Cada país e cultura tem seus hábitos, costumes, tradições e até preconceitos. O Brasil não é diferente e muitas coisas comuns aqui na austrália, por mais que você não queira reconhecer, são no mínimo diferentes no Brasil. Veja algumas delas.

1 – Na Austrália Você não se Compromete com Algo que não esteja Disposto a fazer.

Screen Shot 2015-12-30 at 10.25.12 pm 7 Coisas que Você só Entende na Austrália 7 Coisas que Você só Entende na Austrália Screen Shot 2015 12 30 at 10Tenho que confessar que vez por outra ainda me pego errando nesta questão. Vou dar um exemplo. Outro dia virei para um colega de trabalho depois de uma reunião e disse: “Vamos ver se a gente marca aquele almoço na semana que vem”. Imediatamente ele abriu seu calendário e me disse: “Semana que vem eu tenho outros compromissos, você pode na outra segunda-feira?”.

Fui pego de surpresa, afinal, eu não estava realmente pensando em marcar um almoço naquele exato momento, eu apenas falei por falar, mas aqui na Austrália eles não falam algo por falar, se eles falam que querem almoçar com você é por que realmente querem almoçar com você, caso contrário eles não irão convidá-lo.

2 – Ninguém está Preocupado em Agradar Ninguém.

Screen Shot 2015-12-30 at 10.31.03 pm 7 Coisas que Você só Entende na Austrália 7 Coisas que Você só Entende na Austrália Screen Shot 2015 12 30 at 10

Jarrod Hyde Photography | The Nobbies, phillip island nature parks, VIC

Não me entenda mal. isso não quer dizer não se é educado ou simpático na Austrália, mas sim que ninguém faz nada para obter a aprovação dos outros. Aqui na Austrália ninguém vai falar algo como: “Eu vou neste happy hour senão tal pessoa vai ficar chateada comigo”. Aqui eles fazem apenas o que querem e quando querem.

Sim, aqui existe bastante política nas empresas, mas não existe “puxação de saco” Na verdade quem é puxa saco é muito mal visto aqui e é considerado Annoying. Contudo é preciso diferenciar puxa saco de network. Network é sempre válido e naturalmente sempre é feito com respeito e reconhecimento.

Screen Shot 2015-12-30 at 10.34.13 pm 7 Coisas que Você só Entende na Austrália 7 Coisas que Você só Entende na Austrália Screen Shot 2015 12 30 at 10

Australianos votando nas últimas eleições

Eu recentemente entrei em contato com um estaticista bastante famoso no meio em que eu trabalho e fiz isso com uma mensagem dizendo que admirava seu trabalho (o que eu realmente admiro) e fiz um contato. Ele gentilmente me respondeu e começamos a nos falar. Isso é normal. O que é anormal é ficar tentando agradar qualquer pessoa para obter qualquer tipo de benefício sem ter nenhum real interesse na pessoa. Isso não acontece com frequência por aqui.

3 – Na Austrália Tudo é Preto no Branco.

Screen Shot 2015-12-30 at 10.32.38 pm 7 Coisas que Você só Entende na Austrália 7 Coisas que Você só Entende na Austrália Screen Shot 2015 12 30 at 10

Este é outro problema que eu ainda tenho aqui. Muitas vezes quando vou tratar de um assunto conto uma história para chegar ao ponto. Por exemplo, há cerca de 6 meses um dos diretores da minha área me pediu para ir trabalhar em um projeto que levaria uns 45 dias com ele. Era uma excelente oportunidade, mas isso significaria que eu teria que parar por 45 dias outros projetos em que estava trabalhando.

Apenas um tobogã na Austrália

Fui me reunir com minha chefe para tratar do assunto e fiquei com receio dela ficar chateada. Então comecei a contar uma história começando a 7 bilhões de anos com o surgimento do planeta terra, passando pelo Homo Sapiens, a Queda do império Romano, Primeira e Segunda Guerras Mundiais até finalmente chegar ao meu ponto.

Ela me interrompeu e disse: “Você quer dizer que vai ter que parar estes dois projetos para trabalhar em outro?”

Sim – Respondi meio encabulado.

Tudo bem. Entendi. Ele é o diretor de inovação, é ele quem decide suas prioridades. Se ele precisa de você, tudo bem. Você não precisa me explicar em detalhes.

Um Australiano apenas chegaria e falaria: Tal pessoa me solicitou para trabalhar no projeto tal. A partir de amanhã vou interromper estes projetos temporariamente para trabalhar nestes outros projetos.

Aqui, se alguém tiver um problema com você esta pessoa vai chegar e falar pra você e você tem que ter maturidade de enfrentar a questão.

4 – Para o Australiano Não Interessa Estar Bem se o Outro Está Mal

Screen Shot 2015-12-30 at 10.37.58 pm 7 Coisas que Você só Entende na Austrália 7 Coisas que Você só Entende na Austrália Screen Shot 2015 12 30 at 10

A Austrália segue uma cartilha que os EUA escreveu há séculos. Eles entenderam que vale muito mais a pena permitir que meu próximo cresça e prospere do que ter toda a riqueza só pra mim. Infelizmente há aqueles que vão cuspir fogo e falar da Apple que ganha trilhões e que não sei quem tem bilhões e por ai vai. Mas você já parou para se perguntar por que não só a Apple, mas a Microsoft a Coca Cola, o Facebook e o Google são empresas americanas e não brasileiras. Já parou pra se perguntar por que a qualidade de vida na Austrália, EUA, França, Alemanhã, Japão é absurdamente maior que no Brasil? Isso acontece por que quanto mais pessoas prosperam, mais o país prospera

Lista das maiores empresas do mundo:

Maiores Empresas do Mundo em 2015 7 Coisas que Você só Entende na Austrália 7 Coisas que Você só Entende na Austrália Screen Shot 2015 12 11 at 10

Ontem lí uma matéria no NYT sobre uma menina que segundo o jornal, para os padrões americanos, vivia uma vida miserável. A vida miserável dela significava morar em um apartamento pobre e bagunçado, ir ao balé 1 vez por semana e à escola todos os dias e se alimentar através de auxílios do governo. Pensei comigo: Que bom que este povo não tem idéia do que é pobreza. Duvido que a empregada que limpa a casa da maioria das pessoas no Brasil mora em um apartamento e tem a filha no balé.

A Austrália é um país que tem o foco na melhora da qualidade de vida de todos os seus cidadãos e na Austrália, um dos meios de se ter isso, é garantir que todas as pessoas tenham um salário decente para poder pagar as contas no final do mês, independente da profissão. É garantir que tanto o desempregado, a faxineira e o banqueiro tenham as mesmas oportunidades e seus filhos tenham acesso a educação e saúde.

Screen Shot 2015-12-30 at 10.42.35 pm 7 Coisas que Você só Entende na Austrália 7 Coisas que Você só Entende na Austrália Screen Shot 2015 12 30 at 10

Hamilton Island

Poderia escrever um livro sobre isso aqui, mas vou direto ao ponto. Australianos, Indianos, Italianos, Canadenses e principalmente Americanos se ajudam muito mais e cuidam muito mais dos seus.

Estava comentando hoje com um amigo Canadense que antes de ir pros EUA eu sempre ouvia que os americanos eram frios e depois de um tempo lá achei os americanos o povo mais generoso e gentil do mundo.

Brasileiro acha que é generoso, acha que não é preconceituoso, acha que se ajuda, acha que é educado, mas está muito longe do que é a realidade disso. Pra quem quiser saber mais a respeito, recomendo este excelente texto de uma brasileira morando nos EUA: “Sou uma Vendida”

5 – Na Austrália não é Pecado ser Rico

Screen Shot 2015-12-30 at 10.49.23 pm 7 Coisas que Você só Entende na Austrália 7 Coisas que Você só Entende na Austrália Screen Shot 2015 12 30 at 10

No Brasil ser rico é quase sinônimo de ter vendido a alma pro Diabo. O cara tem que esconder que é rico pra não ser apedrejado. Se dependesse do Brasileiro tudo tinha que ser de graça e ninguém poderia ganhar dinheiro com nada que não fosse um emprego das 9 as 5.

O Brasil ainda não entendeu que o empresário que investe em uma idéia e a vê crescer acaba gerando mais empregos diretos e indiretos, pagando mais impostos e principalmente contribuindo de uma forma positiva com o país. O brasileiro tem o complexo de “Eu não sou rico por que não tive oportunidade” ou “tal pessoa só é rica por que rouba” mas não vê que a cada dia se formam dezenas de novos milionários do mundo que tiveram as mesmas ou menores oportunidades.

Samuel Klein, o fundador das casas Bahia por exemplo. Chegou a ser preso aos 19 anos pelos nazistas e enviado com o pai para o campo de concentração em Maidanek, na Polônia, enquanto a mãe o cinco irmãos foram exterminados no campo de Treblinka. Ele relatava que, no campo de trabalhos forçados, sobreviveu graças às habilidades de carpinteiro. Samuel conseguiu fugir durante uma transferência de presos em 1944. Depois, foi para Munique em busca do pai. Após um período vendendo artigos para as tropas aliadas, se mudou em 1951 para a América do Sul. Ao Brasil, chegou em 1952 trazendo a mulher Ana e o filho Michael, então com dois anos e que tinha nascido na Alemanha. Com US$ 6 mil no bolso, Samuel comprou uma casa e uma charrete. Com a ajuda de um conhecido da região do Bom Retiro, onde começou a vender seus produtos de porta em porta.

Steve Jobs por exemplo é filho de um refugiado sírio e foi adotado ainda pequeno por Paul e Clara Jobs. Jim Carrey abandonou a escola e vivia em uma kombi com a sua família. Ele disse que era durante estes tempos difíceis que ele desenvolveu um senso de humor. Sarah Jessica Parker vivia com outros 7 irmãos no welfare (bolsa família americana). Como ele, existem muitos outros.

Enquanto esta mentalidade não mudar, vamos ver as mentes brilhantes cada vez mais saindo do país em busca de melhores oportunidades no exterior (como por exemplo um dos fundadores do Instagram, que é brasileiro ou o co-fundador do Facebook) onde encontram melhores oportunidades de crescimento e reconhecimento profissional.

Um texto curto e interessante a respeito que vale a pena ler. http://bit.ly/1HYhuGrdam

6 – O Pedreiro e o Banqueiro são Amigos e Frequentam os mesmos Lugares.

quay-sydney 7 Coisas que Você só Entende na Austrália 7 Coisas que Você só Entende na Austrália quay sydney

Você pode discordar de mim, mas veja o que acontece se dá próxima vez que você for a um restaurante considerado elegante (vamos dizer o Jamie Oliver nos Jardins), entrarem diversos pedreiros, faxineiros e lixeiros e sentarem para comer com as outras pessoas. Pode ter certeza que o mínimo que você vai ouvir de diversas pessoas é que o local está sendo “mal frequentado”. Basta acontecer isso por 2 semanas seguidas para pregarem um abaixo assinado na porta do local.

Aqui na Austrália ninguém é separado por profissão ou classes. Aqui, se uma pessoa em um happy hour no Opera Bar falar que é lixeiro, ninguém vai trata-lo diferente ou agir como se tivesse visto um elefante albino no meio da rua. No Brasil que criou-se este preconceito contra algumas profissões. Aqui trabalho e trabalho e só é mal visto que não faz nada da vida o dia inteiro.

Salário de Pedreiro na Austrália, mas não um pedreiro que faz tudo na obra, mas apenas o cara que coloca tijolo e faz cimento: $5,000 dólares por mês  . Já um encanador, $65 dólares por hora ou $10,400 dólares por mês.

7 – Um Horário é Um Compromisso e não apenas uma Sugestão.

Brasileiros tem fama de não serem pontuais e naturalmente trazem esta característica da cultura pra cá. Se algum brasileiro marcar algo com você as 2 da tarde, isso pode significar qualquer intervalo de tempo entre 2:30 e 5 da tarde. Aqui não funciona assim. Meio dia é meio dia, não é 11:55, não é 12:05. Tem brasileiro aqui que chega atrasado pra entrevista de emprego e depois reclama que não dá sorte na vida.

Se você vier para a Austrália ou mesmo se já estiver por aqui, tente trazer os aspectos legais da cultura brasileira que os Australianos tanto gostam e respeitam, como a alegria, o alto astral e a força de vontade. O resto, dificilmente encontrará um solo fértil por aqui.

 

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous article15 Coisas Estranhas que Acontecem na Austrália
Next articleAs 5 Melhores Maneiras de Conseguir a Residência Permanente na Austrália
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

17 COMMENTS

  1. Jerry e Michele

    Sou frequentador nato deste blog, gosto muito da forma como colocam a verdade, nua e crua.

    Mais um excelente post, obrigado por transmitir estas informações, são de muita importância para mim.

    Abraço.
    Edemilson

  2. Concordo com o que escreveu e também diria que o brasileiro é visto na Austrália como trabalhador, poe a mão na massa, é esforçado. Mesmo que no Brasil nunca havia limpado um banheiro,lavado sua propria roupa e carregado um tijolo,aqui faz tudo isso por necessidade e não fica com nojinho. Mas se fosse na terra natal…..com certeza torceria o nariz e pediria ou pagaria para alguém fazer por ele.
    O que faltou comentar,talvez em post com outro tema, é o tal racismo velado, as panelinhas de diferentes culturas que se formam e daqueles xiliques de gente doida contra estrangeiro. Isso tem em todo pais com elevado número de imigrantes e em Sydney não é diferente.
    E é fato,brasileiro dá voltas e rodeio para falar ou contar algo. Dá voltas e voltas para resolver algo que poderia ser feito de forma mais direta e simples. Já ouvi isso de vários estrangeiros.Mas eles adoram nosso entusiasmo, simpatia e jeito de conviver om os amigos.

  3. Parabéns ao post

    Acho que se o impossível exite está nesse item 6 aqui no Brasil né? podemos citar coisas muito mais simples nem precisa ser um restaurante no Jardins… Basta lembrar shopping de rico e de pobre, transporte público, até mercado aqui é assim

  4. Adorei o texto. Frequento seu blog faz anos. Desde que minha vontade de morar na Austrália começou, e finalmente esse ano fecharei meu pacote de viagem.
    Nunca deixe de postar, pois suas dicas são de grande valia! Beijos!

  5. Obrigado pelo seu blog Jerry, em Novembro estive na Austrália e seu blog foi muito útil, difícil não se apaixonar pela austrália, respeito ao próximo é marca registrada daquele país.Em diversos prédios públicos vi a bandeira aborígene hasteada ao lado da bandeira Australiana, difícil imaginar a bandeira de qualquer nação indígena hasteada ao lado da bandeira brasileira aqui no Brasil.

  6. Jerry,

    Sensacional o texto são a 7 coisas, que pra mim é supernatural e as pessoas acham estranho.
    Na loucura política atual é piada para mim coxinha vs mortadela.
    A falta de olhar para a própria alma é a deficiência congênita do brasileiro.
    Prefiro ser o exemplo e não apenas dizer ele.
    obrigado por compartilhar suas experiências.

  7. Que matéria maravilhosa! Estou muito interessado em ir pra Austrália, já estou estudando Inglês e sempre leio muito sobre esse país, já estou apaixonado por ele antes mesmo de conhecer, eu penso que nem tudo são flores, é claro, mas convenhamos que um obstáculo as vezes é ótimo, uma delícia, piso em cima e além de tudo aprendo alguma coisa em cima dele! Parabéns, vocês cada dia mais me fazem apaixonar cada vez mais por esse país!

  8. Olá, Jerry!
    Que belo texto! Muito bem explicado, nos mínimos detalhes. Agradeço grandemente por seus toques e avaliações. Como vc já sabe, as coisas vão de mal a pior aqui no Brasil. Sem perspectivas, a crise financeira está nos sufocando!!! Socorro!!! Sou formado em Artes e tatuador por profissão. Tenho interesse em i ngressar numa jornada a trabalho na terra dos cangurus! Falo um inglês intermediário (um tanto enferrujado). Quais são as minhas chances? Por favor, aguardo o seu retorno. Muito obrigado e que Deus continue lhe abençoando grandemente!

  9. Show de bola, capital e trabalho são como perna esquerda e perna direita, ambos são importantes, nenhum mais que o outro ou melhor que o outro. No Brasil o capital mandou no trabalho por muito tempo,e depois o trabalho resolveu tentar mandar no capital também.. Aos poucos as pessoas estão entendendo que ambos são importantes(o trabalhador deve ser valorizado, ganhar bem, e estar satisfeito, assim como a empresa precisa ser eficiente e operar em um ambiente justo). Esse entendimento já existe nos países desenvolvidos, os países em desenvolvimento aos poucos estão entendendo isso também…

LEAVE A REPLY