A Grande Barreira de Corais da Austrália é uma das sete maravilhas do mundo, patrimônio mundial da humanidade, uma das maiores bio estruturas vivas do mundo e é tão imensa que pode ser vista do espaço. Ufa! E para descrevê-la com perfeição eu diria que é um dos lugares mais deslumbrantes que eu já estive na minha vida.

Lembrar a sensação da estar lá, ainda me causa perplexidade, eu me senti tão pequenininha, olhando aquelas paredes de corais tão profundas. É algo tão impressionante que eu lembro de orar a Deus reconhecendo a Sua grandeza.

barreira de corais6 Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália barreira de corais6Se estende por mais de 2.300km (Distância de São Paulo à Natal) e esta localizada no estado de Queensland, é composta por mais de 3.000 recifes de corais; 600 ilhas, incluindo umas das mais famosas a Whitsunday, 300 ilhotas de coral e ilhas costeiras de mangue.

barreira de corais8 Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália barreira de corais8Não preciso nem falar que mergulhar e fazer snorkeling é algo espetacular, onde as você fica maravilhado em ver a vida marinha com mais de 1600 espécies de peixes, golfinhos, tartarugas, arraias, corais superincríveis e os temíveis tubarões. Para aqueles que não sabem nadar, existe a opção de um passeio de barco com o chão de vidro por 30 minutos.

barreira de corais4 Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália barreira de corais4Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália

Tá bom, mas como eu faço pra chegar lá?

Por ser tão grande, existe a possibilidade de ver a barreira de muitos locais, mas as principais cidades e pontos de saída dos tours turísticos são:

Cairns – QLD

cairns2 Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália cairns2

É a maior cidade da região. De lá saem a maioria dos barcos para a Grande Barreira de Corais, você ainda consegue vistar a Daintree Rainforest e o Cairns Esplanade. A cidade não é muito bonita e é cheia de orientais e jovens europeus backpackers. É a opções mais “em conta” pra se conhecer a Barreira de Corais e a que tem mais baladas e restaurantes. E é considerado por alguns a melhor visibilidade para mergulhar e snorkel.

cairns1 Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália cairns1

Port Douglas


arlie Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália arlie É uma cidadezinha bem menor mas muito charmosa próxima a Cairns. Tem a vibe muito mais calma tem aquele cenário de palmeiras e mar, os visitantes de lá estão em busca de descanso, sabe aquela galera com mais de 30? O preço fica entre Cairns e Arlie Beach.

Airlie Beach

É uma das principais saídas para a barreira de corais e é lá perto a famosíssimas ilhas Withsunday, sempre listada entre as TOP 5 praias no mundo (não preciso falar mais nada, né). É a opção mais cara e com os hotéis mais chiques da região. É considerada a pior visibilidade dos corais entre as 3 cidades.

Apesar de que todas as cidades existam lugares pra acampar e hostels com quartos compartilhados (shared rooms) por bons preços. (Dica da nossa Leitora Ana Luiza Brüning)

port douglas Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália port douglas

barreira de corais2 Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália barreira de corais2

Quando Ir?

Dica: De Novembro até Maio existe muito água viva na região e apesar dos tours proverem roupas especiais que ajudam a barrar a queimadura, algumas pessoas ainda se machucam e precisam de cuidados médicos. A melhor época para ir é de Junho à Setembro.

Clima

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Anual
Máxima (°C) 31 31 30 29 27 26 25 26 28 29 30 31 29
Minima (°C) 23 23 23 21 19 17 17 17 18 20 22 23 20

Qual Tour Comprar?

Os tours custam em média uns $200 por dia por pessoa.

Aqui não é a Europa que você tem que comprar tudo antes para conseguir visitar os pontos turísticos sem pegar muita fila. Então você pode deixar pra comprar na hora fora da alta temporada ou alguns dias antes em feriados e férias.

Existem os Tours mais baratos, mas geralmente eles vão próximo a costa e a visibilidade e variedade de peixes não é das melhores. Escolha um médio ou os mais caros pra ter uma experiência melhor. (Dica da nossa leitora Ana Cristina Sampaio Alves)

Em Cairns, se você possui certificação de mergulho ou quer apenas fazer snorkelling, o jeito mais barato é fazendo voluntariado nos barcos de mergulho (faça o booking de volunteer com a empresa pelo menos 3 semanas antes do embarque, ainda assim às vezes tá cheio, mas a economia de 100 doletas ou mais). Você ajuda no barco e ganha os mergulhos, mas não recomendo se você tem problemas de enjoo. (Dica da nossa leitora Ana Luiza Brüning)
barreira de corais1 Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália Dicas para Visitar a Barreira de Corais da Austrália barreira de corais1

Veja um vídeo oficial da Austrália sobre a Barreira de Corais

Imagens: balboa.com.au,  crossingislandnatur.tumblr.com,  dlift.jp e anthropologie.com.

Solicite Orçamento 160×160

LEAVE A REPLY