamos colher daquilo que escolhemos fazer.Daqui 6 meses, um ano, dois, ou mais sua vida pode ser muito melhor em todos os aspectos do que é hoje. Só depende de você. Plante hoje as sementes daquilo que você espera colher amanhã.

8 – Ajude quem precisa. Da mesma maneira que você foi ajudado busque ajudar alguém a atingir seus objetivos. Esteja disposto a receber a ingratidão em troca, mas não deixe isso lhe impedir de continuar ajudando.

9 – Se algo parece bom demais para ser verdade geralmente é. Esta semana eu comprei online um barbeador elétrico que custa $280,00 dólares por apenas $53,00. Ontem descobri que se tratava de uma fraude. Por isso quando lhe apresentarem algo que parece bom demais para ser verdade, muito barato ou que não exige muito sacrifício desconfie. Qualquer coisa que vale a pena na vida dá trabalho.

10 – Tenha fé, creia e saiba que você, independente das suas limitações, tem tudo para conseguir qualquer coisa nobre que se empenhar para conseguir nesta vida.

11 – E por último. Escolha suas batalhas. Muitas pessoas ou situações irão tentar te distrair de seus objetivos. Escolha quais batalhas valem a pena lutar e ignore as demais, elas são apenas distrações para lhe impedir de atingir seus sonhos. A batalha mais fácil de vencermos é aquela que nem entramos para lutar. Saiba o que e quem você deve ignorar.

“When I despair, I remember that all through history the way of truth and love have always won. There have been tyrants and murderers, and for a time, they can seem invincible, but in the end, they always fall and the good always prevail. Think of it–always.” ― Mahatma Gandhi

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleQuanto Custa Viver em Sydney
Next articleChoque Cultural na Austrália e no Brasil
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

27 COMMENTS

  1. Jerry mesmo sem agente ter um contato pessoal, ou sem mesmo voce ter me visto, os seus textos mudaram minhas metas de vida, me deu uma percepçao diferente doque eu tenho hoje sobre a Australia e suas palavras as vezes severas mostrando que nada é um mar de rosas, mas que com um trabalho duro, paciencia, e percistencia tudo pode e vai dar certo.
    Voce pode ou não acreditar mas passei 2 semanas lendo pesquisando e m. informando sobre a australia, e vi que tudo oque vc fala é verdade. e passei tudo oque aprendi com voce a dois amigos e hoje estamos anos preparando para ir tentar a vida na Australia, hoje so tenho a agradecer por ter mudado a minha vida mesmo que de uma forma indireta e tenho fe que logo menos estarei ai na Australia

  2. Excelente post Jerry! Caiu como uma luva pra mim…estou passando por uma crise, mas tenho fé e sei que aqui na Australia se trabalharmos direito e fizermos o bem, o céu é o limite.

  3. Post perfeito, muitas vezes penso se meus objetivos vão se realizar e se deveria desistir deles e buscar algo que aparenta ser mais concreto. No entanto seus textos inspiram e não me fazem esquecer do que desejo e da importância dos meus objetivos para mim. Obrigado, abraços!!

  4. Belo texto, parabéns!
    Todos que pretendem tentar uma vida na Austrália deveriam lê-lo. Você mencionou algo no texto que sempre digo para meus amigos: Na Austrália, basta você querer, uma hora você vai ter, basta manter o foco.

    abraço

  5. Demais o texto! Amei o jeito que você incentiva as pessoas. Injeção de ânimo não só pra quem está aqui na Austrália, mas para qualquer um.

  6. Jerry esse texto foi sensacional. Só um palavrão para descrever a intensidade dele.

    Tenho certeza que todos que buscam um lugar ao sol na Australia, ao ler esse texto, simplesmente esquecem as dificuldades e focam nas soluções e se planejam mais e mais para atingir o seus objetivos.

    Parabéns. Continue nos guiando.

    Abraços.

  7. Sem comentarios Jerry… Fui muito abençoada pelo teu post, foi a injeção de animo que eu precisava nesse dia! Sua vida é uma inspiração e creio que isso é fruto do q vc tem plantado… God bless u!

  8. Como dizem aqui, Well done mate.
    Comecei a acompanhar ha pouco tempo o blog, mas, de tudo que li, nao achei nada do que reclamar. E olha que sou chato. kkk.
    Serio, os textos servem muito de referencial para quem vem ou que ja esta aqui.
    Estou completando dois anos em Junho aqui na Aussie Land e nao poderia estar mais feliz.
    Parabens pelo blog. Deus abencoe.

  9. Ótimo texto Jerry. Muito Obrigado…
    Sou engenheiro de produção no Brasil e à 1 semana deixei meu trabalho para buscar alguns objetivos na Austrália…estou indo para Melbourne, inicialmente serão 6 meses de inglês com o objetivo de no final tirar 7 no IELTS e depois tentarei cursar uma especialização ou pos-graduação.

  10. Jerry, te admiro muito pelo tempo de você dedica para compartilhar das tuas experiencias nestes posts sem esperar nada em troca, apenas para ajudar, orientar e incentivar as pessoas que tem um sonho parecido com o seu… eu sou uma delas e pode ter certeza que mesmo sem te conhecer vc já fez diferença na minha vida! Obrigada pelas informações e pelas palavras! Abraço.

  11. Oi Jerry! Já leio o seu blog há um tempão e depois de muito refletir estou indo para Melbourne em Setembro! E é tão bom ouvir palavras de incentivo. Acho que o brasileiro sempre terá esse “defeito” que é ter medo do sucesso do outro. É bom saber que a nossa grama é tão verde ou tão marrom quanto a do vizinho!
    E eu aprendi cedo a escolher as batalhas, manter apenas as pessoas “colaboradoras” na minha vida. E no mundo inteiro esforço = recompensa! Sempre! É como a velha e boa parábola da Cigarra e da Formiga. Sucesso para todos nós!

  12. Não é à toa que fomos fã do Ayrton Senna! Estou em Gold Coast há três semana e a simples tarefa de pedir uma informação parece um sacrifício sem fim quando não se tem o domínio da língua,mas daqui um tempo meu inglês estará muito melhor e o sol brilhará para mim também!

  13. Everything Is Gonna Be Alright
    Incrível como eu sempre falo isso! uma vez minha ex chefe que hoje nao esta mais comigo disse: “você é irritantemente positivo, não aguento mais ouvir que vai dar tudo certo” talvez por isso ela não esteja mais comigo.
    Uma das coisas que eu aprendi sobre pessoas é que a maioria delas precisa ser nutrida com coisas que lhe ajudem na caminhada. O nutrientes são tao diversos quanto as raças. Uns precisam ouvir palavras de otimismo, outros ver, outros tocar, outros precisam pensar e lembrar da família que torce por eles (Nelson Mandela), outros precisam de um amor, cada um é nutrido e estimulado por algo. No meu caso o que me nutre é o desejo de me sacrificar para que minha descendência floreça. Os sacrifícios que vou fazer hoje e amanhã serão determinantes para definir a qualidade de vida que minha futura família terá.

  14. Gostaria de agradecer pelo texto, eu faço um intercambio na Irlanda, as vezes sinto que não vou conseguir aprender essa língua que para muitos é tão fácil. Mas não penso e nem quero desistir. Bjao grande a todos e Muita Energia Positiva!!

  15. Jerry, muito bom seu post. Sei exatamente o que significa. Estou deixando uma vida de escritório no meu trabalho de marketing para fazer brigadeiro e nunca me senti tao feliz!!! Bjs pra vc e pra Mi.

  16. Parabéns pelo seu trabalho! Muito bom mesmo! Jerry, já morei em Brisbane durante 4 meses e fiz o IELTS por lá (que já expirou, preciso renovar) .Fui cleaner e sei que não é moleza. Tenho dúvida se é possível, no visto de estudante, pagar as despesas para se manter e ainda guardar um dinheiro para fazer um TAFE ou faculdade aí em Sydney. Acho que levaria muito tempo para conseguir o dinheiro para pagar os semestres e quando começasse a cursar a faculdade, teria pouco tempo para trabalhar, o que atrapalharia o pagamento do semestre seguinte. É um objetivo possível? Dá pra economizar uma grana para a faculdade e ainda se manter? (Considerando o trabalho além das 20 horas) Abraço

  17. Excelente texto Jerry. Oro pra que um dia possa olhar pra trás e ver o resultado do plantio que fiz. De fato já posso colher muita coisa do que plantei a tempos atrás. Obrigado pelo texto, motivou demais!!

  18. Já disse várias vezes que a Austrália entrará em recessão, já deixou claro que é difícil morar aí, sabe que brasileiros não são os melhores exemplos de pessoas segundo alguns, mas, mesmo assim, o coração é tão grande, que o amigo quer partilhar o que o mundo tem de bom com todos, tirar de cada um o melhor, dando de graça o que há de melhor em suas lições particulares de vida.
    Continue sempre generoso assim.
    Você, uma vez mais, com seus conselhos, me fez ganhar o dia!
    Obrigado!

LEAVE A REPLY