Estudantes na Austrália

A imensa maioria dos brasileiros que vem para a Austrália escolhem vir para cá para estudar. Alguns vem para estudar inglês, outros um curso profissional enquanto outros vem fazer uma faculdade ou um MBA. Independente de qual curso você venha fazer na Austrália existem alguns procedimentos antes de vir para cá estudar e muitas vezes você pode economizar bastante dinheiro e tempo se fizer isso da maneira certa. Pensando nisso preparei um guia completo para quem pretende vir estudar na Austrália. O guia vai lhe dar todas as dicas de como se preparar, o que precisa ser feito, as diferenças entre os tipos de curso e como obter o melhor possível de sua experiência na Austrália.

Como Estudar na Austrália e Ser Bem Sucedido

Pulando na Austrália  Como Estudar na Austrália Screen Shot 2012 10 31 at 9

Você já decidiu que quer ir estudar na Austrália, mas agora, o que fazer? Antes de ir para a primeira agência de intercâmbio em que um atendente despreparado vai tentar lhe vender o curso que mais dá lucro para agência (e que pode lhe dar mais dor de cabeça), veja como proceder para aproveitar o melhor de sua experiência e estudos na Austrália.

A primeira decisão é escolher o que você quer estudar. Como assim? Afinal esta é uma decisão óbvia! Você já sabe bem o que quer estudar. Nem tanto. Muitas pessoas se enganam quando pensam já saber o que querem estudar aqui. Tenho um amigo que chegou aqui matriculado em um curso de Business e em seu primeiro dia de aula a escola cancelou sua matrícula sem devolver o dinheiro por que ele não tinha nível de inglês suficiente para acompanhar o curso. O que aconteceu no caso dele é que a agência no Brasil, sem querer perder a venda, uma vez que ele não tinha dinheiro para um curso de inglês, acabou lhe vendendo um curso de Business (que é mais barato que um curso de inglês) sem sequer informar ao estudante que o inglês dele tinha que ser bom o suficiente para companhar o curso.

Por isso, antes de decidir fazer uma faculdade, um MBA ou um curso técnico aqui veja se seu nível de inglês é suficiente para acompanhar o curso. No caso de uma faculdade você terá que apresentar um resultado do IELTS do último ano para ser aceito. Contudo a maioria dos cursos técnicos não pedem esta comprovação para aceitá-lo no curso. Por isso, se você quer fazer um curso técnico aqui, talvez seja uma boa idéia fazer pelo menos de 3 a 6 meses de curso de inglês antes (dependendo do seu nível) para poder acompanhar as aulas e não ter alguma surpresa.

Escolhendo a Cidade Onde Você irá Estudar na Austrália

Estudantes em Sydney  Como Estudar na Austrália estudantes brasileiros na australia

Depois de escolher o curso você precisa escolher a cidade onde irá estudar na Austrália. A escolha da cidade ideal na Austrália vai depender de uma série de fatores. Veja os Mais Importantes:

Seu Objetivo na Austrália

Qual seu objetivo aqui? Curtir a vida enquanto faz um curso de inglês por 6 meses? Talvez Gold Coast seja a opção ideal para você. Pretende aproveitar as atrações, trabalhar, mas se dedicar mais aos seus estudos, Sydney e Melbourne podem ser as cidades ideais. Quer mais tranquilidade enquanto trabalha e estuda. Quem sabe Perth ou Brisbane podem se encaixar mais aos seus objetivos. Não deixe de considerar outros lugares menos populares como Byron Bay, Adelaide e Newcastle.

Seu Estilo de Vida

Alunos em Byron Bay  Como Estudar na Austrália Screen Shot 2012 10 31 at 9

Alunos de escola de inglês em Byron Bay – Austrália

Algumas pessoas simplesmente Não conseguem viver em grandes metrópoles como Sydney, ou não são tão tolerantes com o frio de lugares como Melbourne. Algumas não querem saber de agitação 24 horas por dia como acontece em Gold Coast e outras não suportam lugares tranquilos como Perth e Adelaide. Pergunte a si mesmo qual seu estilo de vida e o que você espera da cidade antes de escolher onde estudar.

Facilidades

Muitas vezes você pode amar um lugar, mas sua vida ali pode ser tudo menos prática. A praticidade pode tornar sua vida aqui muito mais fácil. Você pode amar uma certa região, mas depois da segunda semana tendo que levar 2 horas em um ônibus para chegar de casa para a escola você pode começar a repensar suas prioridades. Procure um lugar onde você sabe que terá praticidade e não perderá tanto tempo com situações cotidianas.

Pesquise em Sites Realistas

Lembro que antes de vir para a Austrália só lia no extinto Orkut e em blogs sobre as maravilhas da Austrália. Ninguém falava dos problemas e dificuldades que só fiquei sabendo ao chegar aqui. Lembro de um amigo que veio pra cá por causa de um amigo que dizia que estava fazendo faculdade, tinha montado uma empresa de transporte e ganhava uma fortuna. Ao chegar aqui ele descobriu que nada daquilo era verdade.

Muitas pessoas naturalmente querem mostrar que sua vida está maravilhosa aqui e não há nenhum problema com isso desde que seja a verdade, contudo muitas vezes o que se vê é um exagero de algumas pessoas tentando se mostrar para seus amigos no Brasil ou a omissão de certos detalhes da vida da pessoa aqui. Por isso pesquise em blogs, sites e converse com algumas pessoas honestas antes de finalizar seus planos.

Escolha uma Agência

Muita gente me escreve perguntando se precisam mesmo de uma agência de intercâmbio para vir pra cá. A minha resposta é sempre a mesma. SIM, você precisa. A agência além de conseguir preços melhores em cursos e acomodação, possui toda a experiência necessária para lhe ajudar na aplicação do visto, escolha da escola e  até da cidade.

Contudo existem agência s e AGÊNCIAS. Sem dúvida a grande maioria só quer seu dinheiro e vai te mandar para o lugar ou o curso onde eles ganham mais dinheiro, por isso escolha com sabedoria.

Não leve em conta a maioria dos papos de vendedor que as agência contam. Que eles vão te dar todo suporte na Austrália, que tem agência na Austrália para te ajudar ou que você será como um filho para eles. Avalie apenas aspectos concretos e não apenas promessas.

 Feche seu Curso e tudo com a Agência

Escola de inglês na Austrália  Como Estudar na Austrália Screen Shot 2012 10 31 at 10

Depois de escolher a agência feche o curso que você quer. De preferência compre tudo o que você puder diretamente com a agência, principalmente para o primeiro mês. Um mês passa muito rápido, por isso, mesmo se você não gostar da shared ou da homestay, você pode mudar depois de um mês. Fechar tudo com a agência facilita muito o processo, pois se você pegar uma agência boa e idônea, eles se preocuparão com tudo e você precisará apenas pegar seu passaporte e embarcar para a Austrália.

Depois, uma vez aqui, você pode decidir mudar de acomodação por si mesmo. Contudo, tem gente que acaba pegando uma boa homestay ou shared e acaba por renovar a estadia com o próprio proprietário por todo tempo do curso.

O que não se deve fazer é fechar todos os meses de estadia em um só lugar na hora de fechar o curso, pois você não sabe se gostará do local. Feche um mês e decida o resto depois aqui.

Aprenda a Se Virar

Alunos na Austrália - Cairns  Como Estudar na Austrália Screen Shot 2012 10 31 at 10

Muita gente sai do Brasil esperando que serão paparicados pela agência, que todos irão conversar com você procurando saber as maravilhas do Brasil e que todo mundo na Austrália é bonzinho e honesto. Nem na Disneylandia a vida é assim.

Tenha expectativas corretas. A partir do momento que você colocar o pé aqui na Austrália você poderá contar apenas com você. Suas decisões, suas escolhas, suas atitudes serão apenas suas. Assim que você descer no aeroporto na Austrália entenda que Agora é com você. Se você tem mais de 18 anos certamente já é grande o suficiente para não precisar mais de babá e aprender a se virar aqui.

Tem gente que chega aqui na Austrália e liga todo dia para alguém para tentar resolver alguma coisa. A pessoa geralmente é paparicada pelos pais no Brasil e chega aqui esperando que a agência, a escola ou alguma pessoa lhe carregue no colo. Viva sua vida, cuide dos seus problemas e aprenda a amadurecer.

Um amigo que tinha aqui me disse que a melhor coisa que ele fez na vida foi vir para a Austrália. Aqui ele teve que sair da barra dos pais e aprender a se virar, passou por diversos problemas, dificuldades, mas se tornou uma pessoa muito melhor em todos os aspectos, inclusive profissionais. Da última vez que conversamos ele me disse que era grato por ter saído da barra dos pais e ter vindo aqui se virar.

Aprenda a se virar por si só aqui. Não fique esperando nada ou achando que a escola, agência, amigos ou familiares tem a obrigação de cuidar de você aqui. Esta obrigação é apenas sua. Não tenha medo de errar, pois isso é covardia enrustida. Você vai errar, vai tomar decisões equivocada, vai vacilar algumas vezes, vai ter problemas, mas tudo isso vai lhe ajudar a crescer.

Tenha as Expectativas Corretas

Estudar na Austrália ou em muitos outros lugares do mundo pode ser bastante legal, mas isso não impede que existam problemas. Muita gente reclamada das escolas. Eu mesmo tinha minhas reclamações sobre a minha quando estudei aqui, mas isso de modo algum impediu que a experiência toda fosse legal. Entenda que certamente haverá coisas que você não irá gostar na escola, na shared, na homestay, no seu trabalho ou em qualquer outro lugar. Esperar o contrário é utopia.

Por isso, tente deixar passar os pontos ruins e aproveitar os bons que são geralmente muito melhores. Algumas escolas tem muitos brasileiros, outra muitos orientais, outras tem muitos alunos, algumas poucos alunos, umas tem professores mais animados, outras professores mais parados e por ai vai. O mesmo vale para a sua acomodação. Claro que existem certamente coisas intoleráveis, por exemplo a agência dizer que você vai ficar numa casa com mais 5 pessoas e você chegar e tiver mais 10. Você sem dúvida tem que reclamar para ter seus direitos, mas o que nao vale a pena é ficar se preocupando com pormenores.

Tem gente que reclama da escola por que não gostou do professor ou de alguma aula. Isso é normal e pode acontecer em qualquer lugar. Uns gostam mais outros menos, mas isso é uma questão mais pessoal do que um problema da escola. Lembro que na minha escola as aulas de IELTS que eu fazia a tarde eram bem fracas, mas eu aproveitava o que era bom. A aula era divertida, a professora era gente boa, os alunos legais e aproveitei as coisas boas e evitei ser muito exigente por causa de pequenas coisas.

Renovando o Curso

Assim que acabar seu curso, se você quiser continuar na Austrália, você pode procurar a agência para renovar seu curso. Novamente é interessante contactar uma agência para fazer a renovação, pois eles cuidarão do processo de aplicação, visto, etc.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleQual é a Capital da Austrália?
Next articleMelhores Churrascarias Brasileiras em Sydney
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

10 COMMENTS

  1. Fala Jerry, parabéns, mais um vez, pelo site! tá muito bacana! Gostei muito desse post e, queria saber de você, meu estilo é, com certeza, Gold Coast, sem duvidas nenhuma, sei que é mais difícil do que outros lugares para conseguir emprego, mas indo atrás dá pra arrumar algo de bom ? Não é nem pela badalação, é mais pelo surf, estilo praiero e tudo mais… Abração Jerry!

  2. Otima matéria Jerry, um ótimo enquadramento de quem escolhe estudar na Austrália…como eu que irei para Gold Coast em Fevereiro.

    Obrigado,

  3. Ola Jerry,acompanho seu blog ja faz mais de um ano e gostaria de parabeniza-lo por me mostrar como é um pouco da vida ai na Australia. Eu compartilho o desejo de muitos que leem esse blog,de ir conhecer a Australia e quem sabe algum dia ficar pra morar.
    Ja que o assunto é estudo eu gostaria de tirar uma dúvida : Quais os sites que eu consigo pesquisar vagas de emprego? Eu li em outro post seu sobre o seek.com.au e pesquiso sempre nele,mas existem outros? Ou esse é o principal? Eu tenho essa dúvida de faixas salariais e pro meu ramo de atuacao achei os valores bem altos,na casa dos 80 a 100|hora. Meu ramo é Arquitetura.
    Obrigado.

  4. Ah,esqueci de acrescentar que sou estudante de Arquitetura,nao arquiteto. E minha finalidade era pesquisar se é possivel encontrar algum emprego que eu me encaixe como estudante de arquitetura.
    Novamente Obrigado!

  5. Valeu pelas dicas Jerry. Muito legal pode ler experiencias de pessoas que estão há mais tempo aqui. Este é meu primeiro mes em Perth e não tenho o que reclamar da Austrália. Como vc disse, situações adversas vem na homestay, na escola, na cidade e em todos os lugares, mas cabe a vc decidir se isso vai se tornar um empecilho ou algo q vc vai aprender e levar para toda a vida como ensinamento.
    No meu caso eu seguir quase que a sequecia que vc detalhou, um pouco diferente. Primeiro escolhi o curso (Graphic Design) e sabendo que teria q ter um ingles bom, estudei uns 3 meses para o IELTS antes de vim para cá. Alcancei a nota que escolas tecnicas pedem no teste. Lógico que vc não é obrigado a fazer esse teste para entrar na escola, eles tem um proprio teste de nivelamento se quiser, mas serviu para que eu pudesse melhorar meu nivel de ingles. Depois escolhi a cidade e a escola, e no proprio site da escola tem a relação da agencias que dão suporte. Contatei a agencia já decidido a escola e a cidade, então o processo não foi muito demorado, tudo ocorreu bem, graças a Deus.
    Gostaria de ir para Sydney, para poder frequentar a Hillsong, mas meu estilo de vida é mais sossegado..rs..Acho que Perth é ideal mesmo, mas se Deus quiser algum dia irei para Sydney para turismo.
    Agora a agencia enviar um aluno para a Australia para fazer curso de Business e não checar se ele tem o requerimento minimo para estudar na escola é patético..rs.. Merece fechar as portas..rs..
    Valeu, abraços!

  6. Jerry, estou indo para Gold Coast em Fevereiro e a cada dica e relato que leio tenho mais certeza de que esse é o destino certo para mim. Seus posts têm sido muito úteis para minha escolha, porém senti falta de uma informação: tens uma sugestão de agência para indicar? Obrigada e parabéns pelo blog!

  7. Concordo com a Monique, podia ter algumas sugestões de agencias, que você conheça dai e que sejam confiáveis, da um medo de cair em presepada…
    eu ia por conta própria, mas depois de tanto ler aqui decidi fazer o ‘intercambio’ , mas ainda não sei quanto a agencia.

LEAVE A REPLY