Eu vou começar uma série de posts pra responder uma das maiores dúvidas das pessoas que estão no Brasil, qual cidade escolher pra morar na Austrália. E nós vamos começar com uma cidade pequenininha, mas muito charmosa chamada Launceston na Tasmânia.

Pra falar sobre a cidade de Launceston, nós convidamos a Graziela Colville, que mora na cidade com o marido e a filhinha que é a coisa mais linda. A Graziela é mãe, uma talentosíssima fotógrafa e ainda gerencia algumas comunidades no Facebook que ajudam a comunidade brasileira na Austrália.

Há quanto tempo mora em Launceston?

Moro há 2 anos e meio.

Por que você escolheu Launceston?

Launceston na Tasmânia3 Como é Morar na Tasmânia Como é Morar na Tasmânia Launceston na Tasma  nia3
Escolhemos mudar para a Tasmânia por ser um lugar mais tranquilo, voltado para a família e por ter o mercado imobiliário mais barato que nas outras grandes cidades na Austrália, morávamos em Perth WA, e o custo de vida lá estava muito alto.

O que tem de bom na Tasmânia?

Nos moramos em Launceston, no norte da Tasmânia, fica por volta de 1 hora de avião vindo de Melbourne. Aqui é muito diferente de Sydney, Melbourne, Perth. Com uma população nas cidades maiores de 200.000 habitantes ou menos, enquanto que as outras cidades grandes da Austrália passam de 3 e 4 milhões. Então da para ter uma ideia do quanto é tranquilo morar aqui, sem problemas de trânsito, independente de onde você morar na Tasmânia, seja em Hobart, Launceston ou Devonport você estará cercado por vistas deslumbrantes, como rios, lagos, colinas, montanhas, praias. Moro na cidade, porém ao redor da minha casa existe um campo cheio de ovelhas, pássaros, e coelhos.

Qual é o preço médio de um apto de 1 dormitório pra alugar e uma casa de 3 quartos pra comprar?

O mercado imobiliário é mais barato do que outras cidades australianas. Em Hobart um apartamento de 1 quarto, você encontra a partir de $210,00 a semana, em Launceston você encontra ate por AUD 140,00 próximo ao centro da cidade. Uma casa para alugar por mais de $500 por semana aqui, demora muito mais tempo para ser alugada, porque em geral as pessoas ganham menos aqui, portanto aluga imóveis mais baratos.

Já para comprar Hobart é um pouco mais caro que Launceston, porém você acha uma casa de 3 quartos por volta de AUD 350.000, em Launceston da para achar ate por menos, porem existem muitas casas velhas, uma casa nova de 3, 4 quartos custa em torno de AUD500.000 a AUD 700.000. Uma casa aqui em Lauceston que custe mais de AUD 650.000 costuma ficar a venda por muitos meses, menos de AUD 500.000 vende com mais facilidade.

Launceston na Tasmânia5 Como é Morar na Tasmânia Como é Morar na Tasmânia Launceston na Tasma  nia5

Como é o custo de vida, exemplos de preços de coisas do dia a dia? (leite, ovos, pão, gasolina, estacionamento, escolha alguns ou pode falar de outros também):

Supermercado, comida pode ser um pouco mais caro – eles sempre citam o custo extra de bens afretamento para o estado. No entanto, Tasmânia é um estado de produção agrícola privilegiada e alimentos como frutas, legumes, carne muitas vezes pode ser mais barato em mercados ou pequenos varejistas locais. Existem mercados ao ar livre nos finais de semana, onde você pode comprar vegetais, free range eggs, frutas e muitas fazendas onde você pode ir colher frutas, que normalmente são orgânicas, várias fazendas de berries, cereja e ate de flores como tulipas, rosas e lavanda. Também existe fabrica de queijo próximo a Launceston e uma fabrica de chocolate.

Launceston na Tasmânia4 Como é Morar na Tasmânia Como é Morar na Tasmânia Launceston na Tasma  nia4

Como é o transporte?

Aqui em Launceston existe muita subida, então andar a pé fica meio difícil, precisa de carro, ônibus também é uma opção porém a frota é bem ruim, pouquíssimos tem rampa, então fica difícil para um cadeirante ou uma mãe com carrinho poder usar o transporte publico. Existem ônibus que conectam uma cidade a outra, Aqui não existe trem ou metro, apenas trem turístico em algumas cidades. Vindo da ilha principal você pode chegar aqui de avião nos aeroportos de Hobart ou Launceston, também pode viajar de ferry e trazer o carro, a viagem dura a noite toda e desembarca em Devenport no norte da ilha, uma hora de distância de carro ate Launceston.

 

O que vocês fazem no final de semana, programas preferidos?

Depende da época do ano, aqui o verão é mais curto, e mesmo no verão nem sempre a temperatura chega aos 30 graus. Por exemplo pode estar bem quente durante o dia, a noite já esfria e no outono e inverno é frio com temperaturas negativas durante a noite e ao amanhecer. Aqui tudo é muito mais acessível, incluindo praias, caminhadas por trilhas com lindas paisagens, cachoeiras, lagos e qualquer atividade ao ar livre, no inverno você pode ate esquiar, existem duas estacoes de esqui uma mais próxima a Hobart e outra de Launceston. Existem muitas atividades indoor também, bibliotecas, teatros, galerias de artes, centro aquáticos com piscinas aquecidas, centros esportivos e também vários festivais. Sem contar as vinícolas, que possuem restaurantes, concertos, cervejarias e destilarias de whisky. No verão muitas famílias vão acampar com os filhos próximo as praias. Muitas pessoas também praticam ciclismo aqui e fotografia, inclusive é maravilhoso ficar fora de casa a noite admirando as estrelas, chuva de meteoro e saindo um pouco da cidade indo para um local mais escuro com sorte você poderá ver as luzes da Aurora Australis ou também conhecidas como Southern Lights.

Qual é o lugar/restaurante preferido na cidade que só os locais conhecem?

Em Hobart existe mais opções, mais como moro em Launceston, eu diria Seaport com uma linda vista e varias opções de restaurantes, também existem bons restaurantes italianos, Cataract on Peterson é outra ótima opção e fica mais no centro da cidade, o restaurante na fabrica de queijo Ashgrove, o restaurante na fazenda de framboesa, Christmas Hills Raspberry Farm Cafe, uma delicia a comida e sobremesa, também sugiro ir tomar um café, comer uma sobremesa na fábrica de chocolate House of Anvers, no verão ir tomar um sorvete de lavanda na fazenda Bridestowe.

Launceston na Tasmânia16 Como é Morar na Tasmânia Como é Morar na Tasmânia Launceston na Tasma  nia16

Como é a comunidade brasileira na Tasmânia?

E super pequena, não sei ao certo em Hobart, aqui em Launceston não chega a 10, criei o grupo de brasileiros na Tasmânia para encontrar os brasileiros que moram aqui porém, não consegui achar muitos, em geral os brasileiros aqui acabam conhecendo as pessoas locais e fazendo amizades com australianos, britânicos… não existe um grupo forte e unido de brasileiro que eu conheça, eu passo meses as vezes sem encontrar com um brasileiro aqui.

Qual a indústria mais forte da região?

A indústria mais forte seria o processo de metais, turismo, salmão, produtos derivados do leite.

Launceston na Tasmânia2 Como é Morar na Tasmânia Como é Morar na Tasmânia Launceston na Tasma  nia2

Prós de morar na Tasmânia:

Qualidade de vida, mesmo morando na cidade você vai se sentir em uma área rural ou semi-rural, é um dos lugares com o ar mais puro do mundo, fácil acesso a lindas praias, florestas, trilhas, as pessoas aqui são bem amigáveis, lindas paisagens mesmo nas cidades maiores, mercado imobiliário mais barato.

Contras de morar nessa cidade:

Os negativos são, provavelmente poucas ofertas de emprego e baixo salários comparado com outras cidades da Austrália. E também poucas opções de lojas, nem existe shopping centre aqui, existe Meyer, Kmart essas coisas, mais é bem limitado, muita gente deixa para fazer compras em Melbourne, Sydney ou online

Quer ficar ou mudar pra outro lugar, e por quê?

Por enquanto não temos planos de mudar de cidade, ficaremos por aqui por tempo indeterminado.

 

Imagem: buzzinearts, weekendnotes, cruisintasmania e utas.

 

Solicite Orçamento 160×160

2 COMMENTS

  1. Oi Michelle! Fui recentemente à Tasmânia a turismo. Inclusive fiz um vídeo sobre a viagem que postei em meu blog: A Ficha Caiu: Austrália sem Fronteiras.

    O que senti sobre a Tasmânia é que um lugar meio isolado e para algumas pessoas isso é uma vantagem, mas o fato de estar longe da família somado ao isolamento que uma cidade como Launceston ou Hobart proporcionam do resto da Austrália não é agradável (para se morar de forma definitiva) na minha opinião. Porém, como eu disse, alguns podem gostar e realmente não tem como ir contra elas, a Tasmânia é um lugar incrível!

  2. Olá Michelle! Estou pensando em ficar pot aí. Além de adorar a natureza, zelo por liberdade. Por isso pergunto a ti, como é a questão da segurança aí? Acredito que seja bem de boa pelo fato das pessoas serem bem amigáveis. Obrigado! 🙂

LEAVE A REPLY