Levar Dinheiro Australia - Porquinho Banco

Uma das maiores dúvidas antes de vir para a Austrália é como levar dinheiro para a Austrália. É possível levar quanto em dinheiro? Qual o melhor método ou cartão?

A Austrália tem regras estritas sobre o transporte do dinheiro para dentro e fora do país. Mas isso não é a maior preocupação dos estudantes que vem para a Austrália, afinal não é todo mundo que vem pra cá carregando uma mala de dinheiro. Ao trazer dinheiro para o país você precisa primeiro saber quanto pode trazer em espécie (Dólares Australianos), quanto pode trazer em cartão e como fazer isso de forma eficiente sem perder dinheiro.

A Moeda Australiana

Moeda Australiana  Como Levar Dinheiro para a Austrália dinheiro australiano

A moeda da Austrália é o dólar australiano ( A $) . O dólar Australiano possui notas de : $ 5, $ 10, $ 20, $ 50 , $ 100, e moedas de : 5 centavos, 10c , 20c , 50c , $ 1, $ 2 dólares. A nota australiana é de plástico, por isso você Não precisa se preocupar se entrar no mar ou piscina com ela. Ela dificilmente estraga ou amassa.

Trazendo dinheiro para a Austrália

Como eu disse o governo australiano tem regras rígidas sobre o movimento de dinheiro para a Austrália. O valor máximo que você está autorizado a trazer para o país ou levar para fora da Austrália é de A$ 10.000 (dez mil dólares australianos) na forma de:

  • App de transferência de dinheiro
  • Dinheiro
  • Traveler’s Checks
  • Cheque
  • Nota promissória
  • Letra de câmbio
  • Vale postal
  • Qualquer outra forma de instrumento negociável

Neste caso, a maioria das pessoas que vem para a Austrália trazem apenas dinheiro ou traveler’s check.

Quando eu vim para a Austrália eu trouxe traveler’s checks. Na época foi um tanto prático e não perdi dinheiro com isso, uma vez que paguei uma pequena taxa para trocar os cheques, saquei o dinheiro e depositei em uma conta bancária.

App TransferWise

Screen Shot 2016-05-13 at 10.04.52 PM  Como Levar Dinheiro para a Austrália Screen Shot 2016 05 13 at 10A melhor e mais rápida maneira que eu encontrei até hoje para transferir dinheiro entre os países foi o app chamado Transferwise. Além deles possuírem uma ótima taxa de conversão, eles ainda possuem uma taxa de envio muito menor que as outras operadoras. Vale muito a pena!

Clique aqui para fazer o download do app.

Visa Travel Money

Visa Travel  Como Levar Dinheiro para a Austrália visatravelmoney

Visa TravelMoney é um cartão pré-pago que lhe permite depositar e sacar em dólar, dólar australiano, euro e libra para compras e saques em moeda estrangeira. É aceito em mais de 1,8 milhão de caixas eletrônicos e 30 milhões de estabelecimentos credenciados à rede Visa em mais de 200 países. É bastante prático e seguro, você escolhe o valor e faz a carga em qualquer moeda. A vantagem é que com este cartão aqui seu pai ou familiares podem por exemplo fazer um depósito no Brasil em real e você sacar aqui em dólar australiano. Em caso de perda, ou roubo, você preserva o saldo. Seu novo cartão será enviado no Brasil, ou exterior no endereço solicitado.

Visa Travel Money Platinum

Visa Platinum  Como Levar Dinheiro para a Austrália visapla

O Visa TravelMoney Platinum é um cartão pré-pago internacional que pode ser recarregado de qualquer lugar e a qualquer hora e é aceito para compras em milhões de estabelecimentos e para saque em moeda local em mais de 1 milhão de caixas automáticos no exterior. Com ele você pode viajar com controle das suas despesas, pois a conversão para moeda estrangeira é feita no momento da compra do cartão, e não muda mais.

As Vantagens que você tem com o cartão Platinum são:

Visa Concierge

O Visa Concierge* é o assistente pessoal que pode ajudá-lo em questões que vão desde informações sobre o destino de viagem, reservar uma mesa em um restaurante badalado até conseguir comprar uma bolsa com edição super limitada. Tudo o que você precisa fazer é ligar para o seu Assistente Pessoal Visa Concierge nos números: (11) 4196-8188 (São Paulo) ou 0800 772 7811 (demais localidades).

Visa Luxury Hotel Collection

Descontos e facilidades em alguns hotéis com benefícios como:

– Upgrade automático de quarto na chegada, quando disponível.
– Café da manhã como cortesia.
– Check-out às 15 horas, quando disponível.
– Status de hóspede VIP.
– Voucher de comida ou bebida de $ 25.
– Serviço de internet no quarto ou manobrista gratuito, quando disponível.

Indenização por emergências médicas* 
Quando você paga todo o valor de suas passagens com o Visa Platinum, você, seu (sua) cônjuge e filhos dependentes de até 23 anos ganham uma cobertura para inúmeros serviços médicos, sem qualquer franquia, enquanto estiverem no exterior.

Seguro de acidentes em viagem* 

Quando você paga todo o valor de suas passagens com um cartão VTM Platinum, você fica automaticamente protegidos, em caso de morte ou lesão acidental ocorrida enquanto vocês estavam sob a responsabilidade de uma transportadora comercial devidamente licenciada.

Seguro de locação de veículos* 
Quando você usa seu VTM Platinum para reservar um carro e pagar todo o valor da locação, ganha a proteção deste seguro, que oferece cobertura de custos com reparos ou a substituição do veículo que tenha sofrido danos ou sido roubado.

Posso Levar mais de 10 mil dólares para a Austrália?

Sim. Se você pretende transferir mais de US $ 10.000 para dentro  ou fora da Austrália você deve declarar isso em um Relatório de Movimento Transfronteiriço. Você deverá informar no documento de declaração que recebe no avião que está trazendo mais que 10 mil dólares em dinheiro ou traveler’s checks e apresentar-se a alfândega ao chegar ao país.

Porém o fato de que você só pode trazer até A $ 10.000 para a Austrália , não significa que você está proibido de transferir muito mais do que isto através de bancos ou outras instituições financeiras. Estas organizações estão autorizadas a transferir dinheiro entre a Austrália e outros países.

Há muitas instituições financeiras que podem ajudá-los a transferir dinheiro. Eles vão cobrar uma pequena taxa para o serviço e oferecer-lhe a taxa de câmbio específica.

Transferência de Dinheiro

Usar uma empresa que realiza transferência de dinheiro é também uma alternativa, porém o processo é mais lento. Existem empresas como a Western Union que oferecem este serviço.

O que Eu não Recomendo

Eu usei um serviço uma vez chamado travelex e não fiquei satisfeito. Não sei como está agora, mas na época o dinheiro literalmente evaporou, talvez tenha sido as taxas de saque. Não sei e não quis perder tempo para saber, cancelei o cartão.

Dicas para trazer dinheiro para a Austrália

  • Antes de sair do Brasil traga seus dados de conta, telefone do banco e nome do gerente.
  • Não traga grandes quantidades de dinheiro em espécie. Se possível não traga mais que $2,000 dólares em dinheiro. Traga o restante em cartões de viagem ou de crédito.
  • Abra uma conta em banco assim que você chegar na Austrália. Caso abra a conta no primeiro mês apresentando seu visto de estudante você não pagará taxas bancárias pelos primeiros 6 meses ou 1 ano.
Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleAs Melhores Dicas de Compras na Austrália
Next articleComo Está a Área de TI na Austrália?
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

31 COMMENTS

  1. Oi!
    Pretendo ir em janeiro de 2015 para a Austrália e decidi abrir conta no HSBC. Só queria avisar que, depois de ter conta aqui por pelo menos 6 meses, dá pra abrir uma conta Austrália do Brasil mesmo e viajar já com sua conta, seu cartão e seu dinheiro bonitinho 🙂 abri minha conta aqui agora, ainda não sei sobre o processo de abrir a conta na Austrália daqui.

    • Oi Ana… voce so abre a conta aqui quando chegar na Australia. Super fácil. Mas a sua conta no Brasil tem que ser a Premier… Quando chegar aqui va ao banco do HSBC e abra a conta… Eles conectam uma com a outra…. Facil!

  2. Jerry, me tire uma duvida.

    O banco ao qual sou correntista oferece o cartão AMEX GlobalTravel, e pelo menos aqui no Brasil, o AMEX tem algumas restrições de aceitação em comparação ao VISA.

    Aí na AUS como é isso? Posso ir como o AMEX mesmo ou é melhor um VISA?

    Obrigado e parabéns!

  3. Olá Marco

    O AMEX é mas aceito aqui do que no Brasil, mas existem alguns lugares que não aceitam ou cobram uma taxa para compras com AMEX.

    A maioria das grandes empresas aceita, uma parte das pequenas não.

    O VISA é mais aceito que o AMEX, mas você consegue sacar com o AMEX na maioria dos caixas eletrônicos. O problema é que muitas vezes há uma taxa de 2 dólares por saque.

  4. Olá Ana

    Para abrir a conta na Austrália é só ir a algum HSBC Premier e levar seu cartão Premier do Brasil. Eles abrem a conta na hora e você não paga taxas aqui, somente no Brasil. Além disso leve seu passaporte.

    Abraços

  5. Olá pessoal!!
    Estou chegando na Austrália em julho, e estou pesquisando as melhores maneiras de fazer com relação a esse assunto ($, transferências, etc.)
    Fui até uma agência do HSBC, e me disseram que não precisa abrir uma conta premier pra poder acessa-lá posteriormente da austrália. O que o gerente me indicou é abrir uma conta aqui (claro que premier tem mais vantagens, mas parece que a taxa mensal de manutenção é maior) e, quando chegar na austrália, abrir uma conta no HSBC australiano pra depois “conectar” as duas contas, justamente através desse global view que mencionaram.
    Como pretendo ficar bastante tempo, me parece que é a melhor alternativa para movimentar $ entre Brasil/Austrália (não que eu pretenda fazer isso muitas vezes, mas nunca se sabe!)

    Alguém aí tem alguma experiência com isso? Pois me parece que o HSBC é o único banco que é comum entre os dois países!

    Abraços e parabéns pelas dicas!!

    • Olá Fernando

      Todo mundo que conheço aqui que acessa o Global View tem a conta Premier. Pode ser possível com a conta comum, mas precisa ver se a conta comum não cobra taxas para estas transferências que não são cobradas pela conta Premier. Por exemplo, na conta Premier você só paga um pequeno IOF e o valor do câmbio, pode ser que na conta normal você tenha uma taxa extra por transação que não existe na conta premier.

      Tem o Citibank que também é comum entre o Brasil e a Austrália, mas o Citibank geralmente tem taxas exorbitantes para tudo.

      Abraços

  6. O valor de taxa cobrado pelo visa travel money, agora é o mesmo do cartao de credito, 6.38%. Este governo nos rouba da forma mais víl possivel!!

    Eu nao vou pagar 1 centavo de imposto para esses malditoos mais, do que já pago neste País de merda!!
    Vou levar $20.000 (dolares) em dinheiro. Se eu declarar no Relatorio que dão no avião, está tudo OK?

    • Não há imposto sobre ele, é só que eles querem evitar a lavagem de dinheiro. Trazer essa quantia em dinheiro é arriscado, mas se você realmente quer fazer isso, você simplesmente precisa declará-la no cartão de chegada, eles podem perguntar de onde veio o dinheiro e por que você está trazendo tanto dinheiro para o país. Se eles acham que suas razões são duvidosas a informação pode ser passada para o ATO e o dinheiro pode ser confiscado ate que seja devidamente esclarecido.

      Você também precisa declarar este valor no Brasil antes de sair do país e explicar tanto a origem do dinheiro quanto os motivos pelos quais você está levando esta quantia para outro país. Se você não declarar pode ser preso, tanto no Brasil quanto chegando aqui.

      Sério, você deveria fazer isso através de uma transferência seria mais seguro e mais fácil.

      • Ola Jerry,
        Voce sabe qual e’ o IOF cobrado pelo HSBC premier? Ao meu entender, essa seria a unica taxa de transferencia, certo?

        Estou preste a fazer minha primeira transferencia usando o Global View.

        Alguem aqui usa o Global View pelo HSBC premier?

        Obrigado,
        Antonio

  7. Ola Jerry,
    curto muito o seu site, parabens!
    li em outro post que voce baixou pregacoes em ingles pra ficar ouvindo e melhorar seu ingles. Como consigo fazer o download? pelo ITunes?? Voce tem algum que recomenda?

    Muito obrigado

  8. Jerry muito bom esse post, sempre tive essa dúvida !
    Acredito que a melhor opção é levar uma quantidade em espécie e o resto em um visa travel…

    Chegando na Au só abrir a conta no HSBC !!

    Vlw

  9. So um comentario adicional, agora temos 6,38% de IOF sobre cartao de credito, saque, e tbm sobre o VTM. So faltam cobrar para comprar em especie…

  10. Jerry,por favor me tire uma dúvida…
    Estou indo ainda esse mês estudar em Brisbane por 4 anos (um tempo considerável) e portanto estou muito em dúvida quanto a banco,transações,saques e etc.
    Fui no HSBC e abri uma conta Premier (li os posts acima e estou ciente do que fazer quando chegar lá) porém tenho uma conta corrente no Banco do Brasil e eles me ofereceram ter uma conta corrente aqui e abrir um conta na australia (em um banco australiano ) anotar os dados desse banco australiano e fazer transferência entre o Banco do Brasil e esse banco na AU…
    Gostaria de saber qual a melhor forma e ao seu ponto de vista a mais vantajosa atualmente!!!
    Desde já agradeço
    Forte abraço (Seu blog é um sucesso e ajuda muita gente parabénsss)

  11. Bom dia pessoal, tenho uma dúvida um pouco diferente do que foi tratado aqui. Estou indo pra Austrália em novembro mas só pra turismo. Ficarei 1 mês. Nesse caso qual a melhor forma de levar dinheiro? Abrir uma conta HSBC premier infelizmente não é uma opção pois não tenho conta com eles há pelo menos 6 meses. Visa Travel Money tem a taxa de 6,38% de IOF que eu quero fortemente evitar. Agora fiquei entre essas três opções:

    1) Criar uma conta em um cartão pré pago internacional (ex: Neteller, site: http://www.neteller.com/pt/obterumcartaopre-pago/) já cadastrado como dólar australiano e movimentar dinheiro através de transferências internacionais, evitando o IOF de 6,38% e pegando cotação de dolar comercial que é mais barata que dolar turismo. Porém não sei se a cotação vale a pena. Alguém já fez isso e encontrou as melhores taxas? Parece que o Banco do Brasil faz transferência internacional em dólar australiano através da Western Union, mas não tenho ideia de quais são as taxas (taxa de transferência e taxa do câmbio). Alguém já fez transferências internacionais em dólar australiano??

    2) A mesma coisa que o anterior, só que o cartão seria em dolar americano mesmo. Talvez as cotações de transferencias internacionais para dolar americano sejam muito melhores. O problema é que ao usar o cartão lá na austrália, se paga 2,95% para converter de dolar americano para australiano, o que ainda é bem menor que os 6,38% de IOF.

    3) A opção anterior me parece ser sem sentido. Seria melhor criar o cartão em reais então, assim não se pagaria o cambio para dolar americano, somente a taxa de transferencia. E lá na Austrália se pagaria os mesmos 2,95% para converter pra dolar australiano na hora que se usar o cartão.

    As 3 formas se evita o IOF de 6,38% e se tem a cotação de dolar comercial por se tratar de movimentações por transferência internacional. O que são duas grandes vantagens.

    O que vocês acham, pessoal? Como escapar desse maldito IOF de 6,38% e obter as melhores taxas?

  12. Para enviar uma relativamente grande quantidade de dinheiro para a Australia do Brasil qual é o melhor método? meus pais vao enviar do Brasil aproximadamente $30mil dólares Aus.

  13. Olá, muitas pessoas me falam que é mais barato chegar na Austrália e procurar alguem que venda dólar, assim, alguém aqui do Brasil transfere uma quantia pra conta desta pessoa na Austrália e essa pessoa me dá em dólar. Isso é realmente mais barato do que comprar daqui?
    Pq o visa travel money não tá valendo a pena.. eu sou obrigada a fazer esse cartão? ou posso ir com uma quantia em espécie para lá e fazer esse procedimento de comprar dolar de alguem quando chegar? Assim evitaria taxas… certo?

  14. Nossa, seu post foi super útil!
    Estou indo esse sábado para Austrália e as cotações aqui na minha cidade estão um absurdo, 2,35/2,40 reais o dolar australiano.
    Vi que no aeroporto de Sydney tem várias casas de câmbio, (inclusive Travelex), será que posso levar real para trocar lá?
    Porque trocar para dólar americano aqui para depois trocar lá para dólar australiano é perder muito dinheiro.
    A travelex tem a opção também de se pagar aqui em cartão de crédito e você leva o voucher para lá e pega o dinheiro no aeroporto mesmo (foi esse que você fez e não gostou?).
    O que você me indicaria? Troco aqui na cotação absurda? Ou lá troca real por dolar asutraliano mesmo?
    Obrigada desde já.
    Sucesso para vocês!
    Monique

    • Oi Monique, minha dúvida é a mesma que a sua, e como você já deve estar na Austrália gostaria de saber como procedeu.

      Vou em novembro e estou em dúvida se não é mais barato levar uma quantia em real e trocar na própria Austrália por dólar australiano. Vi esse site da casa de câmbio travelex e eles estão cotando o real a R$2,28, enquanto nas casas de câmbio o valor mais baixo que encontrei foi de R$2,73.

      Obrigado!

      Se alguém souber também, por favor, fique à vontade para comentar.

  15. Olá Jerry, boa noite!

    Já sou residente permanente na Australia há quase 3 anos e acabo de vender um imóvel no Brasil e obviamente agora o próximo passo é transferir uma parte desse montante para cá.

    Para transferencias menores, geralmente utilizo a Western Union, que é bem prático, taxas baixas, etc etc. Mas dessa vez o valor é alto e de lá pra cá, transferindo pra minha conta daqui, as taxas que estão cobrando são assustadoras.
    Vc sabe se existe alguma forma, de transferir valores altos, onde as taxas não sejam abusivas? Existe algum direito para transferencia de “patrimônio”, uma vez que já me mudei permanentemente pra cá com meus filhos? Estou perdida! E preciso desse dindin* aqui asasp para finalmente sair do aluguel e comprar a casa própria!!
    Muito obrigada!!

    • Oi Cris.

      Quando nós trouxemos o dinheiro fizemos através do HSBC Global View. Mas já ouvi falar de pessoas que fizeram uma transferência do Banco do Brasil pro banco daqui. É sempre bom pesquisar em muitos lugares, já que, com a quantia alta cada centavo faz diferença.

  16. Oi,

    Estou pensando em abrir uma conta no commonwealth, de estudante, e queria saber se tem como a casa de câmbio do Brasil me enviar dinheiro pra essa conta, sem ser um swift.

    Obrigada

  17. Olá pessoal,

    Alguém saberia informar qual a tributação na Austrália para quem estiver portando mais que A$10.000 em espécie?

    abraços.

  18. Alguém sabe como esta a situação do HSBC,
    no Brasil ele foi vendido para o Bradesco, na Australia ainda esta forte? tem algum boato de fechamento?

    Obrigada

LEAVE A REPLY