Eu me mudei para Sydney há 9 anos. Ainda lembro com saudade dos meus primeiros meses aqui. Apesar de eu ter me apaixonado rapidamente pela Austrália, não foram poucas as surpresas que eu tive aqui. Algumas enormes, outras nem tanto.

Se você está planejando se mudar para a Austrália eu espero que este post lhe ajude a se preparar melhor e saber o que esperar. E se você já vive na Austrália, certamente vai concordar com alguns pontos e pode deixar um comentário com outros detalhes ou informações que eu deixei de mencionar aqui. Considere este o guia que eu gostaria que alguém tivesse me dado quando me mudei para cá.

1. Faz um Frio Absurdo e Venta Demais

Ventos em Sydney 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália ventos em sydney

De NSW, onde fica a cidade de Sydney, para baixo no mapa, faz um frio absurdo por cerca de 3 a 4 meses por ano. Eu cheguei aqui em julho e lembro que perdi uns 3 guarda-chuvas no primeiro mês por causa dos fortes ventos e tinha que sair para a escola todas as manhãs fortemente agasalhado, algo que eu jamais tinha experimentado antes. Em Abril (quando não é inverno aqui) eu e a Michelle fomos passar a páscoa em Melbourne. Eu sai de Sydney, que na época estava relativamente quente, de bermuda e camiseta e congelei em Melbourne ao sair do carro para entrar no hotel. Camberra, a capital da Austrália, também é uma cidade muito fria.

windy 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália windy

2. Seu Bairro Define quem Você É

Caixa de correio na Australia – Freshwater

A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Aqui na Austrália você não é separado por classes sociais, mas pelo bairro onde você vive. Eu recentemente decidi depois de 9 anos morando ao norte da ponte, me mudar para o sul para ficar mais perto do trabalho e esta simples mudança fez minha vida mudar completamente. Meu estilo de vida no norte era mais californiano e agora no sul é totalmente nova-iorquino. Além disso há um certo orgulho em fazer parte de um bairro. Fale para uma pessoa nascida e criada em Manly que você prefere Bondi e você pode criar alguns inimigos. Muitos brasileiros acabam detestando a Austrália simplesmente por não escolherem direito o bairro onde vão morar. Por exemplo, morar em Manly e morar em Bankstown ou Auburn em Sydney, por exemplo, é quase como morar em dois países diferentes.   Cada bairro tem suas vantagens e prós e contras. Qualquer estereótipo nem sempre é verdade, mas você vai achar que sim, o povo de Mosman é mais esnobe, Bondi é cheio de hipster e backpacker, Sydney CBD só tem asiáticos e Dee Why só tem brasileiro. Dica: Não alugue nada por mais de 6 meses assim que chegar aqui, pois você não sabe se vai se adaptar ao bairro. Bairros em Sydney 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália somebodyssidney

3. Você tem que Vender os Rins para Pagar o Aluguel.

Aluguel Sydney 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália aluguel sydney A primeira coisa que você notará quando você chegar aqui é a diferença no preço do aluguel e no modo como as casas são alugadas. Sydney é uma das cidade mais caras do mundo  para se viver. Um estúdio custa em torno de $ 2.000 dólares por mês em qualquer bairro bom (e existem muitos aqui) e mesmo que você tenha flatmates vai acabar gastando uma boa grana pra viver. 

4. Você Tem que Pagar o Bond

money 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália money    Não, isso não quer dizer que você tem que pagar o “bonde”, mas sim o Bond. O Bond é uma taxa equivalente entre 4 e 6 semanas de aluguel que você tem que pagar como depósito ao alugar qualquer casa ou apartamento. O dinheiro fica retido em uma conta do governo e lhe é devolvido caso você não cause nenhum dano no imóvel quando for embora. O problema é que muitas vezes você não está preparado a pagar 4 semanas de uma vez, fora duas semanas de aluguel adiantado. Ou seja, simplesmente para mudar para um apartamento que custa $500,00 dólares por semana você terá que desembolsar $3000,00 dólares antes de pisar no apartamento.

5. Vida de Rico, Custo de Vida de Milionário

leonardo-dicaprio-rich 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália leonardo dicaprio rich Na Austrália se vive bem, mas a custos altos. É claro que esses altos preços de aluguel são apenas parte dos gastos que você terá aqui, e os preços variam de cidade pra cidade. Por favor não venham aqui me dizer que você mora em Wagga Wagga e paga $1,000 por mês de aluguel. Sim, eu acredito. Não é um absurdo falar que um casal com uma criança pequena gaste $1,000 dólares por mês de supermercado + restaurantes. Se você beber então o valor sobe ainda mais. Para se ter uma idéia, eu moro ao lado de um shopping e trabalho ao lado de um supermercado, desta forma procuro comprar mais quando há promoções. Além disso tenho o cartão do Cotsco (um supermercado para pão duros) e como fora umas 3 a 4 vezes por semana. Até o dia 23 de junho tinha gastado já $811,00 dólares com alimentação em um mês. Provalemente ao final do mês vou bater os $1,000.00. Dá pra gastar menos, bem menos m alguns casos, mas ai também a vida fica um pouco mais sem graça se você decidir comer macarrão em lata todos os dias, Claro que pra quem vem como estudante, sozinho, os gastos são muito menores, mas tenha em mente que supermercados são caros (se bem que tenho ouvido falar que o Brasil não tem ficado atrás).

6. Há Sempre um Evento ou Atividade no Final de Semana

 

Playing voley in Manly – Brazil vs France . video posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Isso é uma das minhas coisas favoritas sobre morar na Austrália. É realmente incrível como há festivais, festas, eventos, cinema ao ar livre, shows e eventos culturais acontecendo em diversos lugares o tempo todo. É impossível ficar entediado morando aqui, pois toda semana tem algo novo como o vivid, festival chinês, feira tailandesa, festival de cinema, festival de dança, St patrick’s Day, festa disso, festa daquilo, isso sem contar os eventos semanais que acontecem em diversos bairros. É impossível ficar entediado aqui.

7. O Povo se Veste Muito Bem e do Modo que Quiser

Screen Shot 2015-06-25 at 10.22.22 pm 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália Screen Shot 2015 06 25 at 10

Onde voce comprou esta camisa tinha pra homem? É a pergunta que você mais vai ouvir no Brasil se decidir ir pro trabalho com uma camisa um pouco mais colorida. Aqui cada um se veste da maneira que quiser e ninguém, absolutamente ninguém está nem ai, Além disso as pessoas se vestem muito bem, mas nada como o ápice de se vestir bem que acontece uma vez por ano no Melbourne Cup. Apesar do evento ser em Melbourne, há festas em todas as cidades da Austrália neste dia e as pessoas vão vestidas como se estivessem em no evento em Melbourne. Eu já fui de pijama ao supermercado uma vez e ninguém nem reparou.

Screen Shot 2015-06-27 at 4.26.30 pm 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália Screen Shot 2015 06 27 at 4

8. Não Tem Pobre

Fim de praia with friends. Agora bora almocar   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

É engraçado o conceito de pobre aqui. Tem poucos pobres na Austrália e mesmo a maioria destes não são miseráveis. Tem bastante incentivo do governo aqui para famílias carentes, tem muitos empregos. A Austrália tem um programa social que deixaria qualquer crítico do bolsa família revoltado. Eu sou a favor dos programas de assistência do governo, pois entendo que apesar de ser um excelente país, com muitas oportunidades, estas oportunidades não estão acessíveis da mesma maneira para todos. Sim, existem pessoas que abusam do sistema, mas estes são uma minoria. De qualquer forma a Austrália cuida do seu cidadão de maneira exemplar. Mães solteiras, idosos, deficientes, desempregados, doentes ou pessoas nas mais diversas condições possuem um suporte para que tenham uma qualidade de vida decente. No meu começo aqui na Austrália servi na área de Street Teams da Hillsong onde ajudávamos famílias carentes da Austrália. Fiz por um mês e parei, pois as famílias carentes tinham uma vida melhor em muitos aspectos do que a minha. : ) . Estou brincando, mas por um lado é verdade. As famílias carentes que íamos ajudar moravam numa casa de dois andares de frente para um lindo parque, tinham um ou dois carros na garagem, tinham um quintal, máquina de lavar louça e geralmente eram mães solteiras desempregadas que tinham 4, 5 filhos. É um padrão de pobreza muito diferente do que é considerado um pobre no Brasil.

10. Para os Australianos Exercício é Quase uma Religião

 

Saturday morning running with friends in the city A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

O povo aqui se exercita o tempo todo. Trabalho em uma grande empresa e eles tem academia com aulas gratuitas para os funcionários durante o horário de trabalho. Muitas vezes vou à mesa de uma manager para tratar de algum assunto e ela está de shorts e tênis, pois acabou de voltar da academia. Todas as quintas na empresa rola futebol e até hoje eles tem insistido para eu jogar, mas eu tenho fugido, pois a expectativa que eles tem sobre mim por ser brasileiro não corresponde aos fatos. De qualquer forma você vai ver que o Australiano é um povo que ama se exercitar.

11. Ninguém Está nem Aí pra Você.

Just waiting for the bus   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Uma vez fui pegar um brasileiro no aeroporto e o cara ia ficar em uma homestay. Ele chegou aqui falando sobre a homestay, que ia morar com uma família australiana, perguntou se tinha que chamar o cara de pai, a mulher de mãe, etc O cara trouxe fotos do Brasil pra mostrar, trouxe presentes, etc.. Eu achei engraçado (o cara era bem engraçado também). Eu falei: Meu amigo, não se iluda muito não, aqui é mais cada um na sua. Não deu outra, ele chegou lá e a família em questão era um trader russo que morava na Austrália há uns 20 anos de uns 40 anos de idade, solteiro e que dava aulas de Muay Thai. O problema é que no Brasil nós somos mais calorosos, convidativos e basta aparecer um gringo que todo mundo faz 376 mil perguntas. Aqui o que mais tem é gringo e ninguém vai lhe perguntar se você já foi á Amazônia. Sim, existem exceções, mas no geral é assim.

12. Olhe para Direita para Atravessar a rua

 

Amazing guy spreading the love in the city of Sydney A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Lembre-se que aqui a mão é inglesa e os carros andam do lado esquerdo da rua, por isso preste bastante atenção antes de atravessar a rua, pois muitos turistas quase morrem por conta disso. Já perdi as vezes que vi algum turista entrando com o carro na contra-mão. No começo aqui é automático, basta perder a atenção que você já está na outra pista.

13. Nem Todo Lugar tem Praia

BH 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália Screen Shot 2015 06 27 at 3

Baulkhan Hills, um dos muitos bairros distantes da praia em Sydney A primeira idéia que se tem da Austrália é aquela praia linda, cheia de gente loira esparramada na areia ou pegando onda. Não é bem assim. Nem todo lugar tem praia e em alguns bairros a praia fica bem afastada, ao ponto que algumas pessoas raramente vão a praia. Se você gosta de praia procure morar em um bairro onde você possa ir para a praia andando.

14. A Diferença de Fuso Horário é Extenuante

sleepy-baby-o 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália sleepy baby o

Como você se sente na sua primeira semana na Austrália

Não há lugar no mundo onde seja possível falar com alguém em um bom horário. Quando ligo pela manhã para meus amigos no brasil é de noite lá,  quando tenho reuniões com San Francisco são 2:00 da manhã aqui e por ai vai.

15. A Austrália Fica Longe de Tudo

Shibuya crossing   A video posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Não há nada no mundo que fique perto da Austrália. Nem a Austrália. Quando cheguei aqui achei que pelo menos poderia pegar um voio não tão longo pra Ásia, mas nem a Ásia fica perto. Se você for de carro de Brisbane a Perth vai levar quase 50 horas. Fui pro Japão e foram 9 horas de voo, Tailândia, também 9 horas, Dubai 14, Los Angeles 14, Brasil.. chega há 24 horas.

16. Os Australianos São Workaholics

 

Keynote presentation at Google A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Tem gente que vai me criticar aqui, afinal, eu já perdi as contas de quantas vezes um estrangeiro virou pra mim e falou que os Australianos não gostam de trabalhar. Isso pode ser verdade para algumas profissões, mas não é verdade para todas. Eu chego ao trabalho por volta das 9 da manhã e saio 5:30 da tarde e quando chego já há pelo menos 50% dos funcionários ali e quando saio há cerca de 70% ainda trabalhando. Esta sexta sai 6 da tarde da empresa (numa sexta feira) e tinha um monte de gente ainda ali trabalhando. A Austrália mudou muito desde que cheguei aqui e hoje o ritmo de trabalho nas grandes empresas não é muito difernete dos EUA. Em 2006 eu saia do escritório e meu trabalho acabava, hoje eu recebo e-mails as 9, 10 da noite e se mando emails a noite eles me respondem imediatamente. Muita coisa está mundando aqui neste sentido. Além disso as pessoas são extremamente profissionais e capacitadas, vejo que há realmente um empenho muito grande por parte dos funcionários e um comprometimento grande com a empresa. Claro que há exceções e eu mesmo vejo uam aqui ou ali, mas no geral não é assim.

17. Os Australianos Não tem as Vaidades dos Brasileiros

#maseratti #baby #superauto #gehörtschonmir #work #checkincarwash ????   A photo posted by Sarah SJ (@iam_sjay) on

No Brasil o povo dá muita importancia pra marca, modelo, preço, etc. Aqui eles não estão nem ai. Quem compra roupas e outras coisas de marca são os asiáticos por aqui, por que os australianos não ligam. Aqui se você tiver um carro 1994 caindo aos pedaços ou uma Mercedes 0KM de 200 mil dólares ninguém vai te olhar diferente por isso. Só os chineses.

18. Os Australianos adoram a novidade e novas experiências

 

Most certainly the best crew ever! ♥️ A photo posted by Negin Mirsalehi (@negin_mirsalehi) on

Aqui as pessoas não gostam muito de rotina. Sempre estão inventando algo novo pra fazer. Ninguém faz sempre a mesma coisa por muito tempo. O Australiano gosta de novidade, Desta forma é comum você passar um final de semana em Jenolan Caves, no outro ir esquiar, no seguinte ir ao festival de cinema e no seguinte ter uma festa a fantasia pra ir.

19. Você Não Encosta nas Pessoas na Austrália

clueless-gif 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália clueless gif

Eu demorei para entender este comportamento, mas abracei com afinco. Quando comecei nesta nova empresa onde estou hoje, ao ler as regras do manual, um ponto falava que eu não deveria encostar em outra pessoa e se estivesse em pé e fosse falar com alguém que estava sentado não deveria me aproximar muito. Parece besteira, mas a vida fica melhor depois que param de encostar em você. Aqui existe a regra dos 30 cm. Você não se aproxima de alguém que não lhe deu intimidade mais do que 30 cm.

20. Você Paga uma Rodada

drinks 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália drinks

Eu não bebo, mas caso você beba e saia a noite com seus amigos, saiba que você é obrigado a pagar uma rodada de bebidas. Se por exemplo você sair com um grupo de 5 amigos e eles começarem a pagar rodadas, não vá embora antes que você tenha pagado uma rodada pra todo mundo.

21. É Difícil ter Inglês Fluente

english 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália english

Se comunicar em inglês não é ser fluente. Conheci poucos brasileiros aqui com um inglês muito bom. A maioria se comunica muito bem, são bem compreendidos, não falam errado, mas falam diferente de um nativo de língua inglesa. Isso é um problema, pois você nunca pega direito as nuances e as sutilezas da comunicação. Ser fluente em inglês é um trabalho árduo.

22. Não Chove Trabalho

tumblr_inline_mke0fvW2871qz4rgp 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália tumblr inline mke0fvW2871qz4rgp

A Austrália tem boas oportunidades de emprego, mas não chove trabalho em todos os cantos como se pensa. Sou contactado semanalmente por algum headhunter no Linkedin que me pergunta se estou interessado em aplicar para uma determinada vaga. A última foi uma vaga na minha área para a Qantas. Eu não tinha interesse, mas quando fui olhar a descrição da vaga 79 pessoas já tinham aplicado para a vaga. A competição aqui é dura e você precisa se preparar para conseguir um bom emprego. Não chegue achando que por que você tem força de vontade alguém irá te contratar, você precisa batalhar duro pelo seu emprego .

23. Os Australianos Confiam em Você, mas uma vez só

trust 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália 29 Coisas Que Eu Gostaria que Tivessem Me Contado Antes de Eu Mudar pra Austrália trust

Os Australianos confiam facilmente nas pessoas, tanto é que muitos caixas de supermercados aqui são automáticos, sem ninguém e voc6e pode fingir que não viu aquele chocolate não passar no leitor, mas se você for pego pisando na bola será uma vez só, pois nunca mais recuperará a confiança deles.

 

24. Comprar um Imóvel Razoável Custa de $1 Milhão de Dólares pra Cima

 

Such a perfect day. Listening to Francis Chan while enjoying this great Saturday morning. A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Se há algo realmente importante para os AUstralianos é comprar a primeira casa. Em Sydney os preços dos imóveis sobem ano após ano desde que eu coloquei os pés aqui. Lembro que em 2006 um apartamento de 3 dormitórios em um prédio velho em frente a praia de Manly custava $700,000.00 dólares. Há poucos meses o mesmo apartamento foi vendido por $1.7 milhão. Em outras cidades os imóveis são mais baratos, mas nem por isso não são caros, mas Sydney realmente tem um dos metros quadrado mais caros do mundo. Como disse o

25. As Pessoas Jogam Coisas Ótimas no Lixo

Coisas que se acha no lixo aqui na Australia   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Quando cheguei aqui em 2006 uma pessoa havia jogado uns 20 jogos de XBOX no lixo. Peguei para jogar, mas depois decidi levar na EB Games (uma loja de games aqui) e eles pegaram os jogos e me deram $140,00 dólares de crédito. Depois achei um notebook que dei para um amigo que tinha começado um curso e não tinha computador e depois não procurei mais nada, mas tem gente que monta a casa inteira com coisas achadas no lixo.

26. Os Australianos são mais Gratos Generosos que os Brasileiros

 

My lunch Today. Busy A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Uma coisa que percebi, principalmente vendo como muitos brasileiros agem aqui, é que a Austrália não se tornou o incrível país que é a toa. Os Australianos são generosos e gratos. Isso fica claro vendo como os brasileiros se comportam aqui. O brasileiro quer conseguir o máximo possível de qualquer situação. Já o Australiano quer o que lhe é justo. Dai não se estranha o jeitinho brasileiro ter se tornado algo tão comum.

Por exemplo, quando um brasileiro fecha um serviço ele quer que a empresa cuide de tudo pra ele, lhe trate da melhor maneira possível, quer todos os extras possíveis (sem pagar a mais por isso), quer que a empresa esteja disponível 24/7 a menor necessidade e quer tudo isso pagando muito pouco e se possível em 10 vezes. O Australiano na mesma situação só iria querer o o serviço que contratou e nada mais. Não existe aqui aquela necessidade de ser bajulado por que você pagou por algo. Você contratou um serviço e pronto.

Outra coisa que experimentei (e isso falo apenas por experiência própria) é que toda vez que dei uma mão a um Australiano eles se sentiam gratos e procuravam de alguma forma retribuir. Não que seja necessário, mas eles valorizam a sua ajuda. O brasileiro no geral vê sua ajuda como mais uma vantagem que ele conseguiu sem gastar nada. Claro que há excessões e eu mesmo já vi brasileiros sendo gratos e generosos, mas no geral, na maioria das vezes, não é assim. Neste ponto os Australianos levam vantagem.

27. Você Vai Ficar Viciado em Café

Perfect desert for a cold Sunday after church   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Eu não tomava café no Brasil, mas comecei a tomar depois do meu primeiro ano na Austrália e hoje tomo em média entre 2 e 3 cafés por dia. Tenho uma Nespresso em casa (minha segunda), tem uma Nespresso no escritório e vez por outra ainda compro um café perto do escritório. Se tornou um vício

  Gift @milipi gave me Today. Love you   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

28. Os Amigos vão Embora

Quem muda de país uma vez não ve muito problema em mudar de novo, desta forma muitos amigos que você faz aqui acabam indo para outros países ou voltando para o Brasil depois de um tempo e isso deveria ser proibido. 🙁

Great time with all friends A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

29. A Austrália é a Melhor Decisão da Sua Vida

Vivid Sydney 2013   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Meu maior arrependimento em ter vindo para a Austrália foi não ter vindo pra cá uns 10 anos antes. A Austrália é um lugar incrível que poucas pessoas imaginam quão maravilhoso é este país. É claro que o país tem seus problemas e dificuldades, mas é um lugar incrível para estudar, conhecer ou viver para sempre.

Palm Beach   A photo posted by Jerry Strazzeri (@jerryaustralia) on

Solicite Orçamento 160×160

47 COMMENTS

  1. Prezado Jerry,
    Quando fui visitar a Austrália me deparei com o seu site e desde então sempre o acompanho.
    Fui como turista, viajo bastante e sempre tento viver como um local, independente do tempo que disponho. Este post aqui foi tudo o que senti em tão pouco tempo, imagino para quem vive.
    Sempre de parabéns.
    Seu site foi de fundamental importância na minha viagem.
    Muito obrigado.
    Não vejo a hora em retornar a esse país incrível.

  2. Jerry,

    Adorei o post! Sensacional!
    Lembro da Michelle me falando da ventania, ela chamou de Windy City, a minha garganta ferrou em uma semana aí rs
    Quanto à mão inglesa, nossa quase fui atropelada várias vezes! Deus me guardou viu! Ah e no dia que fui embora eu abri a porta para entrar na lado do motorista do taxi e ele me peguntou sarcasticamente se eu dia dirigir hahahaha
    Muito legal lembrar dessas coisas rs

    Abs

  3. Olá, Jerry, como vai? Adorei seu post, muito esclarecedor e incentivador, parabéns pela boa redação também.
    Eu gostaria de tirar uma dúvida com vc a respeito de mercado de trabalho, mas gostaria de colocar por email ou mensagem privada… vc teria como me repassar algum outro canal de comunicação com vc?
    Obrigada, Michele.

  4. Caro Jerry,

    Parabens e concordo com tudo que escreveu. Moro aqui em Brisbane com a minha esposa. sendo um filho/filha em Sydney e outro aqui em Brisbane….Vou ao Brasil visitar familiares mas volta eh impossivel porque amo aqui.
    Grande abraco e parabens pela redacao clara e distinta.
    Luiz Xavier

  5. Olá!
    Adorei ler este post, achei bem divertido. Tenho pesquisado sobre alguns países, pois tenho planos de imigrar e tenho uma dúvida sobre a Austrália que não vejo em lugar nenhum. Pode ser algo ridículo, mas eu morro de medo dos animais horrendos que vivem aí e gostaria de saber se eles estão presentes nos grandes centros hahaha

    Obrigada 🙂

  6. Olá
    estou indo em agosto com minha esposa e duas filhas, minha esposa vai fazer um MBA, suas dicas são fantásticas
    vlw

  7. Otimo post.Eu concordo com quase td que vc colocou….Soh nao concordo com parte de o Australiano eh louco por exercicio, sim muitos fazem caminhadas e etc mas a Australia esta entre os 10 paises de obesos. Nao concordo em nao ter pobre,foi feito um levantamento recentemente e os moradores de rua estao aumentando cada vez mais e muitas familias vivem nos carros pq nao tem casa para morar pq infelizmente os donos de casa nao querem criancas e animais.Nao concordo que eles sao mais generosos e gratos que os brasileiros.Eu nao moro perto de brasileiros e convivo com australianos direto e generosidade eh totalmente bem longe,incluindo familia que nem ligam para saber se o pai ou a mae estao bem e vivos ainda.Cafe no Br se toma muito mais.Agora qto ao restante concordo em td ,meu marido recebe emails e telefones em qq horario.Mas ele nao gosta pq nao eh pago para resolver porblemas fora do escritorio ( ele eh australiano).

  8. Excelente post! Concordo com exatamente tudo. Realmente você é taxado pelo bairro que escolhe morar, Australiano é louco por atividade física, são workholics , não ligam pro jeito que voce se veste, são generosos. Ah, e aqui faz um frio do caramba (pelo menos em Sydney) e na minha opinião isso foi uma ingrata surpresa no meu primeiro ano aqui. hehehe.
    Ah, comecei a tomar cafe depois de 32 anos! hahahaha
    Abracão!!!

  9. Jerry,
    Morei em Gold Coast e alguns pontos divergem bem de Sydney, principalmente quando o assunto é moradia. Confesso que meu maior arrependimento é não ter ido pra Austrália antes – e ter voltado para o Brasil é o que eu ainda não consegui superar.
    Ainda faço planos de me mudar definitivamente, mas a vida acabou tomando rumos muito diferentes por aqui. Uma pena. Me apaixonei pela Aussie e simplesmente não consigo esquecê-la.

  10. Concordo com quase tudo, quanto ao custo de vida elevadíssimo eu também achava até voltar ao Brasil, onde um aluguel num lugar legal gira em torno de 3 á 6 mil reais, lembrando que no Brasil morar em lugares afastados significa demorar mais de 1hora pra chegar ao seu trabalho , e as pessoas que dependem de transporte público então !!! Por isso acho que essa parte de custo alto depende em que país você more, quem mora no Brasil com certeza não terá esse choque, desde que esteja trabalhando ai e não tenha que converter o dinheiro !!!

  11. Ola a todos. Realmente a Australia é boa para quem ganha em dólares. Ir para Australia achando que se vira em Reais; que as pessoas vão estar sorrindo para você e te dando emprego fácil e que o clima é igual ao do Brasil…vai cair do cavalo.
    As despesas de supermercado para 2 adultos e 2 crianças são em media de 2 a 3 mil dólares por mês. Um aluguel de 1 apartamento de 1 quarto na cidade de Melbourne é de outros mil dólares por mês no minimo e comprar uma casa é em torno de acima de 500 mil dólares…você tem que ganhar bem para viver razoável.
    Comer em restaurantes??? Piada caresimo só dá para quem é rico. Uma pizza custa 25 dólares ou quase R$100,00…
    Brasil e Australia com suas diferenças se complementam…

  12. Oi Jerry.
    Bem legal o seu texto, mas tenho que discordar de você em um ponto de vista muito confundido pelas pessoas de fora que moram em Sydney. Como você, vivo aqui em Sydney hà 9 anos, e concordo com tudo q você falou, exceto que você fala do dia-a-dia de Sydney como se fosse da Austrália. Sydney não é Austrália. A cidade de Sydney é bem diferente do resto da Austrália. Seu texto seria 100% se no título fosse ’29 coisas q gostaria de saber sobre Sydney…’
    Fica a dica. Valeu!!

  13. Ótimo texto. Sou casado com Australiana e moro em Gold Coast. Todos os tópicos bem escritos e 100% verdadeiros.
    Parabens

  14. Olá, Jerry, tudo bem?
    Gostei muito do seu artigo!
    Eu e meu namorado estamos planejando morar na Austrália a partir do ano que vem, e suas dicas com certeza nos ajudarão.
    Gostaria de tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho aí na Austrália, poderia pegar seu contato?
    Obrigada,
    Abraços a você e à Michele.

  15. Muito bom post! Um ponto a acrescentar é a diferença do custo de vida entre cidades grandes e cidades do interior. Vc mencionou Wagga Wagga brevemente e pode parecer absurdo quando te dizem o quão barato é o custo de vida lá, mas a diferença é grande mesmo. Eu morava em Melbourne e agora moro em Mildura e a diferença é absurda! Aqui vc pode construir uma casa nova num terreno grande por $300,000. E quando eu digo cidade de interior, é beeeem diferente de cidade de interior no Brasil. Tem tudo que uma cidade grande tem e a qualidade de vida é excelente! Só não tem tantos eventos quanto Melbourne ou Sydney.

  16. Olá amei seu post, de fato muitas coisas que você sitou gostaria de ter ouvido antes… outras foram foram interessantes surpresas, de qualquer forma Syd é meu lugar favorito no mundo e o que li aqui me deixou com ainda mais saudades!
    ps: as intermináveis farewells são a pior parte!

  17. Concordo com o Thiago. Este artigo definitivamente deveria ser apenas a respeito de Sydney. Moro na Austrália desde 2000 e conheço todas as grandes cidades além de ter viajado pelo interior muitas vezes. A qualidade de vida em outras cidades é tão boa ou melhor que em Sydney, além de ser muito mais barato pra viver, comprar casas, etc. E fica difícil ler depois do “literalmente congelei”…

  18. OBRIGADO!
    Estou prestes a mudar para Sydney e ainda com aquele medo/duvida , mas após ler as 29 coisas… Percebo que fiz a escolha certa , a cultura e pensamento dos Australianos tem muito haver com a minha no qual me sinto desconfortavel no Brasil.
    Obrigado , mais uma vez.

  19. Morei na Irlanda e tudo isso que vc colocou ai acontece lá rsrs sobre as pessoas nao ligarem para o que vc se veste, do frio, do vento, bom que ai faz um calor bom né, na Irlanda o Verão é frio =P

  20. Post muito legal, porém, recomendo a lembrança de que: A AUSTRÁLIA NÃO SE LIMITA A SYDNEY, muita coisa aqui, mas muita coisa, não é verdade no que se diz respeito a outras localidades. Logo se não neste em outros posts seria legal se lembrar disso para não passar uma idéia/informação errada ou pouco verossímil.
    Paz e Amor!!
    ;D

  21. Suas dicas são muito boas, fico feliz que alguém tire um tempinho do seu dia para ajudar o próximo com dicas que lhe podem ser uteis, no momento a ansiedade e o frio na barriga tomam conta de mim, o novo assusta, mais eu creio que tudo dará certo.
    Obrigada!

  22. Olá Jerry,

    Bom post, só queria ressaltar que nem tudo que acontece em Sydney, acontece com as outras cidades. Você está generalizando e chamando tudo de Australia.
    Sou cidadã australiana também, moro na Austrália há 5 anos e meio, sempre em Perth.
    Em Perth não acontece tanto esse problema com bairros. Temos sim Sul e norte do rio (rio Swan) mas não com esse preconceito todo como citou sobre Sydney.
    Sobre o fato de não ter pobre… Não vejo muito homeless nas ruas ou bairros, mas vejo muita pobreza sim. Vejo pessoas com roupas sujas, rasgadas até, pessoas que não tomam banho há tempos, é raro, mas tem. Os próprios aborígines, a maioria causam problemas.
    Aqui em Perth, os australianos não se misturam muito, são seus colegas mas dificilmente serão seus amigos. Acho que só com o tempo eles poderão ser seus amigos. Acho que de repente é uma questão de cultura, porque eles não ligam para muitas coisas e amizade verdadeira é uma delas. (bem diferente do Brasil).
    Perth também venta bastante, mas não tanto quanto Sydney, e as estações são bem marcadas. Não é tão frio quanto no Sul da Austrália, e no verão, a temperatura as vezes atinge 42/45 graus!! Aqui está sempre sol (mesmo no frio), e a estação das chuvas é geralmente no inverno.
    Bom post, boa leitura. Parabéns é obrigada por compartilhar. 🙂

    • Olá Denise. Eu pretendo ir para Austrália em Janeiro/2016. Mas ainda estou em dúvida quanto a localidade. Como vou para estudar gostaria de ir um lugar de baixo custo de vida. Perth, o custo de vida é mais baixo que Sidney? Ficar em Perth vale o custo X benefício?
      Obrigada. Beijos

    • Giselma ,Meu nome Jorge vivo na Australia ha 46 anos.( Istatisticamente )I dont’know if I spell correct) Perth eh a cidade que mais venta na Australia,abc.

  23. Há quanto tempo estás na Austrália?? Muitas coisas que tu falastes aí não são novidade no Brasil tb…..aqui as pessoas também são rotuladas pelo bairro onde moram….zonal sul? ah! então tá bem de vida….zona leste? xiii…….Um apartamentinho por aqui também está com aluguel de mais de 3 mil reais e/ou 1 milhão se quiser comprar…..2 dormitórios e olhe lá! Condomínio de mil reais…..E se formos falar de comida então…..tá bom pra vc ir comer num restaurante “kilo” e o quilo custar 60 reais? Aqui, estamos na fila da promoção há muito tempo!!!! A Austrália tá bom demais, mate!

  24. Muuuuiito legal, cara! Parabéns! Eu tinha vontade de ir pra Nova Zelândia, mas depois de ler a matéria “13 motivos que explica porquê a Austrália é o Brasil que deu certo” (inclusive foi a primeira que eu li) eu decidi ir para a Austrália. Só me resta saber como é a área para professores aí.

  25. Olá Jerry,

    Belos pontos levantados. Apenas achei as descrições sobre meio tendenciosas à Sydney. Sei que lá é bem caro, mas tem se distanciado cada vez mais do resto do país. Vivi em Geelong e estou no interior de NSW. Dá pra se ter uma bela casa por 450-500 mil AUD, valores impraticáveis nas médias-grandes cidades brasileiras hoje em dia. Sei que imóveis equivalentes em Sydney custariam 1 milhão ou mais, mas está longe de ser uma realidade nacional. Estou falando de cidade de 25 a 150 mil habitantes e são ótimas de se viver a menos de 2hs de Melbourne ou Sydney. Supermercado está em par com Europa e Brasil. Aqui tem muita opção barata. Fui estudante por muito tempo e sempre me alimentei de forma saudável com grana curta. De resto a Austrália é fantástica mesmo. Parabéns pelas publicações.

  26. Normalmente não gosto dos post da Austrália pois parecem meio exagerados e geralmente comparam a Austrália com o Brasil, o que eu pessoalmente acho que não tem nenhuma semelhança.

    Adorei este post e foi fácil ler até o final parabéns.

  27. Fiquei um pouco preocupada com o que li. Estou indo em janeiro com visto de estudante e pretendo ficar de vez. Iremos eu, meu filho de 07 anos e meu marido. Não falo inglês fluente mas tenho grande interesse em aprender, sei que não seria o suficiente, mas irei tentar. Queria conversar com vc pra obter mais um pouco de informação. Fico no aguardo.

  28. Oi pessoal, eu estava com a cabeça feita pra ir pra Austrália Sydney mas agora desanimei com ” faz muito frio, tudo longe( achei que Tailândia era pertinho). Onde passear na época de férias então? Outra coisa tudo caro, precisaria de dicas d lê lugares e restaurantes mais em conta, sempre tem…”

  29. Oi, tudo bem? Estou apaixonada pelo seu site! Super dicas… Já estou me perguntando porque ainda não tinha pensado na Austrália…. enfim, estou querendo ir para trabalhar e estou pensando em ir por conta própria. Quais dicas vc me daria?

  30. Olá Jerry, eu estou com muita vontade de ter uma experiência fora do Brasil, por diversos motivos, mas o maior deles é realmente meu inglês, eu vou buscar a fluência custe o que custar, mas tenha uma bagagem que é minha família, tenho uma menina de 10 anos e um esposo maravilhoso que Deus me preparou, sou bióloga de formação meu inglês e very week, e eu preciso e vou conseguir dominar o idioma, tenho muitas dúvidas. É evidente que não posso sair daqui porque me deu a louca e chegar achando que vou arrumar trabalho e conseguir as coisas da noite pro dia e isso ficou bem claro no seu post, mas a maior delas seria se meu diploma brasileiro valhe de alguma coisa aí na Austrália e se vc tem algum conselho a me dar ou dica ou ajuda de alguma maneira, pois estou apaixonada por esse país…Obrigada pela atenção.

LEAVE A REPLY