Connect with us

Como Funciona o Sistema e Plano de Saúde na Austrália

Dicas

Como Funciona o Sistema e Plano de Saúde na Austrália


“O sistema de Saúde é bom e gratuito para todos” – É uma das coisas que mais ouço de brasileiros que estão vindo para a Austrália.  Contudo, quando se compara o sistema de saúde Australiano com o brasileiro, todas as vezes vejo os brasileiros cometendo um erro comum. Eles comparam o sistema de saúde público no Brasil com o público da Austrália. O problema é que a maioria dos brasileiros que vem para a Austrália tem plano de saúde privado e quando se compara o serviço de saúde (pago) que tinham no Brasil com o sistema de saúde na Austrália, tanto público quanto privado, o sistema Australiano pode não ser tão interessante como se imagina.

Primeiro que o sistema de saúde público não é gratuito. Se você é residente permanente tem que pagar uma taxa de de 1% a 1.5% do se salário para cobrir o Medicare Levy. Ou seja, se você ganha $140,000 por ano, além de todos os impostos que você irá pagar em cima deste salário, você ainda terá que pagar $2,100.00 dólares extras no final do ano fiscal. Uma maneira de evitar isso é pagando um plano de saúde, como eu e tantas outras pessoas fazem. Os estudantes internacionais não precisam pagar essa taxa.

Como Funciona o Sistema e Plano de Saúde na Austrália Screen Shot 2017 04 06 at 9

The Royal Children’s Hospital – O hospital das crianças de Melbourne o mais bonito da Austrália. Já ganhou vários prêmios de arquitetura.

Meu plano de saúde custa para família cerca de $390.00 dólares por mês, ou $4,680.00 dólares por ano e ao contrário do plano de saúde no Brasil em que você vai ao médico, faz todos os exames e não paga absolutamente nada, aqui o plano de saúde não cobre o médico, apenas o hospital.

Por exemplo, você deslocou o joelho e precisa de uma cirurgia. O médico faz uma cotação que a cirurgia toda irá custar $18,000.00 dólares, sendo $8,000 do médico, $1,500.00 do anestesista, $500,00 de extras e 10,000 de hospital. O plano de saúde irá pagar o hospital apenas e você tem que pagar os custos do médico e anestesista. Assim, neste caso, você paga $8,000 e o plano de saúde paga $10,000.00

No caso de emergências, muitas vezes este valor pode ser inteiramente coberto pelo plano ou Medicare (Sistema público Australiano).

Para consultas médicas o plano geralmente paga o piso e você cobre a diferença. No meu caso, meu médico cobra $80 dólares a consulta, o plano paga $36 e eu pago a diferença.

Além disso, no caso de emergências ou parto por exemplo, você está inteiramente coberto pelo medicare se for residente permanente ou cidadão Australiano, mas a qualidade do hospital varia muito de acordo com a região.

Acredito que o ideal não seria comparar o sistema de saúde da Austrália com o do Brasil ou outros países, mas sim comparar o atendimento que você tinha no Brasil com o atendimento que terá aqui e assim avaliar as vantagens e desvantagens.

Na minha opinião o sistema de saúde na Austrália tem sido até o momento satisfatório, mas muitas vezes bastante caro.

Como Funciona o Sistema e Plano de Saúde na Austrália Screen Shot 2017 04 06 at 9

The Royal Children’s Hospital – Não são todos os hospitais da AUstrália que são tão novinhos ou modernos, mas eles estão constantemente investindo na saúde e nos hospitais.

O que o Plano de Saúde Cobre?

Os planos de saúde são personalizáveis e quanto mais cobertura você quiser, mais caro naturalmente vai ficar. Abaixo você tem a estimativa de custo de um plano de saúde familiar por mês dependendo da cobertura.

Como Funciona o Sistema e Plano de Saúde na Austrália 17820470 1139046472871806 2012399910 o

A maioria tem um teto para alguns serviços como Quiropraxia, dentista, etc. Por exemplo, você tem até $1,500 dólares por ano para gastar com dentista, mas este valor é de fato bastante baixo levando em conta os custos de um tratamento dentário na Austrália. Eu usei aparelho ortodôntico aqui e gastei cerca de $8,000 dólares pelo tratamento. O plano cobriu cerca de $900 e o resto eu tive que pagar do próprio bolso. O aparelho em questão (Invisalign) é bem caro no Brasil também, mas aqui, independente do tratamento que eu escolhesse o valor seria semelhante.

Qual plano de Saúde escolher na Austrália

Pessoalmente, quando mudei de emprego acabei optando por um plano que a empresa oferecia e meio que me arrependi. Os melhores planos são de seguradoras Not For Profit. https://www.google.com.au/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=not+for+profit+health+insurance&*

O plano também vai depender muito do seu status no páis. Se você é estudante, residente permanente, está no visto de trabalho, etc. Acredito que planos diferentes atendem melhor às necessidades de cada pessoa dependendo de sua situação aqui.

O que acontece se eu tiver que ir pro Hospital?

Mais uma vez, isso vai depender do seu status e do seu plano de saúde. Se você quebrar um braço ou ter que fazer uma operação de emergência o plano de saúde dos estudantes cobre toda a parte do hospital. Mas o acompanhamento pós operatório terão alguns custos.

Em casos de estudantes brasileiros que precisaram de tratamento mais sérios, mas não corre risco de vida por exemplo romper os ligamentos do joelho, na maioria das vezes vi que eles tiveram que arcar com as uma parte das despesas, mesmo tendo plano de saúde.

No caso de câncer a operação é coberta pelo plano, mas a quimioterapia por ser um tratamento por medicamentos não é coberta. Por isso muitos fazem campanhas pelo Facebook para arrecadar mais dinheiro.

O que é o Seguro de saúde OSHC que eu pago no visto de estudante?

OSHC é um seguro para auxiliar estudantes internacionais que visa cobrir os custos de assistência médica e hospitalar que o estudante possa precisar enquanto estiver na Austrália. OSHC também pagará benefícios limitados para produtos farmacêuticos e serviços de ambulância. O Departamento de Imigração e Cidadania exige que estudantes estrangeiros mantenham o OSHC durante o período de tempo que eles estarão na Austrália.

Seguro de Saúde Extra para estudante na Austrália vale a Pena?

O seguro de saúde extra para estudantes internacionais é um seguro que você compra a parte do seguro obrigatório, pode valer a pena se você pesquisar bastante e escolher um seguro bom de uma empresa altamente confiável e não o primeiro seguro que qualquer empresa lhe oferecer.

O que tenho visto muitas vezes são pessoas que contratam este seguro e depois tem a maior dificuldade para receber qualquer valor quando precisam usar (quando recebem). Um amigo que precisou disse que precisava mandar todas as notas originais por correio, com mais um monte de documentos, recibos, comprovantes de uma maneira específica que no final das contas ia ficar mais caro ele mandar tudo o que a empresa pedia do que pagar a conta do próprio bolso, mas como eu disse, vai depender da empresa escolhida.

Como Funciona o Sistema e Plano de Saúde na Austrália Screen Shot 2017 04 06 at 9

O que acontece se eu ficar Grávida?

De novo, vai depender de sua cobertura, do plano escolhido e de seu status no país, você pode ver mais informações sobre gravidez na Austrália neste post.

Os Médicos na Austrália são bons?

No geral o pessoal reclama muito e você tem que pesquisar bastante até encontrar um médico que você goste. Como em todo lugar tem médicos bons e ruins. A nossa experiência é ótima, inclusive tivemos a nossa filha em um hospital público aqui.

Como funcionam as consultas médicas na Austrália?

Aqui na Austrália você não agenda um atendimento com um endocrinologista, cardiologista ou médico que qualquer especialidade. Você primeiro passa por uma consulta com um GP (Clínico Geral) que dependendo da necessidade vai lhe encaminhar para um especialista, mas na maioria das vezes ele mesmo acabará lhe prescrevendo os exames e medicamentos e se ficar constatado a necessidade de intervenção de um especialista, você será encaminhado.

A consulta com os especialistas é bem mais cara do que um GP. Ano passado tive que me consultar com um neurologista por causa de um problema nas costas e acabei gastando cerca de $1,000 dólares apenas com consultas, dos quais o medicare acabou cobrindo cerca de 30%.

Pacientes com seguro de saúde privado podem se consultar diretamente com especialistas, mas você paga muito mais caro por isso. Embora a maioria das companhias de seguros preferem pacientes sejam encaminhados por GPs. A maioria dos especialistas têm longas listas de espera para pacientes do Medicare.

Outro ponto é que na maioria das vezes a consulta é mais barata em um especialista se você for indicado por um GP assim como um exame sai mais barato se este for pedido por um especialista.

Como Funciona o Sistema e Plano de Saúde na Austrália Screen Shot 2017 04 06 at 9

The Royal Children’s Hospital

Como não gastar com Consultas Médicas

Bulk Billing é a maneira de conseguir consultas médicas de graça. No Bulk Billing o médico aceita o benefício do Medicare (que é de 85% ou 100% da taxa) como pagamento integral para os serviços prestados. Você não tem que pagar a diferença. Normalmente, se você você é residente permanente ou cidadão Australiano, seu cartão do Medicare será registrado e você assinará um formulário. Você não tem que pagar nada – o médico recupera 85 ou 100 por cento da taxa diretamente do Medicare como pagamento por seus serviços – atualmente $36,30 por uma consulta padrão.

O Bulk-billing também é válido para estudantes, consulte as condições com seu plano de saúde.

Quanto custa em média um plano de saúde para uma família de um residente ou cidadão Australiano

Como pagar menos em Médicos, Consultas e Exames na Austrália

Médicos Brasileiros na Austrália

Indo Ao Médico na Austrália

Solicite Orçamento 160×160
Continue Reading
You may also like...
Jerry Strazzeri

Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

10 Comments

10 Comments

  1. Lucas Caton

    April 6, 2017 at 2:46 am

    Fala Jerry, massa o post! 😀

    Meus dois cents: a taxa do Medicare Levy já é cobrado no imposto que é descontado do salário, tanto que em todo tax return, eu recebo uma grana de volta em vez de ter que pagar algum extra.

    Outra coisa que discordo é com a qualidade dos médicos, tanto minha esposa quanto eu sempre tivemos uma experiência muito boa com vários médicos daqui, desde que chegamos. Hoje somos residêntes permanentes, nosos filho nasceu aqui através do sistema público e não temos nada a reclamar, todo o processo foi excelente! 🙂

    Um abraço!

    • Michelle Strazzeri

      Michelle Strazzeri

      April 6, 2017 at 3:03 am

      Olá Lucas. Muito Obrigada, acabei de corrigir. Thanks 🙂

    • Jerry Strazzeri

      Jerry Strazzeri

      April 7, 2017 at 8:38 pm

      Oi Lucas

      O Medicare Levy é cobrado no imposto on top do imposto que você tem que pagar. Tanto é que se voce tem plano de saude nao precisa pagar .

      “The Medicare levy surcharge (MLS) is levied on Australian taxpayers who do not have an appropriate level of private hospital insurance and who earn above a certain income.”

      https://www.ato.gov.au/individuals/medicare-levy/medicare-levy-surcharge/

      A experiência com médicos depende muito do que você vai fazer. Para consultas simples nao tem muito como ser ruim. Para GP a maioria não tem problema pois GP é como o clínico geral no Brasil, mas para especialistas é preciso pesquisar bastante.

      Abs

  2. Denise

    April 6, 2017 at 8:55 pm

    Oi Jerry,

    Só um adendo qt a pagar médico no caso de cirurgia – depende do seu plano privado e da cobertura. Eu já fiz cirurgia aqui em que o plano privado (na época Medibank) cobriu 100% da fee do médico-cirurgião, porque era num hospital conveniado do plano e o médico também era conveniado. Na época qd liguei pro plano eles me disseram q se fosse conveniado eu não pagaria, se não fosse eu pagaria um out of pocket. Não me lembro qt ao anestesista, mas acho que o plano também cobriu uma parte. Essa cirurgia foi eletiva, mas qd fiquei internada 1 semana na emergência, o plano privado cobriu 100% dos gastos (hospital + especialista).

    Beijo pra vc e pra Mi!
    Denise

    • Jerry Strazzeri

      Jerry Strazzeri

      April 7, 2017 at 8:42 pm

      Oi Denise.

      Obrigado pela mensagem.

      Isso vai depender da cirurgia e da urgência. Também depende se você vai fazer no público ou no privado. Cirurgias de urgência dependendo do plano são cobertas. Outras não, ou então se são é preciso aguardar na fila.

      Eu tenho o plano top da Bupa que a empresa proporciona para minha familia e quando fizemos uma cirurgia nao de urgência eles cobriram apenas hospital. Como eu disse, vai depender de diversos fatores.

      Abraços

  3. solange

    April 18, 2017 at 3:05 am

    olá.portador de doença autoimuni(do sitema imunológico paciente cronico)em acompanhamento médico e tratamento diário pode entrar na austrália.

    • solange

      April 18, 2017 at 3:07 am

      porém não contagioso.apenas precisa de acompanhamento para controle da doença.

  4. Liz Alves

    April 20, 2017 at 8:41 pm

    Oii…obrigada pelas informações, mas fiquei bem confusa, se o plano de saúde público custa 2 mil e pouco por ano, pq vcs pagam um privado de 4 mil e pouco por ano e ainda tem que pagar pela consulta, e o custo do serviço prestado pelo médico? não ficou claro como funciona a saúde pública, residentes que tem somente o plano público, devem pagar consultas e o serviço prestado pelo médico no caso de uma cirurgia ou isso é só no privado?

    Obrigada…Deus os abençoe!

  5. Maíra

    August 17, 2017 at 12:27 pm

    Olá, acompanho o blog e sempre quis morar ai, ou nos Eua,eu e meu namorado queríamos muito um dos dois lugares, só que nesse meio tempo até a viagem sair já tivemos um imprevisto… Meu namorado está com câncer, e está em fase de acabar o tratamento. Só que nos EUA o grande problema é que por ele ser um paciente de risco não poderíamos contar com a sorte e ficar sem saúde por lá. Na Austrália então ele não teria também saúde acessível pelo caso dele, fazer exames periódicos, tratamento caso necessário? É muito caro essas coisas relacionadas ao câncer ai?

    • Jerry Strazzeri

      Jerry Strazzeri

      August 21, 2017 at 2:56 am

      Olá Maíra, infelizmente aqui na AUS ele também não cobre doenças pré-existentes. Aqui a saúde é mais barata do que nos EUA, mas ainda assim é caro. Se for o tratamento de químio eu sei que é bem caro. Agora se ele já tiver na fase de monitorar o preço cai um pouco. Infelizmente não sei sobre os valores, mas você consegue pesquisar os valores nos sites dos laboratórios daqui. Espero que dê tudo muito certo para vcs e não desistam do sonho de vcs!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WEST1 QUOTE

Posts Populares

BrazilAustrália Facebook

Banner Azul
To Top

Hi!

Mate!

Quer Estudar na Austrália?

Receba um Orçamento de Intercâmbio

Quero receber

Obrigado!

OU

Solicite um Orçamento

Para estudar na Austrália sem comprimisso