Muitas pessoas me escreve perguntando como se faz para montar uma empresa na Austrália. De fato abrir uma empresa na Austrália estando aqui é extremamente simples e não leva mais que 15 minutos. Para fechar sua empresa na Austrália o processo também não é complicado. Porém, mas do que te ensinar a abrir sua empresa na Austrália eu vou explicar como funciona o mercado aqui e por que apesar do esforço, muitos brasileiros não são bem sucedidos como empresários na Austrália

Abrindo Sua Empresa na Austrália

Você pode abrir sua empresa na Austrália online. Não precisa visitar o ATO ou contratar um contador, porém eu acho que ter um contador para administrar a questão contábil e de impostos de sua empresa extremamente recomendado. Na Austrália eles levam a empresa bastante a sério e você precisa estar a par de suas responsabilidades com o consumidor, fiscais, de licenciamento e financeiras.

Atualmente há um grande número de recursos que podem ajudá-lo com os requisitos formais de começar um negócio na Austrália e garantir que você irá fazê-lo corretamente. Por isso é importante pesquisar bastante antes de simplesmente pegar seu ABN online.

Primeiro você precisa decidir a estrutura do seu negócio. De um modo geral, existem quatro tipos principais de estruturas de negócios:

  • Sole Trader
  • Partnership
  • Trust
  • Company

Indiscutivelmente, a estrutura de negócios Sole Trader é o mais popular – mas caso tenha alguma dúvida consulte um contador para saber o modelo certo para você.

Sole Trader resumidamente significa que você é a sua empresa. É como o PJ no Brasil. Muitos profissionais autônomos escolhem esta categoria. Em outras palavras, você é dono do negócio, você está diretamente no controle de tudo, e todo o dinheiro que você faz com o seu negócio é seu. O negócio não é uma entidade legal separada de você. Isso significa que na hora de pagar o imposto de renda todo lucro que você faz através de sua empresa é contado juntamente com a sua própria renda pessoal e individual (o que significa que ela é mesclada com a renda que você faz de outras fontes também ) . Dito isso, você ainda precisa preencher alguns formulários de impostos adicionais no final do ano fiscal. O Australian Taxation Office (ATO) tem mais informações sobre isso.

Depois de escolhida a categoria você deve começar o processo de abertura de sua empresa. Se optar fazer por um contador ele irá cobrar algo entre $1000,00 e $3,000.00 dólares para a abertura de sua empresa. Se decidir fazer sozinho não gastará nada.

Como Abrir Seu Negócio na Austrália

Primeiro você precisa decidir o nome da empresa, que pode ser seu nome pessoal, (por exemplo, “José da Silva”), ou se você quer um nome Empresarial (por exemplo, DaSilva Limpeza, Adocacia e serviços de Tratamento de Canal). Se você deseja montar sua usando seu nome pessoal (sem outras adições), tudo que você precisa para se inscrever é se cadastrar para obter um Australian Business Number (ABN). – Semelhante ao CNPJ no Brasil

Como Aplicar para um Australian Business Number (ABN)

Independentemente do nome, você precisa obter um Australian Business Number (ABN) e um Tax File Number (TFN). Se você já tiver sido empregado no passado (ou ainda está empregado atualmente),você provavelmente já tem um TFN. Se você não tem um, você precisará obter um através do Australian Tax Office (ATO). Clique aqui para saber como  solicitar um Tax File Number.

Para obter um ABN, você vai precisar para fazer a solicitação através do ATO também. O processo leva entre 15 e 30 minutos e em pouco tempo você estará recebendo uma correspondência do ATO com os dados de sua empresa.

Registar um BUSINESS

Mas se você quiser operar sob um nome de negócio real (em vez de seu próprio nome pessoal), então você deve registrar Australia Securities & Investments Commission (ASIC). Para iniciar o processo de registro de nome empresarial, é só clicar aqui. Porém você precisa antes ver se você é elegível.

Posso Abrir uma Empresa na Austrália como Estudante

Sim, você pode, mas isso não significa que você poderá trabalhar quantas horas você quiser. Você ainda estará sujeito as regras e restrições do seu visto. Se por exemplo você estiver na Austrália com um visto de estudante de inglês (ELICOS) que permite que você trabalhe apenas 40 horas por quinzena você ainda será obrigado a cumprir as restrições do seu visto.

Quanto Custa Abrir uma Empresa na Austrália

Para obter seu ABN number você não paga absolutamente nada, mas você precisará pagar imposto e GST em cima de cada serviço prestado. Por exemplo, digamos que o imposto a ser pago seja 30% e você arrecadou $5,000.00 dólares no mês. Você precisará pagar $1,500.00 dólares de imposto + $500.00 dólares de GST (10%). Desta forma sobrará no seu bolso $3,000.00 dólares.

A vantagem é que você pode descontar do imposto quase tudo relacionado ao seu trabalho.

Por que Muitas Empresas de Brasileiros não dão Certo

Existem alguns brasileiros bem sucedidos aqui em suas empresas, mas muitos daqueles que montam pequenos negócios não conseguem prosperar e acabam tocando seu business enquanto continuam trabalhando de cleaners, garçons, etc para poderem pagar suas contas. Mas por que isso acontece?

Primeiro por que os brasileiros que vi montando seu negócio aqui em sua maioria eram muito desorganizados, não cumpriam horários nem preços. Vou te dar um exemplo.

Preços irregulares

Outro dia perguntei para um amigo me recomendou uma cleaner brasileira que limpava a casa dele. Perguntei quanto custava e ele me disse que ela cobrava $25.00 dólares por hora e ele precisava prover os produtos de limpeza. Disse ainda que o serviço levava 4 horas para um apartamento de 1 dormitório, ou seja, $100,00 dólares por cada visita dela e que por meu apartamento ter 3 dormitórios levaria umas 6 horas, ou seja $150,00 dólares.

Quis experimentar e liguei pra menina que disse que estava perto do meu trabalho em Pyrmont. Marquei de encontra-la e quando perguntei quanto sairia ela disse: $40.00 dólares por hora. Ou seja, ela deu o preço de acordo com o que ela achou que eu poderia pagar. Falei que ia pensar e ligava depois, mas deixei pra lá.

Isso acontece na quase totalidade dos serviços de brasileiros aqui e para o Australiano isso gera uma tremenda desconfiança. O problema é que o Australiano assim como eu não confronta a pessoa na hora, ele apenas agradece e diz que vai pensar e ai a pessoa fica reclamando que tem pouco serviço, quando na verdade é que ela não inspira confiança. Já vi isso acontecer para uma imensa gama de serviços.

Aconteceu isso também com um conhecido que indiquei para fazer a manutenção de computadores no escritório de um amigo. Eu falei para meu amigo que ele cobrava cerca de $30 dólares a hora, ele chegou lá, viu que meu amigo tinha um escritório legal, moderno e falou que era $90,00 dólares a hora. Meu amigo não aceitou e acabou contratando um escocês que fez por $35,o0.

A Questão do Compromisso

Pro Australiano não importa se você é faxineiro ou presidente de um banco, para ele você é um profissional prestador de serviços. Acontece que tem brasileiro que cada semana quer ser algo diferente, mas esquecem de informar seus antigos empregadores.

Uma vez conheci um senhor Australiano que dizia que não contratava serviços de brasileiros. Perguntei o porquê e ele disse que os brasileiros somem sem dar satisfação. Foi assim com a cleaner do apartamento dele, foi assim com a funcionária do café e agora ele já estava cansado.

Se você pega um serviço aqui na Austrália no qual você se comprometeu a ir todas as terças a pessoa que o contratou espera que você irá cumprir sua parte do acordo até que uma das partes solicite a interrupção dos serviços com aviso prévio, ou seja, em uma das terças um deles avisa que não vai mais ou que não vai mais precisar dos serviços. Mas os brasileiros geralmente somem sem dar satisfação.

Outra questão é que o brasileiro não vê seu serviço como um trabalho, mas como um “bico” pra pagar as contas. Outro dia marquei um serviço com um brasileiro e ele disse que ia aparecer na quinta às 6 da tarde, depois pediu para mudar para as 7, depois deu 7:30 ele pediu pra mudar pra segunda por que estava indo viajar. Fica impossível trabalhar com alguém que tenha esta falta de compromisso, mas estes são geralmente os mesmos brasileiros que você vê aqui 10 anos depois vivendo a mesma vida e fazendo as mesmas coisas que ele fazia quando chegou.

Falta de Pontualidade.

Screen Shot 2014-07-27 at 10.35.38 pm Como Montar uma Empresa na Austrália Como Montar uma Empresa na Austrália Screen Shot 2014 07 27 at 10

Nesta nem preciso me alongar muito, mas na Austrália 8:30 é 8:30. Não é 8:31, não é 8:29, é 8:30. Muitos brasileiros não tem a menor responsabilidade com o horário aqui. Estão sempre culpando o trem, o ônibus, o trânsito (que em comparação com o Brasil quase não existe aqui) ou qualquer outra coisa. Os trens e ônibus aqui na Austrália tem hora de chegar e sair. Se você pega a Timetable de um ponto de ônibus vai ver que um ônibus chega as 8:23, o outro às 8:27 o outro que vai pra Bondi passa as 8:41 e assim por diante.

Só pra se ter uma idéia, um Australiano veio fazer um serviço aqui em casa semana passada. O cara super gente fina, ficou as duas horas que passou aqui em casa conversando, me dando dicas, falando da esposa, dos filhos, etc. Mas o detalhe é que ele marcou comigo às 10:30 e chegou 10:37 pedindo mil desculpas por que o outro serviço onde ele estava antes de vir pra minha casa atrasou um pouco.

A Questão do Preço

Outro fator relacionado ao preço é que os brasileiros cobram caro. O preço praticado no B2B aqui é completamente diferente do praticado no B2C. O consumidor australiano pechincha demais e quer pagar barato. Vou te dar alguns exemplos.

Abriram uma peixaria muito legal aqui no bairro que vendia Fish & Chips pelo preço praticado pouca coisa acima da média do mercado. $14.00 por um Fish & Chips (Peixe com batata). O cara ficou com o negócio aberto um ano e faliu. Vendeu o ponto pra outra peixaria. O cara que montou a outra peixaria também decidiu vender Fish & Chips, mas cobra por uma porção de Fish & Chips (Peixe Grelhado ou Frito + Batata Frita) + uma lata de Refrigerante a sua escolha (Pepsi Max, Solo, Schweppes) apenas $5,00 dólares. Cinco dólares por um peixe + batata frita + refrigerante. Adivinhe o que aconteceu? O cara vende sem exagero cerca de 1000 Fish & Chips por dia. Para ele vale mais a pena ganhar $1,000.00 dólares por dia (só com o Fish & Chips, fora as outras coisas que ele vende), ou seja 30 mil dólares por mês, com uma margem de lucro de $1,00 dólar por Fish & Chips vendido, do que ganhar $10,00 dólares por cada um e vender apenas 5 por dia.

Os brasileiros aqui tentam jogar o preço lá em cima ou vão aumentando o preço gradativamente e com isso vão perdendo muitos clientes. Você precisa entender que Australiano gosta de pagar pouco e pechincha pra tudo.

Na primeira empresa que trabalhei aqui tinha uma Armênia que vinha fazer a faxina. Ela ganhou o serviço de faxina de todos os escritórios do prédio e fazia apenas ela e mais uma ajudante. Todo dia ela chegava num Toyota Eco velho, descia o baldinho, aspirador, etc. Um dia conversando com ela soube que ela tinha este business de limpeza e ainda trabalhava nele. Tinha 8 funcionários e toda a família trabalhava no Business. Ela já tinha 5 apartamentos de investimento em Sydney, os dois filhos estavam na faculdade, a filha tinha MBA. Ela trabalhava das 6:30 da tarde à 1 da manhã e ia pra casa e depois a assistente terminava todo serviço. Quando perguntei como ela conseguiu isso tudo ela respondeu algo como: Os meus concorrentes cobram caro e fazem um serviço de preguiçoso, eu tenho um preço justo e faço tudo direito.

A mulher devia ter uns cinquenta e poucos anos e certamente já poderia se aposentar se quisesse ou ficar lá só administrando o business, mas estava lá de madrugada com a mão na massa.

A Questão da Paciência

Nenhuma empresa dá dinheiro da noite pro dia. Às vezes leva muitos anos, mas quem não tem bom senso não consegue esperar e quer que tudo aconteça rápido. Nada de útil ou importante neste mundo acontece Overnight. Tem gente que vê o filme sobre o Facebook e acha que o Facebook foi construído do dia pra noite em um quarto de faculdade. Como o próprio Eduardo Saverin mesmo disse: Isso É Hollywood e Hollywood não tem nada a ver com a realidade.

Todo negócio leva anos até dar resultado e ai você tem que decidir também se quer um negócio para pagar as contas enquanto você vai viajar aos finais de semana ou quer montar um negócio promissor que irá expandir, gerar filiais, aumentar e lhe permitir obter um retorno substancial. O primeiro quase qualquer pessoa consegue fazer, o segundo exige coragem, dedicação e enorme paciência

Os Brasileiros que se Dão Bem

Conheço brasileiro que em poucos anos aqui consegue ganhar muito bem e expandir seu negócio. Tem brasileiro que começa dirigindo um caminhãozinho de entregas aqui na Austrália e em 3 anos o cara está com 4 caminhões, funcionários e tirando $300 mil por ano. Por isso saiba que as oportunidades existem, mas elas estão ai apenas para quem sabe aproveitá-las.

Seja qual for o seu negócio, torço para seu sucesso aqui na Austrália.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articlePreparando-se Para a Austrália
Next articleCursos Técnicos e Profissionalizantes na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

22 COMMENTS

  1. Mais um excelente post, Jerry. Parabéns e obrigado!
    Tenho uma dúvida.
    Se formos eu e minha namorada como estudantes para a Austrália, podemos abrir nossa empresa e cada um trabalhar nela por 20h semanais? Pra ficarmos dentro do permitido legalmente. Ou seja, eu trabalho 20h + 20h dela, temos uma empresa funcionando 40h por semana, durante todo o horário comercial. É viável?
    Abraço

    • Outra dúvida. rs
      Ter uma empresa aberta e funcionando em nosso nome pode ajudar em um futuro pedido de residência?

  2. Jerry, como vai? Espero que bem! Parabéns pelo site, está cada dia melhor. Caso meu sonho de ir para a Austrália se concretize o próximo seria montar um food truck de hamburgueres gourmet, então obrigado pelas informações, serão de grande valia! Aproveito o espaço para fazer uma “reclamação” e uma pergunta: Não estou conseguindo logar na comunidade faz um bom tempo já, desde que mudou o design e cores (de vermelho pro verde). E a pergunta: Minha noiva só topa ir para aí se tiver uma chance clara da mãe dela (minha sogra) ir também (nem que for alguns depois da gente), ela faz 52 em agosto…seria possível declara-la como dependente quando conseguirmos visto de trabalho? Com visto de estudante já dá? Só com residência? Ou de jeito nenhum? Obrigado!

  3. Sempre quis saber sobre a questão do horário na Austrália: E se realmente houver um incidente que impediria de chegar no horário marcado? Eles toleram quando eu entro em contato antes do horário marcado (falando sobre o ocorrido que irá impedir de chegar no horário marcado)? Ou independente de qualquer coisa, eles nunca toleram atrasos em hipótese alguma, mesmo avisando antecipadamente?

  4. Excelente post, parabéns ! Ouvi falar também de um visto específico para empreendedores, que nao necessariamente precisa estar vinculado a estudo. Você sabe quais as condições para obtenção desse visto? Obrigado!

  5. Muitas informações boas no mesmo local!
    Uma pergunta: em termos de custos reais para começar um negócio, para ter uma ideia (locação de um local, mobília, propaganda básica) existe algum site onde eu possa levantar esses custos?

    Grato.

  6. Jerry, Tudo bem? Estava Lendo seu post e gostaria de saber se conhece o processo de abertura de uma filial de empresa. Tenho uma empresa no Brasil e gostaria de abrir uma filial aqui na Austrália. Minha intenção é ter uma empresa e que eu possa trabalhar normalmente sem limites de horas e me
    Sponsorar. Obrigado

  7. Prezado Jerry,
    Que grata surpresa tive quando, ao pesquisar sobre empreendedorismo na Austrália, acabei encontrando o teu blog.
    Parabéns pelas diversas e úteis informações que você proporciona a todos que por aqui se dirigem a você com as mais variadas dúvidas.
    Eu, por exemplo, gostaria muito de ouvir suas explicações sobre as questões levantadas acima pelo sr. Deives, no dia 16 de outubro às 02:24h. Você teria tais informações? Estou pensando em abrir um negócio aí na Austrália e também tenho as dúvidas acima.
    Agradeço antecipadamente sua resposta.
    Tenha uma excelente semana!

  8. Jerry ,
    trabalho com Mármores e Granitos aqui no Brasil ou seja marmoraria,gostaria de saber sobre este mercado ai na Autralia e se tem facilidade em mão de obra , minha família são 4 pessoas em eu, esposa e duas filhas menores . Fica fácil a minha ida ?

  9. Boa noite! Ótimo post!
    Jerry,
    Interessei-me muito pela Austrália e estou querendo investir em uma lanchonete de pão de queijo. Gostaria de saber se a iguaria tem boa aceitação aí e também qual o visto necessário para que eu possa emigrar para a Austrália legalmente para morar e fomentar minha empresa.
    Tudo de bom para você!
    Atenciosamente,
    Milton Jr.

  10. Olá, acabei de ler muitas matérias no seu blog e adorei tudo!!! Parabéns!!! Meus esposo é tatuador e bem conhecido na minha cidade (no Brasil). Amamos a ideia de morar na Austrália, será que ele poderia abrir um estúdio de tatuagem aí? Será que vc me indicaria alguma forma de procurar melhores informações a esse respeito? Gostaríamos de fazer tudo certinho. Obrigada!

  11. Olá Jerry, tudo bem?

    Conheci seu blog há alguns dias e há tempos penso em me mudar do Brasil, a Austrália me atrai muito e seus posts são excelentes, este sobre empresas em específico pois tenho uma pequena transportadora de frigoríficos em SP (Ceasa) mas devidos à diversos fatores, penso em começar algo fora.

    Para quem tem um bom inglês e disposição, as oportunidades existem, mas para o transporte na Austrália, o que você me orienta?

    Abraço.

  12. Jerry, gostei muito da sua materia, se voce puder me ajudar eu agradeco, a matriz da minha empresa fica em New York e temos subsidiaria no Brasil e agora queremos abrir em Sidney, nos desenvolvemos e comercializamos a licenca de uso de software de forma direta ou atraves de canais. E agora precisamos abrir uma subsidiaria em Sidney para comercializar e dar suporte do software

    Voce sabe me dizer como devo proceder ou conhece algum contador ?

    Obrigado

  13. Ola Jerry, adorei a matéria, mas fiquei com muitas duvidas. Se for como turista posso abrir uma empresa e depois ficar. Tem um valor minino para investimento? Ou se for como estudante e depois abrir a empresa tbm posso ficar? Posso abrir qualquer tipo de comercio? Por : uma loja de roupas? Tenho uma confecção aqui no Brasil poderia abrir uma filia?

    Te agradeço retorno

  14. Jerry, ótimo post. Estou para expandir meu negocio em TI (ERP’s) para a Australia. Se voce estiver lendo este meu comentário, por favor, faça contacto através do email.

  15. Olá Jerry,
    Achei ótima as dicas do post. Sabe me dizer quais as áreas na Austrália que ainda estão necessitando de mais prestadores de serviços comprometidos, rs?

  16. Jerry,

    Parabéns pelo trabalho. Trabalho com desenvolvedor SAP é pretendo migrar para a Austrália com minha esposa e meu ilho de 3 anos. Você acha que consigo emprego como consultor, ou é melhor abrir uma empresa. Minha esposa trabalha com doces para celíacos, como é o mercado ai pela Austrália?

    Já agradeço de ante-mão.

  17. Jerry, gostei muito do post, só fiquei com uma dúvida e talvez você possa me ajudar. Eu tenho uma empresa no Brasil, e gostaria de abrir uma filial na Australia. Você conhece alguma empresa que pode me assessorar?

    Muito obrigado.

  18. Oi Jerry, veja se pode me ajudar meu irmão esta na Austrália sem trabalho, ele chegou lá esta semana, ele tem visto de estudante, ele tem empresa aberta no Brasil, sou procurador dele aqui no Brasil com poderes totais, quero modificar a empresa dele para uma empresa comercial exportadora para enviar produtos da América para a Austrália, estava pensando em mandar doce de leite, pão de queixo, carne seca, fumo de corda, doce de amendoim, cachaça, feijoada enlatada dentre outras coisas….quero saber se terei problemas com a alfandega…poderia me dar sua opnião por favor.

LEAVE A REPLY