Antes de pisar na Austrália eu não suportava nada com café. Café com leite, expresso, cappuccino, frape, bala de café, macchiato, Afogatto ou qualquer coisa no mundo que levasse café em seu ingrediente me dava náuseas. Além disso, sentia-me um pouco orgulhoso em não beber café num universo de bebedores de café eu era como aquele seu amigo boniznho que nunca aprontou nada.

Cheguei a Austrália e passei os primeiros meses incólume ao gosto detestável desta bebida escura. Sempre que me convidavam para tomar um café eu imaginava o que eu iria tomar em um lugar que traz café até no nome (Coffee shop). Até que um dia, ludibriado pela cafeína, rendi-me a tentação durante um break de uma exaustiva reunião. Não tinha almoçado, estava com fome, sono e como um drug dealer meu ex-chefe me colocou no circúlo dos viciados em café: Vamos, lá, toma só um que é por minha conta.

Cai na lábia do traficante de café. A primeira foi de graça, um capuccino pequeno, a segunda também, desta vez um frappucciono, na terceira vez, já mergulhado até o joelho, passando em frente ao Glória Jeans pensei: Será que este white chocolate mocha é bom? Era! Depois disso tudo estava perdido.

Coffee in Australia gloriajeans z
Gloria Jeans em Sydney

Passei a tomar café umas duas vezes, por semana, em pouco tempo tomava todo dia no escritório e alguns meses depois estava sempre inventando uma desculpa para passar em algum café da região após o almoço. E quando pensava que tinha chegado ao fundo do poço comprei minha própria máquina de café, que acabei dando de presente a minha avó na última visita ao Brasil. Contudo, chegando aqui, de volta em outubro de 2010 uma das minhas primeiras compras não foi nada mais nada menos do que uma nova máquina de café.

Nespresso Austrália.

Coffee in Australia 5202205737 6b83351058 b
loja da Nespresso da City em Sydney

Vendo que estavam perdendo um grande mercado para as coffee shops que se espalhavam pelo mundo a Nespresso teve a genial idéia de criar cafeteiras modernas, de alta qualidade e tornar seu produto bastante sofisticado. Escolheram ainda um dos rostos mais “elegantes”, sofisticado e com cara de rico de Hollywood (George Cloney) como garoto propaganda.

Recentemente abriram sua primeira loja em Sydney e pelo que vi em minhas visitas a loja da Nespresso em Melbourne e aqui em Sydney eles estão indo muito bem obrigado. A loja está sempre lotada e não param de sair consumidores entupidos de cafés, acessórios, xícaras e máquinas embaixo do braço. Homens, mulheres, de todas as idades.

Coffee in Australia nespresso melbourne 1
Loja da Nespresso em melbourne

Eu pessoalmente trato minha Nespresso como um cachorro de estimação. Limpo sempre depois de cada café preparado, lavo e até lustro aos finais de semana. A Nespresso conseguiu criar uma cultura em volta de seus produtos que parece que vai durar muito tempo.

Coffee in Australia 210
área de degustação da Nespresso de Sydney

Coffee in Australia 31
A loja da Nespresso de Sydney tem um design incrível

Coffee in Australia 43

Coffee in Australia 51
Uma enorme variedade de cafés para escolher.

Café na Austrália.

Coffee in Australia straucksz
Starbucks da City.

O tradicional café aqui na Austrália é muito diferente do café no Brasil. Ainda lembro de um amigo australiano que em visita ao Brasil resolveu tomar um café em uma padaria famosa de São Paulo. Trouxeram-lhe a famosa xicrinha de 20ml e ele respondeu ao garçom. Por favor, me traga um copo grande de café.

No primeiro gole ele disse que começou a enxergar galáxias distantes, no segundo já estava conversando com o falecido avô e no terceiro já via a cara de todo mundo brilhando. Tomou tudo e ficou as próximas 47 horas acordado.

Estou exagerando, mas o fato é que o café aqui é cerca de 15 vezes mais fraco que o café no Brasil. Em escritórios não era raro ver meus colegas colocando 20 ml de café em uma xícara grande, 30 ml de leite e completando o resto com água. Este é o modo comum de se tomar café aqui. Por isso o café é tão fraco. Uma dose de café (xicarazinha) de café brasileiro equivale a uns 3 cafés longos aqui.

Contudo, os coffee shops não servem este café aguádo, mas também nada comparado ao Brasil, apenas um pouco de café e muito leite, como eu memso costumo fazer em casa.

Lembro quando dei a cafeteira de presente apara minha avó levei um saco de café do Glória Jeans e ela achou absurdamente fraco e preferia aquela porcaria do Melita. Eu tomei o Melita uma vez e foi como se alguém me desse uma materlada na cabeça.

Café nos Escritórios.

Coffee in Australia office z

A maioria dos escritórios aqui possuem bebidas, chocolates, salgadinhos e outras guloseimas de graça para os funcionários. Contudo, todos sem exceção possuem café. Em uma empresa que trabalhei aqui tinha até uma máquina italiana profissional de café, parte do treinamento era aprender a fazer café naquela máquina e acreditem, não era nada fácil.

Eu aprendi a fazer um bom café depois de uns 2 meses, talvez eu tenha sido um pouco lerdo, mas no final já estava fazendo até desenhinhos no com o leite na xícara.

Pessoalmente hoje prefiro o meu café feito na Nespresso do que qualquer café de Coffee Shop que eu já tomei aqui na Austrália. Já estou virando profissional no assunto e o meu preferido dentre minhas criações é o white chocolate mocha usando o Dulsão do Brasil da Nespresso.

Coffee in Australia 6
meu café favorito: O feito em casa.

Pra quem quiser a receita:

  • 25 gramas de Lindt branco ralado.
  • 1 gota de essência de baunilha
  • Canela em pó
  • Creme de Chantily
  • Café Dulsão do Brasil da Nespresso.

Basicamente você rala o chocolate na xícara, adiciona uma gota de essência de baunilha e açucar ou adoçante a gosto. Depois prepara o foam milk (leite vaporisado) e despeje o leite na xícara. O leite vai derreter o chocolate. Dpeois coloque o café, cubra com chantily e depois jogue a canela por cima. Pronto.

Por enquanto tem sido meu café favorito. Os amigos já aprovaram.

Coffee in Australia 101
Resultado da minha versão do White Chocolate Mocha.

Se você não gosta de café pode ser que seja “evangelizado”aqui na Austrália como eu fui. Se gostar, a Austrália é sem dúvid ao lugar certo pra você.

De qualquer forma saiba que o povo aqui na Australa simplesmente AMA café. Como disse um pastor em um casamento que fui semana passada: “Minha casa é onde está minha família e minha cafeteira”

There is no place like home

Solicite Orçamento 160×160
SHARE
Previous articleComo Comprar um Carro na Austrália
Next articleBrasil – Segundas Impressões
Jerry Strazzeri
Jerry Strazzeri vive na Austrália com sua esposa desde 2006. Trabalha como Analista Digital na Austrália já tendo trabalhado em empresas no Brasil e Estados Unidos. Cidadão Australiano, junto com seu trabalho está concluindo uma graduação em Leadership. Junto com sua esposa Michelle, foi responsável por diversos sites na área de educação e TI e criaram o Brazil Austrália em 2006 para ajudar aqueles que estavam imigrando ou vindo estudar na Austrália. "Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" ~ Josué 24:15 Veja meu outro blog - Siga-me no Quora

8 COMMENTS

  1. Legal este post Jerry, demonstra que o café é uma bebida conhecida em todo o Mundo,… e a título de curiosidade o Brasil lidera a produção de café mundial, em segundo lugar vem Vietnã, em terceiro Colombia seguido da Indonésia. Fazendo uma pesquisa rápida no site da ABIC (Associação Brasileira de Índústria de Café) notei que a Austrália não aparece como os maiores compradores de café do Brasil. Os maiores compradores de café brasileiro são a Alemanha seguida dos EUA, Itália e Japão. Provavelmente dada as condições geográficas entre Brasil e Austrália a Austrália deve importar café de países mais proximos como o Vietnã e a Indonésia. Não sei a entidade responsável por divulgar essas informações aí na Austrália mas provavelmente deve isso.

  2. Muito bom o post Jerry! E, por grande coincidência, hoje foi o dia em que eu conheci a nespresso e provei um cafe desses. hahaha
    Foi realmente bom o cafe, e meu amigo tinha uma maletinha igual a que aparece na foto da loja, com varias opções de sabores de cafe.
    O blog esta otimo, continue assim para nós continuarmos tendo boas leituras, um abraço amigo.

    • Valeu Christian.

      Eu curti bastante a Nespresso também… Nao tem muita diferença pros cafés dos coffee shops aqui na Austrália.

      Valeu pelo comentário e pela visita.

      Abs

  3. Primeiramente, welcome back Jerry! Não tinha comentado aqui ainda desde o seu retorno. Adorei o post sobre cafés, talvez pq eu adore cafés?! ehehe… Já no Brasil gostava bastante de um expresso com chantilly. Aqui passei a apreciar uma maior variedade deles. A Nespresso é realmente sensacional! Eles tem uma loja em Chatswood tb, não tão grande qto a da city, mas ta sempre movimentada. Na empresa que trabalho eles acabaram de comprar uma daquelas de ponta. Todo mundo adorando! A outra era bem boa tb, mas Nespresso é Nespresso neh! PS. Adorei a sua receita! Vo tentar em ksa, a maquina q tenho nao é lá uma Nespresso (ehehe!), mas é profissional tb e dá pra sair uns bons cafés dali. Depois venho contar se deu certo! 🙂

    • Oi Rosangela.

      Obrigado pelas boas vindas.

      O cafe da Nespresso é bom né.

      Eu tambem tinha outra maquina antes, mas me dava muito trabalho para limpar e acabava gastando mais tempo limpando a máquina do que preparando o café

      Obrigado novamente pela visita

      Um grande abraco

  4. Cara, preciso ir para a Austrália. Aqui em Porto Alegre servem um café tão ruim que não consigo programar. Como um amigo meu diz, “sou só o host, o café que programa na verdade”. Então, para sair um código bom, eu mesmo passo meu café, num daqueles coadores individuais, para filtro número 100. 😉

    Excelente post!

    • Na verdade, disse errado. Aqui em Porto Alegre, o café espresso é excelente, principalmente o Café do Mercado. O que não presta é o café servido de graça na minha empresa. Neste caso o ditado de que “de graça até injeção na testa”, não se aplica. Não tomo café ruim nem de graça. 🙂

LEAVE A REPLY