Connect with us

Brazil Australia – Estudar e Trabalhar na Austrália

Como Escolher Sua Escola de Inglês na Austrália

Estudantes de Inglês na Austrália

Estudar

Como Escolher Sua Escola de Inglês na Austrália

Uma grande dúvida dos estudantes está na hora de escolher a escola de inglês. Morando tão longe e sem qualquer parâmetro fica difícil saber se a sua opção foi de fato a melhor opção.

Muitas agências criam grandes diferenças de escola para escola, mas o fato que é que a maioria das escolas de inglês aqui na Austrália são parecidas. Isso por que você não pode simplesmente pegar algumas centenas de milhares de dólares e abrir uma escola. Existem regulamentações e procedimentos que precisam ser seguidos.

As Escolas de Inglês na Austrália

Screen Shot 2013-01-16 at 1.29.54 PM

Recebo muitas perguntas sobre as escolas de inglês na Austrália, mas antes de respondê-las primeiro é preciso entender o que você vai encontrar em praticamente todas as escolas aqui.

  • Aulas das 9 da manhã às 2 ou 3 da tarde (para o período matutino)
  • Obrigatoriedade de presença acima de 80% às aulas. (se baixar disso é reportado à imigração)
  • Muitos orientais.
  • Um numero considerável de brasileiros.
  • Aulas regulares para boas.
  • Diversão.

Quero uma Escola sem Brasileiros

Screen Shot 2013-01-16 at 1.28.27 PM

Muitas pessoas ao escolherem seu curso na agência pedem uma escola sem brasileiros. Isso simplesmente não existe e qualquer agência que lhe falar o contrário estará mentindo. Primeiro por que a agência não tem este controle. Afinal, por mais que a agência mande poucos brasileiros para aquela escola, nada impede que outras o façam. Depois por que brasileiros estão por todos os lugares aqui.

É claro que algumas regiões possuem mesmo menos brasileiros. Por exemplo, Gold Coast é uma região com maior interesse por parte dos brasileiros, enquanto Newcastle nem tanto.

Mas será que é tão ruim assim estudar com outros brasileiros?

Screen Shot 2013-01-16 at 1.46.47 PM

Não. É claro que estudar SÓ com brasileiros não é bom, mas isso só acontece geralmente em escolas noturnas. Contudo, uma certa quantidade de brasileiros na classe sempre é bom. Isso por que as nacionalidades geralmente se juntam. Então, por mais que você queira se enturmar com pessoas de outros países, cada um se junta primeiro com os seus conterrâneos e depois cada grupo se mistura entre si. Quando um alemão chega à escola ele primeiro irá se enturmar com outros alemães e depois vai se juntando com outras pessoas.

Screen Shot 2013-01-16 at 1.47.59 PM

Quando comecei a estudar inglês tinham 3 brasileiros na minha classe e uns 20 na escola toda. Naturalmente ficamos amigos, depois acabamos ficando muito próximos do Tobias (um alemão), do Raul (mexicano), do Julian (outro alemão) e de um monte de orientais.

Ai você vai conhecendo cada vez mais gente, saindo junto, aproveitando as aulas, indo jogar futebol, conhecendo a cidade e a noite indo ao pub jogar conversa fora.

Mas e meu Inglês?

Screen Shot 2013-01-16 at 1.23.08 PM

Mas será que estudar com outros brasileiros não vai piorar meu inglês, ou ao menos atrasar meu aprendizado? O fato de você conviver com outros brasileiros de modo algum impede que você melhore seu inglês ou não conheça outras pessoas. O que vai ser fundamental para seu desenvolvimento é a qualidade da escola e sua dedicação.

Você pode estudar numa escola sem um brasileiro, que se não se focar nas aulas e passar a tarde toda surfando, certamente pode ir embora da Austrália com aquele inglês que mal serve para pedir um sanduíche.

Agora, se você está determinado a não ter contato com qualquer outro tipo de brasileiro, o ideal é ir para outras cidades não tão conhecidas como Noosa, Darwin, entre outras.

Estudar a Noite ou de Manhã?

Screen Shot 2013-01-16 at 1.28.15 PM

Quem opta por estudar a noite o faz na expectativa de ter mais tempo livre para trabalhar. Isso em parte é verdade, mas nunca conheci alguém que estudando de manhã ficou sem trabalhar.

A maioria das aulas noturnas são ruins. Imagine um bando de gente que trabalhou na construção, na faxina, no restaurante o dia inteiro e ainda tem que no final do dia, morto de cansado, ir as aulas? Os professores então na sua maioria também trabalharam durante o dia e as aulas noturnas são o bico que eles fazem a noite.

Porém existem exceções. Nem toda escola noturna é ruim, mas lembre-se a maioria é.

IELTS, Cambridge e outros Exames.

Screen Shot 2013-01-16 at 1.47.20 PM

Muitas escolas possuem aulas especiais para quem vai prestar algum tipo de exame como o IELTS. É interessante você pegar uma escola que ofereça algum tipo de preparação para estes exames nas aulas da tarde. Geralmente você faz o General English durante a manhã e na aula extra da tarde pode escolher uma aula específica como IELTS ou Cambridge. Há também uma aula especial que prepara o aluno para poder se tornar professor de inglês em seu respectivo país.

Atividades Extra Curriculares

Screen Shot 2013-01-16 at 1.30.39 PM

Muitas escolas possuem atividades extracurriculares às sextas-feiras. Todas é claro com o objetivo de ajudar a melhorar seu inglês.  Quando estudei você poderia escolher entre aulas de dança, ir ao Pub com o pessoal, assistir um filme, jogar futebol, visitar lugares turísticos, fazer aulas de surf (pagas a parte é claro) entre outras coisas. Estas atividades variam de escola para escola e são muito divertidas. (ou podem ser).

Mesmo que a escola não tenha estas atividades (ou mesmo que tenha) os estudantes estão sempre organizando festas, churrascos, baladas, praia, entre outras coisas. Se você não estiver trabalhando que nem um condenado, certamente vai ter muita coisa para fazer por aqui, além é claro de conhecer muita gente.

Screen Shot 2013-01-16 at 1.22.53 PM

Screen Shot 2013-01-16 at 1.26.29 PM

Screen Shot 2013-01-16 at 1.26.41 PM

Screen Shot 2013-01-16 at 1.27.09 PM

Screen Shot 2013-01-16 at 1.30.16 PM

Screen Shot 2013-01-16 at 1.24.30 PM

Screen Shot 2013-01-16 at 1.26.53 PM

Screen Shot 2013-01-16 at 1.26.15 PM

Vale a Pena Estudar Inglês na Austrália?

Sim, muito, mas venha com as expectativas corretas. Muitas pessoas se frustram nos primeiros meses de curso por colocarem as expectativas erradas. Esta frustração depende mais de um fator pessoal do que da escola em si.

Eu mesmo gostei muito da minha escola, mas peguei algumas classes que eu odiava. Poderia sair por ai reclamando da escola por causa de um detalhe, mas resolvi aproveitar o que ela tinha de melhor e deixar pra lá esta insatisfação.

Screen Shot 2013-01-16 at 1.47.06 PM

O seu desenvolvimento e interesse pelas aulas vai depender muito de seus professores. Na mesma escola tive aulas incríveis com professores como a Carmel, uma escocesa pirada que tornava cada aula uma atração, como tive aulas extremamente monótonas com uma inglesa que não lembro o nome e que tornava o ambiente na sala de aula pesado.

Mas no final das contas você precisa entender que está lá para aprender inglês e se divertir enquanto isso acontece pode ou não ser uma opção.

Até hoje, mesmo depois de quase 7 anos na Austrália, tendo trabalhado em algumas empresas e estar fazendo faculdade aqui, ainda tenho vontade de me matricular em um curso de inglês para aperfeiçoar o idioma. Talvez , talvez seja a vontade de melhorar ainda mais, ou talvez seja a necessidade de terminar o curso que parei no meio por ter arrumado um emprego na área,  mas é mais provável que seja apenas saudade daquele tempo incrível que passei na escola nos meus primeiros meses de Austrália.

Continue Reading
You may also like...
22 Comments

22 Comments

  1. Aline

    January 16, 2013 at 4:15 am

    Muito bom o post Jerry, brigada. Eu precisava de ajuda a cerca da localização das escolas… será que você poderia dizer algumas que conhece, ou a que você fez? Brigada.

  2. Lívia

    January 16, 2013 at 1:59 pm

    Gostei muito desse post. Tirou muitas duvidas em relação as escolas de inglês na Australia. Obrigada 😉

  3. Daniel

    January 16, 2013 at 4:23 pm

    Seu post foi completo. Há tempos esperava pelo seu retorno. Gostaria de agradecê-lo pelo blog, sei que manter uma certa assiduidade é complicado, afinal, vc tem trabalho, familia, etc.
    Saiba que vc tem ajudado muitíssimo quem tem interesse em ir para Australia

    Abraço,

    Daniel

  4. Jefferson

    January 16, 2013 at 6:02 pm

    Muito bom Jerry, alem de escrever muito bem, voce retrata bem a realidade por ai… é de longe um dos melhores blogs sobre o assunto.
    Um grande abraço. !

  5. Mayane

    January 16, 2013 at 6:29 pm

    Olá, Jerry! Teus post são muito esclarecedores. Meu desejo é ir a Austrália p estudar. Queria informação sobre valores iniciais p fazer um curso de 1 mês. Vc poderia enviar informações p meu email, por favor?
    Muito grata.

  6. Jackely

    January 18, 2013 at 12:53 am

    Acho que eu vou parar de visitar o seu blog. 🙁 Toda vez que venho aqui fico morrendo de saudades da Australia e só quero voltar.

  7. Andrea Parri

    January 18, 2013 at 6:01 pm

    Olá !
    Em abril estou indo para a australia,mas nasci lá,vim pra cá quando tinha 3 anos porque toda minha familia é brasileita..
    Minha mãe prefere que eu faça TAFE porque como sou cidadã,tenho desconto e tudo mais.. você saberia me informar mais ou menos o preço desses cursos ? como são e tudo mais ?
    Obrigada (:

    • Jerry

      January 18, 2013 at 6:40 pm

      Olá Andrea

      O TAFE para cidadãos australianos é muito mais barato do que para um estudante estrangeiro. Um curso que custa em média $6,000,00 por semestre para um estudante estrangeiro vai custar cerca de $600,00 dólares para um cidadão australiano, ou seja, cerca de 10% do valor.

      Contudo, se tua intenção é voltar para o Brasil após o término do curso eu optaria por uma faculdade. O TAFE é como um curso técnico no Brasil.

      Abs

  8. Pra. Fabiana (SP)

    January 23, 2013 at 9:39 am

    Saudades forever. Austrália é tudo de bom minha gente.

  9. Vinicios

    January 24, 2013 at 12:12 pm

    Estou indo para sydney depois de amanha (26/01), se quizer que eu levo alguma coisa daqui é so avisar!! vou ficar no Parramatta!

    • Jerry

      January 24, 2013 at 3:28 pm

      Olá Vinicios

      Welcome to Australia

  10. Daniel

    January 24, 2013 at 4:50 pm

    Fala Jerry, beleza? Cara vou fazer uma pergunta total off topic!
    Ja que vc trabalha com TI deve estar por dentro…sabe como eh o mercado de design grafico ai? Se tem boas oportunidades, uma demanda boa? Estou indo pra Melbourne em março pra fazer um curso de design e queria muito trabalhar na area…se puder me falar um pouco seria muito util!
    Obrigado!

  11. Renata

    February 14, 2013 at 9:49 pm

    Esclarecedor esse post.
    😀

  12. Luisa

    May 21, 2013 at 10:56 am

    Jerry, pretendo ir para a Australia para estudar Inglês e trabalhar. Fora escola de intercambio que providenciará o curso, aereo e hospedagem, quanto de dinheiro você acha que preciso levar para ficar um tempo estavél até conseguir um trabalho?

  13. Rodrigo

    January 23, 2014 at 7:46 pm

    Boa orientação, mas um detalhe: sabe indicar uma boa escola noturna? Qual seria a exceção e em que cidade fica? Vlw.

  14. Bruna

    October 28, 2014 at 7:27 pm

    Ola Jerry,
    Assim como o post das melhores escolas de inglês em Sydney, você poderia me informar quais são as melhores escolas de Melbourne?
    Desde já agradeço!

  15. Giovanni

    December 10, 2014 at 2:25 pm

    bom dia! vcs poderiam relatar alguma referencia sobre a the eagle academy, em gold coast ? conhecem?

  16. Roberta

    January 13, 2015 at 8:15 pm

    Oi Jerry, paarbens pelo seu site, realmente muito esclarecedor! Tenho 36 anos e um inglês intermediário, então gostaria de saber se vc conhece alguma escola em especial e até mesmo uma cidade em que tenham pessoas da minha idade também para eu não ser a tiazona da turma? Aqui trabalho como arquiteta num escritório, será que conseguiria algum estagio ou algo do genero por aí?

  17. Letícia Andrade

    October 29, 2015 at 11:41 pm

    Olá Jerry,

    Muito obrigada pelo seu post, realmente foi muito útil. Talvez eu vá com o meu noivo para Adelaide, caso saia o resultado de seu pedido de bolsa para o doutorado. Gostaria de fazer um curso de inglês para aperfeiçoar o idioma. Você poderia sugerir alguma escola? E caso possa me dar mais informações, pois tenho muitas dúvidas em relação à questão da mudança, do lugar, valores, trabalho, etc.

    Muito obrigada,

    Letícia Andrade, SP – Brasil.

  18. Carlos

    January 26, 2017 at 10:07 pm

    Ola Jerry,

    Eu e minha namorada estamos indo para Austrália em Abril, e estamos em duvida sobre qual escola escolher: Imagine ou Browns? Você poderia nos dizer se a diferença de valor é realmente valida? Estamos indo em busca do inglês para conseguir o IELTS.
    Agradeço se puder nos ajudar.
    Obrigado.

    • Michelle Strazzeri

      January 27, 2017 at 3:43 am

      Eu ouvi falar muito bem de ambas as escolas. Para qual cidade vc esta indo? 🙂

  19. Daniela

    February 8, 2017 at 12:04 pm

    Olá, estou me programando para passar 2 meses na Austrália, mais especificamente em Noosa. Teria como você indicar um bom curso de inglês na cidade???
    Obrigada,
    Daniela Trindade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Estudar

Posts da Austrália




To Top
%d bloggers like this: