Um país com excelente qualidade de vida, segurança e acesso à saúde de qualidade muitas vezes pode acabar passando aos brasileiros a impressão equivocada de que a malandragem simplesmente não existe por aqui. Naturalmente ela é consideravelmente menor do que no Brasil, mas quem chega aqui achando que está na Disneyland pode ser um alvo fácil para malandros e pessoas desonestas.

99% dos empregos, empresas e pessoas aqui são decentes e honestos. Contudo esta pequena minoria pode por vezes pegar algumas vítimas desatentas, principalmente quem chega aqui achando que qualquer lugar fora do Brasil é a sétima maravilha do mundo em honestidade.

Neste post você tem a opção de ler o post abaixo ou ouvir o podcast onde explico cada situação e conto mais detalhes. Você pode ouvir o podcast clicando no botão de play abaixo.

Como Não ser Enganado na Austrália

Por isso separei algumas dicas muito importantes para quem chegar aqui não ser enganado e evitar problemas. Estas dicas são baseadas em centenas de depoimentos de estudantes e outras pessoas, incluindo australianos, com quem convivi e convivo aqui.

Work Trial

Work trial simplesmente significa fazer um teste no trabalho antes de ser contratado. Este golpe muito comum praticado por algumas empresas, na maioria das vezes restaurantes, funciona da seguinte forma. Você aplica para uma vaga de emprego em um restaurante. A empresa lhe contacta e diz que está interessada em lhe contratar, porém quer fazer um trial (teste) antes de te contratar oficialmente. Só que ai está a malandragem. Este trial é gratuito, ou seja, você vai lá trabalhar de graça.

Se você cair neste golpe, na maioria das vezes a empresa vai dizer que não conseguiu avaliar direito e lhe chamar para outro trial. E assim você vai trabalhando de graça até perceber a furada que se meteu. Tem restaurantes que chegam ao cúmulo de mandar o estudante levar o uniforme para lavanderia e trazer lavado e passado no dia seguinte.

Como Evitar Cair Neste Golpe

Sempre que lhe chamarem para um trial pergunte quanto será pago por hora e como será feito o pagamento do trial. Pergunte se o pagamento será feito mesmo que você não seja aprovado. Como sabiamente diz um amigo meu: “No Money No Honey”

Pela lei australiana a empresa pode lhe contratar para um trial de até 3 horas não remunerado. Ou seja, você não pode trabalhar mais que 3 horas sem ganhar nada. A empresa precisa pagar o número total de horas trabalhadas a partir da primeira hora acima das 3 horas que você trabalhar. Se por exemplo você fizer um trial e este trial levar 5 horas a empresa é obrigada a lhe pagar o valor total pelas 5 horas trabalhadas. A empresa só não precisa lhe pagar nada se você trabalhar apenas 3 horas e nunca mais trabalhar naquela empresa. A partir da hora que você for contratado a empresa precisa pagar não apenas as horas que você irá trabalhar mas também as 3 horas que você trabalhou no trial.

Garantia de Emprego

Algumas empresas que vendem serviços e até cursos que oferecem “garantia de emprego na Australia”. Qualquer pessoa que pensar um pouco vai se fazer a pergunta: “Você contrataria alguém que nunca viu na vida sem sequer fazer uma entrevista?”. Eu também não, então entenda que estas “garantias de emprego” são geralmente para empregos que ninguém quer fazer e que pagam absurdamente mal, como kitchenhand em restaurantes porcos e imundos, faxineiro de peixaria ou coisas do tipo. Além de serem péssimos estes empregos pagam muito pior do que empregos semelhantes. Enquanto você pode arrumar um emprego de cleaner ganhando $25,00 dólares por hora, estes “empregos garantidos”pagam algo entre $10 e $14 para um serviço que merecia $1000,00 e ninguém quer fazer. Isso sem falar que eles são ilegais, pois pagam menos que o salário mínimo na Austrália, um dos maiores salários mínimo do mundo e é de $16.37 dólares por hora. Ganhar menos que isso é estar sendo roubado

Comentei sobre isso com amigos e um deles me disse que uma vez foi em uma destas empresas e que depois de 2 minutos falando com a mulher que o atendeu (uma brasileira) ele já percebeu a furada, cutucou a esposa e foram embora. A esposa, que se recusou a entrar nesta roubada, em pouco tempo arrumou um excelente emprego de babá por si só que paga melhor que muito trabalho de escritório. A amiga dela que caiu nesta furada ficou quase 2 meses desempregada esperando o prometido emprego.

Existe uma garantia de emprego válida em casos específicos quando é oferecido pela ESCOLA, não pela agência. Se for pela escola pode confiar.

Como Evitar Cair Neste Golpe

Não contrate nada que venha com um emprego embutido. Chegue aqui e batalhe pelo seu emprego. Pode levar algumas semanas, mas logo você encontra algo que goste e paga muito melhor. Se pegar algum plano com emprego, tenha certeza que ele é oferecido pela escola ou algum grupo grande e sério aqui e não pela agência de intercâmbio. Isso por que se ele for oferecido pela escola, a escola que é uma empresa australiana, registrada e oferece este serviço dentro da legalidade será responsável pelo seu emprego e passará todas as informações a respeito.

Treinamento para Conseguir Emprego

empresa-cleaner-australia  Dicas Para Não Ser Enganado na Austrália empresa cleaner australia

Esta sinceramente é meio que novidade pra mim, mas um amigo me mandou uma mensagem do Facebook em uma comunidade com uma pessoa oferecendo um “Treinamento” PAGO para quem quer virar cleaner. Treinamento para cleaner é o mesmo que fazer um treinamento para aprender a escovar os dentes. Todo mundo já sabe e a empresa que te contratar de maneira nenhuma espera que você tenha qualquer experiência na área. Por ser um dos empregos mais difíceis e que ninguém quer fazer quase sempre há ofertas de emprego.

O cara que faz este treinamento ganha dinheiro fácil de gente muito mal informada que chega aqui achando que vale a pena gastar $100.00 dólares para aprender a passar aspirador. Eles garantem uma “boa possibilidade” de conseguir emprego, mas pela minha experiência, como uma mulher que faz isso aqui antes e cobra por isso (ALGO ILEGAL NA AUSTRÁLIA), ela simplesmente pegava as vagas dos jornais ia ia ligando ou mandava a pessoa ligar. Os $100,00 dólares mais fáceis que alguém pode ganhar.

Neste caso o cara para não cair totalmente na ilegalidade, criou o treinamento, que ele pode cobrar e te ajudar a conseguir um emprego que qualquer pessoa que não sabe dar bom dia em inglês consegue.

Também fiquei sabendo esta semana de outras empresas e”agências” que estão provendo o mesmo tipo de curso, uns mais baratos e outros mais caros. Comentando sobre o assunto com uns amigos que estão aqui há muitos anos perguntei como alguém era idiota de cair numa furada destas e meu amigo disse: Gente desesperada, acha que fazendo isso vai ajudar a arrumar um emprego, mal sabem que se gastassem metade deste tempo enviando currículos já estariam empregadas/

Como Evitar Cair Neste Golpe

É simples, tenha dois neurônios e saiba fazer contas simples de adição. Se você tiver este bom senso certamente não cairá em um golpe estúpido destes. Agora, se você saiu do Brasil para estudar inglês na Austrália e ainda achar que precisa de treinamento para aprender a limpar chão, meu amigo, pelo menos aprenda isso de graça no Youtube

Aluguel de Apartamento

Um dos golpes mais comuns em alugueis funciona da seguinte maneira. A pessoa coloca o anúncio de um apartamento lindo no Gumtree. Além de lindo o valor do apartamento está excelente. Ai você manda um email mostrando seu interesse e a pessoa lhe responde dizendo que não está na Austrália no momento e por isso não poderá lhe mostrar o apartamento. Ela vai dizer que está na Europa ou sabe-se lá onde e como vai ter que ficar mais do que imaginava colocou o apartamento para alugar. Então vai pedir que você deposite o valor de 2 semanas de aluguel na conta dela e passe no local combinado para pegar a chave.

Não preciso me alongar muito para você entender que não existe apartamento nenhum né?

O processo de aluguel aqui na Austrália é muito sério e nada é resolvido desta forma. Para saber mais veja meu post sobre como alugar um apartamento na Austrália.

Como Evitar Cair Neste Golpe

Procure apartamentos pelos sites especializados como domain.com.au ou realestate.com.au. Se um apartamento lhe interessar você verá no site a data da inspeção. Ai na data marcada é só ir ao apartamento, ver se está tudo ok e se gostar enviar uma aplicação. Pela lei australiana você nem pode alugar algo sem ter inspecionado antes.

Estágio Não Remunerado

Aqui na Austrália não existe estágio não remunerado. Até existe quando feito por uma organização mundialmente reconhecida que provê este tipo de serviço para estudantes do mundo todo, mas mesmo neste caso isso vai acrescentar muito pouco pra seu currículo.

Aqui na Austrália vale a prerrogativa que se seu trabalho não vale o suficiente para eles te pagarem não existe motivo para eles te contratarem. Por isso, mesmo empregos part-time (meio período) durante períodos de experiência são pagos. Existem muitas empresas, inclusive muitas delas brasileiras que ganham a vida com mão de obra escrava, ou seja, gente trabalhando de graça por 1, 2, 3… meses com a perspectiva de serem contratados no futuro. Esta contratação nunca vem ou quando vem eles oferecem um salário menor do que você ganharia entregando pizza na Dominos na hora do almoço. Não aceite estágios não remunerados. Você pode até aceitar ganhar menos durante o período de experiência (mas nunca menos de 11 dólares por hora), mas jamais não ganhar nada.

Como Evitar Cair Neste Golpe

Para evitar este golpe basta apenas bom senso e não cair no papo de alguns brasileiros que dizem que vão te contratar por um período de experiência sem te pagar nada. Isso para o seu currículo australiano é o mesmo que colocar a palavra Loser estampada na sua área de experiência.

Horário do Curso

Existem muitas agências honestas e bem intencionadas e como você pode ver em meu post “Agência de Intercâmbio Vale a Pena” eu sou a favor de você sempre fazer toda sua aplicação e compra do curso através de uma agência de intercâmbio, pois além do processo ser mais fácil, seguro e rápido ele é ainda  por cima bem mais barato do que se você fosse fazer por si só.

Porém algumas agências mal intencionadas fazem uma malandragem para ganhar mais dinheiro dos estudantes. Elas omitem o horário do curso. Ai você faz o orçamento em uma agência e o curso sai por $3000, ai vai em outra agência e o mesmo curso sai por $2500,00. Sem pensar muito você decide pegar a mais barata, mas ao chegar na Austrália percebe por que pagou mais barato. O curso em questão é noturno.

99% dos cursos noturnos de inglês são para quem não quer estudar e quer dormir durante a aula. Eles são mais fracos, menos exigentes e muito mais desorganizados que cursos diurnos e naturalmente por causa disso são mais baratos. Por isso tome cuidado com agências que omitem o horário do curso. Eu explico mais sobre o assunto no meu post as malandragens que as agências não contam.

Como Evitar Cair Neste Golpe

Pergunte sempre qual será o horário do seu curso. Cursos Diurnos Geralmente vão das 8:30-9:00 da manhã até o 12:30 – 14:45, enquanto cursos no turnos começam entre 16:00 e 18:00 da tarde.

O Truque do Cartão

Semana passada fui em um restaurante japonês que vou com a Michelle pelo menos uma vez por semana. O atendimento foi bom, a comida estava muito boa como sempre, mas na hora de pagar percebi que algo estava errado. Em muitos restaurantes aqui na Austrália eles lhe levam a conta e você paga diretamente no caixa. Minha conta tinha dado cerca de $26,00 dólares, mas ao passar meu cartão de crédito na maquina para o pagamento, poucos segundos antes de apertar o botão de OK e finalizar meu pagamento notei que o visor da máquina estava muito riscado exatamente na área do valor.

Peguei a máquina na mão ao que o dono do restaurante, já suando frio, perguntou-me antes que eu pudesse falar algo: “algum problema?”

Tentei olhar mais uma vez, pois meus olhos estavam um pouco embaçados por ter passado o dia todo no mar e somando-se ao visor completamente riscado precisei fazer como um velhinho de 90 anos ao ler a bula de remédio. Colei meus olhos no visor e lá estava ele. O número 4 a frente dos $26,00 dólares que eu supostamente deveria pagar. Eles estavam me cobrando $426,00 reais.

Se eu tivesse apertado o botão de OK teria pago $426,00 sem poder sequer reclamar um dia para a empresa de cartão de crédito. Mas rapidamente informei o dono e ele muito sem graça pediu desculpas e falou que foi um “erro”. Até ai provar que o cara fez de má fé seria impossível, mas eu sei que ele fez. Paguei meus $26,00 e fui embora.

Acontecesse que isso é mais comum do que se imagina. Um casal de amigos nossos passou por isso uma vez no supermercado. O atendente faz isso, pois depois fica com a sobra do caixa e no caso dela ele havia cobrado $100,00 a mais,

Isso é mais comum do que se imagina por aqui.

Como Evitar Cair Neste Golpe

Sempre confira bem o valor antes de apertar OK. Veja se está correto antes de finalizar sua compra.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleOs Melhores Apps para Quem Vem ou Está na Austrália
Next articleComo Estudar em Uma Universidade na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

24 COMMENTS

  1. Jerry, sempre que visito seu site, leio sobre alguma malandragem australiana que você passou ou algum amigo seu passou…

    Tem certeza que a malandragem aí é tão baixa assim?

  2. Mas Jerry, sobre a questão “O Truque do cartão”, eles lhe entregam a sua via pós pagamento. Caso você pague errado, você terá como provar na hora que o pagamento foi feito superior ao indicado na conta comparado com o comprovante do cartão, sendo assim, o caixa deve devolver a diferença. Certo?

  3. E aí Jerry, já li praticamente todos os posts muito bom mesmo, eu e 2 amigos vamos ir para Sydney ano que vem, e gostaria de te perguntar para estudar e conseguir trabalho mais fácil, em qual época do ano é melhor? sendo que vamos ficar 6 meses e se possivel vamos renovar.

  4. Entrei em contato com a CLI que foi a escola de sua indicaçao e me enviaram no mesmo dia respostas com preços e tudo mais. Achei melhor entrar em contato com uma agencia pois vi que a diferença de preço é bem pequena e vale muito mais à pena. Entrei em contato com a que endicaste no site. Vou ano que vem e já estou Pesquisando empresas em minha área. Trabalho na Bunge como operador de Empilhadeira de Grande Porte (forklift operator). Descobri que tem Bunge em Melbourne. Quando chegar já vou com os endereços e curriculo modelo Australiano prontos para distribuir.

    Morei na França em 2006 e os mais complicados no qual devia-se ter atençao no trato eram Muslins. Tentavam de dar golpes de todo tipo!

  5. Parabens mais uma vez pelo excelente post!
    Jerry, estou aqui em Sydney desde novembro e venho procurando emprego na minha area (Supply Chain), ja ouvi falar tambem que existem muitos golpes de “agencias de emprego” que cobram para te indicar para empresas que oferecem um sponsor e na verdade acaba sendo outro roubada.
    Gostaria de te pedir um post ou ate mesmo algumas dicas de como vc conseguiu um sponsor aqui e o que vc recomenda pra estudantes que ja tem experiencia na area no Brasil e vem pra ca.
    Obrigado.
    Abraço

  6. Boas dicas Jerry,

    Adicionado um pouco de informação para exemplificar e expandir um pouco as informações sobre estagio (Internship) não remunerado.

    Esse tipo de trabalho não é ilegal, mas ele deve estar ligado a algum tipo de requerimento para concluir uma formação, como informa a seguinte documentação do Fair Work Australia : http://www.fairwork.gov.au/factsheets/fwo-fact-sheet-internships-vocational-placements-unpaid-work.pdf

    Nesse caso, o estagio não remunerado além de ser obrigatório para conseguir o diploma ou certificado como pode ser a grande diferença no seu curriculum. Empregadores na Australia dão muito valor para experiencias no pais

    Conheci um brasileiro que trabalhou como tecnico de redes em TI no Brasil por 5 anos e nunca conseguiu uma oportunidade de emprego. Depois de muito tentar, acabou fazendo um curso de TI que o colocava em um ‘working experience’. O working experience durou 4 semanas (não remuneradas) e no final ele foi contratado para ganhar um salario compativel com o mercado.
    Outro brasileiro, que ja tinha tido experiencia de trabalho em empresas grandes como Telefonica, BASF, Santander, nunca tinha conseguido um emprego, até trabalhar como estagário no TAFE e a partir dai, começou a receber ligações para entrevistas.

    O meu caso não foi muito diferente. Eu só consegui trabalhar na área, depois de fazer o estagio não remunerado. Na minha entrevista o RH afirmou que só pegou o meu CV pq tinha visto a minha experiencia em uma empresa australiana.

    Em resumo, o trabalho não remunerado pode sim ser util e ajudar muito na busca deemprego. O que não pode acontecer é qualquer tipo de trabalho, não relacionado a algum curso ou formação, não querer pagar pelo trabalho.

    • Oi Thiago. Ë o que eu falei no começo da parte sobre os estágios não remunerados. Se feito por uma empresa séria e que só cuida disso, pode valer a pena, mas mesmo nestes casos que você falou é difícil provar estatisticamente que foi o estágio que ajudou na conquista da vaga.

      Podem ter sido diversos outros fatores, como por exemplo encontrar uma empresa mais disposta a dar o sponsor, melhorar a abordagem ou algo do tipo. Fica difícil isolar a constante “estágio” como fator decisivo para a contratação.

      Eu mesmo dei uma palestra pra cerca de 75 estudantes sobre o mercado de TI na Austrália há alguns meses. Destes, 5 me contactaram depois dizendo que depois da palestra mudaram algumas coisas e receberam mais ofertas de entrevistas e até foram contratados.

      Porém, apesar de saber que a palestra ajudou, fica muito difícil colocar a palestra como fator determinante na conquista do emprego ou isolar este fator como fundamental. Pode ser que tivessem conseguido de qualquer jeito. Certamente ajuda um pouco, mas como disse, se feito por empresas sérias e não fazer um estágio em uma empresa qualquer se sua área é TI e mesmo assim precisa ser um estágio legalizado e de acordo com as normas e registros do governo australiano.

      Tenho muitos amigos que conseguiram o sponsor aqui sem terem feito estágio, alguns até em áreas que nunca trabalharam na vida. Existem diversos caminhos

      Valeu

  7. Ótimo post! Só acrescentando quanto ao estágio não remunerado: existe sim, é o chamado work placement e nem sempre é ligado a uma organização (eu que o diga, estou penando pra achar um pra mim pois o TAFE onde estudo diz que não pode ajudar ninguém a achar estágio). Claro que não é com essa conotação que os brasileiros buscam, como forma de experiência, o que na verdade é uma forma de exploração (concordo com vc). Mas existe e é não remunerado, e normalmente limitado a 1 ou 2 dias da semana e com um limite máximo de horas, apenas o suficiente pra vc cumprir o requisito do curso (o meu, por exemplo, exige 240 horas). E ainda tem uma série de exigências em alguns casos, como o meu, tipo log sheet, acordo de confidencialidade, apresentar uma apólice de seguro adequada (no meu caso fornecida pelo TAFE, que faz um seguro geral para todos os estudantes, mas outras escolas não fazem e vc tem que contratar por fora).

    Quanto ao truque do cartão, já me aconteceu uma vez no Kmart, a moca do caixa passou o mesmo item (coisa boba, de $2.00) umas 100 vezes! Eu não notei na hora de pagar, pois tinha comprado muitas outras coisas, mas logo que saí da loja fui checar a nota fiscal e peguei o erro. Claro que voltei e eles me estornaram o valor na mesma hora. No dia eu até achei que foi um erro sem querer mesmo, mas depois de ler seu post fiquei com a pulga atrás da orelha…rs

  8. Aqui em Melbourne tem malandro abeça e é malandro Australiano e Asiático, mas ninguém chega perto do nível dos Brasileiros. Aqui vc pode relaxar mas não relaxa muito não.

    Tem a malandragem de festa beneficente também, nem preciso dizer com é né! Já vi brasileiras fazendo isso.

    Em 3 meses aqui já tentaram varias vzs o golpe do apartamento e uma vez do cartão, de agencia oferecendo emprego então perdi as contas. Ganhar menos q U$12 a hora é mais comum que se imagina.

  9. Parabéns pelo post Jerry, onde mais uma vez muitos amigos são citados para legitimar o que vc diz.

    Entretanto sou formado em jornalismo e tenho duas dúvidas com relação ao que disse numa frase que destaco.

    “Aqui na Austrália vale a prerrogativa que se seu trabalho não vale o suficiente para eles te pagarem não existe motivo para eles te contratarem.”

    1) Eu acho “prerrogativa” uma palavra muito bonita, mas “premissa” não dá mais sentido ao que vc quis expressar?

    2) Não há trabalho voluntário na Austrália? Nem em igrejas com a promessa de um dia eles se tornem pastores e possam receber?

    Grato

    • Olá Flávio.

      Em primeiro lugar obrigado pela correção. Ela é bem vinda. Estando há 8 anos na Austrália realmente está começando a ficar difícil achar algumas palavras em português. Escrevo o blog por diversão e vez por outra vejo alguns outros erros menores (alguns mistypings) e outros como este. Pode ter certeza que terão muitos outros no futuro, mas vou me policiar.

      Respondendo sua segunda pergunta, sim, existe trabalho voluntário, mas existe uma enorme diferença entre trabalho voluntário e trabalho exploratório. Trabalho voluntário, como você mesmo disse, existem em instituições como igrejas, mas você está terrivelmente equivocado ao achar que os voluntários de igrejas fazem este tipo de trabalho na promessa de se tornar “algo”. Se fosse assim, o que seria de uma igreja como a Hillsong que só em Sydney possui mais de 3000 voluntários. Imagine se eles tivessem que contratar todo mundo.

      A imensa maioria das pessoas que são voluntárias para trabalhos eclesiásticos o fazem com o objetivo de ajudar os outros. O benefício para maioria nunca é pessoal, apesar de que quem ajuda os outros acaba ajudando ainda mais a si mesmo.

      Mas sobre o estágio não remunerado do post, meu ponto é sobre quem faz isso da maneira incorreta em uma relação exploratória que beneficia somente a empresa e engana o contratado, como acontece com algumas empresas brasileiras aqui.

      Obrigado pelo comentário

  10. Oi Jerry, tudo bom? No final deste ano estarei embarcando para passar um ano e meio fora do país, para aperfeiçoar o meu inglês, fazendo intercâmbio pela universidade, na minha área, engenharia da computação. Estou com muitas dúvidas entre a Austrália e os EUA e vi que você já conhece bastante ambos. Você poderia fazer um post fazendo a diferença entre os dois quando se trata de um brasileiro morar nesses países? Talvez dizer os prós e contras ou até mesmo só indicar qual você acha melhor para um brasileiro ter essa experiência. Obrigada

  11. Ola Jerry,
    Eu e minha esposa temos a intenção de viajarmos para a Austrália no final do ano, pois é tempo que nos organizamos financeiramente e dando tudo certo, chegaríamos em território australiano com uma quantia razoavelmente tranquila para nos mantermos. Nossos planos eram o seguinte: Eu iria primeiro, conseguiria um emprego e uma moradia e depois de um tempo ela viria, você acha viável desse modo? Tanto eu quanto minha esposa estamos em cursos de inglês e gostaríamos de tirar umas dúvidas.
    Devido as circunstancias seria mais facil obter o visto de estudante para entrar no país?
    Já na Australia o procedimento para alugar um ap e conseguir um emprego (independente de setor ou cargo) é muito complicado?
    Um outro detalhe, minha esposa está grávida e certamente meu filho(a) já terá nascido(a) até a data da viagem, você acha que isso será um empecilho para eu ou ela entrarmos no país?

  12. Olá Jerry !!
    Minha dúvida é, caso eu escolha um curso pela manhã, pois o meu intuito maior é aperfeiçoar cada dia mais o meu inglês, não caio no risco de não conseguir algum trabalho?
    Imagino que seja dessa forma as melhores e mais fáceis vagas seriam para o período da manhã correto.
    Queria dar uma sugestão para vc comentar nas próximas.
    Com seguinte título : E agora o meu visto aprovou o que devo levar? Ou seja organização financeira, bagagem entre outros.
    Obrigado mais uma vez .
    Carla

  13. Olá Jerry, muito obrigada pelas dicas. E olha que essa do cartão com valor adulterado eu não imagina que fariam aqui, muito descarado este golpe. Como eu uso cartão para quase tudo, vou ficar esperta antes de clicar o ok. Abs.

  14. Oi Jerry

    Meu marido quer ir pra Austrália para fazer um curso de inglês e trabalhar em pizzaria . Ele tem experiência de 10 anos como pizza maker , pois moramos 7 anos nos EUA e ele tinha uma pizzaria . Se ele conseguir um Sponsor eu irei depois com meu filho de 8 anos . A intenção dele êh sempre estudar , fazer cursos técnicos e ficar de vez aí , isso é possível ? Quando tempo até virar residente e eu puder ir com meu filho ?
    Obrigada

LEAVE A REPLY