Australianos

Para quem acabou de chegar a Austrália é um país cheio de surpresas. A grande maioria delas muito agradáveis e que acabam impressionando principalmente quem vem do Brasil. Veja algumas delas abaixo

Cash Out

 coles  Coisas que Você irá Gostar na Austrália coles

Sempre que você compra algo no supermercado e em muitas lojas você ouve a seguinte pergunta da pessoa do caixa: Any Cash out? Isso acontece por que aqui na Austrália você pode sacar dinheiro no supermercado ou em lojas enquanto está pagando pelas suas compras. Se por exemplo sua conta deu $40 dólares e você vai pagar com cartão de débito você pode dizer: Can you give $60 dollars cash out? Você será debitado $100 dólares do cartão e receberá seus $60,00 dólares em dinheiro. Não há taxa nenhuma para isso. Fácil e simples

Caixas de Auto Atendimento

Self  Coisas que Você irá Gostar na Austrália self

Por falar em caixas a maioria dos supermercados e grandes lojas aqui possuem auto atendimento. Você simplesmente passa suas compras, paga, pode até pegar um cash out e vai pra casa tranquilo. Isso é que é confiança na honestidade do povo.

GoGet

Audi A1 GoGet  Coisas que Você irá Gostar na Austrália a1

Aqui na Austrália você pode alugar um carro pagando por hora. O serviço chama-se GoGet e há carros espalhados pelos mais diversos pontos da cidade. Entre os carros que você pode escolher estão o Mini Cooper, Alpha Romeo Mito, Audi A1 e acreditem, até carros elétricos, como o Nissan Leaf. Há ainda caminhonetes e vans, todas pagando apenas pela hora que você usa. Os preços começam em $5.69 por hora de uso + $0.40 centavos por km rodado.

BYO

wine_girls  Coisas que Você irá Gostar na Austrália wine girls

BYO é a abreviação para Bring Your Own. É mais comumente usado em restaurantes onde você pode levar sua própria bebida. Em alguns restaurantes você pode ir apenas para comer e desfrutar a vista, enquanto o vinho você pode trazer de casa e consumir no local.

Água Grátis

MIrko-Pasta-Italian-Restaurant-Water-Bottle  Coisas que Você irá Gostar na Austrália MIrko Pasta Italian Restaurant Water Bottle

Por falar em bebida, por lei todos os restaurantes onde você pode sentar para comer (acho que com a exceção de fast foods) eles são obrigados a oferecer água sem nenhum custo extra. Ou seja, você paga apenas pela comida, que a água é por conta da casa.

Parar de Fumar

Screen Shot 2013-09-10 at 5.40.20 PM  Coisas que Você irá Gostar na Austrália Screen Shot 2013 09 10 at 5

Muitos fumantes dedicados param de fumar aqui na Austrália, mas isso não tem nada a ver com força de vontade, mas sim com os altos impostos cobrados pelo maço de cigarro aqui que chegam a custar mais de $20,00 dólares por apenas um maço de cigarros. Minha tia-avó que fumava 3 maços por dia ia gastar $1800,00 dólares por mês só com cigarros aqui.

Smoking Free Areas

  Screen Shot 2013-09-10 at 5.20.57 PM  Coisas que Você irá Gostar na Austrália Screen Shot 2013 09 10 at 5

Por falar em cigarros, em muitas ruas e lugares ao ar livre aqui na Austrália é proibido fumar e se você for pego acendendo um cigarro na rua em alguma desta áreas pode ter que pagar uma multa de $300,00 dólares.

Salário por Hora

Emprego na Australia  Coisas que Você irá Gostar na Austrália Screen Shot 2013 09 10 at 11

Aqui na Austrália os salários são pagos por hora. Apesar de você receber por semana, quinzena ou mês, você é pago por hora de trabalho. Isso pode ajuda-lo a se tornar um consumidor mais moderado, uma vez que para comprar qualquer coisa você começa a calcular quantas horas tem que trabalhar para comprar aquilo. Em alguns casos a pessoa pode pelo menos pensar: Preciso trabalhar uma hora inteira carregando caixas para pagar um maço de cigarros. Melhor parar de fumar.

Imigrante? Você não está sozinho

Imigrantes Australia  Coisas que Você irá Gostar na Austrália Screen Shot 2013 09 10 at 11

Não precisa se preocupar por ser um imigrante em outro país. A Austrália possui a maior proporção de imigrantes em uma nação desenvolvida em todo mundo, com mais de 25% dos australianos tendo nascido fora do país e 50% da população é imigrante ou descendentes diretos de imigrantes.

Livre de Incêndios

Alarme de Incêndio  Coisas que Você irá Gostar na Austrália Screen Shot 2013 09 10 at 11

A Austrália possui uma enorme preocupação com incêndios e em todas as residências e estabelecimentos comerciais há detetores de fumaça instalado. Ao menor sinal de fumaça eles começam a apitar e após um certo tempo eles avisam o corpo de bombeiros que rapidamente chegam para resgata-lo. Eu tenho problemas com o smoke alarm toda vez que frito um bife aqui em casa.

Parques

Parques de Sydney  Coisas que Você irá Gostar na Austrália Screen Shot 2013 09 10 at 11

Mesmo que você não more perto das praias não precisa se preocupar, na Austrália há parques e mais parques por todos os lados. Você pode ir andar de bicicleta, jogar basquete ou simplesmente andar ou fazer um picnic

Picnic

Screen Shot 2013-09-10 at 5.25.58 PM  Coisas que Você irá Gostar na Austrália Screen Shot 2013 09 10 at 5

Por falar em picnic a atividade é uma das favoritas pelos australianos. Em todos os cantos, seja nos gramados em frente a praia, ou nos parques você sempre verá um grupo de pessoas fazendo picnic, alguns com direito a vinho e queijos ao por do sol embalados por uma paisagem incrível.

Churrasqueiras na Praia

Churrasco Australia  Coisas que Você irá Gostar na Austrália Screen Shot 2013 09 10 at 11

Por Falar em Picnic, muitas praias e parques na Austrália possuem churrasqueiras públicas onde você pode se reunir com os amigos para curtir um bom churrasco brasileiro gastando apenas $2,00 dólares para utilizar o grill.

Koala

Screen Shot 2013-09-10 at 5.22.45 PM  Coisas que Você irá Gostar na Austrália Screen Shot 2013 09 10 at 5

Na Austrália você pode criar um Koala em casa desde que ele tenha sido capturado por você na floresta antes de 1 ano de idade. Você pode cuidar dele como animal de estimação, mas precisa liberá-lo na floresta uma vez por ano para acasalamento. Ele possui uma coleira com um receptor wireless que dá um choque de 70V no pescoço do Koala caso ele saia de um raio de 1 km de distância de você. Com o choque ele emite um som muito alto que lhe ajuda a localiza-lo. Porém não se pode abater o Koala para consumo de pele ou carne antes que ele complete 10 anos de idade.

Brincadeira….hehehe.. Os Koalas são bastante protegidos aqui na Austrália e por mais que você queira não dá pra ter um bichinho destes em casa. Já Canguru é uma outra história. Você não só pode tê-lo como animal de estimação em algumas regiões da Austrália como sua carne é encontrada na maioria dos supermercados e isso sim não é brincadeira.

Sobre a foto acima. Um motorista atropelou um koala e não percebeu, só notou quando chegou em casa, depois levou para o veterinário que conseguiu remover o koalinha sem maiores complicações. Ele passa bem, em uma entrevista recente ele disse que só ficava assustado quando o motorista freava no trânsito.

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleO Melhor Lugar do Mundo Para se Viver
Next articleRepost: O Toblerone Gigante
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

13 COMMENTS

  1. Olá Jerry, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo blog, é mto bem diagramado e escrito. Sou Radialista e Jornalista, fiquei bem interessado em seus textos, além de serem de total ajuda para nós que queremos a Austrália.

    Bom vamos lá, eu lí quase todos seus post e percebi que existe uma “facilidade” para quem tem vontade de trabalhar e apanhar oportunidades. Eu tenho 31 anos sou de SP – Capital e estou planejando me mudar para a Austrália em abril/14 com minha namorada. Ela é Russa tem 25 anos e mora aqui no Brasil há 14 anos já é naturalizada brasileira. Ambos não temos inglês, ela trabalha em no setor bancário e eu faço produções audiovisuais.

    Gostaríamos de estudar e consecutivamente morar no país, seguir nossa vida por ai. Ela tem algumas economias, eu estou reunindo bens para transformar em dinheiro. Gostaríamos de morar juntos é claro rs. Li sobre acomodações em um de seus posts, percebi que é bastante caro locar um apartamento e é bem burocrático, o que vc indicaria além disso para nós que gostaríamos de ter privacidadeeeeee mas, ao mesmo tempo não gastar mto?

    Tenho um conhecido que mora na Austrália e que pode me ajudar com algumas coisas. Mas, não gostaria de depender mto de terceiros para realizar nossos objetivos que são, estudar, ter qualidade de vida e de lazer. Gostaria de saber o que vc recomenda para nós, devemos pegar escolas mais caras ou mais baratas? Já ouvi em alguns de seus podcasting, onde vc indica algo mais em conta sendo que o que vale é a dedicação do aluno.

    Outra dúvida sobre restrições, por exemplo eu acho que estou um pouco “velho” com 31 anos fazer intercambio e não sabendo praticamente nada de inglês, somente aquele básico do básico. Ela já tem mais facilidades por ter passado por essa transição de cultura uma vez mas, tb não tem inglês. Enfim queria saber sobre trabalho e idade. Se posso ter dificuldades em conseguir emprego pela faixa etária dos estudantes serem mais novos? Eu tenho plena consciência que será impossível eu trabalhar na minha área logo de inicio, portanto sei e quero aceitar empregos diferentes. Um amigo que morou na Irlanda me disse que a construção civil é o que paga mais comparado a qualquer outro emprego como, limpeza, arrumação, atendimento etc … Na Austrália tem algum tipo de setor que independente do esforço, pague bem como neste exemplo de meu amigo na Irlanda.

    Só mais uma dúvida, para conseguir o visto de estudante existe algo que eu possa fazer para que tudo ocorra perfeitamente bem e não aconteça de negarem o meu o o visto dela?

    Desde já agradeço pela atenção e mais uma vez parabéns pelo trabalho que esta executando. Espero quem sabe, encontra-lo um dia pelas ruas de Sydney.

    Um grande abraço….

    Rodrigo

  2. Tinha que ver minha cara durante a leitura da parte do koala kkk 70V!
    Falto dizer que a caça ao canguru esta liberada, e é verdade.

    Para quem mora em cidade grande aqui no Br… não faz sentido a parte da honestidade, é quase anti-cultural.

    Aqui no Rio churrasco na praia é proibido! Pelo menos nisso ganhamos em leis rígidas kkk. Agora, se alguém cumpre são outros 500 rsss

    A moda agora é multar quem joga um palito de dente na rua (o pedestre), mas se uma loja ou empresa jogar sacos e mais sacos de lixo no meio da calçada e o krakudo(usuário de crack) vir e espalhar tudo, não tem problema.

    Se vc não conferir a nota do caixa no supermercado é 100% de certeza que algo foi registrado errado, claro que para mais. Digo isso pq eu que faço as compras.

    rss se tivesse carro GOGET o cara vai pega e só larga la na Bolívia kkk

    Pessoal aqui geralmente toca fogo para pegar o seguro, já que não existe investigação ou pericia. Só se vc pagar é claro.

    É inevitável não fazer estas comparações que para muitos é um incomodo (não leia muito menos responda). Mas percebe q eu jamais falo mal ou critico algo, apenas relato os fatos REAIS sem filtros, ai incomoda mesmo, não é por mal.

    Jerry procura isso por ai… http://imageshack.us/f/834/6bzr.jpg/
    Não deixa fazer fumaça de fritura e não deixa cheiro na casa.

  3. Post legal Jerry, se voce permitir e ja tomando a liberdade, vou comentar sobre outras coisas boas e fazer alguns comentarios sobre o que voce colocou.

    Cash Out
    Realmente muito bom. Facilita a vida, pena que alguns lugares não dão a opção, mas a maioria sim.

    Caixas de Auto Atendimento
    Ouvi de um gaucho que eles estão implementando esse sistema no sul do Brasil também, mas por enquanto apenas para pessoas com menos de 10 items.
    A confiança é grande, mas ja escutei sobre alguns casos de pessoas que levaram mais do que pagaram distraindo o supervisor da área. E quem fez a ‘taking advantage action’ foram australianos.

    GoGet
    Muito bom, pena que não existe em todas as cidades da Australia  !!!

    BYO
    É uma boa opção, mas vale lembrar que voce paga por taça (entre $2-$8). Ainda sai mais barato do que pagar por uma garrafa de 40 dolares que sai por $12 em uma liquorland.

    Água Grátis
    Fantastico. Deveria ser assim em todo lugar do mundo. Vale lembrar que a agua é a mais ‘pura’ agua torneiral (tap water). Aquele gostinho de agua da torneira do tanque do quintal da sua casa podera ser degustado. Se voce quiser agua mineral ou com gás… Tem que pagar.

    Parar de Fumar
    É uma ótima oportunidade para parar de fumar, mas… Por incrivel que pareça muita gente fuma por aqui e muita gente continua fumando mesmo pagando esse absurdo no cigarro. Vicio é uma coisa terrivel.

    Smoking Free Areas
    Infelizmente em areas abertas de algumas cidades como Adelaide e Melbourne ainda é permitido fumar  !!!

    Salário por Hora
    Facil e simples. Facilita muito pra saber quando voce vai ganhar no fim da semana !

    Imigrante? Você não está sozinho
    O numero de imigrantes é alto, mas depedendo da sua nacionalidade voce precisa se preocupar sim. Em geral brasileiros não sofrem muita discriminação direta. O mesmo não se pode falar sobre outras nacionalidades, infelizmente.

    Livre de Incêndios
    Detector de fumaça – Bom e ruim.
    Bom : Quando detecta um possivel inicio de incendio. Quando alguém decide fumar dentro de casa.
    Ruim : Quando se esta fritando o bife ou quando a bateria começa a ficar fraca e ele dispara a cada 15 minutos.
    Nem todos alarmes residenciais enviam alerta para os bombeiros. Os comerciais geralmente sim.

    Parques
    Ótimo, muito bom. O local mais perto do Brasil onde eu cheguei a ver varios parques e areas verdes foi em Buenos Aires.

    Picnic
    Excelente. Curti a foto do Kings Park in Perth que (by the way) é maior do que o Central Park em New York  !!!

    Churrasqueiras na Praia
    Em algumas cidades as churrasqueiras são gratis, como em Perth, por exemplo  !!!

    Koala
    Além dos Koalas e Cangurus também podemos mencionar os animais fofinhos como cobras, aranhas e morcegos que estão espalhados por todo o pais  !!!

    Acrescentando algumas coisas que eu gosto na Australia:

    Paz nos Estadios.
    Pegar o trem em dias de jogos de footy e rugby, inclusive em dias de derby e ver pessoas torcendo para times opostos, sentando no mesmo banco do time rival, lado a lado sem problema algum é incrivel. Crianças, familias, senhores e senhoras acima de 60 anos indo pacificamente e respeitando uns aos outros é algo inspirador e animador. Nada de torcidas rivais brigando ou hooligans como na Inglaterra.

    Segurança
    Como o Jerry mesmo mencionou a algum tempo atras, a sensação de segurança durante o dia aqui é incrivel. Sair com o seu S4, ou iPhone sem medo de perder ele ao virar a esquina de casa é excelente.

    Porta de bancos
    Entrar em um banco sem porta giratória com detector de metais e um segurança mal encarado olhando pra voce é Gold  !!!

    Preço de automoveis
    Com AUD$1500 voce compra uma caranga. Não vai ser uma Mercedez 2012, mas pode ser uma Mercedez 1989, com ar condicionado, direção hidraulica e automatica, mas ainda é uma Mercedez. A lataria provavelmente estara bem desgastada e o interior não muito bem cuidado, mas continua sendo uma Mercedez. Com AUD$2000-3000 é possivel comprar carros mais novos e em boas condições de uso.
    Ja a manutenção é um caso a parte, aqui é onde o gasto é alto.

    Motoqueiros
    Desculpem aos que são, mas motoqueiros como nas grandes capitais do Brasil não se econtra por aqui. Cortanto o transito, buzinando na sua orelha, levando retrovisores de carros e arranhando lataria de automoveis aqui não tem. Maravilha.
    O que temos aqui são motociclistas, que raramente cortam os carros e andam entre as faixas, na maioria das vezes as motos que eles usam são mais caras do que os automoveis (Harley Davidson e Ducatti por exemplo).

    Empresas de telefonia
    Mesmo com muito a melhorar como cobertura, opções de planos e tecnologia, ainda é melhor do que no Brasil. As duas melhores coisas são. Facilidade ao adquirir um telefone e acesso em todo o territorio nacional.
    Preço: Comprar um smartphone , simples e barato por aqui, pre pago, custa entre $100-$400.
    Tarifas: O seu numero de telefone é o mesmo para qualquer lugar/estado onde vc esteja e o preco da ligação também. Comprou um telefone em Brisbane, foi passear em Sydney e ligou pro amigo em Brisbane, vai pagar a mesma tarifa se voce ligar pro seu vizinho (agora em Sydney).

    Vegemite
    Apreciada por poucos  !!!

  4. Desde o começo desconfiei da história do koala ainda mas da parte do 70v sabendo como a Australia é impossivel!!! Tirando a parte dos fumantes que em Melbourne nem todo lugar é proibido o resto tá de acordo 😉 amo os postes!!!

LEAVE A REPLY