Perguntaram para o ganhador da loteria Australiana que acabara de de ganhar 1 milhão de dólares: O que o senhor vai fazer com o dinheiro? Comprar um apartamento – respondeu ele. E o resto? – Continuou a reporter. O resto eu vou financiar. Apesar desta história ser uma piada ela não está nem um pouco fora da realidade Australiana. De fato, com 1 milhão de dólares, se você tiver muita sorte, você consegue apenas comprar um bom bom apartamento de 3 dormitórios em um bairro legal.

Um recente estudo feito pelo jornal inglês The Telegraph listou as 10 cidades mais caras do mundo e Sydney figura na sexta posição seguido por Melbourne em sétimo, sendo mais caro que cidades famosas pelo alto custo de vida como Londres ou Nova Iorque.

Por um tempo sempre acreditei que apesar de caro, os salários australianos compensavam o alto custo de vida, afinal, se viver aqui é tão caro, os salários na Austrália deveriam estar entre os mais altos do mundo, mas segundo um estudo da revista americana Forbes, nenhuma cidade australiana esta listada entre as dez cidades com os maiores salários do mundo.

Comentei aqui em outro post semana passada que conhecemos uma nova iorquina em uma loja de lustres em Artarmon (um bairro aqui de Sydney). Ela, que mudou para a Austrália há 4 anos depois que se casou com um australiano que conheceu nos EUA, disse que ficou impressionada quando chegou aqui ao saber que o mesmo cargo que ela exercia em NY em uma grande loja de departamentos, aqui (também em uma grande loja de departamentos) pagava cerca de 40% menos do que ela ganhava nos EUA, desta forma ela optou por montar a loja de lustres com o marido.

Durante este tempo nos EUA notei que para cargos maiores os salários nos EUA são consideravelmente maiores que na Austrália, mas não os 40% mencionados por ela.

Outro fator importante é que os impostos na Austrália são também bastante altos e o imposto ao indivíduo varia de 0 a 45%, ou seja, dependendo do seu salário você pode acabar pagando quase metade do seu salário em impostos. Um amigo que trabalha na área comercial de uma empresa aqui na Austrália me disse que praticamente metade do seu salário todo os anos vai para impostos.

Além disso, há outros custos do dia a dia como pedágios urbanos, street parking e outras taxas que acabam encarecendo a vida no país. Para tornar tudo ainda mais caro, o valor dos imóveis e alimentação aqui na Austrália são bastante altos.

O post começou com uma piada, mas de fato aqui na Austrália um milhão de dólares não lher permite comprar nada além de um apartamento de 3 dormitório em um bom bairro. E não pense que eles consideram um valor absurdo para um imóvel aqui, pois este tipo de imóvel vende e vende bastante rápido.

Mas é claro que nem tudo são apenas gastos, pois além da excelente qualidade de vida, há muitos incentivos do governo que tornam a vida aqui mais agradável. Um exemplo é o benefício durante a gravidês em que a mulher pode receber até cerca de $550,00 dólares por semana por até 6 meses (desde que tenha parado de trabalhar e não esteja recebendo nenhum salário ou pagamento durante este período). Outra vantagem são os hospitais públicos que possuem uma qualidade satisfatória, contudo, dependendo da faixa salárial você precisa ter plano de saúde, caso contrário é descontado no imposto.

Apartamento.

Separei alguns exemplos de apartamentos que se compra aqui na Austrália por cerca de 1 milhão de dólares. A maioria destes apartamentos se encontram nas melhores áreas de Sydney como Northern Beaches (Dee Why, Manly, Balgowlah, Narrabeen, etc) Bondi (Bondi, Bondi Beach, Bondi Junction e North Bondy), North Shore Lower (Mosman, Crermone, Neutral Bay, Balmoral, North Sydney…)

Bondi, Sydney, NSW- 3 dormitórios, 2 banheiros, 2 vagas
Valor: $1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil)

É Caro Viver na Austrália? 2009071578 6 FS

É Caro Viver na Austrália? 2009071578 5 FS

É Caro Viver na Austrália? 2009071578 2 FS

Dee Why , Sydney, NSW- 3 dorm, 3 banheiros, 2 vagas
Valor: $2.500.000,00 (2.5 milhões)
Este apartamento temos que relevar, pois possui uma excelente vista da praia de Dee Why

É Caro Viver na Austrália? 2008887501 1 FS

É Caro Viver na Austrália? 2008887501 5 FS

É Caro Viver na Austrália? 2008887501 6 FS

Um detalhe é que qualquer apartamento com vista aqui, por menor que ela seja, é bastante caro.

Recentemente eles fizeram uma quase “campanha” para bocoitar o mercado imobiliário para ver se os preços abaixavam, mas acabou não funcionando e os imóveis ficaram inclusive mais caros.

A Austrália é um lugar sensacional, mas na relação custo x benefício, algumas cidades americanas oferecem vantagens semelhantes a custos bem menores. Vamos pegar como exemplo a área mais cara de Los Angeles, uma das cidades mais caras do mundo. No caso, o famoso bairro de Beverly Hills.

Beverly Hills, CA 90210
Casa – 3 dorms, 3 banheiros, 3 vagas
Valor:$ 1.450.000,00 (Um milhão e quatrocentos mil)

É Caro Viver na Austrália? bh1

É Caro Viver na Austrália? bh2

É Caro Viver na Austrália? bh3

É Caro Viver na Austrália? bh4

É preciso levar em consideração também que o custo de vida é mais baixo nos EUA.

Esta semana estava assistindo uma entrevista com um ator e roteirista australiano que criou uma série de tv que ficou famosa por aqui e recentemente foi comprada por um estúdio americano. Ele acabou sendo escolhido para fazer o mesmo papel na série que fazia aqui na Austrália e teve que se mudar para Los Angeles. O entrevistador perguntou se ele planejava voltar para a Austrália e ele foi categórico em falar que não. Ele disse que estava tendo uma vida muito boa em Los Angeles e que pretendia morar por lá mesmo.

É curioso que a Michelle tem uma amga Australiana que há alguns anos foi escolhida por um estúdio de Hollywood para o papel principal em um filme de bastante sucesso. Ela acabou se mudando para os EUA e não voltou mais.

Talvez o custo de vida nos EUA acabe trazendo um maior poder de compra. Assim, com o dinheiro que aqui você mora num bom apartamento de 3 dormitórios perto da praia, compra uma SUV japonesa e vai esquiar no inverno em Thredbo, nos EUA você mora numa boa casa em Berverly Hills, dirige uma BMW X6 zero e vai esquiar no Colorado. No fundo as pessoas acabam procurando o melhor retorno pelo investimento.

Mas Ainda Vale a Pena Morar na Austrália?

É Caro Viver na Austrália? 27306 Dee why
Dee Why Beach – Sydney

Sou suspeito para falar, pois amo viver aqui. Acho a Sydney um dos melhores lugares do mundo pra se viver e outros fatores como a igreja, segurança e praias fantásticas me fazem não querer sair daqui para nada. Além disso, assim como eu disse, aqui você tem um alto custo de vida, mas como residente ou cidadão australiano, o governo lhe proporciona muitas facilidades como acesso à saúde e educação.

Por outro lado, quando você casa e começa a pensar em ter filhos suas prioridades naturalmente vão mudando e você acaba colocando as vantagens e desvantagens na balança para ver o que compensa mais para sua família. Quando você tem vinte e poucos anos tudo é maravilhoso e sua preocupação é ir para a praia aos finais de semana e ganhar algum dinheiro para viajar. Depois de um tempo sua maior preocupação é sua família e prover a melhor qualidade de vida possível para ela. Assim, você precisa ver não qual é a melhor cidade do mundo para se viver, mas sim qual é a melhor cidade do mundo para você ou sua família viverem.

Sendo assim, não existe cidade melhor ou pior, pois no final das contas as características e prioridades de cada um vão acabar definindo isso. Hoje, pra mim, de acordo com minhas prioridades, tanto a Austrália como os EUA seriam excelentes lugares para morar, mas ainda assim, por enquanto, ainda prefiro morar aqui. God Bless Australia

E pra você? Qual o melhor lugar do mundo para se viver.

Solicite Orçamento 160×160

SHARE
Previous articleVerdades e Mentiras Sobre a Austrália
Next articleOrgulho de Ser Oque?
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

13 COMMENTS

  1. Acho que o melhor lugar para se viver, é onde você é querido pelas pessoas ao seu redor, pode curtir umas boas paisagens, e viva bem.

    Nossa os imóveis na AUS, parecem bem caros mesmo. Em relação ao impostos, vish! tá igual ao Brasil.

    Fik na paz Jerry!

    Sempre aprendendo com seus posts.

  2. Sempre excelentes posts! Parabéns! Vou só acrescentar com dois comentários.

    A minha leitura dos salários na Austrália é a seguinte. Na Austrália a distância entre o menor e o maior salários é muito pequena. O cara que trabalha ganhando por hora servindo café pode ganhar tanto ou mais que alguém que tem terceiro grau e trabalha full-time. Isto faz com que a grande maioria tenha acesso a uma qualidade de vida invejável. Onde morei era muito comum ver Engenheiros e motoristas de ônibus morando lado a lada, em casas idênticas.

    Contudo isto acaba gerando no Australiano uma sensação de comodidade. Não é atoa que o índice de Universitários na Austrália é muito baixo se comparado a outros países que também estão em desenvolvimento. Muitos jovens se contentam em parar depois do Highschool para serem barmans, auxiliares de escritório ou outros empregos que seriam considerados sub-empregos aqui no Brasil. E todos eles vão tem condição de arcar com uma casa, um carro e uma qualidade de vida muitas vezes superior a que Engenheiros e Médicos tem aqui no Brasil.

    Hoje a Austrália enfrenta uma carência de mão-de-obra por conta disto e existem várias políticas para incentivar o jovem a ir se especializar.

    Eu diria que no Brasil o pobre é mais pobre e o rico é mais rico. Na Austrália todos são de classe média. Claro que é um exagero. Até porque lá tem muito mais Ferrari’s e iPhone’s do que em qualquer lugar aqui do Brasil.

    Quanto ao valor dos imóveis em Sydney. Você chegou a comparar com um apartamento semelhante no Leblon/RJ? Se comparar vai ver que o custo/benefício de Sydney é bem melhor! Talvez nem ache mais tão caro assim!

    Se puder, entre em contato comigo no alex.cfer@yahoo.com.br . Estou mudando definitivamente pra Austrália em breve e seria bom entrar em contato contigo!

  3. Excelente post Jerry! Pena que tem galera que acha que vc é pai de santo e tem que acertar em tudo rsrs

    Um blogueiro escreve sobre assuntos pertinentes ao dia a dia dele e nem sempre é possível imergir em conteúdo antes de postar…

    Mas uma coisa é fato, SP e RJ estão disparando rumo as cidades mais caras! Neste ano Sydney ficou em 14º e São Paulo em 10º fiquei extremamente surpreso com isto.

    Abraços

  4. Hey Jerry, desculpe meu portugues, ta? adoro seu blog e leio ha alguns anos (a parte from your break Lol). So um OBS.: tb nao precisa so morar em Sydney ne? Eu e meu marido compramos 5 acres com uma pequena casa na Tasmania em uma area linda demais por 1/4 do milhao 🙂 A Tasmania eh linda e um pouco mais barata p/ viajantes. Vale a pena! Continue escrevendo! adoro ler seu blog!!!

  5. Esta piada estava comum aqui em BSB pq com um R$ 1 milhão não é suficiente para comprar um BOM apartamento de 3 qts no plano piloto. Inclusive tem sido comuns as reportagens sobre brasileiros comprando apês em Miami. Depois dos problemas imobiliários nos EUA, os apês lá estão mais baratos que inferiores aqui. Entre Austrália, Estados Unidos e Brasil o que prefiro? Brasil, sem dúvida! Só pq eu sou daqui, gosto de comer comida brasileira, falar português, ter família e amigos por perto e, sempre que tenho condição, viajar para conhecer outros lugares e culturas (mesmo que a amizade com os estrangeiros se limitem praticamente a facebook).

  6. Oi, Jerry,

    sou professor universitário aqui em Salvador, e estou indo em novembro para Geelong, para fazer meu pós-doutorado, por um período de ano. Navegando na net para ler algo sobre como é a vida na Austrália, encontrei seu site. Queria te parabenizar pela iniciativa, pelo site em si e pelos posts, são muito bons mesmo! Parabéns! Seu site já está no meu Favoritos, sempre vou acessar!

  7. Não achei nada caro, apartamentos desse nível em cidades metropolitanas com os mais autos índices de qualidade de vida do Brasil custam tão caros quanto esses ai, com a diferença que é no Brasil, e não na Austrália.

  8. Valeu pela iniciativa do site. Para nós que estamos planejando uma mudança de ares é uma ferramenta muito importante.
    Tenho interesse em montar um negocio na Australia,sou empresario no ramo de alimentação (retaurante).Apreciaria se vc tivesse informação desta area como,aluguel de ponto comercial por metro quadrado ,região ou cidade mais favoravel,impostos ,etc
    Desde já agradeço.
    Gilson

LEAVE A REPLY