Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Emprego para Estudantes na Austrália

Trabalho na Austrália

Emprego para Estudantes na Austrália

Tenho recebido muitos emails perguntando sobre a situação dos empregos para estudantes na Austrália, desta forma resolvi criar um post para ajudar a esclarecer a dúvida mais comum de quem pretende vir com um visto de estudante para cá.

Primeiramente, quando se fala em empregos para estudantes estamos considerando os empregos mais comuns para quem está neste tipo de visto: Garçom, cleaner, babysitter, entregador de pizza, entre outros do tipo. Os estudantes podem trabalhar o máximo de 20 horas por semana na Austrália. Os empregos para estudantes variam de salários entre 10 e 20 dólares por hora em média (dependendo do trabalho).

Há uns 2, 3 anos sempre passava um cenário um tanto pessimista para quem estava nesta situação. De fato, há 2, 3 anos a conquista de um emprego aqui (por mais simples que ele pudesse parecer) para um estudante não era fácil. Apesar de estar aqui em outro tipo de visto na época (o de trabalho) e trabalhar na minha área (IT), tinha muito contato com amigos estudantes e estudantes na faculdade que cursava  (e ainda curso).

Não era raro ouvir reclamações sobre a dificuldade de se conseguir um emprego. Um dos meus melhores amigos de faculdade, um suiço que possuia um inglês impecável, vivia reclamando que não conseguia arrumar um emprego, enquanto outros, já empregados, reclamavam por não conseguir shifts suficientes.

Contudo, minha visão ao voltar para a Austrália, depois de quase 1 ano fora, é mais otimista. Primeiro pelo fato de que com a mudança nas regras de imigração muitos estudantes foram embora, desta forma diminuiu o número de aplicantes para estas vagas. Além disso, muitos dos que foram embora deixaram seus empregos disponíveis.

Por outro lado, algo que tabém reparei é o grande aumento no número de australianos ocupando empregos que antigamente eram mais comuns a estudantes. Sendo assin, pode ser que por um lado existam mais empregos, mas por outro tenha aumentado também a procura por parte dos australianos.

Desta forma, pelo que pouco tenho visto por aqui, conseguir um emprego como estudantes nestas áreas não tem sido tão difícil como no passado, mas isso não quer dizer que é fácil. É claro que o nível de inglês e alguma experiência sempre ajudam.

Pra quem pretende conseguir um emprego ao chegar aqui, sugiro conferir os sites de emprego como seek.com.au, mycareer.com.au e até o GumTree. Tenha sempre um currículo específico para cada emprego que você está aplicando. Por exemplo, caso aplique para uma vaga de estoquista não entregue um currículo com sua experiência como barista.

Seguem abaixo alguns modelos de currículos:

Barista

Cleaner

Babysitter

Como são os Empregos para Estudantes na Austrália

Alguns empregos mais comuns a estudantes e que você deve estar atento quando procurar um emprego aqui:

  • Barista: Prepara cafés, serve mesas, organiza o local, limpa se necessário, prepara bebidas, atende os clientes
  • Cleaner: Limpa escritórios, estabelecimentos comerciais, passa aspirador, limpa mesas, banheiros, etc.
  • Babá: Cuida de crianças, pega na escola, troca fraldas, dá banho, ajuda na preparação da comida, alimenta as crianças e muitas vezes organiza a casa.
  • Entregador de Pizza: Basicamente apenas entrega pizzas, coleta o pagamento e quando necessário lava os materias e atente clientes. Um dos empregos mais tranquilos, mas não paga muito bem e precisa ter veículo próprio.
  • Repositor: Trabalha em supermercados repondo os produtos na prateleira. Parece tranquilo, mas é bastante puxado. Na maioria das vezes é um emprego noturno que se faz das 10 da noite às 6 da manhã.
  • Labour: Bastante puxado. Trabalha na obra carregando materiais, usando britadeira, preparando cimento, etc.
  • Garçonete: Também considero um emprego um pouco puxado. Precisa ter rítmo e bom preparo. As caixinhas aqui na Austrália são bastante fracas, ao contrário por exemplo dos EUA onde pelo menos 10% do valor da conta fica de caixinha pro garçom. Por outro lado, os salários variam de $14 a $20 por hora. Nada mal para quem está aqui como estudante.

Da pra Se Manter como Estudante na Austrália?

Sim, na maioria das vezes dá, mas claro que vai depender do padrão de vida que se leve e das circunstâncias. Não dá pra ter uma vida luxuosa, na verdade dá pra ter uma vida muito apertada, mas dá pra pagar a shared, o curso, alimentação e transporte. Não aobra nem pra cortar o cabelo. Vai depender bastante do quanto se trabalha. Trabalhando 20 horas por semana  (o permitido por lei) com um excelente salário por hora (cerca de $20) dá pra pagar tudo, mas bem justo, sem muitas sobras. $20 por hora é um salário muito bom. Para se entregar pizzas por exemplo o salário é $12 por hora + 1 dólar por entrega) . Se faz em média 3 a 4 entregas por hora, mas você tem que pagar sua própria gasolina.

Um estudante gasta em media aqui:

  • Shared: 200 por semana
  • Curso ruim: 125 por semana (Não inglês, mas diploma)
  • Transporte: $40 por semana
  • Alimentação: $100 por semana (sem regalias)
  • Celular: 29 por mês

Total: Aproximadamente $2000 dólares por mês.

Tem que contar despesas extras como plano de saúde (anual ou pela duração do visto para estudantes), balada, imprevistos, etc.

O ideal para quem vem pra cá é trazer uma grana para se manter pelos primeiros 3 meses sem precisar trabalhar mais uma grana pra comprar um notebook (caso não se traga um do Brasil), celular e o bond da shared. Recomendo trazer cerca de $5000.00 dólares. O resto, é possível conseguir trabalhando aqui, pois os primeiros 3 meses são geralmente os mais complicados. Não faça a locura de chegar aqui com $500,00 dólares no bolso esperando pelo melhor. Já vi muita gente fazer isso e se dar mal. Não vale a pena. É melhor esperar um pouco e chegar aqui com uma certa sobra para poder se adaptar e curtir.

Além disso, vir para a Austrália e chegar aqui já desesperado é falta de bom senso. As primeiras semanas são para curtir, conhecer os lugares, curtir o curso sem se estressar. Se não for assim não vale a pena.

Continue Reading
Advertisement
You may also like...
13 Comments

13 Comments

  1. Vitor

    February 13, 2011 at 7:07 pm

    Ótimo post, muito obrigado
    Forte abraço e boa semana

  2. Emanoel

    February 14, 2011 at 4:48 am

    Valeu Jerry!

  3. Vinícius Faria

    February 14, 2011 at 10:56 am

    Parabéns Jerry!
    Mais um post de grande relevância.

    Grande abraço.

  4. Druida

    February 15, 2011 at 6:14 am

    gostei das dicas do seu blog
    tenho um do mesmo modelo sobre a vida na Italia
    valeu pelas dicas e vou passar pra quem tiver interesse como eu de ir pra Australia,mesmo que a turismo.

    valeu

    Druida

  5. Christian Di Palma

    February 15, 2011 at 6:28 pm

    Ótimo post Jeery, suas dicas são muito valiosas! Eu adoraria ter conhecido seu site muito antes de ter ido para a Australia. Um abraço!

  6. Rafael

    February 15, 2011 at 9:55 pm

    Olá Jerry, achei seu post relevante porém ainda pessimista. Do modo que você cita os cálculos mensais da a entender que os estudantes msm ganhando 20 dolares/h ainda sim passariam necessidades, o que é parcialmente errôneo dependendo do estilo de vida. Outra tópico é quando você se refere ao pagamento de cursos, tenho amigos que renovaram seus vistos com cursos do TAFE, o que está longe de ser um curso ruim para quem deseja um diploma, isso claro com mto esforço, porém apenas com o suor do trabalho na Austrália. Se essa é sua visão otimista, não gostaria de ler a pessimista.

    • Jerry

      February 15, 2011 at 10:28 pm

      Oi Rafel

      Os cursos TAFE custam de 9 a 21 mil dólares por ano para um estudante estrangeiro, neste caso você pode aumentar o valor do curso de $125 (minha visão pessimista que você falou) para 1000 dólares por mês. Eu conheço pouquíssimos estudantes brasileiros (no visto de estudante) que fazem TAFE aqui, apenas residentes, pois o TAFE não dá direito a aplicação para a residência após o témino do curso e não é reconhecido no Brasil, além de ser um curso bastante caro e para gastar 12 mil por ano em um curso diploma é melhor fazer faculdade. O TAFE (Que realmente é um bom curso) só vale a pena pra quem é residente, pois neste caso, sendo residente australiano, o curso cai para uns $900 por ano, menos de $90 por mês. uma gigantesca diferença.

      Um TAFE Em IT (Diploma) By the way, pra quem não sabe TAFE é como um curso técnico no Brasil, tipo Senai, etc. Bom, um curso de IT no Tafe para design de games por exemplo para estudantes internacionais custa cerca de $20 mil dólares por ano.

      http://www.detinternational.nsw.edu.au/tafe/courses/certificate_diploma_courses/c19050.html

      Outro fator, $20 dólares por hora de salário é uma visão otimista para a amioria dos empregos comuns a estudantes. Além disso, estou levando em conta alguém que trabalha dentro das horas permitidas por lei, ou seja, 20 horas por semana e não alguém que trabalha ilegalmente. NEstas condições a pessoa consegue fazer $1600,00 dólares por mês de sário (bruto) o que dá uns $1250,00 líquido.

      Levando em conta que qualquer shared muito meia boca nõa sai por menos de $200,00 por semana, sobram 450,00 dólares no bolso para alimentação, pagar o curso, transporte, diversão e despesas extras.

      Outra coisa, $20/hora é uma visão muuuuitooo otimista. O Glória Jeans, a maior rede de cafés aqui da Austrália paga de $15 – $19.99 por hora. Isso que lá só vejo australianos trabalhando. Além é claro, de que para pegar um emprego destes lá precisa ser residente, pois eles não contratam muito estudantes estrangeiros (no visto de estudante) para trabalhar mais do que o permitido por lei. Tenho 3 amigos que trabalham lá e os 3 são australianos.

      http://www.seek.com.au/Job/gloria-jeans-coffee-wants-full-time-barista-all-rounder/in/sydney-cbd-inner-west-eastern-suburbs/18962554

      Kitchen Hand chega a fazer cerca de $10 por hora.

      http://www.seek.com.au/Job/barista-sandwichhand-all-rounder/in/sydney-north-shore-northern-beaches/19084942

      Claro que existem opções melhores, mas pra quem tem experiência de 2 anos em hospitality, cursos na área, ter carro, etc, o que não é o caso de quem chega como estudante aqui.

      http://www.seek.com.au/Job/catering-assistants-kitchen-hands-barista-s-wait-staff/in/sydney/18967655

      Sendo assim, pode ter certeza que eu fui bem otimista em tudo o que eu falei aqui. Acredito que há bastante oportunidades aqui para quem tem bom senso e é honesto.

      • Mael

        March 31, 2013 at 4:59 pm

        Ola Jerry

        Entao a Tafe nao ajuda aplicacao de residencia depois do termino do curso. Voce poderia informar qual Instituicao de TI daria esta oportunidade?

  7. Andre

    February 28, 2013 at 3:50 am

    Eu moro no Japao, estou pensando em ir pra Australia estudar ingles, no meu caso so tenho ItilV3 que tirei aqui, mas tinha intencao em trabalhar numa fabrica(producao, linha de montagem).
    e entao estudar em paralelo, quanto a shift eu nao teria problemas a vida aqui e carregada, teria alguma dica? tem Brasileiros em fabricas?

  8. Ricardo

    December 12, 2013 at 11:46 am

    Cara eu achei legal o seu post mais estou com uma duvida no caso trabalhando por 20 horas semanais a 20/h daria 400 AU$ e por semana não cobriria os gastos que você colocou la em cima então para estudante fica muiiito apertado para comer estudar e transporte é isso mesmo?

  9. Pingback: O que Fazer Antes de Procurar Emprego na Austrália | Brazil Austrália

  10. Pingback: Tudo O que Você Precisa Para Conquistar Seus Sonhos na Austrália

  11. Amanda

    July 14, 2016 at 5:37 am

    Entendo que sua intenção seja ajudar, mas existem alguns equívocos no seu post.

    1. O salário mínimo na Australia atualmente é de $17.70 por hora. Dependendo do tipo de trabalho esse valor pode ser maior. Lembrando que existe acréscimo para quem trabalha final de semana, feriado e na parte da noite. Entendo e sei que existem empresas que oferecem salários mais baixos, principalmente em cash hand. Porém pagar menos é contra a lei e passível de penalidades.

    No site do Fairworks é possível verificar essas questōes e calcular o salário pelo tipo de trabalho, por exemplo: Cleaning service employee Level 1 = $18.91 per hour full-time, $23.64 Casual, $21.75 Part-time.

    2. A cada dia que passa a Australia está mais rigorosa em seu critério para aprovação do visto de estudante. Com a nova regra divulgada 01/07 pela imigração, algumas escolas e cursos estão sendo cortados da lista de instituições cadastradas, exatamente por serem considerados sem qualidade. É preciso ficar atento as escolas que são cadastradas para não ter problema com a aprovação do visto.

    4. Em 3 anos na Australia eu nunca achei que estava fácil achar emprego, existem muitos estudantes no país com os mesmos objetivos, pessoas de todas as nacionalidades. É preciso ter um bom planejamento antes de chegar, principalmente financeiro. Muito do que irá acontecer dependerá mais da própria pessoa do que dos outros, persistência e força de vontade são fundamentais. Além da habilidade com o Inglês, claro. A escolha de um bom curso é muito importante.

    Eu, particularmente, sugiro para todos que me perguntam sobre a Australia que olhem a lista de emprego em demanda no país antes de mais nada, vejam se existe alguma área que lhes interesse ou se a sua área está lá. Caso esteja, veja o que é preciso fazer para validar o diploma e trabalhar na área antes de chegar. Porém, se ela não está e existe uma outra que tenha interesse, entre no país já com o planejamento de fazer o curso relacionado. Assim, as possibilidades de migrar para lá serão maiores.

    Existem cursos vocacionais de duração superior a 2 anos que possibilitam ao estudante a tirar um outro visto, após o termino do curso, o qual ele tem a permissão de ficar por mais 2 anos no país apenas trabalhando.

    Viver na Australia não é fácil, o custo de vida é alto e nem sempre boas oportunidades e boas pessoas irão aparecer no caminho. Planejamento é tudo!!

    Fontes:
    https://www.fwc.gov.au/awards-and-agreements/minimum-wages-conditions/national-minimum-wage-orders
    https://www.fairwork.gov.au/pay/minimum-wages/pay-guides
    http://www.border.gov.au
    http://www.studyinaustralia.gov.au/global/australian-education

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Trabalho na Austrália

Jerry Strazzeri no Youtube

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: