Quem lê rapidamente o título deste post logo pensa: Fácil! Basta ter dinheiro. Em parte isso é verdade, mas para quem só teve a experiência de comprar carros no Brasil pode ser surpreendido com as diferenças que vão da negociação ao registro de um automóvel na Austrália.

Comprei meu primeiro carro aqui após aproximadamente 1 ano e meio de Austrália. De fato, para quem vive em um bairro mais tradicional ou perto da city, com uma boa cobertura de trens, ônibus e até ferries o carro pode acabar se tornando um artigo quase surpéfulo que você usa aos finais de semana para comprar móveis na Ikea. O Australiano em geral usa bastante o transporte público e devido ao altíssimo preço do estacionamento nos mais importantes CBDs como da city, onde se paga $500,00 dólares por mês por uma vaga, o carro pode virar mesmo o brinquedinho do final de semana. Conversei com um amigo esta semana que está há uns três anos aqui e apesar de poder comprar um bom carro decidiu ficar sem e disse que não sente a menor falta.

Como Comprar um Carro na Austrália honda21
Como Comprar um Carro na Austrália hondas21
Faixa de preços dos veiculos da Honda

Para quem está chegando aqui, seja como residente, estudante ou até no visto de trabalho as opções mudam bastante e vai depender também de quanto e como você está disposto a gastar num carro. Vou explicar todas as opções.

Comprar um carro pode parecer tarefa fácil,ams as dicas de quem já está aqui há bastante tempo podem ajudar muito nesta hora.

Onde Comprar um Carro na Austrália

Como Comprar um Carro na Austrália corolla1
Toyta Corolla Hatch. Uma boa opção entre 25 e 25 mil dólares australianos

Já possuia um carro, mas recentemente fui presenteado com um novo automóvel. A Michelle ja sabia o carro que eu queria e fomos até a concessionária mais próxima da nossa casa para fazer o teste drive, conhecer melhor o veículo e saber as opções de pagamento e opcionais.

Este foi o nosso primeiro erro. Como qualquer pessoa está acostumada no Brasil o primeiro lugar que você vai é o mais próximo da sua casa. Fizemos isso, achamos uma concessionária em Brookvale, perto de Balgowlah onde moramos e fomos lá conversar com o vendedor.

A concessionária era bem bonita, conversamos bastante, fizemos o teste drive, mas alguma coisa estava me incomodando ali. O vendedor não parecia nem um pouco preparado e depois de me perguntar o que eu fazia para viver (meu trabalho) ficou dando mil desculpas sobre o motivo pelo qual ele estava vendendo carros, como se isso fosse algum problema.Pra mim nunca foi nem nunca seria, mas parece que era para ele.

Como Comprar um Carro na Austrália barina2
Novo Barina – Apesar de Entry Level possui ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos  e alarme. O modelo acima é o mais completo do modelo, em torno de 21 mil dólares.

Como Comprar um Carro na Austrália barina

Depois, quando fomos conversar sobre o preço ele não incluiu nenhum opcional de presente ou deu algum desconto, apesar de eu tentar barganhar rodas de 18″. No final, depois de duas horas e já sem paciência fui embora e tomei a atitude mais sábia naquele momento: Liguei para o Alemão, um amigo nosso que já está aqui há uns 10 anos e conhece tudo de carros. Mal comecei a explicar o ocorrido ele falou: Você foi na concessionárial tal né? WOW! Como ele sabia.

Ai ele me deu uma dica extremamente valiosa. Ele disse que aquela concessionária em questão, assim como muitas outras aqui na Austrália são revendedoras de uma marca. Ou seja, eles conseguem uma lincença para vender uma marca e criam uma concessionária. Então ele me sugeriu a ir a própria loja da marca aqui em Sydney. Ou seja, a concessionária oficial que a própria marca tem na cidade.

Conselho seguido lá fomos nós e como diz o ditado tudo mudou da água pro vinho. A começar pela concessionária. Um prédio inteiro, enorme em Zetland, um bairro próximo a city. Depois o atendimento. O cara que nos atendeu foi tão simpático e atencioso que até em gratidão dava vontade de sair de lá com um carro. Além disso, em nenhum momento me senti sendo enganado por aquele velho papo de vendedor de carro. Dava pra ver que o cara queria me vender um carro, mas também queria que eu saisse de lá feliz.

Ele nos mostrou vários carros, deu muitas dicas e fizemos mais um teste drive enquanto ele me explicava todos os opcionais que vinham naquele carro além de todas as características e detalhes técnicos.

Negociando um Carro na Austrália.

Como Comprar um Carro na Austrália used car salesman1

Lembro-me de uma vez conhecer um casal de brasileiros aqui numa apartment inspection e o cara estava absurdamente desesperado, pois ele era vendedor no Brasil, sabia negociar, mas aqui, por causa do idioma se sentia como numa gaiola. Negociar em outra língua e cultura nunca é fácil. Na primeira concessionária que fomos o cara não tirou um dólar do preço final e não ofereceu nenhum opcional, o que nos desmotivou a comprar um carro ali. Naquela mesma semana minha cunhada tinha comprado um carro da mesma marca e nos deu outra dica valiosa. Ela disse: Chega na concessionária e fala o quanto você pode pagar, pois ai eles vão trabalhar dentro das suas expectativas e podem até abaixar o preço para chegar ao que eles sabem que você pode pagar.

Já tinhamos um valor em mente, mas quando chegamos na concessionária baixamos o valor em $2000,00 para conseguir ainda mais barato.

Deste modo, o cara não ia perder seu tempo me mostrando um modelo top que custava 10 vezes mais.

Como Comprar um Carro na Austrália small car drive
Comparativo entre os carros pupulares feito pelo site Drive.com.au – Foto extraída do site Drive.

Chegamos a um modelo que gostamos, com os acessórios que queríamos, mas havia um problema. O preço. Estava acima do valor que mencionei e ele perguntou se eu não poderia aumentar meu budget um pouquinho. Ficamos negociando e ele ofereceu mais alguns acessórios, mas acabamos conseguindo no final um excelente desconto.

Desta forma, sempre que for comprar um carro novo aqui, tente achar a revendedora da própria fábrica no país e tenha um valor em mente.

Seguro de Carros na Austrália

Como Comprar um Carro na Austrália wpid toyota yaris sr t spirit 1
Toyta Yaris. Outra boa opção entry level.

Quando fui buscar o carro a atendente me perguntou. Qual seguro você fechou? Nenhum ainda – respondi. Vou ver isso esta semana.

Com os olhos arregalados a mulher disse para minha surpresa que eu não poderia sair com o carro da concessionária sem seguro.

Pensei em manter a mesma empresa que faz o seguro do nosso outro carro, a AMMI, mas a pessoa que nos atendia nos ofereceu um seguro da fábrica, que entre as vantagens, realiza o concerto na própria oficina da fábrica em Sydney com garantia de peças originais. Além disso se o carro der perda total em até 3 anos eles dão um carro zero do mesmo modelo ou modelo superior, caso o mesmo modelo não exista mais.

Como Comprar um Carro na Austrália toyota
A Toyota está com juros de apenas 2.9% em veiculos novos. Os modelos estão muito ultrapassados e os únicos que ainda valem a pena são o Corolla e o Pyrus.

Muito legal. A outra vantagem aqui e que o seguro na Austrália, apesar de não ser barato, não é tão exorbitante como no Brasil.

Quando for fazer o seguro não se atenha apenas ao valor, mas as vantagens proporcionadas pela sua seguradora.

REGO and Charges.

Como Comprar um Carro na Austrália 2011 BMW x1back view thumb
Pra quem pode gastar um pouco mais a X1 é um excelente modelo da BMW. Com linhas modernas e bastante sofisticado. PAra quem não sabe a BMW comecou com uma fábrica de aviões e ao andar na X1 você tem a impressão de que eles apenas tiraram as asas.

Calma… O Rego é o famoso registration, semelhante ao IPVA no Brasil. Sempre que você comprar um carro é preciso ficar atento ao quanto você vai gastar com o Rego e outras charges como

Dealer Delivery Charge (Inc.GST)
Federal Govt Luxury Car Tax (LCT)
NSW State Govt Total Registration
NSW State Govt Stamp Duty

Todas estas são taxas que você precisará pagar ao comprar um carro.

A primeira, Delivery charge é quanto a empresa cobra para o transporte do carro. Acho que o carro deve vir  da China levando em conta o absurdo que eles costumam cobrar as vezes. Calcule uma média de $3000,00 dólares.

O Federal Govt Luxury car Tax é um imposto caso seu carro custe mais que $57,466.00 dólares. Tem um cálculo que é feito para definir quanto de imposto você tem que pagar. Para quem estiver interessado clique no link acima.

Como Comprar um Carro na Austrália r8spider
Um Audi RS8 Spider tem que pahar cerca de 80 mil dólares em imposts extras por estar dentro da tabela de carros luxuosos.

Os dois últimos são o Registration e o Stamp Duty. O Registration você precisa pagar todo ano e ainda existe um Green Slip que você precisa pagar anualmente além do seguro obrigatório.

Como Comprar um Carro na Austrália BMW X1

Como Comprar um Carro na Austrália x1
Caso você inclua opcionais como navigator e rodas maiores o preço vai lá pra cima.

Que Tal Uma Placa Personalizada?

Como Comprar um Carro na Austrália number plate

Algo que acho muito legal e inteligente aqui na Austrália é a personalização de placas. O governo ganha com isso e quem quer deixar o carro mais personalizado também. Basicamente existem vários modelos de placas que você pode escolher e cada categoria pode custar de $110 a $600 por ano pela placa + uma anuidade.

Sinceramente fica legal e eu teria se não tivesse a anuidade. Você ainda pode personalizar as letras e números. Algumas palavras que me interessam ainda estavam disponíveis. Para personalizar sua placa e escolher uma palavra legal acesse o MyPlates

Como Comprar um Carro na Austrália matt wilson large

Como Comprar um Carro na Austrália 3807806

Comprando um Carro Usado.

Como Comprar um Carro na Austrália Lemon Carsalesman

Quando o negócio é um carro usado há algumas coisas que precisam ser levadas em consideração. Para começar é interessante saber detalhadamente o estado do carro, pois carros se não me engano acima de 5 anos precisam passar por uma inspeção anual e se não passarem pela inspection não podem ser registrados. Desta forma é preciso tomar cuidado para não comprar um “Lemon” como eles dizem por aqui.

Como Comprar um Carro na Austrália LeCar

Os melhores sites para procura de um carro usado são o Drive e o CarSales.

Pra quem pretende gastar muito pouco também existem opções. Muitos estudantes compram carro pelo tempo em que estão aqui e depois decidem vender quando vão embora. São carros mais velhos, de  90  a 90 e pouco, mas alguns em bom estado e chegam a custar $2500,00.

Quanto Custa um Carro na Austrália

Como Comprar um Carro na Austrália Kia Sportage Reviews2
Kia Sportage 2011, ao meu ver uma das melhores opções de Small SUV na Austrália

Tudo vai depender do carro, ano, modelo, condição, etc. Mas para se ter uma idéia, um carro aqui é muito mais caro que o mesmo carro nos EUA e  mais barato que o carro no Brasil.

Carros asiáticos são muito bons e mais em conta por causa da proximidade e do domínio do mercado que eles exerceram aqui. Existem também marcas Européias, Americanas e até a GM (que eles insistem em dizer que é Australiana) e aqui se chama Holden.

Como Comprar um Carro na Austrália Kia Sportage 2011  wallpaper 0b
Interior da Kia Sportage 2011. A versão completa sai por cerca de $40 mil. A básica $29K.

Uma coisa legal é que antigamente eles anunciavam o carro por um preço e você chegava na concessionária e descobria que custaria muito mais por causa das taxas que mencionei acima. Agora, por lei, o valor anunciado na tv ou anúncios de jornal ou internet precisam ser Drive Away no more to Pay, ou seja, o valor que você paga para sair com o carro da concessionária.

Dependendo do tempo de experiência que você tem e qual carteira de habilitação você consegue aqui (existem vários tipos dependendo da experiencia) existem algumas limitações e não é qualquer carro que você pode dirirgir.

Como Comprar um Carro na Austrália Kia Sportage Petrol Engine
OS carros coreanos evoluiram bastante e estão superando os japoneses em todas as pesquisas. A Drive elegeu o coreano KIA Sportage o melhor SUV nesta faixa de preço entre as Small SUVs. O mesmo vale para Hyundai que tem lançado veiculos modernos e bem acabados.

Carros aqui na Austrália são relativamente mais baratos que no Brasil uma vez que a maioria os carros vendidos aqui são importados e o imposto é baixo.

Contudo os valores de venda de um carro aqui nem sempre é o valor que você realmente irá pagar para sair com ele da concessionária e ir pra casa. Isso por que em cima do valor do carro existe os “On Road”costs que são os custos gerais para sair tirar o carro da loja e legalmente poder passear com a família aos domingos.

Os “On Road costs” também são chamados pelas concessionárias como Drive Away, que quer dizer qe pagando aquele valor você pode pegar seu carro e, é claro, drive away. O valor médio do Drive Away é algo em torno de $4000.00 dólares.

Novated Lease

Aqui na Austrália eles tiveram uma idéia genial.

Se você trabalha e é residente, cidadão ou está no visto de residencia temporária 457 e esta pensando em comprar um carro para ir ao trabalho, dependendo do quando você precisar rodar com carro por ano, pode conseguir um bom desconto.

O sistema vale mais a pena se você ganha mais de $70.000,00 por ano e roda mais de 25.000 quilometros por ano.

Como funciona o Novated Lease

Como Comprar um Carro na Austrália cayman normal
Porsche Cayman. Um dos modelos mais cobiçados entre os carros de alto padrão.

Primeiro você precisa solicitar na empresa onde está trabalhando o Salary Packaging e ver se eles lhe disponibilizam este opção. Caso ofereçam você fala pra empresa que está ensando em comprar um carro para vir pro trabalho, entra em contato com umas empresas de finaciamento que fazem esta opção, seleciona o carro, fala quantos quilometros vai rodar por ano com ele (no caso vale a pena somente de 25.000 pra cima) e a empresa de leasing fará os cáulculos e irá comprá-lo pra você.

Ai que entra a melhor parte. Todos os gastos que você tiver com o carro já estarão no cálculo e serão retirado do seu salário antes dos impostos.

Gasolina, mautenção, trocas de pneus, revisão, assistência, seguro, registro, tudo, absolutamente tods os gastos que você tiver com ocarro durante o período do financiamento ja estarão incluidos.

Você vai financiar cerca de 65% do carro, geralmentepor 4 anos e deixar 35% de residual a ser pago ao final dos 4 anos. Quando terminarem os 4 anos você vende o carro, paga o residual, fica com a diferença e faz todo process novamente.

Como Comprar um Carro na Austrália cayman
Um Porsche Cayman 0Km custa cerca de $180 mil sólares. Nos Estados Unidos o mesmo carro sai por cerca de $90 mil.

Digamos que depois dos calculos o carro vai lhe custar $1500.00 por mês incluindo todos os gastos e você ganha $5000.00 dolares por mes. No seu salário ja vira descontado os $1500.00 dolares do valor bruto e voc6e só pagará imposto em cima do que restar, no caso $3500.00 o que pode ser uma boa economia dependendo da faixa de salário que você se encontra.

Como eu disse, vale a pena pra quem roda muito, pois se você diz que vai rodar 25k e rodar menos terá que pagar um valor bem maior o que acabará não compensando.

Como Comprar um Carro na Austrália corollaComo Comprar um Carro na Austrália landcruiser

Como Comprar um Carro na Austrália holden11

Novo Blog

Fiquei surpreso ao ver que o blog está tendo muitos acessos. Por enquanto apenas cerca de 1/3 dos acessos que poss’uia anteriormente, mas tem crescido a cada dia. Obrigado pelas visitas e espero que o blog seja de grande ajuda.

Estive bem busy com o trabalho esta semana, mas no final de semana responderei os emails.

Outra coisa, muitas pessoas tem me escrito pedindo para colocar de volta alguns posts antigos. Estou tentando encontrar os arquivos, pois o último HD onde salve queimou. Assim que achar subirei alguns que achar pertinetes a nova fase do blog novamente.

Abraços a todos.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleGreat Ocean Road
Next articleCoffee in Australia
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

8 COMMENTS

  1. Fala Jerry!

    Cara, teu blog já era bom e agora está ainda melhor. E você começou, ou melhor, recomeçou com tudo. Os novos posts estão demais! Belas fotos, conteúdo esclarecer, e textos bem montados. É bom tê-lo devolta ativa.

    Parabéns Jerry!
    Grande Abraço!

    • Ola Vinicius

      Obrigado por visitar o blog.

      Fico feliz que esteja gostando do novo formato e dos novos posts. Vou tentar atualizar mais frequentemente.

      Um grande abraço

  2. Olá Vinicius. Obrigado pela visita. Fico feliz que esteja gostando do blog, ainda estou tentando achar um caminho a seguir, mas acho que o blog está caminhando na direção certa.

    Valeu!

    Jerry

  3. boa noite, aqui no Brasil são 20:18h hehehe.
    cara, eu gostaria de saber se é muito difícil começar uma vida aí na Austrália, tenho grande vontade de morar aí só que não tenho muitas informações sobre por ex.: emprego, visto, oportunidades em geral e recepção a estrangerios como nós brasileiros. hoje sou vendedor de computadores de uma multinacional americana, tem oportunidades com meu perfil a brasileiros por aí?
    se puder me retornar por email te agradeço

  4. jerry boa noite, gostei muito do seu comentário, sobre carros ai na austrália, que diferença são os nossos carros e preços aqui no brasil. gostaria de entrar em contato com você pelo meu msn ok desde ja te agradeço pela atenção

  5. Li Tudo e adorei! Esta facilitando muito minha decision da compra do carro! Mas como é a minha prime iria vez, vc pode me dizer quais documentos necessários para a compra e o financiamento? Muito obrigada!

  6. Fala Jerry,
    Tudo bem?

    Não encontrei, tem algum post falando sobre a conexao de internet, internet móvel? Preços, velocidades, garantias?

    Esta show o blog.

    Abraço

LEAVE A REPLY