Muitas pessoas que vem para a Austrália estudar ficam com medo de não conseguir um emprego. Certamente conseguir o primeiro emprego não é tarefa simples, mas é possível e vai depender de sua vontade, nível de inglês, experiência e dedicação.

Algumas pessoas conseguem um emprego logo na primeira semana, enquanto outros só conseguem a primeira oportunidade depois de alguns meses, às vezes vários. De qualqer forma é bom saber quais são as melhores oportunidades para estudates aqui e como conseguí-las. Por isso começa esta semana uma série exclusiva sobre as profissões para estudantes e como conseguir emprego. A profissão desta semana é a de Barista.

Como Ser Barista na Austrália. 421639656 87486e9a92 z
O barista precisa saber operar diferentes tipos de máquinas de café.

Barista não se resume apenas ao indivíduo que trabalha em um bar ou pub servindo drinks, mas a alguns funcionários de cafés, lanchonetes e até restaurantes. Basicamente o barista de café precisa saber como prepapar um café. Parece tarefa smples, mas não é e requer prática.

Neste post vou tratar do barista de coffee shops, emprego em mais abundância para baristas. Para ser barista de pubs e que serve bebidas alcólicas você precisará do RSA, que é um certificado emitido na Austrália comprovando que você possui autorização para servir bebidas alcólicas. O curso para o RSA custa de $60,00 a $150,00 e leva um dia. É interessante fazer o curso assim que chegar na Austrália, pois você não quer correr o risco de conseguir um emprego e não poder aceitar por não ter o curso.

Numa disputa de emprego pra barista, certamente o coffee shop irá preferir alguém que já tenha experiência na área, e mesmo que você tenha inventado em seu currículo que tenha feito isso por anos no café do seu avô no Brasil, eles provavelmente irão testá-lo para saber se você realmente sabe fazer um bom café.

Como Ser Barista na Austrália. beautiful coffee art 5
Se você conseguir desenhar um macaquinho em cada café já está contratado

Não tem segredo. O primeiro passo é conhecer os tipos mais comuns de cafés. Latte, Mocha, Capucinho, Flat White são alguns dos tipos mais comuns de cafés que são servidos nas coffee shops da Austrália. Procure se informar sobre eles e quais as diferenças.

Nunca trabalhei de barista aqui na Austrália (nem em lugar algum), mas em uma das empresas em que trabalhei havia uma máquina italiana profissional de café expresso e ali acabei aprendendo (à duras penas) a preparar um excelente capuccino ou mochaccino. Há algumas técnicas que diferem um capuccino de qualidade e cremoso (como os vendidos em coffee shops) do café com leite águado que sua mãe prepara quando há visitas em casa.

O primeiro segredo está no leite. O leite e o café são preparados separadamente e ao contrário do que muita gente pensa, não existe nenhuma máquina de fazer café de qualidade que não requeira técnica para a preparação ou que você só coloque o café e aperte um botão.

O leite precisa ficar bem cremoso, para isso você irá “Steam the Milk”, que nada mais é que vaporizar o leite. Na maquina você irá encontrar um “caninho” que irá fazer esta tarefa. Veja abaixo o vídeo ensinando como steam milk como um verdadeiro barista.

O leite está pronto e agora, como fazer o café. O Café dos bons coffee shops são moídos na hora e apesar de possuirem uma técnica para serem feitos são bem mais simples do que o leite.

Pronto, agora é só colocar o leite no café e está pronto. Existe uma pequena “manha” para colocar o leite na xicara de café para que ele continue cremoso. Dsepeje o leite em leves movimentos semi circulares e não tão próximo à xícara. Bons baristas conseguem inclusive fazer alguns desenhos nos cafés, mas certamente você não precisará disso.

Lembre-se de limpar o vaporizador e container do café antes de preparar cada café. Lembre-se também de limpar a máquina ao final do dia. Como barista você precisa ter boa memória para anotar os pedidos e por vezes pode ser requisitado paraexercer outras funções, como trabalhar no caxa, limpar algo ou servir mesas.

Bom, agora que você já sabe o básico está na hora de prepapar o currículo. Nada de enviar seu currículo de engenheiro nuclear para um emprego de barista achando que eles irão ficar impressionados, eles nem irão lê-lo. Sempre prepare um currículo específico para a vaga que você está aplicando.

Como Ser Barista na Austrália. 2777582963 d76e7cc156 z

O Glória Jeans é uma das maiores redes de coffee shops da Austrália, maior até que o Starbucks por aqui.

Não deixe de colocar suas experiências na área. Lemra aquela vez que sua tia veio visitá-lo e você preparou um café? Então, coloque no currículo sua experiência como barista no “Cafe de mi Casa”.

Por favor (já falei isso um milhão de vezes aqui no blog) não coloque “Inglês fluente” em qualquer que seja o currículo que você está preparando para uma empresa quaquer australana. O mínimo que eles esperam é que você fale inglês. Isso é do nível de colocar “Português fluente” num currículo para uma vaga de emprego no Brasil.

Não diga na entrevista que seu sonho sempre foi ser barista. Não vai colar. Eles sabem que apenas estudantes jovens fazem este tipo de trabalho e temporariamente, portanto não tente impressionar tanto.

Encontre abaixo um exemplo do que colocar no se currículo de barista como experiência:

Barista/Cafeteria Crew 2008 – 2009
Frans Café, São Paulo – Brasil

Prepared and served various cafeteria foods as well as Starbucks drinks and smoothies. Assisted in professional catering events at the college. Tasks included cash register, customer service, food handling/prep, dishwashing, general cleaning and various espresso/flavored drinks.

Server, Hostess, & Barista, – Ofner
May 2006 – January 2007 – São Paulo

Guided customers to their seats and provided comfort
Took guest orders, expedited food to guest tables, and ensured that orders were correct
Provided excellent customer service by frequently checking on the status of each guest table

Lembre-se de colocar seus dados, endereço e telefone no currículo.

Como aplicar.

O primeiro passo é procurar por vagas para Barista. Alguns sites podem ajudar:

www.seek.com.au
www.gumtree.com.au
www.careerone.com.au

As maiores redes de cafés aqui da Austrália são o Glória Jeans, O Starbucks e o Toby’s.

O segundo passo é imprimir seu currículo e levar pessoamente aos coffee shops da sua região. Levar o currículo pessoalmente aumenta e muito suas chances de conseguir um emprego, além de ter a chance de consegir um empreo perto de casa ou da escola. Por último arrume-se antes de levar o currículo, a aparência conta muito nesta hora. Não se esqueça que as áreas mis saturadas de estudantes como City, Manly e Bondi possuem menos empregos devido ao alto número de estudantes que vivem na região, procure em áreas com menor concentração de estudantes.

Pra terminar, a notícia boa pra uns e ruim pra outros é que as mulheres tem maiores chances de conseguir um emprego nesta área do que homens.

O emprego de barista é se dúvida um dos melhores para estudantes aqui na Austrália. Os salários variam de $12 a $18 por hora, mas lembre-se que por lei você pode trabalhar apenas 20 horas por semana. Não arrisque-se trabalhando mais, principalmente em empregos de acesso direto ao público.

O que Você precisa saber do trabalho de Barista

Como Ser Barista na Austrália. barista main1

  • Você não para um segundo. Vai trabalhar em pé fazendo 500 coisas ao mesmo tempo da hora que entrar à hora que sair.
  • Na entrevista de emprego vão mandar você preparar cafés. Não basta saber fazer o café, precisa ser bem rápido.
  • Geralmente não se recebe gorjetas ou são muito poucas
  • O ambiente quase sempre é agradável.
  • Tem um café me cada esquina aqui
Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleEstudar na Austrália ou nos Estados Unidos?
Next articleIndo Ao Médico na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

5 COMMENTS

  1. Olá!!
    Frequento seu blog todos os dias pra ver se tem notícias novas… rs
    Já li todos os posts, e amo ver as novidades! Adoreei essa parte de empregos.

    Estou indo para a Austrália em Setembro para fazer um curso de ingles com foco na minha área (mkt e management). Já amo a Austrália sem conhece-la, cada frase que leio sobre me deixa mais empolgada e animada!!
    Aqui no ES trabalho com organização de eventos. Gostaria de saber se é comum algum tipo de produtor de eventos corporativos ou institucionais (para alguma vaga de assistente ou até mesmo voluntário); ou de festas em pub, e se é comum estudantes estrangeiros conseguirem este tipo de vaga.

    Obrigada e parabéns pelo blog! 🙂

LEAVE A REPLY