Praias lindas, povo educado, ruas limpas, trânsito organizado, uma das melhores qualidade de vida do mundo, serviço público de saúde eficiente e altos salários. Tudo isso faz a Austrália parecer um paraíso. E de fato é. A Austrália é sem dúvida um dos melhores lugares do mundo para se viver, mas apesar de tantas maravilhas existem algumas coisas que podem ser consideradas irrelevantes, mas que fazem bastante falta por aqui.

O que Eu Sinto Falta na Austrália

Se você perguntar para pessoas de outros países ou até de outras cidades do Brasil, provavelmente a lista será diferente, mas do meu ponto de vista, estas são as coisas que mais sinto falta na Austrália.

Ônibus Lotado

Onibus Lotado Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália onibus brasil

Voltando do trabalho em São Paulo

Aqui na Austrália, principalmente agora no inverno você fica revoltado com os ônibus só aceitarem até 15 passageiros em pé. Não tem aquele calor humano de estar espremido entre um senhor de 70 anos que não toma banho desde o Tetra do Brasil e aquela mulher com colar de porco espinho. Não tem emoção, não tem aquela sensação de estar em com os olhos quase pulando da face, tentando respirar o pouco de oxigênio que ainda está disponível e ver o ônibus parar no ponto seguinte e mais 43 pessoas entrarem. Não tem isso por aqui.

Motoboy e Trânsito

Desde que cheguei à Austrália há 8 anos nunca troquei o retrovisor do carro. Já até coloquei um bilhete no meu retrovisor dizendo: “Chute aqui e ganhe dois ingressos pro Koala Park” e nada. Os motociclistas aqui insistem em andar na pista dos carros e não costuram pelo meio fio. As vezes você pega um trânsito de 45 minutos do fim do mundo até o centro da cidade e fica com saudade de ver seu tanque de gasolina adulterada ir embora em 4 horas de trânsito na Marginal Pinheiros.

Assaltos

Assalto Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália convenience store robber gets a chair to the face

Reação da maioria dos comerciantes a assaltos na Austrália

As notícias na Austrália são uma monotonia só. Outro dia a notícia principal do Manly Daily, o jornal aqui da região, dava conta de um Peru que estava solto pela região e DEVASTOU o jardim de uma pobre velhinha. Mas se engana quem pensa que aqui é seguro. Há uns meses houve um assalto a banco no centro da cidade e os ladrões foram tão profissionais que roubaram um Porsche para realizar o assalto (carro bastante discreto e que não chama a atenção), para serem ainda mais discretos bateram na parede do banco que mal quebrou (não caiu um tijolo) depois com perigosíssimas armas de guerra conhecidas como martelos (sim, martelos de construção) começaram a espancar o caixa eletrônico como se fosse uma Pinata cheia de doces. Não conseguiram roubar nada e fugiram em um Subaru. Tudo isso as 11 da manhã em uma das ruas mais movimentadas de Sydney enquanto transeuntes tiravam fotos do roubo e dos ladrões para postar no Instagram. Foram presos pouco tempo depois, não sei como, pois são gênios do crime.

banco Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália banco

Corrupção

Outro dia um político foi afastado por que recebeu uma garrafa de vinho de presente e disse que não lembrava, mas a nota do presente apareceu e ele perdeu o cargo. Onde estão aquelas corrupções de dezenas de milhões de dólares achadas em bancos na Suíça? Cade a Máfia dos fiscais, dos juízes, do esporte, dos ministros e dos porteiros? Esta gente não sabe nem se corromper direito. A Austrália está precisando importar uns políticos brasileiros pra dar aula aqui. Que que isso minha gente? Assim não tem notícia no jornal! Isso é uma vergonha INTERNACIONAL uma vez que a Austrália pegou o ÚLTIMO lugar, isso mesmo que você leu, ÚLTIMO LUGAR, no quesito corrupção entre os países do grupo dos G20. 

Fila e Mau Atendimento em Hospital Público

Royal North Shore Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália Screen Shot 2014 08 18 at 11

Royal North Shore, um dos muitos hospitais públicos de Sydney

No Brasil uma vez tive que levar um tio a um hospital público de São Paulo e tive que aguardar ao lado de outras pessoas que morriam pelos corredores enquanto a “médica” se deliciava com um apetitoso sanduíche enquanto lia a revista Caras. Isso não acontece aqui. Já fui diversas vezes a hospitais públicos (por sinal não importa se você for multi milionário ou pobre, o atendimento de emergência sempre é em hospital público) aqui e eles me trataram como se eu fosse o príncipe Charles. Assim não tem gente que morra minha gente. Por isso que estes Australianos duram tanto. Precisamos de um esquema em que os médicos batem o ponto e não aparecem pra trabalhar. Imagine o que vai ter de gente aposentada neste país se os médicos continuarem respeitando o juramento de hipocrates. É muita hipocrisia. Pra você ter uma idéia, minha cunhada teve o segundo filho no melhor hospital particular de Sydney, porém o bebê nasceu prematuro e foi transferido para o hospital público, pois somente o hospital público tinha os equipamentos mais modernos que ele precisaria.

Bom, tudo isso é apenas uma brincadeira, mas vamos à minha lista do que realmente sinto falta na Austrália

Coisas que Realmente Fazem Falta na Austrália

Um Bom Hamburger

Hamburger do P.J Clarkes Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália Screen Shot 2014 08 18 at 11

Não importa os milhares de programas de culinária que passam na TV e a incessante imigração de chefes do mundo todo para o país, a Austrália até hoje não conseguiu produzir um hamburger bom. Tem os bons para o padrão Australiano, como o Grilled por exemplo, mas não bons para o padrão mundial do que é um bom hamburger.. Em São Paulo você tem o Joakins, o St Louis, o Hamburgueria nacional, em Nova York the o P.J Clarks, o Burger Joint e pelo menos mais uma centena de excelentes hamburguerias, mas depois de 8 anos na Austrália e tendo experimentado a imensa maioria dos hamburgeres de Sydney, Melbourne, Gold Coast e alguns outros lugares é fato que a Austrália não possuí nem ao menos uma única lanchonete da qual você possa falar: Este é um excelente Hamburger, preciso voltar aqui.

Frutas e Verduras Baratas

Screen Shot 2014-08-18 at 11.40.11 am Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália Screen Shot 2014 08 18 at 11

A variedade de frutas e verduras aqui é bastante limitada. Até existe uma certa variedade, mas algumas frutas são tão caras que você simplesmente não come. Por exemplo, o abacate aqui é do tamanho de uma semente de abacate no brasil e custa $3,00 dólares cada. Uma carambola custa $5,00 dólares a unidade e um maracujá tem o tamanho de uma bola de golfe e custa $1.50 cada, ou seja, pra fazer um bom suco de maracujá você gasta quase $5,00 dólares.

Screen Shot 2014-08-18 at 11.37.48 am Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália Screen Shot 2014 08 18 at 11

Tamano do abacate no Brasil (a esquerda) em comparação com o tamanho do abacate na Austrália (o abacate aqui custa $3,00 dólares a unidade.

Suco Natural

boost Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália boost

Bopost, rede de sucos da Austrália

Por falar em suco praticamente não existem lugares onde você compre um suco natural. Tem o Boost que é uma espécie de McDonalds de sucos, mas não é assim tão natural. As vezes abre um aqui e outro ali, mas você fica com dó de pagar $9,00 dólares para tomar um copo pequeno de suco de laranja natural.

Padaria

Screen Shot 2014-08-18 at 11.47.55 am Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália Screen Shot 2014 08 18 at 11

Minha padaria preferida na Austrália. Fica na George St em Sydney, mas vendem apenas pães e bolos.

Não, não estou com fome, mas em defesa da Austrália posso dizer que acredito que nem os EUA possua padarias. Aqui tem loja que vende pão (muito boas por sinal), mas é apenas pão e mais nada. No máximo um bolo. Faz falta uma padaria ao estilo das brasileiras como a Bela Paulista em São Paulo.

Lugares Abertos até Tarde

Aqui tudo fecha às 5 da tarde. Outro dia minha esposa estava com dor de cabeça e teve que esperar até de manhã, pois não havia nenhuma farmácia 24 horas há um raio de 25 km da minha casa. Todas as lojas fecham as 5 da tarde e os restaurantes ficam abertos no máximo até as 9:30, 10 horas. Existe um ou outro café que funciona 24 horas, assim como alguns McDonalds, o resto fecha as portas cedo. Lembro uma vez que saímos com uma amiga pra jantar às 9:00 da noite depois de fazermos uma escalada e não encontramos nada aberto na city. Na verdade encontramos aberto, mas não nos deixaram entrar, pois já iriam fechar.

Shopping Centers

Screen Shot 2014-08-18 at 11.50.34 am Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália Screen Shot 2014 08 18 at 11

Shopping Westfield de Bondi, meu preferido em Sydney

Como a Austrália possui uma excelente qualidade de vida Outdoor a vida Indoor é meio deficiente. Não sei sobre as outras cidades, mas em Sydney o menos piorzinho dos shoppings é o Westfield de Bondi, mas mesmo assim não existe um shopping como no Brasil que você faz questão de ir na hora do almoço ou dar uma volta. As praças de alimentação são mais ou menos e formadas 90% por restaurantes asiáticos. Se você não gosta de comida asiática vai passar fome. Ainda bem que eu gosto.

 Restaurantes Bons e Baratos

Screen Shot 2014-08-18 at 11.52.41 am Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália Screen Shot 2014 08 18 at 11

Jamie’s Italian em Sydney. Meu restaurante favorito na Austrália

Isso nem o Brasil tem, mas os EUA tem de sobra. Até gosto de alguns restaurantes aqui, mas não são aquele tipo de restaurante que você pode ir toda semana. Eu gosto bastante do Jamie’s Italian do chef Jamie Oliver que fica no CBD, mas não dá pra um casal gastar menos de $70,00 dólares em um jantar lá. A Austrália tem bons restaurantes, mas estes são caros.

Screen Shot 2014-08-18 at 11.53.24 am Coisas que Fazem Falta na Austrália Coisas que Fazem Falta na Austrália Screen Shot 2014 08 18 at 11

Meu prato favorito no local. Black Spaghetti

PS: Apesar da foto do post, não estou homesick, gosto do Brasil, mas não tenho tanta vontade de ir pra lá. Abraços

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleAbra Sua Conta Bancária na Austrália ainda no Brasil
Next articleDocumentos Necessários Para Estudar na Austrália – Visto de Estudante
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

10 COMMENTS

  1. Jerry, não se se vc conhece o Moo Gourmet Burguers, acredito q sim, tem em Coogee e Bondi. Muito bom.
    Sei q vc é bem religioso, mas, apesar do nome, indico o InfernoGrill na Maroubra Junction. O double cheeseburguer deles vem com uma crumbed mozzarela no meio. Fantardigo!

  2. A parte da brincadeira foi engraçada e trágica ao mesmo tempo! haha.
    Parabéns pelo blog Jerry, planejo estar na Austrália no próximo ano e sempre passo por aqui para conhecer mais sobre meu provável destino, ajuda muuuito :).

    PS: Os shoppings Australianos são ruins ou apenas diferentes comparados aos de São Paulo pelo fator Outdoor/Indoor?

    Abraço!

  3. Esse abacate pequeno é de outra espécie, tem desse tipo aqui no Brasil também, e as vezes o encontramos bem caro por aqui, tipo R$ 20,00 o kg. Ele é chamado de avocado, está super na moda agora com essa onda fitness, porque parece que ele tem mais vitaminas que o nosso abacate grandão 😉

    Estou adorando o blog e o post foi muito divertido, vocês estão de parabéns!

    Beijos

  4. Haha Muito bom o início do post. Tenho que discordar de vc em alguns pontos, porém:

    1) Os hospitais aqui não são essa maravilha, depende muito do bairro. Já fui em um muito ruim (esperei quase 5 horas, mesmo estando vazia a emergência, por falta de médico) e outros excelentes, e também já ouvi histórias de horror, principalmente envolvendo parto em hospital público. Claro que não chega aos pés do quão ruim é o SUS, mas também tem suas mazelas.

    2) Shopping Center eu imagino que São Paulo deva ser melhor nesse quesito, mas os daqui não estão muito longe do que eu via no Rio não (tirando o Barra Shopping). Ah, e agora o Westfield de Miranda vai ficar enorme depois da reforma, provavelmente será o maior de Sydney. Só não é pras suas bandas… rs

    3) Restaurante bom e barato tem os pubs, ué! Tem vários que eu gosto muito, em diferentes bairros, e vc consegue almoçar um prato de carne com acompanhamento (salada e batata) por $10 a $15 por pessoa. Mais barato que isso só fast food mesmo… E o top do top da podridão que é o cachorro quente da Ikea a $2. haha

    Ah, e quanto aos lugares fecharem cedo, realmente é um saco, mas quanto a remédio dá pra achar sim tarde. Não só tem algumas farmácias 24hrs (poucas, mas tem), como nos supermercados vende os básicos que não precisa de receita e se não me engano a maioria dos Coles fecham meia-noite (provavelmente o mesmo se aplica ao Wollies). Fora o Kmart 24hrs que é uma mão na roda se vc precisar de algum produto.

    Bjs pra vc e a Mi.

  5. Discordo em relação a três coisas:
    1 – Hospitais, aqui é um SUS melhorado. Se você não tem dinheiro para pagar (e é MUITO caro), literalmente te deixam morrer. Ainda assim, se tem plano, fica horas e horas na fila.
    2 – Ônibus lotados, não existe isso de “máximo de 15 pessoas”. Já pegou o 333 que vai pra Bondi no pico do verão? Não deixa a desejar para os ônibus-sardinha do Brasil. E o motorista estaciona e ainda fica falando “move to the back of the bus” pra poder socar mais gente.
    3 – O comércio não fecha tão cedo assim. Normalmente é 18 ou 19h no centro, igual ao Brasil. Mas claro, se você mora em subúrbio fecha mais cedo sim.

    • Bernardo. Você pode ter razão em relação aos ônibus, pois realmente Não pego o ônibus 333. Porém existe uma lei, não uma sugestão, que limita o número de passageiros em pé e nunca vi (e tomei ônibus para o trabalho por 1 ano) o motorista exceder este limite.

      Quanto aos hospitais você está completamente equivocado. Já usei hospitais aqui dezenas de vezes e nunca esperei mais do que 3 horas na emergência. Na maioria das vezes fui atendido em menos de 1 hora e nunca, mesmo quando era estudante, gastei um centavo.

      Existe um custo se você vai para hospital particular, mas o público nunca gastei um centavo e o atendimento do Público aqui foi melhor do que em hospitais particulares no Brasil onde já fui como o Samaritano e o Sao Luiz do Morumbi.

  6. Eu sentia muita falta de restaurante por kg. Durante um ano inteiro só comi por quilo em um restaurante Brasileiro (muito bom) em Manly. Acho que foi um dos melhores almoços na Austrália hahaha eu sentia falta de ver novela, a TV australiana me irritava um pouco! Mas acho que o que mais fazia falta era pessoas amorosas e amigos próximos, na austrália é bem mais difícil de achar gente aberta igual no BR!
    http://www.naterradoscoalas.wordpress.com

LEAVE A REPLY