Essa semana nós entrevistamos a linda Isabella, 22 anos, publicitária, nascida e criada em São Paulo capital. Que decidiu largar todo o stress da faculdade + trabalho + trânsito da Av. 23 de Maio, pra ter um tempo sabático no lugar mais roots da Austrália = Byron Bay. Vale a pena ler até o final e conferir um depoimento honesto de quem gostou da experiência de morar em Byron Bay mas não encontrou na Austrália a sua casa. Parabéns Isabella pela determinação e saber exatamente o que você quer tão nova. Be blessed!

byron bay 13 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante byron bay 13

Como é morar em Byron Bay?

Morar em Byron Bay é uma experiência que cada um leva de um jeito, tem gente que ama e gente que sente falta do clima de cidade grande. Morar em Byron significa que todos os dias você vai ver um pôr-do-sol mais bonito que o de ontem, que você pode cruzar a cidade de bicicleta em 10 minutos, que você pode ir para a praia todo dia, surfar todo dia, você pode ver golfinhos todos os dias, ver o sol nascer do lighthouse, caminhar pela praia ou pelas trilhas que ligam as praias, fazer o que você quiser todo dia!
[quote align=’right’]”O meio de transporte oficial é a bicicleta!”[/quote]
Não tem balada, essas coisas. Na verdade até tem mas elas são terríveis porque são cheias de backpackers ou mesmo pessoal que mora em outras cidades da Austrália que vem pra cá só porque é “hippie” e ficam fazendo um monte de bobeira, isso estraga um pouco do clima da cidade principalmente no verão. Tem apenas alguns lugares que a gente sai a noite para dar uma animada, mas a vida em Byron (ao contrário de SP) é diurna, o negócio é juntar uns amigos, sentar na areia ou no jardim de casa mesmo e fazer nada junto.

byron bay5 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante byron bay5

Seu nome, bairro onde mora e há quanto tempo mora em Byron Bay?

Isabella, sem bairro! O bairro é Byron Bay – Byron Bay. Estou aqui ha sete meses.

Visto Atual?

O meu visto é de estudante. E eu estudo pra caramba.

Por que você escolheu Byron Bay?

Eu escolhi Byron porque tive uma crise existencial e vi que a vida estava passando e eu não estava aproveitando. Um dia em SP queria ver se estava sol, olhei para os lados e só vi prédios, olhei para cima e vi o teto do meu carro! Isso para mim foi o fim, eu percebi que essas eram as únicas coisas que eu via no meu dia-a-dia. Eu estudava a noite e a agência onde eu trabalhava era um galpão sem janelas. Isso me deu um baque e eu vi que estava TUDO errado na minha vida.

Descobri Byron nem me lembro como, mas na hora eu soube que era pra cá que eu tinha que vir. Não tem muita coisa na internet sobre a cidade, e mesmo que você tente dar um Google pra ver fotos, quando chega aqui vê que não tem nada a ver com o que você imaginava! Tem que se jogar aqui mesmo pra saber qual é. Eu vim porque eu soube que aqui eu ia poder respirar, e é o que tenho feito.

byron bay2 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante byron bay2

O que tem de bom em Byron Bay?

Aqui tem tudo de bom! Praias lindas, o céu é lindo, olho todo dia e penso a mesma coisa: como pode? As nuvens aqui na Austrália são baixas e em Byron parece que da para tocá-las se esticar os braços. Todo pôr-do-sol uma galera se reúne e faz umas batucadas lá em main beach, cada um leva seu instrumento: tambor boliviano, berimbau, pandeiro, corneta, gaita…e é S-E-M-P-R-E lindo. O melhor de Byron eu acho que são as pessoas, todo mundo que está aqui quer a mesma coisa: ficar de boa. O pessoal mora dentro de vans, numa boa.

Cada um veste sua roupa mais nada a ver que a outra (já fui para a balada de pijama varias vezes), muita gente não toma banho por décadas, mas todo mundo se respeita. As crianças andam com a cara pintada de glitter e azinhas de fada, queria isso para os meus filhos um dia! Sempre tem música boa na rua, e ai junta a nossa galera com velhinhos de 80 anos, criança, turista, todo mundo faz ali o seu break de 20 minutos pra dar uma dançada descalço na rua.

Byron bay 12 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante Byron bay 12

Qual é o preço médio de um apto de 1 dormitório pra alugar e uma casa de 3 quartos pra comprar?

Morar em Byron é bem caro, quase não tem opção por ser muito pequeno. As casas para alugar e comprar são geralmente nas praias vizinhas, Suffolk Park, Sunrise…então já é mais longe. Aqui eu moro numa acomodação de estudantes e sai AUD185 por semana para dividir o quarto! Para alugar um quarto numa casa sai uns AUD200 no mínimo em baixa temporada. Um apartamento pequeno (deve ter 3 prédios de no máximo 2 andares na cidade) deve sair em torno de AUD400 a semana. Uns amigos meus alugaram uma casa para 6 por AUD600 a semana, mobiliada, com duas varandas e na cara da praia, mas foi sorte achar!

byron bay9 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante byron bay9

Como é o custo de vida, exemplos de preços de coisas do dia a dia (leite, ovos, pão, gasolina, estacionamento, etc):

Bom na cidade mesmo só existem duas opções de super mercado: Um Aldi e um Woolworths. Dividimos nossas compras entre os dois, tem dias que é super caro e dias que é um preço aceitável (quando a comida já está quase estragando). Acho absurdo um suco de garrafa gostoso no mercado custar AUD5, mas ou é isso ou você acaba tomando aqueles sucos tão vagabundos que você escolhe pela cor em vez do sabor.

Aqui em Byron eles vetam marcas como McDonald’s por exemplo. Domino’s e Subway são novos e os únicos grandes nomes aqui. O intuito é ajudar a comunidade local a ter seus negócios sem deixar que os fast foods esmaguem a concorrência. Isso acaba saindo um pouco caro, então sempre comemos em casa. Como o pessoal aqui tem hábito de comer só fritura, nem temos forno em casa! Então comemos bastante salmão feito na churrasqueira, sai AUD25 o kilo. Quando estamos ostentando, pagamos AUD5 num pedacinho pequeno da carne mais barata do mercado.

Tem uma bakery (único lugar aberto 24h da cidade) onde compramos pão em ocasiões de muito desespero porque custa AUD1,50 a baguete (do tamanho de um pãozinho francês). Toda quinta de manhã tem o Farmer’s Market que é uma “feira” dos produtores da região só com produtos orgânicos. É tentador mas nem ouso passar perto, é bastante caro! AUD5 um muffin, mas é bem gostoso ;(

Os únicos passeios pagos que tem na cidade são ir no cinema ou ir tomar sorvete/suco. O sorvete é AUD5 a bola, suco AUD8 o copo (SIM) e o cinema AUD12 o ingresso. Qualquer outra coisa que tenha pra fazer na cidade é grátis/free/0800/por conta da natureza.

byron bay11 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante byron bay11

Como é o transporte?

O meio de transporte oficial é a bicicleta! Não tem ônibus dentro de Byron, nem tem porque ter. Os ônibus que tem só te levam para outras cidadezinhas e praias perto. Aqui não tem gasto com gasolina ou estacionamento, o negócio é prender a bike no poste e pronto. Os ônibus da Greyhound para Brisbane ou Gold Coast saem só até as 4:30 da tarde.

byron bay 14 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante byron bay 14

O que vocês fazem no final de semana, programas preferidos?

Nós costumamos ir para o The Northern, que é um PUB que tem como se fosse um teatro dentro. Até hoje não entendo muito bem, mas todas as vezes que fui tinha alguma banda tocando heavy metal e de repente o show acaba e começa um Dj tocando deep house, vai entender. Também tem o The Railways que é um PUB ao ar livre onde sempre tem bandinhas tocando blues e ai vai papai, vovó, titia e um monte de gente jovem e gostosa também pra dançar e tomar uma cervejinha. O lugar tem shows mas também tem mesas pra comer e tal, a galera mais animada fica lá na frente e o povo dança MESMO.

De Sábado tem os Byron Markets, que é uma feirinha de bugigangas, bijuteria, roupa, pedras e comidinhas, e todo o primeiro Domingo do mês tem os big markets, que é a mesma coisa só que gigante. Tanto nos markets de bugiganga quanto no das frutas orgânicas tem música ao vivo e o pessoal da uma paradinha no que está fazendo pra dançar. Também da pra estender uma toalha no chão e assistir aos shows desses artistas de rua, que são sempre muito bons. Fora isso tem cachoeiras, praias, enfim…um monte de coisas que quem tem carro pode ir um pouco mais longe para fazer.

byron bay7 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante byron bay7

Qual é o lugar/restaurante preferido na cidade que só os locais conhecem?

The Railways, com certeza um lugar que é a cara de Byron e os locais amam. Sempre que falo pra alguém (backpackers) que moro aqui a primeira reação da pessoa é “ohhhh, I’ve been to Cheeky Monkeys!”………gente, NÃO!

Como é a comunidade brasileira na cidade?

Vim achando que ia ser a única, mas no final encontrei um monte de brasileiros bacanas que hoje são a minha família. A gente acaba se unindo, fazemos tudo juntos. Nossa festa Junina foi animada e cheia de gente a fim de viver o Brasil, mas carnaval não teve hehehe. Aqui não da pra achar Guaraná Antárctica nem tem aquelas big feijoadas de domingo, eventos de brasileiros que tem nas cidades maiores.

Só uma vez ao mês tem uma pequena festa numa escola de inglês que o pessoal toca musica brasileira e a gente se junta pra cantar e dançar. Nós vivemos fazendo churrasco brasileiro aqui em casa, porque o churrasco Australiano não desce. Nas escolas de inglês é 40% brasileiros 40% suíços e 20% asiáticos. Tem bastante brazuca mas não é muuuuito que nem nas outras cidades, afinal não tem muuuuito de nada aqui…

byron bay1 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante byron bay1

Qual a indústria mais forte da região?

Olha aqui dentro da cidade mesmo o único business é restaurante e café. Cada um tem seu pequeno negócio, o que é legal porque acaba tendo bastante variedade, e apesar de a cidade ser pequenininha tem sempre emprego para quem mora. Mas também são os únicos empregos, em geral não tem muito outra opção.

Prós de morar nessa cidade:

O estilo de vida aqui é calmo e você tem tempo para viver. Aqui não se gasta dinheiro com bobagem, a vida é saudável e ninguém precisa se matar de trabalhar. A natureza está sempre ali na esquina. Vira e mexe você se depara com paisagens inacreditáveis e se pega tendo conversinhas com Deus sobre isso.
Por mais que você vá todos os dias para o mesmo lugar, vai sempre ser uma paisagem diferente. Aqui não existe stress, simplesmente porque os fatores causadores deste mal não passam pelo portal da cidade.

byron bay6 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante byron bay6

Contras de morar nessa cidade:

Altamente não recomendável para pessoas que são apegadas a coisas “top”. Se você curte baladinha top com uma roupa top no seu carro top, aqui não é o seu lugar. Quando um cara chega aqui de cuequinha de marca dura no máximo dois meses. O negócio é pra quem está na pegada roots, mesmo. O fato de muitas vezes não ter nada para fazer não é um contra se você curte o lifestyle de Byron. Mas tem gente que vem aqui só pra tirar onda de surfista/hippie/descolado e acaba surtando total. Ficam com siricotico, ou acabam nem entendendo qual a vibe do lugar, uma pena.

Por ser paulistana e estar acostumada com tudo funcionando o tempo todo, achei que ia sofrer com a falta de opção daqui, mas nunca aconteceu, percebi que vivo rodeada de comodidades das quais não preciso. Você acaba se acostumando com o fato de não ter uma farmácia 24h ou um raio-x no hospital. Quebrou o braço? Putz que pena…volta amanhã!

byron bay3 Como é morar em Byron Bay Como Estudante Como é morar em Byron Bay Como Estudante byron bay3

Quer ficar ou mudar pra outro lugar, e por quê:

Quero mudar porque mudar é bom sempre. Estou voltando para o Brasil daqui a pouco e ai começo outro plano, para outra jornada. Não é porque sai do Brasil que perdi a sede de mudar. Eu vou sempre mudar.

Mas além disso também detestei a Austrália! No começo achei que eu era louca, afinal todo mundo só fala bem daqui, mas conversando com alguns amigos vi que é mais comum do que eu achava. Nós não nos encontramos na Austrália. Amamos Byron pra caramba e recomendo a qualquer pessoa que estiver pensando em vir, mas a Austrália não deu pra nós. As pessoas, as comidas, as leis, os hábitos, a educação… Não foi dessa vez que encontramos um país para ficar.

+++
Isabella muito obrigada por dividir sua experiência conosco pros Brasileiros saberem exatamente o que esperar de Byron Bay. Com certeza vai ajudar muita gente.

Imagens: Isabella arquivo pessoal, Sean O’shea, freedomsummits, luke sullivan.

Solicite Orçamento 160×160

LEAVE A REPLY