Perth é uma das cidades mais desejadas pelos brasileiros, seja pelo

Ufa! Consegui alguém em Perth para nos ajudar com a entrevista, sério gente, enviei para umas 3 pessoas e todo mundo sempre dizia que iria responder e sumia do mapa. Mas existem pessoas com boa disposição para ajudar os brasileiros que estão tentando conseguir mais informação sobre Perth. Vamos a entrevista:

Como é morar em Perth como Estudante

Entrevistamos a Raquel Ribeiro Louro, que nasceu em Goiânia mas morou a maior parte da sua vida em Brasília. E já mora na pouco mais de um ano em Perth, o início ela veio para estudar inglês e se apaixonou pela cidade, decidi ficar por mais tempo, hoje ela estuda Business em Marketing.

perth2  Como é morar em Perth como Estudante perth2

Onde você mora em Perth? Há quanto tempo mora? Porque você gosta do seu bairro?

 

Moro em Bayswater a aproximadamente oito meses. Aluguei uma casa com amigos e dividimos todas as contas assim fica mais barato. Morar no centro é um pouco caro e jamais conseguiríamos alugar uma casa como a que temos pagando o mesmo valor ou próximo, no mínimo pagaríamos o dobro, o que é inviável.

Os bairros daqui são bem organizados pois todos tem uma área central com comércio que inclui restaurantes, farmácia, pequenos ou grandes mercados, cabeleireiro, biblioteca, as vezes bancos mas ao menos caixas eletrônicos sempre tem, correios, entre outras coisas. Moro perto da estação de trem que me leva ao centro em pouco mais de 15 minutos ou posso escolher pegar ônibus na esquina de casa ou mais a frente com outras linhas que dura um percurso de cerca de 40 minutos. A tranquilidade do bairro e a facilidade que temos nesse bairro são as coisas que mais me encantam.

Por que você escolheu Perth?

Foto 1  Como é morar em Perth como Estudante Foto 1

Poderia listar milhões de coisas sobre a minha decisão sobre vir a Perth, mas o que mais posso destacar é o fato de sentir Perth como uma Brasília na Austrália. Nunca fui muito fã de falar inglês e viajei pouco pra fora do Brasil então a decisão de morar numa cidade diferente e que eu tivesse que me virar sozinha assustou bastante de início. Logo pensei que seria mais fácil a adaptação numa cidade que fosse similar a que eu amo e dito e feito, pois sou completamente apaixonada por Perth. Costumo dizer que Perth é a Brasília dos meus sonhos (principalmente porque tem mar).   

O que tem de bom em Perth?

É possível fazer de tudo aqui desde piquenique nos milhares de parques que existem até ficar na balada até o dia raiar. Os australianos chamam Perth de interior e em partes eles tem razão, mas aqui é um misto de interior com cidade grande. Temos restaurantes excelentes, bares sempre cheios, praias paradisíacas, museus maravilhosos e diversas atrações nos bairros e no centro.


Qual é o preço médio de um apto de 1 dormitório pra alugar e uma casa de 3 quartos pra comprar?


Aluguel aqui varia bastante do bairro e das facilidades que se busca, pois tem preços dos mais variados. Usando como base morar na city (West Perth e East Perth que são dois bairros no centro) pode-se alugar um apto por $350 (sem contas inclusas) porém as vezes mais caro ou barato que esse valor, como falei, depende de diversos fatores mas em média seria isso.

Pra comprar segue o mesmo esquema de alugar, depende da área mas usando a mesma região pode-se dizer que com $700.000 em média é viável a compra de um apto nessa área, porém com o mesmo valor você compra uma big casa em um bairro como o que moro.

Como é o custo de vida, dê exemplos de preços de coisas do dia a dia?

Pra quem vem como estudante, ainda mais se ainda não trabalha aqui, acha que tudo fica mais caro. Porém depois que começa a trabalhar você descobre que não é tão caro como você pensava. Além disso, as marcas de produtos do mercado são extremamente baratas e a qualidade não deixa a desejar em diversos produtos.

Lembro quando cheguei e comprava o pão de forma da marca do mercado por menos de $1 e falava pra mim mesma que quando tivesse melhores condições ia comprar o que custa $4 que tem aquela embalagem linda e convidativa. Resultado? Odiei quando comprei o caro e só compro o que custa menos de $1 que eu amo. Ahahahah

Comida aqui eu acho super barato e como faço compra pro mês e não pra semana acabo comprando em quantidades maiores por exemplo não vou ao mercado comprar um filé de frango por $5 eu compro o pacote que vem sete por $15.

Como é o transporte?

Foto 2  Como é morar em Perth como Estudante Foto 2

Particularmente eu morro de amores pelo transporte público aqui, mas há quem não goste. Eu acho surreal até hoje a pontualidade e a precisão nos horários dos ônibus principalmente.

Não que não existam atrasos, claro que acontece, mas eu não me incomodo de esperar 5 minutos a mais e diversas vezes as senhorinhas quando entram no ônibus reclamam com o motorista pelo absurdo no atraso (oi? cinco minutos? vai pegar ônibus em Brasília minha tia que você nem sabe que horas ele chega) ou até mesmo o motorista que se desculpa com você pelo super atraso de seis minutos porque estão reformando o asfalto e ele demorou mais do que esperado. Não sei os outros mas eu me encanto com essas coisas.

Além disso temos a Free Zone aqui que dentro de uma certa faixa de bairros você pode pegar qualquer ônibus que ele é de graça, desde que você entre no ônibus na free zone e desça dele dentro da free zone. Dentro dessa zona ainda há os Cat’s que são quatro linhas de ônibus totalmente gratuitos que rodam em pontos específicos da cidade, dentro dessa faixa da free zone também, que é bastante usado por todos desde turistas aos locais.


O que vocês fazem no final de semana, programas preferidos?


Como já mencionei Perth tem ótimos bares e restaurantes e independentemente do dia que você decida ir é sempre uma boa opção e aqui tem pelo menos dois em cada esquina, aqui o povo bebe bem. Temos uma infinidade de praias paradisíacas e com fácil acesso de ônibus ou trem se você não tem carro só se prepare porque a depender do horário vai ventar loucamente e a água é bem gelada.

Temos aqui muitos festivais de rua que são muito famosos por aqui e sempre tem em algum lugar e no verão todo final de semana tem em algum bairro, agora por exemplo começou o Fringe Festival que tem todo verão e que dura um mês mais ou menos em vários pontos de Perth e arredores. É uma super estrutura com tudo que você imaginar desde bares a baladas e exposições e teatros.

foto 3  Como é morar em Perth como Estudante foto 3

Qual é o lugar/restaurante preferido na cidade que só os locais conhecem?

Uma coisa que descobri aqui e que não conhecia são os rooftops (bares no terraço dos prédios) e aqui existem vários, mas dois são os meus preferidos The Aviary que fica no centro e é super fácil de saber onde ele está, só olhar pra cima na frente da estação de Perth Underground e procurar a escada pra aproveitar lá com boa música, bons drinks e muitos australianos engraçados dançando, e o Bobs Bar que é bem menor que o Aviary e não tão fácil de achar mesmo também estando na city porque ele fica entre os prédios e não há sinalização indicando, ou seja, só vai quem realmente conhece.


Como é a comunidade brasileira na cidade?


A comunidade é grande, onde você vai você acha ao menos um quer seja ele estudante, turista ou residente. Brasileiro tem em todos os lugares do mundo, isso é fato.

Temos um grupo no facebook que sempre postam dicas, fazem perguntas, trocam ou vendem ou doam coisas (minha bicicleta foi de uma doação nessa comunidade), oferecem serviços, enfim, de tudo.

Em geral os brasileiros se ajudam muito seja pra conseguir trabalho, encontrar lugar pra morar, ajudar a passar pelos dias homesick ou o que quer que seja. Existem os que tentam passar a perna nos outros ou aqueles que ainda usam pro lado ruim o jeitinho brasileiro, mas é a vida né, seres humanos bons e ruins existem em qualquer lugar e com qualquer nacionalidade.

perth3  Como é morar em Perth como Estudante perth3


Qual a indústria mais forte da região?

 O estado vive basicamente das minas, o porto é bastante forte também com a exportação do ouro, níquel, ferro e alumínio produzidos no estado. Além disso, Perth está em constante expansão então a área de construção daqui também está forte.

Prós de morar nessa cidade:

Independentemente do trabalho que você faz aqui você é bem remunerado e tem uma excelente qualidade de vida. A cidade é totalmente aberta a estrangeiros e fácil de se locomover com ou sem carro, além das ciclovias por todos os lados. Aos redores você encontra de tudo desde praias paradisíacas até cavernas. 


Contras de morar nessa cidade:


Tudo fecha cedo e ainda há poucos serviços 24h como farmácia ou mercados. Como Perth é na outra costa não temos tantas baladas fervorosas como a Sydney, Gold, Brisbane e outras cidade do lado de lá do país. Se você quer balada louca esqueça Perth pois aqui é muito mais parado porque as pessoas aproveitam o dia, é fácil ver as cinco da manhã ou as quatro da tarde a ciclovia cheia de gente de bicicleta ou correndo, quem é da noite não gosta daqui. 

Quer ficar ou mudar pra outro lugar, e por quê:

Eu me encantei pela cidade aos poucos, enfrentei muitas barreiras que eu mesma coloquei em mim e hoje digo que quero muito ficar e ficar em Perth. Ainda não fui na outra costa mas pretendo ir para conhecer em breve, mas morar acho difícil outra cidade me fazer sentir tanto em casa como me sinto aqui. Quando decidi vir pra Austrália pesquisei muito sobre cada cidade, li depoimentos, conversei com gente que mora ou já morou, nossa foi uma pesquisa profunda e intensa e desde quando comecei a ver mais sobre Perth entendi que é como Brasília, ou você ama ou você odeia, não há meio termo e eu amo cada coisa nessa cidade.

Solicite Orçamento 160×160

14 COMMENTS

  1. Olá, adorei o texto!

    Textos assim ajudam-nos a decidir…eu ainda não decidi para qual lugar da Australia eu vou, porém leio e converso muito com pessoas que foram para a Austrália. Já me falaram que o inglês nas cidades consideradas como “interior” é mais complicado de entender e cheio de dialetos. Isso é verdade? É verdade também que o melhor inglês da Austrália é o de Sydney.

    Obrigada! Bjus…..

  2. olá michelle strazzeri
    eu gostaria quer mora lá australia . como vai quer saber p/ trabalhar serviço , eu posso falar que contrato esse no facebook , muito obrigado .. me aguardo resp ok …>>>> obs; eu sou deficiencia audtivo ( DEAF ) … ILOVE AUSTRALIA

  3. Olá.
    Parabéns pela entrevista e pela matéria. Será muito útil.
    Irei para Perth em Agosto/16, ficarei um bom tempo na cidade. Por esta matéria, já vejo que irei gostar muito da cidade.

    Abraços e nos vemos em Perth.

  4. Estou morando em Perth a exatos um mes e 10 dias… Realmente a cidade eh demais !!
    Tive mais facilidade do que a maioria, pois ja tinha amigo brasileiro aqui, e estou ainda na casa dele sem pagar nada por isso, e podem falar o que for, mas na minha segunda semana aqui ja tinha 3 trabalhos em vista.
    Claro, minha area eh mais facil de encontrar emprego, pois a mao de obra eh escassa, mas na minah segunda semana ja estava trabalhando, e na minha area !
    Se tiver em duvida, nao fique, venha pra PERTH , conhecida como PERTHECT CITY.

  5. Olá Raquel, tudo bem? Também sou de Brasília e adorei seu post! Estou planejando intercâmbio para Austrália em novembro e estou na fase de decidir a cidade. Pensei em Perth pela possibilidade de estudar na Lexis e fazer tudo por perto ( trabalho, moradia, estudo e praia), pois acho isso sensacional em termos de qualidade de vida. Mas observei que vc estudou e morou no centro né? Também fico um pouco preocupada com o ritmo da cidade, será que ela é pacata demais?! Já vi comentários de outras pessoas dizendo que nem balada de verdade a cidade tem! Se puder, me passe seu email ou face! Beijos, Vy

    • Oi Virgynia,

      Tudo bem? Perth esta se desenvolvendo bastante, tem bastante lugares para sair mas é bem mais tranquila que Sydney ou Melbourne por exemplo. Eu estudei na Lexis e morei em Scarborough por algum tempo. Posso te passar todas as dicas de lugares se quiser. Bjso

  6. Olá , gostei muito da matéria, começei a pensar em ir pra austrália com minha esposa, estou com muito medo , até por não conhecer ninguem , nem nada por aí. Queria começar algo novo , ter oportunidades , recém fiz 20 anos , quem puder dar dicas , eu ficaria muito agradecido.

LEAVE A REPLY