Estudar em uma universidade australiana é caro e geralmente bastante exigente. Tudo vai depender da universidade, do curso, da localização e uma série de outros fatores. Quanto mais renomada a universidade australiana, mais caro o curso e mais difícil de conseguir ser aprovado. O mesmo vale para os cursos mais concorridos. Desta forma decidi criar um post sobre como estudar em uma faculdade ou universidade na Austrália.

Um exemplo é medicina. Grande parte dos cursos de medicina não aceitam estudantes internacionais e os que aceitam são extremamente disputados por milhares de orientais que escolhem a Austrália como o lugar onde farão sua faculdade.

Uma faculdade aqui na Austrália custa em média $23.000,00 dólares por ano. Mais uma vez, o valor vai depender da faculdade e do curso.

Os cursos variam de 3 a 5 anos e o estudante internacional (não australiano ou residente) só pode estudar full time, ou seja, você precisa estudar em tempo integral.

As universidades australianas são muito diferentes das brasileiras. No Brasil os curso são geralmente meio período e inclusive estudantes que trabalham podem optar por cursos noturnos. Aqui não existe esta cultura de conciliar trabalho com estudos. Quem estuda só estuda e geralmente quem trabalha apenas trabalha e não existem cursos noturnos.

Devido a intensa rotina de estudos e por ser integral fica muito complicado fazer uma faculdade aqui e trabalhar em algo regular. Em alguns casos só se consegue trabalhar em empregos esporádicos, algumas horas por semana e sem shifts fixos. Desta forma é preciso estar preparado para poder se sustentar e pagar a faculdade sem precisa trabalhar ou contando com qualquer ganho extra aqui.

As faculdades na Austrália são lotadas de estrangeiros. Em Sydney chineses dominam a UNSW enquanto coreanos a Macquarie university. Geralmente os estudantes orientais que fazem universidade aqui vem de famílias ricas e apenas estudam enquanto são muito bem sustentados pelos pais. Não precisam trabalhar. São comuns casos em que os pais compram (não alugam) um apartamento e um carro zero pro filho que vem estudar aqui.

Como Fazer Faculdade na Austrália 20090719UniversityOfSydneyQuad
Universidade de Sydney

Muitos brasileiros vem pra cá como estudantes de inglês com a intenção de poder fazer uma boa universidade depois. A maioria desiste, pois é quase impossível juntar pelo menos $120,000.00 dólares, o necessário para poder estudar em uma universidade e poder se sustentar enquanto estuda.

Contudo há opções mais baratas como a ACU (Australian Cathoic University) e algumas outras que são uma alternativa para quem não quer gastar tanto. Porém, apesar de mais baratas ainda assim são caras. Um curso na ACU custa em média $15.000,00 dólares or ano.

Como Fazer Faculdade na Austrália campus night
UNSW

Para entrar em uma universidade na Austrália você precisa ter o ano 12. No Brasil o ensino médio vai até o ano 11, desta forma é preciso ter pelo menos mais um ano de faculdade no Brasil ou completar um curso diploma aqui ou ainda fazer um ano de Foundation year na Austrália, o que não recomendo por ser a opção mais cara e inútil de conseguir uma equivalência ao ano 12.

Além disso você precisará passar pela prova do IELTS, a média e nota em cada área varia de universidade para universidade, mas geralmente exigem uma média de 6.5 no Global e pelo menos seis em cada área. O IELTS vai de 0 a 9.

Além disso, é claro, você precisará pagar um semestre antes de começar, além da matrícula, material e outras taxas. Você não poderá pagar mensalmente, será obrigado fazer um pagamento integral ao início de cada semestre ou cada ano. Com a crise, muitos estudantes interacionais tiveram dificuldades em pagar a semestralidade e com isso as universidades ficaram mais exigentes e começaram a exigir que se pagasse a anuidade upfront. Algumas universidades ameaçaram não aceitar mais estudantes internacionais. Uma grande besteira, pois a universidade na Austrália que banir estudantes internacionais quebra no dia seguinte.

Minha Faculdade na Austrália

Como Fazer Faculdade na Austrália 14600321 40hillsongchurchnewconventioncentre

Eu e a Michelle estudamos Bachelor the Contemporary Ministry na Hillsong. Posso dizer que a faculdade em todos os sentidos é sensacional. Como já fizemos faculdade no Brasil e estamos estudando aqui também, posso dizer que aqui a rotina de estudos é muito mais puxada, mas ao mesmo tempo mais independente. As aulas são poucas, cerca de 4 a 5 por semana, mas as aulas levam metade de um dia, desta forma você organiza seu horário de acordo com as matérias que escolheu para aquele semestre. No ano passado eu tinha que ir para a faculdade dois dias por semana e ficava lá das 8:30 da manhã até umas 5 da tarde, nos outros dias você precisa estudar e fazer os trabalhos que são muitos e MUUUUUIIIIITOOOOOO puxados.

Como Fazer Faculdade na Austrália classroom
Sala de aula na Hillsong. Muito moderna e bem equipada.

Para fazer um trabalho bom, no qual você vai tentar conseguir uma nota muito boa você precisa passar pelo menos umas 2 a 3 semanas fazendo o essay, fora o tempo de estudo paralelo. Os alunos que vejo conseguirem as melhores notas são justamente aqueles que só estudam, não trabalham. Eles passam literalmente o dia inteiro na biblioteca. Uma das alunas do último ano que logo na primeira semana veio das uma palestra sobre como fazer os essays disse que chega na biblioteca assim que abria e só saia quando fechava. Não foi a toa que ela foi escolhida para as palestras.

Para quem está interessado a estudar na Hillsong, não dá pra confundir o College da Hillsong com a faculdade. O college é uma espécie de curso técnico, a faculdade é uma faculdade mesmo que vai lhe dar um bachelor. O college é bem mais tranquilo, enquanto a faculdade é mais puxada.

Bolsas de Estudo na Austrália

Pra quem não sabe algumas das faculdades aqui oferecem bolsas de estudos. Neste caso, a melhor opção será vir pra cá, se preparar bem num curso de inglês e aplicar para uma bolsa junto às universidades. Parece impossível, mas não é. Conheci uma brasileira ano passado que aplicou, não foi aprovada, no semestre seguinte aplicou de novo e conseguiu. Quando menos concorrido o curso maiores são as chances. Dificilmente você conseguirá uma bolsa pra estudar medicina na UNSW, mas pode conseguir uma bolsa pra informática na Macquarie University. Eles são obrigados a prover um número de bolsas por ano às estudantes internacionais, quem sabe este estudante não é você.

MacBook

Como Fazer Faculdade na Austrália mac

Uma coisa que notei logo nas primeiras aulas é que praticamente todos os alunos usam MacBook. Nada de PCs. Eu ia lá todos os dias com o meu PC até que adquiri bom senso e comprei um Mac. É engraçado, pois quase ninguém usa caderno e caneta, apenas macbooks e gravadores. A maioria grava as aulas no próprio Mac.

Como Fazer Faculdade na Austrália macbook pro 2

Universidades Australianas

Como Fazer Faculdade na Austrália Brisbane Griffith University 9882
Griffith University em Queensland

Apesar de estar fazendo faculdade aqui e estar sendo bem puxado, acredito que não seja tao exigente com o idioma pelo simples fato de que muitos orientais se formam sem quase falar inglês. Dizem que você muitas vezes se sente um idiota gastando uma fortuna para estudar aqui, pois a metodologia é diferente e eles exigem mais trabalhos e estudos extraclasse, com isso as aulas são mais limitadas, menos específicas.

Melhores Universidades da Austrália

UNIVERSIDADE

  1. Australian National University (Camberra)
  2. University of Sydney
  3. University of Melbourne
  4. University of Queensland
  5. UNSW (Sydney)
  6. Monash University (Melborune)
  7. University of Western Australia
  8. University of Adelaide
  9. Macquarie University (Sydney)
  10. RMIT (Melborune)

Pra quem pretende fazer uma faculdade aqui minha recomendação é que tenha alguém que lhe sustente enquanto estuda ou junte bastante dinheiro antes de iniciar uma universidade, pois é impossível se manter e pagar a faculdade enquanto estuda. Algumas faculdades aqui em Sydney como a Moore chegam ao cúmulo de proibir que o aluno trabalhe durante os anos de faculdade.

Como Fazer Faculdade na Austrália Hillsong College graduation 08 12112
Formatura da Hillsong

As faculdades exigem uma presença de pelo menos 80% nas aulas durante o ano e qualquer média abaixo desta serve para que lhe reportem para imigração, cancelem seu visto e lhe expulsem da faculdade e consequentemente do país. Ano passado as agências enviaram uma lista de 64 brasileiros que haviam sido reportados para a imigração. Aqui eles avisam apenas uma vez quando você está perto dos 80%, na segunda você já é reportado. O mesmo vale para qualquer curso que você faça aqui.

As universidades aqui não são como as americanas. Portanto não espere entrar na faculdade, fazer centenas de amigos e namorar a cheerleader enquanto participa do time de basquete. As universidades aqui são culturalmente bem diferentes do modelo americano.

Para quem não tem um Paitrocinio, a melhor opção é juntar dinheiro por alguns anos e depois escolher uma faculdade mais barata.Se você pretende estudar aqui e voltar para o Brasil não fará muita diferença dizer que estudou na University of Sydney ou na LLoyds (um curso bem fraco que existe aqui). Portanto é desnecessário se matar de trabalhar e viver na bread line por 5 anos ou mais apenas para depois poder pagar uma boa universidade.

O mesmo vale pra quem se formou o Brasil e vem pra cá. Para eles a USP ou faculdade Tabajara são a mesma coisa.

Para mais informações sobre as universidades australianas acesse: http://www.australian-universities.com

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleIndo Ao Médico na Austrália
Next articleMelhores e Piores trabalhos para Estudantes na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

31 COMMENTS

  1. Jerry, bom dia!
    Encontrei ao acaso (ou não) o teu blog. Estava pesquisando sobre Australia, pretendo ir para aí no ano que vem. É bom ter aluém como você, que fala das coisas como realmente são, sem esconder os problemas que podemos encontrar. Parabéns!

  2. Jerry, parabéns pelo teu blog!

    Tenho 17 anos, e pretendo fazer engenharia civil aqui no Brasil em uma Universidade Federal, mas depois de ler um trecho do teu blog sobre “USP e faculdade tabajara”, fiquei com uma duvida, mesmo eu tendo sido formado em uma Federal e já com alguma experiencia, é dificil arranjar emprego por ai?

    • Oi Lucas

      Eles aqui não conhecem as faculdades brasileiras e não tem o menor interesse em conhecer. Desta forma, se você chegar aqui formado na Tabajara ou na USP não vai fazer a menor diferença pra eles. Eles não vão te valorizar ou desvalorizar por causa da faculdade que você se formou no Brasil. Se você fosse formado nos EUA em alguns casos eles saberiam e faria diferença, mas no Brasil não.

      Abs

  3. Oi Rogério.

    Apenas uma correção sobre o que tu falaste sobre cursos noturnos (“Quem estuda só estuda e geralmente quem trabalha apenas trabalha e não existem cursos noturnos.”).

    Não posso falar sobre a UNSW, mas na USYD, onde sou estudante de pós e tutor na graduação, tem sim.

    Existem cursos de graduação e pós-graduação (bachelor e masters, por exemplo) à noite na University of Sydney, que é uma das maiores (se não a maior) e mais bem conceituadas daqui.

    Eu mesmo estou terminando um mestrado em IT Management lá e sei que existem outras pós-graduações a noite nas faculdades de Business & Economy, Architecture e algumas outras.

    Claro que não são todos os cursos que tem turmas a noite, mas alguns tem sim.

    Abraço

    Wagner
    http://blog.wagnernunes.com

  4. Olá Jerry, no post vc comentou na ACU (Australian Catholic University). Essa é a mesma faculdade que temos aqui em Perth, chamada Notre Dame? Por que essa sim, é católica tbm e possui campi em Sydney as well. O único diferencial que não sei ao certo, mais vou averiguar é que ela foi fundada e possui fortes ligações com a Notre Dame de US – Indiana, considerada pela Business week, umas das top 5 para cursos de gradução. Se isso for verdade, é uma ótima opção para estudantes brasileiros que não pretendem viver na Austrália, pois teria um peso mto significativo na volta ao Brasil, sem contar claro que o custo dos cursos é por volta de 15k.

    Abraços, espero ter ajudado.

  5. Olá Jerry,

    Sou estudante de fisioterapia na UFMG, (uma das maiores do país, mas pelo visto não conta muito) que recentemente fez uma parceria com a University of Sydney. Entrei em contato com essa universidade e eles prontamente me responderam e esclareceram alguns pontos como trabalho na minha área de atuação com pagamento de até A$86,00 que deve ser apenas para me manter.
    Tudo isso parece muito bom, mas o grande problema é que não tenho nenhum paitrocínio e a grana para bancar a passagem deve vir parte da minha universidade e o restante só Deus sabe…
    Só que estou preocupada com o fato que negligenciei que a University of Sydney pode ser cara e o estudo em tempo integral e eu não tenho um centavo para me bancar, exceto com o emprego que posso conseguir (a universidade tem um departamento de relações internacionais- DRI- que pode me ajudar com isso).
    Então queria uma opinião sincera se realmente vale a pena eu correr atrás de todos os tipos de recursos para estudar ao lado de grandes nomes da minha área.
    E outra coisa: curto desde 2007 o som de Hillsong, mas não sabia que existia uma universidade na Hillsong Church. Como funciona? É apenas para estudos da língua inglesa ou há cursos da graduação?

    Obrigada,
    =]
    Marcela

  6. Jerry, leio seu blog há bastante tempo juntamente com comunidades sobre a Australia. Sou nova, 17, e faco biomedicina (paixao!!) aqui no Brasil mas encontro quase nada falando sobre biomedicina na Australia. Sei que em varias partes do mundo e curso tecnico. A questao e que eu gostaria de saber como e o trabalho por ai e qual a especializacao mais lucrativa, procurada (sou apaixonada por analises clinicas, banco de sangue, genetica e estetica).
    Muito obrigada!
    Fran

  7. Olá Jerry,

    Como sempre, muito bons posts. Permita-me discordar de vc qto à diferença entre uni boa e Tabajara tanto no BR qto na AUS. Sempre depende do que vc está aplicando. Talvez para um emprego em IT não tenha muita diferença, mas para alguns propósitos faz muita diferença. No mundo acadêmico, todo mundo conhece rankings internacionais e faz muita diferença se vc estudou na USP, na Uni de Sydney ou na Lloyds. Inclusive, uma amiga minha que estava tentando o reconhecimento do diploma para residência na AUS, havia estudado em faculdade (não Uni) no Brasil e eles procuraram na lista do CRUB (Conselho de Reitores das Uni BR), viram que a faculdade não estava e não concederam equivalência, apenas como curso técnico. Eu estudei na UnB e não tive problemas qto ao recomhecimento pelo Vetasses aí. Ou seja, nem sempre o mais fácil é o melhor…

  8. Realmente a grade sacada eh ter dinheiro pra se manter, pagar a faculdade e principalmente mostrar pra estes miseraveis que vc tem dinheiro, se tiver qualquer faculdade te aceita, nem precisa ter muita nota no IELTS, o que por outro lado eh mais uma invesao pra tirarem dinheiros dos menos afortunados.

    Estudei na ANU em Canberra e via todos os inicios de novas turmas, aquela chinesada sem eira nem beira, ingles pior do quem se formou no Fisk, com um sotaque mediocre, serem aceitos na segundo nosso informante “A faculdade numero 1 da Australia”.

    Tudo isto eh verdade e aprovo os cometarios do colega mas, isto aqui eh um pais de dinheiro se nao tem nao venha se tiver vai gastar como um porco ou entao passar fome emorar com um bando de asiaticos nojentos ou indianos idiotas. Com grana vc compra sua vaga em qualquer faculdade seja na Australia ou onde vc queira.

  9. Parabens pelo blog
    Bom,eu queria saber se estudando 2 a 3 anos em um internato na Austrália eu tenho chance de conseguir um financiamento?por preferencia medicina ou engenharia.
    Aguardo ansiosamente pela resposta,desde já agradeço.

    • Ola Natale. Só se você for australian permanent resident ou citizen. Os financiamentos aqui só são consedidos nestes dois casos.

      Abs.

      Jerry

      • olá jerry

        você sabe me informar se um curso de pós graduação consegui-se consiliar trabalho, e se ao termino da pós consigo trabalhar na australia por algum periodo se 20 ou 40 horas/semanais.

        obrigado

        fabiano

  10. Oi Jerry vc pode me passar algumas informações sobre pós-graduação e mestrado na Austrália. Sabe como funciona ou se é difícil de conseguir ingressar ?
    Abraço.
    Júnior.

  11. gostei do seus comentarios…infelizmente não tenho paitrocinio e não tenho dinheiro… então terei que ir pra australia lavar pratos e trabalhar de pedreiro mesmo…

  12. Olá Jerry, estou com uma dúvida imensa.Quero me candidatar para a Austrália no Ciencia sem Fronteiras pois ela suas oferece as melhores universidades que são muito conceituadas. Mas tenho dúvida em qual escolher e está difícil achar minhas respostas. Tipo assim, meu curso é Química Industrial e não sei se a Austrália tem cursos nessa área.
    Pode me ajudar por favor??

  13. Eu tinha planos de fazer medicina na university of melbourne, mas depois dessas observações sobre as universidades na australia, vou fazer medicina em cambridge na inglaterra mesmo!

  14. Olá Jerry,
    Eu estou trabalhando à um tempo só pra juntar uma graninha e investir no meu currículo.. o que seria melhor: fazer graduação aqui e uma pós ou uma especialização aí, ou fazer o bacharel aí mesmo?
    Por favor, é difícil achar posts como esse que realmente nos ajuda na escolha.
    Aguardo resposta
    Elaine N.

  15. Oi Jerry, estou adorando o blog!!!
    Gostaria de saber se conheces os cursos de mba daí? Me formei em Administração de Marketing tenho nível avançado de ingles e gostaria de ir para aí.

  16. Ola sou engenheiro eletrico mas minha atuacao e automotiva estou querenfo ir pars austrakia fszer um college na area de lean. Podem me indicar alguns colleges baratos e bons. Consigo elimninsr materias?

  17. Muito legal seu blog!! Moro aqui na Australia e termino a faculdade fim do ano! Vc ja reconheceu seu diploma? Como fez?? Acho que terei um longo caminho a seguir! Ainda por cima que fiz TAFE como pathway pra uni!!!

  18. Jerry,

    Boa tarde! Gostei muito do seu site. Tirou muitas dúvidas que tinha. Agradeço por isto.
    Sou fisioterapeuta e gostaria de fazer pós graduação na Austrália, na área de ortopedia/postura. Você sabe me informar se há faculdades que não tem turno integral para pós graduação e o tempo médio desses cursos?

    Grata,

    Bethânia Patrícia.

  19. ola Jerry, muito bom o seu blog!
    gostaria de saber se existe um curso de ingles na Hillsong, pois eu desejo estudar lá, se existe o que eu tenho que fazer para poder entrar?

    Agradeço a sua resposta!

  20. Oi, Sou estudante de Nutrição aqui no Brasil, mas penso em morar na Australia, não achei nenhum site confiável de alguma universidade em Sydney que tenha este curso, penso em trancar aqui e dar continuidade la, seria possível ou eu tenho que cursar desde o inicio? como estou no 1º ano, não vejo tanto problema em começar do zero. Tenho formação em Gastronomia, acho que poderia conciliar o estudo com um trabalho à vulso como Chef, alguém pode me ajudar?

  21. Jerry, tudo bem?
    Você saberia informar se é muito complicado regulamentar a profissão de Cirurgião-dentista? Sou formado há 16 anos, com cursos de especialização e muita experiência na área.
    Tenho dúvida se preciso fazer algum adicional na faculdade para validar o diploma.
    Desde já agradeço pela sua atenção, abraço, Marcus.

  22. Olá, um pergunta: como funciona para “validar” nosso curso ai? Estudei Educação Física aqui no Brasil, sou professora e trabalho em academia também.. o que eu estudei aqui vale ai? Existe tipo uma prova algo assim? teria que começar tudo novamente?
    verdade que personal está bem desvalorizado por ai?

    abraços.

  23. Rapaz. Os cursos são beemm puxados. Parece ser uma cultura diferente e não o oba oba dos intercâmbistas que vão para os EUA por exemplo (generalizando).

  24. Belo texto. Muito obrigado pelas informações.
    Só tenho uma dúvida. Qual tipo de curso e qual nível de escola vc aconselha para quem quer imigrar? Pq eles tem varios níveis (certificate I, II, III, IV, os diplomas, bacharel) e eu ainda fico meio confuso qual boa opção fazer.
    Obrigado.

LEAVE A REPLY